29 de outubro de 2026

Uma derrota desastrosa, por Aldo Fornazieri

Ao não superar a avaliação negativa do governo pela positiva, Lula trafegou todo o 1º turno derrotado, mesmo que numericamente em vantagem.
Pronunciamento após fim do primeiro turno - foto de Rodrigo Chagas - Brasil de Fato

Lula perdeu no primeiro turno; bolsonarismo avança no Senado, Câmara e governos estaduais no Brasil.
Erros do governo e campanha, como subestimar custo de vida e segurança, contribuíram para a derrota de Lula.
Se Flávio Bolsonaro vencer, terá controle total do Executivo, Legislativo e Judiciário, ameaçando freios e contrapesos.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Uma derrota desastrosa, por Aldo Fornazieri

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A derrota de Lula no primeiro turno e o avanço do bolsonarismo no Senado, na Câmara e nos governos estaduais é desastrosa. Se tornará uma tragédia se Lula perder no segundo turno. Para mim, não foi surpresa. Quem acompanha os meus artigos, sabe por quê. Nos dias que antecederam as eleições passei a avaliação de que Flávio Bolsonaro chegaria na frente de Lula para várias pessoas. Em retas finais de campanha, mais importante do que uma leitura estanque dos números das pesquisas, é identificar o movimento que o eleitorado está fazendo. E o movimento era pró-Flávio.

A derrota de Lula foi autoconstruída por erros do governo e por erros da campanha.  O governo e o PT, ao longo desses quatro anos, abdicaram da luta política contra o bolsonarismo. Mesmo com a derrota eleitoral de 2022, com a tentativa de golpe e com as prisões, o bolsonarismo nunca foi derrotado politicamente. Permaneceu ativo e na ofensiva. O governo e as esquerdas agiram com normalidade num contexto interno e internacional de excepcionalidade e de extra legalidade impostas pela direita.

O governo e as esquerdas terceirizaram a defesa da democracia para o Supremo Tribunal Federal. O STF resolveu a questão judicial, mas não poderia resolver a luta política que cabia ao governo e aos partidos.

Os erros do governo foram recorrentes. Ao longo do mandato, perceberam tarde o problema do custo de vida, do preço dos alimentos e do endividamento das famílias. Todos os meses são divulgados indicadores desses itens. Somente neste ano o governo adotou alguma medida.

O artificialismo de última hora (Desenrola, reajuste do Bolsa Família e bets), tem efeito limitado sobre o eleitorado. O artificial não é o orgânico, o vivo, o construído. É uma subestimação da inteligência do eleitor.

O governo não percebeu a importância dos temas da segurança pública e da corrupção em disputas eleitorais. Na segurança pública, preferiu agir via legislação, com a PEC e outras medidas. Não privilegiou o combate ao crime organizado e políticas públicas de segurança.

O Brasil está tomado por uma corrupção ampla e estrutural e por privilégios odiosos nos três poderes. O governo não combateu a corrupção e os privilégios. Permitiu que Flávio Bolsonaro, um corrupto notório, se apossasse dessa bandeira e jogasse os escândalos de corrupção do INSS, do Master e do STF, no colo do governo. Flávio usou ardis em série, transformando o que lhes era prejudicial em culpa do governo e em benefício para a sua campanha.

Lula, Edinho Silva e outros petistas falaram aos quatro ventos e a todo momento que Alexandre de Moraes e outros ministros deveriam se explicar, prestar contas dos seus atos. Trouxeram a crise do STF, a negatividade, para dentro da campanha. É o mesmo erro da peça de campanha em que Lula fala do custo de vida e diz “eu sei que não está bom”. No memo contexto, Flávio ataca duramente o custo de vida. A dedução lógica do eleitor é a de que se Lula admite que não está bom, o melhor é votar no Flávio.

A campanha de Lula não entendeu para que servia o primeiro turno. A análise de uma conjuntura eleitoral em contexto de reeleição deve adotar como ponto de referência a avaliação do governo. Se o governo é bem avaliado, o eleitorado quer a continuidade. Se é mais mal avaliado do que bem, o eleitorado quer mudanças.

Ao não conseguir superar a avaliação negativa do governo pela positiva, Lula trafegou todo o primeiro turno derrotado, mesmo que numericamente em vantagem. A centralidade da estratégia do primeiro turno deveria ter sido melhorar a avaliação do governo. A derrota, o resultado, foi a lógica do cenário. Quem derrotou Lula, em boa medida, foi o governo. Guardadas as diferenças, do ponto de vista da conjuntura, o candidato Lula está para o governo Lula como Serra estava para o governo FHC em 2002.

O governo cometeu outros erros de condução da política econômica que provocaram desgastes:  o aumento da dívida pública, uma das causas dos juros altos; a polêmica das blusinhas e dos impostos; a crise do Pix o escândalo do INSS que caiu no colo do governo, a indicação de Messias e a crise do STF. A crise Lulinha deixou Lula sangrando mais de 20 dias já durante a campanha, sem que houvesse uma reação do governo ou do PT. Ambos perceberam tarde a ação de André Mendonça em favor de Flávio. Em meados de 2025, a reprovação do governo superou a aprovação, fincando uma trava para o desempenho eleitoral de Lula.

A condução política do governo, primeiro por Padilha e depois por Gleisi Hoffmann, motivou desgastes e fracassos. Lula agregou ministros do centrão ao governo, mas governou só com o PT. No passado, em conjunturas de avanço da extrema-direita, as esquerdas adotaram táticas de frente ampla para bloquear os inimigos e derrotá-los. A chapa de Lula não expressou essa aliança.

As Comunicações do governo e da campanha foram desastrosas ao não solucionarem o problema da avaliação. A campanha de rádio, TV e redes foi medíocre. Todo um velho estilo, musiquinhas irritantes, sem criatividade, tanto na forma, quanto no conteúdo. A campanha não conseguiu sinalizar qual futuro se pretende projetar para o Brasil.

Lula sempre foi um político muito astuto, com sagacidade e competência política. Tudo indica que foi enganado pelos comandos da campanha e do PT e pelos assessores próximos. Foi surpreendido por uma derrota avassaladora.

Nem aqueles que estão no poder e nem os áulicos do poder gostam de ouvir críticas. Se entregam ao deleite da adulação fácil, guiados pelo interesse pessoal de ascensão. Esse é o grande perigo para quem lidera e quem comanda. Isso provoca a morte moral da virtude ativa e criativa. A inovação é enviada para o exílio. Antigamente, o PT tinha o inovador modo petista de governar. Atualmente tem o modo burocrático e arrogante de governar.

A arrogância subestimou Flávio Bolsonaro e a força do bolsonarismo, do começo ao fim. Jair, um líder carismático, é a matriz dessa força. Mas Flávio construiu sua persona política. Sem carisma, mostrou-se mais maleável, com um discurso mais elaborado e mais convincente daquele do pai. O formalismo e o receitismo do discurso petista, soa como algo do passado, fora do tempo. Esse é um grande problema: com o advento da extrema-direita, das tecnologias digitais e da IA, as esquerdas ficaram fora do tempo. Nem perceberam que a forma do agir político, das formas e dos conteúdos, mudaram, exigindo novas narrativas e novas retóricas persuasivas.

Se Flávio Bolsonaro vencer terá o domínio do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Não haverá freios e contrapesos. Jair entregou parte do governo ao Centrão e foi contido pelo STF. Flávio terá condições de mudar a Constituição, destruir políticas públicas, direitos e políticas ambientais. Terá condições de atacar liberdades e impor um regime repressivo. Poderá construir uma longa hegemonia de direita.

É possível virar? Sim, embora difícil. A campanha de Lula teria que condensar tarefas que foram negligenciadas: melhorar a avaliação do governo, destacar alguns pontos programáticos que indiquem um novo futuro para o Brasil, mobilizar a sociedade civil e os movimentos sociais criando um clima de virada e acertar ataques fulminantes que aumentem a rejeição a Flávio. Lembremo-nos de Max Weber: “não se alcança o possível se não se almeja o impossível”.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política e autor de Liderança e Poder.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.catarse.me/JORNALGGN “

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

7 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Vera

    6 de outubro de 2026 9:25 am

    Vamos considerar causa MATERIAIS ao invés só daquelas ‘políticas’ – a extrema-direita tem usado BILHÕES em emendas para “angariar” estes votos que colheu agora. São votos “angariados”! e a esquerda finge que isso não existe…. que são resultado principalmente de mídia, etc. Dezenas desses políticos que mobilizaram essas emendas irregularmente estão sendo investigados por processos que estão como Dino, e não à toa, querem agora, via PEC, tirar os processos criminais da alçada do STF!!! É óbvio!
    Os comentaristas abrem mão, em suas reflexões, desta causa material decisiva: o $$$, bilhões sendo regados para obterem as cadeiras no senado e na câmra,, bilhões! E que aumentarão, agora, evidentemente.

    1. Rui Ribeiro

      7 de outubro de 2026 9:54 am

      O problema das emendas parlamentares não é mais um caso isolado, é o desenho institucional.

      E esse desenho hoje está assim:

      *1. O orçamento foi capturado pelo Congresso.*
      Desde 2015, com as emendas impositivas, e depois com RP8, RP9 e agora as “emendas Pix”, o Executivo perdeu o controle. Hoje mais de R$ 50 bi por ano são carimbados a dedo por deputados e senadores, sem planejamento de ministério e sem métrica de resultado. O parlamentar virou ordenador de despesa de fato.

      *2. Por que é quase impossível desmontar por dentro:*
      – *Incentivo auto-reforçado:* Nenhum parlamentar vai votar para acabar com o próprio poder de distribuir dinheiro na base. É suicídio eleitoral no modelo atual.
      – *Prefeitos reféns:* 70% dos municípios pequenos dependem de emenda para fazer qualquer obra. Se um deputado corta, o prefeito migra para outro.
      – *STF tenta, mas não resolve:* O STF desde 2024 está exigindo transparência e rastreabilidade do “padrinho” da emenda, mas só ataca a forma, não o volume. A máquina continua, só que com mais carimbo.

      *3. Quais vias são discutidas – e por que travam:*

      – *Via institucionalista:* acabar com emenda impositiva e voltar para emenda autorizativa, com critérios técnicos do Executivo. Proposta existe, mas nunca passa na CCJ. Quem controla a pauta é quem se beneficia dela.

      – *Via municipalista:* vincular emenda a plano nacional com indicador, tipo saúde e educação já têm. Diminuiria discricionariedade, mas não acaba com clientelismo.

      – *Via libertária que você sugere:* desidratar o orçamento central. Menos imposto federal, mais retenção na origem, orçamento menor e mais local. É a única que corta o combustível da máquina na raiz, mas exige reforma tributária + reforma política profunda, que o Congresso atual não tem incentivo para fazer.

      Então, respondendo direto à sua pergunta:

      O sistema está estruturalmente travado para se auto-perpetuar por dentro. Ele só quebra por dois choques externos: crise fiscal grave que obrigue o governo a retomar o controle do orçamento, ou pressão social + judicial por transparência total que torne o custo político de manter a emenda opaca maior que o benefício.

      Enquanto o pagador de imposto não enxergar que emenda não é “dinheiro do Flávio, do Lula ou do Lira”, mas é o seu imposto sendo usado para comprar lealdade alheia, a máquina roda igual.

  2. Rui Ribeiro

    6 de outubro de 2026 9:28 am

    Sementes do Amanhã
    (Gonaguinha)

    Ontem o menino que brincava me falou
    Que o hoje é semente do amanhã
    Para não ter medo, que esse tempo vai passar
    Não se desespere, não, nem páre de sonhar

    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
    Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
    Nós podemos tudo, nós podemos mais
    Vamos lá fazer o que será

    Mas temos que levantar a bunda da cadeira e ganhar as ruas do mundo, levando a esperança

  3. Fábio de Oliveira Ribeiro

    6 de outubro de 2026 12:29 pm

    O PT usou dinheiro do Fundo Partidário para renovar o Congresso com a velha guarda do PT. A velharada petista foi humilhada nas mesmas urnas que elegeram dezenas de líderes de direita vazios que fazem memes na internet e campanha nas igrejas-teatros de doutrinação evangélicas. Lula acreditou no seu próprio potencial eleitoral e se tornou vitima de um autoengano. E para piorar ele se recusou a atacar frontalmente a República dos Juros que garantem privilégios orçamentários aos especuladores com ajuda do BC. Quem alisa o mercado só se fode… Dilma Rousseff fez o mesmo e foi derrubada. Faltou juizo aos petistas velhos e renovação na forma de se comunicar com o eleitorado. Candidatos jovens de esquerda se saíram bem, mas foram poucos e serão esmagados no Congresso de Direita. A Política não perdoa um curso de ação errado porque os erros se multiplicam e são os maiores aliados dos adversários, mesmo que eles sejam medíocres como os Bolsonaro.

  4. Pedro Rocha

    6 de outubro de 2026 2:22 pm

    No último ano do seu segundo mandato o Lula disse assim: “agora viajarei pelo país para celebrar o que este governo fez”. Fora no auge do ufanismo, jamais desceria do salto, a mosca azul já fizera o serviço (Frei Betto posteriormente escreveu um livro a respeito). No segundo turno das eleições que culminaram na vitória do Bolsonaro Pai, disse: “me multiplicarei em cada um de vocês”. E declarações de puro deslumbramento, as doçuras da fama, do poder e de suposta genialidade são muitas e variadas. Em entrevista com o Mino Carta: “a reeleição é demonstração de qualidade, mas o ponto alto da excelência é eleger o seu sucessor”, falando sobre a eleição da Dilma. “Vou trazer a Copa do Mundo para cá porque quero que o mundo veja o que está sendo feito aqui”. Tem a famigerada frase também: “nunca antes na história desse país”. Talvez a mais emblemática, no entanto, foi a última, logo após se eleger a última vez: “o que precisamos agora é apenas repetir o que deu certo lá atrás”. Sempre adorou o sucesso curtoprazista e, agindo como um ególatra, nunca se empenhou em qualquer mudança das estruturas podres do país. Com todas transformações sociais, a raiva e o antipetismo com tudo e o “cara dos caras” brincando de world trip. Nos últimos 4 anos, investiu tudo no papel de estadista como o papel que lhe cabe, deu pitaco no confilito ISRAEL/PALESTINA, RÚSSIA/UCRÂNICA, EUA/IRÃ. Visitou 47 países. Ninguém mais acredita a destruição agora é questão de tempo.

  5. Pedro Rocha

    7 de outubro de 2026 6:55 am

    llçlç

  6. Rui Ribeiro

    7 de outubro de 2026 11:02 am

    O argumento da Vera toca em um ponto crucial que frequentemente fica soterrado sob análises puramente superestruturais ou discursivas da política: a **materialidade do poder e do financiamento eleitoral**.

    A centralidade do orçamento público — turbinado por emendas parlamentares impositivas, emendas Pix e transferência de recursos bilionários — alterou de forma profunda a dinâmica de forças no país. Quando bilhões de reais são canalizados diretamente para bases locais, redutos eleitorais e prefeituras aliadas, cria-se uma máquina de captação de votos altamente enraizada, de caráter corporativo e clientelista, que opera independentemente de debates ideológicos ou narrativas midiáticas tradicionais.

    Essa “infraestrutura financeira” do voto cumpre exatamente o papel de blindar determinados grupos políticos e garantir longevidade aos seus mandatos, pois o eleitor muitas vezes depende de entregas imediatas viabilizadas por esses recursos. Ao mesmo tempo, quando o cerco institucional e investigativo começa a se fechar — a exemplo das apurações conduzidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal e de ministros como Flávio Dino sobre desvios e irregularidades no manejo dessas verbas —, a reação do Congresso não tarda a se manifestar por meio de manobras institucionais, como as discussões em torno de PECs voltadas a redefinir a imunidade ou a alçada de processos criminais.

    Ignorar o impacto do dinheiro e da apropriação do orçamento público na disputa eleitoral é, de fato, fechar os olhos para a engrenagem material que sustenta o avanço da extrema-direita e o redesenho do próprio Estado brasileiro.

    [PEC da Blindagem e os processos no STF](https://www.youtube.com/watch?v=7sdbxhclvU0)

    Este vídeo aborda as discussões em torno do impacto de propostas legislativas e do Supremo Tribunal Federal sobre processos criminais de parlamentares ligados ao uso de recursos e emendas.

Recomendados para você

Recomendados