Paulo Nogueira Batista Jr.
Paulo Nogueira Batista é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, foi publicada em 2021. E-mail: [email protected] X: @paulonbjr Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br Portal: www.nogueirabatista.com.br
[email protected]

Preservar as reservas internacionais! por Paulo Nogueira Batista Jr.

Preservar as reservas internacionais!

por Paulo Nogueira Batista Jr.

Todo escritor, mesmo de modestos artigos, deve fazer o possível e o impossível para evitar homenagens ao ilustre Conselheiro Acácio – aquele personagem do Eça de Queiroz que se dedicava a proclamar o óbvio ululante. Bem sei que a sombra do Conselheiro nos persegue, mas – convenhamos – quem quer ver um articulista desfilar trivialidades? Por isso, temos que estar em permanente vigília contra tal influência. Tanto mais que o Conselheiro – fato pouco conhecido – era economista e, além do mais, autor de um tratado de economia política!

A exortação que serve de título ao artigo de hoje tem, reconheço, certo sabor acaciano. Parece realmente uma homenagem ao Conselheiro. Só que não. Na campanha eleitoral deste ano, alguns candidatos à Presidência da República têm cogitado utilizar parte das reservas internacionais.

O surgimento dessa discussão preocupa. As reservas internacionais são um dos principais trunfos de que dispõe o país. Foram elas que nos permitiram atravessar sem crises cambiais episódios de intensa turbulência. O Brasil demorou a tirar a lição da experiência internacional, mas a partir de 2006 o país acumulou reservas substanciais em moedas. Graças a elas, a aguda crise financeira nos EUA e na Europa em 2008-2009 teve efeitos relativamente modestos e de curta duração sobre a economia do Brasil. Graças a ela, as turbulências de 2018 vêm sendo enfrentadas sem grandes estragos até agora – mesmo com trapalhadas ocasionais do presidente do Banco Central.

Ciro Gomes foi o primeiro candidato, salvo engano, a levantar o tema da utilização das reservas internacionais. Em entrevista recente à Carta Capital, ele voltou ao assunto dizendo: “Temos reservas de 370 bilhões de dólares. Desse montante, só precisamos manter uns 200 bilhões, o suficiente para garantir um ano e meio de importação. O restante pode ser usado para abater a dívida interna”.

O candidato do PDT tem o mérito de ser o único que se arriscou a fazer diversas propostas específicas na área econômica, valendo-se para tal da sua extensa experiência de homem público. Muitas das ideias que apresentou – na área tributária, por exemplo – são inteligentes e foram até copiadas por outros candidatos. Mas a sua proposta para as reservas merece alguns reparos.

Não há como estimar, de forma convincente, que o “nível ótimo” das reservas seja de cerca de 200 bilhões. É verdade que, como muita coisa em economia, a aplicação prática do conceito de “nível ótimo” é sempre nebulosa. Diferentes indicadores e métricas são utilizados para tentar estimar o montante apropriado de reservas, sem que se possa dizer que um ou outro indicador seja claramente preferível.

Feita essa ressalva, já vai longe o tempo em que se podia calcular o nível ótimo com referência às importações do país, como faz Ciro. A relação reservas/importação era mais usada quando as transações internacionais dos países eram dominadas pelo comércio exterior de bens e serviços. Há várias décadas, o balanço de pagamentos de países como o Brasil – e até de países menos desenvolvidos – são dominados por fluxos financeiros e movimentos de capital.

Isso forçou a reavaliação do que constitui um nível de reservas apropriado e das métricas para tentar estimá-lo. Passou a ser necessário, por exemplo, considerar a composição da conta de capitais e o tamanho da dívida externa de curto prazo. A presença de investidores estrangeiros voláteis e capitais especulativos é um dos fatores que recomendam manter reservas elevadas.

A crescente integração da economia aos mercados financeiros internacionais é outro fator que requer manutenção de reservas altas. No Brasil, desde os anos 90, houve liberalização dos movimentos de capital e os residentes no país passaram a poder remeter recursos para o exterior com facilidade. Como a maior parte dos ativos financeiros domésticos apresenta alto grau de liquidez, há que levar em conta o risco de uma volumosa saída de capitais, inclusive de residentes, em momentos de turbulência e incerteza. Nesse ambiente, reduzir as reservas brasileiras para 200 bilhões seria muito arriscado.

Devagar com o andor, portanto. Para manter sua segurança externa e dissuadir ataques especulativos, o Brasil terá de continuar com reservas altas, em nível próximo ao observado nos anos recentes.  

Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países.

E-mail: [email protected]

Twitter: @paulonbjr

Paulo Nogueira Batista Jr.

Paulo Nogueira Batista é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, foi publicada em 2021. E-mail: [email protected] X: @paulonbjr Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br Portal: www.nogueirabatista.com.br

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perguntas a responder ANTES deste texto

    “fluxos financeiros e movimentos de capital”

    “o tamanho da dívida externa de curto prazo”

    “investidores estrangeiros voláteis e capitais especulativos”

    “integração da economia aos mercados financeiros internacionais”

    “liberalização dos movimentos de capital”

    “remeter recursos para o exterior com facilidade”

    “ativos financeiros domésticos apresenta alto grau de liquidez”

     

    Desculpem-me a ignorância, mas por que isso é desejável ou necessário à nossa economia? 

    São termos herméticos empregados para os não iniciados em Economia e que carecem de maiores explicações.

    Por que devemos defender “investidores estrangeiros voláteis”? Que benefícios isso trás ao país como nação soberana e ao nosso povo?  

    Com a “liberalização dos movimentos de capital” agrega (ou prejudica) nosso país? 

    Por que é imperioso continuar a permitir que se possa “remeter recursos para o exterior com facilidade”?

    São perguntas que, acredito, devem ser postas e respondidas ANTES de se endossar este texto. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador