“Senador Serra, a quem aproveita essa mudança?”, questiona Requião sobre PL 131

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O projeto de lei que altera o modelo de partilha do pré-sal, tirando a exclusividade de 30% da Petrobras, gerou debates no Senado. Leia o discurso de Roberto Requião (PMDB-PR)
 
 
Jornal GGN – O projeto de lei que propõe a mudança no modelo de partilha do pré-sal, acabando com a fatia obrigatória de 30% de exploração pela Petrobras, promoveu uma discussão na sessão temática no Senado, na tarde desta terça-feira (30). Os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e José Serra (PSDB-SP), autor do texto do PL 131, lideraram os debates.
 
“Senador Serra, cui prodest! A quem aproveita essa mudança?”, protestou Requião, na tribuna do Senado, que além de manifestar-se contra o projeto do senador, criticou representantes da Petrobras que defenderam o texto de Serra, no início desta tarde. “A Petrobras fala aqui de uma forma ambígua. Por quem fala a Petrobras? Pelo Brasil ou pela política do Joaquim Levy?”, questionou.
 
“Eu quero dizer aos senhores empresários que se manifestaram que eles são extraordinariamente importantes para o país, mas além dos seus interesses, dos seus negócios, tem o povo. Falam em geração de empregos com a quebra da participação da Petrobras? Por que não falaram do aumento da Selic? Por que não falaram nos juros fantásticos que a economia está praticando? O que estamos fazendo aqui hoje? Sonegando a discussão de um projeto que eu não sei a quem aproveita”, concluiu Requião.
 
Leia mais: Especialistas divergem sobre o modelo de partilha do pré-sal
 
Leia o discurso do senador Roberto Requião (PMDB-PR) contra o projeto de lei de Serra:
 
O Petróleo derrubou Kadafi na Líbia, provoca guerras no mundo, e o glorioso Senado da República quer descutir e decidir o futuro da utilização do Petróleo no Brasil numa tarde, parte da manhã e parte da tarde. Isso é absolutamente inusitado e, a meu ver, degradante.
 
O que há por trás disso? O petróleo desencadeia guerras, o petróleo derruba governos, e aqui no Senado da República, numa discussão por uma manhã, e uma decisão a tarde, nós vamos resolver os destinos, não do petróleo, mas os destinos do Brasil e da utilização do petróleo. 
 
Senador Serra, cui prodest! A quem aproveita essa mudança? Se a Petrobras pode tranquilamente operar o pré-sal e esta foi uma decisão nacional brasileira, interesse do Brasil? Não foi uma decisão técnica. 
 
Interesses corporativos e setorizados defendem a quebra da participação da Petrobras nos miseráveis 30% da exploração do pré-sal. Pré-sal que foi encontrado pelo esforço da própria empresa. E a Petrobras fala aqui de uma forma ambígua. Por quem fala a Petrobras? Pelo Brasil ou pela política do Joaquim Levy? Que espécie de direção nós temos a Petrobras hoje para ambiguamente se manifestar na tribuna do Senado Federal?
 
A quem aproveita? O que está ocorrendo aqui? Eu coloco isso dentro de uma moldura internacional maior. Depois da derrota do nazismo na última Guerra, se estabeleceu no mundo o estado social, mas recentemente o capital resolveu enfrentar o estado social, precarizar o trabalho, precarizar o Parlamento, precarizar a administração pública estatal, transformando os Estados em simples polícias, encarregadas da ordem interna. 
 
Este projeto do ilustre senador José Serra vem junto com um projeto de terceirização do trabalho, a precarização, vem junto com o financiamento privado de campanhas eleitorais, a precarização do Parlamento, que se transforma num instrumento de grupos econômicos. Não temos mais partidos, temos bancadas de financiadores de campanha e a precarização do próprio Estado, da democracia e uma administração empresarial da Petrobras.
 
O capital é importantíssimo na modernização, nos investimentos que geram empregos e fábricas, mas como disse em Davos, o papa Francisco, o capital não pode comandar o mundo, tem interesses próprios. Eu vejo as manifestações dos convidados aqui como manifestações seus próprios interesses, extraordinariamente divorciadas dos interesses do Brasil, dos interesses nacionais, de longo médio prazo.
 
Petróleo é o mais importante bem da natureza e, de repente, não mais que de repente, a quem aproveita essa modificação, se demonstramos pelos nossos palestristas à exaustão que a Petrobras pode operar, sim, o pré-sal? Por que o pré-sal? Por que agora? Por que a pressa que está por trás disso? Por que esse projeto não tramitou nas comissões do Senado Federal? Por que não objeto de discussão aprofundada?
 
Eu quero ser muito simples. Estamos discutindo um projeto nacional e projetos corporativos e parciais. Eu quero dizer aos senhores empresários que se manifestaram que eles são extraordinariamente importantes para o país, mas além dos seus interesses, dos seus negócios, tem o povo. 
 
Falam em geração de empregos com a quebra da participação da Petrobras? Por que não falaram do aumento da Selic? Por que não falaram nos juros fantásticos que a economia está praticando? O que estamos fazendo aqui hoje? Sonegando a discussão de um projeto que eu não sei a quem aproveita.
 
Estamos aqui numa verdadeira brincadeira em torno de um assunto extremamente sério. Vemos aqui as manifestações corporativas e as manifestações do interesse nacional. Eu, pessoalmente, sou pelo monopólio absoluto do Petróleo, acho que a própria partilha foi uma regressão nesse processo. E eu espero que o Senado da República não faça com o país, com a luta, uma luta que aqui tem a simbólica presença da Emília, do Visconde de Sabugosa, do Marquês de Rabicó, dos personagens do Monteiro Lobato na luta pelo Petróleo. 
 
Nós não vamos acabar com isso numa tarde, para a alegria como a demonstrada pelo companheiro que ri enquanto eu falo, ali na ponta da mesa [apontando Serra]. O Senado não vai fazer essa gaiatice com o Brasil. E os que riem agora terão outras oportunidades e poderão rir de alguma coisa que não seja o fracasso de toda a luta pelo petróleo nacional, ao longo de décadas, em que brasileiros participaram, foram presos e deram a vida.
 
A risada é extemporânea e eu deixo aqui o meu protesto contra essa atitude ridícula de membros da Mesa! Estamos aqui defendendo os interesses do país, e não os dos negócios de meia dúzia de pessoas!
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem leva vantagem?

    Muitos, não é, senador Raquião, senão a luta para derrubar esse governo e diminuir o poder da Petrobras sobre a partilha do pré-al não seria tão acirrada. José Serra nem disfarça o serviço que tem prestado aos americanos. O que escandaliza mais é essa imprensa entreguista, colonialista, absolutamente vendida ao capital.

      1. Senador Telmário Mota PDT RR


        Acaba de dar um show em defesa da Petrobrás. Aplaudidíssimo, Colocou o Serra em seu devido lugar. Jeressaiti pediu aparte em defesa de Serra, com aquela conhecida falsidade e foi vaiado. Esse discurso do senador Telmário Mota ( que eu não conhecia ), merecia ser trazido para postagem no dia de amanhã. Foi excelente!

      2. Eles não sabem

        Os eleitores de José Serra, são alienados, pois só assistem os jornais de direita. Garanto a você que este projeto de lei da entrega do pré sal, não vai passar nestes jornais direitistas.

    1. “José Serra nem disfarça o

      “José Serra nem disfarça o serviço que tem prestado aos americanos”:

      Me repetindo me a mim, repetitivamente:

      O dia que o governo americano encostar a mao no pre-sal voces nao vao ter um puto segundo de descanso pelos proximos 100 anos.

      Mas nao MESMO.

  2. Dá de relho Requião.  Os dois

    Dá de relho Requião.  Os dois senadores de S Paulo, uma vergonha. Ai junta com o Caiado e a turminha da Maria vai com as outras do PSDB, DEm PPS,  fica uma coisa nojenta.

    Dilma, Requião para Ministro da Justiça.  Dilma deverias dizer, meu reino por um Requião, e mandar o resto da sua¨base¨ fazer umas aulinhas de recuperação aos sábados a tarde.

     

  3. PL 131 ganha força…

    As decisões do CA da Petrobras deram mais força para a aprovação do projeto de lei do Serra. A projeção de produção de óleo no país em 2020, que já tinha caído de 4,9 milhões de barris por dia para 4,2 em 2012, agora despencou para 2,8!!! Com isso o “bilhete premiado” do Lula que iria mudar a realidade do país com verbas abundantes para a educação vai fazendo água. O que falta para que se convença que a estatal, como operadora única do pré-sal, não dá conta de atender as necessidades do país?  E o que dizer do percentual de apenas 9% do montante total de investimentos para a exploração de novos campos? Deve ser de longe o menor da história da empresa que certamente comprometerá sua reposição de reservas e, a longo prazo, seus níveis de produção. Sem falar na falta de investimentos no abastecimento, que vai nos obrigar a continuar importando gasolina por muito tempo. O mal que o PT fez a Petrobras e ao setor do petróleo no Brasil ainda vai demorar muito para ser consertado.

    1. Si Ker Serra …

      Decifrei o código do comentarista!

      ‘O Mal que o PT fez Pa Petrobrás e ao setor do Petróleo …’

      Do que é que o cara está falando? O Sérgio Moro se fifliou ao PT? Os delegados aecistas também?

      Eu fiquei sabendo que o saldo de filiações ao PT nesse ano de bombardeios foi de mais de 16 mil , o maior dos últimos anos; será que a tranqueirada da República do Paraná veio junto?

      O cara não se lembra do valor da Petrobrás na baciada das privatizações? Quinze bilhões era muito perto dos mais de cem bilhões de agora?

      O Paulo Roberto Costa estava fora da empresa a mais de dois anos, e a culpa é do PT?

      As empreiteiras atuavam em associação criminosa, e a culpa é do PT?

      Será que o Si Ker já ouviu falar no Aluísio Biondi e do livro sobre as privatizações, inclusive da arregada do FHC na hora de desmanchar o patrimônio do Varguismo?

      Será que o cara já ouviu falar do Caso Mattei (tem na internet)?

      Ele fala em abastecimento e não se deu conta que há já mais de 40 anos desde a última refinaria construida e que só os Governos do PT tiveram coragem de investir nisso.

      Pois é, cada um serra aonde si ker!

      Precisaremos descerrar os sete selos?

    2. Futuro da PB

      Hoje a PB está exportando gasolina. Este não é um problema. O diesel sim na época de safra mas as nova RENEST com o primeiro trem do COMPERJ resolverá. Quanto a reposicao de reservas quando da confirmação da comercialidade dos campos da cessão onerosa e da extensão desta mais Libr mais o já descoberto em outras áreas  cinco anos se mostrarão tempo ridículo pa se conviver com baixo investimento exploratório. Todas estas informações são públicas e fazem um cenário glorioso para a PB.

    3. PSDB é Partido entreguista

      Quem faz mal para a Petrobras é o PSDB e essa oposição entreguista.

      Até a Senadora Lucia Vânia, ex PSDB, ficou com vergonha em levar adiante a operação lesa-pátria.

      Fala um pouco do acordo Brasil – EUA na ditadura militar que impede a exploração de petróleo na Amazônia junto à bacia do Orinoco.

    4. Petrobrás – PL 131

       És mais um sem nome, ou rosto, como todo entreguista. As projeções só caem para os que apóiam teu cerra. E que necessidades são estas? A de enriquecer a Chevron? Esta não é a necessidade do país. A pressão do teu cerra é para entregar logo, pois ele jogou suas representadas numa aposta de boicote contra os leilões do Pré-Sal, que foi esvaziada pelos concorrentes delas que compraram os lotes de exploração, e as representadas dele foram passadas para trás pelas suas concorrentes. Seu textinho pretensamente bem escrito, falando convictamente de factóides sem lastre, não menciona que muitos dos pagamentos da Petrobrás foram “congelados” pelo cúmplice do teu cerra, que comanda a inquisição paranaense. Assim, o nível de investimento cai, e este calote provocado na Petrobrás, afunda as empresas nacionais que operam junto com a Petrobrás. O que teu cerra faz é dar um tiro na Petrobrás, para assim debilitá-la, e daí, a partir deste ferimento, argumentar que ela não têm condições de lutar.  

       Demais leitores, este tipo de comentarista (sersikera) geralmente é um destes membros de institutos de “mídia cultural” pagos pelos governos tucanos (com o dinheiro dos impostos) para ficar o dia inteiro postando comentários pretensamente lúcidos, partindo de premissas falsas para plantar sementes de desconfiança nos cidadão PATRIOTAS  (Petralhas e esquerdistas em geral), afim de nos levar a “frouxarmos”.

       Perdeu, Playboy. Fracassou de novo. Bando de fracassados, vão vestir uma coleira escrito USA para usar em casa. Ao contrário de você, tenho nome, endereço, rosto, e sou um PATRIOTA.  Trabalho, crio filhos, pago impostos, empreendo e giro a roda da economia, assento todo dia meu tijolinho na construção do progresso de nosso país.

       Nós, PATRIOTAS, temos plena confiança na Petrobrás, na capacidade do povo Brasileiro de gerí-la, racionallizar a exploração, gerarmos e aplicarmos seus lucros no desenvolvimento do país, assim como de qualquer empresa Brasileira, estatal ou não, construindo um país melhor.

      Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

      João Teodoro

       

       

  4. Quinta-coluna

    Esse Serra é agente de potência estrangeira infiltrado, e não é de hoje. Esse quinta-coluna, que foi líder estudantil de esquerda (pretensamente), quando Jango caiu e os militares perseguiram esquerdistas, refugiou-se nos EUA. Foi recebido por lá com tapete vermelho e consta até que estudou em universidade americana. Desde quando os americanos recebem líder estudantil de esquerda, fugido de seu país de origem governado por aliados dos americanos? E isso quando o imperialismo americano era máximo. Serra é traidor do Brasil, e essa história do pré-sal é mais um ato de traição desse traidor da nacionalidade.

      1. Falar a verdade dói, os mesmo

        Falar a verdade dói, os mesmo de sempre ficaram exaltados, mas esse nobre senador não retirou o que disse, ao contrario, reiterou; ele e o Requião se pudesse teriam meu voto, valem mais que quase todos os parlamentares incompetentes do PT que veem a presidente ser processada pelo tucanos, por doações declaradas e não movem uma dedo para cassar o senador que teve as mesmas doações do empreiteiro, NAO DECLARADA!!.

      2. PSDB é Partido entreguista

        Que depois ainda, deu uma sova em Tasso Jereissati quando quis defender Serra no maior cinismo…

        Estou procurando o vídeo mas ainda não achei.

  5. Senador Serra, a quem aproveita essa mudança?”, questiona Requiã

    É um lambe botas dos Estados unidos.Só poder, por isso é um entreguista de primeira.Mas tem mais gente nese meio.ERle não está sozinho não.

  6. Eu descobri uma mina de

    Eu descobri uma mina de ouro.Mas não tenho dinheiro ou capacidade pra exprola-la.Ou os 2.

              O que faço?

                Divido ou dou uma parte do lucro, ou continuo duro por teimosia ou por ser guloso?

                    Será que fantasias ideológicas entram nesse contexto?

                       Não conheci NENHUM ideológico que desse lucro pro país.

                              TEMOS QUE SER PRAGMÁTICOS.

                     

  7. Esse Requião é um petralha

    Esse Requião é um petralha roxo infiltrado no PMDB.

    A eloquência do seu discurso deveria ter um similar no governo.

    O que o governo tem é um petista tucano, Delcídio Amaral, concordando com algumas teses desse projeto Serra/tucano.

    Depois não sabem porque todos querem passar a mão na bunda do PT.

  8. Serra e os “seus” vao rir no plantio e chorar na colheita

    Serra ri porque ele já sabe qual será o desfecho desse impasse do pré-sal; 

    Ri porque sabe que o interesse nacional,desta vez, nao terá a menor chance de pevalecer sobre os interesses internacionais os quais ele defende e representa;

    Ri porque entregando o serviço a recompensa vem; Ri porque missao dada é missao cumprida e os estrangeiros sempre pagam bem mais do que os brasileiros;

    Ele ri porque sabe, como ninguém mais, como ele se elegeu e foi parar no senado na última eleiçao, assim como muitos que estao lá e se utilizaram do mesmo caminho e artifício; Por tabelinha, ri do TSE. Ri das urnas eletronicas, essa mesma que nem o Paraguai quis usar;

    Ele ri da política, ridiculariza o Parlamento, ri do governo, dos políticos nacionalistas como Requiao, do analfabetismo político da populaçao, da falta de articulaçao das forças progressistas; 

    Ri do Brasil mas agradece as suas riquezas naturais pelo volume de “negócios” que ela permite;

    Ri da Petrobras, da sua capacidade e competencia, dos seus trabalhadores, do seu Sindicato, do premio internacional que ela mereceu;  

    Ri dos jovens brasileiros, das suas criaças e da sua imensa classe trabalhadora que está prestes a ser mao-de-obra escrava a sustentar o suscesso economico de outra Naçao.;

    Ri porque sabe que quando o povo despertar do transe a sua vida já estará de cabeça para baixo, a sociedade mais medíocre e miserável  do que antes, a sua juventude sem esperanças e com futuro comprometido, e aí será tarde demais para correr atrás.  As ruas nao serao local seguro para o trabalhador desesperado, pois à sua espera estará a polícia para garantir a ordem pública com balas de borracha, de preferencia da cintura prá cima,  gas de pimenta  e amistosos pitbulls aguardando voz de comando.

    Ri porque sabe que o povo brasileiro, excluído desde sempre do debate político e manipulado pela imprensa tradicional sem que ninguém ou nenhum governo promovesse o seu livramento , nao poderia ser nada além do que o seu próprio algoz, seja na escolha de seus representantes ou nas nas altas questoes envolvendo os rumos do país;   

    Nos meus pensamentos esse senhor, o Serra, eu já enterrei em vida, e na sua lápide escrevi a palavra “desgraçado”  e “traidor” utilizando como tinta o óleo e o petróleo das águas profundos do pré-sal que, sinceramente, espero e faço votos que  habite como terrível  pesadelo os sonhos de todos que estao participando dessa negociata. E que o dinheiro maldito dessa transaçao à custa do engodo e assalto a uma naçao inteira sirva para coroar de vergonha as suas próprias cabeças.

    A vida é cheia de encruzilhadas do destino. Alguns chamam a isso de providencia divina ou relaçao de causa e efeito. Seja lá o nome que tiver, certo é que quando a vida resolver cobrar uma atitude desprovida de retidao, ela o faz com requintes para que nao reste dúvidas àquele que sofre as consequencias de que se trata de um acerto de contas proporcional ao mal que foi produzido.

    Se eu pudese dar um conselho ao Serra e à todos os que estao empenhados em desestabiliazar o país, a sua economia, quebrando as empresas e vendendo as suas riquezas naturais e o povo junto no pacote, eu direia que eles estao plantando tempestade; e que o plantio é de livre escolha mas a colheita é/será obrigatória. 

     

     

     

  9. Quando a gente lembra que

    Quando a gente lembra que Joaquim Silvério dos Reis já foi presidente da UNE, esteve junto com Jango no famoso comício da Central do Brasil – imagina o traíra que Jango teve ao seu lado. Querer acabar com a exclusividade do Petrobrás no Pré-Sal  é crime de Lesa-Pátria desse traírão… ele deve estar querendo que a sua filha entre na jogada, eis aí a chance se a nossa estatal ficar a margem do nosso ouro negro.

  10. “Senador Serra, a quem aproveita essa mudança?”

    Quando um TUCANO como o vede-pátria JOSÉ SERRA apresenta um PROJETO que só INTERESSA às PETROLEIRAS ESTRANGEIRAS, me da o DIREITO de PENSAR que o dinheiro da PRIVATARIA TUCANA deve estar ACABANDO ou já ACABOU nos PARAÍSOS FISCAIS.

  11. Se a patranha vingar o serra

    Se a patranha vingar o serra vai ganhar uma plaquinha com a foto dele e o texto “Employee of the Year” na sede da Chevron?

  12. A bandeira do nacionalismo

    A bandeira do nacionalismo está aí tremulando, alguém tem que empunhá-la…Discurso vigoroso e eloquente do Senador Requião, tinha que passar em todos os meios de comunicação.

  13. Este serra, eduardo cunha e

    Este serra, eduardo cunha e rena calheiros são pontas de lança do que há de pior no Brasil, e tem gente que vota nesses canalhas cínicos, e ainda tem a hipocrisia deslavada de gritar: petralhas!

  14. Além do nacionalismo tosco,

    Além do nacionalismo tosco, ninguém apresentou um mísero argumento sobre pq seria vantajoso OBRIGAR a Petrobras a participar de todos os campos do pré-sal, mesmo contra análises internas de viabilidade.

    Talvez vocês achem vantajoso limitar a extração de petróleo à capacidade de investimento da Petrobras. Eu acho isso apenas estúpido.

     

    1. Ao afilhado do Kaiser

      Se o Nacionalismo não for o primeiro e mais válido dos argumentos, qual seria, “jênio”?

      “Os imbecis perderam a vergonha”

  15. Entrega do petróleo do pre-sal. Recebe financiamento empresarial

    A quem interessa, essa alteração para retirar 30% da Petrobras ?

    1-) Ao próprio Serra: se ele conseguir a entrega do petróleo do pre-sal para as petroleiras estrangeiras praticamente se coloca como o candidato do PSDB para a Presidência em 2018.  Mais do que Aécio e Alckmim,  vai obter muito muito dinheiro a titulo de financiamento empresarial, sem limites de acordo com reforma aprovada por Cunha sem questionamento da PGR.  

    2-) Aos banqueiros e FMI e interesse geopolítico dos EUA na guerra econômica contra Rússia e garante suprimento tal como pleiteado por Obama e negado por Lula.

    Vale lembra que por mais de 50 anos era proibido exportação de petróleo pelo EUA. Foi liberado em 2014 na guerra econômica com a Rússia, mas deve ser por tempo curto.

    Privatização da Petrobras e do Banco do Brasil foi requerimento do FMI para FHC, desde 1995 e aceito por FHC. No processo de entrega de todas a joias da coroa e de aumento da divida publica reduzida por Collor – – via taxas de juros SELIC exorbitantes, estabilidade cambial  e remessa de lucros sem impostos.

    Brasil paraíso financeiro, sob comando do brilhante Engenheiro Malam ministro da Fazenda de FHC e Fraga, que viraram banqueiros.

    Engenheiro Levy e Tombini seguem a mesma receita de juros exorbitantes com a farsa de combate da inflação.

    Para nossa humilhação que votamos na re-eleição de Dilma.

    E para felicidade de Obama e de todos os especuladores do resto.

    Politica da soberania do dólar.

    Brasil não precisa desses dólares neste ponto no tempo. País tem todos os tipos de recursos, inclusive petróleo, um nível de industrialização ainda respeitável e safras recordes e apenas 20% dependente de comercio exterior, felizmente..

    Uma vergonha de governo Dilma II.

    Uma vergonha, essa cambada de parlamentares Terceirizados que tomaram o Estado feito posseiros.

    Uma vergonha de STF com cargos vitalícios presenteados por Cunha, Um cala boca!

     

     

     

     

  16. Essa é fácil: mudança

    Essa é fácil: mudança proposta pelo PSDB envolve privatização, entreguismo descarado; no caso do especialista em gripe suína – e de porcentagens – o entreguismo é para com as Sete Irmãs – será que ainda são sete – do hemisfério norte, que querem tomar na mão grande algo que é do povo brasileiro. Se não der certo desta vez, e de outras, eles terão que invadir, não é?  E, claro, não nos esqueçamos que o senador em questão, entreguista, privatista, que só sorri quando bate um martelo em pregão de bolsa para entregar algo que não lhe pertence, este não ganhará ABSOLUTAMENTE NADA com tal gesto; o faz por pura vontade de ser entreguista, criador de desemprego que sempre foi. Taí um tema de história da carochinha para ninguém botar defeito.

  17. O setor produtivo contra o setor improdutivo do país

    Interessante analisar as posições dos convidados que compuseram a mesa que debateu no Senado a PL 131. De um lado os integrantes do setor produtivo da nação: representantes da indústria de máquinas e equipamentos, da indústria de equipamentos submarinos e de entidades privadas da área de petróleo, defendendo a aprovação da lei. Do outro, contra a PL, representantes do setor improdutivo do país: um representante da academia e três da burocracia estatal, ANP, MME e Congresso, todos, como diria o AA, com seus salários, férias e auxílios garantidos. 

    PS. Um dos componentes da mesa, a representante da Petrobras ficou em cima do muro.

  18. Em terra fundada por escórias

    Em terra fundada por escórias sociais das mais abjetas, sem estatais  bastante robustas para se roubar, ninguém nem se candidata a nada. O que Serra tá querendo é acabar com todos os partidos e ele seja candidato único

  19. Lembrando que o pré-sal foi

    Lembrando que o pré-sal foi descoberto pela Petrobras onde bancou os altos custos de pesquisa e prospecção. Participação de 30% nos contratos de partilha ainda é pouco para os proprietários das reservas petrolíferas( Povo e Petrobras). Para quem ainda tiver dúvidas basta ver os contratos de exploração de petróleo na Noruega, Islândia…

    Parabéns aos Senadores Roberto Requião e Telmário Mota em defesa da Petrobras e denúncias contra os traidores da pátria que deveriam estar presos e não no senado federal.

    1. Noruega é concessão com multi-operadores

      A Noruega adota o modelo de concessão, aquele pelo qual a Petrobras e suas parceiras adquiriram os blocos do pré-sal, descobriram os campos e estão colocando-os em produção, em volumes e tempo recorde que, curiosamente, são exaltados justamente por aqueles abominam este modelo e defendem a partilha. Já neste modelo, ninguém sabe quando será produzida a primeira gota de óleo nem quando serão liberadas novas áreas para exploração.

      1. Noruega não pode aplicar sistema de partilha

        Concessão, meu caro, é quando você tem incerteza no resultado da exploração. E ai, lógico a empresa concessionária, deve levar a parte do leão (70%).

        No caso do pré-sal, ao contrário, a certeza é 100%, não existe incerteza (como na Noruega), dai portanto que a parte do Leão tenha que ficar com a Petrobras, o Estado, no Brasil. E ai, se aplica o sistema de Partilha

        Porque o Serra e as empresas internacionais não se contentam com 30%?

        Lição de casa: aprenda o que é partilha e o que é concessão…

  20. Setor produtivo X Setor improdutivo

    Interessante analisar as posições dos convidados que compuseram a mesa que debateu no Senado a PL 131. De um lado os integrantes do setor produtivo da nação: representantes da indústria de máquinas e equipamentos, da indústria de equipamentos submarinos e de entidades privadas da área de petróleo, defendendo a aprovação da lei. Do outro, contra a PL, representantes do setor improdutivo do país: representantes da academia e da burocracia estatal (ANP, MME e Congresso), todos, como diria o AA, com seus salários, férias e auxílios garantidos. 

    PS. Um dos componentes da mesa, a representante da Petrobras ficou em cima do muro.

  21. José Serra é desprezível,

    José Serra é desprezível, além de entreguista. Como paulista e brasileiro, devo amaldiçoar o dia em que esta criatura pusilânime foi eleita para o Senado, para trabalhar contra o Brasil

    1. Na verdade, os brasileiros e

      Na verdade, os brasileiros e nós paulistas, especialmente, devemos amaldiçoar o dia em que este pilantra nasceu…

    2. Personagem principal da PRIVATARIA

      Concordo Luis, este canalha é um entreguista, um lesa pátria. É sim, o personagem principal do livro PRIVATARIA TUCANA.

      Canalhas como este, homiziados no PR e SP, financiam blogs  sujos e imbecis, como o tal coreano kin “sei lá o que” , para que gerem movimentos (nestes estados, PR e SP) contra o governo. A mídia parcial, e também suja, ajuda, e assim vão desviando a atenção deste congresso retrógado e entreguista que vem acabando com avanços sociais obtidos a duras penas.

      Agora atacam nossoa fonte de riqueza, nossa reserva de futuro para entregar a empresas estrangeiras.

      vendilhões da pátria, canalhas…

  22. A Petrobrás vem piorando

    A Petrobrás vem piorando todos os seus fundamentos funanceiros, tais como lucro, margem, caixa, endividamento, etc, desde 2010, (como já demostrei aqiu em outros comentários) quando houve a mega capitalização e em seguida a ampliação da política de seguramento de preços de derivados.

    Se não fosse essa piora substancial em TODOS os seus fundamentos financeiros, essa discussão nem estaria sendo ventilada. Provavelmente vão aprovar porque a empresa não tem condições de manter essa obrigatoriedade de 30% a não ser que demore muito mais tempo para fazer essas explorações.

    1. E qual é a pressa?

      “Cui prodest?” Se não estiver equivocada a sua análise sobre a condição financeira da empresa, ainda assim, a quem interessa acelerar o programa de exploração? Se liga companheiro!

    2. Daniel, esse tom meio

      Daniel, esse tom meio professoral, meio de estudante aplicado, afeito às questões técnicas e econômicas, NÃO convence. O assunto é estratégico, meu caro. A POLÍTICA e os interesse nacionais estão à frente de quaisquer tecnicalidades e análises econômicas rasas, porque de curto prazo.

    3. E quem falou que o petróleo

      E quem falou que o petróleo precisa ser explorado todo de uma vez? Ainda mais agora que está em baixa. Petrobras sempre deu lucro com o mercado nacional. Hoje o aumento da produção na área do pre-sal já supre o mercado nacional e se a política de correção de preços for mantida e não mais a empresa for usada para controle inflacionário de um país com PIB da ordem de trilhão, como é o Brasil, então não há justificativa em mudar as regras. Dificuldade com crédito e Petrobras não tem. Você acha que no caso de um eventual leilão sem a participação da Petrobras, o vencedor vai investir pesado de imediato? As intenções do Sen. Serra são outras…

      http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/wikileaks-psdb-promoteu-americanos-rever-lei-pre-sal/

      Como disse o Requião, tem muita coisa em jogo pra ser discutido de imediato. E sabe-se, historicamente, que em política, quanto maior o imediatismo menor a transparência.

    4. sr. sabe tudo

      Quando o assunto é Petrobras, o comentarista (que imagino operar Petrobras para terceiros) vem com com a ilusão do conhecimento, que sabemos que é pior que a ignorância. A questão da Petrobras não é financista (que interessa a  0,2% da população brasielira), mas sim objeto estratégico de uma nação. A mentalidade curta e rasteira permite o enfoque em números que mudam de acordo com interesse na volatidade dos mercados.  

  23. País deve produzir de petróleo alinhado com consumo interno.

    Mas essa projeção não pode vir do Ministério da Fazenda nas mãos de ex-analistas do FMI e representantes de banqueiros e dos MINORITÁRIOS da Petrobras.

    A perda de lucratividade da Petrobras e redução do valor da empresa é decorrente da redução do preço do petróleo de US$ 150 para US$ 50 dólares o barril. Situação que será revertida normalmente, ver histórico de manipulação dos preços do petróleo pelo governo americano em conluio com arabia saudita. Ver o que EUA fizeram com Iraque por conta do petróleo. Crime de guerra que  a ONU faz vistas grossas.

    Nesse ínterim golpistas esperaram transferir autonomia de produção e titularidade do petróleo do pre-sal brasileiro para as petroleiras estrangeiras e para atender interesses estrangeiros explorar a população.

    Esforço inútil de 70 anos de existência e financiamento da Petrobras pelo dinheiro de impostos da população brasileira ?

    Ver o território cubano invadido pelo EUA, mas que OEA / ONU sempre disseram amem. Não fosse a invasão da Ucrânia pela Rússia, essa situação não seria revertida neste ponto no tempo.

    Capital não tem pátria, Dinheiro de empresas não tem carimbo de procedência com valores embutidos nos preços das mercadorias e serviços, como rotulam Aécio, FHC e Serra e Gilmar Mendes.

    Assim como a inflação interna, provocada pelos aumentos de insumos básicos com preço controlado volta a normalidade por si, zerado o efeito no calendário de medição.. Exceto se os Tiranos no poder da Fazenda / BACEN com a benção da economista Dilma  manter a indexação dos juros da SELIC com a inflação.  Ou seja, quanto mais inflação melhor para os déspotas banqueiros  de posse dos recursos financeiros do Estado.

    Para humilhação da população brasileira fora do 10% mais ricos.

    Essa redução faz parte da guerra econômica do EUA contra Rússia bancada em conjunto com Árabes e leva a reboque a quebra da Venezuela dependente do Petróleo. Acredita-se que o tempo combinado com árabes, com sucesso ou não, 2 anos. Então os preços do barril do petróleo, via redução de produção do grupo do cartel, devem voltar para a regra o céu é o limite,  e devem recuperar a baixa dos lucros, o que é bem diferente de prejuízo de negocio. Custo de produção é baixo média  menos de US$ 20 dólares o barril.

    O milagre econômico brasileiro dos anos 70, época da ditadura  militar- elite- Congresso- EUA, afundou em boa parte devido a falta de petróleo . Preços subiram de menos de U$ 10 dólares para US$ 50 dólares o barril. e com nossa logística toda dependente de transporte rodoviário – acerto de JK de parar transporte ferroviário e fluvial em troca da chegada das grandes montadores  estrangeiras de  veículos, a contra-gosto do governo americano.

    Não vejo razão para pressa nem para investimentos exagerados na extração de petróleo e preço de gasolina deveria ser tributado no nível internacional aprox.. 10% no lugar de 40%, sendo 30% aprox… ICMS. País deve assegurar volume de produção de petróleo pouco acima do consumo interno – estimativa conservadora projetada. 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador