“Rússia e China: a aliança do século 21” é o tema do programa “Agenda Mundo”, na TVGGN. Assista

Como a Guerra na Ucrânia ameaça a aliança entre Vladimir Putin e Xi Jinping? Acompanhe a entrevista na TVGGN

O sétimo programa do Agenda Mundo – uma parceria entre a TVGGN e Ruben Rosenthal, do Blogue Chacoalhando – vai abordar as relações entre Rússia e China e como a aproximação dos dois países poderá acelerar a formação de um mundo multipolar.

Quando da formação da República Popular da China, os fatores ideológicos ditavam as ações dos dois países comunistas, bem como dos Estados Unidos, que soube explorar desavenças para manter afastadas a Rússia e a China.

Quando o pragmatismo passou a prevalecer, China e Rússia ampliaram a colaboração em diversas áreas. Com Putin e Xi Jinping, a cooperação é ampliada ainda mais, e toma as feições de uma aliança de fato. Resta ver como a guerra na Ucrânia irá afetar a preconizada “amizade ilimitada” dos dois países.

A entrevistada do programa é a professora Beatriz Juana Isabel Bissio Neiva Moreira, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e Relações Sul-Sul. Beatriz Bissio é também professora do Departamento de Ciência Política, e vice-diretora do IFCS, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Ela obteve seu doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, tendo pós-doutorado pela Universidade de Cambridge.

Bissio teve longa atuação internacional como jornalista, além de ter sido fundadora e diretora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo, Ecologia e Desenvolvimento e Revista do MERCOSUL.

O programa Agenda Mundo será exibido na TVGGN nesta quarta-feira, 6 de abril, a partir das 21 horas. Os episódios são quinzenais. Inscreva-se gratuitamente na TVGGN para receber as novidades.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador