Bolsonaro acende alerta internacional com desmatamento recorde da Amazônia

"O aumento do desmatamento não é surpreendente: o governo no Brasil está desmantelando quase todas as políticas ambientais implementadas desde 1992", diz ambientalista ao The Guardian

Inspetores percorrem uma área afetada pela mineração ilegal no estado do Pará, na bacia amazônica do Brasil. A floresta tropical perdeu 739 km² durante os 31 dias de maio Foto: Vinicius Mendonça / AP

Por Jonathan Watts

No The Guardian

Desflorestamento da Amazônia brasileira aumenta para recorde

O desmatamento da Amazônia brasileira subiu no mês passado para o nível mais alto de maio desde o início do atual método de monitoramento, gerando preocupações de que o presidente Jair Bolsonaro esteja dando um passe livre para extração ilegal de madeira, agricultura e mineração.

A maior floresta tropical do mundo – que é um fornecedor vital de oxigênio e sequestro de carbono – perdeu 739 km2 durante os 31 dias, o equivalente a dois campos de futebol a cada minuto, de acordo com dados da agência de monitoramento por satélite do governo.

Embora um único mês seja curto demais para confirmar as tendências de longo prazo, o mês de maio é considerado um guia importante porque marca o início da estação seca, que é quando a maior parte das queimadas e outras formas de desmatamento são realizadas.

A menos que o governo envie um sinal claro de que não tolerará uma nova aceleração, os ambientalistas temem que nos próximos meses haverá um aumento que poderia tornar 2019 um dos piores anos de desmatamento na memória recente.

“O governo não pode negar esses números de sua própria agência. A questão agora é o que eles farão a respeito”, disse Carlos Souza, do grupo de monitoramento independente Imazon. “Até o final de julho teremos uma ideia clara do impacto dos recentes movimentos para desmantelar as políticas ambientais.”

Desde que Bolsonaro assumiu o governo de extrema-direita em janeiro, ele enfraqueceu o Ministério do Meio Ambiente, afrouxou os controles sobre a exploração econômica da Amazônia, interrompeu a demarcação da terra indígena e incentivou os interesses da mineração e da agricultura a se expandir na região.

Como o presidente criticou a principal agência de monitoramento do governo [Ibama] como uma “indústria de multas”, ela emitiu menos penalidades do que em qualquer momento em 11 anos e o número de operações de inspeção caiu 70% em relação ao ano passado.

Seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que foi condenado por fraude ambiental e nunca visitou a região amazônica antes deste ano, minou ainda mais a moral do governo ao não nomear chefes regionais e demitir inspetores veteranos. No início desta semana, a Folha informou que ele estava se movendo para privatizar o monitoramento por satélite da floresta.

Ele também tem irritado os doadores da Noruega e da Alemanha, ao propor que a voz da sociedade civil seja enfraquecida ao decidir como o Fundo Amazônia, de US$ 1,3 bilhão, será gasto.

No Congresso, o lobby agrícola dominante está pressionando por mais relaxamentos, incluindo o rompimento de áreas protegidas.

O filho mais velho de Bolsonaro, Flavio, que é senador, propôs recentemente uma reforma do código florestal que eliminaria a obrigação dos agricultores da Amazônia de manter a cobertura florestal em 50-80% de sua propriedade. Esta medida teria aberto uma área maior do que o Irã para as indústrias extrativas. Uma onda crescente de reclamações de terras especulativas está sendo registrada dentro das reservas, o que está colocando mais pressão sobre as fronteiras.

“O aumento do desmatamento é deprimente, mas não é surpreendente: você tem um governo no Brasil que está desmantelando quase todas as políticas ambientais implementadas desde 1992 e que está perseguindo agentes ambientais federais, fortalecendo os criminosos ambientais”, disse Carlos Rittl, executivo secretário do Observatório do Clima, uma ONG formada por uma coalizão de grupos ambientalistas. “No entanto, devemos esperar e ver como vai se comportar em junho.”

Outros fatores podem ter contribuído para o aumento. Os primeiros meses deste ano foram nublados e chuvosos, o que dificultou o monitoramento por satélite, então algumas áreas podem ter sido perdidas por varreduras anteriores. O mau tempo também pode ter levado os madeireiros e fazendeiros a adiar o desmatamento até maio. A economia, que muitas vezes é uma propulsora do desmatamento durante os períodos de alta nos preços da carne bovina e da soja, também está em crise, embora Bolsonaro tenha indicado que o agronegócio pode ajudar a elevar o Brasil em direção ao crescimento positivo.

A esse respeito, ele está ecoando e ampliando a mensagem de seus predecessores como presidente, Dilma Rousseff e Michel Temer, ambos presidindo períodos de desmatamento acelerado, à medida que se tornaram dependentes do lobby rural e das exportações de commodities para a China e a Europa.

Outro fator é a expansão de projetos de infraestrutura, incluindo estradas e usinas hidrelétricas. O estado brasileiro que sofreu o maior desmatamento no mês passado foi o Pará, que abriga a rodovia BR163 através da Amazônia e a barragem de Belo Monte.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amazônia? Que Amazônia? De Rio Branco? De Macapá? de Presidente Figueredo? De Tabatinga? de Boa Vista? de Belém e seus Massacres presidiários? Ou Manaus e também seus massacres? A Amazônia para salvar a Humanidade?! Ah! Lembrei, o tais Amazônidas não são bem a Humanidade a ser salva. Aliás, o que estes Brasileiros estão fazendo na NOSSA Amazônia a destruindo, dizem Ong’s Ambientalistas Internacionais. Certos Governos também ‘pensam e agem’ da mesma forma. Empregos, Saúde, Desenvolvimento, Estradas, Acessibilidade, Locomoção, Liberdade. Escolas, Saúde, Água Potável, Rede de Esgoto,…Estes grileiros e desmatadores Brasileiros querem acabar com Nossa Amazônia !!!!!!!! CENSURA NELES !!!! O Brasil de muito fácil explicação.

  2. A destruição da Amazônia é um motivo para uma intervenção internacional no Brasil?
    Entendo que esse pode ser um bom argumento para os nossos “amigos” Istaduszunidos, Israel e toda “amiga” Europa assumirem (com ONU e tudo) fisicamente nosso país, já que economicamente… Aliás, para o delírio dos ricos nacionais.
    Isso é a conspiração nível 1000 contra o Brasil!
    Impossível? Será?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador