Sergio Moro conseguiu ajuda nos EUA para identificar os hackers, por Luis Nassif

É evidente que o rastreamento dos hackers foi feito pela inteligência dos Estados Unidos.

Por volta das 17 horas do dia 4 de junho de 2019, o Ministro Sérgio Moro percebeu que seu celular havia sido hackeado. Uma hora depois, convoca reunião de emergência com integrantes da inteligência da Polícia Federal e de Tecnologia da Informação do Ministério da Justiça.

As primeiras informações da Polícia Federal é que seria quase impossível identificar os invasores.

No dia 9 de junho The Intercept começa a publicar reportagens baseadas nas conversas hackeadas dos procuradores da Lava Jato.

No dia 22 de junho, Moro faz uma viagem reservada aos Estados Unidos. Estava acompanhado do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal, José Lopes Hott Junior, e o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Igor Romário de Paula.

Segundo sua assessoria, ele visitaria órgãos de segurança e inteligência dos EUA, “com o intuito de fortalecer as operações integradas com o Brasil”. Pela agenda, Moro teria visitado a patrulha de fronteira e o Centro de Inteligência da cidade de El Paso. No dia 25 foi a Washington e visitou agências de investigação e inteligência do governo americano, inclusive agências de combate a crimes cibernéticos.

No dia 23 de julho, a Polícia Federal prendeu quatro suspeitos de terem hackeado o celular de Moro.

É evidente que o rastreamento dos hackers foi feito pela inteligência dos Estados Unidos. E a ida de Moro até lá foi para receber as informações que permitiram que, um mês depois, os hackers fossem presos.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpe Nassif mas, nesta você errou. Os EUA não ajudaram ele descobrir os Hackers, ele sabia quem eram e foram treinados e ajudados pelos EUA para montar mais esta farsa. Porém não deu tempo de fazer o teatrinho que estava previsto, ele descobriria os “Hackers” antes da divulgação e poria a culpa no PT como aliás tentaram colocar a culpa na esquerda e na Manuela. Mas deu merda, o Gleen foi mais rápido e jogou tudo no ventilador.

  2. corrupção caiu como uma luva…
    Qualquer f. coisa, serviria.
    Se o caso fosse de falta de fé, serviria.
    Se fosse o caso de contribuição ao aquecimento global, serviria.
    Se fosse acusação de gigantismo estatal, serviria.
    Ser cria de Getúlio, serviria.
    O fundamental foi a propaganda!
    24 horas por dia durante 15 anos de mirians leitões, merdovais pedreiras, falando de Camarotis globlais do plimplim e de suas metástases, bastariam até para provar que a terra é plana!
    Até engenheiros da Petrobras acreditaram que sua empresa era podre e seria melhor entregar (conforme prometeu ÇERRA45 à Chevron-Texaco) os seus ricos empreguinhos para os galãs doutores do north!

  3. Nassif, você só esqueceu que o Glenn disse estar de posse das mensagens mais de um mês antes de divulga-las. Parece que uma coisa é o hacker às autoridades e outra as mensagens que parecem ter sido tiradas, talvez todas, do celular do Dallagnol.

    A divisão é bem clara: parlamentares e ministros de um lado, procuradores de outro. Estas foram vazadas, as outras não. Por qual motivo? Ainda mais sabendo que o hacker se Araraquara disse recentemente que estava “apavorado” porque soube que iam “privatizar tudo”. Isso não saiu nos chats dos procuradores.

    A única coisa certa é que o Moro foi buscar ajuda nos EUA. O resto continua sendo apenas especulação e, ao que parece, a história de um hackeamento serve para procurar encobrir a história de um vazamento.

  4. Qual o problema de pedir ajuda dos mais competentes do mundo para prender bandidos? Nassif, o que você tem contra os norte-americanos? A quem devemos nos unir? À China? À Rússia? À França? Ao Japão? À Alemanha?
    Responda por favor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador