Lula aproveita festa de 71 anos para defender Jaques Wagner na presidência do PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula aproveitou sua festa de celebração de 71 anos, em São Paulo, na noite de quinta (27), para defender que o ex-governador baiano Jaques Wagner seja o substituto de Rui Falcão na presidência nacional do PT. A definição do novo líder é pauta prioritária da legenda, que precisa se repaginar para superar a Lava Jato e o resultados das eleições de 2016 – o PT perdeu quase 60% das prefeituras que conquistou em 2012.

Segundo relatos da Folha, que ouviu alguns petistas que participaram da festa de aniversário, Lula rejeitou a possibilidade de ele ser o presidente do partido e disse que Wagner seria a melhor opção para “unificar as diferentes tendências do partido”.

Outra opção aventada foi é o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, derrotado por João Doria Junior (PSDB) no primeiro turno da eleição.

Contudo, a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), a maior tendência do PT, consultou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, sobre a possibilidade de presidir o partido. Ex-ministro de Lula, Marinho não conseguiu emplacar um sucessor na prefeitura. Ele disse a petistas que pretende concorrer ao governo de São Paulo, “mas encerrou a conversa dizendo-se cumpridor de missões partidárias.”

Na festa, Lula também aproveitou as conversas para dizer que o PT precisa se reorganizar e ocupar o espaço de oposição no País. Caso contrário, corre o risco de encolher, como aconteceu com o PSDB após 2002. Hoje o tucanato, contudo, tem aumentado sua influência e participa do governo Temer.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que não convocar um Congresso Nacional do PT para eleger

    Por que não convocar um Congresso Nacional do PT para eleger o novo ou a nova presidente da agremiação?

    1. Congresso com eleição direta?

      Congresso com eleição direta? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Querido quem quer de fato a renovação não  tem dindim para arrebanhar votos de norte a sul de leste a oeste e, muito menos quer adotar essas velhas práticas. Congresso com eleição direta  para homologar chapas vindas do núcleo que ja´está no poder e que  levou o PT a essa situação? Tem que começar mudando o sistema de eleição dentro do partido. Consulta as bases. Será que alguém ainda sabe o q é isto? E o que são as bases do PT hoje?  As medsmas de trinta anos atrás?  Há uma nova base? quem é o trabalhador hoje? 

       Há mesmo é necessidade do PT estudar, sociologia, política , estratégia, e outras afins. Desconfio que nem a base de dados dos filiados está atualizada….

  2. nao
    Não , Lula, não. Pode ate ser o Wagner, mas tem que nascer da base, da discussão das reformas, da higienização, dos novos ventos e atores, de novas cabeças e projetos. Sem este de abrir a porte de dentro para fora, mas de fora para dentro. Os erros são os mesmo da entidades sindicais, com dirigentes vitalícios. Chega… chega… não queremos mais…

  3. A difícil renovação do PT

    Breno Altman, filiado ao PT desde 1986 e membro do Conselho Consultivo, publica em 19 de outubro na sua página no Facebook: 

    Breno Altman

    19 de outubro às 10:03 · 

    PESQUISA DE OPINIÃO

    Em quem você votaria para novo presidente do PT, a ser eleito no primeiro semestre de 2017?

    Emidio de Souza (presidente do PT/SP)

    Fernando Haddad (prefeito de São Paulo)

    Humberto Costa (senador, Pernambuco)

    Jacques Wagner (ex-governador, Bahia)

    Lindbergh Farias (senador, Rio de Janeiro)

    Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo)

    Nenhum dos anteriores

    Seguem 255 comentários

    Perguntado sobre os critérios da lista e pela ausência de negros e mulheres, respondeu que “…eram nomes publicamente ventilados”, 

    Inconformado com a tal lista e, mais uma vez, com a falta de espaço, Gabriel Medina, 34 anos, ex-Secretário Nacional/Municipal da Juventude dos governos Lula/Dilma/Haddad, apenas dois dias depois publica no seu Facebook: 

    Gabriel Medina

    21 de outubro às 12:24 ·  

    “Não confie em ninguém com mais de 30”
    É mais do que óbvio que a esquerda precisa se reorganizar e reinventar depois do tsunami que aconteceu em 2016.
    Nem o PT, nem o PSOL e nenhum campo da esquerda tem o que comemorar. 
    Os votos que não foram para o PT foram para a direita ou não foram para as urnas (considerem aí nulos, brancos e abstenções).
    É uma crise profunda de todos os partidos e movimentos sociais que se identificam com princípios socialistas de igualdade e justiça.
    São muitos elementos que precisam ser analisados que colaboram com essa crise, mas hoje quero falar da crise geracional que dificulta a construção de uma proposta que encante os/as jovens com a política partidária e a necessária disputa pelo poder político.
    Tenho 34 anos e cotidianamente tenho me deparado com um questionamento forte da minha figura militante, no campo das ideias, da cultura política, do que represento (homem, branco e heterossexual) e também da minha idade.
    Apesar de ser um tanto jovem para o meio político, o tempo passa e vem aí uma turma nova cheia de disposição e ousadia dizendo: não me representa!
    Marcos Valle na sua música disse “Não confie em ninguém com mais de 30”.
    As novas gerações, especialmente os movimentos dos secundaristas, os coletivos da periferia e grupos culturais carregam novos valores, métodos organizativos e demandas.
    Cada vez mais se reafirma a necessidade da participação ativa de mulheres, negros e LGBTs em espaços de fala e poder, assim como uma prática cotidiana anti-racista, feminista e anti-homofóbica.
    A esquerda e falo em especial sobre o PT, envelheceu e possui uma direção que está na casa dos 60. O problema não é apenas a questão etária e sim que são portadores da velha cultura política. Aliás, esse é um problema que atinge todas as correntes do PT, de A a Z.
    Exemplos como Mujica ou mesmo Sanders mostram que é possível que velhas lideranças possam representar os sonhos dos jovens. Ainda temos no PT figuras como Olívio, Suplicy e Raul Pont, que mesmo depois de décadas de militância não abandonaram princípios e estão firmes na luta.
    Se não quiser ser o partido da ordem, igual aos outros, o PT precisa se renovar, se abrir para que os/as jovens, as mulheres, os negros, os LGBTs assumam espaços de poder e que tenhamos mecanismos efetivos nos espaços de construção e decisão para combater os preconceitos.
    É a hora de superar o conservadorismo dos “velhos” que hoje o impede de defender com firmeza as liberdades e os direitos civis. A legalização do aborto e das drogas, o casamento gay, o fim do genocídio da juventude negra, entre outras, são agendas de um novo tempo para um novo PT.#MudaPT

    “Com Mais de 30
    Marcos Valle
    Compositor: Marcos Valle & Paulo Sergio Valle

    O ex-deputado estadual Adriano Diogo, em quem votei em 2014 para federal, mas não foi eleito, entrou no circuito, de forma bem humorada, mas nitidamente com certo desconforto: 

    Adriano Diogo Já ouvi falar em vários conflitos ,geracionais são a nova etapa da revolução ?

    Curtir · Responder · 1 h

    Gabriel Medina Eu acho que o encontro de diferentes gerações é fundamental para que possamos pensar novos caminhos. Não vejo como revolução, mas como uma tarefa indispensável. Para isso, os mais velho tem que abrir espaço e os mais novos tem que ouvir a aprender sem arrogância. Você Adriano é um dos exemplos que apostou nas novas gerações, ou seja, estava olhando para o futuro!

    Adriano Diogo Te adoro e re speito

    Curtir · Responder · 17 min

    Adriano Diogo Más acho que não é nem por aí o corte

    Curtir · Responder · 17 min

    A publicação rendeu um bom debate, quem quiser se aprofundar é só ir lá na página do Medina. Porém, esse pequeno recorte é significativo, e dá a dimensão exata da dificuldade que a nova geração encontra na disputa por espaços no Partido. Nenhum dos nomes “ventilados” pelo Altman sugere ainda que minimamente a renovação pedida, ansiada, cobrada, exigida pela militância. Vamos, mais uma vez, assistir tudo de camarote. À militância, restou o único direito de aplaudir. Recuso-me, é mais fácil me desligar do Partido, que adotou a postura de quartel, onde antiguidade é posto. 

     

     

     

    1. Não confio nos jovens….

      Não confio nos jovens…. tenho 20 centavos, quer dizer, motivos para isso.

      OS Jovens incendiaram o país, derrubaram a popularidade do PT, e agora não tem 1/100 daquele pessoal para combatera PEC 241.

      Jovens sedentos por mais saúde e educação passaram a perna em nós. Estão satisfeitíssimos com Temer e com o estado mínimo.

      As ruas são verdadeiros cemitérios. Nos nossos protestos já conhecemos todo mundo de vista. 

      Cadê a Juventude que queria saúde e educação para combatera PEC 241 ??? Tá em casa lendo Constantino e Olavo.

    2. O fato de eu estar

      O fato de eu estar profundamente ressentido com nossa juventude combativx morenista, que nos enfiou nesse buraco e não faz quetão nenhuma de nos tirar não me impede de achar Ruim Falcão uma bosta.

      E tem mais, louvo os secundaristas e sua luta. Repudio é a geração imediatamente anterior, que foi quem jogou o país no colo doTemer/PSDB.

       

  4. Todos sabemos por que o Lula

    Todos sabemos por que o Lula quer esse velhaco do Jacs vagner

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  5. Um dândi na presidência do PT
    dândisubstantivo masculino1.indivíduo que se veste com elegância e requinte.2.p.ext. indivíduo que se veste e comporta com afetação e delicadeza.

     

  6. Se Lula escolheu…

    Ele sabe quem é melhor para o proporcionar uma chance em 2018. Experimentalismos na terceira divisão não funcionam nem com futebol, vão funcionar num pais sob uma ditadura?

    Vão por o Lindbergh (da defesa perdida no Senado (em juízo de excessão devia se abster), ou a ala da autocrítica (que o indicou)?

    Vimos o pessoal da tergiversação, republicanismo nos meter nessa, queriam que Lula os apoiasse depois do golpe?

    Se for pro PT virar PSOL que expulse logo o Lula e faça o que quiserem, eu tô fora.

    1. Com PEC 241 aprovada, nem sei

      Com PEC 241 aprovada, nem sei se é vantagem ganhar 2018. O país terá uma verdadeira bomba social armada. Se a Esquerda estiver na presidência quando ela estourar, irá levar a culpa sozinha do descalabro. Não duvido nada de fazerem uma baita força para botarem o Lula lá.

      E o discurso do golpe vai morrer ??? Vai, pois Vamos ter que compor com golpistas, dar ministérios para golpistas, etc…  E a orientação do Governo ??? Vai ter que ser mais neoliberal que o governo FHC. Imagine o PT privatizando universidade pública ??? É bem possível, pois as universidades serão insustentáveis com a PEC 241 em vigor. 

      No final, o PT vai fazer um governo neoliberal de deixar FHC com inveja e vai explodira esquerda de vez no Brasil. Pode botar o Stálin, o Lênin, que pelos próximos 20 anos, o neoliberalismo está escrito a sangue na constituição. Pode ser o Mises ou o Rui Costa Pimenta, que o governo será o mesmo.

      Nenhuma saída para esse impasse que não implique na prisão e condenação por alta traição da cúpula do PSDB/DEM/PMDB, do Etchegoyen, de alguns outros generais ,da cúpula da PF, cúpula do MP, Janot, Dallagnol e Moro e de pelo menos uns 5 ministros do atual supremo serve.

      Paz pós-PEC ??? Não serve e acho inaceitável. Se o PT se propor a governar com a PEC em vigor, deve ser derrubado também. 

       

      1. OK, OK

        Que sejam presos “todos”, serão presos por quem? Quem ficará livre para reinar? Acho que tem muita coisa para rolar até que Lula tenha a chance em 18, ou que a chance exista para qualquer um. Esse ato de Lula é para aglutinar o partido em volta de si, tenho a impressão de que a maioria aqui quer elegê-lo nessa hipotética eleição, se  já confiam nele para daqui dois anos, confiemos agora nessa iniciativa de escolher dentre os quais ele tem mais afinidade para essa dantesca empreitada.

         

        Tarso Genro não!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador