Um professor que acertou o resultado das últimas 9 eleições presidenciais nos EUA divulgou sua previsão sobre as eleições de 2024. O acadêmico aposta na vitória da democrata Kamala Harris em novembro.
Allan Lichtman, Professor de História da Universidade Americana, desenvolveu uma fórmula que tem previsto o resultado das eleições presidenciais estadunidenses desde o pleito que elegeu Ronald Reagan em 1984.
Lichtman foi co-autor do livro The 13 Keys to the White House (As 13 chaves para a Casa Branca, em livre tradução) que divulgava o sistema desenvolvido por ele e pelo renomado matemático Vladimir Keilis-Borok em 1981. Foram analisadas as tendências de eleições presidenciais naquele país desde. Confira a aplicação da fórmula para a disputa deste ano a seguir:
Kamala X Trump segundo o método das 13 chaves:
- Mandato do partido: o partido em exercício conquista mais cadeiras na Câmara dos Deputados após as eleições de meio de mandato.
Kamala x Trump 2024: Joe Biden perdeu as chamadas midterms em 2022, embora o desempenho tenha superado as expectativas. Logo, seria uma vantagem para Donald Trump.
- Disputa: Não há nenhuma disputa séria para a indicação do partido em exercício.
Kamala x Trump 2024: Considerando a unidade interna do Partido Democrata quanto ao apoio à candidatura de Kamala Harris, este seria um ponto para o partido.
- Permanência no cargo: O candidato do partido em exercício é o presidente em exercício.
Kamala x Trump 2024: O cenário mudou com a substituição do atual presidente Joe Biden para Kamala Harris, portanto esta seria favorável a Trump.
- Terceiro via: Não há nenhuma campanha significativa de terceiros ou independentes.
Kamala x Trump 2024: Por apresentarem menos de 10% das intenções de voto, os outros partidos são irrelevantes na disputa presidencial, de acordo com Lichtman. Outro ponto para Kamala.
- Economia de curto prazo: A economia não está em recessão durante a campanha eleitoral.
Kamala x Trump 2024: As baixas taxas de desemprego e inflação nos Estados Unidos sopram a favor da campanha do partido Democrata de Kamala Harris.
- Economia de longo prazo: O crescimento econômico real per capita durante o mandato é igual ou superior ao crescimento médio durante os dois mandatos anteriores.
Kamala x Trump 2024: O mandato de Joe Biden manteve bons índices econômicos e semelhantes aos deixados pela gestão Trump. Mais um ponto para Kamala.
- Mudança de política: A administração em exercício efetua mudanças importantes na política nacional.
Kamala x Trump 2024: Após o retorno dos EUA aos Acordos de Paris, Biden implementou políticas em relação às mudanças climáticas, como a promoção de lei de chips semicondutores, a lei da redução da inflação e a lei de mudanças climáticas. Outro ponto para Kamala.
- Agitação social: Não há agitação social contínua durante o período.
Kamala x Trump 2024: Apesar das fortes manifestações contra o genocídio perpetrado por Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza, Lichtman não as considera como parte de uma agitação social permanente durante todo o ciclo do governante. Portanto, Kamala segue em vantagem.
- Escândalo: A administração atual não está contaminada por grandes escândalos.
Kamala x Trump 2024: Biden não foi envolvido diretamente em nenhum grande escândalo e, segundo o historiador, teve críticas restritas a outras questões como sua idade e apoio ofertado a Israel contra os palestinos. Outro ponto para Kamala.
- Fracasso militar/externo: A administração em exercício não sofre nenhuma falha grave em assuntos militares ou estrangeiros.
Kamala x Trump 2024: Tanto o genocídio na Faixa de Gaza quanto a saída desastrosa dos militatares estadunidenses do Afeganistão são fracassos da gestão Biden na política exerna, Trump abre vantagem nesse quesito.
- Sucesso militar/externo: A administração em exercício obtém um grande sucesso em assuntos estrangeiros ou militares.
Kamala x Trump 2024: O fortalecimento da Otan e a guerra econômica contra a China são elementos favoráveis da política externa dos EUA no último período. Assim, o ponto é de Kamala.
- Carisma do titular: o candidato do partido em exercício é carismático ou um herói nacional.
Kamala x Trump 2024: Para Lichtman, um candidato é carismático quando se torna uma “pessoa única numa geração e candidato inspirador de forma ampla”. Por não acreditar que Kamala Harris contemple esta definição, Donald Trump ganharia o ponto.
- Carisma do desafiante: o candidato do partido desafiante não é carismático ou um herói nacional.
Kamala x Trump 2024: Devido ao fato de Trump ser reverenciado apenas por uma pequena parcela da população estadunidense, o ponto iria para Kamala.
Resultado: Ao final do teste Kamala Harris tem 9 das 13 respostas a seu favor, podendo se eleger a próxima presidente dos EUA segundo o sistema de Allan Lichtman.
Com informações do New York Times
Leia Mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Seria interessante pontuar que o professor Lichtman escreveu, em 2017, um livro defendendo o impeachment de Donald Trump.
O título poderia ser “Kamala no País das Maravilhas”. Elke, Fio, Dario, Júlio (Tupi – JF)…