Ataque ao TSE e postagens alegando fraude foram orquestradas, aponta investigação

Segundo o presidente da SaferNet o ataque ao TSE teve o objetivo de desacreditar a Justiça Eleitoral e poder alegar fraude no resultado de alguns candidatos.

Jornal GGN – Uma parceria da SaferNet com o Ministério Público Federal para investigações e monitoramento de fraudes eleitorais cometidas pela internet, mostra que os ataques sofridos pelo TSE neste domingo foram parte de uma ‘operação coordenada’ para ‘desacreditar a Justiça Eleitoral’. A informação é de Patricia Campos Mello, na Folha.

Segundo o presidente da SaferNet o ataque ao TSE teve o objetivo de desacreditar a Justiça Eleitoral e poder alegar fraude no resultado de alguns candidatos.

Houve vazamento de dados antigos dentro de um banco de dados desatualizado sobre o sistema de recursos humanos da justiça eleitoral. Mas a invasão, segundo a Polícia Federal, se deu antes de 23 de outubro. E publicaram no dia 15.

O TSE informou que os IPs dos hackers que invadiram os sistemas do tribunal seriam de Portugal ou coordenados por um cidadão português.

Mas os ataques não foram o motivo de atraso nos informes da apuração. Segundo o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, o problema foi técnico em um dos processadores do computador responsável pela totalização dos resultados.

Só que os ataques aliados ao atraso deram força para a campanha nas redes sociais sobre a integridade do sistema eleitoral e dos resultados da eleição.

Durante todo o dia de votação, perfis bolsonaristas e de políticos ligados ao mesmo divulgaram mensagens sobre supostas fraudes eleitorais e falta de credibilidade do TSE. O Twitter chegou a rotular algumas mensagens como não confirmadas.

Com informações da Folha.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador