“Um bom dia afinal”: Moro mostra alegria ao saber de nova denúncia contra Lula

Moro aceitou a denúncia contra Lula e instruiu todo o processo, mas o caso hoje aguarda sentença por parte do novo juiz da Lava Jato em Curitiba, Luiz Antonio Bonat

Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra

Jornal GGN – Em mensagem trocada com Deltan Dallagnol, então coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná, Sergio Moro usou um emoji para expressar sua felicidade quando soube que os procuradores protocolariam o que seria, à época, a quarta denúncia da Lava Jato – a terceira em Curitiba – contra o ex-presidente.

Além do emoji, Moro escreveu “um bom dia afinal”, confirmando sua alegria em ver Lula denunciado mais uma vez. Hoje, Moro é alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal em que a defesa de Lula contesta sua imparcialidade. O julgamento da suspeição de Moro está parada por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, que prometeu retomar o debate a partir deste mês.

A mensagem de Moro a Dallagnol foi enviada em 14 de dezembro de 2016. No dia seguinte, a Lava Jato em Curitiba, de fato, denunciou Lula por suposta corrupção envolvendo um terreno que a Odebrecht ofereceu, mas que nunca foi usado para a instalação do Instituto Lula, e um apartamento que pertence ao empresário Glaucos da Costamarques, vizinho ao imóvel que foi sido utilizado pela família de Lula em São Bernardo do Campo.

Moro aceitou a denúncia contra Lula e instruiu todo o processo, mas o caso hoje aguarda sentença por parte do novo juiz da Lava Jato em Curitiba, Luiz Antonio Bonat.

Nesta segunda (1), o ministro Ricardo Lewandowski levantou o sigilo de mensagens hackeadas da Lava Jato que foram obtidas pela Operação Spoofing. O material confirma que Moro ajudava o MPF a construir a ação contra o ex-presidente, dava dicas de procedimentos para acelerar a tramitação das ações penais, orientou os procuradores a buscar ajuda dos Estados Unidos, entre outras ações incompatíveis com a equidistância que um magistrado deve ter da acusação.

Leia também:

Moro mandou Dallagnol colocar os americanos para “trabalhar” na Lava Jato

 

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É evidente que, para quem, como nós, leitores do GGN e dos demais blogs e sites do jornalismo independente, toda essa lama já era amplamente conhecida.
    Mas, como todos sabemos, desde as revelações do The Intercept, a mídia tradicional simplesmente ignora tudo isso. E provavelmente, o fará novamente.
    A única diferença é a situação de Sérgio Moro, que ainda era um “Herói (do Jornal)Nacional” naquela época, e, portanto, herói para boa parte da opinião pública, e hoje é inimigo, ou, pelo menos adversário do governo que ele mesmo tornou possível.
    É pouco provável que a Globo modifique sua posição, e dê algum tipo de destaque às novas revelações.
    Mas boa parte dos que incensaram Moro, talvez, agora o demonizem.
    Bolsonaro agradece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador