Categories: OpiniãoPolítica

Eleições 2018: Fake News ou Fake Religions

Com medo de perder a eleição, a direita brasileira resolveu reinstituir a censura mediante a supressão das Fake News. O conceito de Fake News, contudo, é seletivo. As mentiras e distorções divulgadas pelos jornalões e telejornais são automaticamente consideradas jornalismo isento. As notícias que devem ser suprimidas são aquelas divulgados pelos blogs que não foram e não querem ser garroteados pelo mercado.

O mercado escolhe a verdade que será consumida pela população para que esta produza o resultado da eleição  https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-jogo-politico-dos-fake-news-por-luis-nassif. E se o resultado da eleição for desfavorável, no problemo… O presidente do TSE já disse que a eleição pode ser anulada sob o fundamento de que o candidato errado foi eleito com base em Fake News.

A diferença entre mentira e verdade se torna tênue e passa a estruturar a distribuição de Justiça. A empresa de comunicação que conseguir produzir e reproduzir uma verdade a exaustão não será reprimida se estiver ao lado do mercado. Qualquer um que se colocar do lado oposto poderá sofrer consequências econômicas, políticas e judiciárias. A imposição de limites à liberdade de imprensa se torna assim um novo tipo de censura.

Nos anos 1930 a censura era pública e ostensiva. No Estado Pós Democrático ela foi privatizada e passa a ser exercida de maneira difusa, cabendo ao Judiciário apenas fazer uma distinção entre quem pode ou não ser considerado uma empresa de comunicação com direito a liberdade de expressão.

Já que estamos falando dos direitos e garantias individuais, creio que há outro tema que merece ser discutido: as Fake Religions. Os abusos cometidos em nome da fé para arrecadar fundos, criar currais eleitorais e interferir na agenda pública se tornou um fato notório no Brasil.

Pequenas igrejas e grandes negócios evangélicos são verdadeiras usinas de crimes que vão desde estupro https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/policia-prende-pastor-evangelico-suspeito-de-estupro-e-assedio-a-adolescentes-de-igreja-em-paulinia.ghtml, estelionato https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/3005998/pastor-acusado-de-estelionato-nao-consegue-liminar, lesão corporal https://www.blogdaamazonia.com/single-post/2018/04/02/Pastor-do-Amazonas-atira-mulher-no-ch%C3%A3o-para-curar-coluna-e-ela-fica-tetrapl%C3%A9gica, apropriação indébita https://noticias.gospelmais.com.br/pastor-diretoria-cgadb-condenado-dois-anos-prisao-24966.html, tráfico de drogas https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/02/pcc-usava-igreja-para-crime-diz-pf-pastor-e-mais-9-sao-presos.shtml, recebimento de propina https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/janot-acusa-cunha-de-usar-assembleia-de-deus-para-receber-propina/, evasão de divisas http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1413589-5598,00-POLICIA+DOS+EUA+PRENDE+BISPOS+DA+RENASCER+EM+MIAMI.html, racismo http://www.esquerdadiario.com.br/Pastor-racista-manda-retirar-referencias-a-cultura-afro-de-escola, incitação a linchamentos https://jornalggn.com.br/blog/alessandre-de-argolo/as-declaracoes-de-sheherazade-e-os-linchamentos-que-assolam-o-pais-por-alessandre-de-argolo, roubo http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/pastor-e-lider-de-quadrilha-que-roubava-igrejas-em-cubatao/?cHash=94c354531911768a4aa5b5016ad3f851 e até homicídio https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/pastor-e-investigado-por-homicidio-em-incendio-que-matou-irmaos-no-es.ghtml. Citei apenas alguns casos, mas muitos outros poderiam ser mencionados. A internet também está cheia de vídeos de cultos evangélicos grotescos. Não vou citá-los aqui para não ofender a sensibilidade das pessoas e/ou desrespeitar a liberdade de consciência e de crença.

O principal candidato à presidência da extrema-direita é ligado às igrejas evangélicas e já foi fotografado ao lado de pastores suspeitos de cometer crimes graves. O que ele fará se for eleito? Ele irá combater as Fake Religions ou irá garrotear a grande imprensa e os blogs alternativos alegando que as acusações contra os pastores são Fake News?

Impossível não deixar de notar uma ironia. Aqueles que transformaram o combate às Fake News numa Cruzada Moral (em defesa das mentiras repetidas à exaustão, para calar seus adversários e garantir a vitória do deus mercado) podem em breve se tornar vítimas das Fake Religions. Pequena perda, direi.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

2 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

4 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

5 horas ago