Militares perdem controle da Abin, que passa a integrar Casa Civil

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A ação busca desmilitarizar a Agência, considerada o principal órgão de inteligência do país

Foto: Divulgação

O presidente Lula (PT) transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, de acordo com decreto publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União  (DOU). 

A ação faz parte de uma estratégia de desmilitarização da Agência, considerada o principal órgão de inteligência brasileiro. 

Com isso, a Abin deixa de estar sob a pasta comandada por um militar e passa para o ministério encabeçado por Rui Costa. A agência ainda deve ser comandada pelo ex-chefe da Polícia Federal Luiz Fernando Correa, conforme informações do jornalista Octavio Guedes.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Visivelmente intrigado com a guarda do Palácio do Planalto desde as invasões golpistas de 8 de janeiro, Lula tem buscado alternativas para substituir os militares.

Esta é mais uma perda do GSI, que até a gestão de Jair Bolsonaro (PL) era responsável também pela segurança do presidente, mas Lula também não quer o órgão para sua segurança pessoal.

Hoje, o GSI é comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, que também chefiou a segurança da presidência da República durante os dois primeiros mandatos do petista. 

Leia também:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A propósito, o Deputado Eli Borges, líder da banca evangélica, disse que “As Forças Armadas devem atender ao clamor popular”. Estão querendo que as Forças Armadas se ponciopilatifiquem, ou seja, estão querendo que elas ouçam o clamor popular, poupem Barrabás, condenem Jesus Cristo à Crucifixão e lavem as mãos do sangue dos inocentes. Enquanto isso, um Abacate filma as partes íntimas de Mulheres em supermercado.
    Não ao golpe militar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador