19 de junho de 2026

Porque os chilenos protestam contra a aposentadoria que Guedes quer no Brasil

Para entender o que os chilenos acham da capitalização, que foi aprovada no País cerca de 40 anos atrás, o GGN produziu uma série de reportagens especiais e um documentário em vídeo

Jornal GGN – Os chilenos estão em massas nas ruas, sobretudo na capital Santiago, protestando contra o custo de vista decorrente da política econômica neoliberal do presidente Sebastian Piñera.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O estopim da crise que já deixou 19 mortos vem do aumento da passagem do transporte público. Mas a sociedade local estendeu a pauta e questiona a dificuldade em ter acesso à saúde, educação e até aposentadoria. Tudo no Chile se paga.

O modelo de capitalização da previdência chilena inspira o ministro Paulo Guedes, que também quer privatizar as aposentadorias no Brasil.

Para entender o que os chilenos acham da capitalização, que foi aprovada no País cerca de 40 anos atrás, o GGN produziu uma série de reportagens especiais (clique aqui para ter acesso) e um documentário em vídeo, inédito, que está disponível no YouTube.

Assista:

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados