A lição do fracasso de Dilma, por Tales Faria

Do Os Divergentes

Lição do Fracasso
 
Tales Faria
 
Dá dó pensar no que vai pela cabeça da presidente Dilma Rousseff neste momento. Trata-se de uma pessoa reconhecidamente honesta e bem intencionada que está sofrendo um retumbante fracasso. Publicamente.

ão foi dolorido no caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Ninguém tinha a mesma opinião sobre seu caráter que se tem, inclusive na oposição, a respeito de Dilma Rousseff.

O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sempre fez questão de sublinhar que Dilma é uma mulher honesta.

Então o que há de comum entre Dilma e Collor? E entre esses dois e outros casos retumbantes cassação de mandato ou obrigação de se afastar da política?

Por exemplo, os ex-presidentes do Senado, Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA) e Jader Barbalho (PMDB-PA) e o ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF)…

O que esses personagens todos tinham em comum com Dilma Rousseff para que ela sofresse a mesma expiação pública?

Não há outra resposta: A arrogância, rompantes de agressividade no trato.

É uma traço comum apontado pelos interlocutores dos políticos acima. Muito embora em alguns momentos fossem, todos, capazes de grandes gestos de afago.

A arrogância, a agressividade gratuita, a violência, na política, vão criando uma oposição silenciosa movida pelo rancor que se manifesta ao primeiro sinal de enfraquecimento do personagem.

E acaba dando no que deu com essas figuras e no que está ocorrendo agora com a presidente Dilma Rousseff.

Talvez valha como lição para outros.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Talvez

    Pessoas como Cristóvão Buarque e muitos outros, sabemos que se movem pelo ressentimento, e nem precisou da dureza da Dilma para isso, mas apenas a sua vocação de ressentido.

    Ressentimentos existem no DNA de determinadas pessoas, noutros nasce por conta de algum mal trato pessoal. Não acredito que a maioria dos congressistas sejam tão frágeis politicamente que se mexam apenas pelo seu ressentimento. Ainda, a traição de princípios políticos apenas por essa causa empequenece ao sujeito ressentido.

    Temos aqui uma fragilidade da nossa Presidenta, incompatível com momentos difíceis na economia global, somado ao espirito golpista e de traição de alguns, como o “vice-pedaleiro” Temer, o qual também cometeu as faltas que usa para incriminar Dilma.

  2. Não contem com mudanças de
    Não contem com mudanças de atitude da Dilma. Ela continuará sendo ela mesmo mesmo que o impeachment seja derrubado definitivamente.

  3. Talles, não tenha dó de

    Talles, não tenha dó de Dilma. Tenha de voce e de seus filhos (caso os tenha).

    Dilma não demonstrou em nenhum minuto fraqueza e muito  menos uma pessoa digna de dó.

    Pelo contrário,  sempre altiva (sem ser arrogante como diz) segura, soberana sem uma rusga de abatimento.

    Ela so não governou porque não teve tregua da oposição nenhum um momento. Os derrotados tentaram de todas as forma desetabilazar o seu governo. E conseguiram. E deu no que deu…

    Dilma tem, graças a Deus, um coração valente. É uma guerreira. A cada dia,  tenho mais orgulho do meu voto.

    ” A vida é uma luta. Viver é lutar. A vida é um combate que aos fracos abate, que aos forte e aos bravos so pode exaltar” ´ja dizia o poeta.

     

     

     

  4. O pior é que essa arrogancia,

    O pior é que essa arrogancia, agora já do conhecimento do público,  era sempre dirigida a seus ministros e assessores, pessoas que justamente a auxiliavam na administração pública. Agora colhe os frutos.

  5. Que ridículo este post!

    E ainda temos que ler isto…

    “uma pessoa reconhecidamente honesta e bem intencionada”…porém arrogante  no trato.

    É porque é mulher, não? Deveria ser bela, recatada e do lar?

    Nunca vejo esse panacas, analisando o perfil psicológico de Maluf, FhC, AÉcio, e canalhada.

    Sordidez, covardia, desonestidade…toda essa gama de caractarística “pessoais” desaparecem perante a “arrogância” de Dilma…

    Ora, ora ora, que país mais machista e ridículo!

    …e sempre são “homens” que estã por trás desta bobajada toda.

  6. Lições para Dilma 3.0

    Imediatamente baixar a SELIC em 3,5 pontos percentuais, o que representaria 156 bilhões de economia ao tesouro, mais que cobrindo o rombo de 111 bilhões de 2015 e o deficit anunciando de 32 bilhões desse ano

    Repetir a baixa de taxas dos bancos publicos que foi abortada pela crise do tomate, plantada pela imprensa, como forma de incentivar o investimento

    Cobrar o DARF de 600 milhões da globo. Chama o Moro para por eles no xilindró, como fez com as empreiteiras

    Entrar com os pedidos de impeachment de Mendes (por partidarismo explicito) e de Janot (prevaricação, pelos engavetamentos seletivos de processos contra politicos) no congresso. Mesmo que nao sejam aprovados, tiraria o foco de cima dela

    Afastar todos os procuradores e delegados para funções atrás de mesa que manifestam preferencias politico partidarias

    AI ela começa a governar…

  7. Toda a arrogância de ACM lhe
    Toda a arrogância de ACM lhe rendeu décadas e décadas de poder, inclusive frente aos militares. Jader, idem.

    O que diferencia Dilma, deles?

    A honestidade.

    Logo, honestidade e poder não combinam.

    Não é mais lógico?

  8. O fracasso nesse caso não é apenas dela

    FHC, Serra, Aloizio Nunes e poderia citar mais uma lista apenas de nomes politicos são bastante arrogantes e por vezes mesmo truculentos.

    Mas enfim, eu vou falar uma coisa que anda apertando meu coração. Saber que a primeira presidente mulher do Brasil pode terminar seu mandato sendo apeada do poder dessa forma, muito me entristece. Espero que Dilma Rousseff, simbolo de toda uma geração de luta pela democracria, possa terminar seu mandato, governando com plenos poderes, como em toda Democracia madura.

    A verdade é que até Maquiavel ficaria escandalizado ao ver atual Câmara Federal brasileira e o sistema partidario vigente no Brasil.

  9. Em seu primeiro ano de

    Em seu primeiro ano de mandato, com 80% de aprovação, devido ao seu “jeitão de gerentona”, foi interpelada sobre o seu modo de governar e que procurasse ser mais política com seus ministros. O resultado de sua abertura, acredito, foi sua destruição.

    Quanto ao seu jeito “arrogante” qualquer fotógrafo amador esclarecerá que fotos de face tiradas de baixo para cima, torna a pessoa com ar de arrogante e isto foi o que mais vimos em todos estes anos.

    Quanto a burradas como manter Cardozo; Levy; Janot e outros ministros do Supreno não há o que se discutir.

    1. Dilma eh mais baixa que

      Dilma eh mais baixa que Lula.  Que nao eh nenhum gigante.  O que voce ta dizendo, que em “todos esses anos” todos os fotografos se agaixaram pra a fotografar?  Ou que a informacao eh improvavel?

      Tangencialmente, lembro uma vez que Arsenio Hall tava entrevistando Eddie Murphy e eles conversaram sobre a pobreza de se taxar alguem de “arrogante”  Sabe quando voce ta conversando com alguem e de cara eles dizem a palavra “attitude”?  Eh sinal que eles estao tentando te impressionar com a palavra mais longa que eles conhecem.  (e que minha filha esta prohibida de dizer, ela pode falar todo palavrao que quizer mas nao pode falar isso)

      Em geral a palavra “arrogante” em direcao a uma celebridade eh so indicacao do nivel cultural do acusador que esta tentando impressionar.

      Do Nassif?  Eu acredito.  De joao das couves?  Nao da!

  10. esse tipo de julgamento

    esse tipo de julgamento subjetivo no minimo é ridículo, repugnante…

    é hora de união,de resistencia, não de arrefecer os

    animos dos democratas, csra -pálida…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador