A primeira-dama Janja da Silva revelou, durante participação da abertura do G20 Social, nesta quinta-feira (14), que a Argentina refutou o compromisso na promoção da igualdade de gênero no país.
“O GT [grupo de trabalho] de Empoderamento Feminino saiu com uma resolução muito forte, muito potente. Infelizmente tivemos um país, que foi a Argentina que, por questões… enfim, não assinou a resolução porque tinha no começo da resolução igualdade de gênero”, declarou Janja.
Militante da causa das mulheres, a primeira-dama expressou sua indignação aos presentes, reiterando que não consegue aceitar a ideia de que há países que querem pensar o futuro sem garantir a igualdade de gênero. Neste momento, seu discurso foi interrompido por aplausos da plateia.
“Não consigo pensar em algum país que ainda se negue a assinar uma declaração dessa”, lamentou.
Janja falou ainda sobre os esforços para a realização do evento, que precede o encontro dos chefes de Estado do G20, em que o encontro será realizado no Rio de Janeiro na próxima semana.
O grande legado da atual gestão para a Cúpula é colocar, pela primeira vez, a sociedade civil na pauta dos líderes mundiais, uma vez que as conclusões das discussões promovidas até o próximo sábado (16) serão apresentadas no G20.
LEIA TAMBÉM:
Deixe um comentário