Cid Gomes, o homem que matou o facínora

O jogo político brasileiro chegou ao estágio da soma zero. O embate entre governo e oposição não terá vencedor. Apenas conseguirá paralisar por completo a política e a economia, um verdadeiro abraço de afogados que revela, em um canto, um governo imobilizado, sem nenhuma capacidade de reação; no outro, uma oposição vociferante, sem nenhuma estratégia e, portanto, sem nenhuma capacidade de avançar.

Na vida de um país, esses momentos de impasse são rompidos por guerras, golpes militares ou pelo bonapartismo – a figura política que paira sobre os partidos e conquista espaço e rompe a inércia a golpes de discurso.

***

Dito isso, vamos analisar o papel de Cid Gomes, ontem na Câmara Federal.

O até então Ministro da Educação Cid Gomes é estouvado, como todos os Gomes. Não tem um pingo de verniz político, de jogo de cintura, da hipocrisia que é matéria prima essencial no jogo político.

Ou seja, é o perfil dos sonhos de grande parte da opinião pública atual.

Ontem, enfrentou o símbolo máximo da hipocrisia política nacional, o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Foi chamado de mal educado, chamou-o de achacador. Ambos estão certos, mas o adjetivo pespegado em Cunha deprecia, em Gomes, eleva, ainda mais em um momento em que a crise política faz de políticos a manifestantes de rua abrirem mão dos rapapés.

***

Cid disse o óbvio. A Câmara elegeu o pior exemplo dos vícios parlamentares para sua presidência. O moralismo exacerbado da mídia mostrou uma seletividade ao nível da desfaçatez, ao esconder a biografia de Cunha de seus leitores. Cunha não é qualquer um, não é um mero deputado picareta, como muitos que pululam no baixo clero. Ele é O deputado suspeito, sem limites.

Estimulado pelo irmão Ciro Gomes, Cid fez o que grande parte dos eleitores  gostaria de ter feito. Desnudou o rei no próprio palanque do Congresso,

Não é para qualquer um abrir mão de um cargo de Ministro pelo prazer de enfrentar o homem mau.

A maneira como enfrentou Cunha lembra um James Stewart desafiando Lee Marvin (e sendo conduzido pelas mãos de John “Ciro Gomes” Wayne) no clássico “O homem que matou o facínora”. Aliás, era uma realidade tão diversa que mesmo com uma interpretação clássica, Marvin não mereceu aparecer nos destaques dos cartazes. Porque era bandido.

***

Cid perdeu o cargo de Ministro e não haveria outro modo, para um governo que enfraqueceu-se tanto que se tornou refém não de um PMDB qualquer, mas do PMDB de Eduardo Cunha.

Mas não perdeu o jogo.

Seu atrevimento é como chuva no deserto, abrindo uma avenida para a candidatura de seu irmão Ciro Gomes.

***

Não se trata apenas de um político brandindo o discurso antipolítico.

Há um enorme vácuo do centro-esquerda à esquerda, com o esgotamento do ciclo petista e a incapacidade do partido em definir um discurso minimamente efetivo ou um candidato competitivo.  E Ciro atende à essa demanda, além de ser amigo de Lula.

Mais que isso, há um enorme vácuo de personalidades – como tal, do personagem que corre fora da raia institucional, dos rapapés políticos, que não tem medo de correr riscos para falar o que pensa, não se curva nem a pressões de partidos nem da mídia.. E seu nome não sofre a resistência que se abriria contra qualquer nome que surja do PT.

****

A política é como as nuvens no céu, já explicava o sábio Magalhães Pinto. Pode ser que daqui a algum tempo o desenho seja outro. Mas, nesse momento, há uma enorme possibilidade das nuvens se formarem em cima de Sobral.

Não se está entrando em juízo de valor sobre esse tipo de candidatura. 

Pode-se apontar um sem-número de inconvenientes em um candidato com esse perfil. O próprio exemplo do voluntarismo de Fernando Collor é didático. De minha parte, me arrepio ao não conseguir enxergar um horizonte de pactuação.

Mas o momento, mais que nunca, é para candidatos com esse perfil. E, no horizonte político atual, Ciro é candidato único a interpetar esse personagem.

PS – Os comentaristas inteligentes (maioria nesse blog) que desculpem a redundância, para os menos informados: não se está apoiando ou desapoiando Cid GOmes. Está-se constatando os efeitos de sua catilinária.

 

500 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EDUARDO SAMPAIO

- 2015-03-26 18:47:19

Ciro Gomes para 2018 - o Congresso aceitaria uma terceira via ?

Eu gostaria de ver Ciro Gomes como presidente da República mas isso significaria uma renovação total do Congresso pois o Ciro Gomes não aceitaria esse tipo de achaque e covardia que o PMDB tem feito no "apoio" ao governo federal. Quem viver....verá.

altamirano

- 2015-03-23 23:46:43

Atacar a base aliada foi a

Atacar a base aliada foi a morte para El Cid.. 

Jorge J

- 2015-03-23 11:05:24

TCU Piada?

Sim, Friboi. TCU, entre outras coisas. Porque seria piada?

Nilva de Souza

- 2015-03-23 01:29:30

 O problema é que ficou
 O problema é que ficou parecendo que a Dilma cedeu ao PMDB, ou seja, o governo estaria acéfalo e o Cunha, para deleite do PIG, seria o presidente de fato. Lavou nossa alma, mas, um ministro, mesmo demissionário, jamais deveria afrontar um outro poder da forma como fez. Se não estivesse, seria motivo suficiente para ser defenestrado. O governo está precisando de paz, não de isqueirinhos incendiários. Dito isto, adorei o que ele falou, kkkkkkkkkkk pode parecer contraditório, mas ele falou o que estava engasgado nas nossas goelas.

 

Fernando C

- 2015-03-22 18:48:10

Não sou partidário de nenhum partido. Sou apenas um brasileiro..

Pois é eu também e estamos errados porque poderíamos ser politizados! Agora convenhamos verdade não tem uma só, alíás, no nosso Brasil, tem uma ou mais verdades para cada brasileiro (por baixo...) e cuidado não tente bulir com estas verdades! Porque vais ferir suscetibilidades.... No presente momento, ao responder tua colocação, estou sendo obrigado a ouvir uma facção de flamenguistas ( poderia ser outro clube) que se prepara para deslocamento ao Maracanã expelindo (melhor termo encontrado) seus cânticos recheados de impropérios (tomate cru é o mais suave) e, melhor, estão sendo escoltados pela polícia, vai entender....Percebeu, todos brasileiros, "crianças aos velhos", tem que se curvar a um bando (oportunistas, interesseiros, canalhas,...) em qualquer momento, em vários setores, sei lá, não sei, algo tem que ser feito! 

Voltando, independente de politização, o que entristece é ver nosso País sendo prejudicado pelos que querem o poderm, a qualquer custo, e pelos que conseguiram e, parece, não sabem se conduzir ou esqueceram que estão no poder de uma grande nação. Dilma, por favor, AÇÃO!!! 

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-21 20:52:52

E não adianta nada a gente se

E não adianta nada a gente se sentir de alma lavada pelo desabafo do Cid Gomes, se a gente não começar a exigir a renúncia de Cunha.

marcosomag

- 2015-03-21 17:06:43

GANGSTERES IMPEDIRAM ITAMAR DE FALAR!

Você foi brando ao escrever que o FHC mandou a "tropa de choque" do PMDB expulsar o Itamar daquela convenção do partido em 1998.

Foram "leões-de-chácara" mesmo. Contratados para tumultuar, coisa de gangster mesmo!

Mais uma nódoa na biografia do "iluminado" sociólogo.

marcosomag

- 2015-03-21 16:51:54

Mais Cid Gomes, mais Roberto

Mais Cid Gomes, mais Roberto Requião, mais Ciro Gomes e menos José Eduardo Martins Cardozo, menos Paulo Bernardo, menos Cândido Vaccareza.

Precisamos de quem não tem medo de cara feia, e não de um bando de pusilânimes no qual se tornou a cúpula petista.

ACORDA DILMA!

ruyacquaviva

- 2015-03-21 15:55:58

Não é bem ironia não, Adriano.

Eu desisti de mostrar a esse pessoal que suas colocações são partidárias.

Então eu refleti sobre o que eu escrevo e o que esses apartidários escrevem e descobri que sou tão ou mais apartidários que eles.

Então estou declarando meu apartidarismo do mesmíssimo jeito que eles declaram e com o mesmo direito de fazê-lo.

Se estou sendo irônico, eles também estão. Se eles estão falado sério, eu também estou.

Só que em vez de ser um apartidário que ataca o PT e defende o PSDB como eles fazem, sou um apartidário que ataca o PSDB. Eu não defendo ninguém, somente falo a verdade. A mais apartidária e isenta, pura e cristalina verdade, do mesmo jeito que eles alegam fazer.

ruyacquaviva

- 2015-03-21 15:49:22

Verdade

Olha, Cafezá, você sabe que eu não tenho preferência partidária nenhuma, sou completamente isento e apartidário, tanto ou mais que os outros apartidários que colocam mensagens apenas para atacar o PT e até defendem o PSDB sempre que alguém critica esse partido.

Portanto é com toda isenção do apartidarismo que eu concordo com suas palavras, lembrando inclusive a imensa insensibilidade social do FHC.

Meu apartidarismo me obriga a admitir que o FHC fez coisas boas. Ele manteve o Plano Real do Itamar por um tempo, claro que surfando no sucesso do plano e despois usando-o para comprar uma emenda de reeleição que beneficiou a ele próprio, mas manteve o plano no primeiro mandato, é verdade também que no segundo quase colocou a estabilidade da moeda a perder.

O Lula teve aspectos negativos, pois não investigou a privataria tucana, deixando de aproveitar a oportunidade de passar a limpo essa vergonhosa passagem da História do Brasil, representada pelo assalto ao patrimônio público da Privataria.

Veja coo eu sou isento e apartidário, reconheço alguns pontos negativos no governo Lula e alguns pontos positivos no governo FHC, o que me garante o apartidarismo e isenção, nos mesmíssimos termos dos outros apartidários do Blog.

É por esse apartidarismo isento que tenho toda a força moral para dizer que você está absolutamente certo em sua colocação.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-21 15:40:54

Ah, isso é bem melhor. Cunha

Ah, isso é bem melhor.

Cunha tem de renunciar, não pode continuar presidente da Câmara enquanto está sendo criminalmente investigado.

antonio francisco

- 2015-03-21 13:18:22

Ciro Gomes exige renúncia de Eduardo Cunha

http://www.brasilpost.com.br/2015/03/20/cid-gomes-eduardo-cunha_n_6913642.html?utm_hp_ref=brazil&ir=Brazil

ivan b

- 2015-03-21 09:17:37

"soma zero", expressão da
"soma zero", expressão da teoria dos jogos, não é um jogo em que não há vencedores nem uma situação em que há um impasse, mas sim uma situação em que cada incremento de um adversário implica em uma perda de igual quantidade dos outros adversários (o que, no caso, nada tem a ver com perdas ou ganhos do país).

edna baker

- 2015-03-21 01:32:15

Parabéns Nassif pelos 500

Parabéns Nassif pelos 500 comentários. Pode ficar prosa tem todo o direito. O Cunha chamou o Cid de desclassificado, no Paraná, sempre o Paraná, pode ser a extrema proximidade com São Paulo? Quem quer meter o pau no governo, Dilma, PT, etc vai pro Paraná. Agora, chamar o El Cil de desclassificado é não ter realmente nenhum desconfiômetro.

joao

- 2015-03-21 01:20:37

Bem lembrado!
olha o video[video:https://www.youtube.com/watch?v=meyVcKG__Rk] Published on Sep 12, 2014

O último carro ou As 14 estações é um dos textos mais conhecidos do diretor e dramaturgo carioca João das Neves, um dos fundadores do Grupo Opinião, foco de resistência teatral das décadas de 1960 e 1970. Pode ser traduzido como "a metáfora do Brasil em um trem desgovernado" e marca a retomada de um teatro nacional-popular no Brasil. A montagem recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Molière de melhor direção. João das Neves comemora neste ano 80 anos de vida e teatro.

A ZONA DE ARTE DA PERIFERIA – ZAP 18, além de ser um coletivo de artistas, é um espaço artístico e cultural que produz montagens teatrais e se dedica à formação de atores e à educação de jovens através da arte. 

 

carlos gilvan

- 2015-03-21 00:50:29

Parabéns pela matéria.

Parabéns pela matéria.

carlos gilvan

- 2015-03-21 00:46:40

E  pessoas como ele que

E  pessoas como ele que precisamos eleger , já tem o meu voto. Parabéns Cid Gomes pela sua atitude.

MaGon

- 2015-03-21 00:16:31

E a manchete do JN

naquele dia foi: Pátria Educadora não tem ministro da Educação.

Cafezá

- 2015-03-20 23:28:45

Lula, Dilma e o PT fizeram

Lula, Dilma e o PT fizeram uma revolução social no país. Milhões que não comiam, hoje comem. Milhões de jovens que não estudavam, hoje estudam, etc e etc. Brasileiro tem memória curtta mesmo.

NICKNAME

- 2015-03-20 18:42:24

Ana, não achei teu comentário

to na pressa e não vou percorrer tantos comentários, eu mesmo cedi aa tentação e postei mais de um.

Não quis dizser isso, Ana, minha hipótese é que pode Dilma ter usado Cid, ou pode ter sido uma cominação de ambos, ou ambos não preparando nada, mas ambos sabendo que alguma coisa forte sairia no momento. Tô enviando privadamente outra coisa.

Professor Jorge

- 2015-03-20 18:37:42

Velha mídia vira as costas para os professores de S.Paulo
Acabo de fazer uma busca no Google sobre a assembléia que ocorre embaixo do Masp e para minha surpresa não encontrei reportagens sobre isso em qnenhm grande portal de notícias. Nada na Globo, nada na Folha, nada no Estadão, etc Atitude bem diferente daquela que foi feita no protesto contra Dilma quando Globo e demais veículos de comunicação ficaram mais de um mês divulgando o evento "Fora Dilma". Fica aqui este registro.

IGOR Aragao

- 2015-03-20 18:28:27

Mais por falta de chance do
Mais por falta de chance do que por principio mesmo

Pedro Augusto

- 2015-03-20 18:14:52

O Último Carro

Caro Nassif:

A sequência de atos do ex-ministro trouxe à minha mente, já envelhecida e cansada, a imagem daquele fanfarrão da peça O Último Carro, de João das Neves, de 1976, no teatro opinião do Rio de Janeiro.

Após uma série de bravatas inconsequentes o fanfarrão atira-se pela janela dizendo f. para os seus companheiros que permaneceriam no trem sem direção cujo maquinista havia enfartado.

Era uma bela metáfora para os tempos bravos que vivíamos com um país desgovernado ou comandado contra a maioria da população por um regime discricionário e feroz, em fim de linha.

O final era otimista e superava a irracionalidade daquele boquirroto que escapava quando não tinha condições de assumir suas debilidades e arrogância.

Esperemos que a população brasileira tenha capacidade de organização democrática e consequente possibilitando estancar a besta desgovernada e dar-lhe uma direção que não sacrifique ainda mais os miseráveis passageiros dos últimos carros.

Chegou a assistir aquela montagem?

Que algum grupo jovem de teatro, tendo opinião, se inspire para uma remontagem. Recomendo o músico Luís Nassif como responsável pela parte musical do espetáculo.

Um grande abraço.

Pedro Augusto

rdmaestri

- 2015-03-20 17:53:34

A última piada do Aécio.

Aécio sugere cassação dos partidos envolvidos com corrupção.

Sobrariam o PSOL, PSTU, PCB, PCO.

A esquerda agradece!

Álvaro Noites

- 2015-03-20 17:46:16

A ilustração do "anel" mostra

A ilustração do "anel" mostra bem que a direita não vive sem mentiras.

Este desenho não é do Latuff. É apenas uma edição grosseira da charge do famoso e tão atual cartunista.

Trata-se de uma alteração da charge original do Latuff, onde era uma coxinha sentada na latrina, cujos balões diziam os bordões repetidos pelos coxinhas ("cuba é uma ditadura sanguinária", por ex.).

Adriano Martins

- 2015-03-20 17:17:15

Caro Ruy....

Deixa eu colocar para o Gero o PS após sua mensagem que eu julgo que esqueceste de colocar:

PS: GERO.... estou sendo irônico!!!!!

Para este povo a gente precisa desenhar.... apartidarismo..... nem minhas falecidas bisavós acreditam nisso, ainda mais depois de um comentário daqueles.

 

Adriano Martins

- 2015-03-20 17:17:13

Caro Ruy....

Deixa eu colocar para o Gero o PS após sua mensagem que eu julgo que esqueceste de colocar:

PS: GERO.... estou sendo irônico!!!!!

Para este povo a gente precisa desenhar.... apartidarismo..... nem minhas falecidas bisavós acreditam nisso, ainda mais depois de um comentário daqueles.

 

rdmaestri

- 2015-03-20 17:11:13

A última piada do Aécio.

Aécio sugere cassação dos partidos envolvidos com corrupção.

Sobrariam o PSOL, PSTU, PCB, PCO.

A esquerda agradece!

ruyacquaviva

- 2015-03-20 16:49:51

Eu acho que deveria desenhar

Ao explicar melhor sua posição, poderia demonstrar a profundidade e o equilíbrio de sua isenção.

Foi o que eu fiz em outros fóruns contra ataques de partidários daquele partido vendido, o PSDB e deu muito certo.

ruyacquaviva

- 2015-03-20 16:46:43

Tem razão. Só nós, os isentos é que sabemos das coisas

Tem razão. Só nós, os isentos é que sabemos das coisas. Só quem é isento como eu e você é que podemos falar com autoridade sobre o que acontece na política nacional.

Os partidários, tucanos ou petistas, não deveriam nem abrir a boca.

Eu por exemplo apresentei uma argumentação detalhada ede como o FHC fez um dos piores governos de toda a História da República (e um dos mais corruptos) e ainda surfou no mérito do Plano Cruzado, sem ter contribuido em nada para o mesmo.

Aí sim, vindo da boca de uma pessoa apartidária, como é o meu caso, a crítica procede. Se vem de petista não procede não.

É como você que critica o PT, mas é apartidário. Temos pontos de vista diferentes, mas ambos não possuem prefer~encia partidária nenhuma e isso é o que nos une como verdadeiros democratas.

ruyacquaviva

- 2015-03-20 16:38:02

Eu também sou apartidário

Igualzinho a você, não tenho nenhuma preferência políotica, sou apenas um brasileiro isento e sem preferência alguma.

Mas o FHC quebrou o Brasil 3 vezes e entregou um país com inflação em alta, desemprego extremado, economia paralizada, dívidas imensas, caixa vazio e uma corrupção enraizada até o último fio de cabelo do governo federal.

Ele sim, surfou na onda do Plano Real de Itamar, de quem roubou o mérito de sua elaboração, sem ter contribuido um "A" para o plano.

Além disso FHC promoveu o maior assalto ao patrimônio público na História deste país, aprivataria, crivada de corrupção até o talo, conforme pode-se ler em detalhes nas obras "A Privataria Tucana" e "O Príncipe da Privataria".

Sem falar que comprou votos no Congresso para aprovar uma emenda de reeleição que imoralmente beneficiáva-o diretamente.

Veja bem, minha avaliação é tão isenta e apartidária quanto a sua. Não tenho preferência alguma, assim como você.

Aldo Cardoso

- 2015-03-20 16:31:11

Tenho de admitir...

Está certo Frederico, quanto ao Marconi.

De fato, tenho de concordar que ontem ele enobreceu-se em relação à malta psdbista.

Aldo Cardoso

- 2015-03-20 16:21:09

Danos morais...?!

Danos morais, a Câmara?!

Ah!, me compre um jegue, por favor!

 

Dermeval Junior

- 2015-03-20 15:55:25

Substituir 400 por 500.Haja

Substituir 400 por 500.Haja fantastico nisso.

Marcelo Cruz

- 2015-03-20 15:36:09

Acho que o gesto do Cid de

Acho que o gesto do Cid de encarar os "congressistas" é se candidatar à Presidência do Brasil em 2018. E o lema dele será "achacar os achacadores".

Aldo Cardoso

- 2015-03-20 15:30:07

Nassif, concordo...

Nassif!

Concordo até com suas vírgulas, sem tirar, nem por!

Ciro passa a ser o "cara" da vez

Portanto, se Dilma não honra as saias, levando disaforos pra casa, que venham os que honram as calças para livrar o Brasil da sanha desses chantagistas que infestam os poderes da República

Anna Dutra

- 2015-03-20 15:22:01

Contagem ...

Alexandre, você já colocou a contagem regressiva hoje?  Está muito legal aquela coisa do 2015.75 e você fazendo a narrativa ... Estou de olho!!   rsrsrs

Marco a

- 2015-03-20 14:50:10

Oposição tem que fazer

Oposição tem que fazer oposicao. O pt foi oposição na acepção da palavra nos governos fhc, chegando a votar contra leis e projetos importantes como o plano real e a lei de responsabilidade. Pode se discordar das decisões mas estava em seu direito de ser oposição. Já a oposição a Lula conseguiu dar lhe a única derrota no legislativo quando encerraram com a cpmf e ainda assim só o fizeram porque gente de partidos da base do governo votaram com a oposição e é bom lembrar, o pt votou contra a cpmf quando foi criada no governo fhc.

Quanto ao governador de Goiás,  ele recebeu a presidente que estava em seu estado. Isso não é ser inteligente é ser respeitoso com as instituições. Se fosse um evento partidário e ele fosse lá fazer os rapapes com Dilma aí sim era outra estória. 

Ele também recebeu Lula no auge do escândalo do mensalao durante a cpi dos correios. Foi prestar depoimento dizendo que avisou Lula.  Foi escorraçado neste espaço

como é preciso fazer campanha de um partido troglodita,  malvado  (até agora não vi nenhum militante petista ser espancado nas ruas. O contrário eu já vi), então se crua essa pantomima.

 

Gerald

- 2015-03-20 14:28:19

Ciro é o EL Cid

Não teremos guerra nem golpe (acho). Então seria o bonapartista. Será o Ciro assim? O Cid é menos (talvez sem o "otários" do ágio - lembram? ) apesar de que Cunha é o ágio em si enfiado pela goela da nação, advindo do RJ.

lembrei-me da entrevista em que Ciro colocou o economista do PIG no bolso: "Chega ao bilhão?". Já que o nobre jornalista citou o Jonh Ford, citemos o Anthony mann: a figura do El Cid cabe no xará? Ou no irmão?

Acho que vivemos um momento bonaoartista com Lula, que nada tinha de  El Cid, muito menos de Charlton Heston. O Ciro seria uma volta ao? Mas com qual legislativo?

PS - Nassif, há 4 anos, na primeira eleição de Dilma te perguntei aqui se você achava possível que Flávio Dino ganhasse um ministério; você respondeu que não saberia dizer. Ele não ganhou, ganhou a EMBRATUR e agora é o governador do Maranhão. Aventa-se por alguns espaços a visualização nacional de Dino. Imagina dois nordestinos juntos, sendo um do estado com maior número de gente no bolsa família!

Gilman Gabriel Gomes Mendes

- 2015-03-20 14:17:58

Sempre simpatizei com Ciro

Sempre simpatizei com Ciro Gomes. Ele conhece tanto de economia quanto aparenta? Bravateiro ele é, mas as vezes precisamos de bravata mesmo.

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-20 13:54:57

Chumbo trocado não doi

Hehehehe....

Dermeval Junior

- 2015-03-20 13:24:22

Nas pegadas do artigo de 500

Nas pegadas do artigo de 500 comentarios de Nassif,além de Ciro Gomes como suposto benefeciário da crise do "Fantasma da Besta-Fera",surgem mais dois nomes:Cid Gomes e Marconi Perilo.Acresenta-se à lista os nomes naturais de Joaquim Barbosa,Geraldo Alkcmin,José Serra,Marina Silva e outros de natureza e forma "nanicas",já temos pelo menos uns 10 nomes.Como a crise do Fantasma da Besta Fera, ainda sem o menor sinal de treguas,calculo,por baixo, que ao final teremos uns 50 nomes.Lula a tudo assiste.Fim do ciclo petista?Recorro novamente aquele colunista sergipano global,lindo de fazer inveja a Alain Delon no auge da forma:É,pode ser.

luisnassif

- 2015-03-20 13:12:04

Ele tem razão em relação ao

Ele tem razão em relação ao câmbio. Mas perde a razão com essa agressividade gratuita.

LACosta

- 2015-03-20 13:12:00

Não sei se ela está no Poderoso

Aninha, cê dá um trabalho...(rsrs)

O filme é “O último guarda –costas” de 2012 com Colin Farrel.

Nas frases do Poderoso chefão que eu não classificaria como “B” de forma alguma:

Frases clássicas retiradas do filme O Poderoso Chefão.

Tá certo que o Michael foi mais foda mas sou fã do Don Vito…

1.  Mantenha seus amigos por perto, seus inimigos mais ainda.

2.  Nunca deixe que ninguém de fora da familia saiba o que você está pensando.

3.  Passei a vida inteira tentando não ser descuidado, mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não.

4.  Farei uma oferta irrecusável a ele. ( A mais clássica de todas )

5.  Quem lhe oferecer segurança será o traidor.

6.  Se um homem honesto como você fizesse inimigos, então eles seriam meus inimigos, e temeriam você.

7.  Dói mais ter algo e perdê-lo, do que nunca tê-lo.

8.  Nem todo o poder do mundo pode mudar o destino.

9.  Se dedica a familia? Um homem que não se dedica a familia nunca será um homem de verdade.

10.                      Tenho uma fraqueza sentimental pelos meus filhos como pode ver, eu os estraguei, eles falam quando deveriam ouvir.

11.                      Eu não me lembro da última vez que você tenha me convidado para tomar um café em sua casa, mesmo minha mulher sendo madrinha da sua única filha. Mas agora você vem até mim e diz: Don Corleone faça justiça. Mas não pede com respeito, não oferece amizade. Você nem mesmo pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa, no dia do casamento de minha filha e, me pede pra matar por dinheiro.

12.                      Se você tivesse se cercado com um muro de amigos, isto não estaria acontecendo.

13.                      O mundo é tão difícil que uma pessoa precisa de dois pais.

14.                      Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos.

15.                      Sou um homem supersticioso, e se algo acontecesse com meu filho, se ele fosse atingido por um raio, se o avião dele cair, ou se fosse baleado na cabeça por um policial ou se enforcasse na prisão eu teria de culpar algumas pessoas nesta sala, e isto eu não perdoaria, mas fora isso, eu juro pela alma de meus netos que não serei eu quem irei quebrar a paz que selamos hoje.

16.                      Um advogado com uma pasta pode roubar mais que mil homens armados…

17.                      Homens realmente grandes, não nascem grandes, tornam-se grandes.

Gero

- 2015-03-20 13:00:08

PTistas é que não conseguem enganar...

PTistas é que não conseguem enganar... perdidos em comentários esdrúxulos, desprovidos de argumentação!

Gero

- 2015-03-20 13:00:06

PTistas é que não conseguem enganar...

PTistas é que não conseguem enganar... perdidos em comentários esdrúxulos, desprovidos de argumentação!

luiz mattos

- 2015-03-20 12:41:09

Os Gomes não dão ponto sem

Os Gomes não dão ponto sem nó,o futuro o dirá.

luiz mattos

- 2015-03-20 12:39:11

Tucano não consegue enganar,

Tucano não consegue enganar, de onde estou vejo o bico da avezinha.

Museu SP batista neto

- 2015-03-20 12:14:17

Quem foi que disse.... que,

Quem foi que disse.... que, quando falo grandes besteiras tenho inveja dos mudos?

 

Para ter esse sentimento é preciso ter inteligencia e auto critica para perceber suas proprias emissoes equivocadas. 

 

Atributos raros!!!

Mauro MB

- 2015-03-20 12:03:55

Constatação ??? Logo de cara

Constatação ???

Logo de cara você se engana: Onda de exportação ??? Tá louco ! O câmbio de 1 dólar valendo um real quase quebrou a indústria nacional. Com o câmbio totalmente irreal era muito melhor importar do que produzir aqui.

FHC não criou real nenhum. Foi a equipe de economistas do Itamar Franco, que inclusive proporcionou ao FHC (ministro da fazenda) ser eleito às custas dele. 

FHC, além de lesa-pátria ainda apunhalou o Itamar pelas costas, impedindo que ele se candidatasse (eu vi ele mandar sua tropa de choque para impedir Itamar de falar na convenção do pmdb e não deixar ele ser candidato a presidente). 

Covardia pura, além de ingratidão.

As economias dos países estava muito bem, por isso as exportações bombaram. Depois de 2008, com a pior crise da história do capitalismo, as coisas foram piorando. 

FHC e seu governo lesa-pátria venderam as jóias da família a preço de banana (era pra pagar a dívida pública) e a dívida ao invés de diminuir, multiplicou por dez.

Incrível como alguns ainda vem falar bem desse canalha chamado fhc.

Gero

- 2015-03-20 12:00:25

Logo se vê que você não

Logo se vê que você não entende nada de ajuste de câmbio (embora o FHC tenha pecado em alguns casos).

 

Mas, pergunte para o Nassif. Ele te explica melhor.

 

Não estou com paciência de desenhar para você.

 

Pelo jeitão do seu comentário, ofendendo os outros de burro, tu deves ser daquele partido perdido, o PT.

Adelmo

- 2015-03-20 11:52:07

O Ciro já esteve prestes a

O Ciro já esteve prestes a sair candidato a presidente, o Lulla foi que "puxou o tapete" dele, e ele , frouxo ,como é continua babando o PT.

JBzinho

- 2015-03-20 11:51:36

Mas cada

Mas cada burraldo!

Geriátrico, o FHC liquidou com as exportações de manufaturados ao colocar o câmbio lá embaixo.

Sempre que escrever isso, diga:

não sou partidário de nenhum partido

sou apenas um brasileiro

E complete: completamente desinformado.

Gero

- 2015-03-20 11:50:06

ONDA

Por favor, onde se lê "onde", leia ONDA. Desculpe o equivoco.

Nira

- 2015-03-20 11:47:13

Pelo Nassif ?

Pelo Nassif ?

anac

- 2015-03-20 11:36:17

Cid disse a VERDADE. O rei

Cid disse a VERDADE. O rei ficou NU, diante dos seus suditos tão nus quanto   ele.  

 

A VERDADE  tem o condão de SALVAR E LIBERTAR.

anac

- 2015-03-20 11:33:21

E eu do PREJU de 7 BILHÕES

E eu do PREJU de 7 BILHÕES que os tucanos deram no BNB. O defunto Byron nomeado pelo tucano mor do Ceará  que o diga.

Gero

- 2015-03-20 11:32:40

A verdade é uma só...

Não sou partidário de nenhum partido. Sou apenas um brasileiro...

 

Mas convenhamos e analisemos todo o quadro político brasileiro.

 

FHC criou bases para uma onde de exportações, inflação baixa, competitividade, etc, etc, etc. Quem surfou o forte da onde foi o PT, principalmente o governo de Lula. Quando a onda enfraqueceu,,, aí meu caro, percebeu-se que o PT e todos os seus asseclas não tem nenhuma competência, política, profissional, nem de nada! O governo e o PT parecem "um cachorro que caiu do caminhão de mudança", perdidos!

 

E seu homem mais forte (PT), Lula, escondido... em vez de aparecer e dar a cara a bater. Mostrar novos rumos nem pensar, ele não tem competência para tal... só é bom para surfar na onda... dos outros.

 

Isto não é crítica! É constatação!

 

anac

- 2015-03-20 11:30:53

Não confunda. O CID GOMES

Não confunda. O CID GOMES abriu espaço para seu irmão CIRO GOMES. São duas pessoas distintas. O Ciro é preprado e tem cujones, como o irmão CID. De uma coisa os irmãos Gomes são desprovidos do MEDO. Não levam desaforo para casa. E não traem NUNCA. São LEAIS. Características  da família. Está no DNA.

Marcelo Gomes de Abreu

- 2015-03-20 10:49:00

Discurso Cid Gomes Câmara
Parabéns pelo texto Luís. Ficou claro sua intenção em explicar o alvo do discurso. Espero que surjam outros usando deste momento, para se posicionarem nesta dança de cadeiras. Queremos mudança. Espero em Deus que estes bandidos se matem, e constam suicídio político.

Neideg

- 2015-03-20 05:32:26

Em um Post tão participativo

Em um Post tão participativo como esse de Cid Gomes, nenhum provocador com nome ONEIDE.

Claro que não vai agredir um político que tem expectativa de ser um futuro aliado.

Franklin Caetano de Freitas

- 2015-03-20 05:30:04

Ciro Gomes.

Gostaria de ver Ciro Gomes candidato a presidência da republica. Ele foi e tem sido um aliado leal do PT mereceria o apoio do partido em eventual candidatura. Hoje falar a verdade é grosseria. O Cid Gomes não disse nada demais. Estamos no fundo do poço. É hora de recomeçar. Imaginem só a sena para 2018, Alckmin candidato tucano com forte chance de vencer, Eduardo Cunha PMDB idem e pode piorar. Ciro Gomes seria um luxo. E tem gente que já colocou Marina para escanteio, tá difícil mesmo para uma mulher em 2018, agora não vamos colocar ninguém para escanteio a coisa ainda pode piorar.

Malú

- 2015-03-20 04:06:52

Ao contrário de algumas

Ao contrário de algumas pessoas que acham que o Cid deveria se candidatar a presidente, acho é que a Dilma deveria colocar ele de porta-voz da presidência, num instante ele arregaçava com a oposição. Poderia também aproveita-lo como ministro das Comunicações, garanto que ele colocaria essa mídia nos trilhos. 

Maria Silva

- 2015-03-20 03:35:04

Não tinha saída ...

Cid Gomes foi "convidado" para "se explicar". Era uma armadilha para acuar o ministro, atacar o Executivo e fortalecer o Cunha. Tudo isso depois daquela vergonhosa  e ridicula sessão da CPI, onde todos  ( eu disse todos) foram beijar a mão do facínora e atacar o PGR, por colocá-lo  na lista de suspeitos da Lava Jato. O circo estava armado pra massacrar o ministro Mas o homem não tem sangue de barata. De vez em quando, alguém precisa dizer que o Rei esta Nu. Vejo aqui todos os dias Dilma ser criticada pela sua apatia, pela incapacidade de enfrentar os tubarões. Quando aparece alguem que os enfrenta, então é visto como inadequado e inconveniente. Na verdade os Gomes são uma temeridade. Possuem o mesmo voluntarismo de Collor. Mas nesse épisódio,  meu deus, não tinha saida. Era  apanhar ou atacar. Cid Gomes optou pelo ataque. não tem meio termo.

Thal Caló

- 2015-03-20 03:26:22

Estamos fartos de hipocrisia

Estamos fartos de hipocrisia, neste momento  precisamos é de coragem e não da zona de conforto que não é outra coisa se não a  diplomacia dos covardes.

Gão

- 2015-03-20 03:25:04

Patéticos

  SECOM ? o orgão do governo mais esculachado aqui pelo blogueiro e comentaristas ganhando até da pasta do Cardozo  ? a relação eu te digo deve ser de puro desprezo.

 

Esses paraquedistas deveriam ao menos ler um pouco o blogue antes de falar tanta besteira.

 

Anna Dutra

- 2015-03-20 02:57:15

Se você está falando da nossa amiga...
Ela viu tudo! Mas quis focar. Ela não se arrisca a falar do que não sabe. Tem a preocupação de conseguir responder se alguém comentar. Cid Gomes foi importantíssimo, mas foi um instrumento; para a Presidenta, em sua lealdade e coragem e, acho, para seu irmão, por trazê-lo de volta ao campo. O que resultará disso, só os deuses sabem a esta altura. E esta é análise para os cabeçudos e os bem informados. Não arrisco palpite. Rs.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-20 02:39:10

Resumo da ópera: O affair Cid

Resumo da ópera:

O affair Cid Gomes na Câmara Federal foi que nem chocolate:

Gostoso,

mas faz mal pra saúde.

taturanous

- 2015-03-20 02:30:28

Parabens Cid Gomes

[video:https://www.youtube.com/watch?v=vVHJSFk91DA]

altamirano

- 2015-03-20 02:22:20

eu gosto daquela parte em que

eu gosto daquela parte em que o mocinho consegue um empréstimo no Banco do Nordeste e depois viaja com Mamãe para Paris

Messias Franca de Macedo

- 2015-03-20 02:13:16

  Doleiro diz que Aécio

 

Doleiro diz que Aécio operava diretoria de Furnas “em comum acordo” com o PP; ex-diretor da Petobras diz que foi achacado por Sérgio Guerra

publicado em 19 de março de 2015 às 22:18

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/doleiro-diz-que-aecio-operava-diretoria-de-furnas-em-comum-acordo-com-o-pp-tucano-sergio-guerra-achacou-ex-diretor-da-petrobras.html#comment-887821

JBS

- 2015-03-20 02:02:59

TCU? Piada pronta.

TCU? Piada pronta, para falar uma asneira destas somente um servidor, aliás deve ser assistente de ministro, querendo aumento de poder para as imaculadas autoridades do órgão.

edmar

- 2015-03-20 01:54:51

"...saber se a presidente

"...saber se a presidente quer ouvir. Soube que nao." Soube por quem? Cristiana Lobo? Merval? Catanhede? VAI ESTUDAR! 

Doney

- 2015-03-20 01:48:51

A candidatura de Ciro Gomes

A candidatura de Ciro Gomes não é uma possibilidade: é uma necessidade.

ricardo cirino

- 2015-03-20 01:33:02

PSDB vai pra situação.

Pelo  caminhar da carruagem daqui a pouco o PSDB vai virar  situação no congresso pra fazer o Brasil rodar, porque está parado. Os empresários estão ficando assustados.

Geraldo de Carvalho Jr

- 2015-03-20 01:30:16

Se merecem

Cid o mal educado e Cunha o safado, ambos se merecem o primeiro esbanja uma arrogância de família do coronelismo de Sobral e o outro é o retrato da casa que preside. Deus nos livre!

mucio linhares da rocha

- 2015-03-20 01:28:12

Cid Gomes deu o que o eleitor

Cid Gomes deu o que o eleitor quer e acredito que será assim daqui pra frente, que as coisas sejam preto no branco. Eu inclusive. Novos tempos,novos costumes.

NICKNAME

- 2015-03-20 01:12:30

meu funeral

depois do apedrejamento.

NICKNAME

- 2015-03-20 01:10:44

FHC daki a pouco, não recomendável

a carmelitas descalças.

Acho q não ficou claro P S  - o homem que matou o facínora fala das aparências, quem matou de fato foi Dilma, Cid Gomes leva a fama.

Nira

- 2015-03-20 01:07:21

Vixe, o da Saúde também ?

Vixe, o da Saúde também ?

Voltei

- 2015-03-20 01:06:20

Porque a maioria dos

Porque a maioria dos comentaristas não admite logo de uma vez que adoraria se o Presidente ainda tivesse o poder de fechar o Congresso.

E logo depois, como grande democrata, reabri-lo apenas com pessoas que pensam como ela e os comentaristas.

 

edna baker

- 2015-03-20 00:55:58

Parabéns Cid. Quão grande

Parabéns Cid. Quão grande você se tornou naquele lugar rodeado de 400 achacadores.

Fala Nassif

- 2015-03-20 00:52:23

Politik

Volto a afirmar: "quem mente em campanha não tem salvação".

Dizem que há golpistas, elite. Senão vejamos:

Hoje, por volta das 19hs eu encerrei meu dia de trabalho e estava retornando para casa. Vinha por uma rua chique, no bairro do Pacaembu. Havia 2 garís, varrendo a calçada e recolhendo detritos.

Eis que, passando diante de um edifício, vislumbraram um velho e desgastado par de tênis em uma lixeira metálica suspensa, dessas que são colocadas na calçada, defronte os prédios. É óbvio que alguém havia colocado os calçados naquele local para que fossem coletados por alguem que decidisse aproveitá-los.

Eu os observava enquanto caminhava em sua direção.

Um deles pegou o par e movimentou-o diante dos olhos para avaliar seu estado. Eram 2 homens simples, trabalhadores, pobres, podia-se perceber.

O outro, que não parecia muito interessado proferiu: "leva... antes que um político passe por aqui".

Continuei meu caminho, pensando no tamanho da fé do povo para com a democracia brasileira.

Dizem, que se eleição fosse hoje, Dilma não venceria.

Eu não sei. Apenas penso que se eleição fosse hoje haveria certamente uma estupenda abstinência.

Talvez eu esteja errado, talvez não. O futuro dirá.

 

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-20 00:48:14

Vontade política de mudar

A Dilma não têm vontade de mexer nos ministérios, hoje ainda deu a seguinte declaração: "“Não adianta vocês [jornalistas] ficarem perguntando se tem reforma ministerial porque não tem reforma ministerial. Eu não vou fazer. Reforma ministerial é uma panaceia, ou seja, não vai resolver os problemas. O que resolve os problemas nós estamos colocando em prática”, enfatizou."

Não fazer a reforma ministerial, nos termos propostos por mim, mas que mimetizam o que funciona no mundo dos humanos civilizados e continuar com esta balburdia que são uma enganação é de supreender qualquer cristão.

Não consigo vislumbrar, no que ela coloca em prática, nada que a socorra no gerenciamento ou implementação de políticas públicas, isto para resolver os problemas que ela mesma confessa enfrentar.

Cara Presidenta Dilma, num ministério com 14 pastas e 72 secretarias, a solução dos transtornos criados com a saída do Ministro Gomes, seriam encaminhados e discutidos por setores competentes  que lhe encaminhariam alternativas ponderadas sobre sua decisão, lhe oferecendo a chance de perquerir todos os pontos de vistas necessários para a melhor decisão a favor do povo e do Brasil.

Não melhorar o sistema de comando é um pecado mortal que cometes.

Jorge J.

- 2015-03-20 00:39:49

Afinal, quem deu o tiro certeiro?...

Levanto aqui a teoria da conspiração. De verdade, político é por natureza, um endividado; paga com favores aos seus financiadores. De onde tiram o dinheiro? De achaques ao governo e das instituições ( Mensalão, Petrolão, etc.). Cid Gomes, ao "afrontar" os deputados no congresso, estabeleceu uma quase solução para o governo: Como o governo não pode mais "pagar" o que os deputados cobram para aprovar projetos (devido às investigações), este arrumou uma forma um tanto ortodoxa para colocar o congresso contra a parede. Dentro de uma lógica, se houverem pressões através das ruas, o congresso estará rigorosamente em xeque, pois não poderá fazer joguetes contra o governo e deixar de votar matérias importantes. O resultado é que as propostas feitas pelo governo terão de ser votadas de graça e em tempo "record" (deveria-se poder sempre falar em tempo normal, "ex-gaveta"). Obvio que maus projetos são assunto recorrente. Dilma encher a boca dizendo que o requentado projeto sobre corrupção é um avanço é pra rir. Nem pobre, que não pode pagar bom advogado vai para a cadeia quando a pena é menor que oito anos. A quem interessa essa pena? Enquanto o crime compensa ele continuará sendo praticado. Porque não se fala em aumentar e bem aparelhar o efetivo do TCU? Falta é vergonha, vontade de fazer o bem feito. Voltando à teoria... E quem garante que a história dos 300 a 400 não saiu já articulada de dentro do palácio do governo? Essa é para pensar.

Uma observação: deputados, congresso, governo, escrevo assim mesmo, devido à sua atual pequenês.

 

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-20 00:38:34

Não dá mais tempo para o golpe

A banca e a sua mídia golpista está ficando sem tempo para dar o golpe, que mesmo efetuado, não trasferiria de imediato o dinheiro, as riquezas do Brasil e o poder político para eles.

O mercado já está apostando que não haverá golpe:

2015.75

A data limite é 2015.75 (por volta de 1 de outubro de 2015), menos o tempo de uma ação, via golpe do judiciário, impeachment, ou seja o que for, assim, se um processo de impeachment demora nos seus trâmites parlamentares uns 30 dias, a data final para deflagrar o golpe é 1 de setembro de 2015, depois disto ele é ineficiênte, pois será atropelado pelos eventos.

Como um golpe não nasce da noite para o dia, não um que mova o Brasil, ele deve estar pronto para ser colocado em marcha no dia 1 de setembro, assim pelo menos uns dois meses de cuidadosa preparação são exigidos, o que trás a data final de entabulamento para 1 de julho de 2015.

Estamos em finais de março, 19 de março de 2015, as forças golpistas têm  menos de 90 dias para conseguir alinhar todos os elementos necessários e suficientes para sua ação.

O mercado, que não bobo, como o povo, começa a vislumbrar que depois de toda a pólvora gasta até aqui, os efeitos são pífios  frente ao arsenal que foi usado, inclusive compromentendo a Globo, peça chave deste pessoal golpista e que não conseguiu mover o país, como no caso das diretas ou do Collor. 

O pessoal do governo está bem preparado para aguentar o tranco da ofensiva e com isto a moral da tropa golpista caiu a níveis que os investidores estrangeiros acreditam ser de ineficiência para o golpe. A resfrega no Congresso ontém, com a população aplaudindo o Cid e concordando que o Cunha não é flor que se cheire é mais um balde de água fria.

O tempo joga a favor do governo, cada dia que passa, menos provável fica a sublevação. Os atores do outro lado, vendo que estão do lado mais fraco e já depauperados pelas atuais medidas de contenção e considerando a necessidade de continuarem "governistas", vão procurar vender uma traição para sair por cima deste enrosco, subtraia mais um mês no prazo e ficamos com 60 dias. 

Pensando em tudo, me parece que se em 30 dias não se apresentarem as condições para o fim do governo Dilma de forma clara e inequívoca, o golpe será impossível.

Como os operadores mais arrojados , penso que o Brasil ficou barato ontém, por isto a recomendação de compra. Hoje foi realização de lucros, mas a tendência é de alta.

Dermeval Junior

- 2015-03-20 00:37:25

Ora Luciano,por motivos

Ora Luciano,por motivos obvios,claro que vão ficar no lado direito.Vão não,já estão.

Dermeval Junior

- 2015-03-20 00:27:02

Acho não,tenho certeza o

Acho não,tenho certeza o Sr.respondeu a pessoa errada.Corriga-se que eu lhe respondo.Adoro um bafafá com tucano,pois segundo Osmarina Silva,vocês tem cheiro de derrota,nasceram para perder.

JBzinho

- 2015-03-20 00:26:17

Caa gênio que nem te

Caa gênio que nem te conto.

Um candidato a síndico pode se lançar um dia antes da eleição. Para presidente, quatro anos é pouco, sua besta. Ciro é candidato há pelo menos doze anos.

Ricardo Alves de Araújo

- 2015-03-20 00:26:06

Ministro da Saúde

Já que o Ministro da Saúde pediu exoneração, espera-se que os 400 achacadores também entreguem seus cargos no Legislativo Federal.

Paulo Pacheco

- 2015-03-20 00:25:19

Cid Gomes, o homem que matou o facínora

Concordo em genero e número com o comentarista Nassif: alguém teve peito e coragem para mostrar, na própria casa do facínora, a cara do nosso congresso (com minúscula).

Acho que a contagem dele foi bem modesta (entre 300 e 400).

Porém, creio que aí, também, tem alguma jogada política, partindo de um dos maiores enganadores políticos brasileiros: Lula.

Mas, para o atual momento, teria de surgir alguém "macho e mau educado" para falar, a plenos pulmões, o que a grande maioria do povo brasileiro gostaria de dizer.

Parabéns ao Sr. Cid Gomes.

Perdeu o cargo de ministro, mas, ganhou grande prestígio junto ao eleitorado brasileiro.

Resta saber, em um futuro próximo, qual foi a real intenção deste gesto.

Paulo Pacheco

- 2015-03-20 00:25:16

Cid Gomes, o homem que matou o facínora

Concordo em genero e número com o comentarista Nassif: alguém teve peito e coragem para mostrar, na própria casa do facínora, a cara do nosso congresso (com minúscula).

Acho que a contagem dele foi bem modesta (entre 300 e 400).

Porém, creio que aí, também, tem alguma jogada política, partindo de um dos maiores enganadores políticos brasileiros: Lula.

Mas, para o atual momento, teria de surgir alguém "macho e mau educado" para falar, a plenos pulmões, o que a grande maioria do povo brasileiro gostaria de dizer.

Parabéns ao Sr. Cid Gomes.

Perdeu o cargo de ministro, mas, ganhou grande prestígio junto ao eleitorado brasileiro.

Resta saber, em um futuro próximo, qual foi a real intenção deste gesto.

Marco a

- 2015-03-20 00:24:47

Demorou mas apareceram os

Demorou mas apareceram os tolos e o pior, tolos gagos, já que replicam os inteligentes comentários...tristes tempos

Marco a

- 2015-03-20 00:22:52

Não discuto nada disso é acho

Não discuto nada disso é acho até que tens razão. Mas existem formas e formas. O sujeito foi eleito legitimamente. Lá dentro vendo a oportunidade foi e conseguiu apoio para ter a presidência da casa. em tempos em que collor e sarney era inimigos e depois aliados importantíssimos do pt, altamente elogiados, eu esperaria mais um pouco de tempo. no ano que vem haverá eleições municipais aonde fica a verdadeira força do pmdb. Aí veremos as alianças se refazendo e as juras de amor acontecendo.

Frederico Gosling

- 2015-03-20 00:19:04

O PSDB também tem uma parte inteligente...

O Governador de Goias, Marconi Perilo deu um show de bom senso e respeito às Instituições Democrática. No palanque junto com Dilma mostrou que aqueilo que o Aécinho fala é só besteira, no PSDB existem pessoas inteligentes que sabem que independentes de cores Partidárias, o Brasil precisa da união de todos, Parabéns Marconi, hoje você entrou na história como uma pessoas esclarecida e de bom senso, em um partido composto por togliditas e oportunista.

Frederico Gosling

- 2015-03-20 00:18:39

O PSDB também tem uma parte inteligente...

O Governador de Goias, Marconi Perilo deu um show de bom senso e respeito às Instituições Democrática. No palanque junto com Dilma mostrou que aqueilo que o Aécinho fala é só besteira, no PSDB existem pessoas inteligentes que sabem que independentes de cores Partidárias, o Brasil precisa da união de todos, Parabéns Marconi, hoje você entrou na história como uma pessoas esclarecida e de bom senso, em um partido composto por togliditas e oportunista.

EVERTON CORREIA

- 2015-03-20 00:02:34

eleição

Ok, tudo bem, as ideias desenvolvidas no texto são ótimas. Só há um problema: a última eleição aconteceu há pouco menos de seis meses. Ciro Gomes é, então, candidato a quê? A sìndico?

 

evandro condé de lima

- 2015-03-19 23:59:58

Assim como eu você é

Assim como eu você é favorável a uma reforma do ESTADO, pois não dá para sustentar o judiciário, legislativo e demais órgãos associados com salários pornográficos comparados com os nossos, pobres cristãos. Mas por favor, se você REALMENTE não se importa com esses gastos eu fico sem entender. Só porque considerou merreca?

Humberto Fajoli

- 2015-03-19 23:45:44

Cid Gomes, o homem que matou o facinora

Penso que Cid Gomes mais uma vez foi um espertalhão. Insatisfeito em ser Ministro de um Minietério da Educação quebrado, sem pagar PRONATEC. PROUNI, repasse as Universidades Federais reduzidos em 30% no seu orçamento, resolveu sair fora antes de perder seus créditos políticos, atirando no legislativo e dando uma banana para o executivo.  

ROGERIO FARIA

- 2015-03-19 23:45:00

Heavy Metal!

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS TIRINHAS!

Dermeval Junior

- 2015-03-19 23:37:00

Allex em tese concordo com

Allex em tese concordo com você.Mas devagar com andor,não é bem assim.Você conhece o temperamento de nossa Presidenta.Voluntariosa,às vezes mande pelos ares a boa educação,não gosta de ouvir,a não ser o rei da boçalidade Aloísio Mercadante.Antes de bradar onde anda A,B,ou C,deve-se perguntar se a Presidenta quer ouvi-los.Soube que não. E se eu disser que o melhor controle da mídia é o controle remoto,me responderia o que?Se eu montasse um Ministério considerado o pior do pôs-redemocratização,uma plêiade de nulidades,me diria o quê?Se entregasse a articulação politica do meu governo,a Mercadante,Rosetto e Vargas,três patetas,que o maior feito até agora,foi entronar Eduardo Cunha,um pau de galinheiro,na Presidência da Câmara,o que me responderia a respeito?Resumo de tudo isso: A gente colhe o que planta.Sinto lhe dizer,se tem algum culpado ou culpada é a Presidenta.Chamo sua atenção para nosso regime de governo,ele é presidencialista.Agora,golpe nunca,jamais.

azzisem

- 2015-03-19 23:26:25

"A guerra ! É uma coisa

"A guerra ! É uma coisa demasiada grave para ser confiada aos militares" Essa frase dita por Clemenceau pode ter sido inoportuna para os militares, mas foi importante para  a vitória do país. Eu digo que o Parlamento é importante demais para ser deixado na mão do Eduardo cunha. Não estamos falando de divergências ideológicas, mas de divergência de caracter. O Ciro já havia dado entrevista, antes da eleição para a presidência da Câmara, que se o PT se alinhasse ao Eduardo Cunha na disputa, ele pularia fora do governo. O PT não se alinhou e eles mantiveram o apoio ao governo. Ou lembra o Eduardo cunha que ele é o Eduardo cunha ou vai ficar nas cordas. Esse vive nas sombras, então é preciso as vezes dar-lhes jatos de raios de sol.  O cunha foi a gota d`água da relação entre Brizola e Garotinho no Rio, esse anos mais tarde ficava corado com as estrepolias do ex-aliado. É impossível ser Republicano

Rocha

- 2015-03-19 23:24:59

O povo esqueceu seu papel na política.

É lamentável ficar lendo ou ouvindo comentários sobre esses ou aqueles políticos, como se fôssemos apenas platéia nesse circo de horrores. Na verdade, somos os culpados por tudo isso, principalmente quando elegemos e reelegemos os mesmos por décadas seguidas, sempre reclamando dos mesmos e das mesmas coisas. Por falar nisso, parabéns Tiririca etc.

Nas eleições de 2014, fiquei pensando o que aconteceria se apenas os parentes e bajuladores desses "políticos" votassem neles, com o restante dos votos, os votos responsáveis e que realmente elegem, ANULADOS. Tudo bem que eles seriam eleitos mesmo assim , mas não poderiam bater no peito como o Aécio e dizerem que tem 50 milhões de votos, até porque o Aécio tinha menos de 20, herdando dos incompetentes que não conseguiram ir para o segundo turno o restante e, mesmo assim, juntando todos os candidatos contra a Dilma, não conseguiram vencê-la.

MAS É INACREDITÁVEL OUVIR (com outras palavras) DAS OPOSIÇÕES, QUE MAIORIA NUMA DEMOCRACIA NÃO VALE NADA, pois essa é a leitura que pelo menos eu faço, quando eles "permitem" que a Dilma se candidate e, quando ela vence, pedem inpeachment. E esses malfeitores batem no peito e se dizem defensores da democracia.

A cachorrada é tão grande que Aécio nos dias seguintes à eleição iniciou a campanha do inpeachment e quando foi chamado a botar isso em prática, no último dia 15, declara que o PSDB não apoia o inpeachment da Presidenta Dilma. Realmente estamos em um grande circo em chamas e os políticos de oposição (leia-se inconpetentes pra ganhar eleição) torcendo para os bombeiros entrarem em greve.

Uma regra básica para se resolver um problema é parar de pensar no problema e pensar na solução. Isso é coisa que PSDB, PDT, PMDB e etc não sabem fazer E NÃO O SABEM POR PURA INCOMPETÊNCIA. Por isso o Brasil está nessa lama toda, pois a oposição, que é fiscal da situação, não sabe de nada, são "INOCENTES"... 

Alguém festejou aqui os 400 comentários a este artigo do Luiz Nassif e eu logo pensei em quanto esse número é insignificante, quando os eleitores(?) estão no famigerado FACEBOOK (pra não dizer maldito) comentan do osmaiores horrores e "se achando". Vi também um comentário sobre o operigo de se entrgar o MEC ao PMDB, como se entregar aos outros que temos "disponíveis" para assumi-lo adiantasse de alguma coisa. Esse é o nosso maior problema no Brasil, ter políticos no MEC, PETROBRÁS, BANCOS etc. O governo devia criar um Ministério chamadO EMOBRÁS e mandar o seguinte recado ao Congresso: "ESTAMOS EM OBRAS, VOLTEM APENAS DAQUI A 4 ANOS".

Para finalizar, sem ter terminado, o povo tem que entender que no regime político que temos, o Presidente da República não manda nada, apenas obedece ao Congresso e, quando tenta reagir, é sequestrado e torna-se refém dos regimentos criados por eles mesmos para se manterem eternamente no poder. 

Se os Congressistas podem pedir inpeachment da Presidenta, o que será que aconteceria se ela pedisse o mesmo para eles? Deveríamos pagar para ver?

Liduina

- 2015-03-19 23:22:16

Valeu,  El Cid. Muito bom!

Valeu,  El Cid. Muito bom!

Jacobus Visser

- 2015-03-19 23:19:53

As pessoas não analisam mais

As pessoas não analisam mais um antes de externar suas opiniões.

O Cid Gomes ao fazero comentário dos 300 ou 400 como Ministro de Educação pisou na bola.

Tanto o Cid ou Ciro são um desastre como políticos, não são centrados. O Ciro me lembra muito o Rafael Correa, presidente do Equador. Maluco beleza. Censurado.

Agora querer induzir as pessoas ao nome do Ciro para presidente, é querer uma futura ditadura.

Vamos pensar melhor. 

Fernando Alves

- 2015-03-19 23:11:22

Ciro e lula

Tudo depende muito do cartel da grande mídia ( famílias Marinho, Frias, Bloc e Civitta). Este demônio transforma pessoas inteligentes e bem sucedidas em vacas de presépios, manadas, homos boobos, massa de manobras. Com suas maquinações diabólicas destroem vidas e famílias descentes e exaltam os mais pernósticos e descarados homens públicos do Brasil como afirmam os jornalismos investigativos internacionais sobre Serra, Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, Sergio Guerra. Este cartel perverso trabalha com a contrainformação e os abestalhados engolem tudo sem nenhum juizo de valor. Transforma, da noite para o dia,quando satisfaz seu ego, figuras inexpressivas em herois nacional, em salvadores da pátria. O que de espetacular Joaquim Barbosa fez além de usar o artifício do domínio do fato para entregar Dirceu como perú de natal para a família Marinho e comprar um apartamento de  cobertura em Miame. Perguntem a Deputada carioca Cidinha Campos quem é o Eduardo Cunha tão prezado pela Globo e pelo o PSDB.  Os poderosos estranham o Lula  e Dilma terem aberto a tampa do esgoto e posto os cachorros  e os gatos atraz dos ratos : Daslús, HSBC, desde 1997 de desvios na Petrobras, Sanguessugas,trensalão, Banestado, Marka, Fontecidan, Sudene,Sudan, DNOCS, Proer, Precatorios do DNR, Compra da reeleição de FHC, Privataria, ALCA, ,Sivam, Base de Alcântara, Navalha, Gabiru ...... A bestificação é tão perversa que os marias vão com as outras nem percebem que estão destruindo todo patrimônio nacional e entregando de mão beijadas aos rentistas europeus e americanos, que mais que nós brasileiros acreditam no Brasil.

Malú

- 2015-03-19 23:06:36

A revista Piauí é da Abril

A revista Piauí é da Abril (cruz credo!)

Allex

- 2015-03-19 22:54:19

Independentemente das

Independentemente das verdadeiras razões, o fato é que até aqui só o Cid Gomes teve a coragem e a disposição de defender a Presidente no cadafalso do plenário da câmara dos deputados. É espantoso o silêncio dos governadores e outros políticos (verdadeiramente) aliados, dos intelectuais e dos artistas que se diziam eleitores da Dilma ou pelo menos contra a delinquência capitaneada pelo PSDB. Cadê o Paulo Arantes? cadê o Chico Buarque? Cadê principalmente o Seu Luis Inácio? Não se manifestam nem sobre os absurdos facistas vomitados na passeata do dia quinze.  Excessão honrosa para o Vladimir Safatle, que há tempos está na chuva.

Allex

- 2015-03-19 22:42:19

Não seja uma hiena. A força

Não seja uma hiena. A força do que o Cid Gomes falou não está na novidade, mas na coragem e na clareza. É fácil ficar aqui embaixo minimizando o feito do cara, mas por acaso você já enfrentou uma situação assim? Ridicularizar e esculachar os lobos no covil deles?

Malú

- 2015-03-19 22:40:23

É isso mesmo JB, e se pode

É isso mesmo JB, e se pode observar os achacadores pelo nível de indignação, no caso do Cunha o achacômetro bateu no 1000.

Allex

- 2015-03-19 22:33:09

Revista Piaui, do Estadão.

Revista Piaui, do Estadão. Sei....um primor de lisura e verdade. A fina flor da imprensa nacional. 

CBarros

- 2015-03-19 22:27:19

Eu não sei em que time Cid

Eu não sei em que time Cid Gomes joga mais que gostaria de fazer o que ele fez ah! Isso gostaria. Não é possível a presidente Dilma continuar refém de Cunha e Renan Calheiros isso é uma vergonha! e mais que isso um suicídio político a médio prazo.

antonio jorge

- 2015-03-19 22:05:24

financiamento de campanha

Estava assistindo a tv camara hoje e me deparei com o discurso do deputado siba machado que em um momento diz que o custo da democracia e alto, ora ninguem esta pedindo para ele e qualquer outro seja candidato a deputado senador vereador prefeito governador presidente, quando eu quero alguma coisa e isso nao e so eu mai toda a populacao temos que meter a mao no bolso e pagar assim e qdo quero passear, adquirir alguma coisa, jantar fora e etc ja nao basta ter que pagar os salarios dos politicos e ainda temos que pagar para que conquistem os seus objetivos nem sempre honestos, nao faco politica partidaria nao pertenco a agremiacao politica sou um simples cidadao que contesta toda essa rede de corrpcao que o pais vive, vejo que os politicos olham muito para numeros mas so qdo interessa a eles, vejo e um grupo seleto que esta sempre disposto a se apropriar do que do povo eles agora estao se apropriando e da dignidade do povo com mentiras e colocando o ja cansado povo que tanto apanha dessa classe malefica ao pais acho sim que e uma classe que devia ser banida do pais......  

Nelson Souza

- 2015-03-19 21:54:31

Quem dera

quem dera que tivesse pelo menos uns 200 com esta coragem , coragem de falar na cara e tivesse a oportunidade que ele teve.  Quem dera que neste mar de Lama surgisse Homens com a coragem dele. Que Pena, pena destes idiotas que pensam que o povo é burro. Mais é preciso dizer ô CID que eles não vão largar o osso se vacilar estas Raposas tomam o Poder Dilma que se Cuide porque sinto um cheiro de Golpe amigo no AR, todos os achacaidores  "amigos" estão sempre condicionando alguma coisa para enfraquecer o Governo e depois dizem que são aliados. Cuidado Presidente , Abre o olho que o seu vice quer sentar na sua cadeira.

Nelson Souza

- 2015-03-19 21:54:28

Quem dera

quem dera que tivesse pelo menos uns 200 com esta coragem , coragem de falar na cara e tivesse a oportunidade que ele teve.  Quem dera que neste mar de Lama surgisse Homens com a coragem dele. Que Pena, pena destes idiotas que pensam que o povo é burro. Mais é preciso dizer ô CID que eles não vão largar o osso se vacilar estas Raposas tomam o Poder Dilma que se Cuide porque sinto um cheiro de Golpe amigo no AR, todos os achacaidores  "amigos" estão sempre condicionando alguma coisa para enfraquecer o Governo e depois dizem que são aliados. Cuidado Presidente , Abre o olho que o seu vice quer sentar na sua cadeira.

Gão

- 2015-03-19 21:52:53

Talvez anti-herói

.

Gão

- 2015-03-19 21:47:52

Teve um que queria prender o Ministro.

   Imagina se consegue ? aí é que  vira heroi nacional com direito a busto em praça pública, até os coxinhas iriam em socorro do valente injustiçado, vai ter nego querendo coroá-lo  Dom Cid Primeiro.

NICKNAME

- 2015-03-19 21:47:30

grão

grato pelo seu comentário amim - recebi notificação por email. Não acho que opiniões divergentes sejam necessariamente frustradas ou rabanhos, mas quis cutucar. Não sou aventureiro, só não tenho saco pra estar por aqui. Discordo: Nassif claro que tem uma linha editorial, e atrai e mantém quem nao diverge muito da sua linha. Me engana que eu gosto. Sorria.

NICKNAME

- 2015-03-19 21:42:15

não controlo: tem que lavar com soda cáustica

doa a quem doer, e de verdade,  não um jogo de cena. bem que a presidente nao  é carrerista, nem seguidora.... A nao ser de seu coração e mente - algo raríssimo. Vou espiar o multimidia do dia, e se eu não cair na tentação de me meter nisso aqui.   ;-) Mas... se até o multimidia decaiu, não valeu tanta divulgação. Não acredito em quem pensa só "naquilo", nisto. E a platéia... Sou mesmo um analfabeto político.

Gão

- 2015-03-19 21:41:46

Um dos vaqueieros frustados, só leva chifrada.

   Muitos tentaram comandar esse "rebanho" aqui, nem o Nassif consegue muito menos certos aventureiros, resta o papel de mãe diná. O erro crasso evidentemente é todo da perdedora pastora marina e seu rebanho que não teve chance nem de começar um mandato, que dirá terminá-lo.

superperplexo

- 2015-03-19 21:40:46

CIRO-LULA 2018

Faz sentido: pode ser saída estratégica para o país não perder conquistas sociais e atenuar descrédito da PT na classe média/alta.

Gão

- 2015-03-19 21:33:13

A piaui falhou

   Oligarquia que se preze é poder político atrelado ao poder econômico, os neves com suas fazendas,rádios,etc... os sarneys idem, jereissati com shoppings, coca cola... o negócio dos Gomes ao que parece se resume à política.

NICKNAME

- 2015-03-19 21:28:32

Troll uma ova

Troll uma ova . Quem se acostumou ao senso comum e a pensamento único de um ou de uns blogs certamente estranha ou não compreende o discurso em estilo indireto, que não é a mesma coisa de indireta. Se não é compreensível, tô me importando muuuuuito. E nao vou revisar. Ah, a moral e os bons costumes...

vladir gomes ferreira

- 2015-03-19 21:25:22

Cid Gomes

Se tivesse oportunidade o abraçaria pela veemencia e coragem de falar o q. milhões de Brasileiros desejam. Parabens grd Governador.

Muzius

- 2015-03-19 21:15:38

A sessão completa

[video:https://youtu.be/GrTsP6g7n2k]

wladimir

- 2015-03-19 21:11:46

Agora para a Rede Globo e

Agora para a Rede Globo e mídia em geral, no Congresso, só tem elemento honesto. Oportunismo de um setor que não quer "largar o osso", tentando, desde já, cooptar esses 400 picaretas, para não aprovarem o marco regulatório da mídia.Capitaneada pela rede globo, o setor tenta, desgastando o governo, reconquistar as benesses econômico-financeiras para se manter produtivo e decisivo na politica - numa tentativa desesperada de não ser engolid pelas mídias sociais da internet. MAs, há movimentos sociais que ainda apreciam suas falácias e engodos veiculados - dia 15 nós assistimos isso.

 

JBzinho

- 2015-03-19 21:10:21

Sabe quem entendeu o seu

Sabe quem entendeu o seu texto?

Ninguém.

ZYJ

- 2015-03-19 21:08:40

CID GOMES

SE O CID É MOCINHO OU BANDIDO, NÃO IMPORTA.

O QUE IMPORTA É QUE FALOU O QUE TODOS OS BRASILEIROS GOSTARIAM DE FALAR.

BOA CID!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 21:06:34

De fato, a touca parecia ter

De fato, a touca parecia ter sido feita sob medida. Não tem preço...

JBzinho

- 2015-03-19 21:06:16

Sabe quem se importou com seu

Sabe quem se importou com seu voto?

Ninguém.

JBzinho

- 2015-03-19 21:04:51

Sabe quem se importou com sua

Sabe quem se importou com sua opinião? Adivinhe.

Ninguém!

NICKNAME

- 2015-03-19 21:00:43

os inúmeros erros na trajetória da centro-esquerda

que afinal chegou na linha do antigo PCB, do qual eu discordei, seria preciso entrar noutro partido pra ele deixar de fazer tanta bobagem e demagogia. Tá em 2 edições da falecida Voz da Unidade, legalizada, de circulação nacional,  uma sob meu nome, outra sob nome emprstado de um camarada (só tinha direito a 1 opinião por membro).

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 21:00:33

"Não temos um líder." Nós

"Não temos um líder."

Nós quem? Você fala em nome do partido?

Porque nada do que você diz aparece em nenhuma discussão interna que eu tenha visto ou ouvido.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 20:56:04

A ruptura com o PMDB (ou pelo

A ruptura com o PMDB (ou pelo menos com a fatia do PMDB representada pelo Eduardo Cunha) é necessária, e também inevitável.

Mas ela é um processo muito diferente de um ministro ir à Câmara e dizer algumas verdades sobre o presidente da casa.

O Cid disse o que todos nós gostaríamos de dizer. Mas o que todos nós gostaríamos de dizer não é necessariamente o que precisaria ser dito, o Cid não é necessariamente a pessoa para dizê-lo, e a posição de Ministro da Educação é uma das piores tribunas possíveis para isso.

O Cid se livrou de uma tarefa ingrata - ser ministro de um governo que está numa situação difícil - e possivelmente fez o melhor para si mesmo, de um ponto-de-vista estritamente pessoal e individualista.

Mas nem ajudou o governo, nem se projetou politicamente para nada, nem a si, nem ao irmão. Foi um ato isolado, uma bravata, da qual não ficará consequência nenhuma, a não ser algumas almas lavadas. Não credencia os irmãos Gomes para nada além de instrumentos leais do governo, de forma alguma para líderes de qualquer coisa, muito menos candidatos à Presidência.

Estes continuam, num horizonte visível, a ser Lula, Haddad, Wagner, Pimentel. Pode ser que os embates dos próximos meses projetem algum deputado ou senador, ou político sem mandato. Mas será um petista, não um filiado a um dos partidos aliados. E será consequência de muita articulação política e trabalho duro, cotidiano. Não de uma frase de efeito.

Alvaro Ramos

- 2015-03-19 20:54:53

Cid Gomes X Eduardo Cunha? Brincadeira...

Não sou leitor habitual desta coluna, mas muito me espanta que aqui se alimente a falsa oposição entre Cid Gomes e Eduardo Cunha. São os dois farinha do mesmo saco, em momentos políicos ligeiramente diferentes. Ninguém questiona o caráter duvidoso de Eduardo Cunha. Mas exaltar Cid Gomes como um "justiceiro", paladino dos homens de bem é forçar muito a barra. Ou ninguém leu a reportagem na revista Piauí, que desnudou o clã dos Gomes como os oligarcas de Sobral, no Ceará? Ciro, Cid e o restante da família nada mais são que a nova face do velho coronelismo nordestino. Pra quem não leu, aí abaixo vai o link do artigo. Boa leitura. E lamento decepcionar os que  ainda aguardam heróis salvadores da patria falastrões, como Ciro, Cid e que tais.

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-6/perfil/oligarquia-irritada

 

 

Julião

- 2015-03-19 20:54:12

Estas noticias são sobre "merrecas"

Se algum governador gastar estas quantias com festas para 2.000 convidados, estamos falando de merrecas em termo de grana.

O que importante saber é ´para onde são destinadas as grandes verbas de obras, educação e saúde. Temos que olhar para quanto pagamos pelos juros da Selic (onde bilhões são transferido do governo para o bolso dos aplicadores, Temos que saber quantos funcionários frios, com salário altíssimos são ou foram contratados. Deveriamos verificar os custos do judiciário negligente , corrupto e preguiçoso, custos estes altíssimos e sem retorno. Deveriamos retirar os benefícios fiscais, desnecessários,  dados a certos setores da economia. Deveriamos reclamar do pagamento de impostos quase esclusivamente pelas classes baixas e média, sobrando quase nada para os ricos pagarem. Queremos que cobrem impostos sobre fortunas e para transmissões de bens por causa mortis, quando estes ultrapassem valores, considerados altos pela condições. em que vivem o povo brasileiro!

O QUE EU QUERO É ALGUEM QUE FAÇA COM QUE O PAGAMENTO DOS IMPOSTOS SEJAM PROPORCIONAIS AS RENDAS E BENS, OU SEJA QUEM GANHE MAIS PAGUE MAIS!  

E PRINCIPALMENTE TIRAR A NOSSA ELITE DAS TETAS DO GOVERNO!

 

mcn

- 2015-03-19 20:51:52

Hoje o blog tá bom
Está parecendo floresta gaulesa com os trolls do exército romano levando sovas a torto e direito. Aliás, os caras só aparecem por aqui para apanhar. A estratégia de comunicação da oposição é óbvia: transformar a derrota de Cunha em derrota de Dilma. Só que não. Cunha lidera 400 picaretas, representa o cartel da mídia e é a cara pálida dos 500 mil que foram às ruas em 15/03. No depoimento dele à CPI, tucanos e outros ratos protagonizaram a mais vergonhosa sessão de dobra-espinha que o Parlamento já assistiu. Agora, embalem que o filho (ou pai) é vosso. A porrada de ontem foi forte. Desnorteou o capeta, mas não o derrubou. Mas, valeu.

NICKNAME

- 2015-03-19 20:46:37

a história a absolverá

sempre achei um erro crasso o blogueiro e seu rebanho achar que o governo dilma chegara ao fim, fazend o jogo da direita mal começara o mandato.. E olhe que na época declarei voto em Luciana Genro, simbolicamente, e alertei pelo nível da campanha (citei inclusive o erro depois reconhecido por Carta Capital contra a candidatura Marina).

Audicéa

- 2015-03-19 20:46:13

Ciro Gomes, apesar de Cid

Ciro Gomes, apesar de Cid Gomes ter lavado a minha alma, mesmo que parcialmente, não é meu nome para 2018.

Gão

- 2015-03-19 20:42:26

O mais engraçado é a oposição vestindo a carapuça

    Teve hora que o Cid até aliviou a barra deles mas foram os mais exaltados, ou seja, viram alí uma defesa estrondosa da Dilma e do governo.

Anna Dutra

- 2015-03-19 20:38:17

Que os anjos digam amém! Ela

Que os anjos digam amém! Ela está liberta de um novo pleito. E eu preciso dormir, estudar, trabalhar...  Rsrsrs.

NICKNAME

- 2015-03-19 20:35:43

ainda é cedo amor 2

tinha me prometido, e que alíivio (a recíproca certamente é verdadeira) ficar longe deste blog de clero... Me assustaram os poucos que li sobre o dia 15, minha casual centrista, não nomeio, só viu nazistas e golpistas na multidão, nao viu povo ou classe média importantísima. Desta vez não pedi ao GGN exclusão como cadastrado, a gente pode cair em tentações humanas. Mas não me encontro entre a maioria inteligente do blog. Há vários tipos de inteligências. Certamente não estou entre aqueles que seguiram a ordem de achar ciro gomes um novo collor, um dos inúmeros erros de um certo partido do blog chapa branca,  só nao é mais pra passar uma imagem de bom tom, de independência. Ah!...

Anna Dutra

- 2015-03-19 20:35:35

Estou me lembrando que ontem

Estou me lembrando que ontem quando eu cheguei em casa e comentei sobre o assunto, minha mãe disse que tinha visto no jornal do meio dia, na barra de notícias, a informação de que o ministro da educação pediria para sair do Governo por problemas de saúde.  Eu disse a ela que não, que tinha havido a confusão, etc.  E ela foi taxativa dizendo que a Band News tinha colocado a informação lá.  Minha mãe é bem lúcida.  Deixei passar e agora me lembrei ao ler este comentário.  Talvez a Presidente e o Sr. Cid tenham combinado. E se foi isso, fizeram muito bem. Esta na hora.

Eu juro que vou ficar muito contente se a Presidenta partir para cima dessa turba. Estou ficando cansada de tanta canalhice.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 20:34:21

Deve ser corno também, pela

Deve ser corno também, pela sua lógica...

Por que é que um homem não pode ser um canalha sozinho, precisa sempre de uma mulher para explicar a canalhice?

Anna Dutra

- 2015-03-19 20:26:23

Exato!

"Eduardo Cunha não é só um político capaz, mas um político capaz de tudo."

NICKNAME

- 2015-03-19 20:26:14

Quem matou o facínora

 Quem realmente matou o facínora. Digito de um netbook, entao ficará mais desconexo  defeituoso ainda. Foi a presidente (acho bobagem  transmitir simpatia pelo uso costumeiro do gênero da palavra presidente, me acostumei assim e ai  (pernambuquês, talvez nordestinês, é que sou poligolota mesclando com portoalegrês, sorry periferia). Mal li o post do blogueiro, parece qeu diz pouco. Tive a casual sorte (Nada de orguho por casuaidades, embora minha vaidade chegue perto à do blogueiro generoso com seu rebanho). Foi Dilma que deixou pro segundo mandato chutar  o pau da barraca e não ser lembrada como apenas mais um presidente, e mulher, que postergou a explosão, ou piora, do capitalismo brasileiro

Cunha

- 2015-03-19 20:23:38

No filme a coisa era mais

No filme a coisa era mais fácil, só havia 1 facínora.

Anna Dutra

- 2015-03-19 20:22:36

Cair de pé!

Na vida a gente tem que ser "homem". Até para cair de pé. Até para enfrentar a derrota.

Alguém comentou (Luis Donadio) que é melhor amputar a perna a perdê-la para a gangrena. Qualquer luta requer concessões, acomodações, principalmente a política. Mas tem uma hora em que a glote fecha e nada mais desce. É o tal do sapo na garganta.

Tudo o que fazemos tem importância e manter o poder é importante, mas não é possível fazer isso a qualquer preço. Quem é santo não milita na política; mas chega-se a um ponto em que não é possível transigir.

Eu prefiro ver a Presidenta numa situação difícil como essa (ninguém negou isso) a vê-la capitular sem lutar.  E sem mostrar quem é quem.

roberto goren

- 2015-03-19 20:10:18

Há muito tempo defendo...

há muito tempo defendo a candidatura do Ciro Gomes a presidencia, com o LULA de vice. Ciro precisará de alguem que dialogue com o congresso, mais político e respeitado.

 

Ao mesmo tempo, teremos um projeto de Brasil nacionalista, um pouco diferente do petista, mas interessante, porque projetos devem ser mudados sem perder o horizonte, e acho que Ciro faz bem esse papel.

 

O antipetismo chegou ao que chegou por duas razões: os burgueses que nunca admitiram em Lula um representante, por causa de sua origem + o tempo de poder do PT. 

 

Nao acho interessante para o país, mesmo que o PT tenha a melhor das intenções, ganhar novamente a corrida presidencial. Mas entregar o país ao PMDB e PSDB não dá. Se o PT ganhar novamente, terá que governar com o golpismo instalado e mais peso pelo tempo naturalmente desgastante que ocupará no poder. Terá que pisar em ovos e fazer mais acordos.

Com Ciro, nos livramos do PSDB e do PMDB, teremos um projeto de Brasil para o Brasileiro, uma nova visão que talvez renove as políticas que já não dão tão certo com o PT, uma força maior da presidência e uma tregua do golpismo, até pq o Ciro é formado e com aparencia mais de elite (não sofre preconceito pela origem) , homem (não sofre machismo), tem uma ideologia formada.

 

Tem tudo, só falta um pouco de jogo de cintura. Por isso o Lula de vice.

 

É hora do PT passar a bola pra frente, pensando no Brasil e não no partido. Se ganhar outra eleição e se desgastar, podemos perder a chance de contar com Ciro no futuro e sofreremos a ameaça do golpismo durante todo o proximo governo.

Sebastião Cesar Moreira Passos

- 2015-03-19 20:02:48

Não adianta Lula ir para as

Não adianta Lula ir para as ruas para acalmar os ânimos ele está simplesmente desacreditado molralmente e politicamente pelo povo brasileiro, hoije são 62% descontentes com o PT. A Dilma não é essa santinha que muitos pensam que ela é, tem circulando na internet um video com o Jair Bolsonaro desmascarado-a no Congresso Nacional.

A população brasilera tem mesmo é que fazer manisfetações em massa para que nós tenhamos mais dignidade, mais saúde,educação, segurança mais empregos o nosso homem do campo principalmente o agricultor familiar está sofrendo terriveis consequencias sem incentivo dos governos. Eu digo isso porque sou um profissional de Ciência Agrárias e vejo no cotidiano todas essas mazelas causadas por político descompromissado com o crescimento do Brasil e sim só olham para os seu próprios umbigos umas verdadeira aves de rapina, maquiavélicos.

O gigante adormecido está acordando, tomem muito cuidado porque muitas cabeças vão rolar .

peregrino

- 2015-03-19 19:59:24

melhor jogada de qualquer política...

forçar qualquer partido, ou expoente, a deixar de ser neutro

atingido o caos, claro, ou só então..........................................

percepção de todo bom eleitor até 2018: jamais enriqueceram tanto e quase quebraram o país

a bem da Democracia, a salvação nunca deixará de ser pelas mãos, dedo no confirma, do povo

Lucinei Lobato

- 2015-03-19 19:46:29

Cid. Gomes

Na realidade,não achei nada de mais na fala dessa ave de rapina. Falou o que a maioria da população informada já sabe. Tanto ele e principalmente o irmão são dois oportunistas. E o sujo falando dos maus lavados. Estamosilhados, arrodeados de piratas saqueadores e sanguinários.

Carlos Oliveira

- 2015-03-19 19:42:23

Sr. Daniel

Se pudesse, o povo brasileiro tiraria, isto sim, a própria Dilma do Brasil. E o senhor tem toda razão quando diz que não se a conhece, basta observar a cama de mentiras na qual se deitou pela louca ânsia de vencer as eleições que, por pouco, não perdeu. Tem razão também quando diz que no dicionário da nossa presidente-goela-abaixo não tem o verbete "renúncia". Esqueceu-se, porém, de dizer que no mesmo dicionário faltam também outros termos, como humildade, caráter, honestidade e justiça. Ela é apenas e singelamente a segunda etapa de um projeto continuísta de poder de um partido que, como uma nuvem de gafanhotos, vem devastando o nosso país. Talvez porque ela mesma não tenha nas veias o sangue brasileiro, pois, como o senhor mesmo diz, corre nelas o "sangue búlgaro" (note ainda que o acento agudo está sobre o "u", que é o seu lugar). E por falar nisso, senhor Daniel, deixe de idolatrar os estrangeiros e seu sangue. Por aqui temos gente muito boa também, com sangue brasileiríssimo. Gente, inclusive, muito melhor que Dilma.

Marcelo Rangel

- 2015-03-19 19:40:26

o homem mau.....

Fico feliz que ainda existam pensadores nesse País, e mais pessoas que conseguem enxergar e não ficam apenas na demagogia. Cid Gomes falou o que todos os "Cidadões de Bem" gostariam de dizer - falar a verdade nua e crua, sem rodeios, sem chamegos. Contudo, o melhor foi ver a maioria dos setores da mídia brasileira transforma-lo em um destemperado. Fica pergunta; Com esses castas formadoras de opinião, vocês acham que nosso País irá mudar? Parabens Nassif.

Maria Dirce

- 2015-03-19 19:38:30

Nas redes sociais Cid é aclamado independente de partidos!!!

O PT esta no limbo dessa vez.Não temos um  líder.Quando  olhamos pro PT Governo, vemos  um mercadante fraquinho e demais  aliados petistas.Pior ainda,  estão na mão do PMDB, são chantageados pelo PMDB.Penso que o PT poderia pegar suas rédeas novamente se bancassem o CId  no Miistério da educação, dando um recado claro   para os sangue sugas  da Pátria.Dilma é honesta sim,  mas só isso.Não tem carisma  nem liderança.Pelo que leio nos comentários das redes socias vai ser difícil ela chegar   até 2018.Dia 12 de abril  ja marcaram novas manifestações, a Globo  ja recruta novamente!!!Lula deveria assumir alguma pasta sua presença  evitaria o tsunami, ou iria junto  com a onda, por ser tarde demais!

peregrino

- 2015-03-19 19:36:49

com eleitorado dividido, insatisfações comuns à maioria...

com oposição mostrando-se apenas do lado dos que mais odeiam a outra parte do eleitorado

qualquer um que adotar o discurso de Cid Gomes, a meu ver certíssimo, ficará com ótimas chances para 2018

quanto ao ponto de vista do eleitor: assim como já aconteceu com o PSDB, o PMDB também deixou de ser o da maioria dos eleitores

desenhando: com este discurso, até Romário teria um campo fértil

se bem que o ideal seria um outro, Kuemssab!?

Anna Dutra

- 2015-03-19 19:22:29

Deu gosto de ver!  Pode

Deu gosto de ver!  Pode ferrar com tudo, mas se é para cair, é cair de pé!

Frederico Gosling

- 2015-03-19 19:21:43

O Cid disse tudo aquilo que o

O Cid disse tudo aquilo que o povo Brasileiro quer dizer mas pressionado pela mídia não consegue, nosso Congresso é um  Lixo, e o CORPORATIVISMO entre os Membros do Parlamento é coisa de louco, Jamais em tempo algum um Deputado se insurgiria contra o Presidente, mesmo tendo todas as provas e dados que todos nós temos, pois a mídia é perversa, ela te dá o poder e te tira o poder. O Presidente da Câmara eleito por uma grande maioria, nos mostrou simplesmente que a Oposição prefere ter um Corrupto na Direção da Mesa. será mais facíl manipulá-lo, mas e onde ficam os princípios morais que esta oposição decanta tanto, são tudo farinha do mesmo saco, PARABÉNS CID o Brasil precisa de homens como você, quem leu a vida pregressa do CUNHA, jamais poderia votar nele para um cargo tão importante, fica a Oposição com este ônus, tudo numa luta suja e mesquinha pelo PODER.

Frederico Gosling

- 2015-03-19 19:21:39

O Cid disse tudo aquilo que o

O Cid disse tudo aquilo que o povo Brasileiro quer dizer mas pressionado pela mídia não consegue, nosso Congresso é um  Lixo, e o CORPORATIVISMO entre os Membros do Parlamento é coisa de louco, Jamais em tempo algum um Deputado se insurgiria contra o Presidente, mesmo tendo todas as provas e dados que todos nós temos, pois a mídia é perversa, ela te dá o poder e te tira o poder. O Presidente da Câmara eleito por uma grande maioria, nos mostrou simplesmente que a Oposição prefere ter um Corrupto na Direção da Mesa. será mais facíl manipulá-lo, mas e onde ficam os princípios morais que esta oposição decanta tanto, são tudo farinha do mesmo saco, PARABÉNS CID o Brasil precisa de homens como você, quem leu a vida pregressa do CUNHA, jamais poderia votar nele para um cargo tão importante, fica a Oposição com este ônus, tudo numa luta suja e mesquinha pelo PODER.

drigoeira

- 2015-03-19 19:21:09

Já havia dito ano passado...

A Presidenta tinha que chutar o balde...e chutou! Finalmente.

Ou vcs acham que não foi arquitetura da presidência.

O Cid foi usado como boi de piranha, agora estão todos de barriga cheia, a boiada finalmente atravessará o rio.

Esperem pois deverá ser anunciado em breve a aclamada reforma política...

Dimas Jayme Trindade

- 2015-03-19 19:16:53

Pede licença é vá ao

Pede licença é vá ao banheiro.

Dimas Jayme Trindade

- 2015-03-19 19:16:51

Pede licença é vá ao

Pede licença é vá ao banheiro.

JB Costa

- 2015-03-19 19:13:17

Os irmãos Gomes(são três os

Os irmãos Gomes(são três os que fazem política) não tem pavio curto: eles não tem nem pavio. São "bombas" ambulantes que a qualquer solavanco ou brisa, explodem. Não é figuração, charme, falta de educação: é da natureza deles. Não levam desaforo para casa.

Ciro Gomes, ainda jovem, nos seus vinte e poucos anos, já deputado estadual dava show na Assembleia Legislativa. Além de tribuno de mão cheia, aliava a essa qualidade a erudição no uso do vernáculo. Merce de ser herdeiro de uma oligarquia da zona norte do Ceará, foi Tasso Jereissati que se serviu das suas potencialidades. Fizeram uma dobradinha imbatível até 2003, quando Ciro passou a apoiar o atual esquema de Poder.

Já brigaram com professores, médicos, policiais militares, petistas.......Numa greve de médicos Ciro Gomes mandou brasa: "médico é como sal: branquinho, barato e tem em todo canto". Nas greves de funcionários partem para o bate-boca direto com os manifestantes. Chamam em palanques adversários políticos de "FDP politiqueiros", como disse Ciro em 2006 para desancar o adversário do ser irmão Cid, o ex-governador e senador Lúcio Alcântara.

Tal depoimento não implica em concordância com o estilo deles. De certa maneira, até deploro. Mas inegavelmente são impetuosos e bons gestores. 

Na análise do episódio de ontem na Câmara dos Deputados não se pode olvidar desse aspecto peculiar do ex-ministro Cid Gomes. Ou seja, é possível que o entrevero não tenha por trás nenhuma maquinação política. Agora, as consequências políticas poderão ser sérias, sim. O espírito de corpo dos políticos se sobrepõem a qualquer espírito cívico.

O mais provável é que o PMDB, à frente Eduardo Cunha, faça desse limão uma limonada. Para compensar as acusações de achaques por parte de Cid Gomes vão achacar ainda mais a presidenta tendo por mote a chantagem de abandonarem a base. Será o CQD dos Gomes.

Sobre Eduardo Cunha: é hoje, de longe, a raposa mais matreira da política brasileira. Sua ênfase de que não acolherá pedidos de impeachment para a presidente Dilma não pode ser apreendida como afeição à democracia, à estabilidade política ; muito menos como lealdade ou mesmo só política de boa convivência, é uma mensagem SUBLIMINAR ao governo. 

Eduardo Cunha não é  só um político capaz, mas um político capaz de tudo. 

Anna Dutra

- 2015-03-19 19:08:58

Você relê o que você escreve?

Não tenho problemas de interpretação, nem de construção de texto. É isto que está, verdadeiramente, te incomodando?

Não sou professora, sou educadora. Você está com problemas de vocabulário.

Eu não estava “buscando” ser desagradável, eu fui. É a terceira vez que você acusa o golpe.

Você os detecta porque você é um implicante contumaz, compulsivo, chato. Alimenta-se disso.

Você acha mesmo que vai me tirar do sério? Jura? E que eu quero a sua atenção? Isto tudo é para me “colocar no meu devido lugar”?  E qual seria mesmo?  Você relê o que você escreve?

Não tenho antipatia, nem qualquer outro sentimento, por você. Mesmo agora eu estou sorrindo ao escrever porque é tão lamentável os termos que você usa para se expressar e a ideia que você faz de si mesmo, que eu só posso rir.

Acho sim que você não tem mais o que fazer. Este assunto se encerrou na minha primeira resposta. Achei que você tinha entendido. Veja, não sou eu que tenho dificuldade em interpretar.

Chance com você?  De quê?

Rapaz, você tem um quadrado aqui no Blog?  Ah, vou reclamar com o Nassif!  Também quero ter um quadrado aqui no Blog!!  Que privilégio é esse? E porque eu não posso?  Porque sou fraquinha em interpretação de texto e ironia?

Eu não trollei em seu post. Não faria isso com você nem com ninguém. Quando eu não gosto ou não me interessa, nem comento. É uma pena que você pense isso. Eu realmente gostei do post e depois acho até que postei alguma coisa também.

Sherazade .. A inclusão desta moça da triste figura na conversa diz muito sobre você.  Que pena!

Marco a

- 2015-03-19 19:08:45

Comparei a reação dos

Comparei a reação dos comentaristas.

A virulência no caso da Dilma demonstrou a mesmíssima falta de educação.  se a coisa fosse entre deputados, vá lá, porque já vimos bate boca e rompantes dignos de cinema ou novela, mas quando um ministro que é  da educação, comenta a lá Lula dos 300 picaretas, vai ao congresso se desculpar e justifica a fala grosseira com mais grosserias deveria se esperar a mesma reprovação dos comentaristas.

Imagine a enorme gritaria que haveria se na presidência da câmara estivesse o pt e o ministro fosse de um governo tucano. A gritaria contra o ministro seria unânime porque as análises não são sobre fatos mas registros de torcida fanática e uniformizada na qual os erros somente são erros quando praticados pelos inimigos.

E que se note, Lula quando falou dos trezentos picaretas era presidente de um sindicato e do pt. Não era governo. Foi grosseiro, mas exercia o direito da crítica. Seria bem diferente se tivesse falado o mesmo enquanto foi presidente.

 

Gilson AS

- 2015-03-19 19:08:16

Foi tudo pré meditado. A

Foi tudo pré meditado.

A intenção do Cid era detonar a Câmara, e conseguiu.

Sinceramente, acho que ele na estava preocupado com o cargo, se tivesse afinaria em seu discurso.

Tem uma foto dele saindo da reunião com o governo que é emblemática, ele está sorrindo.

Para quem entregou o cargo e ainda sorri, demonstra que não está nem aí para tudo que aconteceu, e que o objetivo era mesmo esse.

Detonar tudo !

Como estou no rol dos comentáristas orelhudos, em relação ao Ciro, acho que ele será candidato até chutar o balde em público e mandar todo mundo que pqp !

José gonçalves

- 2015-03-19 19:06:26

Cid Gomes

Parabens Cid. vc. falou a verdade só que a verdade doi, por isto estão ameaçando te processar, mais os homens serios deste pais esta ao seu lado, eu sou um grande admirador de seu irmão Ciro, o conheci pessoalmente quando ele foi candidato a presidente pelo PPS, eu era presidente do diretório municipal de Sabará MG, hoje estou 74 anos e militando  no PT, sai do PPS por causa do Ciro e espero ajuda-lo a ser presidente desta nossa patria amada.

 

Joel Neto

- 2015-03-19 19:06:07

R: Jogada de alto risco?

Primeiro: Ciro é um político de palavra. Cumpri os acordos, é sincero e honesto com seus aliados.

Quanto a Lula, acho que só será candidato em último caso.

Haddad, acho que pretende primeiro ser governador de São Paulo.

Pimentel concorrer a reeleição em Minas.

edivan perete

- 2015-03-19 19:02:46

Cid, o verdadeiro

Nassif, é sabido por todos que nesse país só ganha eleições comprando votos, e, o que o Cid Gomes é pura verdade, foram gastos milhões de reais em campanhas para deputados federais, estadua e governadores e esse dinheiro vem de onde dos cofres públicos é calro, porém, no entanto, todavia, poucos tem a coragem de enfrentá-los e falar a verdade, pois lá em Brasília está a nata da nossa corrupção.

Lionel Rupaud

- 2015-03-19 18:55:23

Muito interessante a discussão sobre o post

Podemos dividir os inúmeros comentários em 3 grupos:

1 - os que acham que Cid Gomes ganhou espaço político para ele e para o governo, dando um chega-para-lá ao E. Cunha  e seu bando. R. Meastri seria um dos mais representativos.

2 - os que acham que Cid Gomes criou mais um problema para o governo, enfraquecendo-o ainda mais. A. Argolo é sem dúvida o mais representativo desta ala 

3 - a turma que vem ou com idiotices ("vai embora comunista", saudosismo dos milicos etc), ou com falas e desenho escatológicos. É incrível como os textos mais "políticos" do Nassif conseguem atrai-los.

Em números de comentários, parece que 1 é mais numeroso que 2.

Mas na argumentação, acho que 1 e 2 empataram.

 

Marco a

- 2015-03-19 18:55:07

É obviamente você se coloca

É obviamente você se coloca no papel dele,  falando o que pensa. Releia o que escrevi.

Falar o que pensa pode ser feito sem abrir mão da educação e do respeito pelas instituições. A crítica pode e deve ser feita sobre atos e fatos sem usar a desqualificação como arma. Você foi um belo exemplo disso Já que poderia fazer a crítica sem ofender. Mas como a argumentação é mera questão de gosto então é preciso fazer uso da ofensa para falar prós coleguinhas: - veja como acabei com ele. Causa pena!

O vocabulário  dito rebuscado é meto exercício de respeito ao gosto pessoal pela leitura, a formação em letras,  o gosto pela atividade da escrita e o respeito aos pares comentaristas que merecem ler algo mínimamente bem construído, embora não abra mão da ironia quando necessária.

O ex ministro foi mal educado, prepotente e estúpido até porque reconheceu que sua fala causa constrangimento para o governo e saiu. Tanto isso é certo que a presidente aceitou de imediato. 

Você pode ser autêntico sem ser grosseiro no tratamento que usa. Você pode ser dissimulado, embora sendo cortês nas palavras. Trata se ao fim e ao cabo de  uma questão de caráter. Ao ser descortês nas palavras e mau educado no trato, sua digamos assim "autenticidade" legitimou o outro. 

Laura

- 2015-03-19 18:51:36

Quem apoia

A idéia é interessante, mas não vejo densidade politica na proposta.Quem, que forças, que partidos o apoiariam? A midia não seria. Partido ele não tem. Centro esquerda? uma merreca. Com que grana?

Afora isso eles falam o que pensam mas perdem o rebolado.

Não creio. estamos sem saida mesmo...por hora e acho que muito boa não há nada a vista.

Itanaael Ferreira

- 2015-03-19 18:48:44

Cid Gomes, o homem que matou o facínora

Marcos C, vc acabou de matar o Dr. Ulysses, outra vez.. Compará-lo ao "achacador" é no m ínimo ultrajante e uma traicão à memória de Ulysses. Este senhor Cunha, como ja foi dito aqui nesta coluna, pelo proprio colunista e por inumeros comentaristas, representa o pior modelo de negocismo, clientelismo e outros "ismos" mais.

Fazê-lo presidente da câmara mostra apenas a que serve atualmente àquela casa legislativa. Não passa de uma banca de negócios escusos onde os interesses da nação passam longe. Salvo poucas exceções, Cunha é a imagem no espelho de seus pares no congresso. 

Sem entrar no mérito de o quanto bom seria  o Ex-Ministro Cid Gomes para a EDUCAÇÃO, nelhor será lembrar dele como o homem que disse o que "quase" todos gosatariam de ter dito.

Se foi uma estratégia de marketing ela conseguiu seu intento pois, exceto o povo de seu estado natal, poucos o sabiam ministro da educação. Hoje todos sabem quem era o ministro.

Portanto, Sr. Marcos C, em seu próximo comentário peça desculpas aos descendentes do Dr. ULYSSES, apesar do que, e me desculpe pór isso, acho que o sr. usou a comparação apenas para mostrar o predominio do presidente da câmara sobre a Presidencia da República que só se sustentou naquele momento graças as habilidades políticas, em sentido positivo, do velho apreciador de poá.

Jandui Tupinambás

- 2015-03-19 18:45:23

Cid Gomes é um bom exemplo

Discursos que lavam almas de eleitores de esquerda como eu, geralmente é de uma burrice política ímpar!

Mal dos Gomes...

 

 

Malú

- 2015-03-19 18:44:56

Sei não, mas essa coisa que

Sei não, mas essa coisa que está sentada no vaso está parecendo um tal de Aliança, Você não acha Ó neide? 

Jandui Tupinambás

- 2015-03-19 18:42:40

Reizinho e cia quem mandam!

Ora bolas!  Do lado que o PIG indicar. 

 

Malú

- 2015-03-19 18:40:12

E ele falou alguma mentira? É

E ele falou alguma mentira? É do feitio dos Gomes não arredarem pé quando acreditam que estão dizendo a verdade. Gostaria que esses institutos que vivem fazendo pesquisas sobre tudo, fizessem uma e perguntassem ao povo se concordava com o Cid quanto aos achacadores do Congresso. Perguntem. Duvido que a grande maioria desmentisse o Cid.

Ugo

- 2015-03-19 18:38:25

chuvendo troll

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

Profeta do Apocalipse

- 2015-03-19 18:37:52

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha ! Frio, calculista, bem articulado e ambicioso. A história já demonstrou como terminam perfis como este, costumam viver em colônias, são autofágicos, nascem e morrem pela própria ganância. Seres como EC não passam pela Terra impunemente, o poder é cruel , consome as víceras, aniquila, deteriora  todos aqueles que gravitam em torno dele. EC tem todas as características daqueles que chegam ao ápice e que esvaem-se em sangue, tornam-se nulos, até transformarem-se em um nada, assim está escrito .

Ugo

- 2015-03-19 18:36:46

M(milhar) C(centena)

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

PPPPPP

- 2015-03-19 18:34:25

Daniel:   Concordo plenamente

Daniel:

 

Concordo plenamente com você.

 

1 - Morei no Ceará e sei bem o que são os"Gomes". Simplesmente uma cópia disfarçada do puro coronelismo que tanto atrasou e atrasa o nosso país.

2 - A Dilma está emparedada e, pior, perdida que nem cego em meio de tiroteio. A questão é simples: ela errou no 1o governo, mentiu na campanha eleitoral e agora, mente novamente, não sendo clara com os rumos da política econômica ue traçou (e que por sinal é a única possível na situação atual).

3 - O PT se desgastou completamente com os escândalos de corrupção e suas tentativas de considerar "perseguido" pela mídia, pela Direita, por tudo que existe.

4 - Nossa mídia (seja a que ataca ou seja a que defende o governo) é vendida e não consegue fazer uma análise fria sobre erros e acertos de TODOS os personagens atuais (e deixo bem claro minha opinião que TODOS, governo e oposição, são os únicos e totais culpados da situação em que nos encontramos. Não vamos esquecer, também, da população que troca seu voto por bolsas, dentaduras, falcatruas, etc.

 

Precisamos, isso sim, manifestar, fazer comícios, cobrar punições a todos esses sem vergonhas que mancham nossa história.

 

A solução é simples: povo na rua cobrando, exigindo, aplaudindo (por que não) os pequenos, infelizmente, mas bons exemplos que vemos de poucos representantes da classe política. Somente assim vamos ter forças para limpar e mudar esse país.

Ugo

- 2015-03-19 18:34:05

chuvendo troll

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

evandro condé de lima

- 2015-03-19 18:33:13

Para quem se lembra

Após pagar R$ 650 mil para Ivete inagurar hospital, Cid Gomes (CE) gasta R$ 3,5 milhões para comer lagosta, caviar, carpaccio e escargot

Postado em: 13/08/2013 por:  25 psb

psb

A  mania de grandeza, a soma de ufanismo e bairrismo elevado à quinta potência são “características” associadas aos pernambucanos.

Os próprios nativos destas terras maurícias tiram sarro desse traço que diverte gente daqui e fora.

Todavia, se em Pernambuco a coisa descamba pro folclore, no Ceará o apego ao superlativo tem sido “política de governo”.

O Executivo estadual se encarrega de investir na história de ser “o maior”, o máximo, hiper, über…

Em janeiro, quem não se lembra, o governador Cid Gomes (PSB) pagou R$ 650 mil por um show de Ivete Sangalo.

A cantora se apresentou na inauguração de um hospital em Sobral, município que é base eleitoral de Cid.

amandicaindica.blogspot.com

amandicaindica.blogspot.com

Pois agora o governador socialista firmou contrato que prevê o gasto de R$ 3,5 milhões com bufê e decoração do gabinete e da residência oficial. As informações são UOL.

A oposição criticou a medida e divulgou que o cardápio contratado inclui refeições como bombinhas de salmão com caviar, carpaccio de chester com manga, crepe de lagosta, creme de escargot servido em pequenas tarteletes e filé de sirigado ao Goulart.

O deputado estadual Heitor Ferrer (PDT), durante pronunciamento na desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado, afirmou que elaborou requerimento com pedido informações sobre os gastos.

Segundo o Diário Oficial do Estado de 1º de agosto, o estado pagará o valor pela contratação da empresa Anita Serviços de Alimentos por um período de 12 meses. A publicação não traz detalhes sobre o serviço prestado.

www.pbase.com

www.pbase.com

O contrato é similar ao publicado em 27 de janeiro de 2010, quando a mesma empresa venceu a disputa para prestação do mesmo serviço.

O contrato à época, de R$ 2,8 milhões, seria para prestação de “serviços de bufê, decoração, iluminação e instrumentista apropriada à decoração em ambientes climatizados e/ou abertos com capacidade até 2.000 pessoas”.

Também incluía a “realização de coquetéis, almoços, jantares, brunchs, coffee breaks, a serem servidos por ocasião de solenidades, treinamentos, inaugurações, comemorações e eventos (…) em atendimento aos eventos de interesse do Cerimonial do Gabinete do Governador.”

Em requerimento, o deputado Heitor Férrer pediu ao governo explicações sobre o contrato, com detalhes sobre quanto efetivamente foi pago e em quais eventos foram servidas as refeições.

Férrer criticou o gasto e afirmou que o valor deveria ser usado com obras de combate aos efeitos da seca.

O governo do estado informou que o processo licitatório “seguiu todos os trâmites legais” e contou com 13 empresas.

Ainda segundo o governo, o valor citado no Diário Oficial é pago conforme a demanda, e não existe um valor fixo ou mínimo mensal a ser pago.

O governo explicou que o valor de R$ 3,5 milhões se refere às despesas de bufê realizadas no período de 2010 a julho 2013. “Ou seja, quase quatro anos e não o período de um ano como citado pelo deputado”, complementou.

“A nova licitação, com vigência iniciada no dia 1º de agosto, não corresponde ao período de um ano. O prazo deve ser aditivado – até o período de quatro ano”, informou o governo.

Ainda segundo o governo, os valores incluem, “além da comida, decoração, talheres, copos, pratos, toalhas, decoração, serviços de garçom, transporte, armazenagem da comida, etc.”.

 

Ugo

- 2015-03-19 18:31:19

chuvendo troll

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

armandolo

- 2015-03-19 18:21:45

Uma coisa é certa.O perfil

Uma coisa é certa.O perfil dos Gomes não aceita as embromações dogmaticas dos chaatos.

Jandui Tupinambás

- 2015-03-19 18:16:33

Joel,Ciro é jogada de alto

Joel,

Ciro é jogada de alto risco que Lula nem Dilma nunca apostariam. Ele é o melhor para lavar nossa alma de vez em quando mas de habilidade política próximo do zero Kelvin. 

2018 sairá um desses 3 aqui da lista para Presidente

1. Lula

2. Hadadd ou

3. Pimentel

 

 

DanielQuireza

- 2015-03-19 18:12:09

Tem gente imaginando que os

Tem gente imaginando que os irmaões Gomes são a "salvação da lavoura". Nada mais equivocado. Acho que é mais fácil ser o contrário, a carreira dos dois está mais para liquidada do que para um deles se tornar Presidente.

 

Tem gente aqui defendendo ruptura do Governo com o PMDB no congresso.

Se com ele já está dificil imagine então sem ele. Ficará impossivel. Dilma ficará emparedada. Já está pela mídia.

A  não ser que ela rompa com o PMDB, em seguida renucie e deixa o abacaxi para o Temer resolver. Dai o PT, com Lula pode tentar preparar sua candidatura em 2018. Mas também duvido que Temer conseguiria fazer um bom Governo. Falar de fora é muito mais fácil do que fazer.

Enfim, se a ideia de Dilma é continuar Governando, ela não pode, jamais, romper com o PMDB, tem que recompor os laços e ir tocando, do jeito que der e torcer para a economia melhorar.

rosenvald flavio barbosa

- 2015-03-19 18:11:36

M.C

Tony, o M.C. além de entreguista é um tremendo vira-latas, e lambe-botas...............

luiz cesinha

- 2015-03-19 18:07:32

o roto falando do rasgado

o roto falando do rasgado

Inides

- 2015-03-19 18:01:52

Lula e Dilma

Acho que você queria dizer: quebrando.

ohallot

- 2015-03-19 17:59:07

Je suis Cid

Je suicide.

marcos nunes

- 2015-03-19 17:54:45

O inverso

Não seria "Eduardo Cunha, o Facínora que mandou Cid Gomes passear"?

Qual morte de EC? Moral? Faz-me rir.

EC hoje é o centro do poder no Planalto. Ele manda e desmanda. E a gente se engana.

Matt

- 2015-03-19 17:52:16

Por favor Ciro Gomes, se

Por favor Ciro Gomes, se estiver lendo isto. Canditate-se a presidente e deixe ás claras as acusações contra você. Seu irmão já não tenho tanta certeza de integridade. Mas você sim. Voto e faço campanha.

Um abraço.

Cleusa

- 2015-03-19 17:49:10

A questão é só essa: apear o PT do governo ou não?!

A questão é só prejudicar o PT ou não?! Já que todos os candidatos receberam dinheiro das empreiteiras, inclusive o Sr. Aécio e outros candidatos a governador pelo PSDB. Por isso, essa Operação "Lava a Jato" só tem a função de apear o PT do poder, destruí-lo, independente de ser competente ou incompetente. Da minha parte, considero que são as boas qualidades da presidente que a deixaram nessa situação e não seus defeitos. O seu maior problema é o de comunicação. Mas o que pesa mesmo  é a entrega do pré-sal, avaliado em mais de R$ 8 trilhões. O objetivo dos golpistas como a Rede Globo, PSDB, etc é entregar o nosso petróleo e outras riquezas do Brasil. Só de pensar no Aécio como presidente e ainda através de um golpe me causa pavor!!

raphael de carvalho

- 2015-03-19 17:46:00

candidatura

Ainda sonho com Requião  pra Presidente!

Eduardo CPQs

- 2015-03-19 17:45:35

Está certo!

Caro Luna,

desta vez fui conferir. A frase das nuvens políticas é mesmo atribuída ao Magalhães Pinto.

A tirada famosa do Benedito Valladares é: "Estou rouco de tanto ouvir."!

Acerca da sua análise, achei-a arguta.

Está chegando a hora de mudar e a saída Ciro Gomes faz muito sentido para quem deseja a mudança, sem cair no lamaçal em que se transformou o PSDB (faz tempo; recentemente só foi acrescentado o mau-cheiro).

Por outro lado, ainda faltam uns três anos, o que é muito tempo, tempo de sobra para as nuvens ficarem diferentes.

Com um abraço.

Ah, eu li seu texto na versão distribuida via internet e lá estava ainda o James Coburn... 

Inides

- 2015-03-19 17:41:57

Lula e Dilma

Acho que você queria dizer: quebrando.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 17:41:27

"O problema maior não é a

"O problema maior não é a Dilma, é a classe política corrupta, despudorada, covarde que trava as pautas para chantagear o Governo, e não pensa no povo."

Se o problema é esse... então o problema é outro.

Por que então temos um caso claro de esquizofrenia eleitoral coletiva. O eleitor, ao escolher o Executivo, o faz visando os seus melhores interesses. Ao escolher o o Legislativo, porém, o faz de maneira absolutamente irracional, sem levar em conta absolutamente nada, exceto talvez o asfaltamento da rua vizinha e a aparência física do candidato.

Por isto mesmo, a frase seguinte é absurda:

"Estamos vivendo um 'Parlamentarismo branco'"

Mas no parlamentarismo, branco, negro ou lilás com petit-pois amarelo, não pode haver esse tipo de esquizofrenia, por que o Executivo é um subproduto do Legislativo. O que permite a existência da situação que você descreve é precisamente o presidencialismo.

O problema é muito diferente. O regime presidencialista pressupõe um Legislativo forte e independente do Executivo. O que por sua vez pressupõe um Executivo capaz de governar sem maioria parlamentar. Não é outra a razão de ser do presidencialismo; se queremos um Legislativo submisso ao Executivo, então o que queremos é o regime parlamentarista - em que a sobrevivência do mandato do deputado depende da sobrevivência do governo, por que se o governo cai, há novas eleições, ainda que o mandato esteja no comecinho.

Agora o que nós criamos é uma cultura política que cultua como a um ídolo pagão a "governabilidade" entendida como maioria parlamentar. Isso é uma falsidade óbvia; basta olhar para os Estados Unidos para ver como os presidentes democratas governam frequentemente com um congresso de maioria republicana, e vice-versa. Não é portanto um produto de um equívoco constitucional, é produto de uma mentalidade política que assola todos os partidos, de situação ou de oposição. É isso que precisa ser rompido, e é isso que está à beira de ser rompido, com os presidentes das duas casas do Congresso sob investigação judicial.

É preciso exigir as cabeças de Cunha e Calheiros, portanto.

Mas quem tem que fazer isso não são os ministros no governo, são as entidades da sociedade civil e os movimentos populares.

Carlos Alberto da Silva

- 2015-03-19 17:32:38

Desfaçatez

Você, caro leitor, se fosse político, seria um desses sínicos, hipócrias, que usam de vocbulário rebuscado para não dizer o que pensa enquanto por trás empurra a faca. Cid Gomes não foi mal-educado; apenas disse o que pensava, com as palavras que melho lhe convieram no momento. 

El Cid

- 2015-03-19 17:27:54

De Luduina: "não é a vida

De Luduina: "não é a vida imitando a arte. É arte mostrando a realidade."

 

[video:https://vimeo.com/122655812]

El Cid

- 2015-03-19 17:24:34

Foí bem isso Liduina:

[video:https://vimeo.com/122655812]

Joel Neto

- 2015-03-19 17:22:06

Até que enfim concordo 100% com meu Cândido

Rss

Se, Lula/Dilma/PT apoiar Ciro em 2018, pode anotar:

Ciro Gomes, toma posse como presidente em 01/01/2019

E sinceramente, não acho ser dificil Lula e Dilma convencer o PT abrir mão da cabeça de chapa para ele.

Essa seria mais uma jogada de mestre do mestre Lula.

Torço para isso acontecer.

Tulio

- 2015-03-19 17:21:06

Não sei o motivo de tanta

Não sei o motivo de tanta crítica ao Eduardo Cunha. Tá no inferno, abraça o capeta...

Ele é apenas uma versão remodelada do Severino e provavelmente terá o mesmo fim. Quando se cria um escorpião em casa não se pode reclamar de ser picado, é da sua natureza. Na hora em que ganhar eleição era prioridade ninguém reclamava do tempo do PMDB na televisão, taí a fatura...

jorge paula

- 2015-03-19 17:20:35

Acertou na mosca!

 Lavei a alma ontem com o Cid e hoje com a analise do Nassif, o episodio é bem parecido com  Dilma x Agripino, cabe ao Ciro Gomes saber ocupar o vacuo. É um bom nome e eu como petista votaria nele sem nenhum problema,isso caso o Lula nao concorrer e o PT nao tenha um nome competitivo em 2018.

Aline Carneiro

- 2015-03-19 17:19:35

País da bravata

Esqueçam a política feita pelos políticos. O que tanto a elite brasileira quanto o povo gostam mesmo é de uma bela cena de macheza e bravata. E isso os irmãos Gomes sabem como ninguém fazer. 

Pensem em Vargas, ex-ditador, envolvido até o pescoço em denúncias: sua bravata cheia de macheza foi dar um tiro no peito e "sair da vida para entrar para a história" como um dos políticos mais respeitados que já existiu.

Pensem em Juscelino e sua bravata desenvolvimentista de "50 anos em 5"

Pensem em todo o povo dos grotões brasileiros, onde é forte a despolitização, achando a ditadura algo palatável movidos pelos slogans bravateiros "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "pra frente Brasil". 

Pensem nas bravatas de Collor com seu papo de "aquilo roxo" e nas bravatas de Lula "Nunca antes na história desse país..."

Luís Nassif está coberto de razão: se tem algum bravateiro capaz de competir com o bom mocismo fake do Aécio num futuro próximo, é um dos irmãos Gomes. Alto eles sabem gritar. 

CIDINHA

- 2015-03-19 17:17:41

EL CID, inaugurou a fábrica de talentos.

Parabéns Cid, você inaugurou a fábrica de talentos do Ceará. Vamos mudar o Brasil, de forma séria.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 17:16:39

Professora, não se esconde incompetência sendo implicante

A senhora não ensinou essa lição aos teus estudantes? Parece que a professora também tem problemas de interpretação de texto, o que não seria uma surpresa, conhecendo o péssimo nível da educação brasileira.

Se a senhora reler o que eu escrevi, professora, verá que eu disse que a senhora estava "buscando" ser desagradável e não que realmente tivesse conseguido êxito na intenção, entendeu? Existe uma diferença entre buscar ser desagradável e conseguir efetivamente desagradar. Não foi o caso, pois, como disse, eu sei detectar implicantes à distância e sei quando algo é pura antipatia pessoal sem qualquer fundamento. Tenho mais o que fazer do que me preocupar com quem "não vai com a minha cara", professora. Esses, quando eu dou alguma atenção, como agora, eu costumo colocar nos seus devidos lugares, dando a resposta que eles merecem. Veja o caso da senhora: já sentiu que comigo não terá a menor chance. É bom que as coisas sejam assim, cada um no seu quadrado.

A propósito, professora, os recursos irônicos que a senhora usa são muito pobrezinhos, como aquela trollada grosseira no post sobre Annie Lennox, a da "surpresa" diante da "sensibilidade" vinda da minha pessoa. Aquela foi de uma deselegância digna de uma Sheherazade com o sinal contrário rsrs.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 17:11:41

Não vi um único cartaz no

Não vi um único cartaz no domingo pedindo a renúncia de Eduardo Cunha.

Não tinha, ou foi o PIG que não mostrou?

Arthemísia

- 2015-03-19 17:11:09

Argolo, Pelo que já li por

Argolo,

Pelo que já li por aqui, você parece conhecer nosso sistema judicial. Se assim for, pergunto: você confia no sistema judicial brasileiro? Se fosse você um acusado, confiaria?

Minhas perguntas não são provocações, são perguntas muito sérias. Eu, por exemplo, temo muito a polícia e o sistema judicial brasileiros. Nem saberia explicar exatamente o porquê. Também não estou defendendo cegamente o PT, mas pelo pouco que acompanho as notícias, me parece que as investigações estão sendo mais " conduzidas" do que devem.

Aqui em Pernambuco teve um caso de assasinato há alguns anos que até hoje não se sabe os culpados. A polícia apresentou dois culpados, que forma julgados e absolvidos, mas metade do sistema defende que são eles, de fato, os culpados e a outra metade (inclusive o MP) afirmam que são inocentes. Esse caso ocupa até hoje as páginas dos jornais e acabou se tornando emblemático de como funciona o sistema. Ocupa também o imaginário social, que já inventou milhares de teorias e histórias sobre os verdadeiros culpados.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 17:05:21

O Cid Gomes morreu? Acho que

O Cid Gomes morreu?

Acho que ele continua bem vivo, não sei bem se de pé, de joelhos, de cócoras, deitado, sentado ou plantando bananeira.

José Afonso

- 2015-03-19 17:00:20

Renuncia do Min. da Educação Cid Gomes

Parabéns Cid Gomes! você foi o porta  voz de todos os Brasileiros de bom censso, me senti presente na tribuna, era tudo que eu queria dizer para a maior parte dos abutris da camara, você mostrou mais uma vez que o cearence é Homem com H, com certeza o Céara esta muito satisfeito com a sua postura de Homem que não volta atraz nas suas conviquições. Me cinto orgolhoso de ter você com meu representante. Parabéns meu futuro Presidente dessa nação.

Adelmo

- 2015-03-19 16:59:59

Cid Gomes

Comentário do Terra:

" Um ministro da Articulação (Mercadante, sem prestígio) substituído pelo ministro da Justiça (Cardozão).

Um ministro dos Movimentos Sociais, desconectado,arrogante (Miguel Rossetto) ofuscado pelo ministro da justiça (Cardozão).
Um ministro da Fazenda (Levi) que a economia da presidenta no 1º mandato estava de BRINCADEIRA (brincadeira que saiu cara ao povo brasileiro). Aí a presidenta disse que preferiu preservar os empregos, pergunta agora com a mudança vai rifar os empregos?
Até agora no placar temos: 
Eduardo Cunha 7 x 1 Dilma , por falar nisso , Goool do Eduardo!
Como não vai ter reforma?
Quando perguntado a Eduardo Gomes, pelo novo ministro, respondeu! "O próximo a cair ou a ser nomeado?"

Concordo!

marcio100

- 2015-03-19 16:54:02

Bacana a analise

Faz todo sentido

azzisem

- 2015-03-19 16:47:33

Comparar um torturado com
Comparar um torturado com achacador é no minimo uma análise oblíqua. No entanto, Dilma teve resposta a altura, mas Eduardo não.

Anna Dutra

- 2015-03-19 16:46:29

Pouco importa a minha opinião e você está insistindo?

Você está com dificuldade de se decidir: afinal, o que eu escrevo te incomoda ou não te incomoda?  Foi a ironia que incomodou?  Eu não gosto de arrogância.

Desagradável?  Vou te mandar um espelho de presente, ok?

Ah, você sabe né, ironia é só para quem é capaz ...

Eduardo SJ

- 2015-03-19 16:46:13

Alteraçãozinha

Concordo com tudo. Só faria uma alteração: "O jogo político brasileiro chegou ao estágio da soma zero. O embate entre o governo e sua "base aliada" não terá vencedor."

Luciano Leite

- 2015-03-19 16:45:59

O pessoal que foi à Paulista vai ficar de que lado?

Gostaria de saber de que lado esse pessoal que saiu às ruas no dia 15/03 vai ficar nessa história. Temo que eles prefiram ficar ao lado do Brasil de Edaurdo Cunha .... junto com essa praga denominada baixo clero. Estamos f.....!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gão

- 2015-03-19 16:45:17

Lembrei do texto do Nassif

  Se tirar da bainha tem que usar, foi o que Cid fez, não consigo imaginar ele recuando diante das "excelências".

Luciano Leite

- 2015-03-19 16:44:57

O pessoal que foi à Paulista vai ficar de que lado?

Gostaria de saber de que lado esse pessoal que saiu às ruas no dia 15/03 vai ficar nessa história. Temo que eles prefiram ficar ao lado do Brasil de Edaurdo Cunha .... junto com essa praga denominada baixo clero. Estamos f.....!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luciano Leite

- 2015-03-19 16:44:04

O pessoal que foi à Paulista vai ficar de que lado?

Gostaria de saber de que lado esse pessoal que saiu às ruas no dia 15/03 vai ficar nessa história. Temo que eles prefiram ficar ao lado do Brasil de Edaurdo Cunha .... junto com essa praga denominada baixo clero. Estamos f.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 16:42:14

Deve ter sido por isso que a oposição comemorou efusivamente

O que mostra o quanto o que Cid fez foi bom para o Governo Dilma...

Tony

- 2015-03-19 16:39:46

USAID paga as contas...

Você está preocupado com quê, se é do contra? Do "quanto pior, melhor"...

Dos que querem ver o Pais pegar fogo...

Entreguista, qual a su ONG?

Orlando Soares Varêda

- 2015-03-19 16:38:44

  “Dito isso, vamos analisar

 

“Dito isso, vamos analisar o papel de Cid Gomes, ontem na Câmara Federal.”

Daí em diante, a análise do Nassif sobre a partida de ontem, repercute. Especialmente sobre o jogaço do atleta Cid Gomes, digo, do político sem papas na língua . O especialista Nassif, produziu  um  comentário preciso, nas observações que fez sobre o jogo jogado. Como de costume, o articulista deixa pouco espaço vago, furos, ou brechas, para críticos mais obesos, ou, mau humorados de nascença, acrescentar algo de útil, ou, aproveitável.

Eu particularmente gostei da análise e do jogo propriamente dito. Apreciei com satisfação, a postura do time. Gostei muito, sobretudo, da sacada tática de posicionar o atacante Cid  Gomes, lá na frente, fungando no cangote dos cabras. Ainda no vestiário, a presidenta soprava na orelha do atleta; vá lá! Em cima dos cabras, funga no cangote do capitão deles, o tal de cunha, aquilo não vale nada, é um perna de pau, só gosta de "bola$" de embolsar.

Não deu outra, por diversa vezes, o Cid invade a área do adversário driblando deus e o mundo, aplicando canetas, pedaladas e o diabo a quatro. Aos pernas pernas-de-pau do PMDB & Trambiques Associados, só faltava chorar. Enquanto o El Cid, ao chegar na frente da pequena área; encontra o gol escancarado... ai, foi só tocar de bunda, fazendo um golaço nos Trambiqueiros  F. C.

Ao cabo, a torcida retirou-se do Estádio de alma lavada. Até agora, o time e a torcida deles, tão tudo zonzos que nem mosquitos da dengue, procurando a bola pra picar.

Orlando

 

tentandoAcharalguem sem rabopreso

- 2015-03-19 16:37:01

mas então não existe independencia mesmo...

quer dizer que o sr. cid gomes tem razão quando diz que governista tem que ser governo e oposição tem que ser oposição??? acho que esse pensamento está ainda arraigado ao tempo que o PT era oposição pois era contra todo e qualquer projeto do governo... ontem cid gomes pediu pra levar aquele axincalhamento, com aquele discurso pobre, que teria efeito se fosse feito porque alguém fora da política, mas que de dentro não tem credibilidade nenhuma... O presidente da camara ganhou força ontem mostrando que lá não é a Dilma nem Lula quem manda...

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 16:34:08

Você está completamente equivocado

É com esse discurso obscuro, nada concreto, nada objetivo, pois não mostra exatamente como a atitude de Cid ajudou o governo em alguma coisa, que você pretende ver algo positivo naquela encenação barraqueira irresponsável tramada pelos irmãos Gomes? Usando o ataque dos trolls?

Cunha vem há muito tempo sinalizando e dando declarações razoáveis em relação a uma sólida aliança com o governo. O cara só falta dizer isso expressamente, com todas as letras. Ele pode ser equivocado em muitas coisas, mas neste momento, ele é uma figura política importante. O que fez Cid, como ministro? Foi e atacou o presidente da câmara e muitos deputados ("400 achacadores"). Resultado: Cunha, claro, interpretou aquilo como ação orquestrada pelo governo para comprometer a imagem do parlamento e o governo posar como "vítima". Cid Gomes agiu muito errado enquanto ministro do Governo. Já está sendo processado pela câmara dos deputados por danos morais e pelo MPF por condscendência criminosa. Esse é o sujeito que criou mais uma crise política em meio a uma crise cada vez maior e que está sendo saudado por aqui não se sabe exatamente por quê.

Inides

- 2015-03-19 16:32:48

Todos dançando sem saber que música está tocando.

Cada área tem que ser ocupada por que é da área. O que ocorre nos Governos sem visão ou princípios administrativos é a colocação de pessoas em lugares os quais não estão familiarizados. são colocados por favorecer um determinado Partido ou laço afetivo, sem levar em conta o objetivo ao qual lhe foi destinado. Melhor dizendo, Ministro da Justiça, Educação, Minas e Energia, Fazenda, Defesa e etc, tem que ser alguém da área e não alguém para ocupar o lugar simplesmente. Deveria haver coerência com o cargo que vai ocupar, se não, vai ser só mais um.

Os Governos com estratégias pré-determinadas vão buscar pessoas com bagagem e conhecimnto de causa para isso. Não põe qualquer um político influente ou bem relacionado com o Legislativo, para que tenha suas iniciativas aprovadas mais facilmente. Temos aí o Cristóvão Buarque, que um profundo conhecedor das mazelas educacionais do Brasil e muito interessado em, pelo menos, tentar resolver muitas situações que vemos nos noticiários.

Não adianta uma quantidade tão grande de ministérios, se eles vivem batendo cabeça sem diretriz administrativa. 

É o "O" mesmo. Tá tudo errado, mas o Planalto parece estar de olhos vendados. Infelizmente não temos o Governo que merecemos ter! Isso que aí está não se pode chamar de Governo. É um BUMBA MEU BOI. Vamos ver até onde chega isso. Espero não chegar nem perto do MADURO.

Anna Dutra

- 2015-03-19 16:30:26

Rogério, eles não leem o que

Rogério, eles não leem o que copiam e colam aqui. É ir até a cartilha, copiar o que está lá e lançar estrelinhas. Se lessem, de toda forma não teriam conhecimento para corrigir ou atualizar as informações.

Gão

- 2015-03-19 16:29:40

Não dá pra ficar sempre na defensiva

  Esse deveria ser o tom do governo com os golpistas, Cid se sacrificou ontem pelo governo e ganhou pontos com a  população nem tanto pra ele mais pra própria DIlma, o que ele fez com a base "aliada" deveria ser feito com uma  oposição que convoca marchas com pedidos de golpe militar, olha só o que aconteceu com a ex vedete Marina quando virou bicho acuado, sumiu, o governo  esqueceeu como ganhou a eleição e o que fez qundo estava ficando pra trás.

    Não acho que Ciro pretenda vir candidato ele sossegou, é mais facil ceder a vaga ao irmão que é um tanto mais "bem educado" pra usar os termos  do momento. A diferença do Cid para alguns farsantes como Pedro SImon é que ele não faz tipo, não cola nele a pecha de hipócrita, não foi lá pra se fazer de santo com auto-elogios ou  jogar todos na vala comum e sim apontar alí quem traiu o voto que recebeu e defender o governo, a própria mídia se esforçou para passar a imagem de "cangaceiros do sertão" para a dupla cearense e agora, quando tá na moda ser enfezado,  Cid  vira por um instante uma espécie farol nessas trevas.

     Na verdade Cid mostrou uma fidelidade que é verdadeira em contraposição aos achacadores mesmo sabendo que isso lhe custaria o cargo, fora do governo continuou defendendo a Dilma, dificilmente fará oposição a um candidato do PT, só se o PT se mostrar mesmo morto como sonha a oposição mas se estivesse mesmo morto não tinha tanta gente implorando por golpe não é mesmo ?

[video:https://www.youtube.com/watch?v=rFXkESzsLOI]

Oliveira 123

- 2015-03-19 16:26:02

Parabéns pela análise. O que

Parabéns pela análise. O que estava em jogo não era a idoneidade de deputados mas sim a instituição Congresso Nacional mais especificamente a Câmara dos Depútados. Cid Gomes deveria ter entrado quieto, pedido desculpas e sair calado. Foi devidamente demitido e será processado. Agora vai ter que dizer quem são os 300. Do Velho Oeste vamos para Esparta...r

Luciano Prado

- 2015-03-19 16:21:24

O Facínora está na Presidência da Câmara

É isso. Parabéns pela lucidez

Anna Dutra

- 2015-03-19 16:20:28

Estão enlouquecidos.  Acho

Estão enlouquecidos.  Acho que o Nassif achou o ponto na linha da cintura em que o organismo entra em colapso. 

Renato Cunha

- 2015-03-19 16:12:22

Politica

Meu caro Jorge Mike;

Concordo em parte com você. A besteira de votar, essa todos nós cometemos, pois infelizmente não temos em quem votar devido ao corporativismo do quanto pior melhor. Não devendo Cid Gomes por participar da política de Dona Dilma, mas o defendo sim, por ter feito o que fez. Ele, a exemplo de nós mesmos que não temos em quem votar, falou o que todos nós falamos, pelas ruas, em nossas casas com nossa familia, com nossos amigos. Agora pelo fato de ter dito a verdade a "homens" hipócritas e protegidos pelo poder, com jogo de cintura para se defender, aí sim ele errou pelo fato de não ter como se defender, perdendo a postura no parlamento (suicidando-se) como o fez. Não deveria sorrir ironicamente como o fez, mas na essência, é de homens assim que o Brasil precisa. Não precisamos de gente, que como diz o craque Neto, ficam o tempo todo picando a couve, enquanto o pais está afundando e estamos sendo roubados dia a dia, faltando tudo o que todos já sabem. Conclusão: Cid Gomes não é um político brilhante como os demais, porém pode ser sim, o político que precisamos  para administrar o pais, de forma verdadeira e não hipócrita como os que aí estão. Infelizmente, por falta de informação e jogo de cintura, cometeu o sincericídio em não saber levar desaforo pra casa. 

Moacir

- 2015-03-19 16:09:45

O PT e suas escolhas

Nassif e amigos:

Em 2002, logo quando Lula gahou a eleição, o PT teve a oportunidade de se aliar com o que havia bom no PMDB. Ao longo dos 8 anos de FHC, houve uma luta interna no interior do PMDB em que, de um lado, estavam os que queriam entregar o partido aos tucanos, entre os quais Temer, Eliseu Padilha, Henrique Alves, Renan e outros; de outro, antigos pemedebista que se colocavam contra FHC e seu governo. Este grupo conseguiu vitórias importantes, entre as quais ganhar a convenção e impedir o apoio formal do partido à reeleição, além de melar a festa de Serra e sua vice. 

Ao longo da campanha de Lula, esta ala progressista do PMDB embarcou de cabeça em sua eleição, contrariando a orientação de apoiar Serra. Lembro que aqui em o em SP tinha a campanha "Lula-Quercia"; no Paraná, Requiao-Lula, entre outros.

Decretada a vitória de Lula, o PT escolheu seus aliados no PMDB: levou para o Governo toda a ala tucana que acabara de ser derrotada, deixando de lado os setores que de fato os apoiaram. 

O resultado é o que vemos hj no Congresso.

Eduardo CPQs

- 2015-03-19 16:09:15

EPA!

Olá, Luna,

o facínora poderia ser o Jack Palance, mais difícil, mas poderia ser o James Coburn (Flint!), mas as próprias fotos ilustrativas mostram LEE MARVIN.

Com um abraço. 

Amarílio Dantas

- 2015-03-19 16:09:05

Acho que o amigo não é cearense, muito menos conhece a situaçao

Esperando para o colega explicar o que significa o "Boom dos criadores de Lagostra durante o Governo de Cid"? Acho importante mostrar com dados essa afirmação, afinal muito assim como eu mnão sabe nada a respeito do assunto! 

Marco a

- 2015-03-19 16:05:36

Quando a presidente foi

Quando a presidente foi tratada com falta de respeito por um deputado que perguntou sobre tortura e mentira. O tom da pergunta foi obviamente jocoso, todos saíram a gritar contra a agressão. Não é possível ser seletivo.

Se o sujeito quer falar o que quer ou o que pensa, achando que isso é  ser autêntico e macho,  uma característica da família,  ele deveria deixar o cargo público e abrir um blog ou Vlog. Como ministro e estando na casa legislativa deveria ter respeitado os poderes,  até porque estava lá como ministro e portanto representando o executivo.

Se o atual presidente da câmara é a achacador, feio e malvado, ele foi eleito pelos seus pares como presidente de um dos poderes. Dentro da casa o agora ex ministro foi mau educado. Deveria ter se desculpado mas preferiu retaliar com agressão. 

Não demonstrou a coragem forçada do personagem do filme "o homem que matou o facínora". Mostrou apenas que além de mau educado, é orgulhoso e prepotente.

O ocorrido não ajuda candidatura de ninguém,  nem a dele nem a do irmão igualmente dado a rompantes igualmente idiotas, que sempre é bom lembrar,  era criticado em verso e prosa quando sua metralhadora verbal estava a serviço dos tucanos.

 

M.C

- 2015-03-19 16:04:38

Primeiro,Cid Gomes saiu da

Primeiro,Cid Gomes saiu da insignificância para entrar no limbo.

Seguindo, Cid apenas apenas complicou ainda mais a relação Planalto Congresso, num momento em que é necessário aprovar o ajuste fiscal.

De uma imbecilidade impar! Paralisa   o governo e o País, que não conseguem avançar em nenhuma agenda, mas para que? Para ser demitido a pedido de quem atacou?

O Governo não cansa de cavar o próprio buraco, não deixa espaço para a oposição na tarefa de fazer oposição.

Tem gente que acha bom!

 

aroldo branco

- 2015-03-19 16:04:36

pergunta ao carlos elisio

 HA quem o povo brasileiro vai recorrer?

"SE FICAR O BICHO COME,SE CORRER O BICHO PEGA"

EM QUEM CONFIAR, SE AO MENOS O PT QUE FOI NOSSA ESPERANÇA ? O PSDB NÃO CONSEGUE IMPOR RESISTENCIA, NOVOS COLLORS E NOVOS LULAS IRÃO SURGIR COMO EESES GOMES.

Flics

- 2015-03-19 16:02:52

JB?

Acho que as zelites vão preferir uma autêntico e não um ""paraguaio" qualquer... talvez um Johnnie Walker legítimo.

rafael osorio

- 2015-03-19 16:02:06

o sr. eduardo cunha é um

o sr. eduardo cunha é um tremendo filho da tupa!!

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 15:57:48

Isso não adiantará nada

O que efetivamente importará é se dinheiro de corrupção da Petrobras for detectado e deviamente comprovado pelas investigações como tendo sido usado nas campanhas eleitorais de Dilma Rousseff, seja em 2010, seja em 2014.

Para saber mais sobre a minha atual opinião em relação a isso, acesse o post a seguir: https://jornalggn.com.br/blog/alessandre-de-argolo/legitimidade-do-mandato-de-dilma-depende-da-lisura-de-suas-campanhas-eleitorais

Francisco Barroso

- 2015-03-19 15:56:41

Eduardo Cunha

Aquele olhar tenebroso!! Aquele semblante cínico, rizonho e medonho!! Eduardo Cunha é a encarnação latina do "homo diabolus politicun". VADE RETRO!!!!

Gão

- 2015-03-19 15:56:21

Mas fora do governo funcionam como ótimos leões de chácara

 Para a Dilma, eles nem são do PT nem estão submetidos a presidenta. Simplesmente vão ter que engolir a dupla.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=sVTRhbhF1Eo]

El Cid

- 2015-03-19 15:50:26

Perfeito!

sergioa

- 2015-03-19 15:49:52

De trairagem em trairagem

De trairagem em trairagem  aonde vamos parar.

 

Este governo esta acabado. Dilma se elegeu com um programa, assumiu praticando outro e quem manda é um deputado mediocre mais sujo que pau-de-galinheiro.

Lutamos para manter o projeto de 2003, sofremos com coxinhas e comentários de todo o tipo, para dar um segundo governo a esta senhora, porém parece que não valeu a pena.

Pena que um impeachement nos iria jogar de vez no colo do PMDB com este ACHACADOR que é o presidente da camara.

Parabéns Dna Dilma suas trairagens estão custando bilhões de reais e vai custar milhões de empregos a este povo pouco sofrido como o nosso.

Coração Valente só na música da propaganda eleitoral. Porque valentia de verdade, que outrora a senhora teve, agora esta lhe faltando de sobra.

Atenciosamente

Eleitor frustrado e enganado

bruno heitor rocha

- 2015-03-19 15:47:30

EDUARDO CUNHA

O Sr. Cid Gomes disse o que todos pensam sobre Eduardo Cunha. Ele é um achacador de primeira categoria, um falso moralista e um grande perigo para a política do país.

André W.

- 2015-03-19 15:47:23

Nosso Berlusconi , o

Nosso Berlusconi , o galateador, o frequentador de igrejas, o sorriso, o mangas arregaçadas, faiô em 26/10/2014. E ficou dizendo "isso nunca me aconteceu antes..."

Gão

- 2015-03-19 15:47:10

50 tons de verde

Com esse fetiche pelos homens de farda deve preferir mesmo os biônicos da ditadura como maluf.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=ViflNBRptmg]

André W.

- 2015-03-19 15:41:44

Ciro, o Pequeno

Nassif você sempre brilhante. Não o culpo por focar o aspecto do poder pelo poder, que é o que se está apresentando no texto porque você nos brinda com uma overdose de todos os outros aspectos e assuntos relevantes. MAS acho prematura essa discussão, o que está em jogo são questões muito mais imediatas e muita água ainda vai rolar debaixo da ponte, se não levar a ponte junto. Um belo gol não faz um novo Pelé. E o Círo! Aquele que briga com a própia sombra? Não, Nassif.

Eliane Ribeiro

- 2015-03-19 15:35:50

Eis a prova Anna, estão

Eis a prova Anna, estão reescrevendo a história.esse comentario é prova de que não querem só colocar o PT na ilegalidade mais a esquerda inteira.Para mim é obvio que estão editando textos e livros na internet,O plano é dominio total das democracias pelo Capital Financeiro.

Ana Bednarski

- 2015-03-19 15:35:34

Que pena faltam estrelas pro seu comentário

Me mande uma porção que os trolls andam famintos. O Alimento foenceido nas páginas da vela não parece ser sufuciente!!!

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 15:31:42

Sinto muito, professora

Mas nas minhas listas, eu incluo quem eu achar que se enquadra nos parâmetros, do mesmo jeito que a professora faz o seus comentariozinhos irônicos sobre o que é análise ou "desejo", bucando ser desagradável.

Outra coisa, pouco importa para mim a opinião pessoal da professora a meu respeito. O que vale são as ideias e, até aqui, a senhora mostrou não estar atenta ao que realmente importa, por isso eu a coloquei na lista dos iludidos ou ingênuos.

Boa sorte com esse "frisson" acerca de Cid Gomes.

Rpepino

- 2015-03-19 15:29:41

Para entender o momento atual

"Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.

Gramsci promoveu o casamento das idéias de Marx com as de Maquiavel, considerando o Partido Comunista o novo "Príncipe", a quem o pensador florentino renascentista dava conselhos para tomar e permanecer no poder. Para Gramsci, mais ainda do que para Maquiavel, os fins justificam os meios e qualquer ato só pode ser julgado a partir de sua utilidade para a revolução comunista."

Carlos Elísio

- 2015-03-19 15:26:53

vc não é do RJ

Se fosse do RJ saberia que Cidinha Campos denunciou relações de Eduardo Cunha com traficantehttp://www.estadao.com.br/noticias/geral,cidinha-acusa-cunha-de-fazer-negocio-com-abadia,63278

Tem mais (envolvimento em um esquema que resultou um rombo de ao menos R$ 850 milhões em impostos.):http://oglobo.globo.com/politica/manguinhos-deputado-federal-eduardo-cunha-admite-ligacoes-com-empresario-ricardo-magro-2920988

E tem mais e mais...

 

 

 

Carlos Elísio

- 2015-03-19 15:26:52

vc não é do RJ

Se fosse do RJ saberia que Cidinha Campos denunciou relações de Eduardo Cunha com traficantehttp://www.estadao.com.br/noticias/geral,cidinha-acusa-cunha-de-fazer-negocio-com-abadia,63278

Tem mais (envolvimento em um esquema que resultou um rombo de ao menos R$ 850 milhões em impostos.):http://oglobo.globo.com/politica/manguinhos-deputado-federal-eduardo-cunha-admite-ligacoes-com-empresario-ricardo-magro-2920988

E tem mais e mais...

 

 

 

jorge mike

- 2015-03-19 15:24:49

Gomes e Bebes

Um dia cai na besteira de votar em Ciro Gomes, assim como já votei em Collor, FHC e Lula... Agora entendo porque os militares não queriam que eu votasse. Esse mediocre que também atende pelo nome de Gomes já foi tarde. Ganhou a Educação, isso é, se a Dilma não for atender a quadrilha e colocar outro do mesmo quilate. Enquanto isso Cristóvão Buarque fica no banco de reservas... Isso é Brasil. Quando os ratos abandonam o navio é porque vai afundar...

Maria Luisa

- 2015-03-19 15:18:35

Saiu do governo para entrar pra Historia

Acharam que Cid Gomes iria se abaixar na frente do Cunha e mostrar o derrière. Levaram um susto. Queriam humilha-lo, mas como bom Gomes, preferiu sair do governo a ser achacado por uma casa, que infelizmente, perdeu a credibilidade face aos brasileiros, ha tempo. E essa ai, que elegeu e tece loas a tipo desses, não merece mesmo que se que se feche a boca. 

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-19 15:18:31

O PMDB precisa ser domado

Se fosse eu, colocaria o Requião como ministro da educação.

 

Antonio de Pádua

- 2015-03-19 15:10:37

Belo Texto

Nassif,

O Cid falou o que todos pensam sobre o "nosso"  Congresso. O problema maior não é a Dilma, é a classe política corrupta, despudorada, covarde que trava as pautas para chantagear o Governo, e não pensa no povo. Fica uma guerrinha de egos e a população?? Para eles não somos nada.

No dia em que tivermos um controle maior e uma punição maior ainda, aí sim, a corrupção existirá, mas saberemos quem e que punição sofrerá.  

Estamos vivendo um "Parlamentarismo branco" e o pior disso é que o Parlamento é uma vergonha, representada pelo chantageador maior, Sr. Eduardo Cunha.

Deixem a mulher trabalhar e reclamem com o verdadeiros culpados, que estão no Congresso e no Senado.

Flavio Martins e Nascimento

- 2015-03-19 15:08:47

Open!

Open!

Tony

- 2015-03-19 15:05:45

Delirante

Vai fazer propaganda de manifestação de coxinhas lá no esgoto, olavete.

E aproveita e acende uma vela pra São Serapião!

Cinta de silicio nesse Opus Dei!

[email protected]

- 2015-03-19 15:05:26

Quem Sabe Faz A Hora, Não Espera Acontecer

Não precisa ser nenhum Ulisses Guimarães para saber que "o achacador" e seu companheiro no senado,  só sobrevivem se ficarem jogando a favor da oposição no congresso, se não atende-la, atuando pró governo, o condôminio dos virtuosos, através de seus dois braços "armados", mídia monopólio e justiça amiga, os fulmina como as maiores pragas da política brasileira, em menos de uma semana, despachando-os dos comandos no congresso para o desterro, com um processo certo e prisão mais à frente.

Sendo essa a realidade, resta ao governo Dilma escolher ser assado em fogo lento, resistindo e sonhando em escapar do braseiro em algum momento, ou sair para o enfrentamento, desapeando o PMDB do governo com um pé na bunda, mandando a bandidagem de direito à oposição, pois de fato já estão, reduzindo os ministérios com a defenestração, atendendo assim a ignorância manipulada do "povo protestante", partir para comunicar-se com o povo através de todos os meios e cadeia de rádio e TV, escancarando como se financiam campanhas, o que o judiciário mancomunado com a mídia monopólio estão a fazer seletivamente para derrubar o governo, por que tentam destruir a Petrobrás, por que o congresso não atua conforme deseja o povo, chamar as forças sociais, reagrupadas com essas medidas às ruas para amplificar o discurso e vencer de vez a Casa Branca no confronto, que tentaram inultimente desmanchar no ar e sempre soube-se que teria de ser feito em algum momento, ou perder, saindo por cima, ao lado do povo e não como bandidos, que os verdadeiros bandidos da política o querem pintar.  

Loucura, a segunda opção? Absolutamente. Há um elemento novo e por demais significativo no cenário político da República e com imensas possibilidades de transformar-se  no vetor surpresa. Ligaram o povo na tomada política com certo objetivo e ele se encontra aceso nesse momento (não a maior parte desses "brancos" que foram às ruas, mas os em silêncio), com noções básicas e firmes do que deseja e não deseja, mas difuso em saber, quem é quem nessa barafunda política e em quem confiar. Sabe-se, quem se apresenta, tem preferência, quem pede, recebe e quem sabe faz a hora, não espera acontecer.      

Juliano Santos

- 2015-03-19 15:01:33

O governo precisa de alguém

O governo precisa de alguém no meio do caminho entre o Cid e o Cardozo/Mercadante. Nem "chutador de pau da barraca", nem pusilânime. Bom, me parece que o Mercadante está em queda. Quando a presidenta se convencer que deve dar uma chance ao Jaques Wagner como ministro político do governo, a coisa pode melhorar. Senão for tarde demais.

O ideal seria aproveitar e trocar o Cardozo. Mas isso ela não faz porque ele é subserviente, o que reforça a autoridade dela como uma "mullher poderosa". De quaquer forma, o barco para não afundar precisa de políticos cascudos, profissas, mestres em apaziguar crises. Apaziguar sim, mas capitular não.

Nesse perfil me parece que Wagner, Aldo, Padilha e Temer podem segurar o rojão. Fazer isso enquanto Dilma joga seu jogo de alto risco. Está parecendo claro, Nassif, que ao não topar o jogo da real politik, ainda mais com o Cunha, resolveu apostar alto. Confia que nesse furacão do Lava a Jato vai sobreviver porque não tem envolvimento. O que não é o caso das figuras das quais quer se livrar.

Daí a frase dela: "Não ficará pedra sobre pedra". Ela pensa que depois da terra arrasada, começa do zero. Aí passa a governar na base da virtude. A unica estratégia que eu posso imaginar que ela tenha pensado é essa. A alternativa é o descolamento da realidade. 

Só que a pedra que o pig e a a direita quer é ela. Não se derruba o presidente apenas pela via legal, segundo a constituição. Se derruba politicamente. A parte legal, dá-se um jeito.

Quanto ao Ciro, acho legitimo que pleiteie a presidência. Alias, a esquerda e centro-esquerda precisa de alternativas fora do PT e do governo. Fora o PSTU que é inviável, seria bom para o país, o crescimento do PSOL, com Jean Wilys e dos Gomes junto com o pessoal de esquerda da Rede que abandonou a Marina. A esquerda precisa esquecer um pouco o governo e se articular para enfrentar a besta facista  

Jair Fonseca

- 2015-03-19 14:59:57

A personagem de James Stewart

A personagem de James Stewart tornou-se senador e ao recapitular sua história quando do enterro do personagem de John Waine confessa a um jornalista que sua fama política começou quando assumiu que matara o bandido, sendo que Wayne é que o fizera. Termina o filme com o jornalista dizendo: "Quando a lenda torna-se fato, imprima-se a lenda." Aliás, é isso que a imprensa costuma fazer, mas não assume.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=363ZAmQEA84]

 

Wo

- 2015-03-19 14:58:17

Acho que tem muitos erros

Acho que tem muitos erros nessa análise.

Não vi essa repercussão favorável ao Gomes, pelo contrário.

Mesmo que assim fosse, praticar a anti-política, a negação da política, que tem sua maior expressão no Congresso seria a nova tática do lulo-petismo ? 

Não foi sempre o Lula que enalteceu a política como única solução ? Muito estranho se houver essa mudança de postura. 

Quanto ao Cunha, o que vejo é crescer dia a dia a sua popularidade.

Primeiro, porque desafiou o Executivo, que é visto hoje ( e sempre ) como o grande vilão ou grande herói, o protagonista, e hoje é um grande vilão.

Segundo, porque está mostrando serviço. Pelo menos a Câmara, diferentemente do Executivo, tem uma agenda e, aparentemente, um rumo.

E sobre o Ciro, embora tenha-se afirmado que não se trata de um juízo de valor, esse é a pior opção que se poderia encontrar. É um enganador. Uma mentira. Não tem nenhum conteúdo. O verdadeiro santo-do-pau-oco.

 

serralheiro 70

- 2015-03-19 14:57:33

Facínora

Nassif, excelente texto.Caracteriza com propriedade os Ferreira Gomes. Entendo que existem mais facínoras neste filme,Cunha com todos seus defeitos não chegaria lá sem apoio do psdb em massa liderado por privatas de elevadp estirpe

rdmaestri

- 2015-03-19 14:55:56

Que troll burro, nem viu o filme.

No filme do Titanic quem está na frente é o mocinho e a mocinha, e no desenho quem está caindo fora do navio são os ratos.

Está elogiando o Lula e a Dilma?

Francisco Barroso

- 2015-03-19 14:54:34

El Cid

Grande El Cid!! O único homem que falou a verdade até agora.   Dilma poderia seguir o exemplo, excomungando o PMDB e o PT.   Seria uma "bomba de Hiroxima"  que implodiria o Congresso. Dilma poderia perder a governabilidade e a amizade do Luladão, mas lavaria a sua alma e a alma do povo brasileiro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo S

- 2015-03-19 14:54:25

Achamos o nosso Berlusconi!

Calma, gente. Não estou acusando Cid Gomes de sonegador, corruptor, explorador de menores nem nada. O que ele tem em comum com o ex-primeiro ministro italiano é a capacidade de dizer o que pensa, sem papas na língua, e isso passa ao eleitor comum a impressão de transparência.

Acho que mais do que ódio ao PT, o que rola atualmente é um profundo desencanto com o sistema político vigente, e o PT, por ser o único partido que se pensa partido é o alvo mais próximo, mais fácil de ser atacado.

Não que eu ache que os irmãos Gomes sejam isso tudo, mas pelo menos parece que não são entreguistas. E isso, atualmente, é a única coisa que sobrou no governo Dilma.

rdmaestri

- 2015-03-19 14:51:49

Talvez por aí que esteja o caminho.

Com a entrada doida e insistente dos Trolls usuais e mais uma série de outros novos fica claro que acusaram o golpe.

Parece até aqueles lutadores de boxe, que levam um direto e ainda não caem e aí se afastam e fazem uma dancinha para mostrar que não acusaram o golpe, mas deve ter havido uma convocação toda especial nas centrais de trolhagem para esconder o golpe.

Acho que talvez esteja por aí o caminho, enfrentar os safados cara a cara, pois a base na realidade não existe mais, logo ou se perde batendo ou se perde apanhando.

mcn

- 2015-03-19 14:50:05

Também acho. O ataque ao

Também acho. O ataque ao líder bagunçou o fluxograma do golpe.

"Mexeu com Cunha, mexeu comigo!"

Ulisses Junior

- 2015-03-19 14:50:01

O povo que vai às ruas para

O povo que vai às ruas para bater latas/panelas e fazer "top-less", não enxerga que o único lugar que traria efetividade para mudanças serem alcançadas é o pátio gramado do Congresso Nacional. Lá deverião acampar-se os divcersos seguimentos da sociedade que, verdadeiramente, sentem sede de vergonha na cara dos nossos(as) políticos(as). Não cabe mais ver-se tamanho cinismo daqueles(as), com raríssimas excessões, que são eleitos(as) para representar as vontades dos(as) eleitores(as), só representam interesses, na maioria da vezes, espúrios. Pois é: Vamos deixar de, como dizia meu saudoso avô materno, "passar manteiga em focinho de gato", pois de nada adianta, você passa, o gato lambe. Você acaba desperdiçando toda a manteiga a você disponível.

serralheiro 70

- 2015-03-19 14:48:45

não gosto de robots.

não gosto de robots.

El Cid

- 2015-03-19 14:47:27

Parte da íntegra da Comissão Geral com Cid Gomes:

[video:https://www.youtube.com/watch?v=GrTsP6g7n2k]

Cesar Doni

- 2015-03-19 14:46:33

Cid Gomes

Nassif

Vc fala do Eduardo Cunha e se esquece de falar do Cid...da familia Gomes...

Não foi este senhor  CID que foi as compras nos Esteites ou Europa fazer turismo com toda a familia de jatinho e tudo  pago pelo pobre estadado do Ceará que ele e a familia Gomes comandam à Seculos?????

A imparcialidade é a ética do profissional....

Vc só fala do Eduardo Cunha...

Vai lá no Ceará..verifique os indices de pobreza...de qualidade de vida..de criminalidade....

Falar até papagaio fala...me amigo....

 

Geraldo J B Santos

- 2015-03-19 14:46:26

Finalmente alguém com alguma lucidez...

O fato é que após  as declarações intempestivas do Cid os irmãos Gomes perceberam que ou Cid se desculpava e reduziria significativamente seu capital político, continuando num governo morimbundo  ou egoisticamente salvaria sua pele, enfrentando o Congresso e demitindo-se logo em seguida. Aquele que se apresentou ao governo com a possibilidade de enfraquecer o PMDB tentando criar uma nova legenda ou forças políticas mais leais deixou o governo na mão na primeira crise que ele mesmo criou. Ele simplesmente jogou para a platéia (digo o povo), pensando só nele.  Quanto à senhora Dilma, se os Gomes são os aliados de primeira hora do governo ela realmente está à beira do precipício. Acredito que a aproximação dos Gomes com o PT é para se apropriarem do capital político de centro-esquerda que o partido dos trabalhadores já teve, apresentando-se no futuro como candidatos capazes de continuar o projeto de nação que o PT abandonou em nome de um projeto de poder.

Quanto ao Cunha acredito que ele representa os seus eleitores que são obviamente conservadores e tem o direito de serem representados, queiramos ou não. Ao menos ele não é um lobo em pele de cordeiro. Ele é um lobo em pele de lobo, sem desfaçatez. Isso é uma democracia e não uma ditadura. Por mais desqualificados que sejam os representantes do povo eles são os representantes do povo e em nome desse povo que o elegeu espera-se o mínimo de civilidade nas relações com os parlamentares.  Fico imaginando se um dos Gomes fosse eleito Presidente da República, como iria se relacionar com o Congresso, considerando a nossa Constituição? Seria um Lula, um Collor ou um Jânio Quadros? O melhor seria que ele fosse um meio termo entre Lula/FHC e Dilma, mas o temperamento não pernitiria e teríamos a história se repetindo negativamente.

O problema é que sempre esperamos salvadores da pátria quando deveríamos apostar no binômio: povo consciente + instituições democráticas eficientes e impessoais.

 

Roberto L.

- 2015-03-19 14:46:09

Não simpatizo com nem um dos
Não simpatizo com nem um dos Gomes, embora reconheça que em oratória o Ciro Gomes principalmente coloca a Dilma, e qualquer mulambo que concorreu pela direita desde 2002, no chinelo, mas o Cid Gomes matou a pau o canalha do Cunha. O Cunha ficou parecendo um menininho mimado que tomou repreenda em público, com cara de paisagem e arregou (bateu o cagaço no falastrão com 23 processos nas costas, o achacador). Achacador Cunha foi devorado pelo Cid Gomes que prestou um favor ao governo Dilma mesmo perdendo o cargo, coisa que nem um dos pilantras "petistas tucanos" ao redor dela tem a hombridade de fazer (refiro-me aos três patetas: Mercadante, Cardozo e Pepe Vargas, vulgo Pepe Legal) e preferem detonar o governo dela com os conselhos mirabolantes de três "gênios políticos" de primeira grandeza.

Anna Dutra

- 2015-03-19 14:43:33

Bingo!

Alexandre, perfeito!  Acho interessante que a crítica esteja sendo feita ao arauto e não aos oportunistas .. Incrível.

zé lima

- 2015-03-19 14:42:32

Mude o pseudônimo...

Vai um conselho: muda teu pseudônimo para BABACA DO BRASIL!

Eu mesmo

- 2015-03-19 14:42:18

SÃO ALIADOS CONTRA ALIADOS

Não há oposição contra o governo, são "aliados" destruindo aliados do planalto.

Esmael Leite da Silva

- 2015-03-19 14:41:23

Eduardo Cunha, quando no

Eduardo Cunha, quando no programa Roda Viva, perguntado sobre Lula ser um intermediador, disse que ele é ótimo e que não vê Lula como obstaculo e sim como uma contribuição, abriu espaço e indicou caminho, Cid Gomes quer fechar o caminho, na maiotia da vezes a hipocrisia consiste em se fazer o papel de não parecer hipócrita, parece ser este o caso, com um diferencial, este tem DNA.

Esmael Leite da Silva

- 2015-03-19 14:41:20

Eduardo Cunha, quando no

Eduardo Cunha, quando no programa Roda Viva, perguntado sobre Lula ser um intermediador, disse que ele é ótimo e que não vê Lula como obstaculo e sim como uma contribuição, abriu espaço e indicou caminho, Cid Gomes quer fechar o caminho, na maiotia da vezes a hipocrisia consiste em se fazer o papel de não parecer hipócrita, parece ser este o caso, com um diferencial, este tem DNA.

rdmaestri

- 2015-03-19 14:41:14

Os Trolls estão impacientes.

Uma forma de medir o impacto de determinada notícia é ver o 

ATAQUE DOS TROLLS

O número de comentários, a insistência de desqualificar o CID é uma forma de procurar abafar uma dada situação que atingiu o núcleo podre da oposição. Provavelmente estão pagando em dobro ou triplo, pois a insistência dos mesmos está passando de outros artigos, me parece que talvez a atitude de CID seja um caminho para desmistificar toda esta farsa.

Wildner Arcanjo de Morais

- 2015-03-19 14:37:37

Acho que você está equivocado...

O oposto de Democracia (Governo do Povo) são as autocracias ou regimes totalitários (Ditaduras e Monarquias por exemplo). Oposto a socialismo, que não são bem opostos mas na faixa de graduação seriam Comunismo, Socialismo, Capitalismo. Estas são as ideologias básicas de organização econômicas de uma Sociedade. Ou seja: será que escolhemos entre socialismo, mesmo que inpregnado de práticas capitalistas vorazes de mercado, ou entre o capitalismo explorador e enrriquecedor de meia dúzia de abastardos que querem voltar ao poder para tentar sangrar mais uma vez, além dos cofres públicos, a força de trabalho e as economias da população? Um conselho: seja mais explícito, no mínimo.

Cleusa

- 2015-03-19 14:36:07

Troll é por isso que você é só do contra!

É por isso que você é só do contra! Não agrega nenum valor em suas colocações!

LUIZ - SOROCABA

- 2015-03-19 14:34:13

Genial  Oneide. Taca-lhe pau

Genial  Oneide. Taca-lhe pau

josemct

- 2015-03-19 14:34:11

Cid Gomes

Não é facínula, seu analfabeto!

Cleusa

- 2015-03-19 14:34:10

O Serra mais preparado?!

O Serra mais preparado?! Depende para o que não é?! Se ele e sua gangue estivessem no governo federal,com certeza já teriam entregue, há muito tempo e a preço de banana, a Petrobrás. A Chevron está esperando que isso ocorra agora, com todo esse terrorismo sincronizado pelos anti-nacionalistas e entreguistas brasileiros de plantão. Se no Brasil traidor fosse penalizado, essa turma do PSDB não conseguiria mais nada e ainda teria que devolver tudo que tiraram do Brasil e brasileiros vide comprovações na Privataria tucana e tanto processos, em que essa turma é sempre blindada!

rdmaestri

- 2015-03-19 14:34:01

Chafurdando na imprensa de Tasso Jereissati se encontra lixo.

Quem chafurda no lixo da imprensa de Tasso Jereissati encontra qualquer coisa, agora que é chafurdar no lixo é!

Anna Dutra

- 2015-03-19 14:33:00

Me inclua fora destas também...

Alessandre, me tire de todas as tuas listas; não faz diferença o que eu penso. Não tenho preocupações com tua avaliação a meu respeito, ou com a lista em que você ou qualquer outro me enquadre. Minha opinião não vai mudar nada. A sua pode alterar os rumos da crise nacional? Mencken era um homem superior e de inteligência mordaz, preparado o suficiente para poder ser desagradável...

Eu sou uma educadora. Não compactuo com falta de modos. Nunca aceitei esse comportamento das crianças sob minha responsabilidade; não toleraria de um adulto. Nunca tive problemas em solicitar delas um comportamento adequado. Sabe porque? Porque eu tenho modos. É dando o exemplo...

mcn

- 2015-03-19 14:31:29

O projeto do PT, que Lula e

O projeto do PT, que Lula e Dilma seguem a risca, está definido nos 5 primeiros artigos da Constituição. Leia-os antes de falar besteira.

A Constituição preconiza um país livre da miséria, com redução das desigualdades sociais e regionais, onde todos possam se expressar livremente, segundo os valores da solidariedade e livre iniciativa, dentre outras aspectos.

Esse é o país que Lula e Dilma estão construindo. Mas tem gente que não aceita.

 

Conejo 10

- 2015-03-19 14:29:28

Ao colocar em risco a perda

Ao colocar em risco a perda de seu cargo como Ministro da Educação, apontando o dedo acusador a Eduardo Cunha (Presidente da Câmara mas com acusações de mamar nas tetas da Petrobrás), e reafirmar que na Câmara existem "400 achacadores", Cid Gomes lavou a alma dos 2 milhões de brasileiros que protestaram domingo pelas ruas do Brasil.

rdmaestri

- 2015-03-19 14:28:23

Amigo do Brasil!!!

Pelo menos reescreva a parte que foi escrita há décadas em que citava a União Soviética, talvez os teus orientadores não te avisaram que a UNIÃO SOVIÉTICA ACABOU, e faz tempo.

Outra coisinha, o que tem a haver com socialismo e comunismo o Irã, o Iraque e a Síria?

Por favor, este local não é povoado por um monte de analfabetos políticos que ao ver besteiras escritas ficam no:

Ah É, EHM

Como o personagem do Jô Soares.

Respeite a inteligência dos que aqui leem e escrevem.

Wildner Arcanjo de Morais

- 2015-03-19 14:24:07

Em jogo de xadrez...

As vezes é preciso se sacrificar um peão, um cavalo ou uma torre para se colocar de novo o oponente em desvantagem. Neste momento, a bola da vez é corrupção e hipocrisia e a intrísseca união que existe entre ambos em nossa classe mais conservadora. Nem precisa ser tão esperto, abastardo ou letrado para se identificar isso (basta a pessoa certa, no lugar certo, para que a população, a parte daquela que quer realmente mudar esse país, identificar isso). Reverteu-se o jogo de xadrez para eles, que precisam agora aprovar a contragosto medidas que, de certa, forma colocam o guizo no rabo deles. Caso contrário, fica escancarada o quão hipócrita são todos e o quão achicadores tantos deles podem ser. Não sei se foi uma jogada de mestre ou pura sorte, só o tempo dirá.

Rodolfo

- 2015-03-19 14:23:00

1   - Inaugurou um hospital

1   - Inaugurou um hospital inacabado;

2 - Pagou para a Ivete Sangalo R$ 400,000.000 para a respectiva inauguração;

3 - Adora uma lagosta comprada com dinheiro público;

4 - Sem contar a história do avião.

 

Que moral este cara têm para falar de roubo?????

 

 

Saint Clair Ligorio

- 2015-03-19 14:23:00

O PT têm Ciro Gomes e Lula

O PT têm Ciro Gomes e Lula para 2018, Tucanos e achacadores têm Marina Itaú e Aécioporto, que virá com o sangrador Aloysio Nunes, o escudeiro de FHC e Aécio. Coitado dos Tucanos perderão mais uma, isto, se não levarem o país a uma nova ditadura tão sonhada pela grande mídia antidemocrática e bilionária, que tem como preposto no parlamento, o achacador submarinista Eduardo Cunha. Sabendo disso, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) fará tudo para perseguir e desconstruir Ciro a partir de hoje. O inteligentíssimo Ciro Gomes terá que ser um hábil pré-candidato por de trás das cortinas e dos holofotes da antidemocrática e entreguista empresarial mídia brasileira.

rdmaestri

- 2015-03-19 14:22:17

Figura patética?

Parece que tem pessoas que não sabem o sentido das palavras, de patético não tem nada, é só viajar pela Internet e ler as dezenas de milhares de apoio que Cid está recebendo, de patético que não tem nada.

Cleusa

- 2015-03-19 14:19:54

O João Vacari, que está sendo investigado não foi o tesoureiro.

Não procede o seu raciocinio. Pois, o João Vacari não foi tesoureiro em nenhuma das campanhas para Dilma Roussef. É claro que você, o tucano Dr. Moro e cia ltda apostam nisso. Não é?!

Tony

- 2015-03-19 14:19:53

Aceita que doi menos

Vai com o Diabo, PSDB! E dá um abraço no ACM e no PLIM PLIM!

Cleusa

- 2015-03-19 14:19:51

O João Vacari, que está sendo investigado não foi o tesoureiro.

Não procede o seu raciocinio. Pois, o João Vacari não foi tesoureiro em nenhuma das campanhas para Dilma Roussef. É claro que você, o tucano Dr. Moro e cia ltda apostam nisso. Não é?!

Malú

- 2015-03-19 14:19:48

Esses institutos que adoram

Esses institutos que adoram fazer pesquisas sobre tudo, principalmente contra o PT, poderiam fazer uma perguntando ao povo se acha que o Cid Gomes falou a verdade ou mentiu sobre os achacadores.

rdmaestri

- 2015-03-19 14:18:21

Será?

Será que o desespero bateu no PT?

Com os Trolls falando isto, a minha desconfiança vira certeza. Bateu fundo o discuso de CID.

Rodolfolfo

- 2015-03-19 14:17:48

Não foi o FHC que o nomeou

Não foi o FHC que o nomeou Ministro... Foi a Dilma!!! Aliás, ele era um homem de confiança da Presidente.

emerson57

- 2015-03-19 14:16:15

cuma?

Joa...quem?

Elvys

- 2015-03-19 14:15:37

Assino embaixo, e acrescento:

Assino embaixo, e acrescento: despreparado e desesperado.

Vaneo

- 2015-03-19 14:13:12

DESCONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO

O ex ministro foi corajoso, o Brasil paga o preço que a midia apostou em algo como CUNHA que está abrindo uma grande  fresta de hipocrisia no parlamento brasileiro. Que pena da patria amada!

Maria Rita

- 2015-03-19 14:12:08

Não aceito como essas CPIs

Não aceito como essas CPIs funcionam, não aceito que um ministro seja condenado por causa de uma tapioca, outro peça demissão por comentários feitos entre pequenos grupos, que uma ex-ministra seja achacada por um Bolsonaro de merda, é muito alarde para promover esse parlamento que não está agindo à altura de uma instituição cidadã. Quando da instalação da CPI do mensalão vimos o bombardeio a Zé Dirceu, ministro da casa civil que se afastou do cargo decentemente e foi ao congresso diante de um esquadrão macartista que perdura até hoje. Tudo bem que alguém do poder que seja acusado responda para esclarecer os fatos e, caso esses sejam comprovados, cabe à justiça - que há de ,julgar e sentenciar. Mas não pode haver critérios diferentes para quem é suspeito. Não vi Bolsonaro vir a público pedir desculpas a ninguém, não li que Eduardo Cunha, Renam, Anastasia, todos presentes na lista da propina da Petrobrás , que algum desses tenha sido  convocado para falar e ES-CLA-RE-CER sobre os fatos. Mas são bem tratados pela mídia, entrevistados com parcimônia. E não sei porque os acusados que vão até à CPI não desafiam esses pulhas. Cadê a competência de seus advogados? O Cunha, o achacador, vai para a televisão e com desenvoltura -  bem assessorado que é pelo ex-PGR que plantou o mensalão, a nossa caixa de Pandora, responde como se fosse o homem mais íntegro do planeta. Definitivamente, essa historinha de faz-de-conta que a oposição nada deve não vai acabar bem.  Isso vale para os financiadores do golpe, onde quer que estejam. Ah! e em tempo, nem Deus poderia governar num cenário como esse. Sem condições!

Amarílio Dantas

- 2015-03-19 14:11:52

Os Ferreira Gomes sofrem perseguição do PIG cearense tassista

Nos últimos dias de seu Governo, Cid Gomes sofreu aqui no Ceará a mesma perseguição infame que Dilma sofre hoje a nível nacional. Se dizem que a Mídia é concentrada em poucas famílias no Brasil, imaginem que noventa por cento dessa Mídia aqui do Ceará vive sobre a batuta do Coroné Tasso Jereissati. Se esse cidadão Tasso detona-se o Ceará exterminasse a metade de sua População, a Mídia ainda calaria e justificaria os seus atos. 

 

Cid Gomes é um excelente administrador, foi o maior Governo que esse Estado teve, como também foi o maior Prefeito da História de Sobral, foi mimado pela mídia cearense até o dia em que não apoiou o Coroné Tasso em sua derrota para o Senado em 2010. Em 2014 o Coroné voltou a o Senado porque foi candidato único, praticamente não teve adversário, o então adversário foi seu colaborador direto, o Deputado Mauro Filho, aquele que todos cearenses conhecem por ter sido Presidente da CPI que ia apurar a roubalheira no BEC, no tempo que Tasso era Governador, ele simplesmente abriu e Fechou a CPI em um único dia. Mesmo assim a campanha do Coroné Tasso em 2014 foi suja, dando a ele uma maioria nas pesquisas que não refletiu nas urnas, usando todo seu poderio na mídia local a o seu favor.

 

Hoje no Ceará a direita está mais viva do que nunca, Juntou os Milionários Tasso e Eunício Oliveira para transformarem o Estado em uma nova Capitania hereditária, tudo com apoio de uma Mídia escrota como a cearense.

Ugo

- 2015-03-19 14:11:43

troll a pagamento, e que pessimo investimento

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

Ugo

- 2015-03-19 14:10:52

troll a pagamento, e que pessimo investimento

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

Ugo

- 2015-03-19 14:09:47

todo troll tem os seu 15 minutos de visibilidade

Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

M.C

- 2015-03-19 14:09:22

Ao menos o avião da

Ao menos o avião da presidência tem mais lugares para a sogra curtir a Europa, sem falar nos criadores de lagosta, que viveram um boom durante sua estadia no governo cearense.

Realmente bateu o desespero num grau que beira a insanidade.

vai com Deus PT!

carlosc

- 2015-03-19 14:05:06

Ciro Gomes


Ciro Gomes candidato?

Apoiadíssimo!!!

Homem forte, com profundo conhecimento das entranhas deste promiscuído Congresso!!!

Couttinho

- 2015-03-19 14:04:16

Parabéns a Cid pela coragem e

Parabéns a Cid pela coragem e coerência. O Brasil está carente de pessoas como ele. Trocou a vaidade do cargo de ministro e deu uma lição aos políticos, embora se saiba que nem todos são joio: a carapuça coube na cabeça dos que vaiaram. O discurso de Cid, acredito, trouxe uma grande esperança para a população.

Eden SP

- 2015-03-19 14:03:37

a melhor reação do pro-governo Dilma até o momento

1) Eduardo Cunha é a figura mais peçonhenta ao governo Dilma hoje. By-passa o Temer e nao respeita em nada o fait accompli PT-PMDB. É a encarnação pura, em pessoa, do fisiologismo e da busca unidirecional do interesse próprio. É produto forjado dentro daquela "institucionalização" a la baixo clero (leia-se o engajamento "tapinha no ombro", não importa a sua coloração partidária) entre os deputados federais. Se existe alguem que deveria ser execrado na passeata moralista dos alto-medioclassistas na Paulista era esa figura.

2) A atitude fulgaz de Cid Gomes valeu por todo um periodo que teria como ministro da Educação. Foi uma sacudida que precisava, pois, a depender desse nucleo duro do governo (os "desgravatados", em post muito bem colocado pelo André Araujo nessa semana), a letargia e o medo reativo permaneceria como principios modulares.

 

 

Lucio Flavio

- 2015-03-19 14:02:48

o homem que matou o facínora.....

O Congresso sem dúvida irá convocar o Sr Thomas Traumann da SECOM ou quem estiver no seu lugar para explicar qual é a relação entre o governo federal e os ditos “blogs progressistas”, também chamados de blogs sujos? , nessa o seu nome pode aparecer.........com a queda do governo do PT do que vc vai viver......??????

Antonio Barbosa

- 2015-03-19 14:02:37

Neste angu só tem caroço.

Sim "Figura Patética" de Cid Gomes. Instruído pelo irmão Ciro Gomes, aquele que não consegue se fixar em nenhum lugar por ser controverso e desejar o poder excluviso, Cid Gomes demonstrou toda sua inabilidade política e apunhalou a presidente Dilma pelas costas após ter sido instruído por ela a pedir desculpas ao Congresso. Mas qual o quê, preferiu jogar gasolina no incêndio e lucrar políticamente saindo como "bom menino dos aurores celestiais". Ora vamos, meu caro Cid, você se vendeu para o PT quando José Dirceu ameaçou sua candidatura ao governo do Estado do Ceará dizendo que se Ciro Gomes, após tecer duras críticas ao governo do PT, continuasse com seu discurso. Então você chamou seu irmão de "armas" e pediu para ele se retratar e assim foi feito. Ciro de crítico contumaz de tudo e de todos foi ser coordenador de campanha de Dilma. Ridículo. Você ganhou as eleições com o apoio do PT e o beneplácito de José Dirceu e agora retribui com este ato patético deixando o governo Dilma ainda mais fragilizado em nome de quê?? Ética? Moral? Ora me poupe. Neste angu meu caro, só tem caroço. 

Ze Horacio Priess

- 2015-03-19 14:01:19

de Argolo...

..atrevo-me a constar que, por esta sua análise:

>> Lula, por estes seus méritos e deméritos, nunca teria sido Presidente;

>> FHC poderia ter sido ditador e até hoje mereceria estar no cargo.

 

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-19 14:00:47

Bebeu logo cedo?

Renúncia, bebeu?

AMIGO DO BRASIL

- 2015-03-19 13:58:59

LASTIMÁVEL

Meu caro NASSIF, gaste o seu tempo falando sobre o SOCIALISMO que LULA e DILMA querem implantar no BRASIL. O fato relevante é que escolhemos a DEMOCRACIA e não perguntaram ao povo se querem SOCIALISMO. O pais precisa, de acordo com a democracia, que os seus governantes façam a sua função DEMOCRÁTICA (govenem do POVO, pelo POVO para o POVO). Não precisamos de ideologias mascaradas de bondade. Precisamos de Governo segundo a NOSSA vontade DEMOCRÁTICA. Se querem socialismo "comunismo", vão pra CUBA, UNIÃO SOVIÉTICA, CHINA, ou se são mais revolucionários ainda, vão para o IRÃ, IRAQUE, SÍRIA.

Não é possível sermos assaltados LITERALMENTE, pois roubaram a NOSSA CASA, e ficarmos aqui discutindo o sexo do anjos. CID pulou fora porque o barco está afundando. MINISTRO DA EDUCAÇÃO? O QUE FAZ? Administra a verba a seu dispor e produz, ou promove a educação do POVO. Não querem que o POVO tenha educação. CID quer poder e não servir. Sito ADIB JATENE que honrosamente deixou o governo após conseguir recursos para a saúde e foi ASSALTADO TAMBÉM. LULA E DILMA e todo o GOVERNO estão sob suspeita, e devem ser investigados. E não adianta por a culpa no vizinho (FHC) dizendo que ele é o culpado, pois é dever do Governante parar os MAL-FEITOS e não continuá-los.

Apoio a manifestação do dia 12 DE ABRIL, vamos passar o país a limpo. Ladrões na cadeia, e Governantes (FUNCIONÁRIOS DO PÚBLICO) honestos e vigilantes.

Tenho o dito, e POVO brasileiro também. 

oneide

- 2015-03-19 13:58:07

Putz, qual e a rede social

Putz, qual e a rede social dos bostinhas?

Cubakut?

aleandro chavez

- 2015-03-19 13:56:39

Em seu pronunciamento, ele

Em seu pronunciamento, ele resguardou a oposição. Disse que fazia o seu papel.

Ou seja, os 300 ou 400 achacadores são, segundo ele, todos da base do governo. Assim, por uma questão matemática, inclui também deputados petistas.

Neideg

- 2015-03-19 13:56:26

Deus te ouça! Desde que vi o

Deus te ouça!

Desde que vi o Congresso que elegemos, tive a impressão que os tempos de nossos Beluscones havia chegado.

O Judiciário do Brasil conseguiu: destruiu a política e arrasau as Instituições,

Agora, é ver uma mistura de México e Colômbia se instalar nesse país. Casa de horrores, onde uma criança morta por  uma daquelas caminhonetes "estupendas" em alta velocidade, tem sua mãe condenada por negligência e o assassino liberado por algum coxinha com a carinha "bonita" de Moro. É isso que pressinto.

desculpem! Ando pessimista.

Amarílio Dantas

- 2015-03-19 13:55:35

Isso é tudo que pesa sobre Cid, compare isso com o exposto abaix

Que imbecilidade dizer que um cara é picareta porque levou a sogra em uma viagem, quisera o Brasil a maior picaretagem de um poitico fosse isso. Sabe o que é Picaretagem a nível de Ceará? É privatizar a COELCE e depois de mais de uma década ninguém saber para onde foi o dinheiro de sua venda. Sabe o que é picaretagem? É dar um desfalque de mais de dois Bi no BEC. Sabe o que é Picaretagem? è colocar um testa de ferro no BNB e surrupiar com seu grupo mais de sete BI... Agora vc pode ter tudo contra os arrogantes da Familia Ferreira Gomes, menos pegá los com a mão na botija, ou seja, no dinheiro público. è muita pouca coisa para se elamear um Cidadão o tipo de picaretagem que impõe a ele

Sergio Telles

- 2015-03-19 13:55:26

"E Ciro atende à essa

"E Ciro atende à essa demanda, além de ser amigo de Lula".

 

Com essa frase ele ja sai enfraquecido e derrotado.

Jeferson Ferreira

- 2015-03-19 13:53:45

Cid Gomes o homem que matou o facínora da camara

Bom dia.

Luis, perfeita sua leitura sobre a atual sirtuação política do país.

Com relação ao discurso do Sr. Cid Gomes ontem na Câmara o que tenho a dizer é que ele também foi perfeito, imfelizmente não temos pessoas de personalidade definida a favor da verdade e do "procurar fazer com seriedade", todos estão lá apenas para " se fazerem".

- Parabéns Sr. Cid Gomes, a política e principalmente o Brasil precisa de pessoas como o Sr., definidos, sem meias palavras e dispostos a virarem esse jogo, onde somente àqueles que leem na cartilha dos "governos ou governantes" teem voz. 

OBRIGADO.

Esmael Leite da Silva

- 2015-03-19 13:51:32

As ações da imprensa durante

As ações da imprensa durante a campanha eleitoral criaram um terreno fértil para que os conservadores se assenhorassem do congresso, Eduardo Campos traiu a própria palavra e foi para a oposição levando com ele o PSB, o mesmo PSB que teve sua base ampliada com a ajuda do PT, Eduardo cunha se tornou o Antonio Carlos Magalhães do PMDB, com mais de vinte processos nas costas se tornou o o Presênte do Congresso, todos cobram Dilma, nem um palavra sobre Michel Temer que é afrntado diariamentepor seus "Liderados", virou um arremedo de fiador da Aliança PT/PMDB, virou um nada, quando da eleição da presidência da Câmara foi peitado por Cunha e deixaram o PT de fora, isto se chama traição, fazem o mesmo na CPI da Petrobrás, Cid gomes detectou isto claramente, orientado por Ciro Gomes, fez o que fez, ajudou a Presidenta a reeleger, mas abandonou o barco, não sem antes abrir um buraco no casco, Aloísio Nunes quer ver a Dilma sangrar, Cid Gomes criou uma ferida ao sair, não tem desculpa, ele tem muito a explicar, mas como exemplo do corenelismo que pensavamos ter acabado ele não explica nada, ataca com a fúria de um pitbul teleguiado por seu irmão, que é líder da Dinastia Gomes e que quer ser candidato á Presidência, para isto estão negociando a reforma política mais conservadora e mais retrógrada que as dos anos de ditadura, o básico desta reforma vai ser o impedimento de candidaturas de ex-presidentes e mandato único,  abrindo caminho para Ciro Gomes e outros aventureiros nas eleiçoes de 2018, foi um gesto calculado, retórico para eventualmente se aliar a opositores caso o barco afunde, a política é a arte de fazer aliados e não de acirrar os ânimos em disputas nas próprias hostes, em momentos de crise é que os aliados se unem, a fala dele no Congresso não contribuiu em nada para um apaziguamento político, a república tem como príncipio a harmonia entre os poderes, o judiciário vem atacando o Legislativo e o Executivo (exclusivamente os aliados do Governo Federal) que se recusa a perceber que tem de se unir e colocar o Judiciário no seu devido lugar, e vem este boçal e aumenta a fenda entre Congresso e Executivo e tem gente que aplaude. Tem caroço neste angú e tem nome, Ciro Gomes.

Carlos Elísio

- 2015-03-19 13:47:51

Picareta?

É com picareta que se quebra pedra xara

Jilo

- 2015-03-19 13:47:07

Deprimente...

Eu assiti o espetáculo ontem e fiquei arrazada ao ver aqueles achacadores vociferando  como se  fossem virgens aviltadas. A baixeza daqueles "deputados" foi abjeta. Nunca tinha  visto coisa tão  vil. ELES MOSTRARAM A  CARA como são na verdade: agressivos, desrespeitosos, aproveitadores, canalhas etc, etc. É nas mãos desses lixos que o Brasil está.

luizmattos

- 2015-03-19 13:45:44

Partido da Boquinha

O pmdb é o partido da boquinha (ou bocona), que vem sendo maioria desde sempre. Como já foi dito, caso o Aécio vencesse as eleições, teria maioria no congresso, com apoio do o pmdb da boquinha.

 

JOSE VILELA TORREAO NETO

- 2015-03-19 13:45:42

comentário (política)

Não consigo entender a postura de muitos políticos que bravejam uma reforma política aos quatro cantos, mas, ardilosamente nada fazem. Ou melhor, engessam nas casas legislativas esta tão sonhada mudança. BRICADEIRINHA, sei bem o que são e o que querem. São lobos ávidos por devorar o dinheiro da Nação, multiplicando quase ao infinito suas fortunas, como se fossem viver eternamente e, sedentos pelo Poder, onde mandar de forma déspota é verdadeiramente um prazer intenso, um orgasmo.

Creio que ainda esperamos um salvador da pátria. Aquele que irá derrubar as potestades e principados, estabelecendo um governo do povo e para o povo. A muito deixei de ter certas ilusões. Acredito sim, em uma reforma política para ontem. Com uma mudança estrutural (de base) em nossas instituições, a começar pelos parlamentos. O que vemos é a mais explícita PROSTITUIÇÃO PARLAMENTAR em nosso país. Um Presidente que só governa se fizer acordos com os partidos majoritários que lá são postos por uma população inculta, que não sabe reivindicar com persistência e facilmente enganada.

É melhor viver de aparências do que meter a mão na ferida e sentir a dor. Pois, é isso que a décadas testemunhamos nesse país. Ouso dizer que nenhuma das Instituições desta nação funciona de forma eficiente, pois, vivemos de aparência, minimamente servidos por nossos Governantes.Pagamos impostos de países de PRIMEIRO mundo e recebemos no máximo migalhas.

Não sou a favor de intervenção militar, até por que estes também são facilmente corrompidos e, pior, travestidos de uma falsa moralidade e patriotismo, esvaziam na surdina a nação. Temos muitos exemplos.

Ou de fato nos colocamos como a solução (O POVO), SAINDO AS RUAS ORDEIRAMENTE E reivindicando as reformas necessárias, ou mais uma vez a nossa omissão nos julgará. Deixaremos de herança para as futuras gerações a lição de nossa incompetência e a mácula da corrupção em nossas vidas.

Governo é o que é LEGÍTIMO, e não aquele que mente e propaga ilusões e discórdia entre o povo.

VIVA O BRASIL.

[email protected]

- 2015-03-19 13:45:39

MCN, não o esqueci. Parti da

MCN, não o esqueci. Parti da suposição de que se Dilma sofrer um impeachment o PT não lançará candidato - que naturalmente seria o Lula.

zé gonçalves

- 2015-03-19 13:45:18

Não!

Eu acho que o CIRO não é e não vai ser candidato do P.T. Primeiro, porque não é um petista. Segundo, porque não é um cara domesticável e de total confiança do P.T. Terceiro, porque tem o Lula. 

zé gonçalves

- 2015-03-19 13:45:17

Não!

Eu acho que o CIRO não é e não vai ser candidato do P.T. Primeiro, porque não é um petista. Segundo, porque não é um cara domesticável e de total confiança do P.T. Terceiro, porque tem o Lula. 

Jotavê

- 2015-03-19 13:44:37

Renúncia

Nâo vejo outra alternativa para a presidenta Dilma. Ficar no cargo significa apenas asfaltar o caminho para os tucanos na eleição presidencial, e para o PMDB, nas próximas eleições parlamentares. Sua presença é péssima para a esquerda, e pior ainda para o Brasil. O governo caminhará de crise em crise, e a culpada será sempre ela e o PT, nunca homens como Cunha e partidos como o PMDB. O PT acabou. É preciso reconhecer isso de pronto. Se há esperança para a esquerda, hoje, ela está toda no PSOL, que irá trilhar, nos próximos dez anos, o mesmo caminho que o PT trilhou nos anos 90, antes de Dirceu e Lula começarem a fazer aquilo que todos fazem em nome de políticas sociais bem sucedidas, que mudaram a cara do Brasil. Talvez o PSOL tenha outra perspectiva - até porque, as regras políticas terão que mudar minimamente para o sistema continuar em pé. Sem Dilma, o PSOL poderá cumprir sua tarefa de oposição radical com mais desenvoltura, voltando-se contra esse câncer político chamado PMDB. Poderá crescer na sombra, com independência. Os tucanos serão empurrados para a esquerda, pois terão que criar um contraponto forte a Eduardo Cunha e companhia. Será possível zerar esse jogo sujo que foi a guerra entre tucanos e petistas nos últimos doze anos. Dilma, hoje, só atrapalha o Brasil, a política e ela mesma. 

Tony

- 2015-03-19 13:43:04

feicibuqui, a biblia dos coxinhas

O pagamento é por produtividade, conteúdo é o de menos.

oneide

- 2015-03-19 13:42:01

Renato Duque fica em silêncio

Renato Duque fica em silêncio na CPI .

O facínora que se cala.

Lucinei

- 2015-03-19 13:41:08

Com certeza estaríamos pior,

Com certeza estaríamos pior, muito pior, Lionel, se aoposição fosse eleita. Por isso eu não vejo razão para dizer que a política econômica do governo é igual à da oposição.

Destaquei um noticia abaixo (e somo a ela a certeza de que Petrobras, Bancos e tudo mais que resta de patrimônio público já estariam entregues e o avanço contra o que eles chamam de "entulhho" da era Vargas também já estaria em curso).

 

Armínio defende arrocho fiscal maior

:

Ex-presidente do Banco Central e guru da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência em 2014, Armínio Fraga afirma que a meta de superávit primário perseguida pelo governo, de 1,2% do PIB, é insuficiente para interromper o aumento da dívida; ele afirma que seria necessário um esforço superior a 3%

19 de Março de 2015 às 07:43

 

 

247 – Para o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, a meta de superávit primário perseguida pelo governo, de 1,2% do PIB, é insuficiente para interromper o aumento da dívida bruta.

Guru da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência em 2014, ele afirma que seria necessário um esforço superior a 3%. “A continuar nesse passo, a dívida chegará a 100% do PIB em quatro anos a cinco anos”.

Em entrevista ao sito do Valor, Armínio diz que o governo deve cuidar do lado qualitativo do ajuste, incluindo a preservação dos investimentos públicos para restabelecer a confiança e fazer a economia voltar a crescer (leia mais).

Luiz FS

- 2015-03-19 13:38:39

Para a história

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 13:35:43

Faits divers

http://pt.wikipedia.org/wiki/Faits_divers

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 13:34:44

Verdade, você está na outra lista

Na dos iludidos e/ou ingênuos que acham que elogiar o que Cid Gomes fez faz desaparecer a acusação pesada do MPF que vem por aí, atacando o PT e o Governo Dilma via João Vaccari Neto. Para sair dessa lista, você tem que entrar na dos que se preocupam com o que realmente importa e não com faits divers de jornal.

joao

- 2015-03-19 13:34:37

minha opiniao
Nao mata a galinha de ovos de ovo! Precisa construir Ciro. Para isto, sabemos que Ciro eh confiavel, ideologico e simples. Mais do que foi o falecido Eduardo que apesar disto era lider nato e Ciro precisa melhorar na lideraca agregando como estadista. Mais politico! Agora, pq Jose Dirceu? Precisamos construir uma ponte politica. A Dilma destruiu. Precisamos como disse um colega, um cavalheiro para o combate e luta. Um pensador. Devemos trilhar um caminho para a posicao atual governamental e como saida, estes combate sera bom com Dirceu , Palocci e Lula. Se colocar o Dirceu como candidato e ate pode ser um futuro, abriria caminho para secretamente colocar o Ciro na presidencia. Na conjuntura politica atual Ciro ou os Gomes bateriam de frente e interesses. A passagem atual temos de queimar e lutar, quem? Lula, Dirceu e Palocci, pode ate Genoino. Reestruturar politicamente a esquerda, pelo mal e por bem. Real e verdadeiro construir e depois costurar. Se neste jogo com a midia, a unica e verdadeira oposicao, dar ou cantar o jogo antes nao vai haver pq vao desconstruir, processar, inventar. Deixa os Gomes para defesa como cavalo e o bispo e coloca os piaos para atacar e criar a primeira linha de defesa. Sao as velhas raposas. Vamos dar vida e chamar para incomodar. Armando e desarmando para nao queimar A casa. Dirceu, Palocci e Lula tem acesso ao governo Dilma, ao PT, a militancia, a esquerda e progressista. Importante tem dialogo com os jovens. Vamos deixar eles fazerem o jogo sujo e apanharem pq sabem falar. E preservar Ciro construindo para 2018. Poderah ser qualquer um deles. Nao vamos apontar o alvo e a midia atirar, atirar, atirar e ate derrubar pretensoes da esquerda para 2018.

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-03-19 13:29:56

Águas passadas não movem moinho, O Cunha tá caro

O congresso e o parlamento são a ágora do debate verbal e do embate de idéias.

Sem transparência, confiança e lealdade fica impossível  mantê-la funcionando.

O presidênte do parlamento está lá para manter esta eficiência, caso contrário, outra força social, organizada ou não, dentro do Estado de Direito ou não, irá substituí-la, em política prática não existe vácuo.

Manter um presidênte sem jogo de cintura para minimizar uma crisezinha de quinta categoria, surgida em um encontro privado com estudantes em uma cidade do interior do Ceará, transformando este deslize ridículo numa oportunidade de escárnio para toda a população mundial e enxovalhando um dos Poderes do Brasil custa CARO.

O PMDB deve ponderar, entre seus membros mais atinados com o jogo político, o custo de manter tal presidente lá.

A política é a arte do possível, um exercício diplomático onde interesses diversos, conflitantes e antagônicos são acomodados, não uma exibição de rústico autoritarismo, como nos brindou o Cunha mandando esvaziar a galeria por não aceitar aplausos ao adversário e sorrir jocosa e maliciosamente quando foi aplaudido pelo deputados presentes.

Ao presidente cabe o dever da serenidade, da equidade e observância dos devidos e necessários preceitos legais, nem mais, nem menos.

O Nassif ao chamá-lo de fascínora pesou na imagem, mas isto não irá esconder os malefícios que ele está trazendo a seus pares, seu partido e ao Brasil.

É para isto que foram eleitos os deputados do Brasil?

Para destruir o arranjo democrático e institucional do País?

Acordem senhores parlamentares, não deixem que  um despreparado com interesses não confessados liquide com nossa paz institucional.

Cabe a vocês, legítimos representantes do povo, eleitos pelo voto, corrigir o erro da nomeação de pessoa tão inconveniênte para o cargo como o Sr. Cunha.

oneide

- 2015-03-19 13:29:51

(Sem título)

Tony

- 2015-03-19 13:28:59

Videntes tucanos

Pena que esses videntes não enchergavam nada também em 94 e 98...

Evitariamos 8 anos de atraso e entreguismo.

Vagalume do Brejo

- 2015-03-19 13:28:41

Cid Gomes vai ser o Proximo

Cid Gomes vai ser o Proximo presidente do Brasil

 

Lucinei

- 2015-03-19 13:28:23

A imprensa também foi pega de

A imprensa também foi pega de surpresa.

Anna Dutra

- 2015-03-19 13:26:51

O facínora só morre quando

O facínora só morre quando deixar de ser útil.

Eliane Ribeiro

- 2015-03-19 13:24:13

Argolo,eu ja vejo

Argolo,eu ja vejo diferente,não  foi atoa esse ato.mesmo exalatando os animos ele da uma virada de foco a camara,claro que a Midia vai minimizar o "Achacador".mais faz o povo pensar.

Ninguem conta com aqueda da Dilma não vai ser tão facíl e não é interessante nem para a empresa de serviços parlamentares que a globo terceiriza(PSDB).

O que parece é que o governo Dilma vai chegar cambaleante em 2018.E o aumento da histeria coletiva,corre o risco do Brasil cair na Mão de um Eduardo Cunha.

Tony

- 2015-03-19 13:24:01

Chega de dar queijo

Ciro Gomes, tomara faça uma aliança forte em torno do PT e se candidate, e claro, desde que não seja uma candidatura que rache a esquerda (como PSB da vida).

Politicos de caráter forte. Brasil precisa desse estilo para botar os ratos pra correr. Leva meu voto (e Requião também).

Chega de contemporizar com Cunhas, Renans, Aécios, Nunes, Tassos, Joaquins e Gilmares. Tem que fumigar ou armar a ratoeira...

Francisco Brentini

- 2015-03-19 13:24:00

Cid Gomes

Cid Gomes é outro picareta de viaja com esposa com o dinheiro público assim e seu irmão é outro picareta que não voltaria nem se fosse o último dos candidatos.

Lucinei

- 2015-03-19 13:21:03

Falta aparecer alguém pra

Falta aparecer alguém pra fazer o mesmo com a imprensa. É precso desmascarar, desnudar, quebar a blindagem em público dessa máquina de propaganda mentirosa e manipuladora. Se não...

Anna Dutra

- 2015-03-19 13:15:40

Desejo ou Análise ?

Alessandre, me tira desta tua lista.

mcn

- 2015-03-19 13:15:02

Detalhe

Esqueceu de Lula? Lembra dele? É aquele barbudinho.

roberto43

- 2015-03-19 13:13:47

Facínola é um "eufemismo"

Facínola é um "eufemismo" para classificar Eduardo Cunha, "cobra perçonhenta" seria mais justo.

Carmem S

- 2015-03-19 13:13:30

Concordo com vc Valdesio, O

Concordo com vc Valdesio,

O PMDB é uma praga como o mosquito da dengue. 

Essa praga só está crescendo e paralisando o país e o povo alienado não estão vendo isso.

O Cid perdeu o emprego, mas falou tudo que queria.

O povo precisa acordar e limpar do congresso essa raça ruim como Cunha, Renan e as raposas velhas que só pensam no próprio umbigo.

CarloB

- 2015-03-19 13:13:04

Pra equilibrar esse jogo

tem que ir pra cima dos caciques do PSDB e do PMDB e expor os podres deles na mesma proporção..

O problema é que a justiça  , o MP , já mostrou que tem lado , e esse lado é somente contra o PT e não contra a corrupção.

Por isso esse jogo está muito difícil de ser jogado.

TÁ TUDO DOMINADO.

mcn

- 2015-03-19 13:11:27

Nas manchetes sonháticas de

Nas manchetes sonháticas de Globo, Folha e Estadão, há várias versões: Cid foi demitido por Dilma, por Cunha, demitiu-se etc. Às favas com a verdade factual e a apuração decente. Mais importante para eles é defender Cunha e enfraquecer Dilma. Como se pedaços de papel pintado pudessem mudar alguma coisa.

O fato é que Cunha sentiu o golpe, assim como os 400 que ele comanda e o cartel da mídia que ele representa. Não foi suficiente para derrubar, mas foi um belo golpe.

Dilma governará até 2018.

Tony

- 2015-03-19 13:10:30

Robozada

Quando o pagamento é por produtividade, o conteúdo é o de menos.

Luciano Prado

- 2015-03-19 13:06:33

Machões de meia tigela

 

É inacreditável constatar que os facínoras do Congresso só são bravos e valentes quando sob o escudo da imunidade parlamentar. Xingam e acusam sem o menor pudor. Não respondem a qualquer processo (injúria, calúnia e difamação) quando fazem isso. Mas mijam nas calças quando não podem se valer da imunidade. São covardes.

Nas audiências das CPIs, sob holofotes e câmeras viram machões e desandam a atacar, a afrontar testemunhas e suspeitos indefesos. São os machões de meia tigela.

Mas esses machões não têm coragem sequer de enfrentar o Ricardão.

 

johnnygo

- 2015-03-19 13:06:28

Concordo

Incomoda mesmo. Isso ocorre principalmente quando a tela do dispositivo não é das maiores ou quando aumentamos o zoom da página (recursos muito usado por ceguetas como eu). Minha sugestão, a título de experiência, é mover a barra de links para o lado direito da tela.

 

Ze Horacio Priess

- 2015-03-19 13:05:24

..lembrei..

..de Jesus Cristo..  Se tivesse ficado quieto, no canto dele, ter ido mais devagar, sido complacente e aceitado muitas coisas, nao ter chutado o pau da barraca e "virado mesas", nao ter feito tanta balburdia e tal, nao teria sido crucificado e poderiamos estar bem melhor.. No caso, ele deveria ser do PMDB..risos..

Colega Alessandro.., brincadeiras insolentes à parte, penso que nao fosse esses pontos fora da curva, nunca sairíamos do lugar..

 

José dos Santos

- 2015-03-19 13:03:54

Cid gomes

Até que enfim apareceu alguém com coragem de expressar a vontade do povo brasileiro, esses políticos que estão na nossa câmara e senado, na sua maioria são "achacadores", por que não dizer o certo: "LADRÔES", chega de tudo isso, tudo tem que ser na base do toma lá da cá. trabalhem para o país e não em benefício próprio seus crápulas.

rdmaestri

- 2015-03-19 13:03:19

Se Dilma cair pelas virtudes!

Se Dilma cair pelas virtudes de seu governo o povo se dará conta disto, porém com esta base, com estes apios de picaretas ela não só cairá como inviabilizará qualquer outra boa tentativa durante décadas.

Talvez um ministério com um monte de aloprados sinceros e dispostos a tudo seja melhor do que convidar o inimigo para a trincheira.

levemente

- 2015-03-19 13:00:21

Futuras candidaturas em 2018: um exercício de imaginação

Futuras candidaturas em 2018: um exercício de imaginação - 28-10-2014

 

https://jornalggn.com.br/comment/490286#comment-490286

Leio, no site da Folha de São Paulo, texto sobre a vitória de Camilo Santana, do PT, para o governo do estado do Ceará (http://bit.ly/ZYnaur). O fato que destaco neste texto é o seguinte: Ciro, anos após ter deixado de lado qualquer nesga de efetiva influência nos rumos do país, já que há tempos não ocupa cargos, mantém um certo prestígio de amplitude nacional, o que faz com que mesmo hoje a imprensa destaque seu apoio a um ou outro candidato em eleições no Ceará, como a Folha o fez, enfatizando o apoio dado por Ciro ao candidato petista. Mais: há uma sintonia entre o “dono” do PROS e Lula, grade liderança (também dono) do PT. Que talvez tenha se visto reforçada pelo vínculo de gratidão que o petismo passará a ter pelos Ferreira Gomes - esta foi a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores emplacou um governador no Ceará, graças ao apoio de terceiros, os Ferreiras Gomes, “justiça” lhes seja feita.

No entanto, outro dia ouvi, de um empedernido admirador daquele que é talvez o político mais famoso do Ceará, que o seu momento para o voo mais alto da trajetória de um político, a candidatura à presidência da república, já havia passado. Essa parece ser uma percepção firmemente arraigada no estado do qual sou originário, o Ceará. 

Apesar disso, não vejo as coisas dessa forma. Isso por notar o quão perto Marina, com um terceiro partido, fora do eixo PSDB/PT, conseguiu alta projeção no primeiro turno, a ponto de em dado momento ter-se cogitado, é certo que da parte de antipetistas mais exaltados, de sua vitória já no 1.º turno. Observemos a comoção que gerou a morte de Eduardo Campos, o sujeito que nestas eleições de 2014 iniciou o mote de "terceira via". A vitória apertada do PT lança no ar o prognóstico, abraçado sobretudo por petistas mais exaltados, é certo, de que em 2018 não dará mais para o petismo se manter onde está, no Palácio do Planalto. Aí pergunto para o eventual leitor, valendo-me da famosa máxima, tantas vezes aplicada na política de que “é preciso mudar tudo para que tudo fique do mesmo jeito”: Ciro, ao nunca ter contado com um grande partido na sua mão, hoje ocupante de um partido estritamente satélite do PT, não seria uma boa alternativa de terceira via, só que nascida da costela do petismo, contando até mesmo com o apoio de Lula, sempre tão acusado de apego eterno ao poder? Lanço aí àquele que se der ao trabalho de conferir estas linhas esta minha visão de futuro. Certamente muita imaginativa, claro, mas dadas as circunstâncias atuais, creio eu que nada pode ser afastado de plano em se tratando do cenário de nosso país para daqui a “longínquos” quatro anos. Eu, embora não nutra particular admiração pelo notório político da cidade de Sobral, não o vejo como carta fora do baralho. Ciro é nome conhecido, pessoa tida como competente - o que nós questionamos, vá lá -, tem boa apresentação pessoal, enfim, é alguém em quem pode colar, aos olhos do eleitor, a imagem de agente das mudanças de que o Brasil precisa (mudanças: grande mote de quem quer ver o PT fora do poder). Até mesmo aquilo que vejo como o seu grande defeito, a boa dose de destempero de que sua personalidade é provida, para muitos, longe de defeito, trata-se de indispensável qualidade - "o sujeito é cabra macho", dizem os seus admiradores. Aqui faço um parêntese: confesso ter gostado muito quando Ciro, em uma entrevista, desarticulou completamente o discurso canhestro de Rodrigo Constantino, talvez o colunista mais medíocre que Veja colocou em seu site para desancar o petismo (http://bit.ly/1oVEcW7). Rememorando tal vídeo, em que o cearense moeu o raquítico blogueiro Veja, pus-me a imaginar como seria no mínimo interessante, mais uma vez, ter um candidato como Ciro em um debate presidencial. Penso que seria um candidato extremamente competitivo, no momento atual, consideradas as condições do eleitor brasileiro, que valoriza muito a oratória, o raciocínio rápido e a demonstração de segurança no que fala - mesmo quando mente. “Ah, mas Ciro cometeu uma série de destemperos na campanha de 2002 e morreu pela boca, perdeu por conta das asneiras que falou”. Absoluta verdade. Mas doze longos anos se passaram desde que Ciro posou de boquirroto - e perdeu - nas eleições em que Lula chegou ao Planalto pela primeira vez. Com absoluta certeza, de lá para cá, alguma coisa ele aprendeu. É certo que num cenário em que disputaram Dilma e Aécio ele seria forte concorrente, com chances reais de vencer.

O Lula e os seus são muito vivos, altamente habilidosos na construção de vitórias políticas. A história já registra: eleger e reeleger Dilma, convenhamos, não é feito de pequena monta, muito pelo contrário, quando consideramos a oposição sistêmica que foi empreendida pela grande imprensa a essa candidatura, tanto em 2010, quanto agora em 2014, bem como a extrema dificuldade de Dilma de se apresentar como uma candidata empolgante. Ciro está aí, mantendo vivo, em obsequioso silêncio, o sonho de ser presidente da república. Claro que os petistas sabem que têm essa carta na manga. Por que não o próprio PT cuidar da tessitura de uma terceira via, fazendo uma transição segura entre o petismo e o que virá após? Afinal, às vezes “é preciso mudar tudo para que tudo fique do mesmo jeito”.

Lionel Rupaud

- 2015-03-19 12:58:34

Mas acho mesmo que Dilma II acabou antes de começar:

se trancou no Planalto, não conversa com ninguém, e nomeou um ministério de nulidades num momento de problemas econômicos e políticos agudos.

Você mesmo viu nas entrevistas ás TV's a diferença abissal de coerência e velocidade de raciocínio entre o E. Cunha e o tal ministro de Minas e Energia cujo nome me escapa. E olha que estamos no meio de um problema crucial para a definição do novo "modelo energético" que deverá sustentar a próxima etapa de crescimento.

Dilma II decidiu aplicar sem malicia e sem inteligência a política econômica das candidaturas derrotadas, o.k, pode ser que não tinha escolha, e pode ser uma opção de curto prazo. Mas estamos no ramo da política: quem votou nas candidaturas derrotadas odeia a Dilma um pouco mais (se for possível) por causa disso, e seus eleitores se sentem traídos.

Que eu saiba o único colunista da imprensa que apoia as ações do Levy é o Delfim Neto...

Hoje o fato da Dilma sofrer impedimento ou não, só interessa o mundo jurídico, pois no mundo da política, ela abandonou o poder de fato. Quem manda é o PMDB de E. Cunha, mais que o do R. Calheiros. E o isolamento da Dilma isolou o M. Temer que hoje não controla absolutamente nada. E se tiver uma crise entre STF e este PMDB quem vai ganhar? Aposto no PMDB. O mundo jurídico só vai servir para liquidar de vez o PT enchendo as cadeias.

Escrevo tudo isso com a maior tristeza por que vamos perder anos de desenvolvimento.

Depois de ter sido um torcedor dela, no meio de uma classe media paulistana que a detesta desde o 1º dia, constato que ela não entendeu o que ser Presidente da República. Continua totalmente insegura, como o prova o isolamento e a centralização total de "decisões".

Meu único consolo é que estaríamos muito pior com Marina Silva ou Aécio Neves...

[email protected]

- 2015-03-19 12:57:52

Se o Brasil não eleger Ciro

Se o Brasil não eleger Ciro Gomes, terá perdido uma grande oportunidade de mudar profundamente o país para melhor.
Ele não só tem uma inteligência fora do normal como tem muitos conhecimentos - econômico, jurídico, político - e coragem e força para enfrentar a tudo e a todos ainda que com um governo de minoria.

Se Dilma cair, duvido que o PT lance candidato em 2018. Portanto, os candidatos "de peso" seriam: Aécio (ou Alckmin ou Serra), Eduardo Cunha (ou Temer) e Joaquim Barbosa. A escolha em Ciro sequer é difícil dado os quadros em disputa.

Pelo andar da carrugem, se duvidar forma-se uma chapa Marina Silva/JB como uma terceira via (sic) e levam em 2018.

wanildo alves

- 2015-03-19 12:56:35

EL CID/CACHORRADA LARGUEM O OSSO!

Não morro de simpatia pelos Gomes, porem acho que o termo "LARGUEM O OSSO", caiu muito bem na carapuça do 300/400/513 integrantes da câmara dos deputados (minúsculo mesmo!) e que seja um alerta aos cidadãos eleitores e eleitoras desse País, para que na próxima eleição, tenham mais critérios em eleger seus representantes. Posso nesse momento ficar descrente dos políticos, porem continuo acreditando na política como o caminho mais curto para preservar a nossa Democracia. Acho que analizando pelo lado político da coisa, o PMDB e suas cabeças pensantes, estão se precipitando em querer apresentar um candidato próprio nas próximas eleições (palavras do Temer), pois esses personagens talvez não saibam que a queda do Governo Trabalhista (PT), levará de roldão o PMDB, fortalecendo em muito a Oposição e/ou uma via alternaiva de poder (terceira força). Quanto as palavras do Cid Gomes, o que tenho a dizer, é o seguinte: "QUEM NÃO DEVE NÃO TEMER". 

rdmaestri

- 2015-03-19 12:55:59

Cara Selma.

Dilma foi eleita com o lema "Dilma, coração valente". Valentia e frouxidão não é uma característica masculina ou feminina, é uma característica de caráter!

 

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 12:55:34

Cid demitiu-se, Cunha mantem-se: que facínora ele"matou" mesmo?

Não "matou" nenhum "facínora". Suicidou-se em termos de governo. Ou seja, não há nada de produtivo no que ele fez. Não se obteve nada, não se ganhou nada, não ajudou o governo em nada. Só fez uma coisa: um gol contra, como naquele lance do zagueiro perna-de-pau que vai fazer um corte, bate grossamente na bola - de jogador "grosso", ruim de bola - e atira contra a própria meta.

Estão elogiando o nada, o absolutamente inócuo ato de Cid Gomes. Estao dizendo, feito gente infantil: "puxa, você viu o Cid Gomes fazendo barraco com os parlamentares? Puxa, que cara corajoso, não é?". O que gerou aquele barraco, autêntico piti dele? Nada. Perdeu o cargo de ministro. Nem isso ele soube fazer: manter-se no cargo para fazer mais raiva. Cunha continua lá, na presidência da Câmara dos Deputados. Cid, ao contrário, é um completo perdedor na situação e ainda prejudicou o Governo, inclusive reforçando, na perspectiva deles, mais ainda as suspeitas sobre o Governo Dilma ter negociado a cabeça de Renan e Cunha com o MPF.

LC

- 2015-03-19 12:54:42

Quando Cid Gomes é a solução ...

... é porque o país acabou.

PS: É, de certa forma pior do que a Dilma ele não consegue ser...

Paulo Damasceno

- 2015-03-19 12:53:59

Os ratos abandonam o navio

Quando o navio está afundando, todos os ratos o abandonam, e este Cid Gomes é mais um dos ratos que está abandonando o navio do PT. Ele fez aquela encenação no Congresso para ganhar visibilidade na mídia e ter um pretexto para sair do governo que está naufragando. Ele ganha o rótulo de peitudo para se apresentar como uma terceira via como Eduardo Campos queria ser, mas seu passado é negro e será desnudado no momento em que por as manguinhas de fora.

rdmaestri

- 2015-03-19 12:53:29

A tua declaração é sintomática.

Se tu escreves alguma coisa é só entender ao contrário, o MELHOR DO CID foi exatamente a BOCA. E se o governo quer governar para quem o elegeu talvez seja a única saída, se cair o povo saberá o porquê.

Selma G

- 2015-03-19 12:53:01

Tenho a sensação que o dono

Tenho a sensação que o dono do blog e os que apoiam o texto são lúcidos e eu vivo fora da realidade. Ou será o contrário? Achar que alguém com o perfil do Ciro Gomes tem chancede  ganhar eleição para a  presidência, ou se ganhar conseguir terminar o mandato é ser muito inocente. Por isso não nos espantemos com os jovens da "jornada de protestos de 2013" ou das manifestações do dia 15/03. Se a turma aqui do blog, muitos já na terceira idade, acreditam nisso, estamos mal mesmo. Eu também gosto do Ciro Gomes, acho que ele vai na veia, mas daí ter perfil para ganhar a presidência, quando os candidatos tem que tampar o nariz e fazer acordo com todo tipo de político(afinal foram eleitos pelo povo que depois fala mal desses mesmos políticos), vai uma grande distância. Alguém e sã consciência acha que se  o  Lula tivesse mantido o discurso radical teria sido eleito em 2002?

paulo ferreira

- 2015-03-19 12:52:44

camara

Parabéns para o CID GOMES ......

Leonardo Vianna

- 2015-03-19 12:51:23

Enfim, uma luz.

Nassif, torço pra que você esteja certo. Também enxergo em Ciro o personagem ideal para liderar o centro-esquerda: firme, bom orador, dialético e, acima de tudo, com virtù política. Ele seria um estadista capaz de enfrentar os desafios externos e, principalmente, os internos (mídia, empresários sem limites etc) com a firmeza que se espera de um líder a frente de uma grande causa. Nossa luz no fim do túnel. Que Lula tenha essa visão neste momento.

rdmaestri

- 2015-03-19 12:50:44

Alessandro, quem está vencido é o povo brasileiro!

Não adianta manter um governo que está refém de uma classe política corrupta e de uma midia pior ainda.

Se Dilma está despencando é mais pelas más companhias do que outra coisa, o povo não é bobo!

Aldino

- 2015-03-19 12:48:55

Parabéns ao Cid Gomes

O então ministro Cid Gomes disse a Eduardo Cunha o que muitos brasileiros gostariam de dizer a esse facínora como muito bem colocaram nessa matéria, para não dizer outra coisa.

O PT e o governo Dilma a muito tempo vem se mostrando fraco diante do PMDB, que atualmente com a presidência do Congresso e da Câmara dos deputados tentam ditar as regras ao governo. O PMDB é o partido duas caras, tem a vice presidência da República, tem vários ministérios e quer mais, dentre outros cargos dentro do governo. Mas na câmara e no cogresso são oposição ao atual governo. 

Será que o PMDB está rachado, dividido, acredito que seja um partido de safados, malandros, aproveitadores que estão sempre barganhando e ficando numa boa. 

O governo Dilma se proteje dos partidos de oposição, enquanto o PMDB travestido de donzela, amigo da situação, lhe suga o sangue como uma maldita sanguessuga.

Novamente parabenizo ao ministro Cid Gomes, pela coragem e pelo carater que a muito tempo não vimos em algum tipo de político. 

E ao mal fadado presidência do câmara já devia ter pedido demissão se ainda lhe resta alguma dignidade.

 

rdmaestri

- 2015-03-19 12:46:29

Se há força?

Não é um dilema, não adianta continuar dizendo que a esquerda está fazendo isto ou aquilo, se aos poucos vão por vias transversas desmoralizando a esquerda. Se há força ou não é outro problema, ninguém no momento está sugerindo a luta armada, logo não se perderão vidas. Mas se continuarmos perderemoas a alma!

nilo

- 2015-03-19 12:45:12

O PT e a Dilma precisam

O PT e a Dilma precisam acordar. O desgaste é enorme... Hoje em SP - em todas as rodas - só se fala mal do PT e de Dilma. O partido e o governo estão estigmatizados. Começam manifestações diárias em São Paulo de panelaços e apitos contra Dilma (ontem em vários pontos da cidades elas espocaram). Evidentemente fabricadas mas que levam a massa a apoiá-las. Há muitos anos fora de São Paulo, me assustei: rua, metro, cinema, supermercado, feira, taxi, bar, amigos, parentes... todos contra Dilma e o PT... 

Ciro, nesse momento, como sustentado pelo Nassif, é um cacife... para se tentar (dificilmente) reverter o jogo alimentado pelo governo de Dilma em não promover as reformas absolutamente urgentes e necessárias: política (fim do financiamento privado), fiscal (criação e ajustese), lei de meios (democratização).

 

Creio (espero), ainda, na formação de uma frente ao modo da Grécia, Espanha e, agora, Itália... para enfrentamento do capital financeiro, especulativo e corruptor (na sua própria essência).

vera lucia venturini

- 2015-03-19 12:44:24

Mas  entre Ciro e Joaquim

Mas  entre Ciro e Joaquim Barbosa?

itamar de almeida

- 2015-03-19 12:43:52

desmacarar os cara de Pau

Que os  Irmão Gomes. São Caras  de pau  todos Sabem.Mas  o Cid. ficou  nervoso e Foi Lá na Camara. Tirar a Forra.

Não Matou o Facinora dessa vez .Mais pareceu  uma  Briga entre Gangs. Tem que Apertar mais O Cunha. senão ele.  vai  ficar  pensando que o Povo Brasileiro. é  isto. "Trouxa"!

Guilherme Campos

- 2015-03-19 12:43:04

O FACÍNORA QUE NÃO MORRE, PORQUE A MÍDA QUER MATAR AOS POUCOS

Nassif, dá uma olhada no Portal da Transparência do Governo Federal e veja onde se encontra lotado o JOEL MIYAZAKI, Auditor Fiscal da Receita Federal que aparece na Lista do HSBC da Suiça, em reportagem do Globo.
Assessor na Presidência da Câmara Federal.

rdmaestri

- 2015-03-19 12:39:37

Daniel, há pontos de ruptura.

Daniel, se estivessemos numa situação de equilíbrio em que houvesse uma oposição democrática e não golpista, concordaria em 100% na tua avaliação como faço várias vezes, porém a situação é de ruptura, Lula contemporizou demais e criou os monstros (fora e dentro do governo).

Ou Dilma rompe com tudo isto, ou sairá de forma patética e vencida.

Tem um ditado meio chulo que diz: Quem se abaixa muito aos opressores termina mostrando a Bunda aos oprimidos.

Véio Zuza

- 2015-03-19 12:38:30

O crédito a quem merece; a

O crédito a quem merece; a frase é de Dolores Ibarrury, "La Pasionaria", durante a guerra civil espanhola. "Es mejor murir de pie do que vivir de rodillos"..

Luciano Prado

- 2015-03-19 12:37:45

Cabra macho...

Bobagem...

O Ministério Público, digo, um sujeito que gosta de aparecer e que agora anda pianinho tentou - de todas as formas - achar alguma ilegalidade nessa inauguração e não conseguiu.

Ontem, no Jornal da Band, o Boechat tocou o berrante e saiu com esse argumento, tentando minimizar um fato político importantíssimo.

Sujeito homem esse Cid Gomes.

LUIZ - SOROCABA

- 2015-03-19 12:35:34

Foi bom para o homem que

Foi bom para o homem que pagou uma fortuna de cachê para a cantora baiana ir inaugurar um hospital lá no Ceará assim como desperdiçou também um montão de dinheiro para trazer um tenor espanhol , colocou a famíllia toda , inclusive a sogra em um avião para passear no Exterior, por conta do Estado. Foi bom para êle, porque viu a coisa preta e pulou do navio antes do naufrágio iminente.

 

E foi bom para todos porque essa figura não tem nada que o abone ou faça por merecer o cargo de ministro , ainda mais , o da Educação. Que volte lá para o lugar de onde saiu.

rdmaestri

- 2015-03-19 12:32:05

Chafurdando em factóides!

Se chafurdarmos em factóides de todo e qualquer governador de um estado, achamos coisa anedóticas como esta (o cachê parece que não foi bem assim), porém eu não tenho por hábito chafurdar, pois como sabemos ninguém é perfeito.

Agora chamar de Hipócrita já é demais.

Zazof

- 2015-03-19 12:31:56

Terceira Via

Tudo bem. O ato do Cid, se pragmático/intencional ou não, pode ter recolocado o Ciro na disputa pela presidência, posto que ele diz o que o povo quer que seja dito. Mais do que isso, Ciro é competente, corajoso e tem gana para governar. Mas a mim, uma candidatura vitoriosa precisa incorporar um novo discurso de desenvolvimento, cujo foco não se restringe à cantilena do “aumento da capacidade de consumo que o brasileiro tanto merece”, repetida por Ciro quando na midia. As manifestações de 2013 e as de domingo passado demonstram a insatisfação do povo, mas sem uma demanda concreta. Eu, da minha humilde posição, percebo que apesar do aumento da capacidade de consumo promovido pelos governos do PT, as cidades se deterioraram. Viver na cidade ficou mais difícil, como resultado do crescimento econômico, vide os altos índices de violência, engarrafamento e falência dos serviços públicos em geral em algumas capitais nordestinas, as que mais cresceram. Um novo discurso de desenvolvimento precisa incorporar os aspectos ambientais, de qualidade do trabalho e lazer, remodelar a cidade como nosso habitat, um espaço onde nos sintamos confortáveis, felizes. O segredo é mover a expansão de riqueza e renda, do objetivo-fim dos esforços de desenvolvimento, para o meio, de forma a se explorar o mínimo possível para se atingir os objetivos, verdadeiros, de desenvolvimento, que hoje se materializam na qualidade de vida nas cidades. É uma forma de terceira-via, ao se repensar o desenvolvimento mantendo o que há de bom e substituindo os problemas por alternativas capazes de melhores resultados, gerando óbvia empatia popular. Contra a mídia vira-latas, mentirosa e irresponsável, e contra o establishment, nada como resultados concretos nas cidades.  

Jose Jorge Filho

- 2015-03-19 12:29:18

comcordo com você quem esta acabando com o nosso pais e este sen

concordo com você quem esta acabando com o nosso pais  esse senado ,comgresso são esstes incopetentes caras que   governa o nosso pais travando todos os projetos do governo federal  são eles que manda no pais  todos os projetos tem que ser aprovado por eles , eles não aprova e fjaca cologando a culpa  no governo. Se ten uma coisa errado no nosso governo essa cosa e o senado e o congresso por isso eu concordo con tigo eu sou a favor de feichar o senado e o congressoo que o ministro falou e dise congordo con ele ele esta sertissimo em relação as duas casas ele falou a pura verdade vamos totos nos por um pasta nesse puliticos que so esta la vendo o lado deles ja passou a da hora de nos por um fim pedindo o fetchamento do senado e do congresso fora senado e congresso vocês não governa pro povo e sim pra vocês.

 

 

 

margot riemann

- 2015-03-19 12:27:50

O problema não é Dilma, que

O problema não é Dilma, que tem se revelado boa de briga e ganhou a eleição porque conseguiu descolar-se (por mérito próprio) do desgaste pelo que passa o PT. O problema é o PT, que perdeu credibilidade. A cruzada contra a corrupção está sendoi estimulado pela mídia para atingir o PT. O.K.. O problema é que de fato atingiu. Isto é um fato inegável.

rdmaestri

- 2015-03-19 12:27:15

Alessandre, leste o que?

Ninguém aqui é imbecil, todos estão a frente de um computador, e se procurarem em qualquer site de qualquer tendência verão que a aprovação ao discurso de Cid varia entre 90% a 99%, logo tenha respeito aos demais e não me venha com mimimis.

Comentarista

- 2015-03-19 12:23:43

E nós?

Concordo!

Apenas ressalto que só quem perde é povo brasileiro! Cadê as votações importantes para o país?? Tudo paralisado por conta desse terceiro turno que persiste e que a "oposição" insiste em manter.

Esse Cunha é o maior atraso que um governo pode ter. Mas infelizmente, este é o quadro dos políticos que elegemos. O pior disso tudo é que para quaquer lado que nos virarmos tem bandido!

 

Tony

- 2015-03-19 12:21:39

Suplicy

Taí o exemplo de Suplicy. Lula vivia pedindo para ele enfrentar os mafiosos. E ele só cantando "Blowin the wind" e participando do CQC. Deu no que deu, teve que renunciar até ao salário da prefeitura, denunciado pelos "amiguinhos".

Agora, esse Paim é esperto. Tem pacto com Deus e o Diabo...

Renato Ferreira Lima

- 2015-03-19 12:20:11

Foi realmente um duelo,...

Mas, se a régua moral do Nassif consegue enxergar em Cid Gomes um mocinho como James Stewart protagonizou no filme, aí, prefiro chamar Pirandello: "cosí é, se vi pare." Então, tá bom. 

O país está à deriva. A tal da Gerente Prodígio era uma lenda - bom, pelo menos, para 48% da população, isso não chegava a ser novidade.

augustinho

- 2015-03-19 12:19:42

ministro da educação

  O Cid  o que falou  não é novidade sempre foram achacadores desde que saimos da ditadura, como último fato foi  triplicar a grana de deputados,onde  não é claro para onde vai esse dinheiro,e com certeza vai no bolso desses calhordas,eles não tem vergonha  qdo não aumento o salário mínimo e dos aposentados,são uns abutres,enfim tem que acabar esse congresso nacional não serve para nada é muito dinheiro para pouco resultado,não defende o povo que é quem paga seus volumosos salários isso fora  as maracutáias que da um montão de grana,até qdo os militares vão aguentar esses roubos?a democracia dita só serviu para esses caras que foram convidados a sair do pais,pois voltaram e quebraram o pais

joão adalberto

- 2015-03-19 12:19:40

Os facínoras

Os facínoras políticos só proliferam nas crises de natureza econômica, quando inoculam o vírus da crise política de onde se locupletam.

augustinho

- 2015-03-19 12:19:39

ministro da educação

  O Cid  o que falou  não é novidade sempre foram achacadores desde que saimos da ditadura, como último fato foi  triplicar a grana de deputados,onde  não é claro para onde vai esse dinheiro,e com certeza vai no bolso desses calhordas,eles não tem vergonha  qdo não aumento o salário mínimo e dos aposentados,são uns abutres,enfim tem que acabar esse congresso nacional não serve para nada é muito dinheiro para pouco resultado,não defende o povo que é quem paga seus volumosos salários isso fora  as maracutáias que da um montão de grana,até qdo os militares vão aguentar esses roubos?a democracia dita só serviu para esses caras que foram convidados a sair do pais,pois voltaram e quebraram o pais

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 12:19:10

Se deram por vencidos, única explicação

Lendo a maioria dos comentários aqui, cheguei à conclusão de que a sensação geral é a de que o Governo Dilma já era. Diante disso, o que vale é "chutar o pau da barraca", "chutar o balde" ou qualquer outra expressão similar. Só isso explica elogiar o que fez Cid Gomes.

Já contam com a derrubada de Dilma e com Temer assumindo o poder, com o apoio do PMDB. Talvez seja isso mesmo. Cid Gomes teria feito o que fez apenas refletindo essa sensação geral de desânimo. Os apoiadores do Governo consideram que não há mais chances de acordo com o PMDB e nada do que acontecer daqui para frente mudará o destino do Governo Dilma, que é o de ser derrubado e Michel Temer assumir como presidente da república.

Se for isso, nem adianta tentar argumentar mostrando o erro de Cid Gomes. Para eles, o Governo Dilma já está condenado à morte e não há escapatória.

emerson57

- 2015-03-19 12:16:29

os linques:

http://www.hariovaldo.com.br/site/2015/03/19/varejao-insolente-cid-gomes-desafia-homens-bons-da-camara/

Catharina RJ

- 2015-03-19 12:16:24

Cid Gomes. Plateia:
- Bravo!!!

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 12:16:00

Assim como Aécio Neves. O bom

Assim como Aécio Neves. O bom moço, craque na negociação, capaz de um relacionamento republicano com a esquerda, foi levado para Marte, ou Arcturus, ou Betelgeuse, pelos homenzinhos verdes, e substituído por um valentão de playground, boquirroto e grosseiro.

O que mostra, na verdade, a completa falência teórica do psicologismo como instrumento de análise política.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 12:10:23

Ah, sem dúvida. Se o Cid

Ah, sem dúvida. Se o Cid Gomes fosse Cida Gomes, estaríamos agora especulando sobre o perfil caracteriológico que a torna impermeável a qualquer negociação.

Ou talvez sobre a última menstruação da ex-ministra.

Homem quando esmurra a mesa é valente, mulher é destemperada.

Homem quando espera pra ver no que dá é prudente, mulher é medrosa.

Nada de novo no front...

Liduina

- 2015-03-19 12:09:34

A cena no congresso

A cena no congresso (minúscula, de propósito) lembra o final do  Tropa de Elite 2. Enquanto a Capitão Nascimento aponta quem é quem, alguém grita: "Respeite esta casa".

Não é a vida imitando a arte. É arte mostrando a realidade.

Boa, El Cid!

Jorge Luis

- 2015-03-19 12:04:21

Se der um sapo para um dos

Se der um sapo para um dos irmãos Gomes engolir, ele vai cuspi-lo de volta na sua cara.

É ótimo ver alguém desnudando a hiprocrisia reinante na política brasileira. Infelizmente, acho que o momento não foi o mais adequado. Fazer isso num dos momentos mais delicados de todos os governos do PT, acaba piorando a situação.

Se tivesse acontecido uma cena semelhante, por exemplo, no primeiro mandato do Lula, quando havia grande respaldo popular ao governo, o PMDB baixaria a bola., ficaria bem queitinho e não haveria nenhuma demissão.

O que fica cada vez mais claro é que o governo precisa, de alguma forma, se livrar do PMDB.

Crisitano

- 2015-03-19 12:03:56

Como se Cid Gomes fosse algum

Como se Cid Gomes fosse algum exemplo, pelo amor de deus!!!

Esse sr inaugurou um hospital com um show da Ivete Sangalo pagando quase R$ 1 milhão de cachê (dinheiro público, lógico)

Passado 1 semana a entrada do hospital desabou!!

Sem falar nas viagens da família bancada com dinheiro público tbm....

Tudo farinha do mesmo saco meu amigo! Hipócrita como o resto!

Crisitano

- 2015-03-19 12:00:45

Nassif, uma correção no 1.o

Nassif, uma correção no 1.o parágrafo, hoje os maiores embates do governo são com o próprio PT e os ditos partidos aliados!!!!!

Afinal Cid Gomes apoia o governo, certo?!

A oposição,  teve e tem um papel pífio em todo governo do PT (se formos tomar como base o PT quando era oposição)

Agora uma coisa engraçada é que falar a verdade no governo Dilma virou sinônimo de demissão!!!

Onde chegamos?!!!!!

martins

- 2015-03-19 12:00:41

Até que enfim alguém com

Até que enfim alguém com colhão nesse governo. Fez o papel que a base deveria fazer.

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 12:00:06

"Não existe como o governo

"Não existe como o governo sair da enrascada em que se encontra brigando com o PMDB de Eduardo Cunha."

É verdade.

Infelizmente, também não existe como o governo sair da enrascada sem brigar com EC & Cia.

Para começo de conversa, por que o PMDB fisiológico vai brigar com o governo, quer o governo queira, quer não.

E, mais importante, por que não há como sair da enrascada reestabelecendo o status quo ante da corrupção institucionalizada que está profundamente enraizada no PMDB. Não dá pra desfazer a Lavajato, não dá pra desindiciar Eduardo Cunha e Renan Calheiros.

Ou amputa essa perna, ou é gangrena gasosa na certa. É tarde para antibióticos.

Marcos Ortolani

- 2015-03-19 11:59:51

São todos iguais

São todos comprometidos com a corrupção.Só uma bomba de neutrons para resolver o problema.

Lionel Rupaud

- 2015-03-19 11:58:51

Daniel, a tal base aliada não existe mais,

só que Dilma, Lula e o PT não aceitam esta nova realidade.

Cid Gomes trabalhou para o futuro, dele e do irmão, caindo fora de um governo acabado antes de começar.

O tal de PMDB achacador aliado á Globo e seus aspones está se transformando no governo real. Só que são tão podres que a luz vai queimá-los.

Parabéns ao Cid Gomes para ter agido politicamente, coisa que ninguém no PT é capaz de fazer.

 

dximenes

- 2015-03-19 11:58:02

ALGUÉM TEM QUE ENFRENTAR ESTE VESPEIRO
Excelente atitude deste senhor que teve a coragem de enfrentar este Congresso corrupto, liderado comandados por corruptos profissionais. Temos mesmo que apoia-lo porque agora o vespeiro está de pronto para o ataque. A população tem que aproveitar esta brecha para matar os dois a pau. Congresso e Senado, claro que respeitando as poucas exceções.

Jose Adilson Alves da Silva

- 2015-03-19 11:56:15

Comentário de DanielQuirea

Poderia definir "base aliada". Não costumo ficar emcima do muro mas, meu pequeno entimento do temo aliado não me deixa entender onde "a base aliada foi, é ou será atrapalhada.

 

Ana Dias

- 2015-03-19 11:52:29

Esse diálogo não é do

Esse diálogo não é do Poderoso Chefão? Michael Corleone saindo do hospital e se deparando com o chefe de polícia corrupto? não chame o Poderoso Chefão de filme B! :)

Pedro Penido dos Anjos

- 2015-03-19 11:51:51

Ess barra de links para as

Ess barra de links para as redes sociais atrapalha pra caramba! Por ex., até pra redigir este recado.

Anna Dutra

- 2015-03-19 11:49:45

Hoje já se fala no
Hoje já se fala no desembarque do PMDB. Sinceramente, não fosse pela segurança da Presidenta, não me incomodaria nada com esta notícia. De toda forma, a lógica do mafioso é perfeita e perfeitamente aplicável à nossa realidade.

mauro silva 1

- 2015-03-19 11:48:59

prezado joel

será q ela pediu isso? q ele pedisse 'desculpas'?

justo ela?

o abacaxi voltou para esses colossos éticos q são as maiorias da câmara e senado, agora com uma banana também: achacadores.

e não adianta a máfia midiática, em uníssono, tentar desmoralizar cid com esse nhenhenhém do tipo: "destemperado", "grosso" e outras 'babaquices': o povo gostou, e aí, caiu-se no outro ponto abordato no texto do nassif: o bonapartismo.

ainda assim, é melhor ele que esses capachos do império.

espero.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 11:48:21

Eu não sou um detrator do governo

Não sei de onde você retirou essa. O discurso barraqueiro mal ensaiado de Cid Gomes ajudou a Dilma a dar vários passos em direção à guilhotina. Vocês estão celebrando a celeridade da execução. Parabéns, continuem assim. Parece coisa de quem sabe que o negócio não tem mais solução. Eu já venho escutando isso há um certo tempo, que existem as provas de que dinheiro de corrupção da Petrobras foi usado nas campanhas de Dilma, o que já teria abatido o ânimo de algumas pessoas do governo. Nessa linha, o governo já estaria em fase de pré-desmonte.  É o que alguns estão comentando em off , aqui e aculá. Caso isso se confirme, será uma melancólica despedida de Dilma. Melhor que Dilma renuncie, caso reste comprovado que dinheiro de corrupção da Petrobras foi usado em suas campanhas eleitorais. Será uma saída honrosa. Caso contrário, a saída será o impeachment desonroso.

A propósito do assunto: https://jornalggn.com.br/blog/alessandre-de-argolo/legitimidade-do-mandato-de-dilma-depende-da-lisura-de-suas-campanhas-eleitorais

Joaquim51

- 2015-03-19 11:48:12

Alessandro, também via a

Alessandro, também via a referida entrevista e também a   participação dele no "canal livre" e ele deu um banho, respondeu a tudo, não fugiu a nenhuma pergunta e colocou a sua posição. Que diferença das entrevistas de outros políticos principalmente do ministro das minas e energias que também foi ao canal livre. Para falar a verdade o ministério da Dilma é uma verdadeira brincadeira de mal gosto.

Quanto a atuação do mesmo na câmara acho que este tipo de câmara que os brasileiros querem ter, um contra ponto ao executivo, não sou ingenuo e sei que o que esta em jogo não é o nosso bem estar, porém vamos aproveitar enquanto isto nos beneficia. Olhe o que aconteceu com o reajuste do IR. 

Quanto ao Cid Gomes, um achacador falando de outro.

No Brasil falta negociação entre os poderes, vou te dar um exemplo: Ontem decisão da justiça que os governos estaduais não podem cobrar alíquotas de ICMS sobre contas de telecomunicação e energia elétrica, maiores que as alíquotas de incidem sobre produtos considerados supérfluos. Parece ótimos para nós. Isto é mais uma tentativa de um poder interferir em outro, o que vai acontecer..... Os governos estaduais aumentaram as alíquotas dos produtos supérfluos e pronto, ruim para todos pois o supérfluo de um pode ser o essencial de outro.

 

Joaquim51

- 2015-03-19 11:48:11

Alessandro, também via a

Alessandro, também via a referida entrevista e também a   participação dele no "canal livre" e ele deu um banho, respondeu a tudo, não fugiu a nenhuma pergunta e colocou a sua posição. Que diferença das entrevistas de outros políticos principalmente do ministro das minas e energias que também foi ao canal livre. Para falar a verdade o ministério da Dilma é uma verdadeira brincadeira de mal gosto.

Quanto a atuação do mesmo na câmara acho que este tipo de câmara que os brasileiros querem ter, um contra ponto ao executivo, não sou ingenuo e sei que o que esta em jogo não é o nosso bem estar, porém vamos aproveitar enquanto isto nos beneficia. Olhe o que aconteceu com o reajuste do IR. 

Quanto ao Cid Gomes, um achacador falando de outro.

No Brasil falta negociação entre os poderes, vou te dar um exemplo: Ontem decisão da justiça que os governos estaduais não podem cobrar alíquotas de ICMS sobre contas de telecomunicação e energia elétrica, maiores que as alíquotas de incidem sobre produtos considerados supérfluos. Parece ótimos para nós. Isto é mais uma tentativa de um poder interferir em outro, o que vai acontecer..... Os governos estaduais aumentaram as alíquotas dos produtos supérfluos e pronto, ruim para todos pois o supérfluo de um pode ser o essencial de outro.

 

Imparcial atento

- 2015-03-19 11:47:46

Permitam-me comentar (Alô

Permitam-me comentar (Alô moderação )

Diferentemente de muitos ,acho que este incidente de ontem foi muito bom ,para todos(Dilma,Cunha e Cid )

Explico:

Foi bom para a Dilma ,porque se livrou de um Ministro que só iria lhe causar problemas,(.além de todos que ela já tem )

O ex-Ministro tinha contra si casos da viajem com a sogra ,gastos milionários com cantores,negação de ter conhecido Paulo Roberto Costa  etc. ,além de que  não ser ele capacitado para ser Ministro da Educação.Talvez  assim a Dilma tenha chance ,desta vez ,de escolher um bom Ministro.

Foi bom para o Cunha,porque comprovou  ter apoio dos Deputados(maioria ).Ficou  como defensor do Congresso.

,com ou sem achacadores.Mostrou um poder de demitir um Ministro,mesmo sendo investigado no caso Lava Jato.

Foi bom para o Cid ,porque não se intimidou ,deu seu recado ,falando o óbvio ,governo é governo e oposição é oposição.Ganhou muitos pontos ,mostrou altivez ,que é muito apreciada.O pessoal do seu Estado deve ter gostado.

 

 

Luciano Prado

- 2015-03-19 11:46:09

Honrando as calças que veste.

De alma lavada. Esse é o sentimento que nos invade diante de tanta hipocrisia.

Há momentos na vida que o homem precisa se afirmar como tal. Cid Gomes fez isso ontem.

Esse papo de que Cid criou problemas para o governo é passageiro e menor diante de gesto tão especial que precisava ser explicitado. O próprio governo e o PT precisavam enfrentar esse arremedo de deputado e presidente da Câmara que é Eduardo Cunha.

Parabéns Cid, você honha as calças que veste.

Pedro Penido dos Anjos

- 2015-03-19 11:45:56

Será Dilma um FHC de

Será Dilma um FHC de saias?

Qual o papel da FIESP PAULISTANA em seu governo?

O qu faz a FEBRABAN no seu ministério?

Maria Mirtilene

- 2015-03-19 11:45:42

Como disse o cartunista do

Como disse o cartunista do Charlie Hebdo: "Prefiro morrer em pé do que viver de joelhos!"... Foi isso o que Cid fez.. 

Emma

- 2015-03-19 11:45:21

ADJETIVOS

Sobre os adjetivos você me fez lembrar o espanto, perplexidade, indignação da Eliane Cantanhede na análise que fez ontem na GNews pelas expressões " achacador" e "largar o osso". Pensei que ela ia pegar uma régua e bater nas mãos do Cid Gomes, menino mal educado!!

Ele foi indelicado ? Foi. Mas nunca vi tal indignação da mesma comentarista ( só para citar uma, pois são vários) com os xingamentos muito mais grosseiros que fazem a Dilma, presidente do Brasil !!! 

Afora isso, na sua ira ,Cid Gomes acabou expressou o que todos pensam a respeito desse senhor que foi elevado à presidência da Câmara pelo seu "belo" curriculum.

 

Emma

- 2015-03-19 11:44:40

ADJETIVOS

Sobre os adjetivos você me fez lembrar o espanto, perplexidade, indignação da Eliane Cantanhede na análise que fez ontem na GNews pelas expressões " achacador" e "largar o osso". Pensei que ela ia pegar uma régua e bater nas mãos do Cid Gomes, menino mal educado!!

Ele foi indelicado ? Foi. Mas nunca vi tal indignação da mesma comentarista ( só para citar uma, pois são vários) com os xingamentos muito mais grosseiros que fazem a Dilma, presidente do Brasil !!! 

Afora isso, na sua ira ,Cid Gomes acabou expressou o que todos pensam a respeito desse senhor que foi elevado à presidência da Câmara pelo seu "belo" curriculum.

 

margot riemann

- 2015-03-19 11:42:30

Está certo Sr. Nassif quando

Está certo Sr. Nassif quando defende uma opção de centro esquerda para suceder Dilma. O PT e sua bandeira vermelha, símbolo da luta de classes, e até a entrada de Dilma, tolerante, conivente e progressivamente envolvido na corrupção (por sorte o mensalão brecou esse processo) não consegue aglutinar mais. A hora não é da bandeira vermelha e sim da verde amarela, e os temas são: eliminação da corrupção; dos crimes financeiros e fiscais; reforma política. Para isso, uma nova alternativa teria que vir livre dos vícios da política tradicional. Os irmãos Gomes, além de pertencerem ao quadro político tradicional, são autoritários, não têm capacidade de coesão em nível nacional.

rdmaestri

- 2015-03-19 11:41:30

Não foi bem isto que a população viu.

Tive o trabalho de olhar nos mais diferentes sites de notícias das mais diversas linhas políticas, e vi que a reação foi 90% positiva e 10% de pessoas que por motivos transversos, não atacando a fala propriamente dita, entenderam e aprovaram. Na reforma ministerial DILMA deveria colocar CID na casa Civil, Ciro em outro ministério importante e como se diz no Interior, soltar os cachorros, se ela fosse ia junto o congresso inteiro e todos os Partidos.

Valdésio Amaral

- 2015-03-19 11:40:50

PMDB uma praga oportunista

Dilma deveria tentar trazer para a base aliada algum outro partido que até agora não tem posição totalmente definida e jogar esse PMDB maldito para escanteio. O PMDB é um partido que não serve nem para o govêrno e nem para o povo e sim para seus interesses pessoais. Também com expoentes como Renam Calheiros, Eduardo Cunha, Sarney e outras raposas velhas, não se pode esperar muita coisa.

 

LACosta

- 2015-03-19 11:39:56

Cunha: Defendendo quem manda.

Tem um canal, TV por assinatura, que vive passando uns filmes chamado ”b”. Sabe aquela hora que se zapeia até ver se dos trocentos canais acha-se algo que valha à pena? Pois, estava assistindo a um filme “b” bem under quando me deparo com uma cena que gostaria de ver acontecer com o Eduardo, o Cunha:

o mafioso encontra –se com o chefe de polícia e lhe pergunta “na lata”

“para quem VOCE trabalha?”

e o policial “oras eu sou policial e trabalho para a policia.”

E o mafioso numa frase, para mim antológica:

Isso É A SUA PROFISSÃO, eu quero saber é para quem você trabalha...

 

****

Ontem, no fora de pauta, tão logo o Cid deixava o plenário da câmara ao ser enxovalhado por mais um picareta, e claro, agora percebo, com o pedido de demissão já entregue no planalto, escrevi curto e grosso: “Phodeu”. Veremos nos próximos dias... se vamos substituir o “ph” pelo “f”.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 11:39:55

Coragem não significa desespero de quem errou antes!

Pense nisso. O que Cid Gomes fez não tem nada a ver com coragem. Aquilo é barraco. E mal ensaiado.

marco aurélio barroso

- 2015-03-19 11:38:17

Mais uma vez a Europa se

Mais uma vez a Europa se curva....


Acharam MIguel de Cervantes na Espanha, nada demais... nós achamos El Cid!

rdmaestri

- 2015-03-19 11:37:08

Que estratégia?

Não se arma estratégia de combate se o inimigo escolhe a onde combater!

Estou vendo que o discurso CURTO E GROSSO do Cid está fazendo medo aos detratores do governo.

CB

- 2015-03-19 11:37:02

Estamos precisando de uns

Estamos precisando de uns mal-educados assim neste momento. Gente que não tenha medo de dizer o que deve ser dito sobre quem quer que seja. É justamente pela falta de atitudes assim que desmascarem os maus elementos que gente metida até o pescoço em irregularidades lança acusações e convoca marchas de anlafabetos políticos. Nem sei no que daria, mas faz muito tempo que já estou pensando que deveríamos ter Ciro Gomes no Ministério da Justiça e Requião no das Comunicações. O inimigo já mostrou que não tem escrúpulos, declarou guerra.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 11:36:46

Ah, para quem já se dá por vencido, o que vier é lucro

Acho que esse não é ainda o pensamento de Dilma e do Governo, o que ajudaria a entender porque o que disse Cid Gomes foi uma "quase unanimidade nacional", numa época em que Dilma despenca nas pesquisas de popularidade.

As pessoas perderam o tino de analisar as coisas racionalmente, não é possível. Muita confusão na hora de interpretar corretamente os fatos. Não deu para sacar que o apoio dos leitores da grande imprensa ao que fez Cid é justamente contrário aos interesses do Governo? A última coisa de que o governo precisa é não ter base de sustentação no congresso.

David Oliveira

- 2015-03-19 11:33:27

Não vou dizer muita coisa, só

Não vou dizer muita coisa, só peço que pesquisem sobre Ciro Gomes na internet e vejam suas entrevistas ao longo dos anos, tem muito material no youtube.

Dito isso, se ele se candidatar, no mesmo dia me afilio ao partido dele e começo a fazer campanha.

PRECISAMOS DE UM PATRIOTA, ESSE É O HOMEM.

 

Tony

- 2015-03-19 11:31:47

Cunha começou a cair

Cunha pousa de cordeiro e age como lobo (ou raposa) que é... Claro, com a cobertura da mídia deita e rola. Com entrevistas para a patuléia na base "Levanta que eu corto". E na base da omertá...

Processo de impeachment é sonho de derrotado. Não ocorrerá.

É bom que Cid tenha desmascarado em cadeia nacional o "achacador". Pelo menos perante o telespectador que não faz parte da matrix...

PMDB ( a parte podre) precisa de um freio. Quer ser base aliada, que aja como tal.

A não ser que mudem, logo, logo novas denúcias derrubam essas cabeças...

rdmaestri

- 2015-03-19 11:30:28

É lugar para quem então, para covardes!

É lugar para quem então, para covardes!

rdmaestri

- 2015-03-19 11:27:16

Se cada ministro cair atirando!

Talvez seja o caminho, cada ministro cair atirando, pois por mais que escondam o que eles disseram o povo escutará, e melhor sair com dignidade e valentia do que ficar escorregando e se escondendo.

Perder um governo hoje com altivêz é melhor que perder traindo aqueles que o elegeram.

DILMA, VOLTE A TER O CORAÇÃO VALENTE.

DanielQuireza

- 2015-03-19 11:26:24

Discordo infelizmente. Acho

Discordo infelizmente.

Acho que Cid só fez isso porque estava insatisfeito no ministério. Desde o ano passado ele dizia que não queria ser ministro. Ele sempre disse que queria passar um tempo nos EUA.

Este ano não tem eleição, está muito longe para se falar em Ciro Gomes.

O que Cid fez, ainda que verdade seja, só atrapalhou o Governo e a base aliada.

 

Carlos Elísio

- 2015-03-19 11:25:15

El CID contra o Dragão da Maldade

El CID contra o Dragão da Maldade.

Meu lema: #VoltaCID 

 

 

Carlos Elísio

- 2015-03-19 11:25:13

El CID contra o Dragão da Maldade

El CID contra o Dragão da Maldade.

Meu lema: #VoltaCID 

 

 

rdmaestri

- 2015-03-19 11:23:24

Eu não vi a Globo!

Eu não vi a globo, não li o que eles escreveram ou ouvi o que eles falaram, porém eu passei pelos mais diversos sites da Internet onde há comentários sobre seus artigos, e surpreendentemente vi que mesmo nos sites da Globo o que disse Cid Foi quase uma unanimidade nacional, talvez seja o caminho do governo, cair mas cair de pé e atirando!

joão adalberto

- 2015-03-19 11:21:57

Dilemas

"Uma Reforma Política que brote da força das ruas é a única saída pela esquerda. Há força pra isso?"

"A esquerda e os movimentos sociais, parece-me, devem seguir enfrentando os golpistas e rechaçando qualquer tentativa de mudar – na marra e no grito – o resultado eleitoral de 2014. Além do mais, devem enfrentar a horrorosa pauta que brotou do asfalto de Copacabana e da avenida Paulista nesse dia 15."

Rodrigo Viana, a meu ver, diante da atual conjuntura, se mostra um sonhador. A questão política apenas apaziguará os ânimos. O grande nó é a economia...! Como a própria presidente afirmou, os seus 4 anos do primeiro mandato seria uma jogada de mestre, diante do crash internacional.Seria! Hoje ela está supostamente recolhendo os cacos.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 11:18:08

Esse tipo de comentário só entrega uma estratégia errada

Acusa o parlamento para ver se a opinião pública desvia a atenção do fato de que todos, Dilma, Cunha, Renan, estão no mesmo barco porque pesa contra eles a mesma acusação: suas campanhas eleitorais foram financiadas com dinheiro da corrupção da Petrobras (talvez com pequenas diferenças de propinas eventuais sendo apropriadas para fins de enriquecimento pessoal etc).

Acusar Cunha não vai fazer a cabeça de Dilma sair da reta da guilhotina. Tratem antes de torcer para que não existam provas de que o tesoureiro do PT, agindo em nome do partido, levou dinheiro de corrupção da Petrobras para financiar as campanhas de Dilma. É com isso que você tem que se preocupar e com a sustentação política necessária que terá que existir na Câmara dos Deputados e no Senado.

O Governo Dilma não vai sair dessa acusando o parlamento de ser "achacador", como se a acusação do MPF que pesa sobre o Governo fosse desaparecer como num passe de mágica.

Cês tão ferrado e mal pagos se enveredarem por aí. O discurso soa como desespero de quem está prestes a ser guilhotinado. Vão derrubar o rei no tabuleiro antes do xeque-mate que parece se aproximar.

FABIO PLACIDO

- 2015-03-19 11:15:14

TROLL

Troll, o que o texto expõe são as moedas de troco, o oportunismo de um homem cheio de processos escondido pela grande midia. Lúcido ele é mesmo, sabe muito bem onde quer chegar.

Ivan Arruda

- 2015-03-19 11:13:12

Sem retoques Nassif. Apenas

Sem retoques Nassif. Apenas realçar os empecilhos nessa cruzada em que já estou inscrito: São Paulo e o PIG. Numa charge no blog o tijolaço - O vazamento do obvio e o obvio do vazamento - uma moça indaga aos três rapazes: Sem coração, sem cérebro e sem coragem como conseguiram ficar fora da política?

robertog

- 2015-03-19 11:12:07

Visto pelas universidades o

Visto pelas universidades o Cid Gomes não tinha dito ainda a que teria vindo. A sensação que dava é que era mesmo algum tipo de munição guardada para finalidades políticas. Deu o tiro. Foi forte. Pelo menos nos jornais da Globo foi ridículo ele saindo do congresso dizendo que estava se demitindo e o locutor insistindo em dizer que ele saia pq o E Cunha pediu a cabeça. Nem fizeram direito a edição da matéria. O governo é ruim, mas tem a sorte que tanto a oposição legal quanto a oposição de facto da mídia são igualmente ruins.....

Moisés F

- 2015-03-19 11:08:41

O verdadeiro EL CID

Não existe dúvidas que  Cid falou a verdade,Este congresso que está aí é contra o BRASIL.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 11:04:00

Ajudou a isolar o governo

Não existe como o governo sair da enrascada em que se encontra brigando com o PMDB de Eduardo Cunha. Aliás, não entendo a razão política dos apoiadores do Governo ficarem emulando esse discurso de ataque a Eduardo Cunha.

Eu vi a entrevista de Cunha dada ao jornalista Mário Sérgio Conti, no programa Diálogos, da GloboNews, marcada por acirradas discussões e desentendimentos entre entrevistado e entrevistador.

Além de ter se saído muitíssimo bem em sua defesa, rápido, articulado, com pleno domínio dos fatos, Cunha foi categórico: disse que faz parte da base aliada e que nunca deixou de fazer, tem um bom relacionamento pessoal com Dilma e iria arquivar todo e qualquer pedido de impeachment protocolado contra Dilma, fazendo apenas questão de ressaltar sua independência enquanto parlamentar. Aliado do governo não significa ser subserviente, ele frisou, no que ele está certo, afinal, o papel do parlamentar é também o de fiscalizar o executivo. Nada de anormal nesse tipo de declaração.

Quem é a pessoa lúcida que apoia o Governo Dilma que pode enxergar em Cunha um adversário político, ainda mais nessas circunstâncias, de crise política e ele com o dedo na ignição do processo de impeachment?

Esse Cid Gomes fez o que fez porque não é ele quem ocupa a cadeira de presidente da república. O que ele fez foi uma irresponsabilidade política para com o governo do qual era ministro da educação. Somente acirrou os ânimos e não conseguiu muita coisa além disso.

maria cecília p binder

- 2015-03-19 10:53:45

Marcos: gostei de seu texto.

Marcos: gostei de seu texto. Apenas uma pergunta - qual seria a alternativa para Dilma Roussef? Nesta situação específica, havia outra alternativa?

Luís Henrique Donadio

- 2015-03-19 10:49:58

Se Cid Gomes matou o

Se Cid Gomes matou o facínora...

... como se explica que o facínora continua vivo?

Para "matar o facínora" é preciso tomar uma decisão muito difícil: a de governar com minoria.

Arthemísia

- 2015-03-19 10:48:24

Sabe que eu pensei a mesma

Sabe que eu pensei a mesma coisa? Passaram quatro anos neste blog lascando o pau em Dilma por ser mandona, autoritária, desbocada e que tais. Agora aplaudem o desbocado macho. Anote-se que eu também aplaudo desbocados de todos os gêneros, pois pertenço à espécie.

E o pior de tudo é que agora Dilma é chamada de fraca. Das duas uma: ou o que falavam dela é mentira, ou Dilma foi abduzida e colocaram um clone no lugar.

veranis

- 2015-03-19 10:45:07

cunha, o achacador chefe

Deus ti ouça! Mas não sei não!

gabi_lisboa

- 2015-03-19 10:44:35

O Cid Gomes agiu como o Ciro Gomes age

sem segurar a língua. Isso foi ótimo, as vezes umas verdades na cara de um pilantra trazem uma sensação muito boa de alivio. O problema é que depois disso foi ele quem perdeu o cargo, o achacador mor, bandido companheiro do PC Farias e Abadia, continuou e deixou claro que o governo é cada vez mais seu refém. De coração valente parece que a Dilma já não tem mais nada, nunca vi um governo tão covardemente acuado nas mãos de bandidos, mais uns dias ela demite o Thomas Traumam por ter falado umas verdades também.

emerson57

- 2015-03-19 10:43:53

batalha

Essa foi uma escaramuça importante mas periférica.

A guerra terá que ser contra a globo. Que aprendeu com Chacrinha a conduzir as massas. Enganou tanto tempo o povo que este agora abandonou o bacalhau e virou coxinha. Bate sempre, secundada pelo resto do partido PIG, que lidera.

Os ministérios públicos e os tribunais da vida alinham-se ao pig/globo. O ministério da Dilma idem. Perde-se oportunidades seguidas de pôr a globo no seu lugar. Desde roubos de processos judiciais passando por contas mirabolantes em paraisos fiscais até pela descarada edição (e invenção!) de notícias. Pior: seguidamente a presidenta recebe a qualquer hora um dos filhotes de marinho no palácio (deve ser uma deferência à famiglia mais rica do Brasil).

Eles batem sem o receio de apanhar e isso está conduzindo o Brasil para o buraco.

Altas figuras da República tratam de seus próprios interesses, com uma cara de pau que assombra. Na corte mais elevada, um juiz patrão atropela, sem contestação, a decisão de seus pares. Um obscuro juiz partidário, sózinho, ganha relevo nacional ao imobilizar toda a economia do pais, extinguindo milhares de empregos e pondo em risco a nossa maior indústria. 

O povo mais catequizado joga o pais na "fogueira santa". De tanto ouvir acriticamente o PIG, já propôe entregar a soberania do próprio pais a potencias estrangeiras. 

Porque o governo não reage?

Deve ser porque a presidenta Dilma gosta de novelas....

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 10:41:16

De mosca varejeira, o fake "santista" entende

Deve ser a quantidade de fossas à céu aberto naquela bosta de cidade, que fui uma única vez para nunca mais voltar. Litoral horrível, feio, horroroso. A cor do mar é praticamente preta. Para um sujeito nascido e criado vendo a cor do mar espetacular de Maceió, a viagem a Santos foi deprimente. Cidade que só tem o porto a salvar aquele deserto urbano desimportante.

zegomes

- 2015-03-19 10:36:48

Em 03/08/2014, antes de Seu

Em 03/08/2014, antes de Seu Eduardo Campos morrer, publiquei esse pequeno texto em meu blog aqui no Luis Nassif, manifestando dois palpites. Vejo agora que o Nassif concorda com o segundo palpite. Com o primeiro, sobre Pedro Serrano, alguém concorda?

Dois palpites curtos e grossos zegomes dom, 03/08/2014 - 06:58 Para substituto do Ministro Joaquim Barbosa no STF a Presidente Dilma bem que poderia olhar com atenção para o jurista Pedro Serrano. Nas suas manifestações e análises públicas se mostra muito ponderado. Se não for uma camuflagem premeditada, como fez aquele juiz que matava no peito e proferiu algumas sentenças em favor de movimentos sociais para, tudo indica, chamar a atenção de um governo com simpatia pela esquerda e, assim, pavimentar a sua escolha...  O Presidente Lula viu ruir, dizem, seu plano de preparar o Governador Eduardo Campos para ser um futuro presidente nordestino do Brasil. O delfim, que bom, mostrou sua verdadeira face prematuramente e queimou a largada, para nossa sorte e gaudio. Persiste, porém, a necessidade de descentralizar o Brasil. Os mais virtuosos não entram na política, como pede o Presidente Lula, para serem aquele político com quem tanto sonham, honesto e competente. Temem expor a face à ingratidão e ao insulto público. Diante da escassez de políticos confiáveis, o Presidente talvez pudesse volver seu olhar para Ciro Gomes, como substituto do delfim traidor.

Filosofia obrigatória no 2º grau, nas faculdades, nas provas de ENEM, vestibulares e concursos públicos. Já!

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 10:35:54

Governo não é lugar de doentes nem de aloprados

Por isso que Cid Gomes e aloprados como você "militam" longe do Governo.

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 10:33:58

Não há preconceitos, comento o que eu vi

O fato objetivo está descrito no meu comentário. O resto do teu comentário é ridículo, só abobrinha para encher o saco. Esse Cid Gomes é aloprado e quem o defende, pela madrugada, deve estar com algum problema grave de avaliação.

Minhas opiniões sobre os irmãos "bocas de caçapa" cearenses são extraídas do que eles mesmo demonstram ser. Esse tal Cid é o sujeito que disse que não conhecia ou nunca tinha estado com Paulo Roberto Costa e, no outro dia, jornais publicaram foto dele se reunindo com Costa. Isso é um aloprado.

Jose Airton

- 2015-03-19 10:29:10

Ferreira Gomes

Sabemos todos nós que o Cid Gomes não é um político ingênuo.  Ele e seu irmão Ciro romperam com o PSB de Eduardo Campo para apoiar a Dilma. Agora ele foi para o sacrifício para dar uma chance a Presidenta Dilma de  se recompor com o maléfico PMDB. Além  disso mostrou a todo o Brasil como são feitas as  relações  entre o  congresso e o planalto. Pois não é  uma pequena coisa um  politico  da envergadura de Ciro Gomes chamar o presidente de um poder de achacador diante do próprio e diante das redes de comunicações de todo brasil. Aproveita a oportunidade Dilma !

leonidas

- 2015-03-19 10:26:39

Concordo em numero , genero e

Concordo em numero , genero e grau.

eu viajei ,lí o post do Nassif no sentido de que a Dilma iria chamar o Ciro para o governo.

E até achei que havia chance de dar certo, mas seu texto só me fez relembrar o fato de que esses dois nao sao mesmo de confiança.

terrivel ter que admitir isso.

Sinceramente?

Estou começando a achar que depois desse papelão a coisa vai mesmo caminhar para um processo de impeachment.

o que seria uma tragédia para a ordem democratica na minha opinião.

A mulher é ruim mesmo, mas ganhou e deve ficar até o ultimo dia.

Ainda mais sabendo quem são as figuras interessadas em algo dessa natureza... 

João Alexandre

- 2015-03-19 10:26:35

Ele foi convocado

Ele foi convocado para dar explicações sobre uma fala dita em um ambiente, segundo ele, reservado. Aproveitou a ocasião, embora ainda sob atestado médico, e na condição de pai de uma criança de dois meses, para chutar o balde e ir cuidar de sua saúde e de sua famíla.

carlos afonso quintela da silvacar

- 2015-03-19 10:22:05

Cid Gomes era até ontem um

Cid Gomes era até ontem um ator coadjuvante na grande representação que esta política nacional. Hoje virou protagonista, herói de muitos que gostariam de dizer o que ele disse. Faltou em sua fala, além do termo achacador, as palavras desleal  e corrupto. Enquanto vigorarem as regraas atuais, os Cunha, os Calheiros, os Aécios, os Serras e os FHCs contimnuarão a prosperar. Precisamos de mais gente com cabelos nas ventas, desassombrados mesmo e que sejam capazes de sacrificar posições confortáveis para que a verdadeira política acance na direção de soluções em benefício do povo e não de uma minoria canalha.

leonidas

- 2015-03-19 10:16:53

Eu ja disse aqui outras vezes

Eu ja disse aqui outras vezes e repito.

O Ciro Gomes é um cara que fala os males, e fala como resolve-los.

Tem um discurso firme e direto e em um debate é um cara duro de bater.

O problema do Ciro Gomes?

-A Boca...

O homem tem diarreia verbal.

Uma ENORME PENA

Se sua presença ajudar a remontar o governo e nos livrar desse contexto PERTUBADOR onde fala-se em impeachment como se isso fosse tomar um cafezinho, sera OTIMO E UMA GRANDE BENÇÃO a presença de alguem capaz de restabelecer a ordem constitucional entre os poderes.

Mas não sei não, eles ( os Gomes ) são muito voleteis e isso as vezes pode tanto ajudar a superar esse clima como funcionar exatamente no sentido oposto.

É pagar para ver...

João Alexandre

- 2015-03-19 10:11:20

Acertou na mosca

Acertou na mosca varejeira...

O dito milita nas Alagoas.

luisnassif

- 2015-03-19 10:11:17

Corrigido. Obrigado.

Corrigido. Obrigado.

Cezar 1974

- 2015-03-19 10:10:17

Não perceber que esse

Não perceber que esse parlamento precisava ser desmacarado  como fez Cid Gomes  é compactuar com corvadia ou dissimular  o desejo de continuar sodomizando Dilma como fazem a oposição, a "base aliada", a mídia e os fascistas da classe média.

Lucio Flávio ,famoso marginal dos anos 70,diante do tribunal disse uma frase que entraria para história:

- Bandido é bandido e polícia  é polícia.

Ele não aguentava mais ser acharcado pelos polícias.

Cid disse algo para entrar nos anais do congresso:

-Prefiro ser chamado de mal educado de que ser acusado de praticar achaque como Eduardo Cunha.

Chris

- 2015-03-19 10:07:14

Permita-me um palavrão?

Puta que pariu! Alguém tem que virar essa mesa! Não sou inocente de achar que ele fez isso (falar o que todos sabem) sem pretender um ganho de popularidade. Mas se a política é a arte da hipocrisia, esse modelo já se esgotou, ninguém agüenta mais.

Vai e observa lá no fundo a raiz da insatisfação que leva a mobilização . Tem gente que clama por militar, por qualquer coisa diferente de mais um remendo nesta grande merda que se tornou a política. Aí é que mora o perigo de surgir um novo Collor, o Ciro, pelo menos, a gente conhece. Evidente que sem sustentação nem Ciro nem ninguém chegará a lugar nenhum, quem se habilita?

Marcos C

- 2015-03-19 09:54:21

"Dilma escolheu hoje o seu Ulysses Guimarães"

De Rodrigo Vianna (http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/cid-gomes-chama-eduardo-cunha-de-achacador-perde-o-cargo-e-o-congresso-afunda-na-crise/)

Dilma escolheu hoje o seu Ulysses Guimarães. Ele se chama Eduardo Cunha.

Para os mais novos: no governo Sarney, um presidente fraco virou refém das artimanhas e manobras do político mais habilidoso do Congresso, não à toa chamado de “Dr” Ulysses.

Dilma, hoje, deixou às claras quem manda no governo.

O ministro Cid Gomes foi ao Congresso preparado para o confronto. Preparado, talvez, para sair do governo “por cima”. Dias antes, disse que o Congresso estava cheio de “achacadores”. Foi chamado para dar explicações, num clima de intimidação institucional comandado por Cunha.

Cid disse o óbvio aos parlamentares:  “partidos de oposição têm o dever de fazer oposição. Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo”.

A frase alterou ainda mais os ânimos. Cid foi chamado de mal-educado. E devolveu, apontando para Cunha: “prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que ser acusado como ele de achaque”.

Ok. O gesto de Cid pode ter carregado algo de oportunismo, num momento tão duro para o governo. Mas ao menos deixa tudo às claras. Ele botou o guizo no gato. Qual a causa da corrupção na política?  Dilma e o PT ou os “achacadores”?

Cid cumpriu um papel didático, e Cunha “Underwood” Cunha usou o Plenário como se fosse sua casa cercada de seguranças no Alto da Gávea (pelo menos era lá que ele morava em 2001, quando fui recepcionado por um capanga de revólver na cintura, ao tentar entregar um envelope para a mulher dele, Claudia Cruz – colega jornalista).

Eduardo Cunha não é Ulysses. É doutor só na truculência.

Cid saiu de plenário com dignidade. Ao cravar o “achacador” na cara de Cunha, levou o Congresso para o centro da crise. O DataFolha, que mostrou a queda de popularidade de Dilma, indicou também que só 9% aprovam a atuação dos parlamentares.

Contestada nas ruas por setores golpistas, Dilma entrega seu governo ao PMDB de Cunha. O presidente da Câmara, sentado em sua cadeira, foi quem anunciou a demissão de Cid Gomes.

A pancadaria verbal de hoje pode arrastar não só Dilma, mas o Parlamento e as instituições políticas para o contro da crise.

Parece não haver volta no caminho escolhido por Dilma. O programa do segundo turno não será retomado. O PMDB, chefiado por um deputado chamado de “achacador” na tribuna, é quem garante “governabilidade”.

Isso não vai dar certo.

A esquerda e os movimentos sociais, parece-me, devem seguir enfrentando os golpistas e rechaçando qualquer tentativa de mudar – na marra e no grito – o resultado eleitoral de 2014. Além do mais, devem enfrentar a horrorosa pauta que brotou do asfalto de Copacabana e da avenida Paulista nesse dia 15.

Mas, ao mesmo tempo, está claro que é cada vez mais improvável se construir uma saída sob comando desse governo – sequestrado por Cunha e tomado pela letargia.

A saída não é, nem de longe, trabalhar contra o governo Dilma. Mas para além do governo.

Uma Reforma Política que brote da força das ruas é a única saída pela esquerda. Há força pra isso?

Marcos M Roland

- 2015-03-19 09:52:11

Uma pequena correção

Caro Nassif, como seu leitor atento, tomo a liberdade de propor-lhe uma pequena correção: o ator que faz o vilão Liberty Valance no clássico de John Ford é Lee Marvin, não James Coburn.

 

Selma G

- 2015-03-19 09:51:25

O Nassif com todo esse

O Nassif com todo esse discurso liberal no fundo é um baita machista .Se trocarmos os nomes Cid e Ciro por Dilma Roussef qual seria a análise do Nassif? Quem acompanha o blog diariamente sabe todos os adjetivos que a Dilma recebe por agir da mesma maneira, só que não com palavras, mas com atos. A quem interessar, leiam novamente, para mim a essência da matéria. Ah, também é o início da campanha para uma candidatura sem o PT na disputa, como sonham todos os tucanos de coração, como o Nassif.

“...vamos analisar o papel de Cid Gomes, ontem na Câmara Federal.

O até então Ministro da Educação Cid Gomes é estouvado, como todos os Gomes. Não tem um pingo de verniz político, de jogo de cintura, da hipocrisia que é matéria prima essencial no jogo político.

Ou seja, é o perfil dos sonhos de grande parte da opinião pública atual.

Ontem, enfrentou o símbolo máximo da hipocrisia política nacional, o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Foi chamado de mal educado, chamou-o de achacador.

Estimulado pelo irmão Ciro Gomes, Cid fez o que grande parte dos eleitores  gostariam de ter feito. Desnudou o rei no próprio palanque do Congresso,

A maneira como enfrentou Cunha lembra um James Stewart desafiando James Coburn (e sendo conduzido pelas mãos de John Wayne) no clássico “O homem que matou o facínora***

Não se trata apenas de um político brandindo o discurso antipolítico.

Há um enorme vácuo do centro-esquerda à esquerda, com o esgotamento do ciclo petista

Mais que isso, há um enorme vácuo de autoridade – como tal, do personagem que corre fora da raia institucional, dos rapapés políticos, que não tem medo de correr riscos para falar o que pensa, não se curva nem a pressões de partidos nem da mídia

nesse momento, há uma enorme possibilidade das nuvens se formarem em cima de Sobral.

Não se está entrando em juízo de valor sobre esse tipo de candidatura.

Pode-se apontar um sem-número de inconvenientes em um candidato com esse perfil. O próprio exemplo do voluntarismo de Fernando Collor é didático.

Mas o momento, mais que nunca, é para candidatos com esse perfil. E, no horizonte político atual, Ciro é candidato único a interpetar esse personagem.

Dario Achkar

- 2015-03-19 09:47:16

deixe as diferenças paroquiais de lado...

ora, o ex-ministro foi perseguido até no hospital em São Paulo pela gangue de Cunha que queria nada menos que a rendição total, humilhação completa...  a Cid não sobrou outra alternativa, era matar ou morrer..

me surpreende a virulência do comentário, chegando a atribuir ao episódio ares de uma conspiração da oposição. Mais facil ter sido uma manobra combinada dentro do próprio governo que possibilitasse a presidenta um rearranjo no ministério, que inclusive é o que vai acontecer, mas isso nunca saberemos, não é mesmo?

 

análise prejudicada provavelmente por questões paroquiais, eivada de preconceitos e antagonismo cristalizado em relação aos irmão cearenses. Certamente o autor deve ser nordestino, se não cearense, mais provável alagoano ou pernambucano. Só uma richa doméstica pra explicar tanto preconceito... 

mauro silva 1

- 2015-03-19 09:41:33

o epiteto

caro nassif

geraldo brideiro entrou gloriosamente na história como o "engavetador geral de república". quando algum demotucano põe-se a discursar contra ética e corrupção (e eu quero "beber em paz" - lembra da cena nesse mesmo filme?), só pergunto ao sofista se ele lembra do geraldo brindeiro.

pois bem: cid marcou à ferro em brasa um epiteto em eduardo cunha: o achacador.

pela lógica sofista de mendonça neto, outro monumento ético, o que pensar de uma câmara de deputados presidida por um achacador?

eduardo cunha, o achacador, acabou!

Luiz Seixas

- 2015-03-19 09:40:00

O homem que matou o facínora

Só sobre o cadáver de Lula.

joel lima

- 2015-03-19 09:32:55

Lado bom = uma reação que

Lado bom = uma reação que Eduardo Cunha não esperava - ele que tem TODOS os deputados na mão hoje. Lado ruim = mostra que os aliados veem que Dilma não tem poder nenhum de fato, pois ela pediu que ele pedisse desculpas e ele fez o contrário - sabendo do momento de extrema fraqueza do governo. Repito = que o Lula entre de vez no jogo e obrigue Dilma a nomea-lo ministro da casa civil. Ou é isso ou a parte boa do pt no campo social será desfeita por sua própria criatura política. 

hugo1

- 2015-03-19 09:17:33

Bela saída do cid Gomes, sai

Bela saída do cid Gomes, sai de um governo inerte, por cima.

Tristão

- 2015-03-19 09:15:40

Sem dúvidas, estamos chegando

Sem dúvidas, estamos chegando num divisor de águas.

A turbinação da técnica de coalisão de forças executado pelo PT foi de muita ingenuidade, pois acreditou que com poupudas migalhas trataria do apetite voraz de um partido ambicioso e sem perfil moral, e que assim estaria bem amparado no governo. O bicho cresceu e agora vai engolir o dono.

Não é a toa que na boca do povo ouve-se que do Partido Monte De Bos... não se salva ninguém. São individualistas na ambição e agrupados na atuação. Como as hienas e os urubus. E é o partido que melhor representa a classe política atual. E não se deixe iludir de que o cavaleiro rabujento, armado de sua cinceridade e aguerrida animosidade irá conseguir mudar alguma coisa. O sistema político está apodrecido de conduta mas muito forte institucionalmente, pois os políticos fizeram a Constituição preservando seus direitos e a própria proteção. Não existe nenhum instrumento institucional que permita afastar um presidente do Senado ou da Câmara para que seja investigado, senão pela própria casa. E ainda assim por voto secreto. Não existe corte descomprometida para julgá-los. Não há como 5 milhões de cidadãos, eleitores e contribuintes, cassar um deputado suspeito, eleito com 50 mil votos p.ex., sem depender da corporação política. Vivemos uma democracia deformada.

Como você bem expressou, Nassif, também entendo que sem uma ruptura violenta não se corrige esta situação. Vejo que muitos que assim também pensam entram em desolação total, preferindo até mesmo a volta da ditadura miltar como sendo a única forma de dar um corretivo nesta classe civicamente torta. Torço, e torço muito, para que estes desesperados estejam enganados, e acredito que só um movimento popular de mihões na rua, de maneira pacífica e democrática, conseguirá criar clima para melhorar a consciência deste congresso mercenário. 

Caio Neto

- 2015-03-19 09:08:42

De saída, Cid Gomes defende Dilma no Congresso

Cid Gomes defende Dilma e diz estar "feliz" com saída do Ministério da Educação"

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1604818-cid-defende-dilma-e-diz-estar-feliz-com-saida-do-ministerio-da-educacao.shtml

NALDO

- 2015-03-19 09:06:00

Estão vendendo a patria em

Estão vendendo a patria em tenebrosas transações, claramente há manobras subterraneas se aproveitanfda da massa raivosa, como sempre ocorreu na Historia, o problema é que quem deveria denunciar isso tambem dá suporte as essas manobraas, como sempre ocorreu na Historia, o resultado não é dificil de advinhar. 

Alessandre de Argolo

- 2015-03-19 09:02:47

Falta de escrúpulos no que se considerou a reta final do governo

Cid Gomes ajudou a complicar o Governo Dilma mais ainda. Alopradamente, agiu com interesses próprios e seguindo orientação do irmão Ciro Gomes. Isso todo mundo lúcido percebeu de plano. Tudo ensaiado, previamente planejado, sob a inocência e/ou ingenuidade de um Governo que cada vez mais se mostra amador em meio às raposas políticas que o engolem facilmente. Eles, os irmãos Gomes, querem se desvincular do Governo e do Congresso, ambos, instituições queimadas junto à parte considerável da opinião pública, isso num momento de crise política. Cid sabia que seria demitido e resolveu cair atirando.

O que esse sujeito fez foi de uma irresponsabilidade política impressionante enquanto membro do Governo. Mostra o quanto o Governo está ruim na indicação dos nomes que ocuparão os seus quadros. Um sujeito desse não poderia ser jamais ministro da educação. Simplesmente não é confiável, não tem alinhamento político com o governo. Opiniões pessoais devem ser ditas fora do âmbito institucional. Ali, ele era o ministro da educação do governo falando no parlamento. Tinha que ter se retratado ou, ao menos, separado sua opinião pessoal da instituição Governo Dilma, diminuindo inclusive o tom das declarações. Não poderia agir pra aprofundar a crise. Sinceramente, foi ridículo o que ele fez, o que me leva até a suspeitar de que pode ter sido combinado com a oposição (traição não pode ser descartada nunca). Ele não só reiterou, mas quis dizer aos parlamentares como devem agir a oposição e a situação, como se isso fosse necessário. Falou uma obviedade, em tom moralista e professoral tacanho. Enfim, armou um pequeno teatrinho populista, típico de irresponsáveis, com  agravante de fazer isso por interesses egoístas, mesquinhos, de favorecimento político a ele e ao irmão mais adiante.

Cid Gomes e sua encenação canastrona prejudicou politicamente, com uma certa gravidade, o Governo Dilma (administrativamente foi até bom, significou a saída de um incompetente do Governo, apesar disso, hoje em dia, ficar em segundo plano num Governo Dilma que se equilibra na corda bamba). Cid Gomes agiu como um incendiário irresponsável. Claro, ele não tem muito a perder. Sai demitido de forma vexatória e volta para o Ceará para cuidar de questões provincianas. Aliás, nunca deveria ter saído de lá e das asas do mais falso político brasileiro, que é o Ciro Gomes, um sujeito notoriamente invejoso, despeitado porque sua carreira política nunca decolou como ele gostaria que tivesse acontecido.

O maior erro do Governo, além de ter nomeado o aloprado Cid Gomes para um cargo importantíssimo como o de ministro da educação, foi não ter demitido o irresponsável ANTES dele ir à Câmara dos Deputados. Era para ter sido demitido sumariamente, sem deixar espaço para que ele fizesse o que fez. Que fizesse isso no Ceará ou em qualquer outro lugar, não na condição de ministro da educação convocado pela Câmara dos Deputados. Ele achou que o Brasil era o Ceará. Deu no que deu.

Irene Rir

- 2015-03-19 09:01:49

A renuncia de Cid Gomes e a ridícula manchete da Folha de SP

Manchete da Folha: "Após bate-boca na Câmara, Eduardo Cunha anuncia queda de ministro"

'Larguem o osso, saiam do governo', diz Cid a 'oportunistas' na Câmara

Ministro da Educação foi convocado por deputados a dar explicações.
No dia 27, no Pará, ele disse que Câmara tem 300 a 400 que 'achacam'.

 

Nathalia Passarinho e Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília

FACEBOOK

 

O ministro da Educação, Cid Gomes, fala ao plenário da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)O ministro da Educação, Cid Gomes, fala ao plenário da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O ministro da Educação, Cid Gomes, fez nesta quarta-feira (18), na tribuna da Câmara, um apelo aos deputados "oportunistas", que detêm cargos na administração federal mas não dão apoio ao governo no Congresso, para que "larguem o osso, saiam do governo".

Mesmo afastado até a próxima sexta-feira (20) por motivos de saúde, Cid Gomes foi à Câmara por convocação, devido a uma declaração dada no último dia 27, durante palestra a estudantes da Universidade Federal do Pará. Na ocasião, afirmou que a Casa tem de 300 a 400 parlamentares que "achacam". "Eles [deputados federais] querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disse o ministro em Belém.

Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo, vão pra oposição. Isso será mais claro para o povo brasileiro."Cid Gomes, ministro da Educação

Ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PROS) iniciou a fala na Câmara dizendo que "respeita" o Congresso e admitindo que deu a declaração. "Que me perdoe, eu não tenho mais idade, não tenho direito de negar aquilo que, pessoalmente, num ambiente reservado, num contexto, falei numa sede do gabinete do reitor", afirmou.

Ele justificou afirmando que era uma posição "pessoal" e que não a manifestou como ministro de Estado. De acordo com o ministro, os "400 ou 300" são os que apostam no "quanto pior, melhor", mas ele pediu "perdão aos que não agem desse jeito".

"Isso não quer dizer que concorde com a postura de alguns, de vários, de muitos, que mesmo estando no governo têm uma postura de oportunismo", declarou.

Vários deputados protestaram e reagiram com irritação ao discurso do ministro, tentando interrompê-lo aos gritos.

Em seguida, o ministro afirmou que os partidos que compõem a base de apoio à presidente Dilma Rousseff deveriam adotar postura condizente.

Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele [Eduardo Cunha] do que ser como ele, acusado de achaque."Cid Gomes, ministro da Educação

“Eu não quero aqui me referir ao nobre deputado Mendonça Filho [líder do DEM], partidos de oposição, que têm o dever de fazer oposição. Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo, vão pra oposição. Isso será mais claro para o povo brasileiro”, disse.

Diante das manifestações em plenário, Cid Gomes subiu o tom e chegou a apontar o dedo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dizendo que prefere ser acusado pelo peemedebista de ser "mal educado", a ser acusado de "achacar" empresas, no esquema de corrupção da Petrobras.

“Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele [Eduardo Cunha] do que ser como ele, acusado de achaque”, afirmou Cid Gomes.

Internação hospitalar
O comparecimento do ministro da Educação à Câmara estava previsto para a semana passada, mas foi adiado porque ele teve que ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um quadro traqueobronquite.

Em seu discurso na tribuna, Cid Gomes questionou a comissão de deputados criada com o aval de Eduardo Cunha para verificar seu estado de saúde no hospital após o pedido para adiar a convocação. Os parlamentares foram ao hospital, mas não obtiveram autorização para visitar o ministro.

“Quem custeou as despesas desses deputados que foram lá? Ao que me consta, não houve aprovação pelo plenário”, afirmou, dirigindo-se a Cunha.

O presidente da Câmara rebateu dizendo que o envio da comissão não teve custo algum para a Casa. “Não teve ônus para a Casa, às despensas dos parlamentares, porque essa Casa se dá o respeito”, devolveu.

Reações dos deputados
A fala gerou protestos em plenário. O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), afirmou que o ministro “perdeu a condição de exercer o cargo”.

“Cobraremos ao governo que diga se permite e orienta os ministros a desrespeitar o Parlamento. Não reconheço a autoridade de vossa excelência para criticar o Parlamento”, declarou.

saiba maisCâmara convoca ministro da Educação para explicar declaraçãoCid Gomes passa por exames e é medicado após ser internado em SPIndicado para a Educação, Cid Gomes faz parte de clã político do Ceará

O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), criticou o ministro por não ter feito um pedido desculpas. “Ele reiterou e disse, em alto e bom som, que esta Casa tem 400 achacadores. O ministro fez uma ressalva com relação à atuação da oposição, o que leva a crer que (...) os achacadores são os 400 deputados da base governista”, disse.

Ele cobrou ainda que a presidente Dilma Rousseff diga se “referenda” o que afirmou o ministro da Educação no plenário da Câmara.

“Fico pasmo com a capacidade do governo de produzir crises, embaraços, situações vexatórias”, declarou. Para o deputado da oposição, a fala de Cid Gomes “desmoraliza” o Congresso e demonstra que o governo Dilma é capaz de produzir “uma crise por dia”. “Tenho vergonha de assistir uma sessão que coloca o parlamento literalmente no chão.”

O líder do Solidariedade, Arthur Oliveira Maia (BA), classificou a declaração de Cid Gomes de “destemperada” e criticou a “agressão” do ministro ao presidente da Câmara e pediu a ele que renuncie.

“Sou obrigado a dizer que vossa excelência respondeu a essa indagação dizendo que os 300 ou 400 achacadores se encontram na base governista, e não na oposição. Estão na base governista que elegeu a presidente Dilma", disse.

 

Para o deputado, Cid Gomes tem de renunciar. “Ou então a única alternativa que resta à presidente Dilma é lhe demitir sumariamente”, afirmou.

O líder do PSC, André Moura (SE), também pediu a saída do ministro do cargo e disse que o governador usou recursos públicos para viajar pela Europa. “O ministro perdeu a condição de ser ministro. E eu pergunto aqui ao plenário. Achacadores dos recursos públicos somos nós ou achacador é quem, como governador do Ceará, alugou jato particular para viajar por toda a Europa com recursos pagos pelo povo do Ceará? E ainda levou a sogra a tiracolo?”

Irritado, Moura elevou o tom e disse que o ministro era “desqualificado” e não tinha “dignidade” nem “moral” para continuar no cargo. Cid Gomes reagiu e disse que quem não tinha moral era o deputado. O bate-boca seguiu e Moura afirmou que o ministro “envergonha o estado do Ceará”.

O deputado Domingos Neto (PROS-CE) saiu em defesa de Cid Gomes e ironizou dizendo que a saída do ministro interessaria a alguns parlamentares de olho na vaga. “Será que é nisso que estão pensando quem defende a sua renúncia?”, questionou.

O ministro Cid Gomes sentado, entre deputados, depois de pronunciamento na tribuna da Câmara (Foto: Gerson Camarotti / G1)O ministro Cid Gomes sentado, entre deputados, depois de pronunciamento na tribuna da Câmara (Foto: Gerson Camarotti / G1)

 

Mota

- 2015-03-19 08:59:22

De agora em diante: El Cid

De agora em diante: El Cid Gomes, o Campeador!

Mailson

- 2015-03-19 08:37:44

Lei anti-corrupção :a quadrilha de Eduardo Cunha vai aprovar?

 

Publicado em 18/03/2015 no Conversa Afiada

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/03/18/dilma-fecha-o-cerco-ao-caixa-dois/

Dilma fecha o
cerco ao Caixa Dois

Leis anti-corrupção agora dependem do Congresso.

Compartilhe  

 

 

O Conversa Afiada reproduz artigo que explica as medidas de combate à corrupção:

 

Medidas Anticorrupção do Governo Federal propõem crime de caixa 2 e enriquecimento ilícito



Medidas envolvem cinco pastas e são lançadas hoje (18) pela presidenta Dilma Rousseff


Um conjunto de medidas para combater a corrupção no país e acelerar os processos de investigação de irregularidades cometidas no setor público foi lançado hoje (18) pela presidenta Dilma Rousseff. Entre as principais iniciativas estão a criação do crime de caixa 2 e do enriquecimento ilícito, e a elaboração de projeto de lei de ficha limpa para todos os servidores públicos do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo.

As propostas estão sendo encaminhadas ao Congresso Nacional e irão permitir a atuação contra diferentes frentes de corrupção. Foram elaboradas por cinco ministérios: Ministério da Justiça, Casa Civil, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Principais itens das medidas apresentadas:


Tipificação do caixa 2 (Projeto Lei)


- Criminalização do Caixa 2: tornar crime o ato de fraudar a fiscalização eleitoral, inserindo elementos falsos ou omitindo informações, com o fim de ocultar a origem, o destino, ou a aplicação de bens, valores ou serviços da prestação de contas de partido político ou de campanha eleitoral. Pena: 3 a 6 anos.

- Criminalização da “Lavagem Eleitoral”: criminalizar a ocultação ou dissimulação, para fins eleitorais, da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de fontes de recursos vedadas pela legislação eleitoral. Pena: 3 a 10 anos.

- Extensão da punição aos doadores, inclusive responsáveis por doações de pessoas jurídicas, e aos partidos. Multa de 5 a 10 vezes sobre o valor doado e não declarado, proporcional aos crimes praticados por pessoa física, jurídica ou Partido que se aproveitar das condutas ilícitas.


Ação de Extinção de Domínio ou perda de propriedade ou posse de bens (PEC e Projeto de Lei)


- apresentação de Proposta de Emenda Constitucional: viabiliza o confisco dos bens que sejam fruto ou proveito de atividade criminosa, improbidade e enriquecimento ilícito. Legitimidade ativa: Ministério Público, AGU e Procuradorias.

- apresentação de Projeto de Lei que permita Ação Civil Pública de Extinção de Domínio (ou perda civil de bens):

Que preveja extinção de posse e propriedade dos bens, direitos, valores ou patrimônios que procedam de atividade criminosa e improbidade administrativa; sejam utilizados como instrumentos de ilícitos procedam de negócios com esses bens; sejam incompatíveis com a renda ou evolução do patrimônio;

Que estabeleça procedimento para a alienação dos bens;

Que declare a perda civil independe da aferição de responsabilidade civil ou criminal, bem como do desfecho das respectivas ações civil e penais.


Alienação antecipada de bens apreendidos (PL 2.902/2011 – pedido de urgência):


PL 2.902/2011:

Cautelar que visa à preservação do valor dos bens;

Alcança bens sobre os quais haja provas ou indícios suficientes de ser produto ou proveito de crime;

Indisponibilidade pode ser decretada para:

Garantir o perdimento de bens;

Reparação de danos decorrentes do crime;

Pagamento de prestação pecuniária, multas e custas.

Indisponibilidade pode ser levantada nos casos de:

Absolvição, suspensão do processo ou extinção de punibilidade;

Prestação de caução;

Embargos julgados procedentes;

Pode ser objeto de cooperação jurídica internacional em matéria penal.


Ficha Limpa para Servidores (Projeto de Lei):


- Exige ficha limpa para todos os servidores do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.


Tipificação do Enriquecimento Ilícito (PL 5.586/2005):


- PL 5.586/2005 (Poder Executivo): possuir, adquirir ou fazer uso de bens incompatíveis com renda ou evolução patrimonial: pena de 3 a 8 anos.


Regulamentação da Lei Anticorrupção (Decreto):


- Incentiva a adoção de Programas de Integridade (compliance) por empresas privadas: códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes para detectar desvios e irregularidades contra a administração pública.

- Estabelece e disciplina o rito do Processo Administrativo de Responsabilização (PAR): processo único para violações da Lei Anticorrupção, Lei de Licitações, RDC, Pregão, etc.

- Disciplina o acordo de leniência: competência exclusiva da CGU no Executivo federal.

- Sanções: multa + publicação extraordinária da decisão administrativa + proibição da contratação.

- Regula a multa por prática de atos contra a administração pública:

Valor: 0,1 a 20%

Cálculo da multa: resultado da soma e subtração de percentuais incidentes sobre o faturamento bruto.

Atenuantes: Não consumação da infração, ressarcimento dos danos, grau de colaboração, comunicação espontânea, Programa de Integridade e estrutura interna de Compliance.

Agravantes: continuidade no tempo, tolerância da direção da empresa, interrupção de obra ou serviço público, situação econômica positiva, reincidência.

Não sendo possível utilizar faturamento, valor entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões.


Grupo de Trabalho (Acordo de Cooperação):


Avaliação de propostas para agilização de processos judiciais, procedimentos administrativos e demais procedimentos apuratórios relacionados à prática de ilícitos contra o patrimônio público. Participantes: MJ (coordena), CNJ, CNMP, CGU, AGU e OAB, com possibilidade de convidar entidades ou pessoas do setor público e privado relacionadas aos objetivos.


 

 

Junior Lopes.

- 2015-03-19 08:35:15

VIVA CID GOMES

Cid Gomes vai ficar na história como o grande vingador. Digam dele o que quiserem, mas se no PT houvesse meia dúzia de Cid's Gomes, a presidente não estaria hoje nessa situação política para a qual não se vislumbra solução.  Cid Gomes disse a Eduardo Cunha, achacador mor, o que muitos brasileiros gostariam de dizer nas "fuças" dele : ACHACADOR

Free Walker

- 2015-03-19 08:33:23

Estava certo o intempestivo

Estava certo o intempestivo Ciro Gomes quando na campanha de 2010 falou que José Serra era mais preparado que Dilma Rousseff. Bingo. 

Pelo menos nessa o Intempestivo acertou em cheio..

Anna Dutra

- 2015-03-19 08:09:24

É fato!
É fato!

Anna Dutra

- 2015-03-19 08:03:09

Me parece que o Sr. Cid tinha
Me parece que o Sr. Cid tinha uma intenção: consciente ou não, declarada ou não, ela estava lá. Acho também que há um desprendimento em sua atitude, ainda que como LN colocou tenha por efeito aproximar seu irmão - um interesse direto portanto - de um caminho antes almejado mas então impedido por outros interesses. Me agrada o Sr. Ciro, em sua intempestiva autenticidade e independência. O morno é contra indicado em momentos de crise. Estes são os momentos para arrumar, distribuir responsabilidades e agregar competência. É preciso haver clareza, certeza do certo e do errado. A atitude e a convicção: sim, sim; não, não. Creio estarmos, muitos de nós, agradecidos e aliviados por um, até aquele momento, representante do Executivo ter trazido à luz uma opinião e um sentimento exaustivamente manifestados neste e em muitos outros espaços. Louvo a rosnada e lamento que não venha a ter o alcance que desejamos pois que há nela certo atraso. O "sim, sim; não, não" que aprecio proferido finalmente e acompanhado de atitude que o corrobora e autentica. Nestes dias, os comentários tem sido repetições, reafirmações, há um excesso de manifestações únicas travestidas de originais, há muita perplexidade. Não estamos cconseguindo sair do lugar. A paralisia é letal, tira-nos o oxigênio renovado pelo movimento, torna-nos reféns. Quem sabe estejamos nos deparando com o fim da letargia mórbida e sufocante? Peço licença para repetir comentário de 05 dias atrás e encerrar (olha a repetição de novo aí): "O ótimo é inimigo do bom! Não encontraremos entre nós a perfeição - haverá vaidades, idiossincrasias, orgulho, uma pitada de inveja - mas devemos buscar e defender a coerência e a consistência. Quem defende a mentira, manipula através dela e presta desserviços ao País e à Nação não é digno de condescendência. Não acredito que este seja o momento de abraçarmos e confraternizarmos, porque há quem queira destruir avanços e conquistas preciosos aos nossos corações e fruto de muito esforço e de sacrifícios seculares de extensa camada de nossa população. Há os vaidosos? Há. Há os oportunistas? Há. Há os tendenciosos? Também há. Mas ainda que não sejamos e nem atuemos de forma perfeita, há que se pensar em quem está defendendo o que é melhor para todos, ou pelo menos, para a maioria. Não é este o projeto defendido em novembro de 2014? Não estamos contra os “coxinhas”; não importa se o nome é este; somos "empadinhas", para usar o mais fofo dos termos ... Estamos contra o que criou, alimenta, sustenta e apoia (sem promover) este ambiente, este esgarçamento, esta deterioração... Sim, sim; não, não.Os desejos e interesses de todos são legítimos. Mas, há interesses e ações que atingem e podem beneficiar grandes parcelas da população, muitos que nunca foram percebidos antes como agentes sociais, como cidadãos e com os quais o país tem responsabilidades e um grande resgate a fazer, e salvaguardas a garantir. Milhares de pessoas perderam seus empregos recentemente, muitos não recebem, outros postergaram sonhos de uma vida mais estável... Então, depois que todos possamos nos chamar patrícios e cidadãos iguais perante TODAS as leis (não somente sob o tacão da polícia e a torturazinha na delegacia), podemos pensar em abrir a guarda e deixar que cada um siga seu caminho; confraternizar, entender as razões dos "coxinhas", ser solidários com a perda de rumo de um jornalista que um dia podíamos chamar assim, com políticos que ouvíamos embevecidos e que hoje são poços de ressentimento, mesquinhez e muita, muita desfaçatez. Pessoas que jogaram suas biografias no lixo. A despeito de tudo que está acontecendo, podemos dizer isto da Presidenta? Que jogou sua biografia no lixo, como estes Senhores que se arvoram paladinos da justiça? Não; tomou medidas amargas e que nos desagradaram a todos, tem um temperamento nem sempre fácil, mas também ela está agindo, na medida de sua capacidade, discernimento e de suas responsabilidades, na defesa deste projeto. Não foi bom ? Em 2018 teremos novo pleito. Busquemos uma alternativa. Nada do que está acontecendo é randômico, aleatório, fruto das ações e decisões de cada cidadão, uma tendência social ou econômica. O que escolhemos fazer é nossa escolha mesmo; não transijo nisso. Mas o que está em volta, a nos conduzir, a nos anestesiar, a nos colocar, como neste momento, em campos opostos quando deveríamos estar atentos ao que vai ser dito nas manifestações destes dois dias, é podre, secularmente pernicioso, vil. Nos dois últimos dias assistimos a uma estarrecedora situação: o Sr. Barusco e na sequência o Sr. Gabrielli foram recebidos na CPI. O ladrão confesso foi tratado como um príncipe e a testemunha como um criminoso. Assistimos os louvores a Eduardo Cunha. Como não acreditar que interesses de monta e objetivos predatórios estejam em movimento para assalto e rapinagem ao nosso País com as situações estranhas, constrangedoras que temos presenciado cotidianamente nos últimos dois anos? E o que isto tem feito à Nação? Há uma atmosfera de pesadelo; não sabemos se os pés nos faltarão ao dobrarmos a esquina. É nítido o sentimento de ameaça iminente. E estamos aqui combatendo percepções e posicionamentos que no final das contas são convergentes. Todos queremos que o projeto proposto frutifique; mas antes ele precisa sobreviver a este ataque. Simples assim. É preciso estar atento para que o ótimo que estamos perseguindo não nos afaste da sobrevivência."

Bruce Guimarães

- 2015-03-19 07:33:43

Se o governo estivesse com

Se o governo estivesse com força política, nunca que o Cid Gomes faria isso. Fez por não quer mais participar do governo capenga!!! Além disso, ele já abre espaço para uma reforma ministerial, abre espaço para volta do mercadante para o Ministério da Educação!!! Agora, esse papo de candidatura do Ciro apoiado pelo PT é antiga, quem não lembra do pedido que o Lula fez para que ele transferisse o título para São Paulo? Depois deu em nada! Muito mais fácil os Gomes aglutinarem em torno do Aécio agora!!!

Atila

- 2015-03-19 07:33:17

Partidos

Assistindo a tudo isto, observando o comportamento de alguns políticos com seus falsos discursos de moralidade e amor ao país, envolvidos na roubalheira  geral até o pescoço, chego a pensar que trata-se de uma organizadíssima formação de quadrilha. Chego algumas vezes a pensar como seria bom uma medida como o AI.5 , mas declarado pelo povo. Falta-nos um lider, não temos poder de mobilização geral, temos apenas movimentos manipulados por alguns setores.

Falta-nos, principalmente, vergonha na cara.

Webster Franklin

- 2015-03-19 05:47:00

O que o Cid Gomes disse hoje

O que o Cid Gomes disse hoje estava intalado na maioria dos Brasileiros. O congresso sobre o comando do PMDB quer pautar o executivo a serviço dos interesses dos seus parlamentares. Orçamento da união de 2015 até a presente data não foi aprovado, mas, a PEC da bengala para atender aos interesses de Gilmar Mendes e outros entrou em pauta.

romério rômulo

- 2015-03-19 05:09:27

pra te azucrinar, Nassif

o bandidão do filme não é o James Coburn. Olha a cara dele aí: Lee Marvin.

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Man_Who_Shot_Liberty_Valance

romério

romério rômulo

- 2015-03-19 05:00:26

e o Cid Gomes saiu em defesa da Dilma

"o que a Dilma está fazendo é exatamente limpar o governo da corrupção do passado" (Cid Gomes, ao deixar o Minist.)

Ainda se tem de suportar os blefes do Eduardo Cunha, que pousou como tendo derrubado o Cid.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1604818-cid-defende-dilma-e-diz-estar-feliz-com-saida-do-ministerio-da-educacao.shtml

romério

Carlos Dias

- 2015-03-19 05:00:11

To me assustando.

O Nassif anda meio apocalíptico nos últimos posts!!

Bruno Cabral

- 2015-03-19 04:39:52

Ciro candidato

Infelizmente ainda tem muitos 4 anos pela frente ate uma nova eleicao. Mas confesso que alguem menos a direita que o finado Eduardo Campos e bem menos a esquerda que a ex-senadora Heloisa Helena faria muito bem ao PT, e ao Brasil.

Leonidas Mendes Filho

- 2015-03-19 04:33:40

El Cid

Hoje, o Nordeste está em festa! Vai, Cunha, processa, mostra que tem a mesma coragem!

Duvido! Este achacador, líder de matilha, só age na surdina, sob a proteção do PIG!

Ronaldo

- 2015-03-19 04:30:42

Buscando semelhanças....

Quem me lembra Ciro...

Quem me lembra... inclusive fisicamente....

Um certo VLADIMIR, do outro lado do mundo...

E seu irmão - mãos limpas ou não - fez na Câmara hoje, o que eu, a Presidenta Dilma, Lula e toda a torcida do Flamengo, do Corinthians, do meu Inter e de todos os grandes times deste país juntas - gostariam de ter feito desde sempre.

FALOU o que estava engasgado... INCLUSIVE no povo da passeata do dia 15. Duvido que nao tenha ganhado para os GOMES, uma parcela significativa daquele povo.

E...

Quem sabe...

Lula será APOIO, de uma candidatura FORTE, de alguem nao muito educado.... um GOMES...

Nao CId.....

Mas... que pode resolver essa encrenca onde nos metemos...

Agradando gregos e troianos...

 

Quem sabe??

 

Deus nos guie...

expert

- 2015-03-19 04:16:48

O blog esqueceu do nome do

O blog esqueceu do nome do JB, próximo presidente do Brasil, podem apostar. Palavra do Expert.

Galvão

- 2015-03-19 04:13:23

Cid Gomes X O Achacador

Só um político sem rabo preso pode fazer o que fez Cid Gomes. Pena que são poucos aqueles que tem condições morais para tal comportamento, e mesmo entre esses poucos, falta coragem - que se transforma em omissão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador