Produção de petróleo e gás natural continua a crescer

Jornal GGN – Em abril, a Petrobras registrou alta de 0,8% na produção de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior. O volume total produzido foi de 2 milhões 785 mil barris de óleo equivalente por dia (boed).

O volume total é 8,8% maior do que os 2 milhões 560 mil boed registrados em abril de 2014.

A maior parte, 2 milhões 596 mil boed, foi produzida no Brasil. Ainda assim, 189 mil barris foram produzidos no exterior.

Incluindo a parcela produzida pelas empresas parceiras, a produção de abril foi de 2 milhões 886 mil boed, 1,8% a mais do que em março.

No dia 11 de abril, a estatal bateu recorde de produção própria diária na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos, com um volume de 590 mil barris de petróleo por dia (bpd).

A Petrobras relaciona o aumento ao crescimento da produção dos FPSOs (navios plataforma) Cidade de Mangaratiba, localizado no campo de Sapinhoá Norte, e Cidade de Ilhabela, que fica em Iracema Sul, ambos no pré-sal da Bacia de Campos. A estatal também afirma que houve menos paradas programadas de plataformas para manutenção.

A produção própria de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 73 milhões de m³/d, em abril, mantendo o mesmo patamar do mês anterior. “A produção de gás natural sem liquefeito que operamos no Brasil, incluindo a parcela das empresas parceiras, foi de 86 milhões de metros cúbicos por dia”, afirmou a estatal em nota. O aproveitamento do gás produzido atingiu 96,1% no mês de abril.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. http://www.bloomberg.com/quot

      http://www.bloomberg.com/quote/PETR3:BZ

      Nunca ouvi a Miriam dizer que a Petrobras iria quebrar porque seria  uma imensa tolice, a Petrobras

      e controlada pelo Estado brasileiro e estatal não quebra, nem as muito piores como a RFFSA, a Cibrazem,

      a Alcalis, etc, ao fim o estado socorre e essa garantia é implicita em estatais federais.

      Mas e claro que a situação FINANCEIRA da Petrobras é ruim, tanto que seu rating caiu em todas as agencias de classificação de risco de credito, a Petrobras hoje só consegue credito na China, no mercado ocidental srá muito dificil um banco emprestar para a Petrobras. O financiamento chinês é uma especie de fim de linha, eles se especializaram em paises e empresas sem acesso a credito no mercado concorrencial, emprestaram 53 bilhões de dolares à Venezuela.

      O Valor de Mercado (market cao) da PETROBRAS é hoje de 177 bilhões de Reais e seu individamento é de 400 bilhões de Reais, se fosse uma empresa privada estaria numa situação pre-falimentar mas sendo estatal a logica é outra.

      1. Não é fim de linha, é o

        Não é fim de linha, é o início de uma nova linha.

         

        E não existe essa lógica por valor do mercado de ações. O que garante uma empresa de petróleo são SUAS reservas comprovadas.

        Se bancos dos EUA( da linha) não emrpestam a Petrrobrás, isso não tem qualquer relação com rating e vc sabe muito bem disso. 

        A Petrobrás pega dinheiro com quem HOJE tem interesse em óleo como GARANTIA. Me diga aí, os EUA estão precisando de óleo? E a China?

         

         

        1. O que é o Petróleo?

          Athos, a grande questão é que mesmo as pessoas que comercializam com o petróleo não entendem o que é o petróleo!

          Se eu disser que quem tem minério de ferro a preço zero só tem minério de ferro, qualquer um pode compreender, agora se eu disser que quem tem petróleo a custo zero tem qualquer coisa fica mais difícil.

          Petróleo é energia e com energia a custo zero poderíamos por exemplo extrair minério de ferro inclusive da água do mar! Por que não se faz? Exatamente pelo custo energético.

          Seria uma imensa tolice mesmo com uma energia a custo zero tentar extrair ferro da água do mar, mas é possível retirar ferro de inúmeros locais em que este metal existe pois 5,63% da crosta terrestre é composta de ferro, o mesmo ocorre com o alumínio (8,23%) e outros elementos.

          O que quero dizer que o Petróleo na cabeça dos operadores de mercado é uma das commodities, porém o Petróleo é a commodity das commodities, pois sem energia nenhuma das outras existiriam.

          Os chineses compreendem muito bem isto, principalmente porque todos os seus dirigentes são engenheiros e não advogados, por isto enquanto houver petróleo a venda eles comprarão.

          Não se achou ainda algo que substitua o petróleo logo o importante é ter o petróleo a um CUSTO ENERGÉTICO positivo, ou seja, que se gaste menos energia do que a energia que se utilize para produzi-lo. Esta é a questão.

      2. André, dobre a língua.

        Citaste o caso da RFFSA, pois a história não é bem assim, depois de muitos anos da privatização da RFFSA se verificou e ninguém divulgou (é claro) que o prejuízo que tinha a Rede era muitas vezes menor do que custou a desativação da mesma, mas muitas vezes mesmo. Não me lembro bem o fator mas era algo em torno de 5 a 6 vezes. Pois bem, a privatização da Rede, que consideras muito pior do que a Petrobras, se agregassemos o custo nas regiões consideradas “antieconômicas” em que as linhas foram fechadas pelas empresas privadas o custo social e econômico para os usuários, o custo ambiental na perda de eficiência de transporte de mercadorias por poluição gerada, o custo da despesa com a sobrecarga da malha rodoviária, o custo dos preços dos pedágios embutido no transporte de cargas rodoviárias, o custo da perda de competitividade das indústrias no mercado internacional (custo Brasil) e comparrasse com o custo da conservação no Estado da malha Ferroviária, JAMAIS se deveria PRIVATIZAR a REDE pois ela seria considerada altamente lucrativa.

        Todos estes custos externos (não sei o nome exato que se usa em economia) simplesmente são ignorados pelos privativistas liberais, que simplesmente calculam os preços cobrados com o gasto na manutenção e operação da linha, ou seja, um CÁLCULO PARA LÁ DE BURRO joga o setor ferroviário como deficitário.

        Talvez não saiba, porém o desgaste numa rodovia em função do peso por eixo é uma função elevada aproximadamente no expoente 5, faz com que mesmo que colocássemos pedágios em todas as rodovias, o transporte de automóveis privados SUBSIDIAM o transporte de caminhões.

        Ou seja, os privativistas liberais esquecem deste subsídio cruzado quando se implanta um pedágio, pois a bem da verdade em rodovias todos os carros deveriam passar sem pagar nada e os caminhões pagando a construção e conservação das rodovias. Se isto fosse feito, que seria o ideal liberal, o custo do transporte ferroviário seria muitas vezes menor do que o rodoviário e quase todas as linhas que foram abandonadas e mais novas a construir seriam perfeitamente viáveis.

        Conclusão: Mais respeito quando falar da RFFSA, pois ela na verdade em termos globais dava muito lucro.

  1. O que é o petróleo?

    A grande questão é que mesmo as pessoas que comercializam com o petróleo não entendem o que é o petróleo!

    Se eu disser que quem tem minério de ferro a preço zero só tem minério de ferro, qualquer um pode compreender, agora se eu disser que quem tem petróleo a custo zero tem qualquer coisa fica mais difícil.

    Petróleo é energia e com energia a custo zero poderíamos por exemplo extrair minério de ferro inclusive da água do mar! Por que não se faz? Exatamente pelo custo energético.

    Seria uma imensa tolice mesmo com uma energia a custo zero tentar extrair ferro da água do mar, mas é possível retirar ferro de inúmeros locais em que este metal existe pois 5,63% da crosta terrestre é composta de ferro, o mesmo ocorre com o alumínio (8,23%) e outros elementos.

    O que quero dizer que o Petróleo na cabeça dos operadores de mercado é uma das commodities, porém o Petróleo é a commodity das commodities, pois sem energia nenhuma das outras existiriam.

    Os chineses compreendem muito bem isto, principalmente porque todos os seus dirigentes são engenheiros e não advogados, por isto enquanto houver petróleo a venda eles comprarão.

    Não se achou ainda algo que substitua o petróleo logo o importante é ter o petróleo a um CUSTO ENERGÉTICO positivo, ou seja, que se gaste menos energia do que a energia que se utilize para produzi-lo. Esta é a questão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador