Queiroga anuncia chegada de antiviral contra varíola dos macacos ao Brasil

Ministro da Saúde anunciou a chegada do antiviral tecovirimat no país, mas não deu previsão de data para a entrega do medicamento

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga
Foto: Agência Pública

Nesta segunda-feira (1º), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi ao Twitter para anunciar que o antiviral tecovirimat virá ao Brasil para “reforçar o enfrentamento ao surto” da varíola dos macacos no País.

No entanto, o chefe da Saúde não informou nenhuma data de previsão da chegada do remédio. O envio será intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Sem eficácia comprovada

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, o tecovirimat ainda não possui eficácia comprovada contra a monkeypox.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

“É essencial a realização de estudos randomizados e controlados para avaliar a segurança e eficácia do TPOXX em humanos com infecções por varíola dos macacos”, divulgou o CDC.

Apesar disso, o fármaco tem sido utilizado como uso compassivo em território americano.

Cenário mundial e brasileiro

Até o domingo (31), o Brasil registrava 1.342 casos da doença, segundo o Ministério da Saúde. A primeira morte foi confirmada pela pasta na última sexta-feira (29), em Belo Horizonte.

Na semana passada (26), a OMS declarou a varíola dos macacos emergência de saúde pública de importância internacional.

LEIA MAIS NA EDITORIA SAÚDE: GGN Covid: última onda começa a refluir rapidamente

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador