A fauna da imprensa, por Marcelo Laffitte

A fauna da imprensa

por Marcelo Laffitte

Depois de Cora Rónai colocar formiga no bolo de todo mundo, chegou a vez de Fernando Gabeira trazer um coelho para o cenário. Em seu artigo em O Globo entra em cena o coelho branco de Alice no País das Maravilhas, para dizer: “Ai, ai! Vou chegar atrasado.” Fico imaginando qual será o próximo animal a ser convocado: o Bambi, o Dumbo, o lêmure de Madagascar? Há que se aguardar.

Gabeira gasta várias linhas para dizer mais ou menos o seguinte: “Irmãos, deixemos de briguinhas, e, unidos, pensemos em soluções urgentes para o Brasil, pois já estamos atrasados”. Uai, diria um bom mineiro, dá pra juntar raposas e galinhas em prol do galinheiro? (Ops! Coube a mim trazer mais bichos). É óbvio que não. E, de tão óbvio, não vou nem desenvolver.

En passant (minha mãe ficaria orgulhosa do meu francês, mesmo se soubesse não ir além de bonjour, très bien e au revoir), Gabeira lembra que, na mesma semana da prisão de Lula, também foi presa Park Geun-hye, ex-presidenta da Coreia do Sul. Mas lá, apesar de algumas manifestações, “ela não fez discurso, dispensou visitas e falou apenas com os advogados”. Notícia falsa, porque Park Geun-hye estava presa havia mais de um ano. O que ocorreu no dia 06/04, coincidindo com a data do ultimato dado por Moro para Lula se entregar, foi a condenação de Park Geun-hye a 24 anos de prisão. E morrem na data as coincidências, porquanto, diferente do Brasil, a justiça da Coreia do Sul condenou sua ex-presidenta num processo jurídico normal, que durou quase dois anos, recheado de farta prova material dos crimes apontados. Eu duvido que tenha havido abdução de provas e Power Point

O jornalista ainda recorre à sabedoria judaica para discorrer sobre como estamos transformando “nosso líder” em “ídolo”, termos usados por ele para dar ares de sebastianismo cego e alienado ao nosso movimento. Isto também, na minha humilde opinião, é falso. Quem transformou Lula em um mártir político foram eles, e não nós. Estamos revoltados, e continuaremos revoltados, por saber que um ex-presidente da república foi condenado em um processo rápido e sem qualquer prova. Se provas houvesse, eu que – parafraseando uma importante jornalista especialista em Informática, Moda, Sociologia e História – ”falo única e exclusivamente por mim, e já é responsabilidade que me baste”, estaria tão calado quanto um coxinha sobre a impunidade de Geraldo Alckmin.

No mais, um toque pro Gabeira. Pô, bicho. Se liga aí que o trem da História está partindo. Não vá chegar atrasado, viu?

Marcelo Laffitte é diretor de cinema

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Alguém lembra?
    Alguém recorda o programa do Gabeira na Globo New julgando e condenando o Lula por conta do patrimônio histórico guardado no sítio de Atibaia?

    Pois é, até mesmo o juiz de preto inocentou o presidente por conta de ilações do gênero.

    Não lembro de o Gabeira haver se retratado por tal calúnia e difamação.

  • E está todo mundo trabalhando

    E está todo mundo trabalhando pros ratos dos Marinhos da Globo. E são sabujos, sem querer ofender a raça dos cães. 

  • Le révolutionnaire

    A revolução dentro de uma sunguinha de crochê.

    Os bichos exóticos saltitaram do barco chique do PT.

    marta, bicudo, gabeira

    O PT já foi chique, hoje só massa fedida.

    LulaLivre

  • Aos patos com carinho

    Essa apropriação por parte da imprensa de termos como idolo ou messiânico para se referir a Lula é mais uma forma de explicar aos patos (ficamos na tematica) de que os que apoiam Lula são simplorios e sem entendimento do que fazem e de que Lula os manipula com seu populismo. 

    O Gabeira andou plagiando sua colega Claire Gatinois que parece ser incapaz de entender a importância de Lula para o Brasil e ha varios artigos têm escrito os termos messiânico e messianismo para se referir à popularidade de Lula mesmo apos sua condenação e agora prisão.

  • Quem já desceu do trem da
    Quem já desceu do trem da História há muito, sinaliza que nele não quer entrar. Tá bom assim, no conforto do presente e no desprezo pelo passado.

  • "Estamos revoltados, e

    "Estamos revoltados, e continuaremos revoltados, por saber que um ex-presidente da república foi condenado em um processo rápido e sem qualquer prova."

    Um monte de gente está revoltada não por se tratar de um ex-presidente e sim por se tratar especificamente do ex-presidente Lula, a pessoa que sempre esteve e está profundamente envolvida com o desenvolvimento da soberania, prosperidade e independência do Brasil, com a evolução do nosso país, de uma republiqueta de bananas sob a ditadura de rentistas, senhores de engenho e prepostos de estados estrangeiros para um capitalismo minimamente nacional, que favoreça, a um tempo, o trabalhador e o empresário brasileiro.

    Mas há também um monte de gente revoltada não por se tratar não de um ex-presidente nem do ex-presidente Lula e sim por se tratar da ideia de um Brasil bom para os brasileiros.

    Agora, quanto ao Sr. Gabeira... será que vale a pena chutar cachorro morto? Questionar pastor que só prega para fiel?

  • Seo Gabeira vai ter emprego bom um bom tempo!

    Leu a bula e tomou o fosfato de marinhol direitinho. Parabéns, Seo Gabeira, o Sr está agora com a memória turbinada! Portanto, continue falando merda e terá emprego e um programa só seu por um bom tempo. Viu?

  • bom, muito bom!

    Não há nada demais deixar de ser esquerda para se tornar consevador.

    È um direito. É democratico!

    Agora, o Gabeira sabendo do que a direita, a globo e a nossa elite é capaz não devia somar força com eles.

    Não podia dizer o que diz e o que escreve. Sabe que não é verdade o que escreve, o que diz!

    Ai, já é sacanagem.!!!!

    Gabeira, voce vendeu a sua historia por uns trocados.

    É esse o seu legado?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago