A transparência pública no Ceará

Por foo

Transparência Pública: o Ceará dá exemplo

Enquanto muitas esferas do governo montam portais de transparência opacos — o maior exemplo disso é o Diário Oficial, que ainda apresenta suas informações em PDF (!!!) — o Tribunal de Contas do Ceará dá um exemplo de como a transparência deve ser obtida: com dados abertos e APIs para que eles possam ser consultados.

A disponibilização de APIs como estas é um elemento fundamental para que as pessoas possam não apenas ler, mas reutilizar as informações públicas.

ParaPara que os leigos tenham uma melhor idéia do que nós estamos falando: é muito difícil copiar os dados de um documento PDF para uma planilha; se os dados estivessem disponíveis em um formato aberto, as pessoas poderiam criar macros para obter e atualizar a planilha automaticamente.

Fica aqui uma sugestão para o Governo que está iniciando:

Todos os portais de transparência devem disponibilizar suas informações em formatos abertos: TXT, CSV, JSON, e XML.

E o Diário Oficial precisa urgentemente se modernizar, postando as notícias em uma espécie de “Blog Oficial”, com feeds RSS.

Dados públicos são do público.

O TCM/CE mais uma vez transforma o óbvio em realidade: abrimos os dados. Só que agora de uma maneira diferente, estamos possibilitando que programas de computador acessem os dados facilmente. O TCM/CE está disponibilizando os dados do SIM via Interface de Programação de Aplicativos (ou API ). Acreditamos na criatividade coletiva e através dela temos a certeza que a comunidade tem condições de criar suas próprias aplicações fazendo uso dos dados da meneira que melhor lhe convier. E para isso, nada melhor que facilitar a criação desses aplicativos. Buscamos estabelecer contato com desenvolvedores interessados em criar seus próprios aplicativos usando os dados do TCM/CE, veja a seguir como.

http://api.tcm.ce.gov.br/

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador