Governo Bolsonaro é inviável e queda depende de luta social, por André Lameira

Tem de haver mobilização, organização, não essa paralisia supostamente "vigilante". Se apoiar nesses grupos e instituições não funciona para o povo

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de troca da guarda. EVARISTO SA-AFP

Por André Lameira

Comentário ao post Oposição a Bolsonaro deve enfrentar reset ideológico que ele propõe, por Alon Feuerwerke

Discordo completamente da premissa de que o governo Bolsonaro é um “governo forte”.

O governo Bolsonaro é um governo que, completados 7 meses, já é inviável, queimou todos os fusíveis.

O governo Bolsonaro não é derrubado pela burguesia porque isso deflagaria uma crise absoluta no campo da direita. Vejam: se já é difícil com esse cara que tem uma base social (pequena, a bem da verdade), como ficará a situação com um picolé de chuchu sem popularidade nenhuma?

Precisamos lembrar que governo não é fruta, não cai sozinho. Se a esquerda ficar paralisada do jeito que está, o governo Bolsonaro continua. Se a esquerda fizer uma verdadeira campanha política (com material, atos, greves, campanha de mídia e de rua) pelo Fora Bolsonaro, a direita vai ser obrigada a fazer o impeachment para salvar os dedos, e a crise política vai aumentar, o que é ruim para a direita (para a esquerda esse jogo da democracia burguesa liberal já acabou, não tem nenhum futuro).

Com a crise da direita, a organização da esquerda pode prosperar. Mas tem de haver mobilização, organização, não essa paralisia supostamente “vigilante”. Um problema é que as direções da ala direita da esquerda não querem derrubar o governo, são a favor do “Fica Bolsonaro”. Mas a política do “Fica Bolsonaro” e das “Eleições 2022” já está insustentável. A esquerda vai ter de relembrar as lições de sua história, reler os clássicos e mudar a forma de agir e pensar em política.

A única forma de criar democracia é lutar contra o regime político burguês, contra o judiciário de casta escravocrata, contra a lumpen-burguesia financeira, contra a PM, o Exército e os órgãos de repressão. Se apoiar nesses grupos e instituições não funciona para o povo.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esquerda precisa urgentemente passar a lutar como povo e não como partido ou pelo povo, porque de partido para partido, tendo-se em vigor uma pseudodemocracia, é tudo a mesma merda, ou melhor, não cabe espanto nem revolta por nada que venha de qualquer uma das partes, tanto da direita como da esquerda

    No popular do povo sofredor, fodido e mal pago:

    MUITO ANTES DE SER POLÍTICO, LULA JÁ ERA UM LÍDER

    voltemos, pois, ao chão

  2. Nem tente elogiar o “governo” de Bolsonaro! Ele nunca vai chegar a picoleh de xoxo pois sempre foi um picoleh de merda.

    Ultimo paragrafo muito, muito ruim. O Brasil nao esta em guerra contra qualquer coisa mencionar, e muito menos eh obrigacao da ESQUERDA.

    O Brasil esta em guerra contra seu judiciario, o mais corrupto e bem-pago do mundo.

    TODOS OS problemas do Brasil comecaram la. E nao vao acabar tampoucp se depender deles. Juiz bom eh juiz morto, ok?

    1. grande Ivan, boa tarde e aquele abraço…

      permita-me colocar apenas que, a meu ver, o maior inimigo do Brasil é a transferência abusiva de funções, principalmente para as corporações de policiamento, dentre as quais, e se não me engano já temos 5, destacam-se a PM e a PF fazendo qualquer barbaridade que um juiz ordenar

      1. PM wh, sempre foi, burro.

        A obrigacao da PF em outros paises de pelo menos nao ser ***cagda de burra*** passou despercebida no Brasil, eh por isso que ate o Antagonista(!!!!!!!!!!) ja tem acesso aos dados do telefone dos “hackers de Arararaque”.

        1. rs…isso mesmo
          só descobrem quando a coisa já está sendo vendida nas calçadas
          do piratas center

          é aí que pontuo um dos desvios de função

          de repente miram-se em FHC que já disse uma vez que só decidia alguma coisa depois de ler os jornais, ou seja, só decidia com as mão do Clinton nos ombros, por traz e na maior alegria

    2. grande Ivan, boa tarde e aquele abraço…

      permita-me colocar apenas que, a meu ver, o maior inimigo do Brasil é a transferência abusiva de funções, principalmente para as corporações de policiamento, dentre as quais, e se não me engano já temos 5, destacam-se a PM e a PF fazendo qualquer barbaridade que um juiz ordenar

      só de curiosidade: quantas policias tem aí onde vives? refiro-me às de contato direto com a população, quantas são?

      1. Ninguem, pelo menos de minha parte. Tem policia pra todo lado na minha cidade, 24 horas por dia, certamente. Perto de mim? Ninguem. Como tudo o governo dos EUA, eles vao estar cagados se se aproximarem de mim depois de 10 anos de 24 horas de GIGOLAGEM… 24 HORAS POR DIA. Ano apos ano.

        Filhos da puta. Nao pagam, gigolam 24 horas por dia ano apos ano, e ainda querem privilegio com um oraculo? Eles podem ir enterrar seus mortos mais rapido, isso sim. Nas minhas costas NAO VAI ROLAR trabalho escravo.

      2. Pra quem perdeu o assunto outro dia:

        Nao existe nenhum “medico do Paquistao” qque teria vazado Bin Laden pra esses filhos da puta. Ele foi condenado a 30 anos. Por uma coisa que eu fiz. Sem sequer saber. Gostaria de pedir aa familia de Bin Laden perdao: foi acidente telepatico pois com o que eu sei hoje e agora, ate mesmo eu apertaria o Botao Vermelho de Destruir o Governo dos Estados Unidos. Foi ACIDENTE, gente.

        Passei 9 anos de inferno puro por causa disso sem sequer saber o que estava acontecendo. E eu quero esses filhos da puta mais mortos do que voce imagina.

  3. Meio exagerado esse ultimo parágrafo em.
    Na minha opinião deveríamos diminuir um pouco essa guerra entre esquerda e direita. Essa sociedade extremamente polarizada está ficando preocupante. Deveríamos focar em cobrar mais nossos governantes.
    As pessoas passam muito a mão na cabeça das pessoas em que votaram

    1. “Na minha opinião deveríamos diminuir um pouco essa guerra entre esquerda e direita”:

      Mostre nos seu HISTORICO DE COMENTARIOS na internet ou va enfiar suas opinioes nao-tecnicas onde o sol nao bate. A gente nao lida muito bem com Marias Magdalenas arrependidas por aqui.

      Historico primeiro, ok? Mostre o pra gente. SEU HISTORICO. SO ELE.

  4. Agora, só falta o Fernando Horta combinar sua “explicação” com a realidade.

    Parabéns! É o texto de um legítimo sofista.

    Vinha publicando textos razoáveis, mas voltou às lamúrias de sempre. Basta ver um tênue raio de luz entre as pesadas nuvens e já se acha pronto para sofismar a favor do PT. Até quando abusará de nossa paciência?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador