Resumo do Livro “O Capital no Século XXI – Thomas Piketty

Considerações

Muitos líderes mundiais – tendo em Lula um de seus expoentes – e diversos intelectuais colocam a questão da distribuição mundial de renda no centro da solução da crise que vive toda população mundial atualmente. A concentração de riquezas no século XXI – que já atingiu níveis semelhantes aos do início do século XX – com tendência a se concentrar ainda mais, poderá levar a humanidade a uma crise generalizada a ponto de comprometer todo o avanço da humanidade nos últimos 300 anos. Piketty sinaliza um caminho e dá sugestões de como poderíamos redistribuir a renda de forma que o retorno do capital não ultrapassasse a taxa de crescimento da produção – ponto central da discussão presente neste trabalho – e assim, mais que estancar a concentração de renda, voltássemos a redistribui-la sem a necessidade de passarmos por um período de sofrimentos ou guerras como foi o caso do século passado onde a renda foi redistribuída de forma mais humanitária.

Para tornar a leitura mais fácil, omiti todas as referências e pesquisas que corroboram as afirmações de Piketty. As referências podem ser acessadas em português aqui:

http://delubio.com.br/biblioteca/wp-content/uploads/2015/02/O-Capital-no-Seculo-XXI-Thomas-Piketty-2.pdf

O resumo foi feito de forma livre, mas sempre tentando ser fiel às ideias de cada tópico. O livro é dividido em Partes, Capítulos e Sessões. São 208 sessões. Cada uma ganha seu resumo. Caso o texto que você esteja lendo se encontre neste formato (itálico, fonte menor), significa que você estará lendo uma opinião minha ou um cenário criado por mim para esclarecer melhor alguns conceitos importantes apresentados por Piketty.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Cresce pressão pela saída de Ernesto Araújo

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome