Xadrez de um país controlado pelo crime organizado

Peça 1 – o crime apossando-se do Estado

Há uma preocupação global com a tomada do poder nacional pelo crime organizado. O Brasil se tornou um caso emblemático, inédito de jovem democracia que, após inúmeros avanços sociais, morais e econômicos, teve como desfecho a subordinação do país ao crime organizado. E não se está falando das vinculações entre o tráfico e o Congresso, que ainda não foram devidamente apuradas.

Por aqui, montou-se o mais esdrúxulo pacto da atualidade. Em troca de entregar reformas profundamente antipopulares, excessivamente radicais, enfiadas goela abaixo da população sem nenhuma negociação – e, por isso mesmo, de vida curta -, a organização que se apossou do poder ganhou salvo conduto para assaltar.

Temas de alto interesse nacional, com reflexos sobre as próximas décadas, como a venda de terras públicas, a flexibilização ampla no licenciamento ambiental, a demarcação de terras indígenas, concessões portuárias, tudo está sendo entregue, no mais amplo processo de desmonte a que o país foi submetido.

Há muitas dúvidas sobre a oportunidade ou não das diretas-já. Mas há uma certeza: Temer não pode continuar.

O país está no estágio do chamado trem desgovernado. Há um início de reorganização da opinião pública, os partidos políticos tentando entender o momento, mas ainda assim, um estado de estupor generalizado, caracterizado pelos seguintes pontos:

1.     Um assalto ao Estado, através de aparelhamento indiscriminado da máquina, disseminação de portarias, sede para negociatas, sem nenhuma forma de controle.

2.     Uso do Estado para subornar todos os poderes, incluindo a mídia, conforme se apurou em grampo recentes do senador Aécio Neves. Compra a mídia com publicidade, parlamentares com leis e portarias, autorização para venda de terras públicas, flexibilização selvagem das leis ambientais, concessões de portos e de teles.

3.     O único fator de contenção é a perspectiva de queda de Michel Temer. Qualquer sinal de fortalecimento de Temer significará uma ampliação desmedida dos processos de assalto aos cofres públicos.

Peça 2 – Temer é insustentável

Por qualquer ângulo que se imagine, só há uma certeza inabalável: o governo Temer é insustentável.

Ele comanda uma organização criminosa que se aboletou no comando do país. É o grupo que chantageou todos os governos eleitos, desde a redemocratização, composto por políticos sem compromisso de país empenhados exclusivamente em fazer negócios.

Mais que isso, não parou depois de assumir o cargo. Levou para dentro do governo seus próprios operadores pessoais. E foi flagrado combinando acertos com Joesley Batista, da JBS, todos os passos documentados: a indicação de Rodrigo Loures, como seu homem de confiança; o acerto de taxa de sucesso, se o pleito junto ao CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) fosse acolhido; e o pagamento de propina, em dinheiro, devidamente registrado pela Polícia Federal.

Em qualquer outro país, o escândalo levaria multidões à rua, a vergonha se espalharia pelas páginas de jornais, revistas, pelas imagens de TV, pelos programas de rádio.

No entanto, com o controle do governo, Temer apossou-se de um conjunto de poderes que estão sendo utilizados para impor as negociatas. A organização Temer ganha salvo-conduto para depenar o Estado.

Enquanto persistir com o Executivo na mão, há o risco do mesmo poder corruptor ser exercido sobre outras instâncias, além do Congresso e da mídia. É evidente o chamado periculum in mora para a democracia brasileira.

Peça 3 – as eleições indiretas

O risco de eleições indiretas seria subordinar a presidência à mesma quadrilha parlamentar.

Ora, hoje em dia a presidência está entregue ao alto comando dessa quadrilha. Por tal, se entenda o pessoal mais profissional no exercício da corrupção política, que mantém a grande articulação do assalto sistemático ao Estado.

Na pior das hipóteses, mantém-se o polvo sem cabeça, se dá um freio nesse assalto indiscriminado ao país e de impõe um mínimo de recato na vida pública.

Na melhor das hipóteses, há a possibilidade do novo eleito promover um mínimo de conciliação, visando pacificar o país com vistas às eleições de 2018.

Peça 4 – as eleições diretas

Nada tira a legitimidade do voto direto.  O que se discute são as eleições diretas agora ou no próximo ano.

A vantagem das eleições diretas seria promover uma reaglutinação de forças e voltar a discutir o futuro. O inconveniente seria reacender o clima bélico da polarização, além de acirrar o protagonismo político da Polícia Federal e da Lava Jato. E, no quadro atual de desestruturação partidária, a possibilidade de abrir espaço para aventureiros.

Peça 5 – a saída ideal

Qualquer saída – diretas ou indiretas – terá que levar em conta a resultante final: eleições gerais com regras que impeçam a manutenção do controle do Congresso pela bancada eleita por empreiteiras e pela JBS.

A saída ideal seria uma Constituinte exclusiva, com candidatos eleitos pela população para um mandato de no máximo dois anos, não podendo voltar a se candidatar.

Seria a maneira da sociedade brasileira assumir o controle, dar uma arrumação geral na casa e devolver a política aos políticos profissionais.

É um tema capaz de mobilizar o Ministério Público, para impedir abusos de poder econômico, e abrir espaço para novas referências em uma sociedade em que os melhores nomes não têm espaço dentro do universo de banalidades criado pela mídia e pelas redes sociais.

 

Luis Nassif

104 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Grande satisfação ao ler este xadrez

    Ao ler este xadrez tive grande satisfação, pois além de concordar com a maioria das observações apresentadas na análise, identifiquei no 2º parágrafo da Peça 5 uma das sugestões que – em comentário postado no GGN há cerca  dedois anos – apresentei na forma de tópico.

  2. 6 pessoas

    Há um única saída para o impasse histórico em que estamos metidos: a anulação do impedimento de Dilma. 11 (na verdade, 6) pessoas têm o poder de resolver isso. Essa alternativa, simples e rápida, retoma a vigência da Constituição de 05 de Outubro de 1988. Pode ser resolvido amanhã, caso estas 6 pessoas assim o decidam. Quem deu início a toda essa confusão foram estas mesmas 6 pessoas. Poderiam ter impedido tudo isso. 

    1. Concordo com você e

      Concordo com você e acrescento que TODOS os ATOS do governo golpista deveriam ser anulados.

      Se isto acontecesse, a volta da Dilma ao governo, o prédio da 13ª vara de curitiba deveria ser imediatamente lacrado e TODOS os servidores que lá atuam impedidos de entrar. TODOS, sem exceção, deveriam ser substituídos por outros de outras regiões do país e sem qualquer vínculo com o psdb.

      Após reorganização, todos os atos da atual operação deveriam ser analisados e só após esta análise as investigações deveriam ser retomadas, sem vazamentos, sem juízes e procuradores midáticos e muito longe da globo. penso que descobririam coisas do arco da velha e que foram ocultadas pela atual equipe, tipo, parceria com os eua para ferrar nossas empresas e interesses estrategicos.

      As empresas e empregos devem ser preservados e quem tiver a culpa comprovada será punido de acordo com a lei.

       

      1. “Se isto acontecesse, a volta

        “Se isto acontecesse, a volta da Dilma ao governo, o prédio da 13ª vara de curitiba deveria ser imediatamente lacrado e TODOS os servidores que lá atuam impedidos de entrar. TODOS, sem exceção, deveriam ser substituídos por outros de outras regiões do país e sem qualquer vínculo com o psdb.”

        Discordo. Deve ser lacrado com os servidores que atuam lá trancados dentro e demolido. E depois deviam jogar gasolina em cima dos escombros e tacar fogo, para que nenhum ser de sorte sobrevivesse.

    2.   Nem é fácil, nem Dilma

        Nem é fácil, nem Dilma quer.

        

        Inclusive desconfio que nunca quis, verdadeiramente. Jamais se comportou como alguém que soubesse ser presidente. Parecia estar lá por acaso, e não em razão de dezenas de milhões de votos.

  3. Eu digo que com eleições

    Eu digo que com eleições diretas ou indiretas vamos ter que engolir políticos totalmente desqualificados étia e moralmente discursando com aquele ódio conhecido. Os batedores de panela estão tristes, dsolados. Contudo, ficam calados, acuados, como tontos, sem saber de mais nada, apenas de uma coisa: que o PT foi o causador dessa tragédia, e que PT nunca mais. Não tem olhos pra ver, nema cabeça pra pensar, e sequer carecem de um empurraõ de Temer, porque, a bem da verdade, esse presidente é muito estúpido, mas até agora foi muito sutil em seus dicursos ao falar mal do PT. Pra se justificar como um legal sua falsa-bronca em sido contra Dilma; de Lula ele não fala. 

    A imprensa se ecnarregou de fazer seu jogo sujo lá atrás, e sente-se vitoriosa, até porque mantem sob seu controle, ou vice-versa, a Lava Jato, que é a maior interessada em destruir Lula como político. Enquanto rola o corpo de Temer numa laderia, o de Lula é empurrado em outra pela Globo e pela Lava Jato

    Hoje li que Carvalhosa, aos 85 anos, quer se candidatar a presidente numas iniretas. Vi esse homem pela primeira vez numa entrevista com Gamberini da Gazeta. Quando esperava oouvir respostas elevadas de um jurista, escutei o mesmo discurso dos anti-petistas. Quem quer eleições diteras são esses caras que afundaram o país, disse num momento da entrevista. Gamberini não foi respondido como queria; e ficou clara a sua frustração com o entrevistado. 

    Do post, o que mais dói é constatar a venda das nossas riquezas, a entrega da nossa soberania, que paulatinamente tem se feito, mais na surdina, porque o povo em geral, não compreende o que existe de pior nessas negociatas de governo e parlamentares dissimulados, ou ministros cínicos, como o das Relações Exterirores, que parece mais uma alma penada.

  4. A saida correta seria a
    A saida correta seria a anulação do golpe de estado e a volta ao cargo de quem foi eleita por 54 milhões e quinhentos mil votos terminar o seu mandato. Anular todas as medidas desse governo golpista que não foi o projeto vitorioso nas eleições.

  5. Desde que o Lula deixou a
    Desde que o Lula deixou a presidência o País entrou em colapso. Apesar de Dilma ser uma pessoa correta , nunca teve preparo para um cargo de presidente . Cabe agora a toda a sociedade colocar um ponto final nos demandas dos políticos, empresários, judiciário e a mídia. Tem que partir de nós, não deles.

    1. nossa miséria de nomes

      Concordo; A Dilma foi talvez a mais honesta presidente da história do Brasil e  amais incompetente. Mas quem masi o Lula podia indicar?

      Tinha que ser alguém do PT, por questão de dependência do apoio partidário. Logo Ciro e Erundina estão fora. Isto que Erundina que é uma senhora política é sempre desprezada  pela mídia, população e até pelos partidos esquerdistas com seu machismo nosso de cada dia.

      Dirceu foi destruído pela imprensa. Palocci se mostrou um corrupto de marca maior. Genoíno  também fora destruído pela imprensa, e nunca teve perfil para á presidência.

      E tinha que ser um nome com força pra crescer. Gleisi Hoffman ou Haddad, na época não tinham tal potencial. Sobraram Marina Dilma. Marina já se mostrou muito pior,e Lula tinha razão em preferir Dilma a ela. Até porque Dilma era de fato honesta, bem intencionada e boa gestora. Mas gestão administrativca é uma coisa, ser político é outra e Dilma é uma péssima política.

      talvez Suplicy fosse a única opção, mas é uma questão difícil: Suplicy estava escanteado no PT por ter concorrido contra Lula e por não seguir muitas recomendações da bancada (com razão). E Suplicy andava cm dsicursos e oratória muito lenta, sem força, poderia se dar muito mal nas campanhas e debates. Infelizmente, Lula ( e o Brasil) não tinahm um nome de esquerda muito melhor. Andamos muito pobres em nomes de valor e potencial. Basta ver qeu Lula, com idade tão avançada e já tão debilitado continua sendo o grande nome disparado para representar as esquerdas. precisamos de mais quadros. Talvez enfim Ciro ou Haddad.

  6. banda podre

    temer comanda uma ampla banda podre, formada por bandidos; uma grande organização criminosa incrustrada no estado a ocupar posições estratégicas no judiciário, ministérios públicos estaduais e federal, receitas estaduais e federal, policias estaduais e federal, forças armadas e mídia venal-familiar. todos seguindo um roteiro.

    Este roteiro, o almálgama desta grande organização criminosa, foi produzido em washington, e não será por eleições, através de urnas eletrônicas sem nenhuma confiabilidade, que  esses bandidos serão desalojados.

    o povo tem que se armar.

    esse congresso formado por bandidos, com raríssimas exceções, afirmam favoráveis ao porte de armas como deseja a grande maioria da população para enfrentar o criminosos nas ruas que as milícias fardadas do estado não consegue.

    curiosamente, a quase totalidade dos congressistas honestos é contra a discriminalização do porte de armas.

    a maioria dos congressistas, supostamente favoráveis ao porte de armas, conseguiram desmantelarquase todos os poucos direitos sociais a incrível velocidade, mas não aprovam leis que flexibilizam o porte de armas que, aparentemente, se dizem favoráveis.

    por que não?

    este simples fato mostra o quanto essa agenda ultraliberal é exótica, pois armar a população pode ser contraproducente ao sucesso do golpe contra o povo hora em curso, e o avanço nessa discriminalização não irá além da retórica diversionista dos golpistas que se dizem favoráveis a ela.

    a outra frente diversionistas segue tocada pelos marajás imberbes da farsa-jato na sua ‘missão’, igualmente determinada pela e na capital do império, de destruir política e fisicamente o ex-presidente lula.

    o roteiro é simples: destruir o estado nacional brasileiro. a banda podre das forças armadas, formada por quinta-colunas que merecem fuzilamento por crime de alta traição, participam ativamente daquela destruição a troco de trinta moedas.

    canalhas baratos.

  7. “Em qualquer outro país, o

    “Em qualquer outro país, o escândalo levaria multidões à rua, a vergonha se espalharia pelas páginas de jornais, revistas, pelas imagens de TV, pelos programas de rádio.”

    Reformulo a frase:

    “Em qualquer país que não tenha 75% da população composta por analfabetos funcionais, o escândalo levaria multidões à rua, a vergonha se espalharia pelas páginas de jornais, revistas, pelas imagens de TV, pelos programas de rádio.”

    Afirmo que a vergonha não se espalha se depender de sem vergonhas como jornais, revistas, imagens e programas de  tv e rádio. A mídia jamais defendeu os interesses do país e dos brasileiros, defende os interesses de quem a banca com anúncios.

    Somos um país de covardes e bunda moles por isso temos o que merecemos; um governo temer.

  8. o problema

    O problema é que as forças que colocaram os golpistas no poder querem continuar a destruir os ditreitos trabalhistas e previdenciários.

    Mesmo se Temer sair, vão colocar outro capacho para fazer o serviço.

    O grande problema é como impedir a plutocracia de fazer o que quer.

    Difícil, já que controlam a mídia e o nosso povo não se mexe nem quando é assaltado por eles.

    Muito difícil.

  9. diretas sem alcançar o

    diretas sem alcançar o congresso é manter o quadro que aí está, considerando que a turma do golpe tentaria fazer do próximo presidenterefem de seus interesses

  10. Não há o que comentar.Vale

    Não há o que comentar.Vale registrar que Nassif,sempre comedido,perdeu a paciência com a complacêcia de uma sociedade em completo estado de morbidez,quiçá acovardada,e escreveu seu Xadrez mais devastador.A mim cabe apenas acresentar:”Nas fevelas,no Senado/Sujeira pra todo lado/Ninguem respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da Nação.Que Pais é Esse?”Que descanse em paz o poeta Renato Russo da imensa falta que nos faz.  

  11. Não entendo a timidez da
    Não entendo a timidez da imprensa livre desse país em admitir que somos uma narco-república.
    Fosse o outro lado a ter que admiti-lo, só o helicoca seria o bastante para fazer as delícias dos adoradores da “cognição sumária” e da teoria do domínio do fato.

  12. Xadrez de um país controlado pelo crime organizado

    …os partidos políticos tentando entender o momento…

    Considero uma “licença poética”.

    Entender, entendem. O problema é o “acerto” dos interesses.

    O pacto corruptor, dilarecerado pelas delações ao STF, quer é manter o criminoso no poder até onde for possível, mantendo acesa a chama das entregas dos diversos pacotes sonegadores de direitos. 

    Dada a dificuldade operacional solapada pelas denúncias, pensam em nomes diversos mas comprometidos com a agenda encomendada.

    A esquerda segue o histórico caminho de brigalhadas internas todos querendo impor suas soluções. Algumas coincidências do objetivos mas grande disparidade nas ações. 

    As bandeiras e os nomes são vários. 

    O básico, uma ampla reunião para fixar um conjunto de objetivos e ações, por enquanto nem pensar.

    Será que teremos de ouvir novamente o nefasto refrão – ” a esquerda só se junta na cadeia” ?

  13. Por isso a máfia quer calar a voz de Lula

    Por isso a máfia quer calar a voz de Lula, a voz  dos sem-voz, trancafiando-o em alguma masmorra do Moro, se possivel matá-lo, como fizeram com Teori…há precedentes na nossa história: Vargas, Jango, JK…inacreditável vermos, novamente, gente como o cantor e compositor Milton Nascimento nas ruas lutando por Diretas Jà…de novo: quer dizer que nosso pais se resume num povo que não pode nem persistir nem continuar sua luta pelo desenvolvimento porque, volta e meia – e isso diz respeito a um ciclo que se repete a cada 20 anos,  temos que depreender nosso tempo e energia lutando pelo básico, ou seja, pela democracia, o que nos colocar no mesmo patamar de um Congo…e não poderia ser diferente se não temos nem mesmo uma elite e sim um amontoado de endinheirados corruptos mandando nas Instituições e midia convertidas, sim,  em organizações criminosas.

  14. Não há democracia nenhuma que

    Não há democracia nenhuma que resista a doses cavalares de desinformação, manipulação e mentira por anos e anos a fio. Acham o quê, que basta passar uma emenda pra eleições gerais ou pra uma constituinte que serão eleitos congressistas “nórdicos”, é?!

    Uma das piores coisas desse golpe foi também revelar a palermice do chamado “campo acadêmico”. Com raríssimas exceções, passa do limite da irresponsabilidade a frivolidade com que tratam a comunicação na formação da “vontade política” da  sociedade brasileira. Fazem seus doutorados na Europa e nos EEUU pra voltarem falando de partidos políticos, instituições e processos…

    …Ah, o inglês e o francês também voltam melhores!

  15. mas é preciso ter muito cuidado…

    porque quando um golpista diz que só sai morto, está querendo que o povo se arme mesmo

    e eles já mostraram que estão do lado dele e de prontidão

    ele já chamou o Exército uma vez

  16. Nenhuma palavra…

    Durante o processo do golpe a eloquência de certos ministros do STF em temas banais para enganar o público: Impeachment é previsto na constituição, não é golpe!

    Repetiam feito papagaios na frente de todas as câmeras, em shoppings, banalizando o respeito a clareza do tema – não se preocuparam em reparar o que diziam…

    Agiram politicamente!

    Faziam uma espécie de trocadilho temático contra os governistas de então: O impeachment sem crime de responsabilidade previsto na lei, é golpe!

    E continua sendo golpe, senhores ministros!

    Agora com provas!

    O guardião da constituição falhou!

    E falhou feio!

    O marqueteiro pago para derrubar a Dilma confessou isso, houve uma perícia mostrando que não houve pedaladas…

    Hoje estes cavaleiros da triste figura não conseguem entender a frustração daquilo que são – um joguete nas mãos da mídia, da elite!

    De que valeu estudar, sonhar com direito, com justiça se o fim deu nisso?

    E este é o ápice de suas vidas, de seus valores, de suas consciências – fracassaram em relação ao sonho de fazer justiça!

    Não se pode separar daqueles que fizeram o mesmo de dentro do legislativo!

    Não são melhores…

    E é uma erro que eles não pagam, quem paga somos nós…

    Entraram junto com legislativo para o lixo da história…

  17. sem parada total, dicificilmente sairemos para algo melhor

    é greve geral ou nada

    parar o país de vez e sem violência que justifique intervenção militar

    porque do lado dele, podem ter certeza de uma coisa:

    assim que perceber que realmente correrá o risco de ficar preso pro resto de sua vida, vai destruir o país de vez

  18. Recebi agora, via

    Recebi agora, via whatsApp,..,.

    RESUMÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA

    6 CONSTITUIÇÕES FEDERAIS

    1891
    1934
    1937
    1946
    1967
    1988

    9 MOEDAS

    Réis: até 1941
    Cruzeiro: 1942
    Cruzeiro Novo: 1967
    Cruzeiro: 1970
    Cruzado: 1986
    Cruzado Novo: 1989
    Cruzeiro: 1990
    Cruzeiro Real: 1993
    Real: 1994

    6 VEZES CONGRESSO FECHADO

    1891
    1930 ~ 34
    1937 ~ 46
    1966
    1968 ~ 69
    1977

    6 GOLPES DE ESTADO

    1889 ~ 2016
    1930 ~ 34
    1937 ~ 45
    1945
    1955
    1964 ~ 85
    2016

    1 PLEBISCITO IGNORADO

    Venda de armas: 2005

    13 PRESIDENTES QUE NÃO CONCLUÍRAM O MANDATO

    Deodoro: 1891
    Afonso Penha: 1909
    Rodrigues Alves: 1918
    Washington Luís: 1930
    Júlio Prestes: 1930
    Vargas: 1945 e 1954
    Carlos Luz: 1955
    Jânio Quadros: 1961
    João Goulart: 1964
    Costa e Silva: 1969
    Tancredo Neves: 1985
    Collor: 1992
    Dilma: 2016

    31 PRESIDENTES NÃO ELEITOS DIRETAMENTE (também considerando posse de interinos)

    Deodoro: 1889*
    Floriano Peixoto: 1891*
    Prudente: 1894*
    Campos Sales: 1898*
    Rodrigues Alves: 1902*
    Afonso Penha: 1906*
    Nilo Peçanha: 1909*
    Fonseca: 1910*
    Venceslau: 1914*
    Rodrigues Alves: 1918*
    Delfim Moreira: 1918*
    Epitácio: 1919*
    Arthur: 1922*
    Washington Luis: 1926*
    Júlio Prestes: 1930*
    Vargas: 1930
    José Linhares: 1945
    Café Filho: 1954
    Carlos Luz: 1955
    Nereu Ramos: 1955
    Ranieri Mazilli: 1961
    João Goulart: 1961
    Castelo Branco: 1964
    Costa e Silva: 1967
    Médici: 1969
    Geisel: 1974
    Figueiredo: 1979
    Tancredo Neves: 1985
    José Sarney: 1985
    Itamar Franco: 1992
    Michel Temer: 2016
    *Presidentes do Período da República Velha marcado pelas fraudes eleitorais e o coronelismo.

    31 REVOLTAS E GUERRILHAS

    Golpe Republicano: 1889
    Primeira Revolta de Boa Vista: 1892-1894
    Revolta da Armada: 1892-1894
    Revolução Federalista: 1893-1895
    Revolta de Canudos: 1893-1897
    República de Curani: 1895-1900
    Revolução Acreana: 1898-1903
    Revolta da Vacina: 1904
    Segunda Revolta de Boa Vista: 1907-1909
    Revolta da Chibata: 1910
    Guerra do Contestado: 1912-1916
    Sedição de Juazeiro: 1914
    Greves Operárias: 1917-1919
    Levante Sertanejo: 1919-1930
    Revolta dos Dezoito do Forte: 1922
    Revolução Libertadora: 1923
    Coluna Prestes: 1923-1925
    Revolta Paulista: 1924
    Revolta de Princesa: 1930
    Revolução de 1930: 1930
    Revolução Constitucionalista: 1932
    Revolta Mineira: 1935-1936
    Intentona Comunista: 1935
    Caldeirão de Santa Cruz do Deserto: 1937
    Revolta das Barcas: 1959
    Regime Militar: 1964
    Luta Armada: 1965-1972
    Guerrilha de Três Passos: 1965
    Guerrilha do Caparaó: 1967
    Guerrilha do Araguaia: 1967-1974
    Revolta dos Perdidos: 1976

    *Como pode tanta gente realmente acreditar q o país sempre foi tranquilão e só agora q está com algum distúrbio?

    Para refletir!!

    1. Re: Recebi agora, via

      Duas correções a suas valiosas informações:1-João Goulart foi sim eleito vice-presidente: naquela eleição, os eleitores votaram independentemente no candidato a presidente e no candidato a vice. O vice de Janio era Milton Campos, que teve menos votos do que Goulart, que foi então eleito vice-presidente (Goulart era o vice do Mal. Lott, que foi derrotado por Janio Quadros)

      2- O nome correto é Afonso Pena, não Afonso Penha.

      1. Amigo Luiz, obrigado pela

        Amigo Luiz, obrigado pela correção, vou repetir aqui a lista com a correção, para que as pessoas copiem e divulguem:

         

        RESUMÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA

        6 CONSTITUIÇÕES FEDERAIS

        1891
        1934
        1937
        1946
        1967
        1988

        9 MOEDAS

        Réis: até 1941
        Cruzeiro: 1942
        Cruzeiro Novo: 1967
        Cruzeiro: 1970
        Cruzado: 1986
        Cruzado Novo: 1989
        Cruzeiro: 1990
        Cruzeiro Real: 1993
        Real: 1994

        6 VEZES CONGRESSO FECHADO

        1891
        1930 ~ 34
        1937 ~ 46
        1966
        1968 ~ 69
        1977

        7 GOLPES DE ESTADO

        1889 ~ 2016
        1930 ~ 34
        1937 ~ 45
        1945
        1955
        1964 ~ 85
        2016

        1 PLEBISCITO IGNORADO

        Venda de armas: 2005

        13 PRESIDENTES QUE NÃO CONCLUÍRAM O MANDATO

        Deodoro: 1891
        Afonso Pena: 1909
        Rodrigues Alves: 1918
        Washington Luís: 1930
        Júlio Prestes: 1930
        Vargas: 1945 e 1954
        Carlos Luz: 1955
        Jânio Quadros: 1961
        João Goulart: 1964
        Costa e Silva: 1969
        Tancredo Neves: 1985
        Collor: 1992
        Dilma: 2016

        30 PRESIDENTES NÃO ELEITOS DIRETAMENTE (também considerando posse de interinos)

        Deodoro: 1889*
        Floriano Peixoto: 1891*
        Prudente: 1894*
        Campos Sales: 1898*
        Rodrigues Alves: 1902*
        Afonso Penha: 1906*
        Nilo Peçanha: 1909*
        Fonseca: 1910*
        Venceslau: 1914*
        Rodrigues Alves: 1918*
        Delfim Moreira: 1918*
        Epitácio: 1919*
        Arthur: 1922*
        Washington Luis: 1926*
        Júlio Prestes: 1930*
        Vargas: 1930
        José Linhares: 1945
        Café Filho: 1954
        Carlos Luz: 1955
        Nereu Ramos: 1955
        Ranieri Mazilli: 1961
        Castelo Branco: 1964
        Costa e Silva: 1967
        Médici: 1969
        Geisel: 1974
        Figueiredo: 1979
        Tancredo Neves: 1985
        José Sarney: 1985
        Itamar Franco: 1992
        Michel Temer: 2016
        *Presidentes do Período da República Velha marcado pelas fraudes eleitorais e o coronelismo.

        31 REVOLTAS E GUERRILHAS

        Golpe Republicano: 1889
        Primeira Revolta de Boa Vista: 1892-1894
        Revolta da Armada: 1892-1894
        Revolução Federalista: 1893-1895
        Revolta de Canudos: 1893-1897
        República de Curani: 1895-1900
        Revolução Acreana: 1898-1903
        Revolta da Vacina: 1904
        Segunda Revolta de Boa Vista: 1907-1909
        Revolta da Chibata: 1910
        Guerra do Contestado: 1912-1916
        Sedição de Juazeiro: 1914
        Greves Operárias: 1917-1919
        Levante Sertanejo: 1919-1930
        Revolta dos Dezoito do Forte: 1922
        Revolução Libertadora: 1923
        Coluna Prestes: 1923-1925
        Revolta Paulista: 1924
        Revolta de Princesa: 1930
        Revolução de 1930: 1930
        Revolução Constitucionalista: 1932
        Revolta Mineira: 1935-1936
        Intentona Comunista: 1935
        Caldeirão de Santa Cruz do Deserto: 1937
        Revolta das Barcas: 1959
        Regime Militar: 1964
        Luta Armada: 1965-1972
        Guerrilha de Três Passos: 1965
        Guerrilha do Caparaó: 1967
        Guerrilha do Araguaia: 1967-1974
        Revolta dos Perdidos: 1976

        *Como pode tanta gente realmente acreditar q o país sempre foi tranquilão e só agora q está com algum distúrbio?

        Para refletir!!

    2. Re: Recebi agora, via

      Duas correções a suas valiosas informações:1-João Goulart foi sim eleito vice-presidente: naquela eleição, os eleitores votaram independentemente no candidato a presidente e no candidato a vice. O vice de Janio era Milton Campos, que teve menos votos do que Goulart, que foi então eleito vice-presidente (Goulart era o vice do Mal. Lott, que foi derrotado por Janio Quadros)

      2- O nome correto é Afonso Pena, não Afonso Penha.

  19. muito difícil mesmo…

    e será cada vez mais……………………….

    mas como já ofereceram para a JBS, acredito que seria bem aceito pela sociedade e demais um perdão total para Temer para o bem do país, seguido de eleições diretas

  20. Mas a verdade é que Temer

    Mas a verdade é que Temer está fazendo bem em peitar Janota.

    Se Dilma tivesse feita um décimo do que o Temer faz, ela ainda Governaria.

  21. Constituinte com este congresso e este clima é inviável

    Eu concordo com a maioria das coisas que Nasif comenta, mas há um ponto que considero absolutamente inviável e temerário: Fazer consituinte neste momento. pois, defender a fortalecer a necessidade de uma constituinte agora pode levar ao qeu ocorreu em 1988: Os congressistas eleitos decidirem fazer a consituinte eles mesmos, e não permitir uma ssempbléia exclusiva.

    pior, ainda que se aprovasse uam assembléia constituinte, basta pensar que é o mesmo povão conservador e analfabeto político que elegeu este nosso pior congresso da história, quem elegeria os membros da constituinte. E, estes então, com a mesma mentalidade, não farma penas reformas drásticas na constituição, mas destruiriam-na com algo novo e ultra conservador.

    A Consituição de 1988 é boa. Precisa ser corrigida, mas mantida em essencia e maioria de artigos. Reformas drásticas podem levar apenas a involução.

  22. Constituinte com este congresso e este clima é inviável

    Eu concordo com a maioria das coisas que Nasif comenta, mas há um ponto que considero absolutamente inviável e temerário: Fazer consituinte neste momento. pois, defender a fortalecer a necessidade de uma constituinte agora pode levar ao qeu ocorreu em 1988: Os congressistas eleitos decidirem fazer a consituinte eles mesmos, e não permitir uma ssempbléia exclusiva.

    pior, ainda que se aprovasse uam assembléia constituinte, basta pensar que é o mesmo povão conservador e analfabeto político que elegeu este nosso pior congresso da história, quem elegeria os membros da constituinte. E, estes então, com a mesma mentalidade, não farma penas reformas drásticas na constituição, mas destruiriam-na com algo novo e ultra conservador.

    A Consituição de 1988 é boa. Precisa ser corrigida, mas mantida em essencia e maioria de artigos. Reformas drásticas podem levar apenas a involução.

  23. Desculpe, mas é muita

    Desculpe, mas é muita condescendencia com a midia,

     

    os caras são corruptos e quadrillheiros tanto quanto esse governo, foram pagos para derrubar o anterior e são pagos para manter essa vergonha que está aí; são bandidos travestidos de jornalistas.

    1. Sim.

      E antes, fizeram campanha para o Aécio, sabendo perfeitamente quem ele é. Enganaram o eleitorado, que queria ser enganado. São bandidos com estreitos laços com o PSDB e PMDB paulista, e consulado americano.

  24. Enrola-se

    O nassif enrola-se. Propõe uma tal eleição para dois anos …etc; só complica o que já é complicado.

    Porque não assumimos: o stf cometeu um grave engano e o impedimento da Dilma foi ilegal e imoral, pronto.

    O que acontece agora, esta desgraça que o nassif classsifica como a tomada do poder por bandidos perigosos é uma realidade. Há possibilidade da situação piorar por falta de opções que não as simples e lógicas;

    1. Anulação do impedimento e garantia pelo stf que vai se ater ao cumprimento da constituição de 68, não como dádiva, mas como um compromisso reparador do desastre que causou colocando estes criminosos no poder.

    2. Não há.

    Digo isso a seis meses e a situação só piora a cada dia; mergulhamos para o abismo. Os cretinos ladrões destruidores do país estão, agora, no poder. Destruição por minuto.

    Conclusão: Dima agora e eleição direta em 2018. Simples, fácil e solução.

    Ou o caos do caos.

     

     

     

     

     

     

    1. Engano do STF? Constituição de 68?

      hc.coelho, acho que, na ânsia de colocar para fora a indignação que esse golpe calhorda e nauseabundo causou em todos nós, você deixou escapar duas coisitas:

      1) O STF foi peça essencial do golpe de 2016. Não foi engano. Foi de caso pensado, mesmo. São um bando de calhordas golpistas togados. Não deixam de ser calhordas nem golpistas.

      2) A Constituição é a de 1988.

      [ ]s,

      Ninguém

  25. saída ideal: anulação do

    saída ideal: anulação do impeachment pelo STF ou PGR.

     

    presidente eleita até 2018…sem crime doloso de sua parte, impeachment feito as pressas pra atender interesses já explicidtados (jucá e MT da mala na artizculação, geddel, rodriguinho quebra firma, funaro…tudo claro e tácito)

     

    assim ,carminha e/ou janota(stf e pgr) tem na frente uma causa À julgar.

    sem crime, sem imepacment.

    sem dificuldade. só não podem ficar esperando a deixa dos amrinho pra “ver se pode.”

    vambora molecada! ou entao seguirão à tumba abraçadinhos com MT da mala e aécio do perrela…aquele q “só trafica droga’ nada mais….

     

  26. Temer é o retrato do Brasil

    Poderoso, típico chefe de quadrilha que sabe ser generoso com amigos e mesquinho com os inimigos, traidor, pusilânime.

    Claramente tem amigos em todos as instituições e na mídia. Gente disposta a enganar a opinião pública, apesar das evidências em contrário.

    É capaz de qualquer ato de baixeza para não largar o cargo que conquistou de maneira criminosa. Já acenou até com a o uso da força militar. Acho que foi tentativa de criar um movimento  entre os militares e demonstrar ao povo que tem apoio de todos os setores que mandam.

    Não acredito que um dia será preso.  Na verdade está segurando todo o sistema, que conhece profundamente. E foi por esse motivo, acredito, que a mídia revelou a gravação da JBS. – entregam um crime de um de seus aliados, em seguida outra mídia levanta dúvidas,  a necessidade da permanência dele, para o bem das reformas e do Brasil foram corroboradas pela Economist e Financial Times, sendo que esse último foi mais mais direto ao colocar que “as elites precisam das reformas que estão tramitando no Congresso” – subentendido aí que só Temer é capaz de entregá-las, e que o momento para aprová-las é agora. Mais um golpe.

    Não há outra alternativa para o campo popular que não a eleição direta. Pessoalmente, acredito a melhor forma de restituir o Brasil ao Estado de Direito, tirar o país do domínio de uma minoria criminosa, seria a anulação do impeachment e o reconhecimento, com consequências, do Golpe praticado.  É muito improvável que venha a acontecer, mas precisamos lutar pelo que é correto, se um dia quisermos colocar um ponto final na inconsequência dos donos do Brasil.

     

    1. Anulação do impedimento com

      Anulação do impedimento com essa STF que está aí? Muitas pessoas do campo progressita falam nisso, mas é muito “Poliana” para ser factível, infelizmente.

      1. Concordo, Fábio.

        Mas apesar de ter escrito que diretas é a única alternativa, não acredito nisso, também.

        Voce leu a entrevista do Haddad à Piaui?

         

        Não achou estranho ele criticar a Dilma já no primeiro parágrafo?

         

        E depois, lá no final, revelar que encontrou o Marinho na Fundação Perseu Abrahmo?

         

        Será que o PT vai lutar para simplesmente sobreviver?

        Por que a Dilma está tão calada? Essa é a hora dela aparecer na propaganda do PT e cobrar justiça com todas as palavras.

        Será que o Haddad tem intenção de  ser o Macron brasileiro, aquele que vai reunir o melhor da esquerda com a melhor da direita para servir  sempre a banca, mas com um visual progressista?

         

         

  27. “Em qualquer outro país, o

    “Em qualquer outro país, o escândalo levaria multidões à rua, a vergonha se espalharia pelas páginas de jornais, revistas, pelas imagens de TV, pelos programas de rádio.”

    Em novembro de 1889 escorraçaram um Imperador. E, segundo relatos do então embaixador do Chile, nem nos quartéis, onde o golpe havia se materializado houve mudança na rotina. Muito menos nas ruas, com o povo, o mesmo que celebrara ano e meio antes a Lei Áurea.

    A QUADRILHA  vai permanecer. Até nada mais mais sobrar de substancial. O golpe de 1889, comparado a este foi uma brincadeirinha de crianças.

    As elites nacionais assim o quiseram; assim será.

    1. Com 90% de desconto,,,,sendo

      Com 90% de desconto,,,,sendo que o restante a pagar pode se feito em longos 15 anos,,..foi assim com as dividas dos prefeitos e governadores junto ao inss…está sendo assim com poços de petróleo, plataformas, aquiferos, satélites da defesa, Base de Alcantara esta´na fila para ser doada aos americanos que, e claro, bloquearão o acesso a brasileiros,,,,e ninguém consegue breca o feirão da bandidagem…e o povo sendo levado pela máfia midático-penal a jorrar ódio contra Lula,,,que blz…

      Lula será preso por ter desviado água para o sertão…

      https://www.instagram.com/p/BU9dB6lF_3m/?r=wa1

       

  28. Prezado Mouro
    Bom dia 
    No

    Prezado Mouro

    Bom dia 

    No país das capitanias hereditárias a luta de classes é eterna, logo, este é o unico cenário que vejo:

    A saída “democratica” seria o judiciario  “recompor-se” e reconduzir Dilma de onde jamais deveria ter sido retirada! Ruim com ela, pior sem!!!

    A saída “a força”,  seria uma junta militar tomar o poder, prender todos os envolvidos nessas quadrilhas, (principalmente os patrocinadores, elites e oligarquias), que solapam a sociedade a séculos. Convocar eleições gerais, de vereador até o presidente.

    Não acredito em reconciliação com os atores atuais !!!

    Abração

     

  29. Não há conciliação com golpistas!

    Veja a merda em que chegamos por conta da conciliação com os calhordas de 1964. A merda está aí, fétida, exposta a quem tiver o olfato em ordem. Veja a diferença para o Chile, onde os calhordas do golpe de 1973 estão sendo, finalmente, mandados para o xadrez.

    Não tem conciliação com essa corja. Para eles, só cadeia, cadafalso ou cemitério!

  30. O Brasil que se exploda

    Esses governantes, os poderes constituintes do Brasil, grande parte da mídia pouco se importam com o Brasil. O negócio deles é fazer aquilo que é melhor para proteger as corporações e os bandidos pouco imortando o que é O MELHOR PARA O PAÌS.

    Como diria JFK:”Não perguntem o que é que o país pode fazer por nós,mas, o que podemos fazer pelo país”.

     

     

  31. O Golpe das classes empresariais e rurais paulistas

    E seus agregados : PSDB, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Veja, Marta

    Suplicy.

    Um milhão na av. paulista.

    A vanguarda da barbárie.

    Uma pergunta que deve ser feita:

    Estão gostando das consequências? Pimenta nos olhos dos outros é colírio.

     

     

     

  32. Nem no Iraque o entreguismo foi tão descancarado…

    Nem no Iraque pós-invasão foi assim, pois as provincias ficaram com parte do petróleo, aqui nem isso, pois está tudo indo pelo ralo..,..será que tivemos uma guerra e não sabemos……,..no Iraque os Chicago Boys coordenaram a entrega do patrimonio iraquiano aos americanos, pelo menos 37 bilhões de reais foram roubados por empresas que pegaram a grana do governo americano para a “reconstrução” do pais destruido por uma saraivada de bombas, no entanto tais empresas se apossaram da grana que era para ter sido aplcada em hospitais, segurança, etc.  

    1. “…será que tivemos uma guerra e não sabemos…”

      Juntos e misturados…

      Pequise no google e ligue os pontos :

      a) José Serra + Roberto Setúbal = Apoio ao impeachment da Dilma

      b) José Serra + Shell = Abertura do Pre Sal para petrolíferas estrangeiras

      c) Temer recebe CEO mundial da Shell

      d) Roberto Setúbal indicado para o Conselho de Administração mundial da Shell

       

      Destaque especial :

      A Royal Dutch Shell é uma grande financiadora dos rebeldes na guerra civil na Síria e em quase todo oriente médio .

  33. Não posso nem quero

    Não posso nem quero acreditar,a não ser que tenha dado tite.Fiz há pouco um comentario em que dizia,mais ou menos o que se segue, visto que,não o salvei: Nassif escreveu o seu Xadrez mais devastador,assim sendo,não há muito o que comentar.Vale ressaltar,que sempre comedido,chutou o pau da barraca.Diante de uma sociedade em estado de morbidez,quiçá acovardada,perdeu a complacência.Corta para mim.Bem,depois de desenhar o estado de putrefação de todas as Instituições do País,observem o que ele escreveu “Em qualquer País do mundo levaria multidões à rua,a vergonha se espalharia pelas paginas dos jornais,revistas, etc,etc,etc”.E terminei meu comentario citando o primeiro verso da musica de Renato Russo,Que País È Esse.Nas favelas,no Senado/Sujeira pra todo lado/Ninguem respeita a Constitução/Mas todos acreditam no futuro da Nação.Volte a cortar para mim.Não sei por que,lembrei-me do comediante Lilico,e se inesquescivel bordão:É bonito isso.Vamos acabar com isso.Tempo bom.

  34. As verdades ditas em todas as

    As verdades ditas em todas as suas letras não escondem o óbvio: o golpe segue seu curso, o chefe da quadrilha continua com forte apoio parlamentar; o sistema econômico, os donos do poder (donos dos meios de produção e a mídia) e seus representantes e assalariados nas casas legislativas, no judiciário, nas procuradorias  e no executivo,  certamente de alguma forma devem estar ganhando. A conjuntura escancara o desligamento das oposições das massas trabalhadoras, tanto que mesmo com um desemprego que já envolve mais de 25 milhões, algo próximo de 6 milhoes de lares em todo o país, não conseguem manifestações capazes de afastar o notório bandido  Traidor, pondo a classe política para atuar no sentido de sua própria sobrevivência. As oposições continuam sem forças políticas para afastar os golpistas. As classes médias ainda sem saber que rumo tomar, depois de terem acreditado no discurso de serem contra a corrupção dos golpistas, somente tendo como opção viável, agora com o desencanto de quem os liderava, os políticos que odeiam por razões ideológicas, a maioria liderada por Lula e o PT. Ao fundo, fingindo-se de morta, as Forças Armadas, que a tudo assiste, ficando na sua. Quanto a Constituinte, é remédio diante de uma rutura institucional. O certo é admitir um último remendo da Constituição de 1988, no sentido de permitir eleições diretas com o afastamento ou renúncia do Traidor. No mais fortalecer nossa Carta é, no momento, o melhoir. Com a economia no chão, como está para o povão, não é recomendável tanta mexida junta. 

  35. Americano sabe de uma coisa

    Americano sabe de uma coisa que o brasileiro não sabe: defender, desde o berço, o interesse nacional e a geopolítica mesmo que a qualquer preço: na falta da farinha, primeiro o meu pirão, de forma que, com a tal cooptação sic cooperação internacional o Brasil não consegue processar nem mesmo os pilotos do Legacy que derrubaram o avião da Gool e matou centenas de brasileiros.

    Do site da AGU:

    AGU e Itamaraty atuam em conjunto para que EUA processem e punam piloto do Legacy

    A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério das Relações Exteriores estão atuando em conjunto no Conselho da Organização da Aviação Civil (OACI) para que os Estados Unidos processem o piloto do jato Legacy que colidiu com aeronave da Gol, em 2006. O acidente deixou 154 mortos.

    A OACI é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por estabelecer regras para o uso do espaço aéreo, bem como os direitos e deveres dos países membros no que diz respeito à aviação civil.

    A atuação do Estado brasileiro é baseada na Convenção de Chicago de 1944, que rege as relações internacionais envolvendo aviação civil em quase todo o mundo. O artigo 12 do documento preconiza que os países signatários devem garantir que as aeronaves matriculadas em seu território cumpram os regulamentos de voo, além de se comprometerem a processar as pessoas e empresas que violem as regras do setor.

    Mais de dez anos após o acidente, contudo, o Brasil não foi informado sobre a adoção de qualquer medida administrativa ou judicial contra o comandante da aeronave (o piloto Joseph Lepore) ou a empresa proprietária do jato (ExcelAire) que cumpra o disposto no artigo 12 da Convenção de Chicago.

    Os Estados Unidos apresentaram uma objeção preliminar à requisição brasileira, argumentando que ela estaria prescrita e que, desde o incidente, já expediu orientações internas para a operação segura de jatos Legacy. As ponderações não convenceram o Estado brasileiro.

    “O Brasil sustenta que os Estados Unidos nada fizeram especificamente contra os infratores, a despeito de diversas evidências de que suas condutas violaram as regras brasileiras”, resume a advogada da União Fernanda Menezes, diretora-substituta do Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (DPI/PGU), unidade da AGU que atua no caso. Ainda de acordo com a AGU, não há, na Convenção de Chicago, qualquer previsão de prescrição para o direito de acionar o conselho da OACI.

    Atualmente, o processo está em uma fase de juízo de admissibilidade, ou seja, etapa na qual o conselho irá decidir se é possível apreciar a requisição brasileira. Caso as objeções dos Estados Unidos sejam rejeitadas, o organismo internacional passará a analisar o mérito do pedido brasileiro.

    Existe uma expectativa de que a requisição brasileira possa ser analisada na próxima reunião do conselho, prevista para ocorrer em junho, no Canadá.

    Raphael Bruno

     

    http://www.agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/559014 

    1. Viralatas Serviçais
      Já da parte dos golpistas, mascotes do tio Sam, muito se tem dito sobre visitas às terras do norte carregando “provas” que visam alimentar processos contra empresas nacionais. Como as pessoas se emudecem em meio à tanta podridão não é de fácil entendimento. Os caras foram protestar nas ruas com uniforme e bandeiras do país errado.

  36. A alternativa menos


    A alternativa menos traumática, no estágio em que o País se encontra, seria o STF criar vergonha na cara e anular o afastamento da presidenta legitimamente eleita.

    1. Da série perguntar não ofende

      O vice vem junto no pacote?

      Acho que nem Dilma deseja  tal solução!

      Só quer correção do que foi feito com seu nome!

      1. No meu entender seria a ínica


        No meu entender seria a ínica forma de concertar o erro cometido, se ela quer ou não, deixa de ser importante, no estágio atual a corda tem que esticar até romper, nossas instiutições já foram desmascaradas, grande parcela da população esta ciente.

    1. Volta de Dilma Roussef

      Com esse Congresso, seria sacrificante para todas as opções. O meu voto foi jogado no Lixo (votei em Dilma), desde o ano passado. Reverter o Golpe, resgatando o que for possível, ou seja, possibilitar daqui em diante, a alternativa que venha resgatar a Democracia. Se quiserem Dilma Roussef para esse sacrifício, governar com o Congreeso nacional, contra o seu governo é de total insensibilidade. Como diria, Nelson Rodrigues. Combinaram com os Russos? É a mesma coisa de um casal de 50 anos, que ainda não conseguiu sucesso em ter um filho biológico. Vai continuar tentando os tratamentos, ou vai partir para uma adoção? São respostas, que cada um deveria refletir, para discernir a sua resposta.

      Mais sensatez nesse momento, para resgatar a democracia.

      #DiretasJa

      1. No dia do depoimento do Lula

        No dia do depoimento do Lula em Curitiba, a Dilma foi perguntada no palco se estava pronta pra voltar, e respondeu que a qualquer momento. Em abril ela adicionou ao processo no STF a confissão do Temer de que Cunha só aceitou o pedido de impeachment por que o PT não iria salvá-lo no conselho de ética. Em maio, após serem reveladas as gravações e provas dos crimes do Temer, e a compra de parlamentares para votarem pelo impeachment, ela incluiu ao processo novo pedido de liminar para retornar à presidência, e urgência no julgmanto do mandado de segurança. Essa mulher foi torturada por 3 anos na ditadura, sem entregar ninguém, aguentou firme todo o processo de golpe, durante o qual foi duramente atacada 24 horas por dia, ficou 12 horas no senado se defendendo, é muita falta de respeito dizer que ela não quer voltar ao cargo para o qual foi eleita.

  37. “Ele comanda uma organização
    “Ele comanda uma organização criminosa que se aboletou no comando do país. É o grupo que chantageou todos os governos eleitos, desde a redemocratização, composto por políticos sem compromisso de país empenhados exclusivamente em fazer negócios.” “Ora, hoje em dia a presidência está entregue ao alto comando dessa quadrilha. Por tal, se entenda o pessoal mais profissional no exercício da corrupção política, que mantém a grande articulação do assalto sistemático ao Estado.” É assim que nosso povo DE MERDA quer combater a corrupção, entregando o estado para o controle direto dos bandidos. Merecemos tudo o que estamos passando por ser um amontoado de lesas-pátrias e traidores. Lembrando que o povo APROVOU amplamente essa quadrilha em outubro de 2016. 

  38. Que Temer precisa sair não há

    Que Temer precisa sair não há dúvida. O problema é que sob o ataque da mesma Globo que derrubou a Dilma ele não caiu. Tem uma força maior do que a Globo segurando o corrupto na presidência. Se esse homem fica no poder, a vitória dos bandidos traidores da pátria será acachapante e sabe-se lá no que se transformará esse país. Parabéns ao judiciário, parabéns aos inquisidores de curitiba, parabéns para a elite brasileira, parabéns a classe que se veste com a camisa da cbf corrupta Acho que vai todo mundo se encontrar em Miami, onde Barroso e Joaquim Barbosa já veraneiam.

    1. Bem Dona Vera,o

      Bem Dona Vera,o Prof.Boaventura de Souza Santos,o mais brilhante cientista politico da atualidade,vem a publico conclamar,que no Brasil a batalha se dará nas ruas,isto é,a Democracia Brasileira depende do assfalto.Esqueça o resto para a senhora não se estressar.

  39. Crime organizado por Michel

    Crime organizado por Michel Temer e seus estúpidos ministros?

    Discordo.

    A quadrilha tucano/peemedebista que assaltou o poder é tão desorganizada que está esfarelando entre os dedos da mídia alternativa. 

    Organização criminosa intocável no país só existe uma: a grande mídia corporativa, que sempre esteve associada ao poder político e à corrupção, que sempre lucrou à custa do erário público e que está sempre pronta para descartar qualquer político que se tornou sujo demais para poder continuar a realizar sua parte da barganha (garantir estabilidade política e lucros aos barões da mídia).

     

     

  40. EM TUDO DE ERRADO NO MUNDO TEM O DEDO DOS EUA.

    De tudo se fala, de tudo se escreve e de tudo se comenta, porém, tudo de ruim nas nações e seus autoconsumo em crises, há o dedo infernal dos EUA. Porém também todos se calam, pois comentem o equívoco de achar que todo aquela beleza e desenvolvimento de tio San não custa a vida de milhões de vidas de inocentes, todos se calam pois gostam de se esbaldarem e sentir-se refletidos pelas luzes da 5ª avenida ou por simplesmente assistirem CSI e se conduzirem ao irreal. Infelizmente não é só a elite que é tola. O método americano é conhecidíssimo, eles descobrem os bandidos nos países, depois os usam para fins espúrios, e como só eles sabem quem são porque foram eles que criaram, aí massivamente usam um vasto sistema de comunicação para se posarem de mocinhos e passas a combate-los sem os destruir, pois continuaram usando os seus serviços. Vejam Al-Qaïda, Exército islâmico, e muitas células de terrorismo e de ORCRINs mundo a fora, tudo isso de alguma forma tem o dedo americano. Portando não são os países que criam esse XADREZ ele é amplamente usado pelos EUA para seus fins geopolíticos. É sempre assim e todos sabem, porém, a mídia tem medo de falar pois todos querem ser correspondentes lá. É O VISTO ESTÚPIDO, É O VISTO.

  41. Essa história de “Constituinte exclusiva”, sei nao…

    Foi o Tarso Genro quem lançou em 2013, né? Sei não… Alguem já ouviu falar disso em algum lugar do mundo?

    “Constituinte exclusiva” para reforma política??

    Mais uma jabuticaba?

    E com altas chances de sair bem amarga…

    Isso porque uma vez convocado o Poder Constituinte ~originário~ – soberaníssimo, acima de Parlamento e STF – quem é que vai dizer onde começa e onde termina esse tal de “mandato ~exclusivo~” para “Reforma Política”??

    Quem vai dizer que eles não podem ~mudar~ essa “regrinha” de mandado de 2 anos sem reeleição?

    Aliás… alguém pode me dizer o que, na literalidade, se exclui da palavrinha… “Política”??

    Pois me parece o bom e velho “jeitinho brasileiro”… habilidade excepcional para gambiarras e casuísmos … e que não nos tem dado muito motivo para orgulho na nossa vida institucional recente.

    Pior: essa história de “se livrar dos políticos profissionais (essa raça maldita…)” e substituí-los – magicamente? Na Suécia? – por gente “da sociedade” (qual??) cheira muito ao discurso de um JURISTOCRATA… um concursado, “meritocrático”, à la Dallagnol.

    Estarmos sucumbindo a esse discurso no ~nosso~ campo é péssimo sinal para o prognóstico da guerra POLÍTICA vs. JURISTOCRACIA Mercadista.

    Pois é disso que se trata

    1. Primeiro grande obstáculo:

      Vai ser difícil fazer MPF/Judiciário/Mídia desistirem do protagonismo ~político~. Provaram sangue… e gostaram! Pensam os “neo-constituintes” que eles ficarão esperando, candidamente tal qual cordeirinhos, os “representantes do Povo… reunidos em Assembleia Constituinte (!)” virem cortar as suas asinhas?? Ingenuidade ou má-fé de políticos/juristas que querem vender essa panaceia?? Nesta altura já aprendi que um não necessariamente exclui o outro!

      Chamada 4/6: atualizado com prisão do Dep. ROCHA – “mala de 500 mil”- LOURES

      <<MORO, JANOT e FACHIN dançam no “BAILE” do “ACORDÃO”>>

      Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão dos corruptos.

      E segue a valsa!

      Depois da confirmação, pela fonte de Fernando Morais, de TODAS as nossas especulações, surge mais uma peça: Nassif revela um dos vários “esqueletos no armário” que empurrarão, ao fim e ao cabo, a PGR e o MPF para esse acordão.

      Eis o que foi colocado na mesa de negociação nesta semana.

       

      LEIA MAIS »

      1. Não aprendemos nem com nossos erros??

        O histórico (como bem qualificou o Nassif) depoimento do Haddad traz muitas luzes sobre o quão tiro no pé é esse discurso “despolitizante” para a esquerda…

        Mas parece que algumas pessoas tem dificuldades de aprender até com os próprios erros!

        HADDAD DIGERIDO: ANÁLISE DO “DESABAFO” DO EX-PREFEITO DE SP

        Mais uma vez o Núcleo Duro, e suas várias mãos, comentam a “novidade” política do momento. Desta vez, o histórico depoimento de Haddad sobre o seu percurso – e frustrações – na Prefeitura.

        “Mimimi”?!

         

        LEIA MAIS »

         

        1. Minha primeira opinião: Achei

          Minha primeira opinião: Achei fantástica a discussão do Romulus et caterva, caterva do bem, lúcida, válida e inserida no contexto (só entende esses últimos termos, quem tem mais, muuuito mais de 50, e lia “O Pasquim”). Só que essa primeira opinião é uma alisada para a segunda, não sei se lúcida ou válida, mas inserida no contexto.

          Segunda opinião, que engloba diversas outras: Considerei estar presenciando uma caterva (não no sentido pejorativo, reintero) de Feolas discutindo, em alto nível, técnicas e táticas para o NOSSO time. Alguns ainda perceberam que no campo há OUTRO time mas me pareceu que ninguém prestou muita atenção no juiz, bandeirinhas e principalmente nas arquibancadas, vips ou populares, muito mais importantes que o próprio time adversário. Para se chegar ao gol há de, não como regra, mas como instrumento de defesa, chutar a parte central entre o joelho e o umbigo do adversário, pressionar com qualquer meio os juizes e bandeirinhas para que não favoreçam o outro time e encantar as arquibancadas para que estejam do nosso lado, como no clichê de decimo segundo jogador. E como fazer isso ? No ponto em que chegamos não há outro caminho que não seja a savana. Lambamos satisfeitos os lábios como leões, se formos leões, ou tentemos fugir como gazelas, se as formos. O nosso verdadeiro problema é de identificação. Quem somos ?  O que somos ?

           

           

          1. Coloca lá tb, Eduardo!

            Poxa, coloca esse seu comentário lá na seção de comentários do próprio artigo tb, vai??

            To contigo e não abro:

            >> Lambamos satisfeitos os lábios como leões, se formos leões, ou tentemos fugir como gazelas, se as formos

            E também na dúvida Hamletiana:

            >> O nosso verdadeiro problema é de identificação. Quem somos ?  O que somos ?

            Quando vejo Boulos, secundado por distintos professores de Ciência Política, dizer que “Lula ~tem~ que fazer muito mais se voltar em 2014!”, eu, humildemente, pergunto:

            – “Lula ~tem~”?

            – “Tem” mesmo?

            Pois eu no lugar dele ia curtir as últimas décadas da vida com os netos, sabe…

            Se não o prenderem (arbitrariamente), Lula estará muito bem, obrigado.

            E “nós”, a(s) esquerda(s)??

            (sempre no plural…)

            Elas ~sobrevivem~ no Brasil de hoje sem Lula?

            Nunca é demais repetir Ortega y Gasset:

            “Entre o ser e o crer que já se é vai a distância entre o sublime e o ridículo”. 

            [video:https://www.youtube.com/watch?v=9UAhd-SHwgI%5D

          2. A coisa mais simples,

            A coisa mais simples, Romulus, para os Feolas, é  sentarem no banco e falar que é para o goleiro rolar a bola para o meio campista que estica para o garrincha na direita, ele dribla 4, desvia da zaga e entorta o goleiro adverário que vai para o canto contrário ao da bola que mansamente atinge o fundo das redes. E se o garrincha não fizer assim, pronto, é um perna de pau. Podemos contestar o Nassif, sempre lúcido, sempre válido e sempre inserido no contexto, nesse clamor por Constituinte Exclusiva ? Não, não há o que contestar; e o Nassif está a mil anos-luz dos feolas !  E questioná-lo ? Sim, como você o questiona ! Há garantia de que os constituintes garrinchas marcarão os esperados gols? Os juizes e bandeirinhas cumprirão as leis da partida ? A arquibancada vip assistirá à partida fleumaticamente ou tentará comprar o resultado, como faz desde que o futebol foi inventado ? Mesmo o povão da “popular”, torce para o nosso time ? Promulgue-se essa hipotética Constituição. Dependendo de como foi elaborada podemos ter no dia seguinte um país inteiro vivendo sob o tacão de leis constitucionais draconianas, e domesticado por força da Lei. Ou, se deixar-se intactos os direitos conquistados, 1/2 país vai dizer que, sim, chegamos à Venezuela. Quando se fala que Doria se elegeu por influência da midia, da plutocracia, do marketing, concordo sim, mas, acacianamente, ele se elegeu mesmo por causa dos votos dos paulistanos. Dizer que foram enganados, que não sabem votar é uma ilusão, paulistano não é enganado e sabe votar muito bem. Nós que nos enganamos ao imaginarmos essa bobagem. Eles querem aumento da velocidade, exclusão, rua para carros, querem Doria. Acabar com “cracudos” ? 80% a favor ! E a solução ? Não sei, nem uma solução feola arrisco. Mas o caminho eu sei, e algo meio indefinível internamente me diz que estou certo. O caminho é o da Savana, Pode até ser que a contenda seja entre leões e leões e não entre leão e gazela. O local não há dúvida, é nas Savanas. É o lugar onde, mesmo que tenhamos alguém mais experiente que nos guie, mais forte que nos proteja, teremos que contar principalmente conosco mesmo.

          3. Clap, clap, clap

            Repito meu apelo: coloca la na seçao de comentarios do artigo do Haddad no meu blog PLEASE!

          4. Caro Romulus, sou do tempo do

            Caro Romulus, sou do tempo do transitor, da Parker 51 e da Lettera 22. Quando ligo o computador sinto-me como personagem do “Black Mirror”. Portanto, não sei como fazer para mandar para o seu blog o que escrevi neste. Então, fui lá, no seu blog, trancrevi, cliquei o “salvar”, aguardei o “seu comentário está na fila…etc. etc., e nada !  Fiz isso mais 2 vezes… e nada ! Acrescentei Kafka ao meu Blackmirror. Estou com hora marcada no psiquiatra devido uma síndrome de perseguição computacional, este em que estou escrevendo já está me fazendo umas caretas horrorosas. Só não quis deixar você sem saber o porquê de não ter atendido seu pedido. Grande abraço, e, rumo às Savanas !

  42. Dúvidas sobre a oportunidade

    Dúvidas sobre a oportunidade de  diretas já ??? Só se for da oportunidade para os golpistas, que tiraram a presidente Dima de seu cargo e colocaram em seu lugar um bandidão mafioso.

     Eleições Diretas para Presidente da República  ( ou volta Dilma até 1018) e eleição para o congresso sem os fichas sujas.

  43. eleicao

    Meu Povo,   

     

    Como resultado de nossa historia temos  (bem ou mal) a nossa constituicao. Ela determina (embora ser regulamentacao) as eleicoes indiretas.  Qualquer dor que tenhamos que passar neste processo doloroso e de roubos que este pais tem e teve, passou incluive pela nossa esquerda representado pelo PT que nos decepcionou e muito. Agora é melhor a forma da lei (ainda que dura), pelo menos mais uma insituicao nossa sera firmemente testada e ficara em pé. Nao vamos desistir deste Brasil que com muitos ladroes representam sim a cultura de nosso povo há muitos anos. Esta em nosso inconsciente, nas escolas, nas companhias, em casa… é o preco da purificacao … mas do que já pagamos… Vamos la minha gente..

    1. Inconsistente

      Essa colocação é inconsistente. A Constin]tuição trata do tema em dois capítulos diferentes.

      A cassação da chapa leva a eleição direta, uma vez que a feita fica anulada. O STF já deu jurisprudência no caso do Amazonas a pouco tempo.

       

  44. A dura realidade

    O PSDB parece ser a guia para os demais partidos abandonarem o barco ou não.

    Dilma teve 51% dos votos e Aécio 48. Os pobres favorecidos pelas políticas do PT já está demonstrado não saíram nem sairão às ruas nem por eles mesmos. Então  grande parte da  metade dos eleitores  não sairá às ruas e parte da outra metade só sai por reflexo condicionado mas o MBL, o Vem pra  Rua, não chamarão. Pro PSDB está uma maravilha o Temer  fazer o serviço  sujo .  Vão se agarrar a ele sabendo que o povão não liga uma coisa com outra. Eu sei  que o  “meu Guri”  do Chico Buarque e sua mãe são vítimas do capitalismo selvagem mas a canção faz ninar os tucanos que adotaram o Temer e mandaram (déjà  vu) os escrúpulos às favas. Haja esperança na Justiça. 

    1. Na política Brasileira,

      Na política Brasileira, tirando PT, PC do B e PCO, o resto é puxadinho do PSDB, ou no mínimo, sofre forte influência deste (Inclusive PIÇOL, PSTU e PDT). PPS, DEM, PTB então, o alinhamento é incondicional.

       

  45. Teoria do Choque

     Eu acho que ainda estamos vivendo a tal teoria do choque, pelo jeito no Brasil ela demora mais que 6 meses.

    Eu tenho a impressão que desde Collor a imprensa vem associando a política a tudo de ruim que existe no Brasil, deram uma parada no período FHC para os cargos executivos, mas para o legislativo só bucha. Nenhum bom exemplo, nenhuma discussão mais profunda de por que tantas pessoas sem escrúpulos existiam na política.

    Quando o Lula ganhou todo peso foi pra cima do executivo, cada nomeação era esquadrinhada, cada erro supervalorizado e os acertos quando não eram totalmente ignorados eram obra do acaso, da sorte. Veio o mensalão e estava dada a senha para a criminalização do PT, do Lula e da esquerda em geral. 12 anos de ataques cada vez mais pesados, condenações sem prova, vidas destruídas, e aquela onda de ódio sendo gerada, pouco a pouco.

    Vieram os protestos de 2013,  estranhamente na época em que houve mais gente com carteira assinada na história e desemprego de 4%. Pra mim os protestos continuam um mistério, parece coisa paga de fora misturada com uma espécie de histeria coletiva. É como se tivesse chegado a hora da colheita de tantos anos de esculacho ao PT, derrepente o que eles tinham visto na TV contra o PT por tantos anos tinha virado verdade, Goebbels venceu.

    A Lava Jato surgiu mais ou menos naquela época, uma jovem gerações de juízes, procuradores e policiais federais que talvez nem se lembrem do que era o país antes de Lula, vieram livrar o país do mal. O mal, lógico, representado pelo PT no geral e por Lula no particular. Só que não sei se por falta de noção ou por instruções externas eles entregaram o país para uma quadrilha insaciável, um conluio de psicopatas devoradores do dinheiro público. Ademais a lava jato virou um monstro guloso que precisa se alimentar toda hora e quando começou a rarear petistas esse montro foi bater em outras portas e expor toda hipocrisia dos outros partidos. Isso não reabilitou o PT, mas destruiu a pose de quem se dizia ético.

    Por tudo isso acho que a teoria do choque no Brasil é um caso especial e de duração indefinida. Ao longo dos anos foi criado na cabeça das pessoas o mito de que tanto faz quem ganha e quem está “lá” nesse momento porque no final das contas é só o ladrão da vez. A Rede Globo principalmente, mas também o resto da mídia estão nesse trabalho de criminalização e desvalorização da política há pelo menos 25 anos e enfim chegaram onde queriam, um povo tão frustrado e com tanto sentimento de impotência que parece aquele personagem que enquanto a cozinha está pegando fogo continua assistindo seu futebol na sala como se nada tivesse acontecendo.

     

     

     

  46. Só há duas alternativas: Resignação ou confronto.

    Não adianta florear mais, o espaço que estão deixando não cria a coluna do meio, ou o povo vai para o cabresto ou passa à revolta.

  47. Não adianta

    O texto do Rômulus mostrou bem que não vivemos em uma democracia. O desenho do Estado brasileiro permite o surgimento de inúmeros Temeres. Quando se tira um indivíduo inadequado que controla uma das partes do poder, há não sei quantos outros na fila, que serão colocados pela mídia como bastiões da ética e da competência de mercado, até aparecer um JBS com sede de vinganca e jogar tudo no ventilador sem ter combinado com us colega tudo. E o ciclo se repete. Estamos nessa desde a suposta redemocratização (?) salvo as exceções petistas. De resto, de Sarney pra cá, quem não entregou o ouro ao bandido?

     

    Mantendo esse desenho atual, quem tentar mudar alguma coisa será impedido. PHA, no auge da sua cruzada Dantesca, ao ver a conciliação de Lula com as zelith, já dizia que Lula ia ser o Presidente do Bolsa Família, e só. A mídia fez de tudo para deixá-lo com a marca de o mais corrupto. Não contavam com Temer e Aécio dando esse show de amadorismo e serem pegos no flagrante pelo colega.

     

    O judiciário já mostrou há tempos que tem time, que torce, e que cumpre ordens! A rede mais globalizada de televisão já começou a mostrar reportagens sobre como o estado está abandonado, como os serviços não estão funcionando, como a solidariedade é importante, endeusando menos sua santidade o Mercado (essa tem que pagar de imparcial, no matter what!).

     

    Ja, já vai ter minissérie sobre como foi dado um golpe de estado em 2016, e como as federações de indústria sempre defenderam a democracia e foram contra a corrupção. Por sinal, se pegaram as grandes construtoras comprando pessoas públicas, será que as grandes indústrias sempre foram ilibadas ou ainda não chegaram nelas?

     

    Só muda começando do zero, e tirando o poder dessa turma que efetivamente manda no Estado.

     

     

    PS: por que temos forças armadas? Não seria pra defender a costa, o petróleo em alto mar e a unidade da federação? Com entrega do pré-sal e venda de terras a estrangeiros, pra quê forças armadas?

  48. Diretas Já – Frente Ampla Nacional
    Reunindo mais de 55 entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil, de um amplo es pectro político, conformou-se neste dia 5 de Junho em Brasília a “Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já”, cujas resoluções seguem em anexo, juntamente com a Nota abaixo.

    NOTA

    Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já

    O Brasil atravessa uma grave crise política, econômica, social e institucional. Michel Temer não reúne as condições nem a legitimidade para seguir na presidência da República. A saída desta crise depende fundamentalmente da participação do povo nas ruas e nas urnas. Só a eleição direta, portanto a soberania popular, é capaz de restabelecer legitimidade ao sistema político.

    A manutenção de Temer ou sua substituição sem o voto popular significa a continuidade da crise e dos ataques aos direitos, hoje materializados na tentativa de acabar com a aposentadoria e os direitos trabalhistas, as políticas publicas além de outras medidas que atentam contra a soberania nacional.

    As diversas manifestações envolvendo movimentos sociais, artistas, intelectuais, juristas, estudantes e jovens, religiosos, partidos, centrais sindicais, mulheres, população negra e LGBTs demonstram a vontade do povo em definir o rumo do país.

    Por isso, conclamamos toda a sociedade brasileira a se mobilizar, tomar as ruas e as praças para gritar bem alto e forte: Fora temer! Diretas já! E Nenhum direito a menos! O que está em jogo não é apenas o fim de um governo ilegítimo, mas sim a construção de um Brasil livre, soberano, justo e democrático.

    Assinam:

    Frente Brasil Popular – FBP

    Frente Povo Sem Medo – FPSM

    Centra Única dos Trabalhadores – CUT

    Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG

    Associação das Mulheres Brasileira – AMB

    Associação Nacional de Pós Graduandos – ANPG

  49. Crime organizado é mote para intervenção?
    Nassif, não é estranho e nem despropositado pensar como Pedro Augusto Pinho que já publicou aqui.

    Nada como um país com as instituições, todas, comprometidas, para manejar a manutenção de um sistema “travado” em torno de uma não solução. A quem interessa esse caos total?

    Não é um grupo político econômico que golpeia o outro para assumir o poder. Seria o enredo clássico. Vejo o desmonte total; nesse cenário em que nos encontramos não haverá classes, ou grupos que levarão à frente o seu projeto. Vejo toda a Nação batida.

    Extremamente complexo. Não é projeto de criminosos que tomaram conta do poder. A cena é de extermínio mútuo. E vem a pergunta novamente? A quem interessa essa terra arrasada? Essa Nação sem estado?

    Volto a Pedro Augusto Pinho:

    “Solução? Povo na rua, esclarecendo o vizinho, o colega, o amigo que quem nos governa é um ente estrangeiro, que tem por objetivo destruir o país, que já o fez na Líbia, no Iraque, no Afeganistão, está fazendo na Síria e, agora, mirou o Brasil. Um país que se deixa levar pela propaganda colonizadora, pelos preconceitos, pela  ignorante classe média e pela cruel elite que já se transferiu para Miami ou Lisboa.

    Às ruas. Fora Temer. Diretas já.”

    É um xadrez jogado com muito conhecimento e experiência. Não há inteligência formada no país para essa trama e foge à razão simples conquistar essa paralisação, esse travamento infernal, esse contexto cujo prognóstico é todos perdem. Talvez a Nação também se perca. Quantos nações cabem nesse nosso imenso, riquíssimo e estratégico território?

    Qual a frase que encerra o grande projeto global dos EUA? Acho que foi o Prof. Moniz Bandeira que apresentou: “Um só mundo, um só império”.

    Um xadrez a ser apreendido imediatamente.

  50. Xadrez da lucidez

    Eh, Nassif, mais direto que isso, so desenhando para o STF e para o povo. Até poucos dias eu estava achando que apos esses audios em que Aécio e Temer foram pegos com a boca na botija, finalmente muitos repensariam o golpe etc. Mas tive a prova viva de que os brasileiros, em parte, continuam seguindo a cartilha da imprensa de que Lula, Dilma, PT em geral é todo corrupto, afundaram o Pais e Temer faz parte deles também! Foi isso que ouvi. Temer esta la por causa do PT e é igual à Dilma. Logo, da para entender que o STF não ira impugnar o impeachment golpista e dar à Dilma o seu lugar de direito. Muitos ainda continuam contaminados pelo antipetismo, cegos e dizendo aos quatro ventos que “esse Pais ai, não tem jeito, não”. Toda vez que ouço isso, lembro Drummond:

    “”Que século, meu Deus!” – exclamaram os ratos

    E começaram a roer o edificio. “

    E o papel da imprensa nessa cegueira em que muitos se encontram é também ponto a se discutir.

  51. PENSEMOS EM NOSSOS NETOS
    A MEDIOCRIDADE QUE NÃO DEIXA PENSAR NOS NETOS

    Parece realmente incrível que as pessoas, presas a seus umbigos, não vejam a destruição social, econômica, psicológica, moral e até das nacionalidades, provocada pela ação do sistema financeiro internacional, a banca, em toda humanidade. O que ainda considero pior é que escolhem, em total desacordo com a contemporaneidade, fantasmas, sem qualquer efetividade, para se escusarem de enfrentar a cruel realidade desta “nova ordem mundial”. Ora é o comunismo, como se Cuba ou a longínqua e desconhecida Coreia do Norte estivessem nos invadindo, ora o Foro de São Paulo, um grupo de intelectuais, políticos e sindicalistas, mais ingênuos e desprovidos de força do que o Grupo Bilderberg ou a Comissão Trilateral. Enfim, buscam mascarar a banca, que é presente e destruidora, procurando piolho em cobra, que, por sua natureza, está lhes envenenando.
    CRISES DO CAPITAL E AUTOFAGIA ECONOMICO-FINANCEIRA
    Na análise de Youssef Cassis (Les Capitales du Capital, Slatkine, Genève, 2006) é a partir de 1918, com o fim da I Guerra Mundial, que Nova Iorque sucede Londres como a capital do capital financeiro. A fundação do atual JP Morgan Chase, por John Pierpont Morgan, em 1895, é dada como início desta nova era da banca.
    Não faremos história, apenas apontaremos alguns fatos que esclareçam, a quem ainda duvidar, o empoderamento das finanças sobre a economia e todas as ações humanas neste último século (1917/2017).
    Uma característica, herdada do financismo colonial inglês e ampliada nesta globalização vigente é da destruição das nacionalidades. Não se pense em maldades, a banca não tem emoções, é pura racionalidade administrativa. Enfrentar leis e regulamentos nacionais envolve custos, menos agilidade operacional, adaptações a burocracias distintas, enfim, uma série de óbices que podem ser extintos com a universalização dos procedimentos. E qual melhor regulamento do que a desregulamentação? Ampla, geral, irrestrita. Pronto, estamos no Estado Mínimo, antecessor do Nenhum Estado. Exemplo: Líbia, Iraque, União Europeia (ainda em processo), e, a passos largos, o Brasil pós golpe de 2016.
    A moeda é outra vertente. Após a II Guerra Mundial colocou-se o dólar como a moeda da universalização financeira. Conseguiu-se muito, muitíssimo. Mas, felizmente, a banca também comete erros e pode ser enfrentada com sucesso. Vejamos o monopólio do dólar sobre o petróleo. Era, e ainda o é, em grande parte, a moeda das transações do “ouro negro”. Com isso, todos os países mantinham, sob diferentes formas, reservas em dólar dos Estados Unidos da América (EUA). Mas não só os países importadores, todos os exportadores também acumulavam dólar, o que levou a uma situação de pletora de dólares e, em consequência, uma repatriação da moeda. Lembram De Gaulle? Foi também por sua ação que o Presidente Nixon, em 1971, revidou desligando o dólar do seu lastro em ouro (US$35 por onça troy), e provocando uma sucessão de crises econômicas. O Brasil, dos governos militares, foi um dos grandes prejudicados, fortalecendo a oposição, que já contava com suporte neoliberal (que pena não poder culpar o petismo ou o bolivarianismo!). Outro exemplo está na destruição do Iraque. Recordemos que Saddam Hussein, em novembro de 2000, decidiu vender o petróleo iraquiano em euros. E, não por acaso, Paris e Berlim não se associaram a Washington, em 2003, contra o Iraque. A geopolítica do petróleo, por muito tempo, esteve vinculada à hegemonia do dólar.
    Vê-se pois, que também repercutem, na moeda da banca, os seus fracassos e a dificuldade de manter as crises que a alimentam. Talvez esteja aí a febre “bitcoin”. Como dizem os analistas da bolsa: a conferir.
    2008 E OS PASSOS SEGUINTES
    As “crises” pela ação da banca decorrem, basicamente, de seus próprios objetivos: a apropriação de todo ganho da economia pelo sistema financeiro e a permanente concentração de renda. Mas também está na distância crescente que separa o mundo da economia real daquele da economia dos papéis. Hoje já se perdeu a noção da quantidade de vezes que os barris de petróleo, negociados nos mercado financeiros, superam os efetivamente existentes. Apenas para continuar no exemplo petróleo, pois o mesmo se aplica a toda e qualquer commodity.
    Perguntado sobre qual a mais aceita teoria econômica que contrariava o senso comum, o Prêmio Nobel de Economia, Paul Samuelson, respondeu de pronto: a das vantagens comparativas (formulada no século XIX por David Ricardo). Em 1999, quando do encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), filha do “Consenso de Washington”, em Seattle (EUA), a enorme mobilização popular contestando a OMC, seus projetos e propostas, confirmou o autor do mais popular manual de introdução à economia.
    Uma das consequências da imposição da economia liberal, desde os anos 1980, foi o desmantelamento das políticas desenvolvimentistas. Veja o ocorrido na América Latina (AL): as taxas dadas pela variação do Produto Interno Bruto (PIB), para a média da região, foram, entre 1960 e 1980, de um crescimento de 3,1% e, entre 1980 e 2000, de apenas 1,7%. Recordemos que o Brasil, para o primeiro período, sob governos militares, guiou-se por Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND). A partir de 1980, com crescente empoderamento da banca, tivemos as políticas financeiras sobrepondo-se às políticas industriais, principalmente entre 1995 e 2000, nos governos de Fernando Henrique Cardoso.
    Com a “crise” de 2008, os Estados Nacionais: EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão passaram a transferir recursos públicos, originados de tributos, para cobrir os déficits das instituições financeiras: bancos comerciais, bancos de investimentos, seguradoras etc. Genericamente, estes aportes públicos a instituições privadas foram denominados Quantitative Easing (QE), embora sob esta designação apenas se computassem parcelas destes desvios. Ao todo, nos EUA, Reino Unido, Japão e União Europeia, a “iniciativa privada” foi beneficiada, pelo insucesso de suas especulações, com cerca de trezentos trilhões de dólares. E, conforme afirmação de Stephen Williamson, vice-presidente do St. Louis Federal Reserve Bank, em agosto de 2015, esta enorme quantia não acarretou qualquer melhora na economia. E mais, ele confessou que experiências análogas realizadas anteriormente no Japão e na Suíça também conheceram malogros.
    PERSPECTIVAS ATUAIS
    Poderia discorrer sobre o embate teórico que surge atualmente contrastando o pensamento universalista que a União Europeia é o grande exemplo, com o regionalista ou nacionalista, que a Rússia serve de modelo, e envolve os pensamentos de Jürgen Habermas e David Ricardo de um lado, e, de outro, de Johann Gottlieb Fichte e Friedrich List.
    Mas vou tratar do que a mídia brasileira resolveu erigir como a batalha fundamental para o futuro de nosso País: a corrupção ou, contrariamente, pela virtude individual, pela honestidade pessoal.
    Pergunto, de início, ao atento leitor: os QEs, recém referidos, seriam instrumentos de probidade administrativa? Ou, propondo mais tecnicamente a questão: transferir os recursos que foram captados da população, sob a forma de tributos – para promover sua segurança, sua educação e seu bem-estar – para cobrir especulações, que a parcela mais rica do país malbaratou, é um ato de lisura, principalmente quando se reconhece que de nada adiantariam para a economia nacional?
    A honestidade, colocada como questão individual, pouco significa diante de uma desonestidade institucional, para não se chegar à fraude de uma ideologia.
    Aos que proclamam estar o Brasil no ápice da corrupção, eu retrucaria: sempre que nosso País foi dirigido pelo capitalismo financeiro tivemos os picos de corrupção. Isto ocorreu no escravagista Império, na Primeira República – quem discordar pode começar a estudá-la melhor – e após o Governo Geisel. A história das privatizações, que ainda não foi bem conhecida pelos brasileiros, vai revelar o quanto de prejuízo já teve e ainda terá a Nação.
    Pensar no futuro do Brasil não é, em hipótese alguma, promover “reformas” que tirem direitos do povo brasileiro e aumentem o poder da banca. É, primeiramente, resgatar a pouca democracia que tivemos, ampliá-la com a construção da cidadania e, em seguida, elaborar planos de desenvolvimento: sociais, educacionais, culturais, econômicos, científicos, tecnológicos, e promover a soberania nacional.
    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado

  52. Re: Rdmaestri, inclui a Campanha da Legalidade no rol dos confli

    Re: Rdmaestri, inclui a Campanha da Legalidade no rol dos conflitos, obrigado por contribuir e quem tiver mais a acrescentar ou corrigir que o faça, trata-se de uma corrente que circula no whathsApp e que continha alguns erros, sendo que o tema abrange apenas o período republicano:

     

    RESUMÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA

    6 CONSTITUIÇÕES FEDERAIS

    1891
    1934
    1937
    1946
    1967
    1988

    9 MOEDAS

    Réis: até 1941
    Cruzeiro: 1942
    Cruzeiro Novo: 1967
    Cruzeiro: 1970
    Cruzado: 1986
    Cruzado Novo: 1989
    Cruzeiro: 1990
    Cruzeiro Real: 1993
    Real: 1994

    6 VEZES CONGRESSO FECHADO

    1891
    1930 ~ 34
    1937 ~ 46
    1966
    1968 ~ 69
    1977

    7 GOLPES DE ESTADO

    1889 ~ 2016
    1930 ~ 34
    1937 ~ 45
    1945
    1955
    1964 ~ 85
    2016

    1 PLEBISCITO IGNORADO

    Venda de armas: 2005

    13 PRESIDENTES QUE NÃO CONCLUÍRAM O MANDATO

    Deodoro: 1891
    Afonso Pena: 1909
    Rodrigues Alves: 1918
    Washington Luís: 1930
    Júlio Prestes: 1930
    Vargas: 1945 e 1954
    Carlos Luz: 1955
    Jânio Quadros: 1961
    João Goulart: 1964
    Costa e Silva: 1969
    Tancredo Neves: 1985
    Collor: 1992
    Dilma: 2016

    30 PRESIDENTES NÃO ELEITOS DIRETAMENTE (também considerando posse de interinos)

    Deodoro: 1889*
    Floriano Peixoto: 1891*
    Prudente: 1894*
    Campos Sales: 1898*
    Rodrigues Alves: 1902*
    Afonso Pena: 1906*
    Nilo Peçanha: 1909*
    Fonseca: 1910*
    Venceslau: 1914*
    Rodrigues Alves: 1918*
    Delfim Moreira: 1918*
    Epitácio: 1919*
    Arthur: 1922*
    Washington Luis: 1926*
    Júlio Prestes: 1930*
    Vargas: 1930
    José Linhares: 1945
    Café Filho: 1954
    Carlos Luz: 1955
    Nereu Ramos: 1955
    Ranieri Mazilli: 1961
    Castelo Branco: 1964
    Costa e Silva: 1967
    Médici: 1969
    Geisel: 1974
    Figueiredo: 1979
    Tancredo Neves: 1985
    José Sarney: 1985
    Itamar Franco: 1992
    Michel Temer: 2016
    *Presidentes do Período da República Velha marcado pelas fraudes eleitorais e o coronelismo.

    32 REVOLTAS POPULARES, LEVANTES MILITARES E GUERRILHAS

    Período Republicano

    Golpe Republicano: 1889
    Primeira Revolta de Boa Vista: 1892-1894
    Revolta da Armada: 1892-1894
    Revolução Federalista: 1893-1895
    Revolta de Canudos: 1893-1897
    República de Curani: 1895-1900
    Revolução Acreana: 1898-1903
    Revolta da Vacina: 1904
    Segunda Revolta de Boa Vista: 1907-1909
    Revolta da Chibata: 1910
    Guerra do Contestado: 1912-1916
    Sedição de Juazeiro: 1914
    Greves Operárias: 1917-1919
    Levante Sertanejo: 1919-1930
    Revolta dos Dezoito do Forte: 1922
    Revolução Libertadora: 1923
    Coluna Prestes: 1923-1925
    Revolta Paulista: 1924
    Revolta de Princesa: 1930
    Revolução de 1930: 1930
    Revolução Constitucionalista: 1932
    Revolta Mineira: 1935-1936
    Intentona Comunista: 1935
    Caldeirão de Santa Cruz do Deserto: 1937
    Revolta das Barcas: 1959                                                                                                                                                           Campanha da Legalidade: 1961                                                                                                                                                 Ditadura Militar: 1964- 1985
    Combate Armado à Ditadura Militar: 1965-1976
    Guerrilha de Três Passos: 1965
    Guerrilha do Caparaó: 1967
    Guerrilha do Araguaia: 1967-1975
    Revolta dos Perdidos: 1976

     

    *Como pode tanta gente realmente acreditar q o país sempre foi tranquilão e só agora q está com algum distúrbio?

    Para refletir!!

     

     

    Voltando ao tema:

     

     

      1. Marcelo obgd, eu também achei

        Marcelo obgd, eu também achei interessante, faça algumas contas ai e vc verá que tivemos 128 anos de republica, dividindo pela quantidade de golpes de estado, o resultado é: a cada 18 anos tivemos um golpe de estado….divida por quantidade de presidentes que não terminaram seus mandatos: 9….ou seja, a cada 9 anos um presidente não concluiu seu mandato…e pensávamos que o Brasil fosse um pais democrático e republicano….sqn…

  53. Brasil, o país dos polianas…

    Nassif, não tomo suas preocupações como ilegítimas ou ingênuas, nada disso…Poucos jornalistas como você merecem o benefício da dúvida quando cometem erros…

    A maioria, bem sabe você, é composta por uma malta de canalhas de estirpe desprezível…sobram pouco, e isso pode ser constatado com um breve olhar sobre nossa mídia comercial…

    Como não se pode imaginar uma mídia sem a cumplicidade dos jornalistas, é óbvio que o estado avançado de putrefação que emana das latrinas editoriais do país é um horrendo reflexo dos zumbis que dentro delas perambulam, repetindo mantras encomendados pelos patrões…

    Fiz esse “nariz de cera” (no jargão de vocês) para dizer o seguinte…Se não fosse você o autor, acho que nem merecia comentário, mas um sonoro palavrão… extraindo do seu próprio texto um trecho que o desqualifica por completo:

     

    “(…) O inconveniente seria reacender o clima bélico da polarização, além de acirrar o protagonismo político da Polícia Federal e da Lava Jato. E, no quadro atual de desestruturação partidária, a possibilidade de abrir espaço para aventureiros.(…)”

     

    Meu amigo (desculpe a intimidade), é justamente essa necessidade atávica de sempre buscar uma solução “pacífica” e menos dolorosa que é a raiz de TODOS (repito, TODOS) os nossos problemas, direta ou indiretamente, desde que nos entendemos como um Estado soberano (uns dizem 1808, outros 1822)…

    Esse pavor ao dissenso e/ou ao conflito é que nos condenou a manter os explorados como párias eternos, desde que o façamos com boas maneiras, ou pior, com péssimas maneiras, mas desde que com a “maquiagem” correta…

    Talvez o único avanço que o golpe e os fascistas da república dos paranazi possam legar a essa país seja, justamente, o acirramento das tensões de classe, o que pode, se fizermos nosso dever de casa, gerar um ambiente de contestação e engajamento social necessário a romper esse pacto caracu que vigora desde 1500 (a elite com a cara e o povo…com a rima)…

    Não, Nassif, experimentamos muito, mas muito pouco avanço econômico e social, mas que devido ao nosso enorme passivo histórico pareça um passo gigante…

    Nosso tratado constitucional de 88 estava fadado a levar o país onde levou…Não sou daqueles que se inclinam a teleologia do “viu, eu avisei”, mas o fato é que as sementes “do mal” foram plantadas lá por um enfático e eufórico Ulisses Guimarães, ele mesmo parte desse pacto que, antes de mais nada, se dedicava a tratar os assassinos da ditadura com reverência covarde…

    São 50 mil mortos por ano, maioria de pobres e pretos, desde então, assassinados a sombra da chamada Constituição Cidadã…putz, como isso é possível????

    A tortura é prática recorrente…

    A única diferença talvez é que a barbárie diária praticada por delegados, juízes e promotores contra os pobres atingiu camadas da população que antes nunca imaginariam  ver uma cela por dentro…e isso não é para ser comemorado…

    Quer um exemplo da nossa (SUA) capitulação? Eis novo trecho do seu texto:

    “(…)É um tema capaz de mobilizar o Ministério Público, para impedir abusos de poder econômico, e abrir espaço para novas referências em uma sociedade em que os melhores nomes não têm espaço dentro do universo de banalidades criado pela mídia e pelas redes sociais.(…)”

    Não, dileto editor, não se chama os canibais para debater o menu do jantar…

    O ministério público tem que ser alijado, esquartejado, recosturado para só depois ser (re)incorporado às suas funções habituais…

    Como assim devemos procurar uma saída que mobilize esses fascistas????

    Nosso problema não é a intedição de nomes pela “banalidade do mal”…precisamos de uma ruptura violenta que coloque controle do Estado nas mãos de quem mais precisa dele…

     

    PS: falar em abuso de poder econômico em eleição em sistemas capitalistas é como buscar freiras em casa de tolerância …bem, há aquelas que podem usar o hábito pelo preço certo, então…

    1. Nossos patroimonialistas

      Nossos patroimonialistas jamais abrirão mão de seus privilégios pacificamente.

      Ou melhor dizendo, JAMAIS abrirão mão de seus privilégios.

      Infelizmente, tendo a ver que é quase impossível uma mudança cultural e estrutural de poder no país que não seja feita de modo violento.

      Triste isso, era feliz quando acreditava que tinhamos instituições e homens públicos com senso de nação. Hoje está claro de que não passam de meros sanguessugas do erário público, que encaram bens públicos como sendo suas propriedades.

  54. Cansada !

    Estou mais cansada que o Dória , quando fazia aquela campanha (linda, por sinal rsrs) do cansaço contra o PT, ou agora de tanto varrer ruas, correr de cadeira de rodas, dirigir sem carteira, etc. etc. e ainda aumentar o nº de acidentes nas marginais.

    Aff !

  55. NOVA “CONSTITUINTE”? ALERTA PRO GOLPE!

    NOVA “CONSTITUINTE”? ALERTA PRO GOLPE!

    Por Romulus

    Do GGN:

    >> Xadrez de um país controlado pelo crime organizado
    Por Luis Nassif
    (…)
    A saída ideal – Qualquer saída – diretas ou indiretas – terá que levar em conta a resultante final: eleições gerais com regras que impeçam a manutenção do controle do Congresso pela bancada eleita por empreiteiras e pela JBS. A saída ideal seria uma Constituinte exclusiva, com candidatos eleitos pela população para um mandato de no máximo dois anos, não podendo voltar a se candidatar. Seria a maneira da sociedade brasileira assumir o controle, dar uma arrumação geral na casa e devolver a política aos políticos profissionais.

    *

    Comentário crítico:

     

    LEIA MAIS »

     

  56. Revolução republicana!

    A corrupção explícita do homem da mala e assessor de Temer é a imagem recorrente do fim de uma Era. Urge agora, construir uma Repúbiica. Povo na rua com eixos já consolidados no imaginário coletivo e uma constituinte para estabeler a Vontade Geral. O objetivo é um pacto social redefinindo a política e o Estado. Ética na política, fim de privilégios monárquicos, diminuição da desigualdade absurda, cidadania para todos, fim da impunidade etc…etc…As condições objetivas e subjetivas para tal revolução estão dadas.  Eleições diretas e gerais pode ser o começo.   

  57. A PF e o MP já teriam provas da JBS antes da JBS …

    … Fazer acordo de leniencia e antes do Batista fazer delação, está cristalino o que aconteceu, a PF e o MP conseguiram provas que condenariam os donos da jbs, vem a pergunta lógica: Por que foi feita a delação ? Simples para não prender os donos da jbs, quais motivos a PF e o MP tem para não prender os donos da jbs ? Se a PF e o MP não realizaram o seu trabalho de fazer a lei ser cumprida, a PF e MP cometeram crime, todas as pessoas ou instituição que geralmente cometem um crime, comete o crime para ter algum retorno de alguma ordem ou cifra. Os estadunidenses utilizam uma frase adaptada do frances : ” Siga o dinheiro e descubra o crime “. Se alguém seguir as pessoas do MP e da PF que descobriram essas planilhas encontrará algum dinheiro ? Pois o crime é notório !

     

    Ou a PF e o MP passou a informação para as organizações groco e groco tendo como o seu maior parceiro comercial os donos da JBS, passou essa informação para os donos da JBS.

  58. Generalizada podridão

     

    A essa altura dos acontecimentos, depois de tudo que já foi divulgado e publicado, é para acreditar, que no que diz respeito as importantes pessoas jurídicas e físicas, instituições e empresas privadas que ainda continuam demonstrando grande apoio ao governo golpista, possivelmente, estão sendo “motivadas” por muita grana do governo (com a dívida pública só aumentado), ou continuam visando grandes maracutaias tipo privatizações a preços de bananas, dentre outras tantas. Só pode ser.

  59. Brasil

    Quanto ironia, Nassif! Com esse posto você afirma que o combate à corrupção levou à mais corrupção.
    Mas essa não é a visão empreendedora.
    O combate à corrupção fomentou um novo governo de oportunidades. Portanto é preciso ser oportunista.
     

     

  60. SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO”

    SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO” VOL. 2

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão possível. E segue a valsa!

    Eis a atualização com os fatos desta semana. Incluindo: TSE, Henrique Alves, denúncia de Temer ao STF pelo PGR e… Forças Armadas (!).

     

    LEIA MAIS »

     

  61. Saída ideal

    Excelente análise, Nassif. Concordo plenamente com a “saída ideal” e acrescentaria na reforma política o fim da reeleição, o maior desastre criado por FHC.

  62. “A saída ideal” só pode

    “A saída ideal” só pode começar pela anulação do golpe e o retorno da presidenta legítima, eleita em eleições diretas para governar até 2018.
    Qualquer saída que não comece por isso é no mínimo a aceitação do golpe, e não tem nada a ver com saída ideal.
    #AnuleOGolpeSTF
    #VoltaDilma

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador