10 de junho de 2026

Conversas entre Lula e Kassab fazem Leite desistir do PSD

Governador gaúcho decidiu não abandonar o PSDB. Negativa em apoiar o candidato do PT no segundo turno teria emperrado flerte com novo partido
Agência Brasil

Eduardo Leite não deixará o PSDB. O governador gaúcho vinha sendo sondado há semanas pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, que o convidou para ser o candidato presidencial do seu partido nas eleições de outubro, mas decidiu que não aceitará a proposta, segundo matéria de Bruno Boghossian e Julia Chaib para a Folha de São Paulo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

No entanto, segundo a coluna de Guilherme Amado no Metrópoles, a razão que teria levado Leite a rechaçar o convite seriam as conversas recentes entre Kassab e o pré-candidato presidencial do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, além das especulações na imprensa de que esses diálogos sinalizariam um possível apoio do PSD ao petista em um hipotético segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro.

A matéria é assinada pelo jornalista Edoardo Ghirotto e afirma que essa negativa não significa que Leite pretende apoiar Bolsonaro nesse eventual segundo turno, mas tampouco quer se ver associado a Lula.

Vale lembrar que Eduardo Leite também vinha mantendo conversas com setores do PSDB que estão contrariados com os resultados da pré-campanha presidencial de João Doria.

O grupo, que inclui figuras como Aécio Neves (MG), Tasso Jereissati (CE) e José Aníbal (SP), cogita relançar a candidatura de Leite como pré-candidato tucano – o gaúcho perdeu para o governador paulista nas prévias do partido, em novembro passado, por 53,9% x 44,6%.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fernando S Ferreira

    28 de março de 2022 9:16 pm

    É preciso desnudar esse Leite, collorzinho de bombachas, sem biografia política que o justifique. E, assim como Collor, covarde! Fugiu do julgamento das urnas no RS.

Recomendados para você

Recomendados