Sem esclarecer autoria, Torres diz que pretendia triturar a minuta do golpe

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Ex-ministro diz que documento golpista apreendido pela PF iria para o "descarte" e foi "tirado de contexto"

Anderson Torres, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro
Foto: Agência Brasil

O ex-ministro de Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, publicou uma nota nesta quinta-feira (12) alegando que a minuta do golpe descoberta pela Polícia Federal em sua casa, em Brasília, teria sido uma sugestão de terceiros – ele não esclareceu a autoria – e reclamou que o documento foi “vazado fora de contexto” para alimentar uma “narrativa falaciosa contra mim”.

O jornal Folha de S. Paulo revelou que a PF encontrou a minuta do golpe em um armário na casa de Torres, durante a busca e apreensão que ocorreu nesta semana. O documento decretaria estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral e investigaria o ministro e presidente da Corte, Alexandre de Moraes, com o objetivo de mudar o resultado das eleições.

“No cargo de Ministro da Justiça, nos deparamos com audiências, sugestões e propostas dos mais diversos tipos. Cabe a quem ocupa tal posição, o discernimento de entender o que efetivamente contribui para o Brasil. Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP”, disse Torres em nota publicada numa rede social.

“O citado documento foi apanhado quando eu não estava lá e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim. Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como Ministro”, acrescentou.

Prevaricou

Em entrevista à CNN Brasil na tarde desta quinta (12), o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a postura correta de Torres deveria ter sido a de decretar a prisão imediata de quem lhe sugeriu a proposta de golpe contra o resultado das eleições.

Na quarta (11), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão de Torres, por ter sabotado a segurança do Distrito Federal, permitindo a invasão e depredação da sede dos Três Poderes por bolsonaristas golpistas, no domingo (8).

Torres tomou posse da segurança do DF em 2 de janeiro e saiu de férias logo após supostamente ter alterado o esquema de segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes. Ele afirmou em nota que está retornando dos EUA e irá se entregar à Justiça para cumprir o mandado de prisão de Moraes e cuidar de sua defesa.

Leia também:

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TEM UMA EXPRESSÃO NO IDIOMA CEARÊS PARA DEFINIR A SITUAÇÃO QUE SE METEM PESSOAS COMO O SABÁ TORRES: “TÁ MAIS SUJO DO QUE PAU DE GALINHEIRO”. A EXPRESSÃO DEVE TER SE ORIGINADO NO COSTUME DE QUEM CRIAVA GALINHAS. NO FINAL DO DIA AS GALINHAS ERAM RECOLHIDAS PARA UM CHIQUEIRO COBERTO E INTERNAMENTE TINHAM UNS PAUS ATRAVESSADOS PARA REPOUSO DAS AVES. E ESTAS COSTUMAVAM DEFECAR SOBRE OS MESMOS, POR CONSEQUÊNCIA, FICAVAM LAMBUZADOS DE COCÔ.

    OBS.: SABÁ É UMA REFERÊNCIA AO PERSONAGEM DA NOVELA O MAR DO SERTÃO.

  2. À Nação não interessa saber que a minuta seria triturada mas porque ela foi redigida.
    Em nenhum contexto uma minuta de golpe se justifica.
    Como diria Affonso Romano:

    “Uma coisa é um país,
    outra um ajuntamento.

    Uma coisa é um país,
    outra um regimento”

  3. Eu tenho em casa um plano de assalto a um banco. Ao ser descoberto, digo que meu plano ia ser descartado e que foi descontextualizado. E tudo continua como d’antes no Quartel de Abrantes.

  4. Não sou de meio jurídico mas se uma minuta destas for crime vamos acabar no Minority Report , o pré-crime. A oposição usar isto politicamente faz parte do jogo , mas se isto gerar uma condenação vou ficar mais preocupado do que ando. Lembro que a esquerda também tem suas ideias de jerico …
    Capaz do fato consumado das Lojas Americanas dar em nada e o ex-ministro ser condenado por isto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador