Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Chamando Fernando Henrique Cardoso às falas, por Rui Daher

Chamando Fernando Henrique Cardoso às falas, por Rui Daher

Após ler a entrevista que o ex-presidente deu ao Valor, sucursal paulista de O Globo, para promover seu novo livro “Crise e Reinvenção da Política no Brasil”, preparei um artigo, não publicado. No mesmo dia, Luís Nassif abordara o caráter do ex-presidente de forma muito melhor que a minha. Li a entrevista. Não lerei o livro. Tem coisas mais interessantes sendo publicadas.

Na entrevista, Fernando Henrique Cardoso remonta às mesmices de sempre por que folhas e telas cotidianas tanto se encantam. Mostra a mesma vaga retórica e a imagem soberana de como a elite econômica brasileira gostaria de se ver e por alguém assim ser mandada.

Tudo ali, no texto da jornalista Maria Cristina Fernandes, parece luxuoso. Os encômios e salamaleques, o ambiente de seu apartamento nas fotos de Ana Paula Paiva, dedos decanos entrecruzados como a explicar Macunaíma a Hanna Arendt. A matéria informa lá presentes companheiros tucanos e o presidente de um grande banco. Quem melhor para aceitar suas justificativas de excelência em todas as áreas?

Bem, deixemos para lá. Reflitam e tentem entende-lo. Levem o tempo que quiserem. Provavelmente, afora seus afinados companheiros de Instituto, desistirão.

“Para fazer reformas mais profundas, o Brasil precisa de lideranças que reflitam a emergência de uma nova sociedade”.

Opa, sim, pois não, ora pois, tudo 12 por 8, quanto devo pela consulta? Reforma, profundidade, lideranças, nova sociedade. Clamo aos espíritos do Barão de Itararé, Millôr Fernandes e Ivan Lessa. Estaria Fernando a querer rivalizá-los no humor?

Tudo ali, entrevista e livro, serão rebuscamentos sociológicos e literários de autor que, decadente, não quer sair dos palcos, mesmo já retirados cenários e apagados holofotes.

Um ponto, no entanto, que me servirá de transição para assunto que muito intriga e enfurece a AK-47.

A certa altura, o ex-presidente, perguntado se pretendia ir visitar o presidente Lula na cadeia, responde: “(…) não cogitei do assunto. Nunca me recusei a conversar com ninguém. Sempre tive relações cordiais com o presidente Lula. Agora, nunca fui à cadeia visitar ninguém. Nem do meu lado, nem do outro lado. Não me coloquei a questão. Não posso dar o valor simbólico de estar contra a Justiça. Quando esse valor não existir mais, quem sabe o que eu vou fazer?”

Daqui a 12 anos e um mês, aos 98 anos, professor? Se não estiver no túmulo, o que não desejo, até lá conseguirá descer sozinho do muro, disfarçar o cinismo, o escárnio com seu ideário mais antigo, a memória de Ruth que entendia Marisa? Valor simbólico contra a Justiça, ora pois?

Interrompo o palavrão. Ninguém melhor, por ter sido presidente do Brasil em dois mandatos, para saber a falsidade das injunções processuais contra Lula. Recebeu-as similares e Lula nunca desabonou sua honestidade. Eu seria mais grave.

Alega não ter lido os autos. Ridículo. Iria lê-los? Intelectuais, sejam lá suas orientações políticas, precisam lê-los para entenderem o que foi o impeachment de Dilma, a prisão de Lula, e seus interesses nela?

Volto leve ao xingamento. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está canastrão de shopping centers. Tem pregioça, mas não confessa. Nunca se deu ao trabalho, amigos de direita me confessam. Sua dívida com Lula é até maior do que a de José Sarney, Fernando Collor e outros políticos de direita a quem Lula, equivocadamente, se aliou e ajudou. É,  pois,sua obrigação de caráter pedir permissão para visitar Lula preso, já que menciona atos simbólicos.

A FHC, apenas interessa Lula fora das eleições. Em suas escrotas alcovas políticas é esse o papo preferido. Medo por saberem quem o povo elegeria.

Tiram, por corruptos e imorais, o cu da reta, e apoiam o Justiceiro “Thin Lips” Curitiba e sua carcereira Carolina “No Experience” Lebbos, resguardados pelo Judiciário brasileiro em seu pior momento.

O óbvio u(Lula)nte, sem burrice, somente a esquerda pede e é impedida de visitar Lula na cadeia. Esquível, Boff, Mujica, Suplicy, políticos dos partidos de esquerda, membros de CUT, MST, MTST, UNE, e até mesmo alguns governadores alinhados com Lula ou Ciro Gomes. Não se deve falar em povo nos recintos da PF. Nunca. Ministério Público e Polícia Federais ganham os tubos. Você paga até quando eles, operários das leis da elite, pedem aumento e fazem greves.

Qual o canalha de direita ou centro (existe?), ou pleonástico banqueiro, com proeminência aqui ou no exterior, devendo apoio, favores, e próximos conhecedores do caráter e da receptividade de Lula ao recebe-los, pediu permissão para visita-lo, sabendo que nem mesmo na cadeia deveria estar?

Ou todos acreditam no tríplex-piada? Sabendo quanta água escocesa rolou e rolará debaixo de suas pontes? Hipócritas. VTNC.

Com todo o respeito, professor Cardoso, enfie o “valor simbólico de estar contra a Justiça” no fundo de sua relíquia   

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De novo,é sempre bom

    De novo,é sempre bom lembrar,se até o falecido  amigo Sérgio Mota pediu para ele não se apequenar e ele se fez de rogado,o que esperar desta figura?

  2. Por não gostar de chutar

    Por não gostar de chutar cahorro morto, ou, quase morto. Neste caso, nada tenho a complementar para o desmonte da carcaça do pusilânime fhc, canalha de triste memória.

    Orlando

    1. Orlando,

      como escrevi para o Eduardo, fantasiado de Chiquita Bacana, ainda me falta jogar um punhadinho de estrume sobre seu caixão.

      Abraços

  3. Pois, pois….
    Se ganhasse
    Pois, pois….

    Se ganhasse 300 mil por mês e soubesse que foi em seu governo que ganhei isenção do ir sobre meus dividendos também adoraria esse homem…..

    Como sou trabalhador, e amarguei o desemprego, depois o arrocho salarial e tive que abandonar a faculdade por causa de sua política a favor dos tubarões do ensino, enfim, por ser povo, abomino sua figura pedante e hipócrita. Assim como a maioria do povo brasileiro, que o faz ser o político mais rejeitado do país.

    1. Naldo, meu caro

      Ele sempre foi assim. O testemunho é de seus colegas professores na USP. A soberba o fez fazer os piores governos contra nós, que vivemos do trabalho.

      Abraços

  4. A rigor, seo Rui, melhor

    A rigor, seo Rui, melhor seria deixar esse velho gagá sozinho, remoendo até a morte a inveja que tem do Lula. É a pena que lhe foi imposta pela Lei Humana, a que não falha, a que não vem dos códigos escritos, vem do Inconsciente, do qual não se pode fugir, não adianta ele dizer “não tenho inveja do Lula”, ela está explícita em tudo que fala e faz e até no que fala que não faz, por exemplo, a visita.  Só que essa pena é pequena diante do que merece. Então, achei ótimo seu escrito, que chegará ao conhecimento dele, dando-lhe consciência do desprezo que granjeou com sua hipocrisia. Para pagar o máximo da pena, T ou não TNC, vida longa a FHC.

    1. Seo Eduardo,

      A inveja que ele tem de Lula não começou antes das eleições de 2002. Apostava no desastre. Torceu 8 anos e seriam mais 8 com a sucessora, Dilma, eleita duas vezes e retirada por um golpe. Ele não só não quer visitar Lula, como quer que ele morra na cadeia. No dia do funeral de FHC, me encontre lá. Estarei fantasiado de Chiquita Bacana.

      Abração 

      1. Me desculpe, seo Rui, não

        Me desculpe, seo Rui, não estarei presente no funeral do FHC. Pretendo viver só mais uns 70 anos, prazo insuficiente para ele pagar a pena, tem que viver mais. Nesse dia estarei com Braguinha, Pixinguinha e quem mais queira, em volta de uma “Mato Dentro”, deliciando-nos com a pândega do funeral. Como você já marcou presença na grata efeméride não o convido para o nosso convescote. Fica para quando estivermos todos juntos, e aí barraremos a entrada de FHC, nem que ele apareça com o intragável Domaine Romanée Conti 1993. Grande abraço.

        1. Seo Eduardo,

          Acabo de informar meu Conselho Consultivo do “Dominó de Botequim”, Darcy, Ariano, Melodia e o Dr. Walther Moreira Salles. Todos confirmaram presença. O último, capitalista esclarecido e não “fake”, mandou recado a você: ele tem coisa melhor que o Romanée do decrépito de Higienópolis.

          Abração

  5. Rui

    E não se esqueça jamais, como eu nunca esqueci, da entrevista do Itamar Franco ! Ele dizia que quando ambos eram senadores, o FHC só tinha um automóvel LADA (russo) , que necessitava de um empurrão, quando ele lhe dava carona. Agora tem apto. em Paris, numa das avenidas mais caras da cidade.

    Privatização é ótimo , pois pode-se enganar o povo, se dizendo LIBERAIS.

    Abraço e bom fim de semana!

     

  6. Rui, esquece este velhaco fdp à beira da morte

    Rui, esquece este velhaco fdp à beira da morte

    Agora, sobre “Qual o canalha de direita ou centro (existe?), ou pleonástico banqueiro, com proeminência aqui ou no exterior, devendo apoio, favores, e próximos conhecedores do caráter e da receptividade de Lula ao recebe-los, pediu permissão para visita-lo, sabendo que nem mesmo na cadeia deveria estar?”, ouso responder com outra pergunta: Ciro Gomes?

    1. Muitos, Francisco

      diria todos. Centro no Brasil é direita. Mais de 80% dos brasileiros ganham até 2 salários mínimos (graças a Lula). Caso contrário, seria menos.

      Ciro não servirá ao que precisamos. Talvez, apenas, como voto útil.

      Abraços 

  7. Direto ao Ponto!

    Fê-Gá-Cê é um Canalha e um Filho-da-Puta!

    Um picareta oportunista que não é credenciado para emitir opiniões sequer sobre o estado de seus próprios fraldões geriátricos. 

    Se existir um inferno, ele e o golpista-de-rodoviária M. Treme irão, ao lado de Hittler, ser castigados no círculo dedicado aos genocídas! 

     

  8. Para fugir da masmorra, corra para a Bastilha!
    Detector de mentiras: os motivos de não pedir para fazer a visita são dois, o primeiro é que teria que pedir, e presos políticos como Lula invertem a lógica hierárquica que a sociedade impõe entre presos e “libertos”, é como se o visitante esperasse deferência, não apenas dos algozes de toga mas do próprio preso político em aceitar o pe-di-do. Para amigos essa condição é como o empecilho de pais autoritários a jovens enamorados cujo amor apenas cresce na dificuldade e é por ela confirmado como sincero e abnegado. Para personagens tão ruins que impedem a caricatura, como fhc, seria o retrato cruel de que, mesmo preso e submetido aos símbolos negativos do cárcere, nada consegue mascarar a diferença abissal entre Lula, magnânimo como os atemporais e plenos de significado personagens da boa literatura, imorredouros e sempre redivivos pela ressonância simbólica do que retratam e mobilizam em quem com eles tem contato, engrandecido pelas dificuldades, e a microscópica figura evanescente de fhc. O segundo é o medo de não sair da prisão caso A visite. Como na frase atribuída a Shakespeare: “A
    suspeita sempre persegue a alma culpada. O ladrão vê em cada sombra um policial.” Agora que a lesa-pátria descobriu o ninho tucano em Tão Saulo (o perseguidor cristão antes da conversão) , e depois que um reitor tucano foi suicidado por obra e desgraça da contaminação persecutória da operação sediada naquela cidade, a pusilanimidade fhcista em breve vai se refugiar em Paris para respirar civilização. Cuidado com a ressurreição da Bastilha!

    Sampa/SP, 28/04/2018 – 13:57 (alterado às 13:58 e 14:02).

    1. Será, Cristiane?

      Os brasileiros “mérdios”, como diz a Chauí, se afeiçoaram a modelos que repetem FHC. Veja tantos tucanos assim, o Dória, um pulha que não fez nada na cidade, se candidata a governador e parece favorito. Tantos mares, tantos mais, como o juiz de lábios finos de Curitiba, Flávio Rocha (o que é aquilo?), Huck, todos corretos em suas ações antipopulares. Sei não.

      Abraços

      1. Flavio Rocha
         

        (o que é aquilo?)

        KKKKKKkkkkkkkkkkkKKKKKK!!!!!!!!!!

        Eu estava tentando acha uma expressão para descrever  o sujeito e você matou de primeira.

      2. Senta que lá vem textão…

        Querido Rui, a avaliação que fiz não considerou a classe mérdia nem os cenários eleitorais – como explicar a terra de Voltaire nas mãos de Macron, a de Luther King Jr nas mãos alaranjadas de Trumpocalypse? -, me referi à grandeza ou mediocridade das pessoas citadas e suas figuras históricas, e essas, graças a Deus, não dependem das escolhas dos eleitores do Tucanistão. Oh, terrinha! Parece que a consciência do brasileiro nestas terras foi abduzida pela tucanalha como em nenhum outro lugar do país, e de maneira indelével ao fracasso de suas administrações, aos escândalos de corrupção que, mesmo abafados pela mídia são de conhecimento público, aceitos quase como uma lei da (des)natureza (política), e à concorrência partidária: até em MG, outro reduto das avis caras, há concorrência e efeitos políticos de seus atos. O que me faz perguntar: por que São Paulo é a principal capitania hereditária do PSDB, e possivelmente, o único estado onde manterá seu domínio por alguns anos ainda sem ser disputado por outros partidos de maneira democrática? 

        Quanto ao FHC, não falei mais porque (1) ele não vale tanta atenção, (2) eu já destilei meu desprezo em outros comentários, de modo que a fonte quase secou, (3) estou com cansaço moral de criticar essas figuras, num cenário em que parece não haver mais, ou estar perigosamente suspensa, força gravitacional que dê às coisas seu devido peso na ética e na vida pública em geral, tudo está volátil, para tudo de notavelmente errado há sempre uma relativização cínica, um desprezo ou um remendo, e sem um terreno comum de valores a pautarem as disputas políticas e sociais, o que fazer? Por sorte, entre os comuns algumas regras ainda seguem rituais antigos, como a honra e preocupação com a credibilidade: um exemplo pessoal, banal mas que a mim é sintomático dos tempos que vivemos, desde fevereiro que estou aguardando que uma financeira de cartão de crédito me devolva valores pagos a maior em decorrência de fraude, já reclamei no Consumidor.gov.br e, em se tratando de uma empresa multinacional, não deveria ter dificuldade em resolver o problema; pois não resolveu e está com meu dinheiro confiscado sem dar nenhuma satisfação até que eu acione o Procon; já no bairro de periferia onde resido, um problema de cobrança a maior numa loja fez o proprietário  vir até minha residência para devolver em dinheiro uma compra ainda a ser faturada no próximo mês. O que explica que grandes corporações tratem seus consumidores com tamanho desleixo, incorrendo até em violações ao código de defesa do consumidor, e um comerciante de bairro tenha tamanho zelo com sua clientela e assuma o ônus de problemas causados por terceiros? Naturalmente, não se trata apenas de ética pessoal dos empresários – o cuidado é proporcional ao prejuízo representado pela perda do cliente no universo do negócio – mas é indubitável que alguém que opera pessoalmente seu negócio e viva da relação de confiança com seus clientes terá mais responsabilidade, ou simplesmente sairá do ramo, cedo ou tarde. A política precisa recuperar esse nível de proximidade com os cidadãos e os problemas públicos, para que seja passível da tal “accountability” e os cidadãos, corresponsáveis pela relação que estabelecem com seus representantes. 

         

        Lula é um grande estadista porque nunca perdeu de vista esta relação direta com seu eleitor, e mais que isso, com aqueles cujo bem estar é a sua razão de fazer política – países, pessoas, causas e ideais. 

         

        Já o FHC e o PSDB, em breve não serão mais que memórias tristes e vergonhosas dessa província que nunca esteve à altura de Mario de Andrade. 

         

         

        Sampa/SP, 30/04/2018 – 23:19 (alterado às 23:21). 

         

         

        1. Cristiane, querida

          Sentei, mas deveria ter lido de pé o seu textão. Depois ajoelhar-me e agradecer. Faço-o agora. Obrigado.

          Abraços

  9. Achei lindo
     

    o gesto de fhc abraçando Lula no féretro de sua amada esposa Marisa Letícia.

    Entendi que fhc, por também ser viúvo, poderia avaliar o que Lula estava sentindo naquele momento.

    Quase acreditei na humanidade do fhc.

    Mas um quase sim pode ser não, de modo que a humanidade de fhc sendo política, é fictícia.

    Se aparece bem na fita, vamos abraçar o sapo barbudo. A ocasião favorece.

    Agora, visitar criminoso na cadeia,  é compactuar com o crime, queima o filme de quem tem uma “reputação” a zelar.

    Isso, jamais!

    Ademais, ele precisa de espaço e tempo para se regozijar com a desgraça de Lula.

    Quem sabe agora, finalmente ele vá conseguir “mostrar o quanto é brilhante”.

    FHC não pode esquecer o exemplo do Maluf.

    Nunca é tarde para terminar os dias em cana nestes tempos bicudos que se nos ocorrem.

    Fica esperto fhc, ninguém foge ao próprio destino.

     

    1. É isso, Amoraiza

      Se é que ele já não chegou aí. Quanto a Marisa Letícia, lembre-se que Lula fez o mesmo gesto quando Ruth Cardoso morreu.

      Abraços

  10. chocado mas não surpreso

    Porque perdemos tempo com FHC?

    Como diz o povo, a inveja é uma m…., 

    Como já escrevi aqui, FHC  será um bonito nome para ruas, praças, avenidas.

    Mito? Só Lula, Getulio e talvez JK.

  11. Meu caro Rui

    Primeiramente ( não não, não  é aquela frase fora Temer) eu quero me solidarizar e me identificar com a indignação ( palavra eufemística para dizer que é eu fico muito p…..) com as palavras desta figura tão triste cínica e sádica e tão  sem moral.

    FHC até mesmo pela imagem que quer passar não poderia jamais dizer que não conhece este processo, e que não sabe que é uma farsa monstruosa. FHC  não tem o direito de dizer que desconhece o que é um acervo presidencial nem o que é um fundação ou Instituto de um ex presidente. E portanto o seu silêncio diante de toda esta injustiça é de longa data. 

    FHC não tem o direito de não se posicionar  contra a justiça, mas com certeza não tem o direito de se posicionar a favor da injustiça. 

    FHC é vingativo, principalmente com aqueles que questionam o seu ego. E Lula é prova cabal de sua incompetência. FHC como sua entourage de intelectuais se tornou apenas uma desgraça para a academia, uma desgraça para a sociologia brasileira.

    FHC é na verdade um narciso vazio que odeia aquilo que não é espelho. E Lula nunca será reflexo de FHC. E seu ódio vai continuar aumentando,  pois nesta trip egótica em que se encontra e com este ódio tão visceral, esqueceu-se até das aparências, e se tornou hoje apenas uma figura desprezível nos meios intelectuais  aos quais um dia pertenceu. E a cada ato de desprezo ou desdem que sofrer, FHC acusará Lula.

    Perguntem hoje o que  Esquivel Boff, ou vários  intelectuais  pensam de FHC. Seu único nicho intelectual agora é ir a convescotes daquela associação estudantil de Harvard que costuma convidar Dallagnoll, Moro e e Barroso.

    Mas ele com certeza continuará conversando com o tal Mercado.

    1. Frederico,

      exatamente o mesmo sentimento me fez escrever o texto. Queria mais palavras, mais desilusões, mais indignação, para expressar o desprezo pela pessoas de FHC e suas atitudes cínicas e covardes. Bom você ter trazido elas até mim.

      Forte abraço 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador