Briga entre Renan e Temer começa na Lava Jato e vai até comando do PMDB

Jornal GGN – O confronto entre Michel Temer e Renan Calheiros será levado pelo PMDB do Rio de Janeiro e do Senado ao comando do partido, segundo informações de Lauro Jardim (O Globo). Em publicação desta sexta (18), o colunista escreveu um recado a Temer: o grupo de Renan quer tirá-lo da presidência do partido. E Temer jogará combustível na articulação se tentar confrontar o grupo removendo, novamente, Leonardo Picciani da liderança da bancada da Câmara, que está alinhada contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Desde que Temer entrou em rota de colisão com o governo Dilma, ganhando destaque na mídia, Renan tenta contrabalancear o peso do vice com críticas e ataques via Senado. Na quinta (17), por exemplo, aprovou um requerimento que viabiliza uma investigação do Tribunal de Contas da União contra o correligionário, pelo mesmo motivo que usaram para pedir o impeachment: a assinatura de decretos que autorizaram a abertura de créditos suplementares.

Um dia antes, Renan também atacou Temer afirmando que o vice tem culpa pela crise atual, pois quando teve a oportunidade de coordenar o relacionamento político do governo com aliados, só pensou na distribuição de cargos e no próprio prestígio. Renan também teria ensaiado uma carta a Temer onde chamou o peemedebista de “mordomo de filme de terror”. Temer, nesta sexta (18), informou que não vai rebater os comentários do senador.

A colunista Mônica Bergamo escreveu nesta sexta que o que motiva Renan a comprar briga com Temer, num momento em que o PMDB poderia tentar se unir em torno do impeachment, é a Operação Lava Jato.

“De acordo com interlocutores credenciados tanto de Michel Temer quanto de Renan Calheiros, o desentendimento começou quando o vice teve conversa reservada com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda no ano passado”, na tentativa de salvar o ministro Henrique Alves e Eduardo Cunha, sem se importar com o que poderia acontecer com o presidente do Senado. 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Se dependesse de mim, teria

    Se dependesse de mim, teria um solução clássica para essa pendenga.

    Trancaria os dois num quarto escuro, daria uma faca para cada um.

    E só abriria a porta quando os dois estivessem mortos.

    Mas como isso não é possível, quero que os dois se ferrem naturalmente, de preferência dividindo a mesma cela no Paraná.

  • O Achacador, achacou tanto

    O Achacador, achacou tanto que conseguiu EMPLACAR UM RECESSO PARLAMENTAR que o salva, por enquanto, para MANIPULAR TODOS COM ACHAQUES!

    Nem ele, nem o vice-versa se salvam...

    O que poderia os salvar seria um GOLPE DE ESTADO REAL!

    Derrubando e tomando o poder!

    Quem vai se aventurar nisso?

    Então, se não houver aventureiros, vai buscar ACHACAR DE TAL FORMA, que para se livrar dele, ele ganharia um SALVO CONDUTO....

  • Cada um mais podre do que o

    Cada um mais podre do que o outro. Na guerra pelo poder e no desespero em salvat a própria pele, vale tudo. Eles vão se engalfinhar e se acusar mutuamemente, e nós, pagantes e eleitores somos espectadores dessa ópera bufa. 

  • E a Marta?

    O que ela está achando do "novo" partido dela?

    Estou sentindo falta das análises dela sobre partidos e políticos corruptos.

  • Duvido que um só dia  a

    Duvido que um só dia  a Presidenta tenha confiado  no temível temer; seria ingenuidade.Jamais apanharia o sabonete com ele por perto.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago