Sobre romantização do subemprego e futuro do trabalho

Criou-se um "limbo trabalhista" para os autônomos de aplicativos, mas a sociedade começou a "romantizar" a situação e a classificar este trabalhador como "empreendedor", "vencedor", "guerreiro"

Jornal GGN – Um entregador de comida precisa alugar uma bicicleta para trabalhar num aplicativo que não é seu e nem é seu patrão; carrega refeições em nome de um restaurante que tampouco o contratou, para um cliente que igualmente não tem vínculo nenhum com ele.

Este sujeito está num “limbo trabalhista” atualmente, mas a sociedade começou a “romantizar” a situação e a classificar esse trabalhador sem nenhum direito ou respaldo como “empreendedor”, “vencedor”, “guerreiro”.

Estamos reconfigurando as relações de trabalho e rumando para um contexto de “liberdade cheia de prisões”.

“É o desmonte da identidade do trabalhador enquanto trabalhador, e do indivíduo enquanto individuo.”

No canal Tempero Drag, no YouTube.

 

 

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Daniel

- 2019-07-14 20:05:21

A questão é: PRA QUEM ESTÁ SE AFOGANDO ATÉ JACARÉ É TRONCO !! A esquerda tem que ter mais empatia com esse pessoal da baixa classe média, para não perdê-los de vez !! Mais do que ja perdeu !!

AMORAIZA

- 2019-07-14 19:19:40

Faltou dizer que o entregador de comida não recebe comida pra comer. Tem que comprar, se o dinheiro der e comer sentado na calçada quando dá tempo.

- 2019-07-14 18:30:33

Olhei este canal, RECOMENDO o canal Tempero Drag.

peregrino

- 2019-07-14 17:44:06

Muito legal... linda, com classe, charme e inteligência

- 2019-07-14 17:11:46

Já comentei sobre isso há algum tempo, e sugiro assistir David Graeber (livro Bullshit jobs) sobre o tema. Mas num mundo em que o trabalho tem servido à destruição do planeta pela superprodução inconsciente de produtos e serviços inúteis, o tema deveria nos fazer pensar sobre o estatuto do trabalho, e sobre coisas revolucionárias como a renda mínima de cidadania aqui defendida com galhardia por Eduardo Suplicy (basic income, na terminologia mundial, em inglês) e sobre a necessidade de superar o capitalismo como forma de organização da sobrevivência material. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/582057-a-estranha-sociedade-dos-empregos-de-merda-entrevista-com-david-graeber De um tempo em que os artistas ousavam, e a sociedade também, pensar em um outro mundo, onde o dinheiro não seria o senhor das vidas e mortes. Quando ser artista era, por definição, sonhar e experimentar outros mundos... e não ficar famoso pra ganhar dinheiro e só. Hoje é dia de John! The Beatles - Apple Rooftop Concert (1969) Full Video https://www.youtube.com/watch?v=JgNyM6jwqRQ E de João! João Gilberto - Fotografia - São Paulo - 1994 https://www.youtube.com/watch?v=6IU-8U8VNo8&list=WL João Gilberto Especial TV Cultura 1983 https://www.youtube.com/watch?v=-CxRDTFXArc Sampa/SP, 14/07/2019 - 17:11

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador