Ciro Gomes propõe “fiscalizar sem trégua” governo Bolsonaro

Para ex-governador nova gestão tem “potencial de confusão”, misturando “graves problemas” de “incompetência e despreparo”
 
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
 
Jornal GGN – O ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PTB), em artigo publicado na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (01) fez um apontamento do que espera do quadro político em 2019.
 
Apesar de apresentar certo pessimismo pelo quadro social e econômico do país e da falta de experiência do novo governo, Ciro abordou o sentimento de renovação da maioria dos brasileiros como um ponto importante para ajudar a construir uma direção positiva, entretanto, chamou atenção para a população e políticos colocarem os pés na realidade.
 
“Alguns números: quase 13 milhões de pessoas desempregadas; 17 milhões de pessoas vivendo de bico na informalidade; 63 milhões de pessoas com nome sujo no SPC; endividamento empresarial recorde; déficit público de R$ 130 bilhões, dívida pública superior R$ 5,2 trilhões, um quarto disso vencendo em poucos dias; 63,8 mil homicídios nos últimos 12 meses; 60 mil estupros no mesmo período; dengue, chikungunya, malária e sarampo epidêmicos e um grave problema de atenção básica de saúde, agravado pela saída dos médicos estrangeiros”.
 
A reversão desse quadro não será fácil para o Brasil. “Para quem permitiu a percepção simplificada ao extremo dos problemas e se deixou ver como capaz de resolver tudo a golpes de frases feitas ou de uma radicalizada retórica que mistura moralismo com ideologia estreita…Eis as razões de meus temores”, arremata o ex-governador.  
 
Ciro reflete, com base em sua experiência política, que o cenário previsto para este ano é “uma grande interrogação”, nesse contexto, dificilmente o Brasil conseguirá superar significativamente os problemas econômicos-sociais, considerando a chegada ao Planalto de uma equipe neófita no Executivo e, que, ao mesmo tempo aponta para a manutenção dos mesmo vícios políticos que atacou durante a corrida eleitoral:
 
“Ninguém sabe, a meros momentos do início efetivo do novo governo, o que vai ser. Nenhuma proposta concreta, nenhum diálogo sistemático com a intrincada federação política do país, e os primeiros escândalos já têm o velho tratamento de antanho: “Fiz, mas eles (PT) fizeram também”. Familiares apontando potencial escandaloso também é história velha. Assim como a relativização de valores com que se olham a si e aos adversários”.
 
Ao mesmo tempo, Ciro considera que haverá “alguma reversão” positiva do quadro social-econômico herdado do período Dilma/Temer, mas reafirmando a análise de que o novo governo traz consigo “potencial de confusão” para o Brasil, pela “mistura de graves problemas, grave [de] incompetência e despreparo, equipe fraca e desconhecimento do país me permite apostar mais na sorte…Que ela ajude nosso Brasil!”
 
Nesse sentido, a oposição terá papel fundamental para reorientar o Executivo:
 
“É preciso evitar o oportunismo rasteiro e demagógico; atrair o governo para o jogo democrático, forçá-lo a atuar dentro da institucionalidade, oferecer alternativas práticas ao equívocos sem negar a complexidade dos problemas, muito menos explorar as muitas contradições derivadas da retórica tosca. A cada bobagem, uma proposta! E fiscalizar sem tréguas”. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui. 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

31 comentários

  1. sempre no lugar e momento errado

    Sabendo que o painho famoso tasso está a negociar a presidência do senado a tarefa deste projeto de coroné será imprescindível  para o país.

     

  2.  “Fiz, mas eles (PT) fizeram

     “Fiz, mas eles (PT) fizeram também”. Você também fez Ciro: Só que no período em que você, e o Cid assumiram cargos no Poder Executivo do Estado do Ceará, não havia internet. Se jornalistas investigativos ou mesmo alguém mais curioso, se der ao trabalho de levantar as matérias publicadas sobre vocês, em jornais da época, vão encontrar acusações de desvios éticos na condução das prefeituras de Sobral, Fortaleza, e governo do Ceará. 

     

  3. Çiro, espere A VEZ

    em 2038 Será eleito ÇERRA45,  vice fegacê…viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

    2042 será a vez de Osmarina, vice Cristovam Buarque, …eita!

    Para alegria danação em 2046 Çiro será eleito, vice Alquimin. …ui!

  4. O Ciro andou dando bandeira

    O Ciro andou dando bandeira pro Bolsonaro, mas não teve aceno de volta. Desta vez veio um pouco mais crítico

    PS. Quero ver ele falar dos filhos do Bolsonaro o que disse dos filhos do Lula.

  5. Esqueceram o ociologo e se

    Esqueceram o ociologo e se fixaram nesse senhor……….

     

    Vão tentar impo-lo goela abaixo? Esse aí é mais do mesmo, pensam que somos imbecis???? Amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, doidinho pra aderir ao desgoverno do coiso, contem outra……

    Esse blogues que estão dando visibilidade pra filhote de coronel só vão passar vergonha…………………, lembram do que diziam de vampirão ou do treslopucado mineiro? Não aprendem?

     

     

  6. chocado mas não surpreso.

    Alguém precisa dizer ao Ciro que politica tem um “tempo politico”.

    O tempo dele já passou!. O maximo que conseguiu foi os numero de votos que teve, nunca mais os terá.

    De agora em diante so vai minguar ( Efeito Marina!).

    Deveria lembrar do exemplo de Prestes!!! .

    A direita terá seus proprios candidatos, provalvemente nenhum que esta na crista. A direta nunca gostou de “cristão -novo”

    A esquerda tera o candidato do PT, como sempre.

     

  7. Esse só engana os que querem

    Esse só engana os que querem ser enganados. Hipócrita, carreirista e traidor.

    Com diz o Rui C. Pimenta: “é um coronel. É um nada”.

  8. Por que não te calas.

    Por que não te calas. O PDT realmente virou um partido traíra. Hoje está mais à direita do que desejaria o Brizola. Lembram que a Dilma detonou o Luppi? Foi vingancinha. E ele(cirinho) acha que poderia se eleger com os votos de quem? O sr foi muito covarde “cirinho”.  Eu votei nele no primeiro turno sim. Mas nunca mais leva um voto meu. 

  9. Podemos eleger Ciro o “Palhaço do Ano”

    Por sua coloboração para eleição de Bolsonaro para depois ficar falando besteiras sem sentido, pois ele vai fiscalizar a apatir do que, do PDT que está esperando a oportunidade para ser cooptado, ou a partir do mandanto que ele não tem? Por isto e por outras palhaçadas que ele e seu irmão estão fazendo, lanço a candidatura a candidatura para o Palhaço do Ano.

    • Eu sabia, você não?
      Ora se todas as pesquisas mostravam que SÓ CIRO VENCIA BOLSONARO. Esta frase aliás, foi chamada de jornal, rádio e televisão. Só Ciro vencia Bolsonaro!!!
      Haddad terminou a eleição com a maior rejeição, MAIOR até que do Bozo.

      “Ah, na hora mais crítica o Ciro foi para Europa!”
      A hora mais crítica foi no PRIMEIRO TURNO.

  10. As pessoas que votaram nele

    As pessoas que votaram no bolsonaro aceitam que policia mate sem remorsos, que o cidadão tenha o direito de matar em legítima defesa – ainda que seja brigas comuns de trânsito, que índio seja “socializado”, que as riquezas florestais sejam exploradas economicamente, que nossas riquezas sejam privatizadas e adquirida por países capitalistas.

    As pessoas estão se lixando para a reforma trabalhista, previdenciária e dane-se o SUS!

    Escola pública tem que ser paga e educação a distância seja o comum e que a PEC da morte seja ampliada por mais 20 anos!

    A maioria busca se dar bem em cima dos outros, o pais é a pátria só se for assim!

    Podem ter 200 motoristas como este último que as pessoas não se incomodarão!

    Os videos dele não causam espanto nenhum!

    Ele vai acabar com “politicamente correto” – o escracho será norma!

    O ciro sempre chega atrasado…

  11. Oportunismo

    Falar em “oportunismo rasteiro e demagógico” , semana que vem o paladino do nordeste vai estar dando psiu pro bolsonaro.

    Vai que o coiso olhe pro lado dele. Pode sair namoro.

  12. A ignorância e sordidez do
    A ignorância e sordidez do BOZO, não são suas fraquezas, mas sua força de atração.

    Podem se preparar ..o que vai ter de político convencional indo a ele posando de bacana, pra logo depois sair de mãos dadas, enrabado ou casado, não daremos conta de somar.

    E pior ..pra mim o estabeshiment já tem plano alternativo pro Bozo ..e não é a democracia ou o retorno do poder aos civis civilizados.

  13. Reduzir a rejeição e deixar que ele perca sozinho

    Depois de criar plataforma política, receber votos e ganhar a eleição com base no antipetismo, começa agora a difícil tarefa de Bolsonaro governar e de confirmar as expectativas. O novo Presidente terá que transformar os votos anti-PT em votos em favor dele mesmo e em favor do programa de quem o tutela. Gradativamente começarão a aparecer os arrependidos, mas, por causa do antipetismo, irão procurar novas lideranças antipetistas (a jogada do Ciro). Nesse quadro, o PT não deve partir para uma briga direta contra Bolsonaro (menos ainda contra os ingênuos eleitores deste), mas sim na defesa dos direitos gerais do povo, ou seja, reduzir gradativamente a rejeição de parte da sociedade e retomar a confiança da população, aos poucos. 

  14. GGN, pare de publicar Ciro
    GGN, pare de publicar Ciro Gomes e compreenda nossa dor!

    Carta ao Presidente Luiz Inacio Lula da Silva
     Luís Carlos Valois, juiz federal. Lula, meu caro, faz tempo que estou querendo te escrever. Esse pessoal do meio carcerário tem uma espécie de tara por proibir as coisas, então não sabia se minha carta ia chegar a ti, já que muita gente importante sequer conseguiu entrar para trocar umas palavras contigo, razão pela qual resolvi escrever por intermédio da internet mesmo, um dia tu vais ler. Cara, eu sei que tu não és santo, nem eu sou, nem ninguém é, então todos nós temos um monte de culpa por aí, mas o crime que tu cometeste realmente ninguém sabe até agora qual foi. Bem, você sabe disso, você já disse que aceitaria a pena tranquilamente se te mostrassem provas de um crime, só estou repetindo porque a carta será publicada e porque quero ressaltar uma coisa. Hoje em dia com tanta culpa por aí, já nem precisa de crime para se condenar uma pessoa, basta querer condenar alguém que todo mundo já acha esse alguém culpado. É como um juiz me falou certa vez, que ele não sabia porque estava condenando o cidadão, mas o cidadão sabia porque estava sendo condenado. É mais ou menos assim que estamos vivendo, e é cada um por si. No teu caso, um recibo de pedágio, a tua visita a um apartamento, mais dois ou três presos dedos-duros loucos para ganhar a liberdade, e pronto, está formada a prova necessária para a tua condenação, mesmo que ninguém diga onde está o teu dinheiro, onde está o benefício que tu tiveste nisso tudo, ninguém diz. E ninguém quer saber. Xará (acabei de me tocar para o fato que temos o mesmo nome…rs…), a coisa tá difícil. Não quero entrar aqui na questão política, se fizeram tudo para te tirar da eleição, se têm ódio de ti porque és nordestino, um nordestino que teria chegado onde incomoda muita gente, e feito outros tantos nordestinos incomodarem mais gente por chegarem onde chegaram, não quero falar dessas questões políticas, quero conversar contigo sobre a tua situação atual. Tenho trabalhado com presos a vida inteira e sei o quanto é difícil, principalmente em situação de isolamento, o encarceramento. Eu queria inclusive, com esta carta, te mandar uns livros, mas também não sei se chegariam até ti, são meios subversivos, acho que tu tens que ler algumas coisas subversivas, sabe? Tu tens que conhecer o sistema a fundo para entender a tua própria situação de encarcerado. Um dia Nilo Batista disse que todo preso é um preso político. Pena que a maioria dos presos não sabe disso. O sistema, nele incluído o sistema penal, tem uma função primordial em fazer todos acreditarem, inclusive os próprios presos, que tudo funciona na mais perfeita ordem e, se tu estás preso, é porque devias estar preso. Aliás, falando em Nilo Batista, e desviando do assunto novamente para a política, esse sim era um nome que tu devias ter nomeado para o Supremo. Poxa, tu não nomeaste nenhum penalista, e agora o que acontece, acontece que a maior parte dos integrantes do Supremo não sabe o que é uma prisão, dá para manter todo mundo preso sem um pingo de peso na consciência, convalidam mandado de busca e apreensão como se fosse um mandado de penhora, permitem condução coercitiva como se fosse uma intimação para depor em juizado, autorizam execução antecipada da pena como se ninguém corresse um grande risco de morrer, assassinado ou por doenças, atrás das grades. Eu sei, eu sei, tu vais dizer que já percebeste isso, afinal estás preso e muitos dos que te mantiveram preso foram nomeados por ti. Eu também sofri na pele uma medida policial, uma busca e apreensão na minha casa autorizada à Polícia Federal por um magistrado nomeado por ti, mas até agora, pelo menos após a violência da busca, não tenho nada para dizer do juiz, apenas que ele não é da área penal, e ser da área penal é muito importante, porque o direito penal é como uma metralhadora, só serve para provocar dor e mortes. Não basta boa vontade para manusear uma metralhadora.Qual a justificativa dessa medida contra mim? Alguns presos me elogiavam em interceptações telefônicas. O juiz não pode ser respeitado por preso, juiz deve ser odiado, essa é a imagem com a qual o poder judiciário tem buscado legitimidade frente a uma população sofrida por causa da criminalidade crescente, demonstrando-se rigoroso, mais um temido órgão de repressão. Mas depois eu volto a falar dos presos, dos outros presos. Olha, esse fato acima parece irrelevante, mas é a prova de que eu podia muito bem achar bem feito o que aconteceu contigo, querer te ver preso, mas não, não quero. Seja pela tua idade, seja pelo que você representou para o Brasil, seja porque prisão não resolve nada, seja porque ainda não vi efetivamente o que tu usufruíste do crime, que também não sei qual é, que te imputam. E, pior, nessas horas eles alegam o princípio da presunção de inocência, o devido processo legal, a ampla defesa, essas garantias jurídicas facilmente manuseáveis, principalmente em uma sociedade de memória fraca.Sabe o que é, Lula, o sistema capitalista é feito de dinheiro, status, aparência e malícia, muita malícia, mas acima de tudo o sistema é feito de instituições, todas funcionando sob a mesma base, a que privilegia o acúmulo de capital, a que privilegia o mercado financeiro, em detrimento dos pobres. Lá estou eu falando de política novamente. Nesse assunto, do mercado financeiro, nem quero tocar mesmo, porque seria a única coisa que estragaria esta carta, pois poderia falar coisas mais pesadas, a ponto de te deixar chateado comigo. Fostes muito bom para os bancos, para o mercado financeiro. Bem, deixa pra lá, pode ser que tu não tenhas tido outra saída, pois, afinal, ninguém ajudou mais os pobres do que você. O fato é que tu és, além de tudo, um cara simpático. Não sei se vou te conhecer pessoalmente um dia, mas se isso acontecer, tenho muito mais coisa para te falar do que permite uma carta, “privada” (na condição em que tu estás nada é privado, e esse é um agravamento da pena, os presos perdem além da liberdade, a privacidade) ou principalmente pública, como essa que escrevo gora.O que é importante é ter força, cara, as coisas mudam muito rapidamente nesse mundo. Nunca abaixe a cabeça, porque a esperança combina com cabeças erguidas, e há milhares de pessoas que ainda acreditam em ti, estão te esperando aqui fora, e isso deve ser capaz de te dar uma força tremenda. Já recebi, na vida, milhares de cartas de presos, e em resposta a quase todas eu vou até o presídio e falo pessoalmente com o preso, mas essa é a primeira vez que escrevo a um preso. E não podia encerrar sem te dizer isso, Lula, mesmo que você tivesse cometido o crime mais bárbaro do mundo, todos os presos são seres humanos, todos os presos têm, acima de tudo, direito, se não porque são seres humanos, porque esse direito está na lei e na Constituição, de serem tratados com dignidade. Falo isso porque tu és e ainda é um porta-voz do povo, de boa parte do povo, brasileiro, e grande parte desse povo está atrás das grades.No mais, quero te desejar sorte, muita sorte. Que as pessoas que te odeiam, que também não são poucas, percebem a covardia que é espezinhar de uma pessoa presa, porque, acredite, Lula, não há limites para o ódio à pessoa encarcerada. Sorte, meu caro, não só tu como todos os brasileiros vão precisar neste novo ano de sorte. Não sou um cara religioso, posso até me considerar um ateu, embora essa conceituação não seja lá de muita importância para mim, mas te desejo muita sorte e, ainda com pouca fé, que tu fiques com Deus. Grande abraço, Luís Carlos Valois

  15. Foram 8 votos pro maledeto!
    Caçados a unha dentro da família. Pro corno viajar pra Europa, voltar com a soberba que lhe é peculiar, e mandar um cenoura pra esquerda direto do aeroporto. Vai caçar sapo, Ciro! Se vc se candidatar pra QQ coisa vou atrás de retirar os 8 votos que eu e minha família lhe demos em confiança!

    • Sai da bolha petista
      O cara é humano. Ninguém manda nele!
      Depois que o PT destruiu a sua candidatura
      desfazendo a coligação com o PSB e até com
      o Centrão… depois que o PT fez campanha
      interna e suja contra Ciro… Depois que o
      PT constrangeu a Manuela a não ser a vice
      de Ciro… Depois de todo o cenário mostrar
      que a derrota para Bolsonaro era prevista..
      Tu acha que se ele ficasse, iria ser bom?
      Se Ciro ficasse, ele iria chutar o balde.
      Iria ser pior do que Cid Gomes e o “Lula tá preso, babaca”.
      Sai dessa blogosfera petista!
      Pense no país pelos projetos e não pelos personagens.
      Quem promove política de personagem tá aí, ganha um
      Bolsonaro.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome