Vídeo: O estrago da Lava Jato no Comperj e outras obras no Brasil e América Latina

Com uma investigação que não se preocupou em preservar as grandes empreiteiras do País, a Lava Jato é, ao mesmo tempo, uma "benção e uma maldição" para o Brasil, diz o vídeo do Vox

Jornal GGN – O vídeo acima foi lançado pelo site de notícias estrangeiro Vox em 2018, mas continua atual. Mostra o impacto da Lava Jato na economia brasileira, ao desmantelar a construção civil e o setor de petróleo, eliminando milhares de empregos e paralisando obras que seriam um diferencial para o desenvolvimento do país.

O caso emblemático é o do Comperj, o maior completo petroquímico do Brasil, no Rio de Janeiro, cujas obras foram suspensas em 2015, na esteira do escândalo feito pela Lava Jato.

A cidade de Itaboraí chegou a receber 40 mil pessoas nos últimos anos interessadas em colher os frutos dos postos de trabalho que seriam gerados graças ao empreendimento. Mas tudo se perdeu quando a Petrobras, dona da Comperj, caiu na operação então conduzida por Sergio Moro.

Hoje, a obra foi retomada graças a uma parceria com chineses, mas com muito menos vagas de emprego do que antes.

O vídeo é claro: o problema da Lava Jato é que o caso Comperj não é um “incidente isolado”, mas algo que se repete em outras grandes obras no Brasil e América Latina.

Com uma investigação que não se preocupou em preservar as grandes empreiteiras do País, a Lava Jato é, ao mesmo tempo, uma “benção e uma maldição” para o Brasil, diz o vídeo do Vox.

Uma benção pelo mérito de ter revelado o esquema de corrupção nas entranhas da Petrobras, que serviu para encher o bolso de ex-executivos da empreiteira com contas no exterior, favorecer grandes empresas e financiar campanhas eleitorais. Mas de outro lado, a Lava Jato corroeu a democracia brasileira, pois demonstrou, ao longo dos anos, o viés político que derrubou uma presidenta, prendeu outro e elegeu um terceiro, de extrema-direita, de seu agrado.

Leia também:  Entidade mantém crítica à nova portaria de Moro: “Deportação continua sumária”

O GGN prepara uma série de vídeos explicando a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Saiba como em www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

1 comentário

  1. (…)
    “…a Lava Jato é, ao mesmo tempo, uma “benção e uma maldição…”
    (…)
    Bênção????
    De que planeta ou galáxia é a criatura que escreveu isso?
    Pelamordedeus!! Por Tutatis!!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome