Ciro Gomes: o custo da traição, por Marcio Valley

do blog do Marcio Valley

Ciro Gomes: o custo da traição, por Marcio Valley

A capacidade de alguns seres humanos de materializar a hipocrisia parece ser ilimitada. Frequentemente testemunhamos pessoas ultramoralistas e conservadoras, defensoras intransigentes da ética, da ordem, da moral, dos bons costumes, da família, da monogamia e da heterossexualidade, pegas em flagrante praticando pedofilia, ou em relação homossexual, ou com malas de dinheiro em suas garçonniéres, ou em qualquer situação atentatória às pregações que até então realizava. Na verdade, alguns exercitam a hipocrisia a um tal nível que, mesmo após flagrados contrariando o próprio discurso, continuam a exigir dos outros o que não praticam.

Há poucos dias, uma jornalista da Globonews, demonstrando que, fora do teleprompter, a inteligência na Globo é bastante rasa, publicou em seu twitter uma crítica ao Lula por ter ele adjetivado Palocci de calculista e frio, enquanto, no passado, o elogiava. Todos sabemos que os jornalistas da grande imprensa, notadamente os da Globo, são absolutamente “imparciais”. Produzem críticas indiscriminadamente para todo e qualquer político, desde que não sejam do PSDB, preferencialmente sejam da esquerda e, melhor ainda, do PT. Em poucos segundos uma sagaz internauta respondeu ao “tweet”da jornalista: “Quando você chamou Aécio pra padrinho do seu casamento também devia achar muita coisa boa dele, né? Acontece…”. Essa resposta, como não poderia deixar de ser, acabou gerando um gigantesco compartilhamento, possivelmente para desespero da pouco inteligente jornalista, que deveria ter consciência do próprio telhado de vidro.

Nem vale a pena comentar a hipocrisia explícita que reinou no Congresso quando da votação do impeachment da Dilma e a implícita, que acomete os tribunais, principalmente o Supremo.

E quem acaba de ingressar no panteão pouco glorioso da hipocrisia oportunista nacional? Sim, ele mesmo: Ciro Gomes. Sugere ele que o povo não é imbecil e está percebendo as contradições na narrativa de Lula sobre as investigações da Lava Jato. Ciro sustenta que Lula se equivoca ao abraçar Renan Calheiros nas manifestações e que há contradição no PT ter votado no Eunício Oliveira para a presidência do Senado. Afirma que Lula não pode se dizer perseguido pelo sistema, pois quem o está acusando é um companheiro de décadas.

Ciro jogou para a plateia, tentando abocanhar uma fatia do eleitorado antipetista nacional e também dos neutros. Ciro conhece a militância petista e sabe que esta declaração o afastará definitivamente de qualquer simpatia desses militantes. O estrago eleitoral junto aos petistas é irreversível. Se algum petista convicto o considerava uma opção, isso definitivamente acabou. Como, ao menos ao que parece, é impossível classificar Ciro Gomes como um jumento político, um ignorante que tateia aleatoriamente no escuro das possibilidades eleitorais, o que o teria levado a abdicar de quase um terço do eleitorado nacional? Teria sido uma jogada super inteligente que nos escapa, a nós que não possuímos o mesmo atributo de genialidade? Não, não foi. O que o moveu, para ficar numa palavra, foi o desespero. A fonte desse desespero político? A sede de poder que sempre orientou cada passo de Ciro Gomes e a percepção de que o seu tempo está passando sem a abertura de uma janela política favorável. O sentimento de que a desesperança de parcela importante dos eleitores não petistas está sendo canalizada, por eleitores que estão aquém do uso da inteligência, para figuras abjetas que se situam nos limites do gradiente político. A sensação de que, ainda que Lula não seja candidato, o PT possivelmente terá candidato próprio, quem sabe Haddad, quem sabe Lindberhg ou, ainda, Gleise Hoffmann.

Essas percepções aterrorizam Ciro Gomes, pois ele é, nada mais, nada menos, do que uma Marina da Silva ou uma Martha Suplicy do gênero masculino, movido pela mesma impressão messiânica de que tem um destino heroico traçado pelos deuses e que tudo e qualquer um que se interpuser nesse caminho é um empecilho a ser afastado ou mesmo destruído. Assim como Marina e Martha, Ciro delira que nasceu para ser presidente do Brasil, de modo que eventuais pecados cometidos no percurso constituem um dano colateral aceitável em função de um projeto maior e mais importante. Os fins justificam os meios, como diria Dostoiévski através de Raskolnikov. Se a realidade, por vezes, imita a ficção, é interessante lembrar que Raskolnikov não teve um final muito feliz.

Por que entender a declaração de Ciro como demonstração de pura hipocrisia oportunista? Porque ele é um político experiente que não desconhece que, em política, somente os tolos jogam para o tudo ou o nada. Esse é um dilema ético, sem dúvida, mas que é imposto pela realidade inescapável e não pela vontade individual. Ciro sabe que houve um “racha” no PT em relação à votação no Eunício, com grande parte dos parlamentares manifestando-se pela não adesão à chapa do PMDB. A parcela mais “afinada” com a militância, como Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann e Fátima Bezerra, foram contra.

O problema é que, graças ao trabalho incessante da grande mídia e de instituições públicas que abdicaram do seu dever constitucional de zelar pela imparcialidade e legalidade, o PT perdeu fatia importante do poder político. Se abdicasse da mesa do Senado, perderia mais uma importante ferramenta política. De que interessa ao cidadão que um partido se torne totalmente incapaz de influir nas políticas públicas? Ciro quase certamente faria o mesmo, mas assume a postura hipócrita de exigir um purismo programático que não possui, pois praticou e pratica durante a vida pública a mesma política de coalizão praticada pelo PT, que exige, vez ou outro, a exibição de um sorriso amarelo ao abraçar um adversário num palanque.

Quanto a Palocci, Ciro resolve “esquecer”, assim como fez a repórter tucana da Globonews, que a credibilidade das afirmações do ex-ministro de Lula é inversamente proporcional à tortura psicológica que lhe foi imposta pelo grupo de justiceiros de Curitiba: prisão preventiva fundamentalmente ilegal há mais de um ano e possibilidade de ficar preso por vários outros anos caso não mencionasse o nome de Lula. Relembra-se que, inicialmente, mesmo condenado, Palocci nada disse contra Lula. Todavia, não possuindo a mesma integridade moral de um José Dirceu, sucumbiu à tortura e possivelmente denunciaria a própria mãe se moros e dallagnóis assim exigissem.

Como toda pessoa instruída e politizada desse país, Ciro Gomes sabe que Lula sofre uma perseguição política implacável da mídia e da “justiça” desse país. Ele possui perfeita ciência de que o objetivo é varrer o PT e Lula do cenário político brasileiro e evitar à todo custo que Lula seja candidato. E é justamente esse último objetivo que interessa a Ciro e decidiu levá-lo a se tornar sócio do linchamento midiático-jurídico que tenta massacrar Lula. Ainda que ao custo sabido de perder a simpatia dos eleitores petistas.

Ciro imagina que o ganho será maior do que a perda. Quase certamente perceberá que o custo da traição às próprias convicções não está limitado à perda direta da confiança dos prejudicados. Ninguém gosta de traidores, nem de um lado, nem do outro. A aposta já foi perdida: Ciro não será presidente da República na próxima eleição e, a partir de agora marcado pelo signo do oportunismo hipócrita, talvez, nunca.

no blog: Ciro Gomes: o custo da traição

Redação

97 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro agiu como canalha

    Nunca fui filiado a qualquer partido político (isso não é mérito, apenas um fato). Portanto, falo sem estar vinculado a interesses partidários ou eleitorais.

    Tinha simpatia pela candidatura Ciro, pois ele apresenta um bom diagnóstico dos problemas brasileiros e poderia vir a ser um presidente que ajudasse a recompor o Estado Democrático de Direito.

    Porém, ele teve uma atitude imperdoável: responsabilizou Dilma e Lula pelas malas de dinheiro de Gedel. Para mim, essa não foi somente uma atitude oportunista. Mas sim uma atitude canalha. E canalhas, como Temer, não merecem liderar o povo brasileiro.

  2. Como defensora de Lula,

    Como defensora de Lula, mantendo-me informada e em conversações com quem pensa igual, até um dia desses nós dizíamos que sem Lula cravaríamos o voto em Ciro. Porque o cearense deu mostras antes mesmo do impeachment ser condescendente com as dores de Lula, ao ponto de dizer, como vi na TV Brasil, não a de Temer, que se Lula fosse preso ele mesmo se encarregaria de dar um jeito de conseguir exílio pra ele. Entre outras coisas do gênero, como declarar-se impedido, por consciência, de não se candidtar, caso Lula o fizesse, e aí, ficava meio confuso quando, na sequência, entendia que Lula deveria preservar sua imagem, pelo que foi e o que fez,  dando o lugar para outros, etc. 

    Mas, nesse vai-e-vem que só Ciro compreende, também o vi dizendo com sua garganta profunda que ninguém podia duvidar de que, se não roubou, ajudou a roubar. “Olha a situação do filhos dele!”, insinuando que o ex-presidente foi esperto roubando em nome dos filhos. Foi quando fui declinando da minha vontade de continuar seguindo os passos de Ciro.

    Agora, depois dessas declarações contra Lula, quase enaltecendo Palocci, que é um traidor, safado, Ciro entra pra mesma categoria, com mais relevância ao tecer elogios aos camaradas da Lava Jato. 

    Muito bem-dito que de bobo Ciro não tem nada. É muito inteligente; perspicaz, além de conhecedor profundo dos bastidores da política, até por já ter passado por quase todos os partidos mais importantes do país. Tudo que dele vier será especulado e da especulação uma resultante meio nefasta: que se ele queria abocanhar votos de petistas, perdeu. 

    1. milhões na conta dele

      Se esqueceu de dizer que nessa mesma entrevista, o Ciro, o gógo de ouro, afirma com todas as letras:

      “Ele, Lula, tem milhões na sua dele.”

      É só conferir.

      É uma diferença substancial de caráter.

      Não me recordo do Lula se referir dessa maneira a ninguém, nem mesmo ao adversãrio mais feroz.

      Lula tem uma dimensão humana que não se percebe em nenhum outro político.

      Perfeito? Santo?

      Não, de maneira alguma, alguns equívocos e falhas, a maior delas foi não ter tomado as rédeas do poder com mais força, o cavalo era, e é, muito mais arredio do que ele supunha. Falhas que hoje ele vê com muita clareza, pela experiêncio no poder e pela experiência de vida.

      Portanto, humano, poderia até ser um pouquinho menos humano, assim, não tão humanista.

       

  3. muito boa análise.

    As caravanas do Lula estão tirando muita gente do quício. Esse cabra ESCROTO abraçou a rede gRoubo, é o novo cachorinho dos marinhos, e tomara que com ela e eles sucumba aos quintos do inferno.

  4. impossível esconder a própria e vil natureza

    O cursinho lavagem cerebral que o Ciro fez em Harvard depois de uma das varias saídas dos vários governos, notadamente tucanos, está mostrando o carater a boiar feito m#$%@.

    1. Falar que o Ciro precisou ir

      Falar que o Ciro precisou ir a Havard, para ser o Ciro, é não conhecer os fatos que se deram nos últimos 30 anos desse país.

       

      1. Não aprendeu em Harvard

        Não precisou, essa m**** brota sozinha em certas cabeças.

        Tucano, não passa de um tucano, um coroné modernoso.

        Ciro não é e nunca será povo, massa, um dos pés está cimentado na casa-grande.

  5. Ciro alternativa viável

    Acredito que o Ciro seja a única alternativa viável para os progressistas do Brasil. A mídia e quem está no poder sob hipotése nenhuma irá deixar Lula vencer as eleições de 2018. Se ele for candidato o discurso politico irá se tornar muito polarizado e um projeto para o Brasil não terá espaço para ser discutido, será somente em torno de Lula prejudicando o país. O discurso raivoso e louco dessa polarização irá abrir muito espaço para Bolsonaros e Dórias da vida e aí que mora o perigo, pois eles podem se eleger. Já se o debate político não for em torno de Lula esses candidatos perdem a força por que não tem proposta.

    O autor do texto fala de hipocrisia e da fome de poder de Ciro, Marina e Marta. Acaba sendo incoerente, pois ignora a fome de poder do PT, que está atolado até o pescoço devido aos caixas 2, etc. Claro que há perseguição ao partido e principalmente ao Lula, mas erros precisam ser assumidos e parar com essa postura de que é somente uma vitima. Tamanha é a fome de poder e protagonismo do PT que cogitam candidatos como Haddad, é uma excelente pessoa foi um bom prefeito, mas infelizmente não tem chances na atual conjutura política já perdeu pro Dória.

    Na minha modesta opinião Ciro é único até agora que apresenta propostas de um projeto de país. Sempre votei no PT e acho que eles deveriam na próximas eleições se preocuparem mais com o país e assumir um papel coadjuvante abrindo espaço para uma outra liderança como o Ciro.

    1. Ciro, é a opção viável

      Marcos companheiro,  concordo com você 100%

      e digo mais (como vc mesmo disse, aliás), o PT deve abrir

      mão da cabeça de chapa e indicar um vice pra Ciro. Até o próprio

      Lula, o Jacques Wagner, o Haddad…. mas o único candidato da esquerda viável em 2018 chama-se

      Ciro Gomes. Precisamos escutá-lo mais e agregar com ele, compor…. assim eu também penso.

      Meu email: [email protected]

      um abraço

       

  6. E o Tasso

    Ciro Gomes é um político que só deu certo no Ceará.

    Vamos desfilar o seu caráter de hipócrita.

    Ele colocou na cabeça que é o único brasileiro, mais preparado, que vai salvar o Brasil.

    Não admite ser contrariado, e sendo, contra ataca para o lado pessoal e agride verbalmente com palavras de baixo calão.

    Nunca foi confrontado com um candidato preparado. 

    Se saísse de sua farsa e se declarasse anti Lula, de verdade, num embate com este, seria esmagado e com finesse.

    Nuna assisti Lula ofender seus adversários, quem quer que fosse, tanto politicamente como pessoalmente.

    O seu ego é doentio; ajudei a fazer o Plano Real, fui ministro da Fazenda de Itamar Franco, o prefeito mais novo do país, o deputado federal mais votado…

    Suas justificativas por ter trocado tantas vezes de partido não cola.

    Primeiro, porque veio da ARENA, partido da ditadura e depois ficou como macaco, pulando de galho em galho.

    Tem como guru o tucano Tasso “tenho jatinho porque posso” Jereissati, que confessa ser amigo fiel.

    Ninguém desconhece o caráter do seu dileto amigo, além de ser coronel do Ceará.

    Agora, definitivamente está fora da disputa, por ter incoporado o espírito do poeta Gregorio de Matos, o Boca do Inferno.

    Se o seu percentual de intenção de votos era ridículo, agora estrá mais baixo que a margem de erro.

    Havia até a possibilidade de ter o meu voto, mas definivamente perdeu o meu apoio numa eventual impossibildade do Lula.

    1. Ciro Gomes foi o único candidato a apresentar um Plano de Governo, excelente por sinal. Bem preparado e estudioso, aperfeiçoou seus conhecimentos em importante universidade no exterior. Ciro teve seu trabalho no governo do Ceará reconhecido e premiado pela internacional UNICEF. Ciro Gomes se opõe à entrega de empresas tradicionais e importantes como a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ao capital privado, pois essas empresas têm vínculos com os verdadeiros interesses nacionais, trazendo benefícios ao país e aos brasileiros que vivem nos mais distantes rincões e seus lucros ficam e são aplicados no Brasil e ao capital privado isso muito pouco interessa. E, após mais de 36 anos de vida pública, Ciro Gomes jamais foi condenado pela prática de corrupção. Votei e votarei, conscientemente, em Ciro Gomes para Presidente em 2022.

  7. Ciro exagera e fala demais, mas vamos brigar pra que mesmo??

    Há muitas outras questões e contradições

    colocadas por Ciro e que o PT precisa resolver rapidamente:

     – Pq apoiaram o candidato (ex-ministro de Dilma que votou para tirar ela)

    no Amazonas do PDMB e nã odo PDT???

    A Gleise jamais teria capacidade de ser candidata, muito menos presidenta do Brasil. No máximo uma vice de Ciro, por exemplo.

    Esquerda ou aproveta esse ano para unir ou agregar, ou bolsomitos, dóritos e alqumistas querem estar na parada.

    Compensa isso tudo?? Pra quem tá fora a briga é desmedidamente grande e desnecessária.

    O  PT precisa perceber que sem agregar não vai a lugar nenhum ano que vem….

  8. Lula tem 33% do eleitorado
    Lula tem 33% do eleitorado mas também tem uma alta taxa de rejeição.
    É óbvio que Ciro fez uma aposta e só o tempo dirá se ele acertou ou não. Mas o fato é que o eleitorado petista não tem muita opção em uma eleição sem Lula. Certamente boa parte dos votos petistas migrarão para Ciro em um eventual segundo turno ou vocês acham que esse eleitorado preferirá votar nos tucanos?

    1. “Ciro – Lá” 😀 Ciro é a opção
         O ideal é que havendo segundo Turno, 1 dos 2 mais votados: – que seja 1 de Esquerda! Acho que entre CIRO com Dória, NaroBolso hehehe, e Alquimin chuchu; petistas prefiririam CIRO, claro. A questão é = Pq o PT precisa tanto do Ciro nos momentos mais dicíceis e agorea não abre possibilidade de fazer alternância da cabeça de Chapa em um momento extremamente difícil e frágil ao PT? Nas condições de imensa fragilidade do PT e fragilidade do Lula, sejamos adultos e honestos: CIRO GOMES é a opção presidente 2018. A gente querendo ou não:  no Nordeste muitos militantes do PT tem falado em LULA Vice de Ciro….  Tá na hora de sentar na mesa e conversar !!! Quebrar o pau e resolver como se unir para ano que vem….  

    2. uma alta taxa de rejeição

      Rejeição imposta e fabricada pela mídia.

      Lula deixou o governo com praticamente 90% de aprovação.

      Um feito alguém, após dois mandatos na vida e na política real, fora das fantasias juvenis, ter tamanha aprovação.

  9. Declaração burra e tola do

    Declaração burra e tola do Ciro e, provavelmente, um erro estratégico.

    Mas essa tentiva do autor de descrever Ciro como sedento de poder e oportunista e as ações absurdas do PT (como o apoio parcial à eleição do Eunício) como necessárias e coerentes é tão patética como todas as outras tentivas de petistas-lulistas alucinados de rechaçar qualquer outra opção (a única, na verdade) vivável no campo da esquerda.

    O autor é tolo e desesperado, como muitos petistas se tornaram ao longo do tempo e que deu no que deu. 

     

    1. CIRO: Opção Possível ; Alternativa Viável.

      Nas condições de imensa fragilidade do PT e fragilidade do Lula,

      sejamos adultos e honestos: CIRO GOMES é a opção presidente 2018.

      A gente querendo ou não:  no Nordeste muitos militantes do PT tem falado

      em LULA Vice de Ciro…. 

      1. Tá difícil…

        Como considerar argumentos de um criativo ser?

        ERDNA AZOUS RAM = André Souza Mar

        Brasil e sua luta incansável para produzir “jênios”… 🙁

        Redes sociais permitiram revelações em série de analistas políticos de toda sorte. Não é mais necessário apresentar argumentos bem fundamentados, basta emitir um juízo de valor. Grande mídia segue o modelo, troca matéria e reportagem por colunistas. Opinião por opinião, fico com a minha, ao menos é pensada e analisada antes de qualquer demonstração.

         

        Cansado…

         

      2. Ciro Gomes, sem dúvida

        Ciro Gomes, sem dúvida nenhuma é a única opção possível ao PSDB. Será. com todas as honras de seu inseparável Amigão Carlos Jeresdsti, o ÚNICO CANDIDATO TUCANO, já que o ldrão de merenda Alckmin e a boneca Doriana, o turista, não arrebatam nenhum voto. O PSDB DEVE LANÇAR CIRO GOMES PARA PRESIDENTE.

  10. CIRO: mire nos alvos certos, não no Alvo Amigo (companheiro)

     Nesse Mega Bombardeamento ao PT e ao LULA, a quem o CIRO ajuda fazendo discursos, críticas e polêmicas assim abertas a luz do dia??? Para depois a Globo e o GLOBO pegarem trechos pinçados e selecionados com todo cuidado e publicarem para der efeito de maior fragilidade ao Lula?? Ciro tá de acordo com as injustiças e arbitrariedade de Moro para Ferrar com LULA?
     CIRO num momento como esse toda crítica é bem vinda: mas não nessa forma querido…. kkkkkk
     Páre de ficar falando mal do LULA e do PT agora, fale sim, nos bastidores pq você só será eleito com apoio da esquerda se parar de se bombardear e párar de ficar se auto-sabotando.
     CIRO está sabotando a própria esquerda, pois é o candidato viável e possível para 2018. Esteja a altura do desafio. Vc tem tudo para ser o próximo presidente de esquerda do Brasil.

     

    Abraço, Bararão do Itararé =]

    1. Ciro, lá

       

       Por isso a importância de um candidato de esquerda forte já no primeiro turno,

      Força CIRO e páre de se colocar para baixo. Lula é maior que vc, aceite isso e

      agregue a esquerda.

      Bjos queridos

      Olga B.

    1. Melhor o Ciro lá, com um

      Melhor o Ciro lá, com um eventual apoio do PT ou 

      Doritos e Bolsonazis…. acorda PT: nesse bombardeamento vocÊs vão chegar aonde e sozinhos?

      “Eu proporia o Lula fazer uma aliança com grande empresário brasileiro”,

      definitivamente: 2018 não é 2002

      e

      2019 não é 2003,

      entenderores = Entendão !!!!

      Ciro é a opção possível 

      1. Ciro morreu

        Para quem o conhece, antes mesmo de nascer!

        Se ferrou, cutucou onça com vara curta, a militância Petista.

        Duas caras. Safado. Oportunista.

        Marina de calças.

        Entre bolso e ciro, voto bolso.

  11. Ciro, da Massa

     Cirão,  querido !

    Aqui é olguinha:

     Ciro para você continuar sendo o Cirão da Massa, tens que

    aceitar o Lula como o símbolo da massa…. diferente disso vc acaba retornando

    ao ninho tucano, entendeu camarada?

    Então é isso, para vc ter chance ano que vem, faça o que tem que ser feito: pare de bombardear

    possíveis e prováveis futuros aliados e símbolos dos seus eleitores.

    O PT tem mto mais contrariedade que você gostaria, mas teu passado também merece cuidado.

    Estejamos juntos companheiro Ciro, rumo 2018.

    Olguinha B. Prestes,

    o Luis Carlos te manda abraço (diz que tú és o candidato dele pra 2018, só se vc aceitar LULA seu vice).

     

    PS: Camarada Stálin dá de olho Ciro, ele não tem convicção que és de esquerda…. Nós temos.

  12. Falar mal de Lula é não
    Falar mal de Lula é não conhecer a trajetória do melhor presidente do Brasil. Cientificamente falando, Ciro pisou no tomate pois provou que não tem norte, tem apenas pretensão de chegar lá seja lá como for.

  13. DNA arenista, pdsista e Jeressaitista .Ainda consegue enganar ?

    Não consigo entender o pessoal acreditar que o Ciro seria uma opção de centro-esquerda para 2018 .

    1. Ciro e a traição

      A amizade inquestionável com o senador tucaníssimo(tenho jatinho porque posso) golpista do psdb, e sua saltitante trajetória entre partidos deixam rastros de suspeição sôbre seu discurso nacionalista  e de esquerda. Ciro piscou!

  14. Ciro, o apressado

    No Ceará, Ciro Gomes e seu irmão Cid deram uma demonstração na prática de que, em determinados momentos, é preciso abrir máo de parcela de poder, para viabilizar um projeto político de longo prazo.

    Em 2014, tinham muito boas condições de fazer de um membro político do seu grupo o novo governador do Estado.

    Entretanto, engendraram uma fórmula de sucessão de poder em que apoiaram um candidato petista, ao Governo do Estado, visando possibilitar, no futuro, a mesma fórmula na sucessão presidencial.

    Em consequência, racharam o PT estadual, porém, conseguiram que o candidato petista, que não tinha inicialmente a preferência do Partido, fosse eleito na Convenção Estadual como candidato ao Governo do Estado, apoiaram-no com toda força, principalmente no interior do Estado e elegeram-no.

    Esse projeto foi vitorioso não somente na eleição como no exercício do governo.

    Camilo Santana, o novo governador, é muito bom administrador, como, também, sabe gerir com competência as relações políticas com os seus patronos. Por outro lado, os irmãos Gomes fazem o mesmo.

    Ciro, porém, espera agora que, em nível nacional, o PT faça o mesmo caminho político que seu grupo fez no Ceará e lhe dê o apoio político que ele precisa para se eleger Presidente da República em 2018.

    No entanto, a realidade nacional atual é outra, totalmente diferente daquelas condições estaduais ocorridas em 2014, quando o projeto vitorioso dos irmãos Gomes no Estado findava administrativamente.

    O que Ciro precisa entender é isto e ter sabedoria política para esperar 2018 e não sair queimando pontes com o PT já agora em 2017.

    Ciro sabe que o apoio do PT seria muito importante para ele em 2018.

    Muitas águas vão rolar até lá. O próprio Lula diz que a imprevisibilidade é muito grande.

    Calma Ciro, é possível e até provável que vá dar tudo certo.

     

    1. Ele já tentou

      Sim, concordo, mas o Ciro já tentou com o Lula antes, mas pelo jeito não teve acordo, é impressionante a arrogância de Lula e de parte do PT, eles não querem abrir mão do poder, nem que pra isso tenham que se abraçar novamente ao capeta, e, aliás, já andou demonstrando que está disposto a isso. Foi por tudo isso que Ciro saiu para o ataque, afinal, paciência tem limite. A grande canalhice mesmo partiu de Lula, por nunca ter apoiado Ciro. Lula preferiu apoiar uma incompetente política e ainda por cima com Temer como vice por duas vezes, como se não bastasse uma vez, foram por duas vezes!!!! 

  15. Brizola tinha umas sacadas jocosas mas com um quê de verdade

    Não generalizarei (até pq o pessoal não percebe qndo generalizo ou não):o texto-título e muitos comentaristas no blog formam aquela parcela de “A esquerda que a direita gosta”.O q se esperar de um ambiente de fé,q parece não ver o outro lado,ou outros lados??E não adianta ver já armado com preconcepções.Falar em traição de Ciro é risível.Pular de galho em galho é mérito.Não perceber o jogo político à altura do nível fraquíssimo q há por aí afora,santa inocência – inocência é o que mais abunda,ou radicalóides usando jargões e citações de esquerda,precisando se acalmarem. E Ciro faria bem em não aceitar o PT degenerado como apoio,seja o semideus impoluto Lula,seja quem for,a Direção Nacional é a maior culpada.

    1. Pérolas

      Primeiro que o cara não tem coragem de mostrar a cara. Usa apelido em inglês, o que indica que é um aculturado.

      Só falta ele usar off, sale, flat, mainstream, think tank, e toda essa bobaseira do idoma inglês perfeitamente substituível pelo português.

      Veja o que ele diz: nível fraquissimo, santa inocência, radicalóides, semideus impoluto.

      Você se acha letrado, culto, com formação política exemplar para listar essas merdas de palavras, como se fosse um catedrático?

      Quer dar lição em quem aqui no blog?

      O que você sabe da vida cara?

      Quantos anos você tem?

      Você é branco caucasiano, afrodescendente, amarelo, sem cor, masculino, feminino ou do terceiro gênero…?

      Que diabo você é, seu pulha?

    2. A esquerda que a direita gosta

      Todos sabemos qual a esquerda que a direita odeia e quer destruir a todo custo.

      Por que seria?

      Qualquer um pode, menos essa turma.

      Melhor atestado impossível.

      A história está no meio do caminho, são pelo menos 40 anos de estrada, de lutas, derrotas e vitórias daquele já foi o maior partido do ocidente.

      Ciro Gomes foi e está sendo, no mínimo, desrespeitoso com milhões de brasileiros, com o maior líder popular que o País já teve, e um dos maiores que a história já produziu no mundo.

      Dizem por aí que o Lula está sendo considerado o Salvador da Pátria, esse título, pensando bem, cabe muito melhor ao sr Ciro, o boquirroto (sim). “Eu faço, eu…eu prendo e arrebento.” “Comigo não, comigo a situação seria diferente, ora!” Não é o próprio discurso do pai de todos, do defensor dos indefesos?

      Lula é o operário, a empregada e o fedido pobre deste País no centro da história.

      Ciro é classe-média, cheira a classe-média, não vejo tanta diferença daquele intelectual comendo bucho de bode.

      Ciro tem partido? Tem povo?

      Ciro, vá te catá!

  16. Ciro está certo! Passou da

    Ciro está certo! Passou da hora do Lula chutar o balde e ele não o faz! Pelo contrário, vai a Alagoas abraçar Renan golpista! Recebe e chora no ombro dos golpistas no enterro de sua esposa! Isto sim é falta de caráter! Chega! Quem muito se abaixa, acaba mostrando a bunda!

    Porque Lula, em todas as ocasiões que tem na imprensa, não deixa claro os motivos do golpe para a população brasileira? Porque não fala abertamente sobre toda a situação? É claro que deixa a impressão de que tem rabo preso!  

     

    1. Cara, o problema da esquerda

      Cara, o problema da esquerda no Brasil é que não é uma esquerda amaduruecida. É esse Lulismo Messiânico ou então  galerinha da revolução. Não sai nada de nenhum dos dois. Isso afunda a esquerda Brasileira. Aí aparece um zé qualquer com um artigo lamentável desse e ganha espaço, é isso que eu não entendo.

  17. CIRO

    Ciro é candidato a Macron brasileiro em 2018. Ele aposta em ir com Bolsonaro para o segundo turno, e vencer com apoio do eleitorado do Lula, da esquerda, e de parte da direita (e.g. PSDB). Muitos aqui já estão dizendo isso, já assumindo que ele é a salvação. Está muito cedo.

    1. Macron traiu no momento certo, nem antes nem depois, por …..

      Macron traiu no momento certo, nem antes nem depois, por outro lado Ciro perdeu o “timing”!

  18. A declaração de Ciro e as reações coléricas

    Ciro fez essa declaração em palestra ministrada para o DA (Diretório Acadêmico) da EPGE-FGV Rio (Escola de Pós-Graduação de Economia da FGV do Rio de Janeiro). Trata-se do locus, par excellence, do monetarismo e da ortodoxia clássica no Brasil. É desta escola que saíram figuras como Otávio Golveia de Bulhões, Mario Henrique Simonsen, Sérgio Werlang, Marcos Lisboa (hoje na Insper). Parte majoritários de seus alunos e acadêmicos (há exceções) não estão alinhados com perspectivas  progressistas ou esquerdistas. Longe disso.  Nesse sentido, Ciro fez essa declaração 1) jogando com o público a que estava sendo escrutinado, 2) arregimentar apoio dentro desse núcleo alto médio-classista, em geral, refratário ao PT. LONGE DE SER UMA RUPTURA ou uma TRAIÇÃO. Um e outro (PT-Ciro, Ciro-PT) precisam do apoio mútuo se quiserem ter êxito nas presidenciais de 2018. O saudoso pernambucano Fernando Lyra teceu um frase lapidar: “O Imporante é o rumo”. 

    1. Parem de ser idiotas! Tiraram

      Parem de ser idiotas! Tiraram fotos dele quando ele estava em uma palestras e teve um atrito com os caras do MBL…no final pediram para tirar foto com ele!!!

       

      que ataque mais feio e baixo!! Nao condiz com a verdade e é cheia de acusações imorais! 

  19. Num cenário em que a
    Num cenário em que a candidatura de Lula é cada vez menos provável, a união do campo progressista de centro-esquerda torna-se necessária. Ainda mais agora que começou a guerra entre bolsonaristas e tucanos pelos votos da direita liberal e conservadora. Permitir que Marina ou tucanato caminhe para o centro (se o candidato for Alckmin já que com Doria Jr. isso seria impossível) seria uma tragédia para o país, um segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin ou Marina.

  20. Artigo Infantil

    O Problema da esquerda no Brasil é esse Lulismo doente, cego. Inacreditável que uma fonte de informação como o GGN deixe passar um artigo tão amador e apaixonado desses.

  21. Confiança

    Esse eterno candidato é digno de confiança? Em outras palavras, quem em algum momento da vida política foi do PSDB é confiável para a esquerda? As suas atitudes respondem às questões de forma cabal…

    1. De 2002 para cá, quantas

      De 2002 para cá, quantas vezes deixou de sair candidato, em nome do projeto Lula/PT? Então, o que não dá para cobrar, é que ele abra mão novamente. Esse papo de que foi do psdb… para mim a crítica era devida a ter sido da arena.

  22. Ciro2018

    Ele está certo! 

    Chega deste exclusivismo insano que não percebe que chegou o fim do cíclo!! O brasil precisa de alguém que consiga dialogar com o centro, que não esta estigmatizado com o ódio De muitos!! A esquerda precisa de uma cara nova! 

  23. Lindbergh e Gleisi? Sério

    Parei de ler quando citou esses dois como possíveis candidatos. A esquerda não aprende…

    Ciro é um oportunista e hipócrita e não voto nele nem para síndico de condomínio. Mas dái a passar pela cabeça que é possível uma candidatura séria da esquerda ser ocupada pelos dois senadores do PT citados é viajar na maionese.

    Se não for um lider carísmático, hábil e com visão de estadista como Lula, precisa ser alguem com consistência de postura, experiente e que transmita confiança ao eleitor. O Brasil não merece um outro governo Dilma. Por mais que respeita a Presidenta e a defenda como vítima de um golpe, isso não implica em desconsiderar a falhas na articulação política, na liderança e no comando que marcaram seus mandatos. Não fosse isso não estaríamos neste inferno.

    Tem gente no PT e nos partidos de esquerda mais competente e mais preparada, como o próprio Haddad, Jaques Wagner ou Flavio Dino. Flavio Dino deveria ser considerado com cuidado, não está envolvido na Lava Jato nem levou uma surra eleitoral de um zé arruela como Dória. 

    1. Flavio Dino e

      Flavio Dino e Rui Costa governador da Bahia, não estão cogitando eles porque?
      No meio de toda crise econômica e política estão se destacando com popularidade de 70, 80%.

  24. Traidores…

    Ciro está incomodando muita gente. Que bom…

    E quem acaba de ingressar no panteão pouco glorioso da hipocrisia oportunista nacional? Sim, ele mesmo: Ciro Gomes. Sugere ele que o povo não é imbecil e está percebendo as contradições na narrativa de Lula sobre as investigações da Lava Jato. Ciro sustenta que Lula se equivoca ao abraçar Renan Calheiros nas manifestações e que há contradição no PT ter votado no Eunício Oliveira para a presidência do Senado. Afirma que Lula não pode se dizer perseguido pelo sistema, pois quem o está acusando é um companheiro de décadas.

    Pensar isso do Lula é ser um hipócrita  e oportunista? Bem então eu me junto a esse panteão. 

    Ciro jogou para a plateia, tentando abocanhar uma fatia do eleitorado antipetista nacional e também dos neutros. Ciro conhece a militância petista e sabe que esta declaração o afastará definitivamente de qualquer simpatia desses militantes. O estrago eleitoral junto aos petistas é irreversível. Se algum petista convicto o considerava uma opção, isso definitivamente acabou. 

    Tem muito “petista convicto” que não vai votar no Lula de jeito nenhum. Ou colocado de outra forma… Depois do abandono de Dirceu a própria sorte, a tragédia da idéia de colocar uma pessoa sem mérito [político] como sucessora e a completa contemporização com Meirelles e sua turma, pergunto… Haverá muitos petistas convictos?!

    Essas percepções aterrorizam Ciro Gomes, pois ele é, nada mais, nada menos, do que uma Marina da Silva ou uma Martha Suplicy do gênero masculino

    Afirmação realmente *cabível*, só falta explicar o que coincide as opiniões e idéias de Ciro e Marina e Martha. Afinal, eu posso dizer que Lula é nada menos que um Maluf e me bastar a isso, não é mesmo?

    Ciro sabe que houve um “racha” no PT em relação à votação no Eunício, com grande parte dos parlamentares manifestando-se pela não adesão à chapa do PMDB. A parcela mais “afinada” com a militância, como Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann e Fátima Bezerra, foram contra.

    O que quer dizer isso? Que Ciro está certo em ser critico a indicação??? 

    O problema é que, graças ao trabalho incessante da grande mídia e de instituições públicas que abdicaram do seu dever constitucional de zelar pela imparcialidade e legalidade, o PT perdeu fatia importante do poder político. Se abdicasse da mesa do Senado, perderia mais uma importante ferramenta política. 

    Pois é, “perderia mais uma importante ferramenta política”. Só falta explicar para que serve tal “ferramenta política” no atual cenário legislativo ou se isso é mais importante do que marcar posição onde realmente deveria importar, isto é, na opinião pública…

    De que interessa ao cidadão que um partido se torne totalmente incapaz de influir nas políticas públicas? Ciro quase certamente faria o mesmo, mas assume a postura hipócrita de exigir um purismo programático que não possui, pois praticou e pratica durante a vida pública a mesma política de coalizão praticada pelo PT, que exige, vez ou outro, a exibição de um sorriso amarelo ao abraçar um adversário num palanque.

    Nossa, “Ciro quase certamente faria o mesmo”. Vai ser dono da verdade no raio que o parta… Aproveite e comente o fato do Ciro ter apoiado a expulsão de 2 dos 3 senadores do PDT por terem votado a favor do golpe.

    Quase certamente perceberá que o custo da traição às próprias convicções não está limitado à perda direta da confiança dos prejudicados. 

    Traição às convicções? Oi?

    Ninguém gosta de traidores, nem de um lado, nem do outro. A aposta já foi perdida: Ciro não será presidente da República na próxima eleição e, a partir de agora marcado pelo signo do oportunismo hipócrita, talvez, nunca.

    Estamos de acordo que ninguém gosta de traidor… Quando Lula fez o discurso em 2005 falando em “faca nas costas” para se referir desnecessariamente ao Dirceu e passar por inocente, a minha ficha caiu.

    Note, Lula poderia discursar protocolarmente dizendo que apoiava investigações sem poupar ninguém do seu governo, mas ao declarar que tinha “recebido uma faca nas costas” estava dizendo pra todo mundo ouvir que considerava Dirceu culpado!!!

    Eu acompanho política há muito tempo e de vez em quando fico na situação de defender Lula de acusações ridículas e preconceituosas e reconheço que Lula verdadeiramente se preocupa com o povo. Mas Lula antes de tudo é um político profissional, e isso não é um elogio. Ele nunca confrontará o status quo, muito menos meterá uma bala no peito para evitar um golpe. E tem bossais que ainda querem compará-lo equivalente ou mesmo maior que Vargas. Ciro por outro lado desconfio que seria capaz disso.

    Abaixo o referido discurso do Lula sobre o mensalão, onde tudo começou…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Qj-w3i9_hpQ%5D

     

    1. Concordo plenamente

      Estou plenamente de acordo com vc, Brasil S.A.Tentei por duas vezes postar um comentário antes, mas esse site vive com instabilidades… 

    2. Raios, que comentário?
      “Depois do abandono de Dirceu a própria sorte(…) E depois ilustra com um pronunciamento do Lula. Quando? Em 2005, início da denúncias do mensalão. Lula sempre foi acusado de ter abandonado Zé Dirceu. Alguma vez alguém arrancou essa afirmação do Zé Dirceu? Ninguém jamais, (e se disser que previra o que está aconetecendo, está mentindo) poderia prever o caos político que estamos vivendo. O próprio núcleo do governo PT, Lula, Zé Dirceu, Marco Aurélio Garcia, não tiveram a dimensão exata do que viria à frente. A dois anos e meio de mandato, o governo leva uma paulada na cabeça e no embalo dessa denúncia vieram outras perpetradas pela grande mídia, num grande oportunismo para desqualificar o governo petista.Nessa esteira vieram o “caos aéreo”, a “epidemia da febre amarela”, só para ficar nos mais rumorosos. Pronto. A desgraça estava ajeitada, arrumada. Agora só seria alimentada para depor Lula. Mas naquele ano de 2005, Lula fez o que nenhum governante faria ou fez. Fazer o mea culpa, mas sem citar nome nenhum. Alguém já viu algum governante em exercício fazer o que Lula fez? E ele sabia com qual base de aliança governava. Isso é que tem ser dito e refletido. Lembrem-se que o início do mensalão veio de uma denúncia de dentro dos Correios, comandado por gente do PTB. O presidente do PTB era o ordinário e safado do Roberto jefferson. No seu pronunciamento, estratégicamente, Lula preferiu direcionar suas palavras internamente, dentro do PT.Acusá-lo de ter abandonado Zé Dirceu, é de uma pobreza de pensamento atroz. E tenho a impressão que Lula começou a ter a nítida visão que o troféu que eles queriam, era ele, quando o julgamento dos quarenta indiciados, incluídos ai Genoino, João Paulo Cunha e Luiz Gushiken que nem chegou ir a julgamento.Então consolidou o número emblemático do Gurgel, do Ali Babá e os quarenta ladrões. Na sequencia, todos sabemos o que aconteceu em termos midiáticos e jurídicos. Zé Dirceu foi condenado sem nenhuma prova e perdura até hoje. Haveria tempo para reverter a situação? Claro que havia. Pois Lula não só conseguiu a reeleição como fez de Dilma a sua sucessora.Por que nós não fizemos a nossa parte elegendo uma bancada que desse apoio aos programas do goveno eleito sem necessitar dos partidos aliados? E isso se repetiu na sua  reeleição, e na eleição e  pior, na reeleição de Dilma, elegemos a pior bancada do Congresso de todos os tempos. E a culpa é do Lula? O Lula abandou o Zé Dirceu? Eu também acompanho a política a muito tempo e a minha interpretação não tem nada a ver com a sua. Não fuja da responsabilidade. A culpa é nossa.

      1. Alguma vez alguém arrancou

        Alguma vez alguém arrancou essa afirmação do Zé Dirceu? 

        Isso eu sei. Só que o Dirceu não se queixar de nada é uma prova de caráter dele e não uma prova de que não aconteceu o que aconteceu.

        Eu também acompanho a política a muito tempo e a minha interpretação não tem nada a ver com a sua. Não fuja da responsabilidade. A culpa é nossa.

        Culpa minha? Essa é boa…

        A despeito de todos os seus [não] argumentos que só exprimem aquilo que você também quer traduzir dos acontecimentos, você tem alguma prova de que a expressão “facada nas costas” foi graças a uma máquina de induzir pensamento usada por agentes da CIA?

         

         

  25. Para mim, nada mudou. Nunca
    Para mim, nada mudou. Nunca confiei em Ciro e só votaria nele se fosse a única opção de esquerda. Nessas condições, ainda voto.

  26. Ciro 5% – Quem não te conhece que te compre

    Morde e assopra, boquirroto e traidor, oportunista e calhorda.

    Conseguiu um inimigo mortal no Brasil, toda a militância Petista.

    Só mais um na terra dos traíras.

    Nunca votaria em bolsonaro, marina ou dória, mas se entre ciro e mais um desses no segundo turno, pela primeira vez deixo de votar, anulo o voto, qualquer coisa assim, menos ciro; largo mão de vez da política e vou criar galinhas de ovos caipira; e ser de duas pernas, só os de penas.

    (GGN, é o terceiro ou quarto comentário que faço nessa matéria e nenhum apareceu, e não foi por conta abomináveis bloqueios.)

     

  27. Lula nunca erra

    Deixa eu ver se eu entendi.

    Lula nomeia Dilma sucessora. Aí, Dilma sanciona a delação premiada. Também chamada de dedo-duro premiado, ou x-9 premiado, ou judas-premiado.

    A mídia ( que o PT disse que ia combater com o controle remoto, mas não conseguiu ) abre uma perseguição bruta contra o PT. Neste meio tempo a Lava Jato ( comandada  por Janot, que foi nomeado por Dilma… ) destrói milhões de empregos.

    Aí A delação premiada é utilizada contra o PT. O Paloci ( que foi escolhido pelo PT) para escapar de passar o resto da vida atrás das grades, graças à Lava-Jato ( que foi criada por Janot, nomeado por Dilma, graças à lista tríplice, criada por Lula ) o Paloci resolve aderir à delação premiada ( que foi sancionada por Dilma ).

    Aí o Ciro simplesmente cita algumas verdades, que o PT escolheu o Paloci, etc. 

    Aí o ruim da história é o Ciro, porque ele falou verdades que até o reino mineral sabe.

    Entendi.

    ———–

    No entendimento dos petistas, quem não cultua o Lula messiânico ( que nunca erra ) , é um herege, que merece ser execrado da esquerda.

    Pelo jeito, a esquerda vai ficar fragmentada nestas eleições, vão se atacar, vão ficar trocando acusações, e enquanto isto Bolsonaro é que vai levar proveito disto ganhando as eleições.

    Entendi.

     

     

     

     

  28. Que artigo mais cínico.
    Lula
    Que artigo mais cínico.

    Lula sempre para nós, de esquerda, é um santo, ou melhor, um semi Deus. Lula é o autor da coligação mais absurda da história contemporânea do Brasil, pt e pmdb, alguma dúvida???

    Palocci, é um delator desde que nasceu, só não viu quem não quis ver!

    Ciro Gomes desenhou o golpe para todos que quisessem ver!!!! É o único política que, chama na cara, essa casta do pmdb de ladrões. Ciro Gomes não é santo, mas sem nenhuma dúvida é a nossa melhor opção, estando anos luz de qualquer outro candidato de esquerda do atual cenário.

    Eu acredito que Lula não vai apoiar Ciro, pois sabe que Ciro pode fazer um governo tão ou melhor do que o dele. Vaidade meu caro, que na política jorra!

    Lula sabia de Eduardo Cunha mais do que Jesus sabia de Judas, meu querido, e fechou os olhos, alguma dúvida???

    O mundo vegetal sabe que Moro persegue o Lula e pt, mas dizer que Ciro errou em dizer isso, não é nada mais que burrice da esquerda em não sabe fazer uma auto-crítica. O que está mais que provado, quando ninguém vê a burrice da última coligação.

    Então, nos faça um favor aponte suas opiniões críticas para aqueles que realmente merecem recebe-lás.
    E me parece que Ciro não seria uma delas até esse momento.

    Um bom domingo!

  29. Cirandeiras e Cirondeiros. Todos…

    De mãos dadas, enredeados no mesmo ramerrame de sempre. São a “esquerda” que a direita adora.

    Os Cirondeiros baixaram em peso aqui no GGN. Incrível!

    Ciro não inspira confiança. Nunca inspirou. Seu ego empata com o de Gene Simmons. Provou, mais uma vez, o caráter CALHORDA que o define. E não é de hoje.

    Ciro e seus cirondeiros amestrados deveriam dar as mãos às cirandeiras do PSOL e brincar de cirandinha com a Marina Setúbal. Todos se merecem.

    Ciro é BURRO. MUITO BURRO. Além de CALHORDA, claro. Se fosse um pouco mais inteligente, poderia ter se articulado como o plano B. Mas sua falta de lealdade e OPORTUNISMO deixaram bem claro o grande TRAIDOR que é. Sua alma, no fundo, no fundo, é a do sinhozinho que não pode ser contrariado (EM NADA). Burro! BURRO! Ele precisa(va) MUITO mais de Lula e do PT do que o oposto.

  30. Ciro e o PDT

    O PDT deu 15 votos de deputados e todos os três senadores em favor do impeachment de Dilma. Era um bom momento para este boquirroto ter falado alguma coisa dentro do seu partido (atual, depois de ter pulado por outros).

    Ciro não passa de ser um Plano B de Washington, com apoio do Green Card de mangabeira Unger e o suporte local com Tasso Jereissati. Tasso é para Ciro como a Neca Setúbal para Marina.

  31. Sorriso Amarelo
    Se não souber ter um sorriso amarelo vez por outra, não seja político. Aqui, ou em qualquer lugar do mundo, infelizmente!
    Na política é mais confiável o sorriso amarelo à traição, do momento.

  32. Uma vez tucano, sempre

    Uma vez tucano, sempre tucano.

    Deixa claro que seu único interesse é o poder, e é incapaz de qualquer leitura/ação política que vá além de seu interesse

  33. Sempre foi um falastrão …

    Ciro é bravateiro, farsante, desequilibrado, cinico, metido a valentão … e por ai vai. Lula nunca confiou nele. Tanto é que sempre manteve distancia, mesmo quando Ciro parecia querer estar no mesmo palanque. Ciro criticou o golpe, mas não moveu uma palha pra evitar que seu partido traisse a presidenta. Aliás, muda de partido todo ano. Politico que muda de partido como se trocasse de roupa, não tem cara, não tem cheiro, não tem cor. É um embuste.

  34. Prezado Marcio Valey
    Bom

    Prezado Marcio Valey

    Bom dia 

    Vou repetir o que tenho escrito desde 2010. O pt perdeu uma grande oportunidade de dar a cabeça de chapa a um aliado. Na época, Ciro era um aliado que poderia ser o candidato, pois no pmdb não havia uma expressão pelo se-lo. Lamentavelmente escolheram Dilma. Agora mesmo com o bombardeio midiatico/juridico insistem no petismo como cabeça de chapa. Não acredito que o será. Se houver eleição, Lindberhg, Haddad e Gleisi deveriam pleitear candidatura em seus estados. Também não aprovo “as rajadas de balas” de Ciro no Lula, mas quem não surfa nessas ondas?

    Com toda balburdia institucional que o país atravessa, “provocada pelo petismo”, 2018 é um misterio !!!

    Abração

  35. Ciro, trairão, boquirroto,

    Ciro, trairão, boquirroto, soberbo, fanfarrão. Quem pode crer no cara que é unha e carne do ínclito Gereissati! O bom é que na sua ânsia de poder consegue, sempre, após a verborragia acanalhada do “professor’, economista senior e cobstitucionalista mais senior ainda, esborrachar-se na falácia do seu inconsciente que, para felicidade geral da Nação, exibe-o inteirinho, impostor que é.

  36. Não é de hoje

    Esse texto demontra total e completa desconhecimento da tragetória do Ciro Gomes.

     

    Marina Silva ou Martha Suplicy não são nem de perto o que Ciro Gomes é…Marina Silva adora meio ambiente e fontes alternativas de energia. Mas o Acre não tem 40% da energia elétrica das suas casas vindo dos ventos. O Ceará tem.Martha Suplicy adora falar de educação. Mas São Paulo não tem 77 entre as 100 melhores escolas do país e a cidade natal da Martha não é o melhor município no IDEB Nacional. O Ceará tem 77 entre as 100 melhores escolas do país e o melhor IDEB nascional é Sobral, onde Ciro cresceu e começou sua militancia política.Sede de poder? Como pode ter sede de poder um governador que teve um mandato só e não se candidatou mais apesar de ser o governador mais popular do país, ele preferiu montar outros quadros para ter renovação entre os personagens políticos, claro: mantendo o projeto os objetivos e o rumo para manter o Ceará o mais saneado fiscalmente do país.Sede de poder tem aqueles que unem-se a quem quer que seja para ter votinhos, que abraça e apoia quem quer que seja, Maluf ou não, cunha ou não, eunício ou não, desde que venha uns votinhos aqui e ali… Não é desespero político não…Fala isso quem não sabe que essa crítica vem desde a época em que Ciro era ministro de Lula.Ciro não traiu Lula. Ciro apenas largou o governo Lula para não trair as suas convicções pessoais.Ciro Largou o FHC depois de afirmar ao FHC que o Padilha (mais conhecido como quadrilha) estava roubando no ministério dos transportes e ouviu do FHC que o presidente tem que contemporizar certas coisas… Ciro então largou o FHC.Ciro Largou o Lula depois de afirmar ao Lula que o Cunha (a quem ele chamou de ladrão enquanto os dois eram colegas de câmara) iria roubar em Furnas caso o Lula nomeasse o indicado do Cunha para a Companhia. Lula nomeou. Ciro então largou o governo Lula. E não aceitou participar do Governo Dilma por não aceitar a aliança com PMDB. Ciro não vai vender a alma para ganhar uns votinhos…Quem achar que o PMDB deve sempre estar comandando as coisas no país que votetm no Lula…Ciro já afirmou: Um possível governo meu será histórico pois pela primeira vez desde a redemocratização do país o PMDB vai para a oposição ao governo. Escreve esse texto quem, da mesma forma que critica, movido somente pelas manchetes jornalísticas que vitima Ciro e Lula e qualquer trabalhias nas mídias tradicionais e oliquarquica, ao responder a acusa com as mesmíssimas palavras usadas pelo Ciro na mesma entrevista em que o criticou.O Ciro explica e sempre explicou que a perseguição a Lula é de uma fragilidade jurídica ímpar.Que o pedaladas fiscais não é golpe.Que Ceará foi o esdado que mais % de seus deputados votou contra o impeachment.Tudo isso o Ciro afirma e diz a todos e qualquer um que perguntar!Porém, as críticas que que ele faz não é nem de longe as mesmas críticas feitas pela GloboNews.A GloboNews nunca criticou Lula por ter colocado Henrique Meireles como presidente do Banco central e o mantido lá por 8 anos.A GloboNews nunca criticou Lula por ter mantido a Secom com a mesma medida do IBOPE para direcionar as verbas publicitárias.A GloboNews nunca criticou Lula por ter salvo a própria Globo quando essa quebrada por ter se endividado em dollar sem perceber a iminente crise cambial no final do governo FHC.A GloboNews nunca criticou Lula pelos seus verdadeiros erros políticos nesses 13 anos de governo que resultaram no golpe de 2016. E você quer coloca-lo no mesmo saco dessa mídia oligárquica…Só faz isso quem está de má fé ou não acompanhou nada do personagem que quis criticar…

  37. Ciro x Extrema Esquerda

    Impressionante como teve gente apelando para argumentos vazios e falaciosos… Alguns certamente são simpatizantes da extrema esquerda visto que uma foto do Ciro cercado de marionetes do MBL foi reproduzida do site da causa operária (PCO). E aponto esse aspecto porque esse pessoal do PCO é rei dos argumentos reducionistas, tipo… “Ciro foi empregado de um capitalista, logo ele está a serviço [político] da direita /  Ciro foi do PSDB,  logo Ciro é neoliberal / Quem é Ciro, o que ele fez?”… Dá pra levar a sério alguém que diz que Ciro é neoliberal ou que insinua que o Ciro não tem realização alguma??? 

    Mas devemos tentar entender por que são feitas sempre as mesmas afirmações vazias do tipo:

    O Ciro Gomes tem o temperamento de uma criança, não tem a dimensão de um estadista.

    Ciro, trairão, boquirroto, soberbo, fanfarrão. Quem pode crer no cara que é unha e carne do ínclito Gereissati!

    Ciro é bravateiro, farsante, desequilibrado, cinico, metido a valentão … e por ai vai.

    A explicação que vejo é que o Ciro é notoriamente uma pessoa que não leva desaforo pra casa. Se alguém o desaforar, seja no nível moral, seja no nível intelectual, ele devolve na hora. Isso deveria ser considerado uma coisa boa, afinal ninguém deve engolir desaforos ainda mais quando são impróprios. Porém a maioria das pessoas prefere evitar o confronto e levar desaforo pra casa – e as vezes descontar nos familiares, diga-se de passagem. Ou seja, ver alguém fazer aquilo que eles não tem coragem de fazer gera um incomodo muito grande; a saída para não reconhecer a covardia é dizer que a pessoa é arrogante, é autoritária, é falastrão, etc…

    1. Completanto…

      Completanto…

      Tenho idéias discordantes com o Ciro e seria muito bom vê-las expostas e debatidas de forma objetiva coisa que até agora não vi fazerem. Mas concordo com uma idéia central do discurso dele; o aspecto de que o desenvolvimento não existe sem poupança interna…

      Nesse contexto é muito interessante notar que a replicação de expressões como “investidores externos” e “transferência de tecnologia” fazem parte da lavagem cerebral neoliberal para esquecermos desse aspecto central. Expressões reproduzidas sem o menor questionamento pelos governos do PT; algo que deveria ser mais revelador do que associações simplistas e falaciosas que a extrema esquerda faz sobre o Ciro. Assim ao contrário dos idiotas da extrema esquerda, posso falar com demonstração que Lula replicou sorrateiramente o núcleo mais pernicioso da ideologia neoliberal. E por tudo que tenho ouvido o Lula falar e não falar (por exemplo, não declarar que re-estatizaria a Eletrobrás ou que irá fazer um referendo revogatório das medidas golpistas) tudo indica que um novo governo Lula será mais do mesmo ou pior, uma acomodação para viabilizar em seguida um governo verdadeiramente de direita e anti-nacional.

  38. hegemonismo
    Ta que acho o Ciro Gomes um político antigo. Mas hipócrita ele não é. É um nacionalista, colocou se firmemente Cintra o golpe e advogou povo na rua contra o golpismo, diferente de muito petista de quatro costados. O que me espanta ainda é a incapacidade de se pensar alternativas fora do PT. Vamos combinar que esse hegemonismo petista faz mal a Democracia. Vamos combinar também que precisamos de uma.alternativa no caso do golpe contra a candidatura Lula? E vamos combinar que o PT não tem outro nome que não o Lula?

    1. Ciro já viu que se Lula não

      Ciro já viu que se Lula não for candidato ou petismo todo irá de Bolsonaro, posto que, quando deixaram Lula de fora para repetir Dilma tendo como vice o Temer, estavam  querebdo mais desgaça para o Brasil do que eleger Bolso

      1. PREZADO PAULO PRETAO
        QUAL É

        PREZADO PAULO PRETAO

        QUAL É OPROBLEMA? QUE O PT TENHA SUA CANDIDATURA A PRESIDENCIA E QUE SEJA O LULA. É UMA FALÁCIA  SE AUTODENOMINAR ALTERNATIVA DE ESQUERDA OU CENTRO ESQUERDA OU MACRON BRASILEIRO. ESTAMOS NO JOGO DEMOCRATICO…ATÉ VOCE PODERIA SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA. AGORA TODO MUNDO QUER ACHANCALHAR O PARTIDO DOS TRABALHADORES. EU ATÉ VOTARIA NO CIRO PELA SUA INTELIGENCIA COMO JÁ VOTEI EM UMA OUTRA OPORTUNIDADE. MAS NESTE MOMENTO EM QUE ELE DE FORMA OPORTUNISTA ATACA AO PRESIDENTE LULA, USANDO INCLUSIVE A IRONIA  DOS 9 MILHOES INVESTIDO EM APOSENTADORIA COMO O VI NA RADIO JOVEM PAN DIANTE  DOS DETRACTORES DOS  GOVERNOS DE LULA E DILMA, REALIZANDO O  SONHO DE QUE TODO DIABO GOSTA. EU NÃO  DOU MAIS MEU VOTO AO CIRO. EU NÃO SEI VERDADEIRAMENTE SE ELE VAI IMPLEMENTAR SEU PROGRAMA DE GOVERNO…ELE QUE GOSTA DE ANDAR COM DEUS E O DIABO.

  39. O Jornal de todos Brasis Ciro Gomes: o custo da traição, por M

    Comparar o caráter de um homem com o de outro pela capacidade de resistir à tortura é stalinismo, fascismo e nazismo da pior espécie! Não sou fã de zé dirceu nem de palloci. Considero que ambos têm imensa responsabilidade pelo desastre que acontece hoje com a esquerda no país. Mas daí dizer que palloci é mau caráter porque sucumbiu às pressões psicológicas e dirceu resistiu e por isso é herói, é demais! Pior ainda, é retornar aos tempos da inquisição em que justificava-se tortura com o argumento: se deus estiver do lado do acusado, a tortura nõa lhe fará nenhum mal. Ainda por cima, por este raciocínio chega-se ao argumento: “aí, tão vendo? não foi tortura não, pois teve gente que passou por isso e não abriu o bico. Logo, o que palloci falou deve ser verdade.” Com este tipo de argumento execrável o Sr., Dr. valley dá milho a bode, argumento a inimigo.

    1. Devaneio de verdade
      E aqueles outros delatores que queriam falar desde o começo mas não tiveram muito sucesso nas suas delações contra Lula, como é o caso do Delcídio Amaral? Seriam uma prova de quê: de que é verdade também? Sim pq parece que tudo agora é prova de as acusações que pendem sobre Lula são verídicas. Francamente tá faltando mesmo bom senso a muita gente nesse país. Quem tem minimamente o hábito de pensar vai perceber que há sim uma institucionalização do mecanismo da chantagem com o propósito de alcançar Lula a qualquer preço (sobretudo às custas do sacrifício da nação), como vem acontecendo pelo menos desde 2014. Felizmente alguns ainda são sóbrios e pensam; recentemente um colega se atreveu a dizer numa sala de que, apesar de não crer na inocência do Lula, ele vê claramente que a Liga da Justiça da Lava Jato está promovendo uma perseguição maciça a Lula e o PT, o que segundo ele prejudica o surgimento da verdade e a busca pela Justiça genuína, que deve ser pra todos e não pra alguns. Quem dera que isso fosse o pensamento da maioria!

  40. Sem Zé Dirceu, o sucessor do

    Sem Zé Dirceu, o sucessor do Lula deveria ter sido o Ciro, espontâneo, contundente. Diferente desses molengas do PT. 

    O Lula por vaidade, pra eleger uma mulher cavou a própria cova.

  41. Ciro jogou fora sua possibilidade política e sua dignidade

    Ciro jogou fora não apenas sua possibilidade política de vir a ser presidente do Brasil mas também sua dignidade.

    Como dizia meu Cumpade Cachaço-Maconheiro: Política se perde, política se ganha, o que o homem não pode perder é a dignidade.

    Ciro perdeu as duas.

  42. E quando Jesus Cristo chamou Judas Iscariotes?

    Jesus Cristo, que chamou Judas Iscariores para ser apóstolo, deve ser condenado por tê-lo chamado posteriormente de traidor?

    Babaquice

    1. Eu me divirto com essas

      Eu me divirto com essas falácias e comparar Jesus com Lula supera todas…

      Imagine que a traição de Judas não tivesse como consequência exclusiva a morte de Jesus, mas trouxesse miséria a toda população da Judéia. Nesse caso os judeus até hoje estariam metendo o pau em Jesus e com toda razão, não?

      1. Podemos afirmar outra coisa:

        Podemos afirmar outra coisa: Lula (sem comparações temporais) é um fato, Jesus Cristo é um mito, somente quem o segue, através da bíblias e outras lendas, acreditam na história e se acreditam, a comparação aos fatos de hoje, tem procedência.

      2. A população da Judéia era miserável

        E os Judeus até hoje condenam Jesus Cristo, chamam-no de impostor enquanto est~çao à espera do verdadeiro Messias, rico, bonito, etc.

        Então o Lula trouxe a miséria a toda a população do Brasil?

        Antes do Lula, toda a população do Brasil vivia na prosperidade?

        Brasil S.A., como você é fracote.

        1. Então o Lula trouxe a miséria a toda a população do Brasil?

          O fato de Lula ter feito um bom governo e tirado milhões da miséria não elimina o fato de ter chocado o ovo da serpente o que por sua vez levou a condição de darmos um passo para trás ou acha que estamos bem agora com o governo Temer? Alou???

          Brasil S.A., como você é fracote.

          Para que serve esse *argumento*? Para dizer que vc é forte e sabido e não diz falácias?

           

           

      3. Tal qual Jesus Cristo, Lula é um perseguido

        “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós”. – Jesus Cristo

  43. A velha esquerda não supera o luto.

    Sempre a mesma coisa: qualquer alternativa à esquerda que comece a ser construída fora do PT passa a ser alvo de ataques por parte dos enlutados do Lula. Não dá mais, nós vamos construir o Ciro vcs gostando ou não. E detalhe, atenção ao comentário machista: por que escolher duas mulheres, como Marina e Martha, e enfatizar a diferença de gênero, quando temos muito mais exemplos masculinos para ilustrar a situação? A velha esquerda, cheirando a mofo, precisa dar-se conta de que seu tempo passou. É hora de sair dos holofotes e dar apoio a uma nova posição. Ciro não é novo, evidentemente, mas sua posição política atual é mais moderna do que qualquer coisa que o PT possa apresentar.    

  44. Já fui defensor de Ciro,…

    Já fui defensor da alternativa Ciro Gomes, porém não mais, principalmente depois de posicionamentos oportunistas como esse que vem fazendo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador