11 de junho de 2026

Bolsonarismo. Um permanente e crescente atentado à Constituição, por Álvaro Augusto Ribeiro Costa

A Nação inteira, com os movimentos limitados pelo estado de necessidade sanitária, observa indignada a omissão, a conivência, e a co-autoria das instituições.
Foto O Globo

Bolsonarismo. Um permanente e crescente atentado à Constituição.

 por Álvaro Augusto Ribeiro Costa

Uma comissão de frente ministerial-militar e empresarial bolsonarista, sob a condução de seu descontrolado líder, tal qual um cavalo de Tróia infectado ingressou ameaçadora e maliciosamente no mais elevado templo de defesa da Constituição.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O país e o mundo presenciaram, ao mesmo tempo, uma agressão ao Estado Democrático de Direito e uma tentativa de impor ao Supremo Tribunal Federal o rompimento das frágeis defesas da saúde pública ora sob estado de terrível calamidade.

Enquanto isso, o Congresso Nacional se omite e a própria Suprema Corte, de tanto se apequenar, recepciona os invasores e aguarda impotente a anunciada marcha dos trezentos caminhões  da horda bolsonarista; e bem perto e à vista de todos, uma patética milícia acampa em barracas de falsos escoteiros e se exercita aos gritos, proferindo ameaças e convocando outros milicianos para a tomada final do que ainda deveria ser a Praça dos Três Poderes.

A Nação inteira, com os movimentos limitados pelo estado de necessidade sanitária, observa indignada a omissão, a conivência, e a co-autoria das instituições.

Até quando a cidadania, até agora indefesa, suportará o vertiginoso asfixiamento das liberdades públicas e de suas vias respiratórias?

É preciso gritar com todas as vozes e pulmões e agir, eficazmente, enquanto ainda houver tempo e oxigênio: Basta! É preciso conter e desinfectar o bolsovírus!

Álvaro Augusto Ribeiro Costa, ex-AGU do Lula e hoje Subprocurador-geral da República aposentado.

SERGIO MORO É A PAUTA DO NOVO PROJETO JORNALÍSTICO DO GGN.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados