O país que se tornou o lar dos canalhas, por Carlos Motta

​O país que se tornou o lar dos canalhas

por Carlos Motta

Durante décadas o Brasil foi o país do carnaval, o país do futebol, o país das praias e mulatas, o país do futuro, o gigante bobo.

E também o país da desigualdade, o país da violência no campo e na cidade, o país da miséria, o país da ignorância.

O ninho dos oportunistas, o lar dos especuladores, o berço dos aproveitadores.

Até que, durante uma década, o Brasil fez um esforço para superar aquilo que o notável cronista Nelson Rodrigues diagnosticou como “complexo de vira-lata”, o irresistível desejo de se autodepreciar, de se mostrar sempre inferior aos outros, em todas as áreas.

Aos poucos, o mundo foi vendo um outro Brasil, mais sério, mais otimista, mais criativo, mais competente na tarefa de levar a sua população a viver com menos dificuldades, a realizar seus sonhos e não abandonar a esperança de possibilitar a seus filhos um conforto que não teve.

O mundo começou a respeitar esse imenso país, de inesgotáveis riquezas, e a ouvir o que ele tinha a dizer a respeito da convivência pacífica e do desenvolvimento equilibrado das nações, pois afinal ele próprio estava fazendo a lição de casa, tirando dezenas de milhões de pessoas da pobreza, ampliando o mercado consumidor, investindo como nunca em infraestrutura e habitação, criando uma rede de proteção para os mais frágeis, e reservando a maior parte dos recursos da monumental reserva de petróleo da camada do pré-sal para a educação e a saúde, cumprindo assim, com os objetivos da magnífica Carta Constitucional promulgada em 1988.

Foi uma década de avanços sociais e econômicos como nenhuma outra.

Foi, porém, um sonho, interrompido pelas forças que sempre conspiraram contra o progresso do país.

Hoje, o Brasil nem é mais o país do carnaval, o país do futebol, das praias e mulatas.

Tampouco o gigante bobo – ou o país do futuro.

O Brasil hoje é tão simplesmente o refúgio dos canalhas, a fonte de onde brotam o escárnio, a hipocrisia e o cinismo.

Um aconchegante lar para larápios, escroques e bandoleiros de variados tipos.

Uma vergonha universal, um escárnio a toda ideia de civilização.

O Brasil deixou de ser uma nação para se tornar um ajuntamento onde as pessoas se obrigam apenas a sobreviver, de qualquer maneira, a qualquer custo.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O país que se tornou o lar dos canalhas

    Não, o Brasil não é o lar dos canalhas. É lar para alguns canalhas que dominam a mídia, a banca e a repressão. Outros brasis, sem holofotes, lutam para viver e transmitir princípios de dignidade a seus filhos e netos. Estamos aqui, e ali, e lá. Basta haver democracia que aparecemos. 

  2. A minha dúvida é se realmente

    A minha dúvida é se realmente tínhamos conquistado alguma coisa nos falados 10 anos da era PT. Tem muita coisa aí que não se explica: cadê aqueles que estavam melhorando para protestar contra o golpismo bandido?

    Eu acho, por alguns documentários, inclusive, de gente séria, que o próprio PT pôs quase tudo a perder quando resolveu patrocinar, sem nenhuma necessidade, a tal copa da fifa e as olimpiadas. Esses eventos deram muito impacto negativo para o povo, que foi o grande excluído. E também porque jogou algumas dezenas de bilhões na lata do lixo. E a população que claramente havia evoluído, percebeu, que não tinha serviço público de qualidade alguma ainda, mas que via os bilhões sendo dados aos pilantras dos jogos.

      1. Obrigado pela felicidades

        Obrigado pela felicidades Lenita! 

        Eu não entendi a comparação com o guantanamero. Mas o que eu coloquei foi um assunto para colocar a esquerda para pensar. Ou você acha que o fato da prole não partir para defender o governo que lhe havia lhe dado muitos avanços, não tem nenhuma explicação?

        1. Desculpe ser repetitiva, Clóvis

          Mas o Brasil tem uma boa parte da  sociedade medieval, racista, hipócrita  e bandida. Medieval porque não quer crescer. Racista e hipócrita por ser um país de maioria religiosa, maioria negra e que recebeu descendentes dos países do eixo. Bandida porque aceita seu bandido, desde que ele seja a favor do apartheid. Ficou tudo claro desde que que o PT chegou ao poder, mesmo com a internet nas mãos , não conseguimos reduzir o tal complexo de vira-latas, e a classe dominante não perdeu tempo.

          Quanto ao país de canalhas, sempre foi assim. A internet está mostrando a verdade como ela é.

           

    1. PT

      Quer dizer que o senhor acha que mostrar o país para o mundo era desnecessário? Tenho um parente que fez mestrado fora do Brasil e vários de seus colegas, que eram de nacionalidades diferentes, o ligaram e lhe deram parabéns pela abertura das Olímpiadas. Alguns vieram ao Brasil. O mundo viu o Brasil.

      Se o povo que foi beneficiado pelos programas socias do PT não foram todos para rua após o impeachment, é simplesmente porque em dez anos é difícil mudar a mentalidade de um povo que assiste futebol pela Globo e é massacrado diariamente por notícias contrárias ao PT.

      1. Pode ser Márcia, que tudo o

        Pode ser Márcia, que tudo o que você coloca seja verdade também. Mas às autoridades, principalmente populares como se pretendia as petistas, não era ainda o momento de se meter dezenas de bilhões em circo, ainda havia a necessidade de muito pão; leia-se, saúde (que nunca melhorou neste país) e educação, que só melhorou na área federal (universidades).

        1. O engraçado é que ninguém fez

          O engraçado é que ninguém fez uma conta de como evoluiu o turismo (ou evoluiria sem essa crise) de estrangeiros desde então. Se fosse só despesa porque a briga acirrada para sediar estas competições?

  3. Bom, eu morei em cohab,

    Bom, eu morei em cohab, sempre fui pobre, e hoje graças a estudo, trabalho e alguns dias de fome tenho melhores condições,

     

    a vida no governo fhc foi um inferno, sofremos, vimos o patrimônio público ser dilapidado com a promessa que nunca chegou, os ricos ficando mais ricos e os pobres morrendo de fome, sem estudos, sem futuro, sem esperança; até jogador de futebol caiu em desgraça: eu vi, eu vivi e eu lembro. As condições no governo Lula foram melhores, só o fato de haver emprego, qualquer emprego, já era por si um alento, porque os de baixo não almejam viajar ao exterior, ir até o litoral tomar uma canjebrina e pegar um sol já basta, não almejamos ter um porsche, uma lata velha que funcione já é o suficiente, não queremos ir ao restauranmte da moda ver os “in’s”, uma feijuca de vez em quando no “bar da véia”, que era garagem e virou um restaurantezinho, é a glória. Por que a turma não se revolta? Comodismo, manipulação da mídia e um certo recall das politicas publicas do PT ainda em curso, muitos compraram casa própria, estudam pelo fies, etc, quando a situação realmente se deteriorar ninguem ficará em casa com os filhos passando fome, podem apostar, não se recordam dos saques do governo montoro? A Sé coalhada de cavalos???

  4. Claro, sem entrar no discurso

    Claro, sem entrar no discurso pessimista do autor, porque o Brasil está e não é, e nunca foi “lar dos canalhas”. Como mesmo aponta, nos quatorze anos em que mostrou ser possível abandonar o complexo de vira-latas, e crescer com dignidade (há outras épocas, não fala, mas não na mesma dimensão), mesmo com esses que então estavam na oposição, ou servindo o Governo muito mais para solapá-lo, que usurparam o poder no impeachment-golpe em 2016, e logo demonstraram  ser para frear a trajetória de ganhos sociais do povo brasileiro e entregar nossas riquezas (o pré-sal e terras) e empresas, e mostraram sua verdadeira face à nação de serem, além de corruptos “tão simplesmente um bando de canalhas,  fonte de onde brotam o escárnio, a hipocrisia e o cinismo”. A ação dos golpistas (Supremo Tribunal Federal e Judiciário, este em grande parte, a maioria do Congresso, os grandes industriais e bancos –estão aí as empreiteiras e o grupo Friboi, que não nos deixam mentir–) trombeteados pela mídia liderada pela Globo, tendo ao fundo, na sombra, as Forças Armadas, com implantação das diretrizes neoliberais, servindo ao capital internacional e aos ricos, nos levaram ao aprofundamento dos problemas econômicos, nos conduzindo à recessão e ao iminente desarranjo social, e ainda pretendendo continuar no poder através de eleições indiretas, tentando impedir que o povo participe da real solução: afastamento do governo corrupto, entreguista e incompetente do usurpador, Michel Temer, e de todos os seus colaboradores, com convocação imediata de eleições diretas em todos os níveis.

  5. Por linhas transversas Temer

    Por linhas transversas Temer disse uma grande verdade: que os delatores fizeram seu serviço e agora estão a desfrutar de vida boa nos Estados Unidos.

    Tendo em vista que a PF andava no encalço dos Joweslwys, no momento em que um deles seguia pro aeroporto de SP, com toda a família e alguns aderentes a ela, foram filmados até mesmo quando passavam pela vistoria, e quando entravam para a sala de embarque. Por fim, quando entravam no avião particular, com capacidade para vinte pessoas, considerado um dos mais luxuosos do mundo. Foi a reportagem de ontem do JN. Depois, ficamos informados que a PF fez todas as filmagens sem saber que os delatores tiveram autoriação da justiça para embarcarem pro Exterior, o que nos dá provas de Fachin ter feito tudo sob sigilo até mesmo da PF. Ou seja, no fundo, os açougueiros fizeram tudo direitinho em favor próprio. 

    Como corruptores, segundo eles mesmo, foram muito além daquilo que se tinha notícia: compraram Deus e o mundo, e só não fizeram chover. 

    Conseguiram das mais altas autoridades da República que parte da família fosse primeiro para os Estados Unidos, incluindo até domésticas, cachorro, e papagaio, por estarem sendo ameaçadas;

    Suas delações se deram no maior sigilo, e estiveram o tempo todo monitorados por seguranças;

    Mostraram como conseguiram amealhar fortuna incalculável, como incalculáveis também foram seus presentes para as maiores autoridades do Brasil;

    Foram tratados quase como cidadãos de bem, e já estão, como diz Temer, gosando de muito luxo em outras plagas, por certo rindo da cara dos que eles mantiveram presos às suas garras por tantas décadas.

    É fato que as delações descobriram muita gente que está aí cantando de galo, determinando a vida de nosostros, cidadãos que realmente trabalha e alcança algum espaço na sociedade por seu esforço, sua honestidade.

    Mas, há que se ter em mente que essa forma de se descobrir crimes políticos está sob críticas até mesmo de muitos magistrados, porque abre portas para grandes bandidos, que também são os delatores, ou, quem sabe, se eles não existissem, não haveria caixa 2, nem coisa nenhuma. 

    1. Não sei se são os empresários que corrompem os políticos

      Não sei se são os empresários que corrompem os políticos… Diria que isso acontece quando a classe política está num patamar mais “civilizado”, mas pelo que estamos vendo se antes os empresários batiam na porta dos políticos para encomendar leis que o favorecessem, na era Cunha os políticos passaram a bater na porta dos empresários para achacar propina a fim de não criarem leis que os prejudicassem.

  6. Não se pode deixar de apontar

    Não se pode deixar de apontar que boa parte da classe média sempre contribuiu para a criação desse lar dos canalhas.  

  7. Vai uma distancia enorme

    Vai uma distancia enorme afirmar o país ter virado tão simplesmente o refúgio dos canalhas.

    Certamente “tão simplesmente o refúgio para ALGUNS canalhas” !

  8. O Brasil não se tornou, ele sempre foi o lar de canalhas

    O Brasil não se tornou o lar de canalhas, o Brasil sempre foi o lar de canalhas. Para você constatar isso basta dar um giro mental na história e constatar a quantidade de bandidos no comando do País e chegar a conclusão de que o Aécio e o Temer são apenas a ponta da ponta do iceberg história da corrupção.. Nós enforcamos os pequenos ladrões e apontamos os supremos ladrões para os cargos públicos. Isso desde Esopo. O problema é que o sistema é corrupto por naueza. Isso fica claro no sublime Último Discurso, do Charles Chaplin, acessável no link abaixo.

    O Último Discurso – de Charles Chaplin, em O Grande Ditador
    Acesse o conteúdo completo em: http://www.somostodosum.com.br/blog-autoconhecimento/o-ultimo-discurso-de-charles-chaplin-em-o-grande-ditador-721.html

     

    O problema não é Temer, é o sistema. Você mata um Temer aí vem outro em seu lugar. Eu sou a mosca…

    Se liga, aê, Gabriel, o Pensador. Como é que tá a tua abate-Presidentes, pois aqui temos uma carcaça de Presidente que, zumbificado, erra nos corredores dos Palácios Jaburinos infestados de Jabotis. É verdde que você matou o Presidente juntamente com o Joesley, isso é lá nome de empresário que tem grana e gramur?, matou o Presidente?

    Aqui a gente se vira roubando bolsa de Dondocas, Face da Morte, som à toda prova.

  9. Fica claro que é a economia que determina a política

    De toda essa corrupção oficializada, fica claro que não é a política que determina a economia, mas que é a economia que deterina a política. Os Agentes do Estado, a nível federal, estadual e municipal, seja ele membro do legislativo, do executivo e do judiciário, com raras e honrosas exceções, dão suporte e se beneficiam da putaria, como rufiões oficiais. Juízes recebem salários mensais nababescos e, como se isso não bastasse estão com o rabo, vendem sentenças a preço de ouro 24 quilates, e, em razão disso, condenam inocentes e absolvem culpados; MP vaza informações privilegiadas e não é a preço de banana, não; informam os alvos das operações policiais com antecedência, permitindo a fuga ou a destruição das provas, mas o Aécio se ferrou contando com isso. É a putaria generalizadea.

    Aí o Janot mata o Temer mas vem outro em seu lugar. Mas é isso mesmo que o Janot quer, além de botar o Dallagbosta prá escanteio. Quer um Temer forte, e não apto, a impor, goela abaixo da população, os pacotes de maldade. Não fui prá Igreja, mas tô aqui nessa trincheira. Minha Mulher acha que estou n’outro lugar, mas vocês que porventura me lêem você são testemunhas oculares que eu estou na trincheira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador