Como a cartelização da mídia prejudicou São Paulo

Em 2005 houve o grande pacto dos grupos de mídia nacionais, seguindo o modelo do australiano Rupert Murdoch, trazido para o Brasil pelo presidente do grupo Abril, Roberto Civita.

Interrompeu-se a competição e definiu-se uma linha única de ação para todos os grupos, que consistia em uma luta sem quartel visando empalmar o poder político para facilitar a travessia para o novo padrão tecnológico que surgia.

***

O capítulo mais ridículo foi o da criminalização de um Ministro que se valeu do cartão funcional para adquirir uma tapioca.

O capítulo mais comprometedor foi a tremenda campanha negativa contra as obras da Copa, que acabou desmentida pelos fatos.

O país foi prejudicado de duas maneiras.

A primeira, pelo prejuízo às críticas fundamentadas que deveriam ser feitas às práticas do governo e acabaram trocadas por tapiocas e outras bobagens; a segunda, por ter desarmado totalmente a fiscalização sobre governos aliados.

***

Essa perda de foco jornalístico foi em parte responsável por dois dos maiores desastres da história de São Paulo: as enchentes no governo José Serra e a grande crise de água que se prenuncia no governo Geraldo Alckmin.

As enchentes destruíram cidades, alagaram São Paulo e, não fosse o trabalho dos blogs e das redes sociais, as causas jamais teriam sido divulgadas. A razão principal foi o fato de Serra ter cortado as verbas de desassoreamento do rio Tietê  ao mesmo tempo em que inflava as verbas publicitárias e as compras de livros didáticos da editora Abril.

A suspensão dos trabalhos reduziu em 30% a 40% a vazão do rio. Os compromissos políticos espúrios dos grupos de mídia barraram os alertas provenientes de técnicos e especialistas.

***

O mesmo ocorreu em relação ao problema da Sabesp. Durante todo 2014, os únicos alertas consistentes partiram dos blogs, porque os grupos de mídia se eximiram de sua responsabilidade.

Um dos momentos mais desmoralizadores desse neojornalismo foi a cobertura dada pela mídia ao uso do volume morto de água do sistema Cantareira. Uma medida de desespero, prenúncio dos problemas maiores que viriam pela frente, foi tratada como uma inauguração solene. “Foram distribuídos convites para convidados VIP, convidando “para o início do bombeamento da reserva estratégica de água para o sistema Cantareira. Os telejornais deram espaço nobre às palavras de Alckmin, à sua postura grave, mostrando como, graças à eficiência do governo do estado, o paulistano terá mais 6 meses rezando para as chuvas venham. Se não vierem, nem todos os caminhões pipa do país darão conta da tragédia”.

***

Se depender da maioria dos blogs militantes, não serão divulgadas críticas ao governo Dilma; se depender da atuação maciça dos grupos de mídia, não será veiculada nenhuma crítica ou denúncia contra governos e políticos aliados.

Ao pretender esmagar a blogosfera, sufocando-a com ações judiciais os grupos de mídia penalizam gravemente o direito à informação por parte do público.

O Judiciário precisa desinterditar o debate e ter coragem de discutir esse tema.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Reféns da Mídia

    Agora mesmo vendo Bom dia Brasil,  a dica da Globo   foi horário dos predios para economizar água, ou seja, o corte da água, para   seus moradores  "programarem"  a sua rotina.Nenhuma palavra de crítica  para tal feito, ou seja  para a Glpbo os moradores de SP   tem obrigação de se organizarem diante da falta dágua!!O apresentador além de falar isso ainda disse-"O  governador toma café   vendo o Bom dia Brasil"!!O que me passou uma certa  vigilancia, e as suas consequencias.!!!!Os moradores da capital  são reféns da mídia e acha o máximo!!!!!!

     

    • Chico & Francisco

      — Eu acho que isso é importante sim (a redução do consumo de energia). Eu acho que, do mesmo jeito que nós estamos tendo a realidade, por exemplo, em São Paulo, em que o consumidor está tendo que reduzir o gasto de água porque há um problema hídrico em São Paulo, ora, o setor elétrico está sendo vítima do ritmo hidrológico que está acontecendo na nossa região — disse o ministro, depois de uma reunião com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. — Então, é natural sim (reduzir o consumo). Se pudermos economizar, se pudermos controlar, isso ajuda para que nós possamos ter eficiência energética, redução de consumo, redução de gastos nessa área e, obviamente, impacta positivamente a tarifa — acrescentou o ministro Eduardo Braga

      Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/ministro-recomenda-que-populacao-reduza-consumo-de-energia-eletrica-15053705#ixzz3Ot0H8fA6 
      © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

  • E eles ainda se acham... Charlie!

    Excelente texto; preciso, curto, cirúrgico. Uma democracia jamais poderá prescindir de uma Imprensa livre que, como todo o resto da economia, necessita de competição (real) para ser de fato eficiente. Nossa grande Imprensa familiar (que se acha Charles...), cujos laços de ternura com a Ditadura Militar ainda não acabou, é a grande vergonha nacional. Mas nesse angú tem caroço... Como se explica a queda brutal de audiência da Globo e o contínuo aumento de seu faturamento? Existe subsídio externo? Como agências publicitárias tão grandes, e com fama de serem super competentes, entram nessa? O BV, por si só não para em pé. Ou estariam apenas seguindo uma estratégia "ideológica" do grande Capital? Mistério...

  • É preciso acabar com essa

    É preciso acabar com essa ideologia do corno manso: o que os olhos mais vêem, o coração não sente. Imprensa livre é antes de tudo o contraditório.

  • "Se depender da maioria dos

    "Se depender da maioria dos blogs militantes, não serão divulgadas críticas ao governo Dilma; ...

    O Nassif não consegue fazer uma matéria crítica ao PSDB sem colocar pelo menos um parágrafo contra o PT/Dilma/ou algum petista graúdo. Vide a matéria em que cita que o Zé Dirceu "sonhava" en governar com mão de ferro junto com os militares.

    Quanto ao Anastasia, está "acima de qualquer suspeita".

    Ainda bem que o Nassif tem crédito acumulado com seus leitores, porque algumas colocações são dose.

    • Vc está pretendendo dizer

      Vc está pretendendo dizer que, além de todo o PIG o Nassif tb tem de fazer oposição sistemática e diária? Vc não conhece o Blog mesmo e mt menos o Nassif. Ó dó !

  • Nassif, vc é muito

    Nassif, vc é muito generoso

    Há outros grandes desastres, e os que me lembro são os seguintes:

     

    Serra:

    * Destruição do sistema de vigilância sanitaria e epidemiológica estadual, com a extinção das diretorias regionais e a implantação de um modelo frouxo, mambembe e tabajara

    * desastres (com mortes) na linha amarela do metro

    * venda das linhas de distribuição (o cara vendeu até poste e fio) em SP

    Alckmin:

    * Massacre da Castelinho

    * Venda de hospitais para OS (privatização do SUS)

     

    Obra Conjunta:

    * Destruição da educação pública (inclusive ensino superior)

    * Trensalão

    * Insegurança pública

     

    • Tem mais:
      Serra
      - Apagão

      Tem mais:

      Serra

      - Apagão (Serra foi Ministro do Planejamento)

      - Decadência da USP (Grandino Rodhas)

      - Batalha campal entre Polícia Civil, então em greve, e a Polícia Militar.

      - Abandono de líder ferido na beira da estrada.

      Alckimin

      - Surgimento do PCC.

      - Expulsão dos ocupantes do "Pinheirinho", gleba pertencente à Naji Nahas.

      - Aprovação automática nas escolas estaduais.

      - Restrição de horário de funcionamento das delegacias de polícia.

       

    • Para mim há uma coisa pior

      Para mim há uma coisa pior que tudo o que você coloca: o Pinheirinho. Uma crueldade sem limites que, se fossemos civilizados, tiraria qualquer homem da vida pública.

  • População em Segundo Plano.

    O que acontece é que os principais meios de comunicação já escolheram um lado! o lado do próprio umbigo! É um absurdo o que esta acontecendo em SP, quando todos nós paulistanos viamos que era necessaria uma medida para diminuir o consulmo de agua, mas o governador não, ficou explicita a declaração que não era para informar a população e essa já sabemos por pura politicagem... ( ano eleitóral ). E ai as grandes veiculos, muito bem representados pela sigla PIG, faz o que mais sabe fazer que é desinformar o povo! Triste e revoltante o momento que vivemos agora! Somos todos indios, vamos torcer para chover no ponto certo, porque agora alem de precisar de muita chuva, São Pedro tem que colocar onde o governador quer. Porque quem manda é o governador é São Pedro é secundario. Lamentavel.

  • PSDB

    Concordo que o governo paulista do PSDB está envolto em muitos malfeitos. Mas em Brasília? Agnelo Queiróz quebrou a cidade. Um representante das causas populares gastar milhões em luxo é revoltante. Sempre votei no pt, mas as canalhices cometidas por seus dirigentes, enriquecimento rápido (Paloci como exemplo)  decepcionou milhões dos eleitores do pt. Se tivessem seguido os ideais de ética e honestidade do início, seus antigos eleitores não teriam trocado de lado. E não venham culpar a imprensa por isso.

    • Sidnei, bom dia! Não estou

      Sidnei, bom dia! Não estou justificando... Mas olhe o que foi feito em Minas Gerais!  A mesma coisa só 10000 vezes pior! Um erro não justifica o outro, mas o lado que você faz parte hoje é culpado tanto quanto. O PT é o  maior da américa latina, não tem como ter controle com todos que fazem parte dele; mas temos regras que são cumpridas quando um politico da legenda faz coisa errada. Pare e pense! Este partido psdb, é o pior dos piores nas historia do nosso Brasil!

    • Concordo plenamente com o

      Concordo plenamente com o Sidnei.

       

      Nós temos que parar de achar que um partido é melhor ou pior que o outro e parar de esconder as falcatruas e falta de vergonha de TODOS ELES....

       

      SP está sem água por pura incompetência do PSDB, Brasilia e a Petrobras falidas por causa da incompetência do PT, dizer que o Ceará está melhor porque o governo fez um canal de transposição é querer esconder as outras deficiências que o Estado tem e o governo não faz nada (morei lá e sei bem dos problemas de violência, trânsito, obras faraônicas da copa que nunca ficaram prontas, etc....)

       

      Nós temos é que aprender a votar em candidatos e partidos que realmente queiram trabalhar pelo bem do país e não se enriquecer com dinheiro desonesto......

       

      O país está falido eticamente..... Moral, respeito, uso correto do dinheiro público, trabalhar pelo bem estar da nação não existe em TODOS os partidos políticos.....

       

      Nossa resposta tem que ser nas urnas.... reunindo o povo brasileiro e dando uma enxurrada de votos em branco ou nulos.... Quem sabe, assim, conseguimos expulsar essa corja da vida pública!!!!!

      • Pois eu expulsaria até o povo

        Pois eu expulsaria até o povo - pois seriam de marte? - , que joga lixo nas ruas, sofás e camas nos rios, dá dinheiro aos guardas, sonega impostos, quebram momumentos, e até ajudam alguns mais infelizes que nós, do Haiti, por exemplo. Trocaria todos os políticos e o povo brasileiro por Alemães, Suecos, Dinamarqueses, etc, Que tal ?

  • Falta de água

    Foi patético o governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, durante o dia ontem colocar a culpa do colapso no fornceimento de água à populão do estado  na ANA. Mas patético ainda foi o presidente da Sabesp pedindo para o povo rezar para Sãp Pedro para chover no local adequaldo. Nem mais aqui no nosso Ceará a gente reza pra esse tipo de coisa. Nós rezamos aqui para o Joaqui Levy não cortar  as vesbas destinadas para o término das obras da transposição do rio São francisco e outras obras fundamentais  para perenização dos rios cearenses.

  • Já disse há muito tempo: A

    Já disse há muito tempo: A verba publicitária dos governos em todas as esferas não deveria passar de R$ 12 milhões/ano, ou seja, R$ 1 MM/mês. O restante deveria vir da iniciativa privada. Dinheiro público é para obras públicas, para segurança, educação, saúde, bem estar das pessoas, Toda a diferença que deixaria de ser paga a esses grupos de mafiosos deveria ser utilizada na desoneração de impostos, principalmente sobre a folha de pagamento e produtos industrializados, o que movimentaria a economia, gerando mais renda e empregos, É óbvio que tudo com estudo feito por especialistas no assunto, não nas coxas como tudo o que é feito no Brasil.

    Enquanto prevalecer a frase dita pelo editor chefe de um grande jornal, por exemplo, no filme Tropoa de Elite 2 " O governo é o meu maior parceiro, por isso estou de mãos atadas " veremos isto acontecer e nunca vai mudar, pois toda a grande mídia ganha há décadas o Bolsa Publicidade, Bolsa Mídia, Bolsa PQP e ainda e sempre vai defender o lado que tende a lhe fornecer mais e não o que tira para dar a outros meios de comunicação.

     

    Qto. a parcialidade das notícias quando trata-se do PT e partidos aliados e oposição liderada pelo PSDB, só os muito alienados e burros não percebem, pois é cada dia mais descarada.

    Certamente se o Governo de SP fosse administrado pelo PT, nós saberíamos de verdade o que acontece por aqui, saberíamos de verdade a total falta de competência, de obras de infraesterutura, de medidas para evitar o que vem ocorrendo não realizadas ao longo dos 20 anos de PSDB no Estado e de planejamento, pois o problema da falta de água não começou em 2014, já estão sendo alertados que poderia entrar em colapso há pelo menos CINCO ANOS .

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago