Francisco Celso Calmon
Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.
[email protected]

Nem as forças armadas e nem o mercado podem tutelar o governo, por Francisco Celso Calmon

O poder emana do povo, conforme artigo 1°, parágrafo único, da Carta Magna, logo, o único tutor da nação é o povo brasileiro.

Nem as forças armadas e nem o mercado podem tutelar o governo

por Francisco Celso Calmon

Um jornalista da Globonews definiu o “mercado” como investidores que antecipam o quadro econômico e que tem muita importância política, que deve ser ouvido. (As palavras podem não ter sido exatamente estas, mas o sentido foi).

Há dois rotundos equívocos, a meu juízo, na sua apreciação: primeiro, mercado não tem cidadania, não tem compromisso com a democracia, seu interesse é proporcionar ganhos (e inevitáveis perdas); segundo, o mercado, que se expressa através das variações da bolsa e do dólar, não representa o conjunto dos investidores; os únicos que têm força para fazer oscilar para cima ou para baixo são os mega investidores, o resto é efeito manada, via stop pré-programado ou psicológico.

Nem a Petrobrás e nem o Banco do Brasil perderam valor patrimonial e nem perspectivas de lucros com a vitória do Lula, entretanto, fizeram depreciar suas ações, não por razões de precificação, mas para efeito político, porque querem impor alguém do mercado no ministério, preferencialmente no da Fazenda, como o Henrique Meirelles.

As empresas de varejo tendem a vender e lucrar mais à medida que haja a recomposição do salário mínimo e a geração de empregos, além do bolsa família, contudo, estão caindo na bolsa de valores.

É tanta esquizofrenia que eles desvalorizam os seus próprios ativos (empresas), que estão lá para serem capitalizados e valorizados.  Depois esquecem porque os pequenos investidores foram sumindo da bolsa.

Esse é modo operandi do mercado para influir na política, é pernicioso, danoso, escalafobético, jogam pesado sem se incomodar com as consequências econômico-sociais e políticas.

Portanto, essa entidade abstrata denominada “mercado” é sinônimo de mega investidores, apátrida e sem compromissos com o bem-estar do país e os demais não apitam.

Não deveria ter representação no governo Lula, até porque, em última instância, trabalhou contra a candidatura vitoriosa. Isso não significa ser hostil ao mercado financeiro, mas de colocar limites em seu irracional rentismo.

Nem as forças armadas e nem o mercado podem tutelar o governo. O poder emana do povo, conforme artigo 1°, parágrafo único, da Carta Magna, logo, o único tutor da nação é o povo brasileiro.

Ainda a propósito da formação do governo.

A academia (escolas e faculdades) tem papel relevantíssimo na formação de gerações, seu corpo docente é merecedor das maiores deferências da sociedade.  

É ela responsável por suprir o mercado de trabalho, a cultura, a ciência, o desenvolvimento tecnológico, e refletir os valores e contravalores ideológicos de uma dada sociedade.

Seus prefessores e pesquisadores são especialistas na arte de passar e motivar o saber no corpo discente, nem sempre reconhecidos e valorizados; somente a vocação sustenta esses valorosos profissionais, mal remunerados e pouco dignificados.

Alguns desses chegam a exercer a administração de colégios, faculdades e universidades, adquirindo uma outra experiência, a da gestão.  

A maioria, porém, fica na cátedra, e são excelentes profissionais na didática e na pedagogia de ensinar e fomentar a busca do conhecimento. São maestros na arte do falar, da narrativa e da motivação e convencimento.

Em regra, não estão preparados para exercer um ministério, que requer experiência de gestão teórico-prático e de política.

Um excelente professor de medicina ou de direito não é sinônimo de bom médico ou bom advogado. Podem ser da mesma área, mas de ofício diverso, o de ensinar e o de operar.

É legítimo, mormente quando contribuíram com a campanha, almejar uma indicação. Sabemos que Lula nutre sentimentos de gratidão e de amizade elevados, contudo, por mais penoso que seja entristecer um amigo ou correligionário muito próximo, é frustrar as expectativas dos brasileiros.

Parentes sanguíneos ou de afinidade não são por si ministeriáveis.

A dose de erros cometidos nos governos Lula e Dilma, especialmente, na área da economia e do direito (ministérios e indicações ao Judiciário), foi suficiente para desvirtuar o caminho da história que estava sendo construída. 

Se o Brasil não é para amadores, as instâncias superiores do Judiciário também não.

Por fim, sugiro que o anúncio da equipe ministerial seja por bloco em vez de um a um, para ir passando uma ideia de conjunto.

E que cada conjunto tenha um compromisso com metas positivas, e não defensivas como no modelo vigente; meta de geração de postos de trabalho, metas de moradia, meta de reforma agrária, meta de redução da miséria, meta de redução das queimadas, meta de arrefecimento do efeito estufa, meta de redução das doenças endêmicas, metas de desenvolvimento tecnológico, metas de segurança pública, metas de educação e cultura, metas de memória e reparação aos indígenas, negros e atingidos da  ditadura militar, e por aí vai.

Um programa de metas por bloco, com respectivo cronograma, que possibilite a sociedade acompanhar e colaborar.

Como cantava a magnífica Gal Costa: é preciso estar atento e forte. Sempre!

Como a fênix, em seu voo de renascimento, que seja magistral, levando o Brasil para um lugar bem melhor e seguro.

Francisco Celso Calmon, coordenador do canal pororoca e ex-coordenador nacional da Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo e digo mais. O governo também não pode ser governado pelos algoritmos que o mercado e alguns militares/milicianos estão dispostos a utilizar para viralizar conteúdos em prol do neoliberalismo e contra a democracia. Essa é um ponto importante que não pode ser esquecido, caso contrário tudo será posto a perder.

  2. Todo poder emana do povo. Mas quem, de fato, exerce o poder?

    Depende.

    Segundo o § 1º, do art. 1º, da Constituição Federal de 1967, todo poder emana do povo e EM SEU NOME É EXERCIDO.

    Como visto acima, antes da Constituição de 1988, não era o povo que exercia o poder, este era exercido em nome do povo. Com o advento da Constituição de 1988, entretanto, o próprio povo passou a exercer o poder, pois o parágrafo único, do art. 1º, da Carta Magna de 1988 estabelece que todo poder o poder emana do povo, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Mas nada obstante o disposto no parágrafo único, do art. 1º, da Carta magna de 88, os Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica decidiram que, como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, não cabe ao povo o exercício do poder que “Dele” emana, mas cabe às autoridades da República (Bananeira), instituídas pelo povo, exercer o poder que dele emana:

    “Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação”. – Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
    Bééééééé

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador