TVGGN encerra 2021 com dois documentários históricos sobre Sergio Moro e Cancellier

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Com os dois lançamentos, a TVGGN cumpre com sua missão editorial, que é fazer contraponto ou desnudar tudo o que a grande mídia distorce ou omite da sociedade

Com os dois lançamentos, a TVGGN, liderada por Luis Nassif, cumpre com sua missão editorial, que é fazer contraponto ou desnudar tudo o que a grande mídia distorce ou omite da sociedade

Em 2021, a TVGGN o canal do GGN no Youtube – lançou dois documentários inéditos, recheados de informações exclusivas, e que dialogam com alguns dos assuntos nacionais mais relevantes dos últimos anos.

O primeiro, lançado em fevereiro de 2021, foi produzido por Luis Nassif, Marcelo Auler, Cintia Alves e Nacho Lemus. Trata-se do documentário “Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei”, que já ultrapassou a marca das 170 mil visualizações na TVGGN.

A peça revisita a trajetória de Moro desde o início da carreira de juiz, passando pelos tempos de Banestado, para mostrar que a veia autoritária dele não nasceu na Lava Jato. Moro sempre cruzou a fronteira do bom senso e usou seu poder de magistrado numa suposta cruzada anticorrupção marcada por excessos.

Não à toa, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, chamou Moro de “juiz travestido de acusador” ao analisar um processo derivado do caso CC5, meses antes da Lava Jato começar.

O documentário sobre Moro é um registro histórico por desnudar uma figura que por muitos anos foi tratada como “herói” pela grande mídia. Ao contrário disso, Moro, na ânsia de atacar um programa federal fomentado pelo PT, foi capaz de prender injustamente alguns agricultores humildes que até hoje sentem o impacto do trauma. A história é fruto de uma apuração exclusiva do jornalista Marcelo Auler, grande parceiro da TVGGN em 2021.

É possível assistir ao documentário sobre Moro no link abaixo:

Outro documentário da TVGGN que marcou 2021 conta em detalhes a história por trás do suicídio do ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. “Levaram o reitor: quando o modelo Lava Jato adrentou uma universidade” conta com argumento de Luis Nassif, roteiro, produção e entrevistas de Patricia Faermann e edição, assistência de roteiro e imagens de Nacho Lemus. O vídeo, divulgado no dia 13 de dezembro, tem quase 50 mil visualizações no Youtube.

“Levaram o reitor” chama atenção pela forma profunda, intelectualmente honesta e, acima de tudo, humana com que é retratada a morte de Cancellier. A autoimolação do reitor foi o maior grito contra a sanha punitivista e a marcha da intolerância que dá o tom do País nos últimos anos.

Assim como Lula, Cancellier foi vítima de lawfare (uso do aparato jurídico e midiático para fazer perseguição política), e o documentário da TVGGN expõe, com riqueza de detalhes, todas as lacunas no processo judicial que provam isso.

Até hoje os algozes de Cancellier – entre eles, a delegada Erika Marena, que também atuou na Lava Jato – seguem impunes.

Ambos os documentários da TVGGN foram financiados exclusivamente por nossos leitores, que fizeram doações por meio da plataforma de crowdfunding no Catarse.

Com os dois lançamentos, a equipe da TVGGN, liderada pelo jornalista Luis Nassif, segue cumprindo com sua principal missão editorial, que é fazer o contraponto ou desnudar tudo o que a grande mídia distorce ou omite da sociedade.

Você também pode apoiar o jornalismo independente e crítico do GGN acessando a campanha recorrente, clicando aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador