Xadrez do segundo nascimento do mito Lula, por Luis Nassif

Mefistófeles levou os procuradores e o juiz para o alto da montanha e ofereceu a eles a celebridade. Em troca, teriam que entregar a condenação de Lula

Artigo publicado originalmente em 11/05/2017

Por Luis Nassif

Peça 1 – a desconstrução dos heróis midiáticos

Não há armadilha maior do que a ilusória sensação de poder que a mídia proporciona.

Como dona do palco, ela define o roteiro. Quando calha do personagem estar adequado ao roteiro, ela o alça ao Olimpo das celebridades. O que o sujeito fala, repercute. Em um primeiro momento, passa uma sensação única de onipotência. Os mais espertos, entendem o jogo. Os neófitos não se dão conta de que o espaço tem data de validade, não é coisa líquida e certa como um concurso público.

Essa falsa percepção liquidou com o PSDB. Desde a ascensão de Lula, o partido limitou-se a ser caudatário da mídia brasileira. E a mídia brasileira só consegue destruir. De repente, um partido que se orgulhava de seus intelectuais, passou a ter a cara raivosa de um José Serra, Aécio Neves, Aloysio Nunes, José Aníbal, todos vociferantes, raivosos, salivando como cães hidrófobos. E liquidando com a imagem do partido.

Quando a muleta foi recolhida, o partido acabou. Suas esperanças repousam, agora, nos inacreditáveis João Dória Jr e Huck.

Esse mesmo castelo de cartas foi erigido com a Lava Jato. Hoje houve a hora da verdade. E o castelo desmontou.

Cara a cara com Lula, não havia mais a blindagem das edições seletivas. Não havia mais a liberdade para construir teses abstratas, suposições alinhavadas com ilações, sendo oferecidas para um cardápio viciado dos órgãos de imprensa.

Agora, seria ferro contra ferro.

E o que se viu foi um espetáculo constrangedor.

Do lado do juiz Sérgio Moro, pegadinhas, levantamento do que Lula disse em 2005, em 2007, meramente para fornecer leads para o Jornal Nacional – já que não havia nenhuma relação com as denúncias formuladas. Da parte dos procuradores, um apego a detalhes irrelevantes, próprio de quem não tem elementos consistentes.

O mais relevante: durante anos, a opinião pública se viu ante duas posições taxativas. De um lado, a Lava Jato garantindo ter todos os elementos para incriminar Lula. De outro, Lula sustentando que não havia um só elemento sólido.

Fizeram um pacto com o demônio.

Mefistófeles levou os procuradores e o juiz para o alto da montanha e ofereceu a eles a celebridade. Em troca, teriam que entregar a condenação de Lula. Saíram como vendedores de Bíblias do velho oeste, garantindo a condenação sem ter os elementos. E ambos ficaram presos à armadilha: a mídia perante seus espectadores; a Lava Jato perante a mídia.

O deslumbramento de Moro e dos procuradores fê-los apostar tudo em uma partida de poker. Quando abriram as cartas, não dispunham sequer de um par de 4.

E Lula dominou a cena no discurso final, no qual deu dados precisos da campanha intransigente da mídia, controlou as tentativas do juiz de cortar sua palavra e produziu uma denúncia que, nas redes sociais, espalhar-se-á pelo mundo.

Peça 2 – o segundo nascimento de Lula

Moro montou o cenário, mas o espetáculo foi de Lula.

Primeiro, pela impressionante corrente de pessoas que foram a Curitiba apoiá-lo. Depois, pelo depoimento em si. O entusiasmo, a maneira como mobilizou pessoas de todo o país, através das redes sociais, o acompanhamento de perto da mídia internacional e, ao final, um comício consagrador, tudo isso torna Lula mais que nunca o candidato para 2018.

No julgamento, a pessoa que saiu do governo consagrada internacionalmente, por seu trabalho de inclusão social e pela dimensão assumida pelo país no seu governo se apresentava, não como líder popular, nem como o estadista consagrado, mas como uma pessoa que perdeu a esposa, vítima dessa campanha implacável, que teve a casa invadida, sua intimidade estuprada por Sérgio Moro, as casas de seus filhos arrombadas e os netos sendo alvos de bulling na escola.

Nenhum de seus acusadores resistiria a dois dias de campanha de mídia. E, agora, frente a frente com eles, cobrando provas que não apareceram, documentos que nunca existiram

Depois, no comício, apresentou-se como a pessoa que poderia salvar o país, entregue pela Lava Jato e pela mídia às mãos de um presidente corrupto e medíocre e de uma grupo de poder que jamais conseguiu chegar perto de um desenho minimamente viável de país.

Um otimista diria que o evento de hoje, somado ao fastio de parte da mídia com as arbitrariedades da Lava Jato, poderia ser o início de uma tentativa de busca de consensos mínimos, visando impedir que o país caia na barbárie completa.

Um pessimista olharia para a Globo, para a maneira como radicalizou e avançou no mar revolto da subversão institucional, e ponderaria que ainda há uma longa luta pela frente, até que o bom senso se espraia pela nação.

Capas contra Lula nas revistas from Luis Nassif
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LULA È COMIDA NO PRATO,DINHEIRO NO BOLSO E RESPEITO AOS BRASILEIROS NO MUNDO !!
    Obs: Instituições q não respeitam a Constituição, o caráter e a história do melhor presidente q o país já teve ninguém vai respeitar e digo isso da parte do MUNDO, dos países e pessoas lá fora q vêem uma nação (manipulada e afundada na realidade)preferir um boçal a um ESTADISTA DE VERDADE!
    Obs:É PRECISO O POVO APRENDER A EXIGIR O CUMPRIMENTO DEVIDO DA LEI SEM DISTORÇÕES,TÁ LÁ TÁ ESCRITO !!

  2. Lula subestimou a perseguição. Se tivesse procurado asilo talvez tivessemos esperança de sua volta triunfal. Preso é apenas um refém pois a farsa a jato foi montada nos EEUU e nenhum país vai se atrever a enfrentar o Império pra soltar Lula, muito menos o povo brasileiro que acreditou em mamadeiras de piroca e kits gay pra eleger um capetão que sempre deixou claro que vinha pra destruir e não para reconstruir

    A direita golpista precisava destruir o país para tomar o poder mas o estrago foi tão grande que estamos vivendo uma mexicalização (sem querer ofender o México), onde uma cleptocracia (no México os cartéis) controla o país e a sociedade nada pode fazer contra

  3. Lula preso se torna mais forte a cada dia perante as pessoas. Ele, sim, tem tudo pra se transformar num mito.
    O processo mentiroso da máfia-a-jato (depois do fundo bilionário foi elevada de farsa para “máfia”) serviu para mostrar a inocência de Lula. Os acusadores pensaram que iriam achar alguma coisa que incriminasse Lula, mas não encontraram nada. Sendo assim, Lula provou sua completa honestidade a todos. Por mais que a grande mídia esconda e adultere tudo.
    Quanto ao Moro, cada vez mais se mostra como impostor.
    Aliás, não passou no exame da OAB e depois de ouvi-lo dizer “conge”, tenho a impressão que não passou nem no exame pra juiz, tendo sido colocado lá na marra. Quanto às suas sentenças, tenho certeza que são escritas por terceiros, bem como tudo o que faz segue um script criado por terceiros. E uma “mãozona” muito grande do departamento de justiça e da Cia nisso tudo.
    Viva Lula!

  4. Parabéns Nassif…
    mas há uma explicação até um quanto simples para tudo isso.
    Nossas elites, inclua todas, dos bestiais serviçais de alta remuneração até os grandes banqueiros e rentistas, demonstram uma soberba inimaginável tanto para o nível cultural mesmo dos mais simples brasileiros a média da mesma.
    Acontece que há alguns brasileiros que tem origem humilde feito o Lula e estudaram(até demais) anos a fio e não se deixam abater sob qualquer tentativa de subjugação.
    Claro que estamos cercados por montanhas de imbecis mas esses só quanto um voto.

  5. O “doutor” moro, que de Dr. não tem nada, vai para o lixo da história, enquanto o Doutor Lula, aclamado por mais de 30 Universidades do mundo todo, Honoris Causa, é o eterno melhor presidente de todos os tempos, o Lincoln brasileiro.

  6. o discurso de lula de que não poderão matar
    os seus sonhos e que milhões sonharão
    e caminharão por ele e com ele,
    é comovente e ao mesmo tempo utópico…
    certamente comrpova que ele é o maior
    estadista do país de todos
    os tempos, queiramos ou não….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador