Jair Bolsonaro (PL) não irá para a cúpula do G20, reunião dos líderes das maiores economia do mundo, que ocorre na próxima semana, na Indonésia. A informação foi confirmada pelo Itamaraty neste sábado (12).
“O gesto é inédito entre os presidentes brasileiros e marca um fim melancólico de seu governo”, escreveu o colunista Jamil Chade no Uol.
A desistência acontece em meio ao isolamento do atual líder do Executivo, que perdeu o cargo máximo do Palácio do Planalto para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Chade, Bolsonaro decidiu não ir à reunião porque ele “se deu conta que nenhum outro governo desejava manter reuniões com ele e que o foco da comunidade internacional é mesmo com a posse do presidente eleito”.
Sem Bolsonaro, o chanceler Carlos França, o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, e mais dois funcionários do Ministério das Relações Exteriores representarão o Brasil no G20. “Para diplomatas estrangeiros, a ausência de Bolsonaro é uma mistura de alívio e de “pena” diante do colapso de uma política externa de um país que servia de referência ao mundo”, relatou Chade.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Putin também não irá
Além de Bolsonaro, o presidente da Rússia Vladimir Putin também não irá ao encontro, por entender “que seria alvo de duros constrangimentos”, informou o colunista.
Também há possibilidade de que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, não participe.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
E importante a presença do Brasil, mas com esse governo que temos no Brasil, o melhor é ele não ir para a cúpula do g20. O brasileiro, não aguenta mais de tanta mentira desse presidente que o Brasil, tem. Que maravilha! ele ter desistido
No tocante a essa cúpula ai, nosso presidente não vai, tauquei?
O motivo é conhecido: Vai participar de uma grande motociata que o levará à Bangu 8.
Devia mandar o Tiririca.
Leio uma notícia segundo a qual “É cada vez mais urgente procurar adaptar-se às mudanças climáticas” e concluo que a humanidade jogou a toalha: ela não quer mais parar as mudanças climáticas e reverter seus efeitos, ela quer adaptar-se a tais mudanças.
Até parece que ‘Estamos não na estrada para o inferno climático’ mas para o paraíso climático.
‘Estamos na estrada para o inferno climático’, alerta chefe da ONU.
Quem?
“Se o clima fosse um banco já o teriam salvo”. – Eduardo Hughes Galeano