Como tornar os aluguéis acessíveis: a experiência de Londres

Este relatório analisa os benefícios e os riscos de diferentes tipos de controles de aluguel, examinando exemplos específicos de modelos existentes em outros lugares e extraindo lições para Londres.

Do New Economics Foundation

COMO TORNAR OS ALUGUÉIS DE LONDRES ACESSÍVEIS

Por Hanna Wheatley, Sarah Arnold e Joe Beswick

Mais e mais londrinos estão vivendo no setor privado alugado (PRS), que tem visto um enorme crescimento nas últimas décadas. O segundo maior mandato do Reino Unido, após a aquisição da casa própria desde 2011/12, até 2025, o gabinete do prefeito de Londres prevê que o aluguel privado na capital será tão prevalente quanto a ocupação do proprietário. O setor, que abriga um número crescente de famílias e pessoas idosas, também viu as rendas aumentarem rapidamente.

Desde 2010, as rendas médias privadas em Londres aumentaram mais de três vezes mais rápido do que os ganhos médios, e em 2015/16, cerca de um quarto das famílias de arrendamento privado na capital gastaram mais de metade do seu rendimento em renda. A acessibilidade é muito pior em Londres do que no resto do país, com a média de aluguel privado para uma casa de um quarto na capital agora mais do que a média de uma casa de três quartos em qualquer outra região inglesa.

Um número crescente de vozes está solicitando controles de aluguel como parte da solução para a crise da acessibilidade imobiliária de Londres. 68% dos londrinos são a favor, incluindo o prefeito de Londres, Sadiq Khan, que anunciou publicamente sua intenção de fazer campanha por controle de aluguel, juntamente com seus planos mais amplos de projetar um sistema melhor para locatários privados. E um crescente movimento de locatários privados, com o London Renters Union em sua vanguarda, está exigindo um PRS mais justo e mais acessível em Londres. Este relatório descreve os blocos de construção para os poderes e políticas que seriam necessários para introduzir um controle de aluguel para Londres.

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Enquanto em muitas grandes cidades da Europa e da América do Norte, de Berlim a Nova York, os controles de aluguel são a norma, a introdução de controles de aluguel é muitas vezes altamente controversa, e o debate é polarizado. Este relatório analisa os benefícios e os riscos de diferentes tipos de controles de aluguel, examinando exemplos específicos de modelos existentes em outros lugares e extraindo lições para Londres.

Avaliamos criticamente os diferentes tipos de políticas de controle de aluguéis em relação aos cinco princípios a seguir: acessibilidade, segurança de posse, viabilidade, risco e equidade. Argumentamos a favor de uma abordagem que coloque a justiça econômica e social no centro da reforma da renda, enquanto levamos a sério os riscos inerentes à imposição de controles de aluguel. Com base em nossa análise de modelos de controle de aluguéis, este relatório estabelece os seguintes seis blocos de construção que devem formar a base de qualquer política de controle de aluguéis para Londres:

Um banco de dados de locadores e aluguéis deve ser estabelecido, que é um registro de acesso aberto de todos os proprietários, suas propriedades e aluguéis associados;

Deve ser criado um controle de aluguéis vinculado à propriedade , que controla os aluguéis entre e dentro dos arrendamentos;

Um Nível de Aluguel Desejado deve ser definido, para o qual as propriedades individuais alugadas terão suas rendas reduzidas em um determinado período de tempo;

Um Índice de Aluguel Privado deve ser introduzido, que regula as mudanças anuais de aluguéis em propriedades alugadas de forma privada, uma vez que o Nível de Aluguel Desejado foi atingido;

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Um órgão administrativo independente de PRS deve ser estabelecido, que projetaria o sistema de controle de aluguéis e, subsequentemente, administraria o sistema, coletaria e manteria os dados necessários e definiria o Nível de Renda Desejado e o Índice de Renda Privada; e

Um sistema de mecanismos de aplicação deve ser introduzido, colocando o ônus sobre os proprietários e o estado, ao invés de inquilinos.

A escala da crise de acessibilidade da habitação em Londres significa que, apesar dos riscos, controles de aluguel cuidadosamente projetados estão se tornando cada vez mais necessários para criar um capital com um PRS mais justo e mais acessível. O NEF está empenhado em trabalhar com o prefeito de Londres e outras partes interessadas para levar adiante esse trabalho.

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2 comentários

  1. mais simples que isso tudo: um imposto progressivo sobre a propriedade de imóveis, que inviabilize o uso do imóvel como investimento e a especulação.

  2. Portugal também está passando por este processo de gentrificação que tem levado ao aumento exacerbado das rendas (aluguéis). Com cerca de 50% de sua população localizada nas áreas da grande Lisboa e da grande Porto, nos últimos 3 anos o valor do m² aumentou sobremaneira, tanto para a compra quanto para locação inviabilizando a morada para parcela muito grande da população. Com seu salário mínimo de 600 euros e média salarial na faixa dos 850 euros, as grandes cidades deixaram de ser viáveis para os novos contratos. Em Lisboa o aluguel de um quarto, compartilhando a casa está por volta dos 400 euros. Por causa da precarização dos proventos salariais no mundo, Portugal tem tido um grande aumento no afluxo de turistas especialmente da Europa pois é um destino de muitas belezas e boa gastronomia com os preços ainda assim mais baixos que outros do continente europeu. Outro fator que tem provocado a expulsão da população em especial de zonas turísticas e provocado pelo aumento de imóveis ao dispor dos aplicativos de aluguel de curto período, como o airbnb. O governo português estuda colocar regras para a área de locação, pois muitos que chegam atualmente e precisem locar, pela falta de fiador tem de disponibilizar até o equivalente a um ano de caução.

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