13 de junho de 2026

Carlito Neto: Flávio Bolsonaro “perdeu a confiança da Faria Lima”

Para cientista político, desgaste da pré-candidatura do senador tende a aumentar após crise envolvendo Daniel Vorcaro e o Banco Master
Imagem: Reprodução YouTube

Pré-candidatura de Flávio Bolsonaro sofre desgaste após crise com Daniel Vorcaro e Banco Master.
Flávio tentou apoio na Faria Lima, mas encontrou rejeição e poucas reuniões com investidores.
Mercado financeiro resiste ao governo Lula por políticas distributivas, apesar do investimento estrangeiro.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro enfrenta um processo contínuo de desgaste político após a crise envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master, na visão do cientista político Carlito Neto.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em entrevista ao jornalista Luis Nassif no programa TV GGN 20 horas, Carlito declarou que o principal problema enfrentado por Flávio seria a perda de confiança de setores ligados à Faria Lima, centro financeiro de São Paulo.

“Eu acho que (o derretimento na campanha) não para, porque o Flávio fez o que nenhum candidato que se diz conservador e de direita deve fazer: roubar a Faria Lima de alguma maneira, e foi o que o Flávio fez”, afirma Carlito.

Segundo o cientista político, o desgaste político ganhou força após o envolvimento do nome de Flávio Bolsonaro em discussões relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro e ao financiamento do filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O que o Flávio fez foi o seguinte: a Faria Lima deu a chave do cofre para ele e falou ‘segura aqui’. Ele pegou a chave do cofre, entrou para o Vorcaro e falou: “olha, lá dentro tem R$ 50 bilhões – que seria o baque que o Banco Master deu ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito) -, você vai pegar e eu só quero R$ 134 milhões para fazer o filme do meu pai. O resto é com você”.

Reuniões frustradas na Faria Lima

Carlito Neto também afirmou que Flávio Bolsonaro esteve recentemente na região da Avenida Faria Lima tentando reconstruir pontes com empresários, banqueiros e investidores.

Segundo ele, a expectativa do senador era conseguir apoio amplo do mercado financeiro, mas o resultado teria sido decepcionante. “O resultado que eu pude apurar é que ele teve um monte de porta batida na cara (…) Ao invés de ter uma reunião com centenas de pessoas ligadas ao mercado financeiro, ele teve uma reunião com algumas pessoas.”

Na visão do cientista político, o processo de derretimento da candidatura do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro deve continuar. “Existe um mito, e a Faria Lima (…) Eu entendo como é medíocre a gente ver que o nosso país, tem gente controlando a opinião pública de certo modo a partir da Faria Lima, onde as pessoas em muitos temas não conseguem ‘fazer um o com um copo'”.

Ao se analisar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o empresariado e para a Faria Lima, Carlito destaca que o petista não é um bicho papão – “ao contrário, o Lula é bonzinho até demais (…)”.

O cientista político argumentou que o mercado financeiro mantém resistência ao governo Lula não por resultados econômicos negativos, mas por discordar de políticas distributivas implementadas pelo governo federal.

“Vamos pegar dados concretos: 2023, 24 e 25 e até agora, nesse primeiro semestre de 2026 até então, o Brasil é o segundo maior destino de investimento estrangeiro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América (…) O problema é que  o presidente Lula quer dividir pelo menos um pedaço desse pão com Carlito Neto, que precisou usar ProUni, precisou usar o SUS por muito tempo, que estudou em escola pública e a Faria Lima não quer”.

Veja mais a respeito do tema na íntegra do bate-papo entre Carlito Neto e Luis Nassif na íntegra do programa TV GGN 20 horas.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados