Por um PGR que respeite o Ministério Público

Conhece-se o verdadeiro comandante pela capacidade de insurgir-se contra ações irracionais da tropa e chamá-la à razão. Essa coragem torna-se especialmente relevante quando o comandante é escolhido em eleição direta pela tropa.

É o caso da eleição para Procurador Geral da República. Voltar-se contra os movimentos de manada – que ele, comandante, percebe como nocivos à corporação – exige coragem, desprendimento e grandeza.

Digo isso a respeito dos debates para a eleição do PGR.

Há quatro nomes de alto nível – o atual PGR Rodrigo Janot, e os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, Mario Bonsaglia e Raquel Dodge.

De nome, trabalho e reputação, conheço Janot, Bonsaglia e Raquel. Mas, pelo discurso de campanha, diria que aquele que devota mais respeito ao Ministério Público é Carlos Frederico.

Dos quatro, foi o único que teve coragem de abordar um tema tabu – a Lava Jato – e apontar seus exageros, definindo como deveria ser sua condução: rapidez nos procedimentos, para não impactar tanto a política e a economia, e fim do show midiático.

***

Recentemente, Carlos Frederico foi acusado pelo Estadão de ser um braço auxiliar de Eduardo Cunha, por ter trabalho com o ex-procurador Antonio Fernando de Souza, que tornou-se advogado de Cunha.  Principal emulador do estilo Veja de jornalismo, o mesmo Estadão havia assacado baixarias semelhantes contra o atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marcus Vinicius, quando se candidatou ao cargo.

O fato objetivo é que a demora da Lava Jato paralisou o país e o show midiático colocou à mostra exibições de musculatura e ego incompatíveis com a responsabilidade institucional do órgão. Rapidez e discrição são pressupostos de profissionalismo, o oposto de exibicionismo. E em nada atrapalham a busca da justiça.

***

A parceria da Lava Jato com a Veja está fornecendo munição para uma revista que recorre a chantagens e que se transformou, nos últimos anos, na principal adversária das iniciativas do próprio MPF na área de direitos sociais.

A falsa denúncia de Veja contra Romário – acusando-o de ter uma conta milionária em um banco no exterior – foi claramente um jogo para blindar a quadrilha que tomou conta do futebol brasileiro. A informação falsa foi atribuída a um procurador. E não se duvide disso.

***

Não se vá exigir dos procuradores da Lava Jato discernimento para entender os desdobramentos dessa aliança espúria.  A responsabilidade direta e intransferível é do PGR Janot. Ele assegurou a blindagem para os procuradores da Lava Jato se valerem de todas as armas legais e ilegais – como vazar de forma seletiva depoimentos sigilosos, espetacularizando indícios, suspeitas ou meros factoides, expondo mensagens íntimas de familiares de prisioneiros.

Os procuradores tornaram-se os principais alimentadores do jornalismo de esgoto que contaminou a imprensa brasileira.

O futuro cobrará um preço alto da corporação, seja quem for o presidente ou partido político que estiver no poder.

Daí que se alguém de bom senso indagar quem, entre os quatro candidatos, maior respeito têm pelo MPF, maior preocupação com o futuro da instituição, diria que é Carlos Frederico – mesmo sem conhecer mais nada do seu perfil.

Luis Nassif

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O MPF se transformou numa

    O MPF se transformou numa assembléia corporativa de ordinários a serviço do que há de mais podre neste país. Um lixo absoluto! Só não vê quem não quer!

  2. Infelizmente a Dilma

    Infelizmente a Dilma escolherá Janot. Espera-se que este, pelo menos, retome suas intenções iniciais de desengavetar todo o quilométrico passivo da PGR e também promova o imediato desfecho desta Lava Jato que já começa a se intoxicar com seu próprio veneno.

    Mas então vemos a CPI da Petrobras com mais de um milhão e meio de reais do pobre contribuinte contratar a empresa de espionagem Kroll para investigar o desafeto delator de Eduardo Cunha. Chegamos finalmente ao fundo do poço.

  3. Conhece Joseph Goebbels, o

    Conhece Joseph Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler? Estes são os 11 princípios que levaram o povo alemão a tentar exterminar à humanidade:

    1.- Principio da simplificação e do inimigo único.

    Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.

    2.-Princípio do contágio

    Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem.  Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.

    3.-Princípio da Transposição

    Transladar todos os males sociais a este inimigo.

    4.-Princípio da Exageração e desfiguração

    Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”

    5.-Princípio da Vulgarização

    Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.

    6.-Princípio da Orquestração

    Fazer ressonar os boatos até se transformarem em noticias sendo estas replicadas pela “imprensa  oficial’.

    7.-Principio da Renovação

    Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.

    8.-Princípio do Verossímil

    Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.

    9.-Principio do Silêncio.

    Ocultar toda a informação que não seja conveniente.

    10.-Principio da Transferência

    Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes

    11.-Princípio de Unanimidade

    Busca convergência em assuntos de interesse geral  apoderando-se do sentimento  produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.

    Qualquer semelhança com as práticas do PIG é pura coincidência….

     

     

     

     

     

     

    1. JOSEF GOEBBELS

      Realmente o comentário tem toda a pertinência, entretanto não é a primeira vez que isso acontece. Quem tem boa memória se lembra da campanha do Lula/PT!

    2. AMIGAO…TUDO O Q ESCREVEU

      AMIGAO…TUDO O Q ESCREVEU ESTA CORRETO…ESSA EH A RETORICA SOCIALISTA EXECUTADA POR STALIN, Q ERA O IDOLO DE HITLER, FIDEL, MAO … TALVEZ O “PIG” TENHA FINALMENTE APRENDIDO ISSO … O Q PODE SIGNIFICAR, FINALMENTE, UMA MUDANCA PARA MELHOR (UFAA)

    3. Joseph Goebbels

      Prezado OCATOR,

      O grande problema é que nossa sociedade está emparedada entre duas forças políticas que contam com o mesmo tipo de armas e munições. Fala-se em esquerda e direita no Brasil, mas somente o que vejo são dois polos disputando o poder, utilizando-se das mesmas estratégias espúrias, cada um em seu turno, numa ação deletéria.

      A tomada do poder, por cada um dos grupos visa, em maior ou menor grau o enriquecimento de seu staff, ao custo do surrupiamento de nossos tributos, e consequente desmonte das estruturas de serviço público, que nos levam a ter cada vez mais, ano após ano, desastrosos resultados no PISA, que refletem a péssima qualidade de nossa educação, crescimento pífio do PIB, que impede o crescimento e melhoria de nossa infra estrutura, a dilapidação de nosso sistema de saúde, e por aí vai. Entenda que não estou atacando o PT, PSDB, PMDB ou outro partido qualquer, individualmente, antes sim, escancarando o que TODOS estes e seus aliados de oportunidade, vem perpetuando em nosso país. São a VERDADEIRA elite espoliadora, pois só em em mente apropriar-se de nossos impostos, pondo as mãos no erário público, em prol de seu enriquecimento pessoal.

      Raramente temos conhecimento de um político que tenha adentrado à “vida pública”, que em curto período não conheça significativo crescimento em seu patrimônio pessoal, muito ALÉM do que seus proventos como representante do povo poderiam proporcionar.

      Guerra midiática, seguinto linhas gramicistas ou pró-Goebbels é pratica comum a todos os segmentos, e não exclusividade de uma corrente ideológica qualquer, como costumam se acusar mutuamente as ditas correntes de direita e esquerda de nossa nação. Ambas utilizam-se deste espúrio expediente, na tentativa, bem sucedida em relação aos ouvidos voltados para seu discurso fácil, para uma população deseducada, de tomar e manter o poder.

      Saimos da ditadura militar (FELIZMENTE), mas corremos o risco de ganharmos uma ditadura velada, em qualquer das correntes representadas em nossa democracia.

      Há chegado o momento de juntar-se as mentes mais lúcidas (mesmo que não sejam lúcidas o suficiente), formado por quem realmente deseja um país mais justo, APESAR de nossos políticos. E que estas mentes superem suas diferenças de ponto de vista, e parem de defender essa canalha amorfa de direita e esquerda, que só enriquece, e mantém e manipula seus seguidores, direcionando-os a uma batalha intelectual entre si, para que se encontrem paralizados nestas improdutivas “batalhas de surdos”, e percam o foco no que realmente interessa: O BRASIL e seu crescimento real e legítimo!!!!

      Pense nisso!

      Saudações!

      1. Elite espoliadora

        Eu acho engraçado comentário que fala de elite espoliadora conclamando: Abaixo os partidos políticos!!! É tudo igual!!! Só existe ladrão na Política!!!!

        Qual a sua proposta?

         

        Estaremos diante de um ANARQUISTA?

         

         

  4. A quem interessa o fim do show midiático?

    Além de “rapidez nos procedimentos, para não impactar tanto a política e a economia” também tira o Eduardo Cunha e sua gang do “fim do show midiático”? Estou achando que o grande problema da Dilma é sua honestidade, parece que não faz bem para os nossos “éticos” tupiniquis que não estão gostando deste show midiatico.

  5. “A informação falsa foi

    “A informação falsa foi atribuída a um procurador. E não se duvide disso.”

    Se foi um procurador mesmo, porque ele não foi demitido?

    A falta de punição para quem joga a reputação de outros na lama e sem provas ou até provas falsas e ilegais é que está levando todos nós para o lamaçal.

  6. “O futuro cobrará um preço

    “O futuro cobrará um preço alto da corporação, seja quem for o presidente ou partido político que estiver no poder.”

    A verdade é que ninguém pode ser totalmente livre. Se não tiver algum tipo de controle, descamba para a bandalheira, abuso de poder, promiscuidade, corrupção e tudo de ruim que existe dentro dos seres humanos.

  7. Ué!Quer dizer que basta ter

    Ué!Quer dizer que basta ter coragem para citar a lava a jato ou criticar o 

    “show midiático “,mesmo sem conhecer seu curriculo,para demonstrar respeito pela PGR?!!!Francamente é pouco!

  8. lasciate ogni speranza voi che entrate, Dante no inferno

    Um verdadeiro outsider poderia estar nesta lista?

    Não, nunca, jamais!

    Brilhante e devastadora analise do Konder Comparado logo acima explica os motivos.

  9. O futuro não cobrará nada …

    A merda ja té feita. O futuro é agora. Perdido o rumo, perdido para sempre. Como você, Nassif, coloca. O que esperar de uma instituição que alimenta o jornalismo de esgoto??? Esse caso do Romário merece apuração rigorosa e punição dos culpados. Mas quem vai cobrar? Não tem controle. É muito esquisito um procurar ir a um culto religioso, fazer discurso, dizer que é enviado de deus e, de certa forma,  constranger as pessoas a endossarem uma proposta de lei, pra lá de duvidosa. Eu nunca imaginei tamanho descalabro e descontrole de uma instituição que deveria ser laica e neutra perante a sociedade.

  10. O SILENCIO DOS … CULPADOS

    O SR. LUIS NASSIF PARECE COMPACTUAR C O SILENCIO E O CLIENTELISMO, OS PAIS DA IGNORANCIA E MISERIA DE UM POVO… MAS TENHO FE Q APOS O TRAUMA, EMERGIRA UM BRASIL NOVO S/ ESSAS MILICIAS PARTICULARES Q SE APROPRIARAM DO PODER

  11. Esse é o risco. Opinar sem

    Esse é o risco. Opinar sem conhecer. Um candidato a comandante pode muito bem se mostrar corajoso, integro, mas apenas na disputa. Depois de eleito é que vai mostar o que realmente é. Temos visto isso muitas vezes. A coragem, a integridade, a honestidade somem após vencer a disputa. E receio muito quem é desconhecido. Lembro de varios ‘desconhecidos’ que após eleitos não passaram de aberração mesmo se mostrando corajoso na disputa. Lembro ainda que nesse nivel é fácil ser corajoso pois, com exceção de algum lance, alguma jogada mal feita, não corre maiores riscos.

  12. Dos quatro um vai ter que

    Dos quatro um vai ter que abrir o processo de impedimento de Dilma.

    É disso que se trata achar um que não faça e mele a lava jato para livrar corruptos e corruptores.

    1. Impeachment

      Oneide, vc dá mostras que é uma dos muitos analfabetos políticos paridos pela mídia golpista. Vá estudar. Nunca é tarde. PGR não pode abrir inquérito, investigação etc. a respeito de impedimento de presidente da República. Isso é competência do Congresso Nacional. E sabes quando a Dilma vai ser alvo de impeachment? Dia de “são nunca”, ou pode ser dia 31 de fevereiro. 

    2. Onde e como o MP vai abrir processo de impeachment?

      Esse ou essa Oneide é um troll em forma de cavalgadura. Onde e como o MP vai abrir processo de impeachment? Só em sua mente ou na cabeça quimicamente perturbada do Aécio.

    3. Onde e como o MP vai abrir processo de impeachment?

      Esse ou essa Oneide é um troll em forma de cavalgadura. Onde e como o MP vai abrir processo de impeachment? Só em sua mente ou na cabeça quimicamente perturbada do Aécio.

  13. Seja que for, ficou claro que
    Seja que for, ficou claro que é absolutamente sem controle.
    Sem demissão, não dá para organizar NEM um botequim.

  14. Nassif, vou reiterar aqui o

    Nassif, vou reiterar aqui o que tenho comentado sobre o MPF e a  política presente nessa e e em qualquer outra instituição do Estado ou em qualquer dos poderes do Estado. O republicanismo ingênuo do PT (levado a efeito pelos presidentes Lula e Dilma) está custando caríssimo não apenas ao partido, aos seus líderes e ao governo; o Brasil inteiro está pagando caríssimo pela falta de comando e controle de instituições como a PF e o MPF. Tenho convicção de que a presidente Dilma deve se valer do poder discricionário e escolher o PGR, mesmo que seja indicando um nome fora da lista tríplice dos mais votados pela “tropa”; essa eleição interna, pela própria “tropa”, fortalece o espírito de corpo e a insubordinação do MPF e seus procuradores a qualquer tipo de controle por parte dos poderes democráticos (Executivo e Legislativo), bem como da sociedade civil. Sepúlveda Pertence fez o diagnóstico certeiro: “Criei um monstro”, ao se referir aos super-poderes sem controle que foram dados ao MP, após a CF/1988. Você analisa corretamente a forma como trabalha o atual PGR, candidato à “reeleição” (O gozado é que a reeleição infinita vale para os legislativos federal e estaduais, assim como o PGR tem direito a uma, mas não valerá, a partir da PEC avrovado no CN, para os cargos do poder executivo). A espúria parceria do MPF (assim como PF e parcela do PJ) à mídia de esgôto levou ao quadro atual de crise política e econômica, sendo que a desastrada operação Lava Jato já deu um perfuízo de mais de R$250bilhões ao País. Não satisfeitos com esse prejuízo econômico, o MPF e parcelas da PF e do PJ aliaram-se a interesses internacionais e agora atacam a soberania brasileira, ao investirem contra a Eletronuclear e todo  programa brasileiro nessa área, prendendo aquele que é um dos coordenadores desse programa e um dos maiores cientistas brasileiros, Othon Pineiro. Depois de fazerem essas M#$@%&, vem o Juiz Sérgio Moro, procuradores do MPF e agentes da PF e  agendam um encontro com o presidente da Petrobrás, convocam a imprensa e anunciam que serão devolvidos à Petrobrás cerca de R$600milhões, pagos como propina a ex-executivos ex-diretores da empresa pelas empreiteiras que firmaram contrato com a petrolífera para realização de obra, recuperados a partir da Lava Jato. Como você mesmo diz, Nassif: é uma questão de aritmética. O País perdeu R$250bi e recuperou R$0,6bi, ou seja, a perda efetiva foi de aproximadamente R$249,4bi ou de 99,76%. Que baita negócio,hein!? Pelo menos é assim que pensam e nos fazem acreditar o MPF, parcelas da PF e do PJ, assim como a mídia de esgôto. Com a palavra, os especialistas.

  15. PGR

    Qualquer que seja, deve atuar promovento a igualdade, a proporcionalidade, a justiça e a imparcialidade. Porém qual o custo disso tudo quando vemos a carga que está sendo atribuída a grande maioria da classe trabalhadora, que num momento em que se pede o empenho de todos, para o equilíbrio das contas públicas do País, assistimos o judiciário ter um orçamento de quase 40 bilhões e não sofrer qualquer tipo de corte, o MPF 6 bilhões, se acharem no direito de terem reajustes de até 78% em seus vencimentos e parece que de carona, vem o PGR que dá até mesmo a impressão de que não aceita reajuste inferior  próximos dos 60%. Interessante é que alguns de seus denunciados, é que podem ser favoráveis a aprovação de seus reajustes. Como falar se falar em empenho de todos e se concede já no início do ano, reajuste de 14% aos magistrados e menbros do MPF. Não ficarei nem um pouco expantado se aprovarem essa nova Loman para os magistrados, mas não tenho dúvidas que estão colocando uma carga extremamente  absurda às nossas gerações futuras. Gostei muito da declaração noticiada ontem nos sites dita pelo Juiz Sérgio Moro: ” SEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR A AÇÃO DA JUSTIÇA É LIMITADA”. Realmente, se não participarmos mais, ficaremos assistindo a aprovação de leis que permitirão: QUEM TEM MAIS QUE TENHA MUITO MAIS E QUEM TEM MENOS, QUE TENHA MUITO MENOS. 

    Para quem não conhece a proposta da nova LOMAN, vale apena conhecer, para ver até onde pode chegar a legalidade imoral em nosso País!

  16. Precisam Provar Coragem!

    Só acreditarei na PGRF quando seu Procurador Chefe, de posse de TUDO que tem em mãos solicitar abertura de Inquérito aos envolvidos na Lista de Furnas…qualquer um que lá estiver e não abrir o referido inquérito, será pra mim, um FRACO e VENDIDO à Oposição…como se revelou o Janot.

  17. discordo da analise de luiz

    discordo da analise de luiz nassif. O que ocorreu nos últimos tempos é que os processos tiveram ampla divulgação. E é assim que uma democracia deve ser exercida. Com transparência. A presidente Dilma já disse varias vezes e seu antecessor também que tudo que tiver que ser apurado assim o será. E é o que tem sido feito. Lamentávelmente atingiu suas figuras e com ampla comprovação de provas. E que sejam punidos exemplarmente.

  18. Em campanha todo discurso é

    Em campanha todo discurso é apropriado para deleite de seus ouvintes.

    Se uma tropa indica seu general o faz por motivações de identidade com este. Portanto, Dilma tem de corrigir um dos maiores erros políticos da gestão Lula. Usar as prerrogativas que a constituição lhe garante. Optar por um nome que seja de fato isento, em suas ações à frente da PGR, de tendências ideológicas, preferências partidárias e pressões de grupos.

    Tenho dito que o Janot somente difere do Gurgel na polidez. Ademais, são convergentes em todas as outras ações.

    A recondução do atual PGR seria o golpe final nas pretensões do governo e do PT em suplantar essa forte pressão de setores que se organizaram desde a eleição de 2002.

    Temor das possíveis chantagens e represálias dos procuradores fanfarrões, como diz PHA, não há de ter, pois tudo que esses poderiam fazer para comprometer e atrapalhar os governos recentes, fizeram e continuam a empreender.

    Janot não requererá o afastamento de Cunha por que esse não é o desejo dos grupos que se opõem ao governo. Está tudo dominado e bem composto.

  19. Nesse país, ética no Estado?

    Não existe. No Brasil, o Estado se trasnformou em um fim nele mesmo, quando muito, apresentando-se como solução para problemas que foram criados ou agravados por ele mesmo. O Estado brasileiro sempre foi dividido em feudos, cada um com uma agenda própria e que nada tem a ver com o interesse público.

    Como resultado, temos um Estado que pega 100 e devolve zero em investimentos e melhorias. Sim, tudo é custeio (o curioso é o Lula reclamar da “falta de apetite animal por investimentos” do empresariado brasileiro. Pô gordo, se olha no espelho que o teu apetite animal é só por abocanhar!). 

    Enfim, nesse estado feudal que se transformou o brasil (com minúscula mesmo), não é estranho o Condado do Ministério Público agir sob sua própria agenda. Afinal, lei é só para quem não é amigo do rei. Ou alguém acha que o Renato Duque alguma vez precisou ir à Receita explicar um mísero recibo médico que fosse?

  20. Doa a quem doer
    Empresas corruptas atrasaram o desenvolvimento do Brasil por décadas.

    Têm de serem punidas e as praticas coibidas. Não há de se falar em aliviar os processos, doa a quem doer.

    Dilma, a apuração é o passaporte do Brasil para o futuro.

  21. PRG

    Primeiro requisito básico para exercer um cago desse deveria ser o PATRIOTISMO. Logicamente se é patriota, os interesses do País estariam em 1º lugar. Depois ser justo em suas atribuições. Daí se conclue que suas virtudes não seriam diferentes, em se tratando de defender os interesses da República. 

    Nada passava batido pelos crivos atentos do Procurador. 

  22. Até a justiça chegar no lugar

    Até a justiça chegar no lugar do sentido de sua palavra, do que está sendo encoberto na Lava-Jato, já cometeram muitas injustiças.

  23. Desde que consigam de volta

    Desde que consigam de volta suas viagens em classe executiva (que foram cassadas por uma juíza), os procuradores votam em qualquer mesmo.

  24. parcialidade

    Para um reporter deiva ser mais imparcial e em vez de defender o governo devia comentar que a melhor forma de nao ocorrer manipulaçao na investigação e divulgar as provas ja que esta sendo investigado agentes publicos por peculado, fraude, formação de quadrilha, entre outros crimes do uso de suas funçoes.

  25. Dilma poderia utilizar outro

    Dilma poderia utilizar outro critério:

    Participou da tal votação para constrangê-la, ou seja, um fato não previsto na constituição, está fora do escopo de escolha.

     

  26. O pior Nassif, é que esse

    O pior Nassif, é que esse procurador pode ser mesmo é só um auxiliar do Anônio Fernando Souza na defesa do Eduardo Cunha. Lembr-me de que muita gente se iludiu com Ayres Brito, Joaquim Barbosa e Luiz Fux.

    Vale a pena levantar mais informações desse Carlos Frederico, porque o tal de Antônio Fernando de Souza é um dos criadores do “Mensalão” e posteriormente foi trabalhar com os adversários de quem ele ajudou a condenar injustamente. 

  27. Um seu colega

    Alguns comentários:

    “Conhece-se o verdadeiro comandante pela capacidade de insurgir-se contra ações irracionais da tropa e chamá-la à razão. Essa coragem torna-se especialmente relevante quando o comandante é escolhido em eleição direta pela tropa.”

    Comandante e tropa são designações militares. Na instituição militar não existe eleição direta. Os comandantes são designados. E o comandante não se “insurge”. Ele determina o que quer e exige obediência. Quem pode se insurgir é esta espécie de ser confuso e sem autoridade que na nossa cultura recebe a falsa denominação de líder.

    “Dos quatro, foi o único que teve coragem de abordar um tema tabu – a Lava Jato – e apontar seus exageros, definindo como deveria ser sua condução: rapidez nos procedimentos, para não impactar tanto a política e a economia, e fim do show midiático.”

    Primeiro que não há “exageros” na operação. Trata-se de apuração à partir de denúncias. Baseada nos relatos a PF busca as provas. Quanto ao “show midiático”, faz parte do processo ventilar o andamento das investigações para trazer mais fatos ao processo. Além de semear insegurança aos protagonistas não detidos, incentiva delações vindas do exterior, oriundas de bancos e órgãos governamentais estrangeiros, como tem sido o caso. O aspecto “show” está mais ligado ao fato sensacionalista de como a mídia trata o fato.

    “O fato objetivo é que a demora da Lava Jato paralisou o país e o show midiático colocou à mostra exibições de musculatura e ego incompatíveis com a responsabilidade institucional do órgão. Rapidez e discrição são pressupostos de profissionalismo, o oposto de exibicionismo. E em nada atrapalham a busca da justiça.”

    As palavras demora e a justiça sempre são encontradas na mesma frase. Isto é um traço de nossa cultura. Assim como o ego abrilhantado dos magistrados. São décadas de herança provinciana que não conseguiremos mudar por um evento. Que demore, mas que se chegue àquilo que se propôs. Sobre responsabilidade institucional, acho que se deve cobrar isso dos acusados.

    “A parceria da Lava Jato com a Veja está fornecendo munição para uma revista que recorre a chantagens e que se transformou, nos últimos anos, na principal adversária…”

    A Veja é uma revista ultrapassada, obsoleta, pertencente à moribunda imprensa escrita. Não deve ser uma preocupação para o momento atual.

    “A responsabilidade direta e intransferível é do PGR Janot. Ele assegurou a blindagem para os procuradores da Lava Jato se valerem de todas as armas legais e ilegais – como vazar de forma seletiva depoimentos sigilosos, espetacularizando indícios, suspeitas ou meros factoides, expondo mensagens íntimas de familiares de prisioneiros.”

    Sim mas… ele e quem mais? O topo do poder judiciário não é o PGR. Decididamente não creio que faria algo por iniciativa própria. O funcionalismo público não é assim.

    “Os procuradores tornaram-se os principais alimentadores do jornalismo de esgoto que contaminou a imprensa brasileira.”

    Aprecio sua preocupação com a tranquilidade da população mas é que temos o direito à informação. Esta é uma das prerrogativas da democracia. Quanto só temos notícias ruins é porque estamos observando um reflexo da nação e de como ela está sendo gerida.

    A cultura brasileira tem um grave defeito. Ela é essencialmente emotiva. E dentro deste aspecto surge a sensação de que determinados problemas são insuportáveis. É nesse momento que o indivíduo vira o rosto, olha para outro lado, nega a realidade por não suportar a dor emocional da indignação, o nojo da vigarice, a aversão à picaretagem. Ignorar o problema parece ser uma parte da solução. Alguém, em algum lugar, fará alguma coisa para resolver isso, seja lá como for. Alia-se a este pensamento a propensão a deixar as ações que levam à solução para o campo do sagrado. Um ser magnânimo, unisciente, imortal e justo castigará os ímpios, de alguma forma, enquanto que o humilde será também de alguma forma misteriosa recompensado. Isto somos nós. Hilário, não?

    O brasileiro (nem todos) afirma desejar a democracia como seu regime de governo. E mais, há os que dizem que a democracia é um aprendizado. Concordo em parte, apenas receio que uma vida inteira não seja suficiente para um aprendizado que acontece na velocidade do nosso.

    Sejamos democratas, mas temos de aprender a não permitir que os políticos se apropriem de tamanho poder. Os escolhidos, quandos escolhidos envoltos na mentira, devem devolver o privilégio de terem sido escolhidos. São traidores, nada mais.

    Sabe Nassif, na minha definição de democracia o político é um servidor público, subordinado ao povo e à sua vontade. Voce deve entender isso, já que ás vezes também devaneia em seus escritos. Aqueles que usurpam o poder, sejam primeiro ministro, presidente, governador, deputado, vereador, prefeito, deixam de ser personagens do regime democrático para tornarem-se monarcas, imperadores.

    E talvez seja melhor “ter um tirano a mil milhas do que mil tiranos a uma milha”.

    Esqueça o PGR, há problemas bem maiores a considerar. 

     

     

     

     

  28. Ratos na cozinha do navio.

    Unidos venceremos. Não, nem sempre. Há entre os pares de qualquer associação o descaso, a inveja e a clara intenção de desprestigiar qualquer um que queira o mesmo que você. Nunca ouve em nenhuma associação humana um movimento que levasse um ser humano ao poder por clara e explícita unanimidade. Sempre houve e sempre haverão de haver os discordantes, os mal-amados, os ressentidos e os falsos. Dizer que este ou aquele é o melhor para uma instituição é o mesmo que dizer que Fernando Collor de Melo era o melhor presidente que o Brasil poderia ter. Bandeira ao vento, o caçador de marajás era somente fruto da imprensa. Lula foi outro, disse o que disse, e olha que eu nunca perdi um programa Roda Vida em que o Lula apareceu, e ele fez tudo ao contrário do que pregava. O que dizer então de um cargo que sabidamente vai colocar atrás das grades sujeitos que estão dispostos ao tudo ou nada? Sujeitos sujos, corruptos e mal-intencionados que desejam manter seus “status quo” a qualquer preço? Se um destes candidatos fosse Joaquim Barbosa seria fácil (logicamente agora que o conhecemos), mas não são. Quem destes pode melhor representar o poder público para colocar atrás das grades os pilantras que roubaram o erário público e deixam milhares de brasileiros ao Deus dará? Qual deles não tem o rabo preso com qualquer movimento político, social ou ideológico? Não sei e não confio em quem indicar qualquer um deles. Hoje em dia, infelizmente, há um “salva-se quem puder” no navio que está afundando e existem muitos ratos que ainda persistem em manter-se na cozinha do navio. 

  29. Pra quem acha que a Dilma tem poder.

    Vejam. Pra quem acredita que a Dilma tem poder, olha o que a democracia faz com o poder. Um PGR que não foi eleito pelo voto popular manda mais que os três poders junto. Mas e bem feiot pra quem criou esse cavalo de troia chamado PRG.

  30. por um PGR que respeite o ministério Publico.

    PGR, que só tem um lado! Cade o Procurador Geral da Republica, que não colocou em pauta o Mensalão do PSDB. O que o MP de S.Paulo fez com o Trensalão? MP e PGR que só visão denegrir a imagem do PT e do Governo, não tem insenção nenhuma. O Poder Judiciário, incluindo o STF, é o Pior e mais mazela da Republica. O Resto e estoria da carochinha.Pro amigos Tudo, pros inimigos NADA. aSSIM É FACIL.

  31. JUSTIÇA do BRASIL: uma vergonha NACIONAL.

    A justiça brasileira é, de modo geral, uma piada. Exercer corretamente a justiça é condenar com rapidez e PROVAR que o crime foi cometido. A justiça no lava-jato, faz-se demorada e torna-se espetáculo de bb é sinal de que falhou e esta cooptada. Por isto, o BRASIL continua uma república de bananas. Sua justiça é cooptada e medíocre como na mais cruel ditadura.  Nós brassileiros estamos sujeitos aos justiceiros; não, à uma justiça honrada.

  32. Essa do Procurador Carlos

    Essa do Procurador Carlos Frederico Santos ser o único dos candidatos que fez críticas a certos atos da Lava Jato não quer dizer nada, pois que quer pegar galinha não fala xô. Será que o Nassif não se lembra do Luiz Fux quando foi pedir ajuda a Zé Dirceu para ter seu nome indicado para o STF, quando afirmou para o ex-ministro que o seu processo ele MATARIA NO PEITO?

    Antigamente o MPF era dividido em dois grupos, um legalista e outro nem tanto. Hoje só existe o NEM TANTO. Tudo tuiuú do mesmo pântano.

  33. Ninguém cobrará deles no

    Ninguém cobrará deles no futuro, se continuarem a ser o que se tranformaram, desde que FHC deixou o poder, o braço jurídico principal do PSDB.

    Os Tucanos, por onde passaram, deixaram as procuradorias e Judiciário a sua imagem e semelhança.

    Procurador que se meter a besta e mexer com qualquer Tucano,  sentirá o braço forte da “Lei”. O Corporativismo Jurídico, no Brasil, só tem servido para aconchambrar  os bandidos desse poder.

  34. País nenhum

    Além do Brasil, país nenhum tem MP independente, ou PF independente. Os PGR são nomeads e demitidos pelo presidente, e a qualquer momento.

    É mais uma “jabuticaba” brasileira que gera polêmica.

  35. ”Há quatro nomes de alto

    ”Há quatro nomes de alto nível – o atual PGR Rodrigo Janot, e os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, Mario Bonsaglia e Raquel Dodge.

    De nome, trabalho e reputação, conheço Janot, Bonsaglia e Raquel. Mas, pelo discurso de campanha, diria que aquele que devota mais respeito ao Ministério Público é Carlos Frederico.”

        Caramba,Nassa. Eu não conheço nenhum dos 4. Mas se se conhecesse 3 .como vc, e ainda fala bem deles, não seria um desconhecido por mim que iria me seduzir por ”discurso de campanha”

              Discurso de campanha até Hitler,Mussolini,Collor, Maluf,Sarney  etc. gan

    haram. E a lista continua.

              Tenha dó , né Nassa.

  36. O que incomoda menos o PT

    Nassif, sua frase “…aquele que devota mais respeito ao Ministério Público é Carlos Frederico…” também quer dizer “…aquele que incomoda menos o PT é Carlos Frederico…” ??

    1. Talvez o Nassif tenha

      Talvez o Nassif tenha sugerido que deve ser aquele que mais respeita a CF/88, o Estado Democrático de Direito, não seja complacente com vazamentos seletivos e partidários do MP para a Veja e não faça nas redes sociais apoios explícitos ao PSDB, como sempre fazem membros do MP…talvez…rsrsrsrsrsrs

  37. Concordo que precisamos de um
    Concordo que precisamos de um PGR que enfrente a midia e nao se dobre tao facilmente as pressoes, mas tbm precisamos de um ministro da justiça que tenha personalidade e pratique a justiça.

  38. Qualquer um

    Não tem escolha. Lá, depois, será a mesma coisa. Dá para escoher ninguém? Assim, ficar sem este tal de pgr. Pelo menos é um salário inútil a menos.

    1. Eh a mesma sopa!!

      Eu fico imaginando se as escolhas são erradas, ou o problema é que o material é ruím e não se pode encontrar flores em um deserto. Se é assim, eu concordo com o Hcc. Ninguém! Lona!! Porque ter um Zé Cardozo e um Janot e não ter nada, como diria o Mino Carta, “…é tudo a mesma sopa!!”

  39. Fontes!
     

    Vc declarou seu voto!

    – Carlos Frederico

    Se vc foi bem informado e faz sentido eu apoio sua opção!

    Carlos Frederico e retiro Janot, faz bem um novo ar e novas ideias!

    estamos juntos!!!

     

  40. Boiada sem berrante

    Penso que há uma questão conceitual, estrutural que talvez prejudique o raciocínio sobre os poderes do Procurador Geral da República.

    Caso esteja errado me corrijam, mas parece que o PGR não tem poderes sobre as várias instâncias do Ministério Público. E leve-se em conta de que cada um dos membros do MP pode ser considerado uma instância.

    O PGR só poderia agir – e muito restritamente – sobre essa aberração que está posta, talvez como presidente do Conselho Nacional do Ministério Público. Lembrando que esse Conselho é outro novelo nesse intricado modelo.

    Parece que no funcionamento do MP um garoto recém concursado pode ser uma instância independente, autônoma que tudo pode. O freio estaria nas suas própias mãos. Ou nas mãos (através da representação) de quem se sentir oprimido, ofendido pelos seus excessos.

    Nesse modelo as atribuições do PGR são tão específicas que não cabe a ideia de chefe da tropa.

    Talvez a boiada já tenha nascido “estourada”.

    1. Monstro

      Exatamente, Luciano. Foi o “monstro”, conforme Sepúlveda Pertence,  criado na Constituinte de 1988. É inconcebível, num regime democrático (pelo menso é essa minha opinião), que uma pessoa, apenas aprovada em um concurso público, assuma poderes que os cidadãos só concedem pelo voto (certo ou errado, não importa) a seus representantes. E, pior, não tenha, como estes, de prestar contas a ninguém pelas suas atitudes individuais, fruto quase sempre de suas inclinações político-ideológicas. E esses apenas concursados ainda se julgam superiores ao resto dos cidadãos, que lhes pagam enormes salários e escritórios suntuosos. Na realidade, enquanto este absurdo não for corrigido na Constituição, o “monstro” continuará tentanto (e conseguindo) se sobrepor às instituições democráticas. E não há a quem reclamar.

      1. Estágio na PF

        Pior que pelo estilo de atuação devem passar por um estágio na polícia federal antes e outro na redação da Veja…

        E viva a jabuticaba brasileira!!!! Poder Moderador

         

  41. Eu sou contra estas eleições e contra o MP

     

     

  42. Eleição interna para PGR.

    A presidente deveria expurgar essa ‘tradição’ do ex-presidente Lula. A única que tem a legitimidade para escolher o PGR é a presidente da República. Abaixo a institucionalização de um poder moderador de fato. Sigamos a Constituição que, sabiamente, não pôs nenhuma amarrada à escolha presidencial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador