Bolsonaro pede que Trump sancione Lula para permitir sua candidatura em 2026

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Fala foi feita em entrevista do ex-mandatário ao The Wall Street Journal, nesta sexta

“Exclusivo: Bolsonaro tenta uma chance de retorno ao poder e aposta na ajuda de Trump”, manchetou o The Wall Street Journal, nesta sexta-feira (29), em entrevista direta com o ex-mandatário brasileiro que é alvo de diversas acusações, a mais recente delas de planejar o golpe de Estado no Brasil em 2022.

No olho das mais recentes acusações de que não só era consciente como atuou no planejamento de golpe de Estado e do assassinato do atual presidente Lula, que teria sido organizado por militares e membros de seu governo, Jair Bolsonaro deu uma entrevista ao jornal norte-americano WSJ afirmando que conta com Trump para retornar ao poder no Brasil.

“Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, quer retornar ao poder e disse acreditar que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ajudará a fazer isso acontecer, possivelmente usando sanções econômicas contra o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu o jornal.

“Proibido de concorrer a cargos públicos até 2030 e enfrentando acusações criminais por supostamente tramar um golpe, Bolsonaro disse que vê a eleição de Trump como uma virada de jogo para seu futuro e para os políticos de direita na América Latina”, continuou o jornal.

Em entrevista à reporter Samantha Pearson, o ex-mandatário falou: “Trump está de volta, e é um sinal de que nós também voltaremos”.

Bolsonaro admitiu que está em contato com equipes do presidente eleito nos EUA, desde o resultado eleitoral no dia 5 de novembro. O porta-voz de Trump, contudo, não respondeu ao jornal confirmando a informação.

Já inelegível e próximo dos julgamentos de diversas acusações e denúncias que podem o levar à prisão, o ex-presidente tem esperanças de concorrer em 2026.

Segundo o The Wall Street Journal, Bolsonaro disse que “enquanto a Justiça Eleitoral não negar meu registro, ele é válido”.

E o ex-mandatário chegou a dar sugestões a Trump, por meio do jornal, sobre como o novo presidente dos EUA poderá pressionar pela sua liberdade e possibilidade de se tornar de novo presidente:

“Bolsonaro planeja registrar sua candidatura antes da votação de 2026, apesar da proibição, disse ele, apostando na pressão de Trump sobre os juízes do Brasil para atrasar a execução da decisão de 2023 apenas o tempo suficiente para que ele concorra. O ex-oficial do exército brasileiro sugeriu que Trump poderia nivelar sanções econômicas contra o governo de da Silva para ajudá-lo.”

Leia mais:

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. air Bolsonaro pediu que Trump adote sanções para forçar o Brasil para permitir que ele dispute a presidência em 2026. Nós brasileiros esperamos que Trump cometa esse erro. Lula precisa de um bom pretexto para tirar o Brasil da prisão do dólar e ampliar a cooperação comercial e militar com China, Rússia e Irã.

    1. Mas é muito arriscado, dado o estrago das sanções no curto prazo e a força da direitona nas redes. O ideal é tentar uma negociação com Trump. Se não houver saída, aí o jeito é confrontar.

  2. Que tal mandar esse salafrário para a casa do caráter pra ver se lá ele encontra um.
    A propósito, pedir que um mandatário de país estrangeiro ataque o próprio país também é crime. Avisa lá pro mito que o “Tramp” não é presidente do Brasil.
    É cada uma!
    Sinceramente, não sei se o bolsonaro é burro ou se sua autoconfiança o coloca no patamar dos deuses, a quem nenhuma punição atinge.

    1. Esta ckaro no texto. Sem a menor dúvida, O papo e ferrar o Brasil pra ele ser “elegivel”. Calma, espera, vc talvez em 2040 e alguma coisa vc possa votar no Bozo de novo. Quem sabe se no vereador de SC ou alguem pior.

    2. Perguntr pra vc outra coisa: a opinião e o desejo dum cara que planejou, segundo a PF e os delatores , um assassinato e golpe de estado, popular quartelada, vale alguma coisa? Se fosse preto de favela ja tava em cana. Quem é pobre se não faz e preso na hora. Qual tua opinião sobre os planos de matar meu voto?

        1. Nessa vc acertou, mas calibra a pontaria . Se vc e realmente democrata como disse e eu acredito melhor começar a parte meio cheia do copo e, principalmente comparar com o passado recente. E esquece a Dilma . Ela pisou muito na bola e acreditou em quem não devia. Isso ela aprendeu na prática. A questão é o agora mesmo sabendo que ele influenciará o futuro.

  3. O que mais admiro no Bolsonaro é o faro, a inteligência politica. Lembra muito o Dick Vigarista. Então o gênio já tá avisando o Trump que ele tá escalado pra defender ele e a familia. Não sei se ele já combinou o namoro e tá apenas anunciando o noivaddo ou se e pura burrice. O Trump vai brigar com o Brasil pra defender um cara condenado? Como a população e os eleitores dele vão ver isso, na largada do 2º mandato ? Será que o Bolsonaro tem espaço na agenda do Trump?

  4. Queremos o Bolsonaro pra cadeia urgente… É crime grave… Bozó tem pagar um grande nosso prejuízo que destruiu três poderes., Trump pagou 200 mil dólares na casa branca.

  5. Nada de anistia. O Bosonaro e seus filhos já deveria xta todos mortos. quando ele xtava comando do Brasil a primeira coisa que ele fez foi prejudicar os trabalhadores aprovando O tal contrato termintente para todos trabalhadores do Brasil não ter direito a nada. agora que anistia. cadeia pra esse vagabundo

  6. O genocida tão falador nos tempos que vivia cercado dos fascistas amiguinhos, agora está isolado. É nessas ocasiões que vem à tona a falta de inteligência, o baixíssimo poder de captar a realidade. Suas saídas infantis: o trump vai me ajudar; xandao me dá anistia! Inacreditável que um ser desse que nunca propôs nada além de cloroquina é consiga enganar enganar tanta gente…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador