Leilão do pré-sal arrecada menos que o esperado e a Shell é a maior vencedora

Foto: Chris Ratcliffe / Bloomberg
 
Jornal GGN – O governo Temer conseguiu leiloar três de quatro lotes de exploração do pré-sal e arrecadou R$ 6,15 bilhões com as duas rodadas que ocorreram nesta sexta-feira (27). O valor está abaixo da expectativa (79% da receita esperada), mas o Planalto e Agência Nacional do Petróleo, Gás, e Biocombustíveis) classificaram o resultado como um “estrondoso sucesso”.
 
Segundo dados da Folha, a Shell foi a empresa que teve maior participação no leilão, embora tenha sido a que ofertou o menor percentual de óleos baixos. No caso, ela ficou com o segundo bloco leiloado hoje, o Alto de Cabo Frio Oeste, que fica na Bacia de Santos, e ofereceu percentual mínimo de excedente em óleo, 22,87%, segundo a Agência Brasil.
 
“No regime de partilha, que vigora nos contratos do pré-sal, o excedente em óleo é o percentual oferecido pelas empresas à União, para poder produzir nos blocos. O leilão estabelece um percentual mínimo, e o consórcio que apresentar a maior oferta vence a disputa”, explicou a Agência.
 
Ainda assim. Shell “levou três [blocos no total], uma em parceria com a Petrobras, uma com a Total e outra com as chinesas CNOOC e a Qatar Petroleum.”
 
O primeiro bloco ofertado pela ANP, Peroba, na Bacia de Santos, recebeu propostas de três consórcios. O vencedor tinha 40% de participação da Petrobras, 20% da Petroleum e 40% da BP Energy. O percentual de excedente em óleo oferecido (para a União) foi de 76,96%, contra 65,64% e 61,07% das outras propostas. O bloco teve o maior ágio da rodada, com a proposta 454,07% acima do mínimo exigido no edital.
 
O leilão foi marcado por disputa judicial. Logo pela manhã, a 3ª Vara Cível da Justiça Federal de Manaus concedeu uma liminar suspendendo o leilão. A suspensão foi obtida em ação conjunta entre o PT, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e sindicatos, que entraram com pedidos em diversos Estados.
 
A AGU (Advocacia Geral da União) recorreu e obteve vitória no TRF1.
 
                                                                                                                                                       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

25 comentários

  1. Tudo “fechadinho” desde o início do movimento “Fora Dilma”

    Por ordem cronológica :

    a) Herdeiros do Itaú apoiam a candidatura Marina com a intenção de bater na candidatura do PT e ajudar indiretamente o Aécio.

    b) Dilma vence, e a oposição (mídia, Aécio, Marina) contesta o resultado .

    c) J.P.Lehman e herdeiros do Itaú financiam o Vem Pra Rua, MBL e outros grupelhos mercenários da web .

    d) Dilma é vítima do golpe

    e) Ceo da Shell mundial faz um encontro festivo com o golpista no Palácio do Planalto :

    f) O herdeiro do Itaú Roberto Setúbal é convidado (e aceita) para integrar o conselho de administração mundial da Shell, na Holanda :

     

     

    Nota importante :

    A Shell é um dos principais financiadores dos mercenários que desestabilizam governos no Oriente Médio (Síria, Iraque…) e apóia o sub-governo da Nigéria, uma das grandes reservas de petróleo na África

      • Esperto “é nóis”.A gringaiada é tudo trouxa .

        E você acredita que os investidores norte-americanos nunca tiveram interesse em participar deste primeiro leilão e desistirão de participar dos próximos leilões da privadoação ?

        Os vikings são tão idiotas que criaram uma estatal para administrar as suas reservas, mas preferem participar de leilões do Pré-Sal, uma exploração totalmente inviável, segundo a grande especialista Míriam Leitão e os doutores Merval Pereira e José Serra .

        Vê se pode, os idiotas noruegueses criaram uma estatal para administrar especificamente os recursos advindo do petróleo, um produto feio e sujo ?

  2. 171 passa moleque e roubo

    Advogado de Requião denuncia:  Decisão que cassou liminar de Manaus não está protocolada; inexistência de número impede recurso da defesa e fere o devido processo legal

    Requião avisa: “Compradores do leilão de pré-sal serão tratados como receptadores de mercadoria roubada quando um governo nacionalista voltar ao poder”

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/inexistencia-de-numero-decisao-que-cassou-a-liminar-de-manaus-impede-recurso-da-defesa-fere-o-devido-processo-le.html

    Ainda bem que estamos no Brasil. Um roubo desse em qualquer pais soberano, que tivesse forças armadas para defender o território nacional, que respeitasse a própria constituição, seria resolvido………….a bala!

      • não encontrei

        “o Requião aceitou o Cerra na frente parlamentar…”

        Sr. Sidnei, Perdoe minha incapacidade. Procurei referência a esse “aceite” do Çerra e não encontrei.

        O amigo poderia, por favor, declinar aonde colheu essa informação?

        Muito obrigado pela gentileza.

  3. A Shell venceu como operadora
    A Shell venceu como operadora em dois blocos sem concorrência, o que revela potencial exploratório não muito atraente. O terceiro foi como sócia minoritária da Petrobras.A grande vencedora foi a Petrobras que ganhou como operadora em três dos quatro blocos com maior potencial enfrentando concorrência pesada.Outra vencedora foi a União que garantiu mais de 70% do profit oil nestes 4 blocos, além de mais de 6 bi de bônus de assinatura.

    • Esses gringos são tudo zés ruelas, espertos somos nós .

      É por isso que o Temer, Jose Serra … estão tão felizes .

      Conseguiram “dar uma volta” nos otários que administram a Shell, Statoil etc…

      • Viralatismo detected…

        Em matéria de pré-sal  a Petrobras é a número 1. Sabe como nínguém os blocos de maior potencial e quanto podem pagar por eles. Não tem mesmo para Statoil, Shell, ou qualquer outra petroleira.

        • Você é burro assim mesmo ou tá de brincadeirinha?

          Seu comentário está no limiar entre a zueira e a burrice total, sendo difícil saber se sua opinião é uma piada pronta ou se sua piada se confunde como uma opinião por não ter graça alguma. 

          Se você realmente acha que políticos notoriamente corruptos como Serra, que acumulou 23 milhões em propinas em contas na Suíça, está lutando pelo bem da Petrobras e enganando petroleiras com bilhões para investir… você está abaixo da linha da burrice… deve ter alguma paralisia cerebral. 

          Mais uma vez eu deixo o questionamento… por que o oposto não ocorre??? Quando vamos ser “perdedores” e arrematar poços no Iraque, nos USA ou na Noruega??? Por que os USA, China e Inglaterra se dedicam tanto á tarefa de “ser feito de idiota” por gênios brasileiros???

          Não seja covarde e responda. 

    • O “grande vencedor” do furacão Katrina foram as famílias

      Que bela lógica a imprensa consegue enfiar nas mentes menos inteligentes. 

      Já que é assim, o grande vencedor do furacão Katrina foram as famílias que ficaram com 70% das casas. 

      Fico no aguardo para descobrir quando seremos os “grandes derrotados” e vamos adquirir poços de Petróleo nos USA, China, Noruega?

      Chega de enganar esses países inocentes como China e USA… eu to querendo “ajudar” eles… adquirindo seus poços. Como faz????

    • A Shell…

      E alguém tinha dúvidoas que seria a Shell? Fala aí, José Serra. Lutador pela soberania e  causas nacionais. A Shell que envenenou solo e rio Atibaia, na cidade com o mesmo nome no interior de SP. Região de onde provém a água que abastece 30 milhões de paulistas na grande São Paulo. Centenas de casos de câncer acima de qualquer média mundial. Seus Diretores e Executivos foram processados? Foram presos? A Interpol está atrás de alguém? As pessoas contaminadas tiveram a maior indenização mundial pelas consequências? Esta Empresa “estrangeira” foi impedida de trabalhar no país? Teve espetáculo do “IBAMA” ou alguma ONG renomada, que tem sede no mesmo país ou em algum país industrializado? Tivemos ajuda das Autoridades Estrangeiras e de seus Judiciários? SILÊNCIO?! Entendi. E ainda ficaram com a maior parte da PRIVATARIA  do Prè-Sal, onde usaram lobby até de Congressistas Nacionais, para nos tomar tamnanha riqueza. É preciso desenhar ou o Brasil é de muito fácil explicação? Pobre país limitado. Até quando?!!      

    • Mais um expert em petróleo

      Mais um expert em petróleo (deve ser aluno do Zylbersztajn, Adriano Silva, Míriam Leitão ou de Doutor Carlos Alberto Sardemberg) .

      Otários são os executivos da Shell, Statoil etc… . 

    • leitura….

      Caro sr. Antonio Carlos Silva  – Brasil, o cidadão não consegue enxergar nem quando estão roubando sua vida, seu futuro, sua soberania. O nível rasteiro do Brasileiro é seu maior inimigo. E não mudamos isto em quase meio século. Só para citar uma Profissão, a pessoas se formava como GEOLOGO e não conseguia trabalhar em lugar nenhum. Em apenas 1 década de exploração do Petroleo pela Petrobrás no Pré-Sal, começamos a ter falta deste Profissional. Campo de Trabalho, de Pesquisa, Centros de Desenvolviemnto e Tecnologia, Altos Salários….Com a asabotagem da Petrobrás pelas PRIVATARIAS, e a entrega deste patrimônio à multinacionais estrangeiras, que ficarão com toda cadeia produtiva além de todo o produto explorado, também todos Empregos, principalmente de Alta Especialização e toda Tecnologia, será importada das Matrizes, como todoas multinacionais em todos os setores fazem aqui no país. Mas a limitação tupiniquim é tão grande que muitos brasileiros não conseguem enxergar nem isto. abs. 

  4. Os Reis, em qualquer terra
    Os Reis, em qualquer terra que governem, são agentes Brâmane. Eles obrigam os fracos a entregarem seus bens para ele. Ele então transfere o que agora é um “ativo público” para as mãos de seu mestre em uma transação chamada “privatização”.

  5. Com o Rei do Cartel
    Com o Rei do Cartel fornecendo proteção, sacerdotes do Cartel para neutralizar as objeções religiosas das pessoas aos comerciantes do Cartel – o comerciante do Cartel chegou com segurança com sacos de ouro para comprar e vender, fazer empréstimos de usura – e tirar a riqueza das pessoas e torná-los escravos.

  6. No Ocidente, a ilusão de
    No Ocidente, a ilusão de democracia é mantida pelo sistema eleitoral gerido pelos meios de comunicação do comerciante. Ele seleciona e anuncia seus agentes para o cargo público. Os eleitores votam no melhor homem que conhecem, mas o único que eles conhecem para votar é sempre um agente selecionado pela mídia. Todas as grandes brigas políticas são encenadas. Somente nos lugares mais isolados do mundo, alguns líderes políticos realmente falam pelo seu povo.

  7. Abaixo das três castas de
    Abaixo das três castas de comerciante, rei & exército, e sacerdote – fica o trabalhador. O trabalho do trabalhador apóia a Babilônia e as três castas governantes. O principal dever das três castas governantes ​​é manter o trabalhador no seu trabalho – e eles
    o fazem.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome