No The Guardian
A vida do rei Vajiralongkorn, que no domingo será finalmente coroado na Tailândia dois anos depois de ascender ao trono, foi definida tanto pelo privilégio quanto pela excentricidade.
Raramente visto fazendo aparições públicas ou discursos, e conhecido por passar a maior parte do tempo vivendo na Alemanha, onde possui uma mansão de US $ 13 milhões em uma área afluente de Munique, Vajiralongkorn ainda tem que inspirar a mesma lealdade devota e estatura de seu pai, o rei Bhumibol, que morreu em 2016 após sete décadas no trono.
“O rei Vajiralongkorn tem um estilo muito diferente de seu pai”, disse o Dr. Patrick Jory, professor sênior de história do sudeste asiático na Universidade de Queensland. “Ele atingiu a maioridade quando a primazia da monarquia foi restaurada na política tailandesa. Ao contrário de seu pai, ele passou a maior parte de sua vida no exército e está acostumado a dar ordens e fazê-las obedecer, mas carece do carisma de seu pai”.
O nascimento de Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun em 28 de julho de 1952 foi um momento de grande alívio para Bhumibol e sua esposa, a rainha Sirikit; finalmente, eles tinham um herdeiro do sexo masculino para o trono tailandês.
Como seu pai e a maioria dos membros da família real tailandesa, Vajiralongkorn foi enviado para o oeste para ser educado desde cedo, frequentando uma escola preparatória em Sussex aos 13 anos e depois para o colégio interno de Millfield em Somerset até os 17 anos. mudou-se para a Austrália e se matriculou no Royal Military College em Canberra, graduando-se como tenente em 1976. Grande parte de sua vida foi passada como oficial do exército real da Tailândia.
No entanto, apesar de ter sido nomeado oficialmente herdeiro em 1972, alguns na Tailândia levantaram questões sobre sua adequação ao trono. Durante anos, Vajiralongkorn enfrentou alegações de que ele estava envolvido em atividades ilícitas.
Em um raro encontro com jornalistas em 1992, Vajiralongkorn abordou diretamente as alegações: “Eu pareço com um tipo de chefe da máfia? Eu digo a você, se eu fosse, eu teria sido um milionário agora … Eu não entendo porque, sempre que algo dá errado, está sempre ligado a mim.”
Vajiralongkorn – cujo nome significa “adornado com jóias ou raios” – também ficou conhecido por sua vida pessoal colorida, mesmo de acordo com sua mãe, que, em uma viagem aos EUA em 1982, descreveu seu filho como “um pouco Juan ”. Ele foi casado quatro vezes, com múltiplos divórcios acrimoniosos, e tem sete filhos por três mães diferentes.
A última esposa de Vajiralongkorn, com quem ele se casou esta semana para garantir seu título de Rainha, mas está romanticamente ligada desde 2014, é uma ex-comissária da Thai Airways que ele promoveu a vice-comandante de sua unidade de guarda-costas e depois para general, em 2016.
O novo rei é um amante de carros esportivos e, sendo um piloto treinado, também possui um Boeing 737 que voa regularmente. Um ciclista experiente, ele recentemente fechou as ruas de Bangkok para um evento de ciclismo de 39 km, onde ele poderia ser visto andando de spandex amarelo. Vajiralongkorn também é conhecido por seu amor por cães – ele nomeou seu poodle de estimação Foo Foo como chefe de polícia. O poodle acompanharia seu dono a eventos formais vestidos com uniformes em miniatura. Quando Foo Foo morreu em 2016, ele recebeu um funeral de quatro dias com ritos budistas completos.
Mas enquanto imagens da vida de Vajiralongkorn na Alemanha são frequentemente espalhadas pelas páginas de jornais estrangeiros, as rígidas leis que impedem a crítica à monarquia na Tailândia as têm mantido longe da mídia tailandesa, com jornalistas que tocaram detalhadamente na vida de Vajiralongkorn sendo presos, encarceradosou exilados.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Outro país com o reinado que merece, pois, o cara é de estupidez a toda forma. Outro bolsorrato, diga-se.