Bolsonaro debocha do brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos nos combustíveis é ele mesmo

O novo aumento do diesel anunciado é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui muito para a explosão dos preços

Posto de combustível – Agência Brasil

da FUP – Federação Única dos Petroleiros

Bolsonaro debocha do brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos nos combustíveis é ele mesmo 

“O presidente Jair Bolsonaro debocha do povo brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo. A equivocada política de Preço de Paridade de Importação (PPI) é obra nefasta do Executivo. Ou seja, o PPI não é fixado por lei, como quer fazer crer o Presidente da República. O PPI foi criado por Michel Temer em outubro de 2016 e mantido por Bolsonaro. Em sua gestão, de janeiro de 2019 a 9 de maio de 2022, houve aumento nas refinarias, de 155,8% na gasolina, 165,6% no diesel e 119,1% no GLP, levando o preço médio do botijão de gás de 13 quilos para acima de R$ 120,00. O novo aumento do diesel anunciado nesta segunda-feira (9/5) é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”, defende o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.

“Bolsonaro mente mais uma vez quando diz não poder mudar o PPI, política que reajusta preços de acordo com a variação do petróleo no mercado internacional, oscilação cambial e custo de importação, mesmo o Brasil sendo autossuficiente em petróleo. A Petrobrás não é forçada a utilizar o PPI. Bolsonaro não muda a política de reajustes porque não quer desagradar acionistas privados, que têm no PPI a garantia de altos lucros gerados pela estatal, cuja diretoria é nomeada pelo próprio presidente da República. O foco da Petrobrás hoje é gerar e distribuir valor para acionistas. Mais de 45% são investidores estrangeiros, com ações da Petrobrás nas bolsas de São Paulo e de Nova Iorque”, explica Bacelar.

“A estratégia da Petrobrás, sob a vigência do PPI, está ancorada na geração de caixa com objetivo de ampliar a distribuição de dividendo. Com sua política de pouco caso com o brasileiro, Bolsonaro promove uma brutal transferência de riqueza dos mais pobres para os mais ricos”, finaliza.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador