Juros imorais, sindicalismo, terraplanismo econômico e o teste do Pudim, por Danilo Caser

Terraplanismo econômico é quando se lida com a economia como fosse da área de EXATAS deixando de fora das análises e previsões o SER HUMANO.

Juros imorais, sindicalismo, terraplanismo econômico e o teste do Pudim

por Danilo Caser

1 – A imoralidade do Juros – https://www.poder360.com.br/brasil/andre-esteves-do-btg-diz-ser-consultado-por-campos-neto-sobre-piso-de-juros/

Comentário – O CIDADÃO presidente do Banco Central se aconselha com banqueiros, mas nunca,  pelo que consta, consultou o movimento sindical dos trabalhadores! 

Suposições: Por sua ignorância elitista e seu TERRAPLANISMO ECONÔMICO não deve saber que são os sindicatos que negociam salários, buscam todos os dias melhores condições de trabalho e empregos, atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores e em suas lutas históricas conquistaram benefícios como jornada de trabalho de 8 horas/dia, férias, 13º salário, licenças, seguros e muitos outros. Por isso o sindicato é a correia de transmissão direta das necessidades e da realidade financeira e econômica dos trabalhadores diante do mercado de consumo. 

Não conhecendo a função dos sindicatos, consulta somente banqueiros que são remunerados pelas taxas de juros abusivas definidas pelo Banco Central que por sua vez destroem o poder de compra e consumo do salário dos trabalhadores.

2 – O TERRAPLANISMO ECONÔMICO E O TESTE DO PUDIM.

Economia é uma disciplina da área das Humanidades.  TERRAPLANISMO ECONÔMICO é quando o economista lida com a economia como se fosse da área de EXATAS deixando de fora de seus estudos, análises e previsões o SER HUMANO.

Na década de 90 o Jornalista  Luis Nassif escreveu um livro chamado ” CABEÇAS DE PLANILHA” para explicar esse comportamento de uma parte dos economistas brasileiros. Os CABEÇAS DE PLANILHA usam o embuste cientificista para defender teses que não se sustentam diante da realidade quando se considera o Ser Humano em todas as suas complexidades. Esses economistas que trabalham no conforto dos seus escritórios climatizados,  se fazem cegos ou simplesmente não tem interesse em analisar a realidade concreta dos trabalhadores assalariados, nunca desceram ao chão das fábricas, nunca visitaram o dia a dia das donas de casa no controle dos orçamentos domésticos, não conhecem a realidade dos aposentados que são arrimos de família, contabilizam a saúde pelo adoecimento, pela quantidade de procedimentos realizados e medicamentos vendidos mais nunca pela prevenção das doenças que reduzem os gastos dos sistemas de saúde, para citar apenas alguns simples exemplos. 

Falta a esses economistas, seja por falta de interesse, má fé ou outro motivo não declarado, fazer o TESTE DO PUDIM, que o mesmo Jornalista Luis Nassif explica como o teste, na prática, da aprovação ou não do sabor do quitute, no caso a política econômica do momento propagada pela mídia como um mantra a ser seguido sem nenhuma crítica ou a possibilidade de contraposições.

Danilo Caser – Presidente da ADEC – Associação de Educação Cultura e Cidadania ( gestão 2023 – 2026) https://www.instagram.com/adecgoias/. Diretor de Relações Institucionais da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais. (gestão 2021 – 2024) https://www.cnpl.org.br/diretoria/. Diretor da FEIFAR – Federação Interestadual dos Farmacêuticos (gestão 2021 – 2024)  https://www.instagram.com/feifarbr/

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador