Bolsonaro tenta golpe e está magoado com recuo de militares, diz jornalista

Braga Netto teria prometido a Jair Bolsonaro que iria convencer a cúpula de militares, mas não conseguiu.

Foto: Divulgação

Jair Bolsonaro planeja, efetivamente, o golpe de Estado e contava com o apoio das Forças Armadas, que recuaram. A informação foi dada pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Segundo o jornalista, o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice de Bolsonaro na tentativa de reeleição, teria prometido a Bolsonaro que conseguiria convencer a cúpula das Forças Armadas de invocar o artigo 142 da Constituição.

O dispositivo trata das funções dos militares e nas interpretações de Bolsonaro e bolsonaristas, dá poder a eles para uma intervenção militar. É consenso entre juristas que o artigo 142 não permite a intervenção militar e não dá às Forças Armadas este poder.

Mas inclusive Braga Netto não teria conseguido convencer os militares. E, agora, o atual mandatário “está magoado” com o seu vice e com a cúpular militar.

Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) também estaria preparado para impedir a aventura golpista, com a derrubada do decreto do mandatário, com base em decisões constitucionais.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador