Rede pede a inconstitucionalidade do sistema tributário nacional

O argumento do partido é o de que o modelo regressivo do sistema tributário gera desigualdades sociais e econômicas. A relatoria será do ministro Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes, ministro do STF. | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
da ConJur

Na última segunda-feira (25/1), a Rede Sustentabilidade ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma arguição de descumprimento de preceito fundamental com pedido liminar que pede o reconhecimento da inconstitucionalidade de todo o sistema tributário brasileiro.

O argumento do partido é o de que o modelo regressivo do sistema tributário — no qual, proporcionalmente, quem arrecada menos paga mais — gera desigualdades sociais e econômicas.

Segundo a arguição, diversos atos do poder público privilegiam os mais ricos em detrimento dos mais pobres por meio dos impostos, enquanto a Constituição preza pela observância à capacidade econômica de cada contribuinte.

A Rede pede que o STF determine ao Executivo e ao Congresso Nacional a elaboração de uma proposta de reforma tributária em até seis meses. Também propõe audiências públicas com a participação da sociedade civil para auxiliar no processo.

A petição inicial também argumenta que as PECs 45/2019 e 110/2019, referentes à reforma tributária, ignoram a necessidade de redistribuição da carga tributária sobre consumo e de tributação sobre renda e patrimônio. O pedido ainda inclui a reavaliação, por parte do Senado, de todos os gastos tributários da Administração Pública de todo o país dentro de seis meses.

Clique aqui para ler a petição
ADPF 786

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador