A vitória da derrota, por Ricardo Cappelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A vitória da derrota

por Ricardo Cappelli

Quem ganhou e quem perdeu no domingo que sacudiu a política brasileira? No teatro de absurdos que transformou magistrados em lutadores de telequete, o judiciário foi arrastado para a lama de vez. A Praça do Três Poderes afundou sob o olhar assombrado da patuleia.

O PT conseguiu marcar um gol na derrota. Esperou o recesso para colocar o pedido de soltura de Lula nas mãos de Favretto. Jogada ensaiada, obviamente. Vale também. Moro cansou de marcar gols em jogadas assim com a Globo e com seus companheiros do TRF4.

Não havia esperança de que o ex-presidente ficasse muito tempo solto. Se tivesse saído, Lula voltaria provavelmente no dia seguinte. Seria um fato político que repercutiria no mundo. Algumas horas de declarações que fortaleceriam o muro que o partido tenta erguer em volta dos votos lulistas.

Não iria além disso. Quem conhece Luiz Inácio sabe que o petista dificilmente cederia aos apelos para que fugisse e se refugiasse numa embaixada “amiga”.  

O desfecho foi mais uma derrota da defesa de Lula, apesar do gostinho de vitória. Fustigar o inimigo num cenário de imensa defensiva mantém a tensão e o combate vivo.

O judiciário teve uma vitória com gosto de derrota. Moro atuou como militante afoito do movimento estudantil. Errou feio no seu “ativismo ideológico”. Os neopositivistas de Curitiba e Porto Alegre foram dormir abraçados com o rei Pirro.

O presidente do TRF4 e o relator do caso expuseram as vísceras da parcialidade. O pavor de ter Lula livre, mesmo que por algumas horas, foi um “recibão”.

O STF assistiu tudo meio escondido, como o Joselino Barbacena da escolinha do professor Raimundo: “já me descobriu eu aqui de novo sô?”

O povo apenas contemplou a torre de babel. Um terço quer Lula livre. Um terço quer Lula preso. O outro terço quer todos presos. O eleitor médio olha a política e as instituições com cada vez mais desesperança.

Bolsonaro é o outro vitorioso da derrota de domingo. A radicalização eleva a tensão social, aprofunda os conflitos e joga a disputa eleitoral para os pólos. O Capitão, jogando certinho, fez um pronunciamento curto e grosso sobre o episódio.

Marina deu uma declaração envergonhada de apoio a Lava Jato. Alckmin se posicionou na centro direita sem ataques diretos ao PT, agarrou-se à defesa da democracia e da ordem. Ciro fez uma fala na centro esquerda, defendendo princípios, sem fulanizar.

O Tucano e o Pedetista disputam o apoio do Centrão, tentam conquistar o eleitor médio e pescam votos na direita e na esquerda, respectivamente. Qualquer escorregão quando a temperatura sobe pode custar caro.

Manter Lula vivo é decisivo para que o PT prepare o desembarque do lulismo no plano B quando a hora chegar, evitando a dispersão. O fato criado atendeu a este objetivo. Os ataques ao suposto silêncio de Ciro são parte da estratégia de manter o “cercadinho do lulismo” forte.

O partido dos trabalhadores mira num segundo turno entre seu plano B e Bolsonaro. Uma aposta de alto risco com consequências imprevisíveis. O fascista sonha com o mesmo. Um cenário possível que, caso se concretize, levará a uma avalanche de “não votos”.

Neste jogo, o Brasil segue derrotado, um país dividido, em frangalhos. Faltando cerca de 30 dias para o desfecho das chapas que disputarão as eleições, o dia 7 de outubro vai ganhando ares de uma simples escala rumo a uma crise que parece estar muito longe do fim.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sérgio Moro já voltou de

    Sérgio Moro já voltou de Portugal para ir dar plantão na carceragem da PF onde o prisioneiro dele é mantido apesar do HC que foi deferido pelo desembargador do TRF-4?

    1. Vem mais batalha pela frente

      Se antecipou a volta é porque ja sabe que, mais uma vez, extrapolou sua alçada e foi autoratario. Vai “catimbar” com seus aliados para, mais uam vez :), não sofrer qualquer processo por mais arbitrariedades.

  2. Em linhas gerais concordo com

    Em linhas gerais concordo com o articulista. E não sou daqueles que dizem só votar em Lula ou naquele em que ele mandar. Num SUPOSTO segundo turno entre Ciro e Bolsonaro, ou Marina, ou Alkmin, voto em Ciro, sem sentir vergonha ou culpa. Isto posto, fora das linhas gerais, pergunto : 1) Suposto silêncio de Ciro ? Bem, alguma coisa ele falou, do tipo “se a Bélgica não vencer a França no tempo regulamentar e a França também não vencer, o jogo será um empate a aí tem prorrogação”. 2) Um segundo turno entre Ciro e Bolsonaro será de consequências previsíveis e não terá avalanche de “não votos” ?

  3. O eleitorado brasileiro de um

    O eleitorado brasileiro de um modo geral está dividido da seguinte maneira: 1/3 é de esquerda e votará no Lula ou em quem ele indicar; 1/3 é de direita e em sua grande maioria votará no Bolsonaro; e 1/3 penderá para um dos dois lados da política. Ocorre que estamos vivendo uma forte crise econômica e o desemprego causados pelo golpe.

    O 1/3 que não se identificam com a esquerda nem com a direita está mais preocupado com sua vida e de sua família. Esse grupo votará no candidato que oferecer as melhores alternativas para resolver o desemprego de um fílho querido, melhorar a qualidade da educação e da saúde e assim por diante. Esse eleitorado é pragmático e não ideológico e votará conforme seus interesses concretos.

    Certamente o PT é o partido que oferece a melhor alterntiva para esse grupo neutro, pois a memória dos brasileiros dos governos petistas será determinante nessas eleições. 

    1. Exatamente caro Wilton. É por

      Exatamente caro Wilton. É por isso que nas pesquisas Lula tem 35% e no segundo ganha com folga de qualquer um. O “poste” do Lula pode ter desempenho parecido, pelas razões que voce falou.

      Hoje não há a menor dúvida entre a maioria do povo que na época do Lula e até da Dilma a vida era muito melhor. Isso entre os que acham Lula inocente, os que o acham ladrão e os que não sabem.

      Como a maioria considera todo político ladrão, entre Lula e qualquer outro, tomam a decisão cagando e andando para o que diz o Merval.

      Na ditadura, não foi só o tanque que derrotou a esquerda, foi a economia que chegou a crescer 10%. Sem contar o nacionalismo, mesmo que fascista, dos militares. 

  4. O Brasil só tem uma chance:

    O Brasil só tem uma chance: Lula presidente.

    Não é torcida.É realidade. Qaul candidato tem pregado a unidade e que realmente tem experiência para fazê-la senão o presidente Lula.

    Todos os outros candidatos,sem exceção,estão jogando para sua pretensa torcida e na divisão do país.

    A solução é LULA!

  5. O ci[n]rismo do colunista na mesma lama que esse judiciário@#$

    Por mais que Ricardo Capelli se esforce, ele não consegue ser diferente dos amargos e ressentidos “intelectuais esquerdistas” que freqüentam as páginas deste GGN: WGS e AF. A má vontade com que ele registra o ‘gol político’ marcado pelos que impetraram o pedido de HC em favor do Ex-Presidente Lula não deixa dúvidas de que o ressentimento dele com o fato de Lula não ter abdicado da candidatura à presidência da república, em favor desse boquirroto e inconfiável ex-governador do Ceará, antecede a inveja e o ódio, que são marcas registradas dos “EX”; estão aí Aloysio Nunes Ferreira, Marta Suplicy, Marina Silva e outros, para demonstrar cabalmente essa tese.

    Não tenho mais confinaça nos deputados que impetraram o HC em favor de Lula, sobretudo um que foi presidente da OAB-RJ e outro, que é deputado pelo RS; esses “guerreiros” da defesa política do Ex-Presidente Lula fizeram esse pedido de HC muito mais em defesa da imagem de si mesmos e para pescar votos para se reelegerem para a Câmara Federal do que para colocar o Ex-Presidente Operário em liberdade. Depois daquela tentativa de asassinar a reputação de dois jornalistas responsáveis pelo Duplo Expresso, usando a chamada “blogosfera progressista” atuante no Brasil, esses “guerreiros” ficaram com o filme queimado e seriamente ameaçados de não conseguir renovar seus mandatos parlamentares. No recesso do judiciário, quando o juiz plantonista no TRF-4 era/é o legalista/garantista Rogério Favreto, impetraram o pedido de HC, bem fundamentado em fato novo, a pré-candidatura e os direitos políticos e de expressão do Ex-Presidente Lula, ainda vigentes porque o Ex-Presidente não teve sentença penal condenatória transitada em julgado. Quem leu o relato de Eugênio Aragão, que esteve com Lula nestes dias, acerca da [nenhuma] expectativa de ser libertado, mesmo com a expedição do alvará de soltuta pelo desembargador plantonista do TRF-4, percebe que Lula é muito mais inteligente que a ala quinta-coluna que finge defendê-lo, mas que deseja o capital e o espólio político do Ex-Presidente apenas para continuar na vida parlamentar.

    Já o PT e esses “guerreiros” marcaram um golaço político; não reconhecer isso é pura má-fé. Um domingo que seria morno, após a eliminação da seleção da CBF/Globo, tornou-se de alta intensidade na política. A estratégia dos deputados e do PT levou os juízes criminosos da Fraude a Jato a cometerem mais abusos, ilegalidades e crimes de forma pública. Nem mesmo o mais canalha e golpista dos “jornalões” brasileiros, O Globo, conseguiu segurar a onda dessa turba lavajateira. O sistema judiciário inteiro está na pocilga, na lama mais pútrida e fétida; neste domingo um desembagrinho da 8ª gangue do TRF-4, assim como o torquemada das araucárias e aquele herdeiro de assassino de Canudos, deram um mergulho nessa pocilga e lamá fétida; o PIG/PPV e a direitalha golpista e nazifascista terão muito trabalho para explicar e justificar mais esses ‘batons nas cuecas dos togados lavajateiros’.

  6. Noves fora quem ganhou

    Noves fora quem ganhou perdendo e perdeu ganhando, algo salta aos olhos e que poucos destacam. Entre esses, a Teresa Cruvinel foi no ponto, “se eles não aguentam o Lula solto nem por algumas horas ou dias, estão extremamente frágeis”.

    Sim, porque, se não fizessem aquela lambança que fizeram, Lula seria solto, faria uma entrevista coletiva, ou um comício (dizem que ele ficaria em Curitiba, esperando para voltar para a cela) e pronto. Ontem mesmo já estaria preso de novo.

    Daí só o Favretto seria bombardeado. Agora, por mais que a GloboNews e caterva só foquem nele, o Moro, Gebran e o tal Flores estão na roda. Está aí o insuspeito Painel da Folha para confirmar.

    Se prestar a se expor desse jeito para impedir um comício, ou coletiva do Lula, mostra que eles o acham um misto de Antônio Conselheiro, Padre Cícero, Luther King, Gandhi e Mandela, por aí.

    Um comício, faria com que dobrasse seus votos da noite para o dia? Se indicasse alguém este assumiria a ponta automaticamente no dia seguinte? Alkimin, Dória e Marina iriam para abaixo de zero?

    Isso não é só ódio, é medo. Mais até do que o mais fervoroso apoiador de Lula, esses caras acham que Lula é um milagreiro. Quase um Jesus Cristo, que se não for aniquilado, vai levar consigo o povo inteiro. E olha que não adiantou crucificá-lo, todo mundo sabe. A “idéia” Cristo fala por si mesmo

  7. Dizer desse jeito “as

    Dizer desse jeito “as eleições, o dia 7 de outubro vai ganhando ares de uma simples escala rumo a uma crise que parece estar muito longe do fim”, é o mesmo raciocínio dos que acham que o PT erra quando mantém Lula candidato, que não é bem assim, Lula é que é candidatíssimo, e não é para plano B nenhum, é para voltar à Presidência da República. O plano B, se vier a existir será obra dos golpistas. Claro que o golpe sonha com um candidato em que possa confiar, já que de suas hostes, não tem sido possível sair nem unzinho sequer. Os votos brancos e nulos e a abstenção só ganharão, se nem o plano B, acontecer, a eleição se der sem o PT, o golpe ir às últimas consequências, cenário pouco provável para quem deseja aparentar que estamos numa Democracia. Quanto a dizer o cenário das eleições é de  “rumo à crise”, registre-se que a crise já está instalada há muito tempo, desde 2014, que os golpistas, que a desencadearam em 2014 na campanha para Presidente e a derrota, que se seguiu de Aécio Neves e o consequente impeachment-golpe contra a Dilma Rousseff, os golpistas conseguiram aprofundá-la nesses dois anos no poder. E não há melhor perspectiva de início de sua solução, do que todos verem o óbvio, que tem apoio na maioria da população, que é Lula, livre, Lula, lá. Não dá para os do golpe, não dá para aproveitadores, não dá para aventureiro despreparado.

     

  8. Aguardando liberação do comentário matutino

    Fiz um comentário hoje pela manhã e até agora não foi liberado. Detalhe: é um comentário crítico aos proponentes do HC em favor de Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador