Hora de perdoar a Globo, por Ricardo Cappelli 

Nós sabemos que a Globo deseja um Guedes sem Bolsonaro, simplesmente porque o Capitão não topou ajoelhar no "templo da Lopes Quintas". 

Hora de perdoar a Globo

por Ricardo Cappelli 

Nós sabemos que compromisso com a democracia nunca foi o forte da Rede Globo. Eles apoiaram o Golpe de 64 e levaram 49 anos pra se arrepender. Antes tarde do que nunca.
Na primeira eleição democrática após os anos de chumbo, a Globo manipulou de forma vergonhosa a edição do último debate presidencial para favorecer um aventureiro, deposto menos de 2 anos depois.
O saudoso Armando Nogueira, jornalista de verdade, não aceitou tamanha infâmia.
Foi a parceria irresponsável da Globo com a “República de Curitiba” que destruiu a política. Ela foi cúmplice de vazamentos ilegais e de todo tipo de ataque ao Estado Democrático de Direito. Assassinou reputações, destruiu o trânsito em julgado e a presunção de inocência.
Mais grave, dilacerou famílias e destruiu lares. Suas digitais estão marcadas no assassinato do Reitor Cancellier.
Exigiu a prisão do maior líder popular do Brasil sem provas. Fez de sua televisão o comitê de campanha para derrubar uma presidenta séria e honesta.  Sem a Globo e seu pupilo Moro não haveria Bolsonaro. Nós sabemos disso.
Mas a Globo não é só isso. A emissora também é Caco Barcellos, Kennedy Alencar, Ilze Scamparini e Heraldo Pereira, gente que faz jornalismo de verdade. A Globo também é André Risek, Clayton Conservani, Carol Barcellos e Tino Marcos.
A emissora tem gente da qualidade democrática de Casagrande e Fernanda Montenegro, encarnação viva da cultura que tanto nos orgulha.
A Globo é muito poderosa. E luta por seus interesses. Nós queremos a “Lei dos Meios”, um simples “copia e cola” da regulação existente nos EUA e na Europa. Ela nos chama de “controladores”. Nós queremos governos com participação popular, ela chama isso de “desvio autoritário”
Nós sabemos que a Globo deseja um Guedes sem Bolsonaro, simplesmente porque o Capitão não topou ajoelhar no “templo da Lopes Quintas”.
E que pode estar se movendo apenas em função da ameaça crescente aos seus negócios. Netflix, Google, Facebook e YouTube caminham para engolí-la.
Mas minha gente, nada é pior que Bolsonaro, um claro fascista genocida que ignora 70 mil mortes e que está destruindo a economia brasileira. O capitão cloroquina não tem qualquer limite em sua marcha autoritária.
Vamos dispensar o apoio da Globo? Não é razoável. Os petardos disparados pelo JN são fundamentais para desgastar a popularidade do presidente e impedir o pior.
É aquela velha máxima, pra conter o pior vale aliança com qualquer um. Como dizia o velho Mao Zedong, “contradições principais e contradições secundárias”. Uma de cada vez.
Menos fígado e mais política. Hora de perdoar a Globo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

61 comentários

  1. Não perdoar, não quer dizer NÃO aceitar seu apoio no que achamos ser correto. Estou entalado com sua soberba contra a esquerda, reconheço seu poderio e NÃO esqueço o alienamento que o povo brasileiro foi submetido.

    40
  2. Eu nao confio nem um pouco nessa rede globo. Pra mim é puro fingimento. No “sábado passado” mesmo, por exemplo, ela pediu desculpas pelo apoio ao golpe de 64 para, logo em seguida, pisar no acelerador da lava jato e do golpeachment.

    Acho que é exatamente o contrário: estão é chantageando o Partido dos Trabalhadores. Está em cima da mesa (nem na gaveta está) uma ação judicial com o intuito de proscrever o PT, PT, PT. É bom os petistas se ligarem. A ausência total de sutileza nesse gesto da globo é reveladora. Pra ela é fácil dizer depois que “estendeu a mão” mas o “radicalismo” do Lula e da “burocracia” do partido impediram o diálogo, e assim, mais uma vez, jogar os “comunistas” ao mar e ficar “de boa” com a fascistada.

    Os petistas que abram o olho. Podem até conversar, fazer algum acordo. Porem, sabendo que a traição está na próxima esquina.

    46
    • Um dos fatos motivadores à perseguição da lavajato, através de falsas convicções, foi matéria do jornal o globo, com “denúncias” bem embasadas do porteiro do prédio do Guarujá.

  3. Sai Bolso que ela nao quer
    Entra Moro que ela quer.
    E aí qual é pior dos dois.
    Nao temos saída, independentemente do que a globo quer.
    Fica ou muda (entre esses dois) vai ser o que o chefao decidir.
    Nao sabe quem é o chefao?
    Chama ele de tio.
    Tio Sam.

    24
    2
  4. A GLOBO TEM QUE SER EXTINTA,PERGUNTE AS VÍTIMAS DE SUA INFLUÊNCIA.
    PARA A GLOBO E TODOS OS GOLPISTAS QUE DESTROEM A NAÇÃO SÓ UM PAREDÃO!

    29
    1
    • Pense só numa coisa: a Globo sendo extinta, ficamos com a record e SBT, ambas cooptadas pelo Bozo. Eu sei… eu sei de tudo o que fez a parte jornalística da globo e a serviço de quem . Mas a globo não é uma massa uniforme, ela possui bons quadros, expertise que nos são fundamentais, principalmente para se contrapor a aos projetos emburrecedores do Edir macedo. Nada é preto ou branco, há nuances a serem consideradas. Não é porque foi odiosa a manipulação política da globo que não deva ser reconhecido seu potencial como difusora da cultura, da tecnologia, da dramaticidade de bom nível (quando quer, é capaz de realizar ótimas produções).
      Mas acho que “perdoar a globo” é um tanto simplório demais, o escorpião sempre estará lá, pronto para picar se não for contido. Tem que saber lidar com ela , com a regulamentação e regras que a impeçam de incorrer novamente nos abusos já cometidos.

      4
      2
  5. O articulista sonha: “Exigiu a prisão do maior líder popular do Brasil sem provas”. Como assim sem provas??? Não se provou que o sítio de Atibaia era de Lula, através de laranjas, embora tudo indicasse que era mesmo. O que se provou foi que as empreiteiras, que aliás nem fazem esse tipo de serviço, lá trabalharam graciosamente para Lula. Aí alguém pode dizer que a reforma era porcaria, coisa de pouco mais de milhão de reais; bem, então a discussão é sobre o valor da corrupção. Agora, esse cidadão Ricardo Capelli vir dizer que não havia provas??? Muita cara de pau, companheiro!!!

    5
    78
  6. VÀ À MERDA ASCÂNIO

    Mesmo não sendo o meu estilo de fazer o debate político eu não consigo encontrar outra forma de responder ao jornalista do jornal OGLOBO Ascânio Seleme, que escreveu que “o ódio dirigido ao PT não faz mais sentido “.

    Quem é você ou é o sistema Globo para estabelecer quando o ódio contra o PT não faz mais sentido? Você e praticamente todo mundo no sistema Globo estimulou o ódio, espalhou mentiras, estimulou a prática do lawfare – guerra jurídica- contra as nossas lideranças e patrocinou o golpe parlamentar contra uma Presidenta.

    Nem você e nem a empresa para a qual você trabalha conseguem esconder que o PT nos seus três governos e meio patrocinou o maior período de paz social na história recente do país.

    Também no tempo do PT nós conseguimos diminuir as desigualdades sociais, aumentamos os índices de emprego, colocamos mais jovens com mais diversidades nas universidades, avançamos no respeito às diferenças e no combate às discriminações e aos preconceitos…

    O Brasil passou a ser um país respeitado no mundo inteiro e reconhecido como nova liderança mundial.

    Nos tempos do PT a questão ambiental era tratada seriamente. O empresariado foi respeitado e todos os setores econômicos tiveram lucros com segurança jurídica para os seus empreendimentos.

    A democracia estava sendo aprimorada. A liberdade de expressão e especialmente a liberdade de imprensa estavam garantidas…

    Isso só para ficar em alguns exemplos. É claro que eu reconheço que houve erros, mas tenho consciência de que eles foram infinitamente menores do que foram os acertos.

    Portanto, senhor Ascânio, o ódio que vocês estimularam contra o PT nunca teve razão de existir. Somente pessoas com mentes doentias e setores políticos de índole autoritária e golpista conseguem ver alguma razão neste ódio!

    Não há que se falar em parar o ódio!

    Há, sim, que reconhecer as injustiças cometidas contra o PT e as suas lideranças. Para restabelecer a verdade!

    _GERALDO MAGELA_
    Ex-Deputado Federal
    Vice-Presidente do PT-DF

    52
    1
  7. O que está havendo com o PCdoB?
    Estará indo em direção ao Ciro e ao PSB para compor com quem for (até com o diabo), do jeito que for, para derrotar o inimigo nº 1 hoje de qualquer traço de nação e país: o clã Bozo?
    Esquecerá das lições do passado (cassação do PCB, que o PT já salvou a Globo e depois foi por ela achincalhado e exorcizado ), dos ensinamentos de Marx (lutas de classes, o capital e sua falta de reconciliação com os trabalhadores, etc,), de que a direita por décadas pôs na cabeça de boa parte dos brasileiros que o comunismo ia tirar o que eles não tem?
    Conciliar e perdoar com quem ajudou a chocar o ovo da serpente do neofascismo?
    Inverter a situação:não é a Globo que teria de pedir perdão não só ao PT, Lula e Dilma, mas sobretudo pedir perdão pelo que ela fez aos brasileiros em geral e ao pais todo ao pensar exclusivamente em si?

    26
    • Tenho um chute, mas ainda a se provar correto.
      Talvez seja uma estratégia. Por exemplo, Manuela D’Ávila transita bem entre o Ciro e o PT, assim como o Aldo Rebelo transitou bem durante o período do Lula até mesmo entre o militares.
      O partido não acabou como um satélite do PT, mas serve de ponte entre o partido e outros grupos, incluindo outros partidos.
      Quanto à sua história, por mais respeitável que seja, acho que houve um arejamento (eufemismo na falta de um termo melhor) que da sobrevivência a si mesmo. Tornou-se um partido pequeno, sempre será e parece ter encarado esse desafio de se reinventar sem perder coerência programática.
      Agora, sou obrigado a fazer meu apontamento. Em uma live à Carta Capital, a Manuela deu drible em dois pontos: sobre a não adesão do Lula à Frente Ampla (declarou que não sabia da opinião de Lula sobre o assunto, é estranho) e a questão dos sindicatos. Como mulher, mãe, jovem em relação a muitos políticos, ela é “especificista” e está bem colocada neste aspecto, ela não é “classista”. Encontrou seu nicho e é ali onde trabalha.
      Claro, um partido inteiro não pode ser julgado por uma fala específica de uma pessoa específica, mas aponto o caso pra ver o que ele significa

  8. Eu me impressiono com a capacidade do Ricardo Capelli de derivar mais para a direita a cada texto que escreve. Atualmente, não seria exagero afirmar que ele compõe a ala extrema-direita da esquerda.

    O cerne do argumento político dele é o que segue: “Mas minha gente, nada é pior que Bolsonaro, um claro fascista genocida que ignora 70 mil mortes e que está destruindo a economia brasileira. O capitão cloroquina não tem qualquer limite em sua marcha autoritária.” Teríamos que dizer: há coisas muito piores que Bolsonaro, sim. Por exemplo, Fernando Henrique Cardoso. Bolsonaro, até o momento, não fez nada comparável a privatizar a Vale, ou dar um golpe contra a economia nacional ao estilo da maxidesvalorização cambial de 1999. FHC destruiu o Brasil. Faltou até mesmo eletricidade. A fome era generalizada. O país quebrou 3 vezes, pisoteado pelo FMI. Um destruidor do país pior do que Bolsonaro tem sido até o momento.

    Pior do que o Bolsonaro, também, é a Globo. A Globo deu um golpe de Estado contra a democracia brasileira. Derrubou Dilma Rousseff. Foi a grande artífice da Lava-Jato, em conluio, hoje sabemos, com o FBI. Uma empresa verdadeiramente monstruosa. “O agro é pop”, porque há de se justificar a desidustrialização, o desemprego e a destruição da economia urbana, que é o projeto da Globo para o país. O Jornal Nacional de 3 de março de 2016 condenou Lula, sem processo nem defesa: culpado. A Globo, inclusive, elegeu o Bolsonaro. Fez a campanha contra o PT, contra o Lula. A Globo é a mãe da Lava-Jato, e por isso, é a avó de Bolsonaro.

    Ricardo Capelli, faça-nos um favor. Filie-se ao PSDB e deixe de ser um quinta-coluna vergonhoso.

    31
    3
  9. Só uma perguntinha super inocente: A globo já pediu perdão a quem quer que seja? Pelo que me consta é ela quem está oferecendo perdão ao PT, sem que o mesmo lhe tenha pedido, diga-se de passagem.
    Não me parece de bom tom tomar a iniciativa de oferecer perdão a quem se quer insinua pedir.
    A sua postura, via articulista apetrechado, é de prepotência e arrogância.
    No mínimo deveria fazer um chamamento para um perdão mútuo.

    17
  10. A Globo que se defenda. Eu? Estou fora. Depois de um pedido formal de desculpas do PIG, dou-me o direito de pensar. Até lá, é problema da globo. E se vivemos numa sociedade imbecilizada e sem alternativas, que chegue logo o meteoro.

    15
  11. Algumas pessoas insistem em misturar política com religião.
    Perdoar X Condenar.
    Ora, a Globo que faça seu trabalho.
    Os partidos que façam o seu.
    “Eu te condeno”.
    “Eu te perdoo”.
    Amém.
    Eu te perdoo, mas você pode continuar mentindo ao meu respeito e me caluniando.
    Eu te condeno, mas quero que você respeite a constituição, pratique jornalismo, atente-se aos fatos, seja plural e me dê audiência.
    Que tem problemas com sua consciência que procure ajuda espiritual onde achar melhor.
    Eu, em se tratando da Globo ou qualquer outra empresa ou pessoa física, procuro me agarrar a realidade fática.
    Que cada um tenha liberdade para praticar sua religião e ser livre com sua consciência. Pouco importa se você perdoa ou condena, do fundo da sua alma. Quero saber qual sua prática social. Só isso.
    Que você seja livre para ter sua própria consciência. É problema seu.
    Sua prática em sociedade é problema nosso. É com ela que me preocupo. Não com sua consciência.
    Perdoar ou condenar? Seja livre com sua consciência.
    Mas, quando estiver reunido com mais de um, não atravesse a linha da lei. Pois, sofrerá as consequências da mão forte do Estado.
    Simples assim.
    Quando se trata de política, não se discute consciência, mas práticas sociais. Simples assim.
    Perdoar???
    Condenar???
    Qual ação concreta, para além da espiritual e individual???
    Senão, ficaremos no mundo do sagrado.
    A globo que chama o Lula e o Moro para um debate ao vivo. Sei lá…
    Qual proposta fática além da consciência moral?

    6
    5
  12. Perdoar exige que o perdoado repare os erros cometidos, se não, vai fazer de novo. Não aceito carregar escorpião nas costas. Já vimos esse filme e sabemos como termina. Não dá pra confiar.

    19
  13. O BOM SENSO TEM QUE PREVALECER, PRECISAMOS SALVAR O BRASIL E SEU POVO DA DESTRUIÇÃO QUE O LOUCO PROMOVE.
    EMBORA TEMOS SIDO MUITO PREJUDICADOS PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, PRINCIPALMENTE NOSSO MAIOR LÍDER LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, QUE FOI VÍTIMA DE UMA ARMAÇÃO. TEMOS QUE RECONHECER QUE A REDE GLOBO AINDA É UMA POTÊNCIA EM COMUNICAÇÃO. O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO E NÃO TEMOS MUITO TEMPO A PERDER, A LUTA DO POVO É DE 520 ANOS E GOVERNAMOS REALMENTE POR APENAS 14 ANOS E FOMOS OS MELHORES.
    SE REALMENTE A GLOBO QUER NEGOCIAR A PAZ COM O PARTIDO DOS TRABALHADORES, TEMOS QUE DEIXAR OS MELINDRES DE LADO, PROPOR UMA REUNIÃO COM OS VERDADEIROS MANDANTES DA GLOBO, E NOSSOS MELHORES INTERLOCUTORES E NEGOCIADORES INCLUSIVE LULA. PROPOR UM PACTO DE HONRA COM UM DOCUMENTO ASSINADO. INCLUIR A RETRATAÇÃO A LULA PELA PERSEGUIÇÃO. E PARTIR PARA A LUTA. SÓ ASSIM SALVAREMOS O PAIS.
    ISSO É PRÁTICO E RACIONAL.
    É MINHA OPINIÃO, QUEM CONCORDAR COMPARTILHE E AJUDE,

    4
    8
  14. Não, não e não. A Globo é pior que Bolsonaro. Com todos os senões, fake news e suspeita de fraude, Bolsonaro foi eleito, tem prazo de validade e com impeachment ou sem um dia não será mais presidente. A Globo, para a duração de uma vida terrena, foi eterna. Se não for eliminada será eterna eternamente. E agora que ela mostra sinais de fraqueza vamos vitaminá-la ? Dependemos realmente dela para desgastar o presidente ? E se não for perdoada vai conseguir levantar a popularidade do presidente ? Não é hora de perdoar ninguém que tem pecado nessa situação em que se encontra o país. Os que quiserem mudar de rumo, trabalhar pela redemocratização, restauração do Estado de Direito, o que indubitavelmente favorecerá a todos, sem exclusão da Globo, que o façam, para isso não é cláusula necessária o perdão, é deles o livre arbítrio, fizeram o mal, façam o bem, por conta própria. O pessoal da Globo que tem qualidade democrática não necessita de perdão, já estão do lado certo da História.

    14
    1
  15. Muito bom texto. É o famoso “assino embaixo”. E depois, muitos dos nossos companheiros costumam culpar a Globo por todos os males da manipulação da comunicação. Mas e o SBT e a Rercord e a Band? Aliás, eu achei coerente nosso maior lider popular ex presidente LULA negar entrevista ao O Globo; mas achei estranho conceder ao Jornal Gente, da Band, da família Saad.
    Vejo inclusive como contraditório quando passamos o dia ou mesmo semana repercutindo uma matéria do JN com alguma denúncia contra o governo Bolsonaro, ou ainda um quadro do humoristico Zorra total e, ao mesmo tempo, no post abaixo taxamos a Globo como inimiga. Nossos amigos é que não são, com certeza, mas têm um papel que não podemos nem devemos menosprezar nesse momento tão importante da luta em defesa da democracia e da garantia dos direitos

    1
    14
  16. Oh capeli, você tá de brincadeira. Só pode, né ?

    Quer dizer que temos que atravessar o rio com o escorpião nas costas, mesmo sabendo que ele vai nos picar e matar antes da margem de chegada ?

    E os milhares de desempregados, precarizados e escravizados, sem mencionar nas mortes causadas pelo apoio incondicional da rede ‘groubo’ ao “projeto” neoliberal das reformas e ao golpe a democracia ?

    Quanto aos “profissionais” citados, eles também bnão merecem consideração e respeito, pois ajudaram a construir tudo isso que está aí, trabalhando conscientemente, para patrão corrupto.

    Vá catar coquinhos !

    13
    1
    • Depois da apuração, quando decretada a vitória de Dilma, o bigodudo afirmou, na trolha-news, com cara de velório “agora é, partir para o impeachment”……o mineiro derrotado sumiu por uns tempos e quando retornou à camara com estardalhaço falava em impeachment, resumindo…..a rede golpe é uma das culpadas diretas pelas desgraças do país……mas ,adiantando, não os perdoo…

      15
    • Cara, você é desses que maltrata caixa de banco? Estão ali, e em número cada vez menor, para ajudar a enriquecer, ainda mais, banqueiros.

  17. Desde minha adolescência eu tratava a Globo desta forma: quando ela dizia SIM eu pensava e dizia NÃO; quando dizia NÃO, eu dizia SIM. Não fui Brizolista, mas ele era o meu MALVADO FAVORITO. Desde os tempos de jornal nas mãos do “doutor” “Robert ” Marinho é golpe e conspirações que exalam daquela família. No entorno deste “império” orbita o atraso, interesses de meia dúzia de grupos e pessoas que somente pensam no seu nariz. A turma mais nova foca só em Lula e Dilma os que foram perseguidos, mas aquilo lá é o mesmo perfil desde os tempos de Vargas. Aquilo é um empresa com uma agenda ideológica político-econômico. Jornalismo e o entretenimento é um engodo. Está mais do que na hora de muita gente se libertar da BOLHA. Até certos articulistas.

    12
  18. È a rede golpe mais uma vez querendo ditar os rumos do país……odeiem quando quero e perdoem quando mando……patético…….essa midia, formada por estadunidenses para sabotar e manipular não merece credibilidade, respeito ou consideração do povo brasileiro…….nossas misérias, passadas e atuais, são em grande parte por culpa dessa midia viciada, corrupta e assassina-genocida…..não são eles quem devem dizer o que o povo deve fazer ou pensar, já sabemos suas intenções obscuras e inconfessáveis……povo, liberdade, igualdade de direitos não se misturam e não combinam com esse tipo de gente, são água e oleo……
    Ninguém precisa do perdão dessa turma……eles é que deveriam ajoelhar no milho,e ainda irão…lembram de uma tal editora abril??

    12
  19. Tá bom, já que eu vou passar no concurso para carrasco oficial, eu perdoo a globo afiando bem a lâmina da guilhotina para que aquela quadrilha toda sinta menos o aço na garganta….viram como sou bonzinho….?

  20. A parte “pra conter o pior vale aliança com qualquer um” me causou 1 “de javú”. A direita fez isso no impeachment da Dilma e ao eleger o Jair.

    Milhões de ignorantes foram úteis pra derrubar uma presidente arrogante e um pouco incompetente. E elegeram o pior presidente da história. Achando que o PT acomodado no poder era o pior que podia acontecer.

    Uma vez, numa reunião do sindicato, uma colega disse que deveríamos aceitar acordos com categorias, até então, sem nada em comum (ex. unificar passeatas com inúmeras associações, inclusive das elites do funcionalismo).
    Lutaríamos pelo mesmo objetivo juntos (acho que era contra terceirizar atividades fim); mas, sem nos misturarmos ou sermos uma coisa só.

    Que cada 1 contra o Bolsonaro bata onde doer nele mais, “olhando pro lado” de vez em quando pra refletir se tem “outro lugar” pra ser + efetivo. Ou seja, numa cooperação usando só as informações públicas dos demais.

    Se a Globo e cia corrigirem seu jornalismo tendencioso ou pedir desculpas por manipular a opinião pública contra Lula e cia, que nós da esquerda nos unamos contra o presidente. Se não, não.

  21. Nem sei se é preciso ter o trabalho de discutir se é necessário o apoio da deficitária Globo ou não.
    O que nós queremos?
    O que sei é que o sistema hídrico está prestes a ser realmente privatizado. A energia elétrica é uma chantagem. A estrutura social está em frangalhos. Os direitos trabalhistas foram colocados à bancarrota. Os sindicatos estão de joelhos POIS FICARAM de joelhos. A indústria nacional tem cada vez menos competitividade e a produção de postos de trabalho depende de estímulo em empréstimos. Quem lucra são os bancos, que não produzem absolutamente nada.
    CADA dia de sofrimento, CADA dia de preocupação, CADA dia de irritação, CADA dia de medo do futuro, CADA dia de desesperança, CADA dia de humilhação tem que ser cobrado, sanado e resolvido. Mesmo que seja político, trata-se de um acerto de contas.
    Ou nos afogamos em notícias sem fim, num masoquismo sem dia para acabar, ou dizemos chega disso. E o que nós queremos?
    Tem aquela história de que o Roberto Marinho era acusado de ter comunistas no quadro de seus funcionários. Ele respondia que trabalhavam muito bem. Mas nem por isso deixou de manter boas relações com o regime militar. Pois o que importava era o fim.
    O problema nessa coisa toda? Ser de oposição é ter obrigação moral. Isso é uma porrada na cara todo dia. Não só para quem é de oposição, mas para quem não é, para quem é situação, por comodidade, por oportunismo, por convicção, por medo. E o desejo principal é se livrar dessa angústia, que é onde aparece o preferido exercício coletivo nacional, de esmiuçar alguma coisa, por menor que seja, do nosso “campeão moral”. O coletivo se regozija! Aliviado, nosso coletivo angustiado “declara” que o outro sempre foi igual a qualquer um. Não igual, pior, pois o nosso “campeão moral” foi um falso. Aliviados e festejando, estão os nossos conservadores de baixo-clero. Pode ser uma ninharia, um quase-nada, mas na mente alugada dos conservadores de baixo-clero, é o suficiente.
    Mas qual o resultado? Há uma determinada identificação entre eles e os dominadores. Pois o nosso “campeão moral” poderia ser alguém socialmente e economicamente inferior a qualquer um, mas a luta política cria e projeta uma espécie de moralidade. Por isso, o “campeão moral” não é simplesmente de uma ética individual, é também um projeto político, coletivo. O nosso “campeão moral” tem também um compromisso histórico.
    No fundo, o que gostaria de pensar é de que maneira as vítimas se ligam aos seus algozes. E, no limite, concordando com um bordão, você somente sabe que é no meio da luta.

    2
    1
  22. (1) A Globo ajudou a criminalizar a Política, estimulou o golpe contra a Dilma e aprovou a prisão de Lula. Agora a Globo constata que Bolsonaro está destruindo o Brasil e quer negociar uma saída Política.
    (2) Sim, Lula foi preso por meio de uma farsa judicial, mas não se pode negar que o PT deu continuidade à corrupção como forma de obter apoio legislativo. Alguns aproveitaram pra encher o bolso (Palocci é corrupto confesso e devolveu R$ 100 milhões). Dilma é honesta, bateu de frente com os esquemas de corrupção herdados, mas era incompetente pra função presidencial e praticou um estelionato eleitoral em 2014.
    Portanto, ninguém é santo nessa merda geral.
    Todos percebem que Bolsonaro está destruindo o Brasil. É perfeitamente possível formar uma Frente Ampla (com os pecadores de todos os lados) para restaurar as regras do jogo (Constituição de 88) e mandar Bolsonaro e família pra cadeia. Ou continuar assistir o Brasil ser destruído.

    1
    7
  23. …Perdoar a Globo soa tão ingênuo como perdoar um escorpião, acreditando que este possa mudar a sua natureza…
    .
    É tão conhecida a fábula do sapo e do escorpião atravessando o rio, que não precisamos repeti-la aqui para os amigos.
    A essa altura, todos devem ter compreendido a metáfora do título: a Globo é A GLOBO! O veneno do narcisismo doentio, perverso e incontrolável, que a faz DESTRUIR tudo e todos que a impeçam de deter em suas mãos a parcela considerável de PODER que detém há décadas, é simplesmente a ESSÊNCIA do “espírito da Globo”, é o MOTE de sua existência, seus objetivos oligárquicos. Só a FORÇA (e aqui não pretendemos adjetivar “que tipo de força”…) pode impedi-la de seguir sendo o que é, de seguir o caminho para o qual foi planejada, projetada e estabelecida no Brasil, como o maior e, de longe, mais poderoso grupo de comunicação a influenciar a sociedade brasileira.
    .
    Porque, se pensarmos friamente em “motivos”, “receios”, “ressentimentos”, qualquer coisa enfim que a família marinho pudesse usar como álibi para se engajar em um massacre tão virulento contra Lula e sua família, contra Dilma, contra nossa democracia, contra a própria civilidade da nação, experimentada em doses razoáveis nos dois governos Lula, (falando aí das instituições e da tolerância das pessoas com as ideologias contrárias às suas…), nós simplesmente NÃO ENCONTRAREMOS esse álibi, sejam falas, atos, programas de governo, radicalismos econômicos, absolutamente nada que pudesse ter sido visto de modo tão ameaçador, que justificasse enfim, o ódio virulento que a Globo inoculou nas elites e nossas classes médias contra Lula e contra o PT.
    .
    Gente como os irmãos Marinho, sentem-se, no Brasil, como os imperadores romanos se sentiam em Roma! Essa é sua índole, seu caráter, seu “direito natural mais íntimo”, lhes é inadmissível ver e permitir que um retirante nordestino “analfabeto e tosco”, lhes roube a glória do poder absoluto, tornando-se ele mesmo, Lula, “o cara”, admirado, celebrado e festejado em todo o mundo…..
    .
    Por trazerem em si mesmos NARCISISMOS DOENTIOS E PERVERSOS SEMELHANTES, nossas elites e classes médias brancas, abraçaram com vigor e paixão o “projeto do ódio e nojo contra o Lula”, projeto a que se dedicaram anos a fio, todos os dias, os grandes veículos de comunicação do Brasil, Globo à frente.
    .
    Fossem vivos, e estudassem todo o processo social havido no Brasil nos últimos vinte anos, Freud, Lacan, Jung, escreveriam algumas milhares de páginas, detalhando para nós, os leigos, as raízes de tanto ódio, tanto nojo, tantos ressentimentos (e até inveja!…) e desse NARCISISMO DE CLASSE, maligno, perverso, que domina a Globo, que domina as elites toscas brasileiras.
    .
    Fosse vivo, o grande Leonel Brizola nos lembraria: “Onde a Globo estiver, eu estarei do outro lado…”
    Perdoar a Globo?!?
    Haja inocência!…
    Joaquim Barbosa, Moro, Deltan, Bolsonaro, todos eles, peões descartáveis no grande jogo pelo poder….
    Os inimigos realmente PODEROSOS, são outros. E na linha de frente deles, a Globo!
    É para ser combatida com todas as nossas forças.
    Perdoá-la, é incorrer no mesmo erro do sapo com o escorpião!

    11
  24. Cappelli, velho quinta coluna da esquerda, desde os tempos que presidiu a UNE, veio para Salvador e só andava cercado de seguranças, por medo da reação dos seus próprios companheiros da UJS. Pobre Flávio Dino que se aconselha com um traria desse quilate.

    9
    2
    • Bom, dois pés atrás com esse fkavio dino…… é daqueles que gostam de beijar a mão da turma do dinheiro, e o fez com o mais tranqueira de todos, o rei da lata velha…… esquerdista que pede benção para os podres rentistss não merece confiança,….

  25. Que Bolsonaro destrua a Globo! Sera a 3a coisa positiva do seu governo, a 1a sendo inaugurar obra do Lula e a 2a o teste positivo do corona.

    A imprensa golpista (globo, fsp, estadinho, veja, quantoé) precisa se acabar o quanto antes pois são ameaças a democracia

    Bolsonaro cairá pelos seus próprios feitos, com apoio da platinada ou sem.

  26. Esse pedido pra perdoar o PT, feito pelos Marinhos ( Ascênio só foi o moleque de recado) é mais um lance importante para eleição de 22. O establishment não quer a reeleição de Bolsonaro – principalmente os Marinhos, que estão enfrentando, pela primeira vez, um presidente que bate de frente com as organizações Globo. O candidato do establishment com condições de enfrentar Bolsonaro – hoje – é Sérgio Moro. Bolsonaro mostra a cada dia que seus eleitores fieis estão na faixa dos 30 por cento. Outros 30 por cento são de Lula-PT. Se Sergio Moro chega num segundo turno contra Bolsonaro, ele dificilmente vence Bolsonaro sem receber boa parte desses votos de eleitores fieis a Lula-PT, pois Moro vai reverter pouquíssimos votos fieis a Bolsonaro – ainda mais depois de sua saída do governo, que além de não fragilizar Bolsonaro, fez com que Moro seja vista pelo eleitor fiel a Bolsonaro como um um judas. Com esse cenário atual, o establishment vai começar a tentar amaciar esse eleitorado fiel a Lula-PT para que este chegue ao ponto de votar, num segundo turno, em Moro – o homem que prendeu Lula. Esse apoio pode ser muito difícil, mas não improvável. Na história política do Brasil, o comunista Luis Carlos Prestes apoiou Vargas para presidente em 1950 – o mesmo Vargas que mandou sua Mulher, Olga Benário, grávida, para morrer numa campo de concentração nazista . Enfim, política é uma questão de aritmética : o candidato, para obter mais votos que seu adversário, usará todas as armas que dispuser – até aqueles nada éticas. Alguém pode perguntar: E a esquerda, o que ela tá fazendo? Pra variar, se perdendo e deixando o caminho fácil para que a próxima eleição presidencial não tenha um candidato da esquerda no segundo turno.

  27. O Papa Francisco fez esta observação: O perdão deve ser dado a quem deseja sinceramente ser perdoado.
    No islamismo quando uma pessoa pela primeira vez é enganada é o enganador o condenado; se acontecer uma segunda vez os dois devem ser condenados: na terceira vez apenas o idiota que se deixou enganar.
    Rede globo não tem ninguém a te perdoar e eu nem perdoo e sequer esqueço.

  28. Opinião de um simples leitor:
    Não acredito em bandido contumaz, o ódio diseminado a todo instante na telinha maldita contra os governantes do PT, foi terrível e destruidor.
    Acredito que se a emissora retrasmitir todas as maldades veiculadas por ela dizendo que não era bem aquilo, pedindo desculpas, ainda é pouco.
    RESPEITEM MEU VOTO…

  29. Em se tratando do projeto de alienação do povo brasileiro, a Globo não é a única; podemos juntar com SBT, CNN, RECORD, BANDEIRANTES … e colocar todo mundo no mesmo saco. Nenhuma delas é confiável.

  30. É revoltante ler, ver ou ouvir pessoas como esse cidadão escrevendo esse tipo de texto:
    “Menos fígado e mais política. Hora de perdoar a Globo.”
    Parece que na esquerda permanecem, ainda, muitas pessoas com carência afetiva crônica.
    Como se grupos como globo seus parceiros e aliados se interessassem em fazer política. O que eles fazem e sempre farão é a aplicação do poder da forma que for necessário para atingirem os objetivos que interessam apenas a eles – manipulação, destruição de reputações, parcialidade e distorção de fatos, omissão de vários crimes dos parceiros são a política vigente desse grupo.
    É fazer política apoiar o golpe de estado de 1964 e 2016?
    É fazer política a propagação ostensiva dos julgamentos do “mensalão do PT”, transformando processos jurídicos em atos midiáticos com objetivo definido de queimar reputação e interferir no resultado das eleições?
    É fazer política apoiar e propagar de forma ostensiva, parcial e até mentirosa uma operação lava jato jurídico-midiática para difamar um partido político, seu principal líder, sua presidente eleita e todos aqueles que votaram neles, até colocando em risco a vida de alguns por conta de ostensiva polarização criada?
    É fazer política contribuir para destruição de empresas e empregos no país?
    É fazer política conduzir a população ao apoio do desmonte da indústria do petróleo e petroquímica, passando a mensagem de que é melhor vender tudo do que bancar corrupção de terceiros que mal arranhou as receitas da empresa?
    É fazer política trabalhar para a vitória do atual presidente através da manipulação de informações nos programas que eles chamam de jornalísticos, mas não passam de propagandismo político?
    É fazer política aceitar pateticamente o aceno de um grupo privado que ao longo de 40 anos conspira contra um partido político, procurando desmoralizá-lo sistematicamente e, agora, ensaia uma aproximação apenas por objetivos próprios que, assim que atingidos, provocarão o retorno ao modus operandi de sempre?
    Dariam para fazer uma lista enorme de “ações políticas”.
    Ora cidadão, pegue suas coisas e vá pedir um emprego na globo.

  31. Acho que se a globo tem a intensão de levantar a bandeira branca para pedir paz e perdão ao PT, agora no andar da carruagem, ela deve mostrar ao povo brasileiro que fala a verdade e desmentir publicamente, o ódio que infelizmente, de forma criminosa, incutiu no povo contra o PT e seus membros.
    Outra iniciativa, seria corrigir os erros intencionais e oportunistas, que historicamente, semeou e implantou na mente do povo, contra o PT, seus membros e seus governos.
    Poderia começar, falando e mostrando a verdade das realizações do partido dos trabalhadores, para a reafirmação da soberania, da grandeza, da independência, do protagonismo positivo pacífico e solidário no cenário mundial, etc, do Brasil e das transformações e avanços econômicos, sociais, infraestruturais e de mobilidade, produtivos, industriais, científicos e tecnologicos, de geração de emprego e renda, de combate à desigualdade e à corrupção de fato, de melhoria de vida para a população, etc, dentre outros avanços.
    Aí sim, feito essa demonstração de verdade e de pedido de desculpas públicos, acho que o PT, seus dirigentes e membros, tendo provas de que essa organização global é séria, definirão estratégias de aproximação e negociações conjuntas, para definirem os rumos do Brasil daqui e diante mas, sem essa demonstração de que falam a verdade antes, penso que não será boa coisa a aproximação, até porque porquê quem tem que pedir desculpas, é a Globo ao PT.
    São as nossas considerações e sugestões ao tema.
    Sebastião Farias Um cidadão brasileiro nordestinamazônida

  32. Um pequeno artigo enviesado, abanando o rabinho, e já quer desculpar? A Globo que dê sinais claros de que quer mudar… Há um caminho longo a se percorrer…

  33. Hum, a coceira da globo está só começando. Logo vai virar dor, e será tão grande que ela seria capaz de sacrificar o moro pra agradar o Lula.
    Vamos ver quando o Lula vai cair na cantada.
    Se o Lula for esperto, ele não deve ficar com raiva, deve ficar com tudo.

  34. Fecha esse bocão, Capelli. Deixe de ser capacho. Não à conciliação com a Globo, inimiga do povo brasileiro. Basta a Globo assobiar e você jah corre abanando o rabinho. Que vergonha.

  35. Globo poderosa? Sem dúvida. Mas não esqueçam, ela é detestada. Provavelmente muito mais que muitos pensem. Pela esquerda, por boa parte da direita. Ela é quase uma unanimidade. Será o ente mais detestado do Brasil? Essa pergunta não me sai da cabeça
    O momento lembra um artigo do Sr. André Araujo – Frente ampla não tem projeto.
    A centro direita (e a Globo) não tem poder de mobilização (2013-2016 ? ainda tem muito pra vir à público pensou eu) . Reconhecem que a esquerda tem esse poder. E sabem que Lula é muito maior que o PT. Maior que a esquerda. Não se pode desprezar isso.
    Irônico que sempre pensei que Lula em liberdade, seria chamado à reconstruir o centro político…

  36. O André Lameira e outros que fizeram comentários nesse espaço têm razão.
    A Rede Globo é talvez a maior responsável pelo golpe de 2016 — e aqui é importante reconhecer os erros de Dilma e do PT — e pela eleição dessa desgraça que hoje está no Planalto.
    O artigo do tal Seleme chega a ser surreal!
    Com relação ao texto do Capelli, aludir aos grandes profissionais dessa rede não é álibi para a postura antidemocrática que sempre foi a marca da rede dos marinho. Fazer aliança com a Rede Globo!
    Qual o próximo passo? Aliar-se ao Moro, à família Mesquita, ao Dória, ao Witzel? Quem sabe um abraço no Temer também seja válido ….

  37. Se ainda fosse tão poderosa , não precisaria tentar se reaproximar do PT que tanto enxovalhou.
    Ninguém precisa da GLOBO, e seu poder amedrontador do passado não existe mais, já passou da hora de chutar e jogar na lata do lixo esse escombro que tanto mal já fez ao país.

  38. Porra mais uma oportunidade para acabar com a globo e faremos o mesmo que o lula e dirceu fizeram em 2003?

    foda-se a globo, quem é ruim se destroi sozinho. chega de globo!!

  39. Esse ricardo capelli se aproveita da sua condição de “jornalista”, não sei se é realmente, para externar seu veneno de inveja, sutilmente, contra o PT., mesmo que tenha que bancar o cínico. Esse assunto não lhe diz respeito. Vá lá, oferecer seus préstimos a globobosta e deixa o LULA em paz. Você é desagradável demais.

  40. A Globo foi muito perversa. FDP. Deu guarida pro senador maluco-golpista ir pra cima da Dilma. Não pensou “um segundinho” no país. Se tivesse pensado “um segundinho” aconselharia o senador-maluco-mineirinho tirar féria por uns tempos. Mas não, jogou gasolina na fogueira. Deu guarida pros tucanos maluquinhos. Alguns picaretas e ladrões, como agora a gente está vendo e sabendo. Os três irmãos biliardários, donos da emissora, são uns grandes FDPs. Só pensaram em aumentar os bilhões de dólares no seus cofres. Portanto, não torço pela Globo apesar de estarmos fudidos, na mão desta gente sem eira e nem beira. Mas como dizia um amigo: o que é peido pra quem já está cagado? O país etá fudido, sem grana, doente.. Sendo chupado até o osso por essa gente! Portanto, quero que a Globo se Exploda. Embora os “três manos” tenham acumulado grana para as próximas 10 gerações, quero que a Justiça Divina (eu acredito nela) dê um jeito em cada um deles e mostre (a cada um deles) como fizeram e estão fazendo esse país sofrer. Arrebentaram com uma Senhora no JN por meses. Matérias desgraçadas. Golpearam o país. Torceram e riram por demais ao verem Lula ir pra Curitiba e por lá ficar 500 dias, preso. Dane-se a Globo. Dane-se a família Marinho. Que a vida puna cada um deles. É o que desejo! Ah, em tempo: Desejo tb que o tal Bonner tenha uma gengivite e perca todos aqueles dentes branquinhos. Pois é tão FDP quanto seus patrões. Ele e alguns periodistas safadinhos que se lixaram pro jornalismo. Que se lixaram para o povo brasileiro!

  41. Não. A globo não deve ser perdoada, pois ela é a favor das políticas neoliberais de paulo guedes. E, nas próximas eleições presidenciais, voltará a apoiar qualquer candidato da direita que esteja concorrendo com qualquer candidato de esquerda, no segundo turno das presidenciais.

  42. Leia a sentença, “atos indeterminados”, conceito (ilegalmente) importado do Direito Alemão só para prender o Lula, mas a mídia não podia dizer isso, então falou q foi o AP no Guarujá.

  43. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome